Acessibilidade / Reportar erro

Análise das variações no lucro bruto sobre vendas

REVISITADA

Análise das variações no lucro bruto sobre vendas

Ivan Pinto Dias

Professor Emérito e ex-Professor Titular do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da EAESP/FGV

Palavras-chave: Vendas, lucro bruto, variâncias, preço de venda unitário, custo unitário, volume (quantidade), demonstração, gráficos.

Key words: Sales, gross profit, variances, quit selling price, unit cost, volume (quantity), statements, graphs.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

Artigo publicado originalmente na RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 6, n. 21, dez./1966.

1. Os interessados nesse problema poderão consultar, por exemplo: Techniques for Effective Reporting to Management. In: NAA Bulletin, National Association of Accountants, New York, fevereiro, 1952, seção 1; Presenting Accouting Information to Management. In: NAA Bulletin-Research Series n. 28, dezembro, 1954; Reporting Data to Top Management. In AMA Special Report n. 25, American

Management Association, New York, 1957; Reports Which Management Find Most Useful. In: NAA Bulletin - Accouting Practice Report n. 9, fevereiro, 1960, seção 3; LEWIS, R. B. Accouting Reports for Management, Englewood Cliffs: Prentice- Hall, Inc., 1957; e Financial

Analysis for Management, Englewood Cliffs: Prentice-Hall, Inc., 1959.

2. Utilizamo-nos propositadamente, para esse exemplo, dos dados constantes do artigo Análise das Variações no Lucro Líquido, Revista de Administração de Empresas, v. 6, n. 20, set. 1966, p. 41 a 58. Consultando o artigo mencionado, o leitor verificará que é interessante obter primeiro a explicação das razões da alteração do lucro líquido de um período para outro, para depois nos concentrarmos nos aspectos do lucro bruto sobre vendas. Como os dados numéricos são iguais, somente acrescidos de mais algumas informações, fica bem mais fácil o entrosamento desses dois tipos de análises.

3. Um mark-up sobre vendas de 60% pode ser representado genericamente pela seguinte situação:

Vendas líquidas ........................... 100%

(-) Custo das Mercadorias Vendidas........................... 40

Lucro Bruto sobre Vendas.................... 60%

Para se obter o mark-up sobre o custo, faz-se o custo das mercadorias vendidas igual a 100%, isto é, 60% = 150% e, portanto:

40% Vendas Líquidas........................... 250%

(-) Custo das Mercadorias Vendidas........................... 100

Lucro Bruto sobre Vendas........................... 150%

No caso da Companhia Alfa, em que o custo unitário era de Cr$ 40 em 19x1, se se desejar um mark-up sobre vendas de 60%, basta fazer o cálculo:

Cr$ 40 + 150% = Cr$ 40 + Cr$ 60 = Cr$ 100

Logo, Cr$ 100 será o preço de venda para obter-se a percentagem desejada de lucro bruto sobre vendas.

4. A linha de raciocínio da nota anterior é seguida para o ano 19x2, em que o mark-up sobre vendas é de 33%, pois:

Vendas Líquidas ........................... 100%

(-) Custo das Mercadorias Vendidas ........................... 67

Lucro Bruto sobre Vendas ........................... 33%

Conseqüentemente, o mark-up sobre custo, fazendo-se o custo das mercadorias vendidas igual a 100%, será igual a ~ = 50%, e portanto:

67 Vendas Líquidas ........................... 150%

(-) Custo das Mercadorias Vendidas ........................... 100

Lucro sobre Vendas ........................... 50%

Uma vez que nesse ano o custo unitário é de Cr$ 80, temos:

Cr$ 80 + 50% = Cr$ 80 + Cr$ 40 = Cr$ 120.

Em outras palavras, Cr$ 120 é o preço de venda unitário que proporclona um lucro bruto sobre vendas de 33%.

5. Não se deve esquecer que as alterações nas percentagens da análise vertical são afetadas por alterações nos itens que estão sendo medidos e na própria base, como, por exemplo, por modificações no lucro bruto sobre vendas e nas próprias vendas líquidas. Além disso, as alterações nas percentagens ou nos índices de análise horizontal, sem levar em consideração a inflação, devem ser interpretadas com o auxílio de informações suplementares. Assim, para ilustrar a questão, se as vendas líquidas aumentaram 50% - como ocorreu na empresa Alfa - isso não significa necessariamente que seja satisfatório que o lucro bruto sobre vendas tenha aumentado também 50%, pois há necessidade de determinar-se quantas unidades foram vendidas em um período e no outro etc. Os apreciadores de cálculos baseados em percentagens e índices podem consultar a excelente obra de D. HUFF: How to Lie with Statistics, New York: W. W. Norton and Company, 1954.

6. Outra forma de obter esse resultado seria:

Volume vendido em 19x2 ao preço de 19x1 (12,500 x Cr$ 100) .............................. Cr$ 1.250.000

(-) Volume vendido em 19x1 ao preço de 19x1 (10.000 x Cr$ 100) ........................... 1.000.000 ........................... Cr$ 250.000

7. O mesrno resultado é conseguido mediante () seguinte raciocínio:

Volume vendido em 19x2 ao preço de 19x2 (12.500 x Cr$ 120) ......... Cr$ 1.500.000

(-) Volume vendido em 19x2 ao preço de 19x1 (12.500 x CrS 100) ........................... 1250.000 ........................... Cr$ 250.000

8. Consegue-se a mesma quantia de variaçãc. através do seguinte cálculo: Volume vendido cm19x2 ao custo de 19x1 (12.500 x Cr$ 40)) ........................... CrS 500.000

(-) Volume vendido em 19x1 ao custo de 19x1 ('0000 x Cr$ 40) ........................... 400.000 ........................... Cr$100.000

9. Outro modo de calcular-se essa variação é:

Volume vendido em 19x2 ao custo de 19x2 (12.500 x CrS 80) ........................... Cr$ 1.000.000

(-) Volume vendido em 19x2 ao custo de 19x1 (12.500 x Cr$ 40) 500.000 ........................... CrS 500.000

  • BACKER, M. , JACOBSEN, L. E. Cost accouting, a managerial approach New York McGraw Hill, 1964.
  • EASTON, E. E.,NEWTON, B . L. Accounting and the analysis of financial data New York McGraw-Híll, 1958.
  • FINNEY, H. A., MILLER. H. E. Principies of accounting, intermediate 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1965.
  • HOLMES, A. W., MAYNARD, G. P., EDWARDS, J. D., MEIER, R. A. Intermediate accounting 3. ed. Homewood: Richard O. Irwin, 1958.
  • HASEMAN, W. C. Management uses of accounting Boston: Allyn and Bacon ,1963.
  • JOHNSON, A. W. Intermediate accounting Edição revista. New York: Holt Rinehart and Windston, 1961.
  • KENNEDY, R. D., McMULLEN, S. Y. Financial statements, forms, analysis and Interpretation. 4. ed. Homewod: Richard D. Irwin, 1962.
  • MATZ, A., CURRY, O. J., FRANK, W. Cost accounting, management's operational tool for planning, Control and Analysis Cincinatti: South Western, 1962.
  • MOYER, C. A., MAUTZ, R. K. Functional accounting, intermediate 2. ed. New York: John Wiley & Sons, 1951.
  • MYER, J. N. Financial statement analysis. Principies and techniques Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1961.
  • WELSCH, G. A., ZLATKOVICH, C. T., WHITE, J A. Intermediate accounting. Homewood: Richard D. lrwin, 1963.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 1994
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br