Acessibilidade / Reportar erro

Economic theory and the underdeveloped countries

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Economic theory and the underdeveloped countries

Por H. Myint. London, Oxford University Press, 1971. 352 p.

Este livro é uma coleção de trabalhos escritos ao longo da carreira do Professor Myint e versa sobre diversos temas relacionados ao desenvolvimento econômico.

A sorte do leitor deste volume é que o Professor Myint tem uma amplitude de horizontes intelectuais que raramente permite ao leiter enfadar-se com a repetição de idéias ao longo de sua leitura. De fato, se por um lado a temática é una, ela se enriquece nos variados contextos em que é utilizada. Exemplificando concretamente: Myint defende o principal baluarte da teoria econômica "ortodoxa" de que a alocação eficiente de recursos escassos é (ou deve ser) a principal preocupação da ciência econômica. Esta idéia, ou tema, repete-se em quase todas as seleções publicadas neste volume; desde a averiguação da aplicabilidade da teoria econômica aos países subdesenvolvidos (que é o tema principal do livro) até a relação entre educação e desenvolvimento econômico. Com estas diversas aplicações, este princípio, que é normalmente levado em consideração tão-sòmente na aula introdutória de microeconomia e prontamente esquecido, reforça-se, ganha novas dimensões e adquire urgência em sua aplicação.

O problema de escolha na economia, a necessidade de se optar entre dois ou mais objetivos desejáveis mas incompatíveis, dada a restrição implícita em todo processo econômico - a escassez - é outra das preocupações do Professor Myint.

O livro, embora escrito para economistas profissionais, pode perfeitamente ser acompanhado por um leigo com noções elementares de teoria econômica. O estilo é lúcido e tenta ao máximo evitar o jargão de acesso exclusivo aos especialistas. O argumento é quase que exclusivamente verbal e isto, embora restrinja a profundidade analítica possível com os instrumentos quantitativos do economista, tem a vantagem de manter o texto dentro das dimensões do prático e do viável na esfera econômica. O próprio Myint nos adverte acerca da aplicabilidade de modelos por demais abstratos em economias subdesenvolvidas. Uma das possíveis críticas acerca deste trabalho diz respeito à pouca preocupação do autor em documentar quantitativamente suas afirmações sobre a realidade econômica dos países subdesenvolvidos. Em defesa do autor pode-se imediatamente retrucar que "dados" são exatamente o que mais falta em países subdesenvolvidos. De qualquer maneira, não se pode negar que o leitor acostumado a ler artigos de economia tende a ficar um pouco frustrado com este aspecto do livro.

Nas palavras do autor, o livro lança mão do "nível mediano de análise, entre a teoria econômica formal 'pura' e os estudos empíricos detalhados de um país subdesenvolvido em particular, O objetivo é examinar o realismo e a relevância de conceitos e doutrinas teóricos, tanto ortodoxos como modernos, em relação aos grandes padrões observáveis de mudança econômica, as características salientes da situação econômica e os objetivos gerais da política de desenvolvimento nos países subdesenvolvidos".

O livro em si interpreta o desafio da pobreza no mundo em termos de quatro abordagens. A primeira tenta determinar a aplicabilidade da teoria econômica existente às economia dos países subdesenvolvidos. A segunda preocupa-se com a aplicação da Teoria do Comércio Internacional a estes países. A terceira examina a relação que existe entre a educação e o desenvolvimento econômico. A quarta explora a relação que existe entre variáveis internas, tais como planejamento econômico, e os aspectos externos da política desenvolvimentista.

DENNIS CINTRA LEITE

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1971
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br