Shumate et al. (2018)Shumate, M., Fu, J. S., & Cooper, K. R. (2018). Does cross-sector collaboration lead to higher nonprofit capacity? Journal of Business Ethics, 150(2), 385-399. doi: 10.1007/s10551-018-3856-8 https://doi.org/10.1007/s10551-018-3856-...
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Portfólio de rede intersetorial / Capacidade adaptativa e operacional / Duração média das parcerias |
Jones et al. (2017)Jones, G. J., Edwards, M. B., Bocarro, J. N., Bunds, K. S., Smith, W., Jones, G. J., … Kyle, S. (2017). A structural perspective of cross-sector partnerships involving youth sport nonprofit organizations. European Sport Management Quarterly, 18(2), 133-155. doi: 10.1080/16184742.2017.1322625 https://doi.org/10.1080/16184742.2017.13...
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Características estruturais (mecanismos de integração, formalização, tamanho, controle externo, estabilidade interna) / Características contextuais (estabilidade do sistema, munificência de recursos, coesão da comunidade) / características da função (proteção / promoção, processos de direção, trabalho gerencial, rede genérica) |
Lyakhov and Gliedt (2017)Lyakhov, A., & Gliedt, T. (2017). Understanding collaborative value creation by environmental nonprofit and renewable energy business partnerships. Voluntas, 28(4), 1448-1472. doi; 10.1007/s11266-016-9691-6 https://doi.org/10.1007/s11266-016-9691-...
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Estrutura de oportunidade política / ideologia política / filosofia ambiental |
Álvarez-González et al. (2017)Álvarez-González, L. I., García-Rodríguez, N., Rey-García, M., & Sanzo-Perez, M. J. (2017). Business-nonprofit partnerships as a driver of internal marketing in nonprofit organizations: Consequences for nonprofit performance and moderators. BRQ Business Research Quarterly, 20(2), 112-123. doi: 10.1016/j.brq.2017.01.001 https://doi.org/10.1016/j.brq.2017.01.00...
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Confiança / compromisso afetivo / abordagem de marketing interno / volume de financiamento / escala de operações / cumprimento da missão |
Liu et al. (2018)Liu, G., Wai, W., & Chris, K. (2018). How and when socially entrepreneurial nonprofit organizations benefit from adopting social alliance management routines to manage social alliances? Journal of Business Ethics, 151(2), 497-516. doi: 10.1007/s10551-016-3231-6 https://doi.org/10.1007/s10551-016-3231-...
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Aliança social / Motivo de construção de relacionamento / Motivo de exploração de benefícios da aliança social / Confiança mútua / Inserção relacional / Compromisso relacional |
Moldovan et al. (2016)Moldovan, A. M., Greenley, M., & Lakatos, E. S. (2016). Corporate social responsibility, NGOs and business partnerships for social sustainability. Review of Applied Socio-Economic Research, 11(1), 51-56. Recuperado de http://www.reaser.eu http://www.reaser.eu...
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Colaboração de reputação / conhecimentos / recursos eficazes |
Barroso-Mendez et al. (2015) |
Valores compartilhados / comportamento oportunista / confiança / compromisso / aprendizagem de relacionamento / cooperação / conflito funcional |
Bitzer e Glasbergen (2015)Bitzer, V., & Glasbergen, P. (2015). Business-NGO partnerships in global value chains: Part of the solution or part of the problem of sustainable change? Current Opinion in Environmental Sustainability, 12, 35-40. doi: 10.1016/j.cosust.2014.08.012 https://doi.org/10.1016/j.cosust.2014.08...
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A capacidade de participação e acordos inclusivos / a contribuição das abordagens baseadas no mercado para os problemas visados / impacto das parcerias |
Hond et al. (2015)Hond, F. den, Bakker, F. G. A. de, & Doh, J. P. (2015). What prompts companies to collaboration with NGOs? Recent evidence from the Netherlands. Business & Society (54), 187-228. doi: 10.1177/0007650312439549 https://doi.org/10.1177/0007650312439549...
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O nível de compromisso da empresa com RTS/ a adequação estratégica entre os recursos da empresa e da ONG / o nível de confiança que a empresa tem nas ONGs / a frequência de contato com as ONGs / nível anterior e percepção da experiência com ONGs / o nível de pressão exercida por ONGs |
Harangozó e Zilahy (2015)Harangozó, G., & Zilahy, G. (2015). Cooperation between business and non-governmental organizations to promote sustainable development. Journal of Cleaner Production, 89, 18-31. doi: 10.1016/j.jclepro.2014.10.092 https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.1...
