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Desenvolvimento de recursos humanos, gerência de qualidade e cultura das organizações de saúde

Resumos

Administração da Qualidade começa a ser discutida na área de saúde, no Brasil. Por isto, a discussão a respeito da aplicabilidade dos conceitos ao setor, bem como de suas limitações, parece oportuna. Qualidade enquanto conceito é indissociável de alterações na cultura organizacional e de desenvolvimento de recursos humanos, além de precisar considerar aspectos técnicos e parâmetros específicos da gestão setorial. O pequeno número de experiências existentes em serviços de saúde no Brasil e seu curto tempo de desenvolvimento permitem trabalhar mais com dúvidas que com certezas a respeito das perspectivas futuras para este campo de conhecimento.

Administração da qualidade; administração de saúde; cultura organizacional


TQM - Total Quality Management - is new to Brazilian health organizations. It is important to try to highlight its feasibility and its boundaries within the sector. It is also necessary to point out the strong relationship between TQM, organizational culture and human resources development, as well as the need for new parameters related to throughputs and outcomes. There are still more doubts than actual knowledge related to the ongoing Brazilian experiences in the field.

TQM; health administration; organizational culture


ARTIGO

Desenvolvimento de recursos humanos, gerência de qualidade e cultura das organizações de saúde

Ana Maria Malik

Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV

RESUMO

Administração da Qualidade começa a ser discutida na área de saúde, no Brasil. Por isto, a discussão a respeito da aplicabilidade dos conceitos ao setor, bem como de suas limitações, parece oportuna. Qualidade enquanto conceito é indissociável de alterações na cultura organizacional e de desenvolvimento de recursos humanos, além de precisar considerar aspectos técnicos e parâmetros específicos da gestão setorial. O pequeno número de experiências existentes em serviços de saúde no Brasil e seu curto tempo de desenvolvimento permitem trabalhar mais com dúvidas que com certezas a respeito das perspectivas futuras para este campo de conhecimento.

Palavras-chave: Administração da qualidade, administração de saúde, cultura organizacional.

ABSTRACT

TQM - Total Quality Management - is new to Brazilian health organizations. It is important to try to highlight its feasibility and its boundaries within the sector. It is also necessary to point out the strong relationship between TQM, organizational culture and human resources development, as well as the need for new parameters related to throughputs and outcomes. There are still more doubts than actual knowledge related to the ongoing Brazilian experiences in the field.

Key words: TQM, health administration, organizational culture.

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1. Por exemplo, uma nota intitulada "A hora e a vez da cultura organizacional', de autoria de Sérgio Batista Zacarelli (Prof.Titular da FEA - USP) foi publicada na Revista de Administração, 21 (3): 58-9, 1986. Desenvolvimento de Recursos Humanos está presente no discurso e até nas estruturas do setor saúde pelo menos desde a metade dos anos 80, mas sente-se a falta de suas práticas em qualquer diagnóstico atualizado do setor. Finalmente, embora os escritos de Deming e Juran referentes à Administração da Qualidade também tenham sido divulgados nos Estados Unidos há mais de cinco anos, artigos e livrostexto sobre sua aplicação à saúde mesmo na literatura norte-americana passaram a ser publicados basicamente a partir de 1990.

2. AQUINO, C.P. de. Desenvolvimento: treinamento, planejamento de carreira e promoção. In: AQUINO, C.P. de. Administração de Recursos Humanos: uma introdução. São Paulo, Atlas, 1979, p. 172.

3. PIZARRO, P.R. de G. Prefácio. In: BOOG, G.G. (Org.) Manual de Trei· namento e Desenvolvimento, São Paulo, McGraw Hill/Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, 1980.

4. GARCIA, R.M. A base de uma administração autodeterminada: o diagnóstico emancipador. Revista de Administração Pública, 18(3):120·39, 1984. Neste artigo, o autor aproxima conceitos de Paulo Freire e de Anônio Guerreiro Ramos, com vistas a oferecer uma alternativa aos modelos funcionalistas tradicionais de se lidar com a organização.

5. NOGUEIRA, R.P. Dinâmica do Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil, Brasília, Organização Panamericana da Saúde, 1986.

6. SCHEIN,E. Coming to a new awareness of organizational culture. Sloan Management Review, Winter, 1984.

7. FLEURY, M.T.L. Cultura Organizacional - os modismos, as pesquisas, as intervenções: uma discussão metodológica. Revista de Administração, 24(1):3·9, 1989.

