Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de cargos

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Avaliação de cargos

Por Alysson Darowish Mitraud. 1. ed. Editora Brasiliense. 1971.

A literatura sobre avaliação de cargos no Brasil oferece muito poucas alternativas aos estudiosos da administração do pessoal. São raros os escritores que se dedicaram à difícil tarefa de adaptar aos nossos costumes e usos empresariais a lição dos mestres estrangeiros, os quais, alicerçados numa tradição industrial mais antiga que a nossa, puderam criar e experimentar diversos mecanismos para a ponderação do valor intrínseco do trabalho.

É, pois, com justificado júbilo que indicamos a edição da obra Avaliação de cargos - instrumento básico para o equilíbrio interno dos salários, de autoria do Professor Alysson Darowish Mitraud, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Retornando de profícuo mestrado na Michigan State University, procurou Alysson interpretar para os administradores de empresa brasileiros quão útil lhes seria a adoção dos sistemas de avaliação de cargos. A obra se inaugura, assim, com um capítulo doutrinador:

"Atualmente a avaliação de cargos constitui instrumento largamente aceito no estabelecimento de uma estrutura congruente de salários.

Ademais, um plano de avaliação não se presta apenas à solução de controvérsias em torno de salários, mas também, às seguintes finalidades:

1. Permite à administração medir e controlar com maior precisão os custos de pessoal.

2. Serve de base para as negociações com os sindicatos.

3. Proporciona uma estrutura que facilita as revisões periódicas de salários.

4. Ajuda a seleção, integração, promoção e treinamento do pessoal.

5. Esclarece funções, autoridade e responsabilidade, o que auxiliará, por sua vez, a racionalização e simplificação do trabalho.

6. Reduz as queixas e a movimentação do pessoal, elevando o moral e melhorando as relações entre os dirigentes e os empregados".

A seguir, são colocadas as noções fundamentais de natureza conceituai (cargo, classe de cargos, cargos típicos) e mostra-se, minudentemente, como fazer a descrição do cargo, procedimento preliminar à avaliação. O estilo simples e direto, didático por excelência, facilite extraordinariamente a compreensão da rotina de análise e retratação escrita do trabalho.

Vem, então, a demonstração do método mais simples, do ordenamento, esclarecido com uma dezena tie gráficos de grande força expressiva. Sucede-a o método de avaliação através de categorias predeterminadas, de que temos esplêndido exemplo no serviço público civil do Rio Grande do Sul, cujo plano o autor estuda em detalhes.

O discutido método de avaliação através de comparação de fatores, inventado por Thomas Mitten na Philadelphia Rapid Transit Company, vem explicado e criticado com grande clareza, e o leitor passa a entender como é constituído esse sistema, como se aplica, que efeitos provoca, quais as vantagens de sua utilização e quais os defeitos pelos quais muitos, em que, aliás, pessoalmente nos incluímos, o rejeitam na prática.

Afinal, o método mais trabalhoso, mais complexo e de maior prestígio, a avaliação por pontos, merece do autor atenção cuidadosa, passo por passo, na elaboração, na aplicação, na aferição dos resultados. Desse sistema, Alysson oferece um precioso trabalho que elaborou para a Companhia Mineira de Eletricidade, exemplar na escolha dos fatores, na identificação dos graus, na atribuição de pontos aos graus.

Os critérios para escolha de um método de avaliação de cargos têm, na obra, um capítulo inteiro, em que se apreciam todos os requisitos clássicos, como a objetividade, a simplicidade, a compreensibílidade e a flexibilidade.

Por esta pequena grande obra, tornouse, dessa maneira, mais fácil o estudo da avaliação dos cargos nas escolas de administração e ficou mais simples para os homens de empresa a implantação segura de tão Importante intrumento na administração do pessoal.

JOSÉ SERSON

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1971
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br