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O tamanho das organizações / motivação / ONGs pode influenciar de forma mais eficaz o setor empresarial |
Skagerlind et al. (2015)Skagerlind, H. H., Westman, M. O. A., & Berglund, H. (2015). Cross-sector partnerships: The state, and the corporate. Business and Society Review, 120(2), 245-275
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Relações de parceiros, papéis e responsabilidades / confiança e motivação / definição de agenda, autonomia, propriedade e participação / alocação de custo x benefício / competências essenciais complementares e cooperação crítica |
Murphy et al. (2015)Murphy, M., Arenas, D., & Batista, J. M. (2015). Value creation in cross-sector collaborations: The roles of experience and alignment. Journal of Business Ethics, 130(1), 145-162. https://doi.org/10.1007/s10551-014-2204-x https://doi.org/10.1007/s10551-014-2204-...
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Experiência anterior / alinhamento de parceiros |
Sanzo et al. (2015a)Sanzo, M. J., Álvarez, L. I., Rey, M., & García, N. (2015a). Business-nonprofit partnerships: Do their effects extend beyond the charitable donor-recipient model? Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 44(2), 379-400. doi: 10.1177/0899764013517770 https://doi.org/10.1177/0899764013517770...
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Confiança / compromisso afetivo / desenvolvimento de inovação / competência em tecnologia da informação e comunicação / marketing interno / visibilidade / escala de operações / financiamento / cumprimento da missão |
Sanzo et al. (2015b)Sanzo, M. J., Álvarez, L. I., Rey, M., & García, N. (2015b). Business nonprofit partnerships: A new form of collaboration in a corporate responsibility and social innovation context. Service Business, 9(4), 611-636. doi: 10.1007/s11628-014-0242-1 https://doi.org/10.1007/s11628-014-0242-...
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Valor percebido / comunicação / missão e alinhamento de estratégia (menor conflito e menor risco de danos à reputação) / confiança / compromisso |
Zatepilina-Monacell (2015)Zatepilina-Monacell, O. (2015). Small business-nonprofit collaboration: Locally owned businesses want to take their relationships with community-based NPOs to the next level. Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing, 27(2), 216-237. doi: 10.1080/10495142.2015.1011511 https://doi.org/10.1080/10495142.2015.10...
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Tipos e motivos para o envolvimento da comunidade / expectativas de envolvimento da comunidade e de parceiros da NPO / o tipo desejado de relacionamento com NPOs de base comunitária |
Al-Tabbaa et al. (2014)Al-Tabbaa, O., Leach, D., & March, J. (2014). Collaboration between nonprofit and business sectors: A framework to guide strategy development for nonprofit organizations. Voluntas, 25(3), 657-678. doi: 10.1007/s11266-013-9357-6 https://doi.org/10.1007/s11266-013-9357-...
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Contexto (colaboração empresarial sem fins lucrativos (NBC), objetivo, expectativa dos stakeholders, concorrência sem fins lucrativos e barreira cultural) / conteúdo (nível de colaboração e posição estratégica) / processo (desequilíbrio de poder, canais de comunicação e custos de transação) |
Boenigk Silke e Viktoria (2015)Silke, B., & Viktoria, S. (2015). Nonprofit collaboration with luxury brands: Positive and negative effects for cause-related marketing. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 44(4), 708-733
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Doações de marketing relacionado a causas (CRM) / atitudes da NPO / aquisição de doadores / atitudes em relação à parceria / adequação de parceiros de CRM / identificação organizacional |
Burchell e Cook (2013)Burchell, J., & Cook, J. (2013). Sleeping with the enemy? Strategic transformations in business-NGO relationships through stakeholder dialogue. Journal of Business Ethics, 113(3), 505-518. doi: 10.1007/s10551-012-1319-1 https://doi.org/10.1007/s10551-012-1319-...
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Transformações nos motivos do engajamento / transformações nos processos de engajamento / transformações nos termos do engajamento |
Burgos (2013)Burgos, S. (2013). Corporations and social responsibility: NGOs in the ascendancy. The Journal of Business Strategy, 34(1), 21-29. doi: 10.1108/02756661311301756 https://doi.org/10.1108/0275666131130175...