8. MALlK, A.M. & NEUHAUSER, D. Comportamento organizacional para administração de serviços de saúde. Revista de Administração de Empresas. 23( 1) :67-72, 1983.

9. BERWICK, D.M.; GODFREY, A.B.& ROESSNER,J. Curing Health Gare. San Francisco, Jossey-Bass, 1991.

10. DEMING, W.E. Qualidade: a revolução da administração, Rio de Janeiro, Marques-Saraiva, 1990.

11. GUERREIRO RAMOS, A. Modelos de homem e teoria administrativa. Revista de Administração Pública, 18(2):3-12,1984

12. CAMPOS,A.M. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o Português? Revista de Administração Pública, 24(2):30-50, 1990.

13. BERWICK, 0.1.1.; GODFREY, A.B. ROESSNER, J. Op. cit., p. 4.

14. DONABEDIAN, A. A guide to medical care administration. Vol. 11. Washington, AUPHA, 1975.

15. COUCH, J.B. (Org.) Health care quality management for the 21st century. Tampa, American College of Physician Executives, 1991.

16. BURMESTER, H. & BERTOLUCCI, R. O programa de avaliação da qualidade do atendimento médico-hospitalar do Estado de São Paulo da Associação Paulista de Medicina. mimeo, 1991.

17. PROAHSA· Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde. Manual de organização e procedimentos hospitalares. São Paulo, Poneira, 1987.

18. FILERMAN, G.L. & GELMON, S.B. Teaching management competencies for quality improvement. Association of Univarsity Programs in Health Administration, mimeo, 1992.

  • 1. Por exemplo, uma nota intitulada "A hora e a vez da cultura organizacional', de autoria de Sérgio Batista Zacarelli (Prof.Titular da FEA - USP) foi publicada na Revista de Administração, 21 (3): 58-9, 1986.
  • 2. AQUINO, C.P. de. Desenvolvimento: treinamento, planejamento de carreira e promoção. In: AQUINO, C.P. de. Administração de Recursos Humanos: uma introdução. São Paulo, Atlas, 1979, p. 172.
  • 3. PIZARRO, P.R. de G. Prefácio. In: BOOG, G.G. (Org.) Manual de Trei· namento e Desenvolvimento, São Paulo, McGraw Hill/Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, 1980.
  • 4. GARCIA, R.M. A base de uma administração autodeterminada: o diagnóstico emancipador. Revista de Administração Pública, 18(3):120·39, 1984.
  • 5. NOGUEIRA, R.P. Dinâmica do Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil, Brasília, Organização Panamericana da Saúde, 1986.
  • 6. SCHEIN,E. Coming to a new awareness of organizational culture. Sloan Management Review, Winter, 1984.
  • 7. FLEURY, M.T.L. Cultura Organizacional - os modismos, as pesquisas, as intervenções: uma discussão metodológica. Revista de Administração, 24(1):3·9, 1989.
  • 8. MALlK, A.M. & NEUHAUSER, D. Comportamento organizacional para administração de serviços de saúde. Revista de Administração de Empresas. 23( 1) :67-72, 1983.
  • 9. BERWICK, D.M.; GODFREY, A.B.& ROESSNER,J. Curing Health Gare. San Francisco, Jossey-Bass, 1991.
  • 10. DEMING, W.E. Qualidade: a revolução da administração, Rio de Janeiro, Marques-Saraiva, 1990.
  • 11. GUERREIRO RAMOS, A. Modelos de homem e teoria administrativa. Revista de Administração Pública, 18(2):3-12,1984
  • 12. CAMPOS,A.M. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o Português? Revista de Administração Pública, 24(2):30-50, 1990.
  • 14. DONABEDIAN, A. A guide to medical care administration. Vol. 11. Washington, AUPHA, 1975.
  • 15. COUCH, J.B. (Org.) Health care quality management for the 21st century. Tampa, American College of Physician Executives, 1991.
  • 16. BURMESTER, H. & BERTOLUCCI, R. O programa de avaliação da qualidade do atendimento médico-hospitalar do Estado de São Paulo da Associação Paulista de Medicina. mimeo, 1991.
  • 17. PROAHSA· Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde. Manual de organização e procedimentos hospitalares São Paulo, Poneira, 1987.
  • 18. FILERMAN, G.L. & GELMON, S.B. Teaching management competencies for quality improvement. Association of Univarsity Programs in Health Administration, mimeo, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Out 1992
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