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Imagem confiável da NPO / tecnologia mudança do poder para ONGs / a resposta corporativa à pressão da ONG |
Erakovich e Anderson (2013) |
Questões estruturais / valores centrais / comunicação com stakeholders / interesse especial / funcionários políticos / conselheiros econômicos / líderes da burocracia / valores descobertos / valores alinhados |
Schiller e Almog-Bar (2013)Schiller, R. S., & Almog-Bar, M. (2013). Revisiting collaborations between nonprofits and businesses: An NPO-Centric view and typology. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 42(5), 942-962. doi:10.1177/0899764012471753 https://doi.org/10.1177/0899764012471753...
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Colaborações relacionadas à missão / colaborações de marketing / colaborações de aprendizagem / colaborações de infraestrutura / colaborações políticas e colaborações marginais |
Suárez e Hwang (2013)Suárez, D. F., & Hwang, H. (2013). Resource constraints or cultural conformity? Nonprofit relationships with businesses. Voluntas, 24(3), 581-605.
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Marketização e gerencialismo (racionalização, grau de gestão de líder e renda auferida) / recursos e restrições (diversidade de financiamento, déficits e desaceleração) |
Austin e Seitanidi (2012aAustin, J. E., & Seitanidi, M. M. (2012a). Collaborative value creation: A review of partnering between nonprofits and businesses - Part 1. Value creation spectrum and collaboration stages. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 41(5), 726-758. doi: 10.1177/0899764012450777 https://doi.org/10.1177/0899764012450777...
, 2012b) |
Adequação organizacional / mobilizar competências distintas / integrar seus recursos conjuntamente / perceber interesses próprios vinculados e justiça no compartilhamento de valor |
Sakarya et al. (2012)Sakarya, S., Bodur, M., Yildirim-Oktem, O., & Selekler-Goksen, N. (2012). Social alliances: Business and social enterprise collaboration for social transformation. Journal of Business Research, 65(12), 1710-1720. doi: 10.1016/j.jbusres.2012.02.012 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2012.0...
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Inputs fornecidos pelos parceiros / resultados / impacto da transformação social |
Liu e Ko (2011)Liu, G., & Ko, W. W. (2011). Social alliance and employee voluntary activities: A resource-based perspective. Journal of Business Ethics, 104(2), 251-268. doi: 10.1007/s10551-011-0907-9 https://doi.org/10.1007/s10551-011-0907-...
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Formação de aliança / posição de recursos / abordagens de gestão |
Dahan et al. (2010) |
Recursos e habilidades / adequação organizacional, compatibilidade cultural e confiança / compreensão das condições singulares dos países em desenvolvimento / suporte aos ambientes de negócios locais |
Seitanidi et al. (2010)Seitanidi, M. M., Koufopoulos, D. N., & Palmer, P. (2010). Partnership formation for change: indicators for transformative potential in cross sector social partnerships. Journal of Business Ethics, 94(Suppl. 1), 139-161
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Características organizacionais (capacidade transformativa) / motivação da parceria (intenção transformativa) / histórico de interações (experiência transformativa) |
Jamali e Keshishian (2009)Jamali, D., & Keshishian, T. (2009). Uneasy alliances: Lessons learned from partnerships between businesses and ngos in the context of CSR. Journal of Business Ethics, 84(2), 277-295.
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Dependência de recursos / simetria de compromisso / simetria de objetivos comuns / comunicação intensiva / alinhamento de capacidade de trabalho de cooperação / cultura de trabalho convergente / excelência individual / importância / interdependência / investimento / informação / integração / institucionalização / integridade |
Seitanidi e Crane (2009)Seitanidi, M. M., & Crane, A. (2009). Implementing CSR through partnerships: Understanding the selection, design and institutionalisation of nonprofit-business partnerships. Journal of Business Ethics, 85(Suppl. 2), 413-429
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Seleção de parceiros (avaliação das diferentes opções de NPO ou empresa; processo informal de avaliação de risco) / projeto de parceria (experimentação, adaptação, operacionalização) / institucionalização de parceria (domínio de relacionamento, familiarização pessoal) |
Kolk et al. (2008)Kolk, A., Tulder, R. van, & Kostwinder, E. (2008). Business and partnerships for development. European Management Journal, 26(4), 262-273.
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Input (objetivos, motivos e recursos de parceiros individuais) / rendimento (características da parceria, dinamismo e projeto) / output (objetivos da parceria, sustentabilidade e resultados) / Resultado (impacto) / eficiência (custo-benefício) / eficácia (valor agregado ) |
Eweje (2007)Eweje, G. (2007). Strategic partnerships between MNEs and civil society: The post-WSSD perspectives. Sustainable Development, 15(1), 15-27. doi: 10.1002/sd.295 https://doi.org/10.1002/sd.295...
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Relações interorganizacionais / mecanismos de coordenação (influência mútua e controle compartilhado) |
Seitanidi (2007)Seitanidi, M. M. (2007). Intangible economy : How can investors deliver change in businesses? Lessons from nonprofit-business partnerships. Management Decision, 45(5), 853-865. doi: 10.1108/00251740710753675 https://doi.org/10.1108/0025174071075367...
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Confiança / recursos humanos / informações / reputação |
Bryson et al. (2006)Bryson, J. M., Crosby, B. C., & Stone, M. M. (2006, December). The design and implementation of cross-sector collaboration: Propositions from the literature. Public Adminstration Review, 66, 17-18. doi: 10.1111/j.1540-6210.2006.00665.x https://doi.org/10.1111/j.1540-6210.2006...
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Condições iniciais (ambiente geral, falha do setor e antecedentes diretos) / dimensões do processo (formal e informal: forjar acordos, construir liderança, construir legitimidade, construir confiança e gerenciar o planejamento de conflitos) / dimensões estruturais e de governança (formal e informal: associação, configuração estrutural e estrutura de governança) / contingências e restrições (tipo de colaboração, desequilíbrios de poder e lógicas institucionais concorrentes) / resultados (valor público; efeitos de primeira, segunda e terceira ordem; resiliência e reavaliação) / questões de responsabilidade (inputs, processos, e produtos; sistema de gestão de resultados; relações com constituintes políticos e profissionais) |
Paton (2006)Paton, B. (2006). Collaboration among industry, civil society, and government for sustainability: A framework for identifying opportunities. Progress in Industrial Ecology - An International Journal, 3(12), 148-162.
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Fundação estrutural / base social / fronteira estrutural / fronteira estratégica |
Gajda (2004)Gajda, R. (2004). Utilizing collaboration theory to evalute strategic alliances. American Journal of Evaluation, 25(1), 65-77. doi: 10.1016/j.ameval.2003.11.002 https://doi.org/10.1016/j.ameval.2003.11...
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Integração / propósito / estratégias e tarefas / liderança e tomada de decisão / interpessoal e comunicação |
Parker e Selsky (2004)Parker, B., & Selsky, J. W. (2004). Interface dynamics in cause-based partnerships: An exploration of emergent culture. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 33(3), 458-488.
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Integração / reculturação / separação |
Martínez (2003)Martínez, C. V. (2003). Social alliances for fundraising: How Spanish nonprofits are hedging the risks. Journal of Business Ethics, 47(3), 209-222. doi: 10.1023/A:1026212902564 https://doi.org/10.1023/A:1026212902564...
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Desequilíbrio de poder (condições de abuso e atitude parasitária) / falta de compatibilidade do parceiro (comportamento antiético e incapacidade de gerenciar o projeto) |
Wymer e Samu (2003)Wymer, W. W., & Samu, J. S. (2003). Dimensions of business and nonprofit collaborative relationships. Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing, 11(1), 3-22
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Motivação / seleção de parceiros e adequação (adequação à missão, adequação ao gerenciamento, adequação da força de trabalho, adequação ao mercado-alvo, adequação do produto e causa, adequação ao ciclo e adequação cultural) / comunicação |
Ashman (2001)Ashman, D. (2001). Civil society collaboration with business: Bringing empowerment back in. World Development, 29(7), 1097-1113. doi: 10.1016/S0305-750X(01)00027-4 https://doi.org/10.1016/S0305-750X(01)00...
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Impacto / criação de valor (benefícios mútuos) / incentivos / atores intermediários / controle compartilhado |
Austin (2000)Austin, J. E. (2000). Strategic collaboration between nonprofits and businesses. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 29(1), 69-97. doi: 10.1177/089976400773746346 https://doi.org/10.1177/0899764007737463...
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Alinhamento de estratégia, missão / conexão e relacionamentos pessoais / geração de valor e visão compartilhada / aprendizagem contínua / atenção focada / comunicação / sistema organizacional / expectativas mútuas e responsabilidade / Confiança |