Acessibilidade / Reportar erro

Inoculação de Saccharomyces cerevisiae com caldo de cana-de-açúcar como cultura iniciadora na fermentação do café (Coffea arabica)

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do caldo de cana-de-açúcar e da adição levedura comercial Saccharomyces cerevisiae var. bayanus (≥ 1 × 1010 cfu/g) durante a fermentação do café nas características sensoriais da bebida e na composição química do grão de café. Foi realizado um experimento completamente aleatório com duas repetições para quatro tratamentos, distribuídos da seguinte forma: i) adição de água (0.78 kg), ii) adição de caldo de cana-de-açúcar (0.78 kg), iii) adição de caldo de cana-de-açúcar (0.78 kg) combinado com a levedura Oenoferm® Freddo (0.78 kg) e iv) adição de caldo de cana-de-açúcar (0.78 kg) combinado com a levedura Oenoferm® Color (0.78 kg). Após fermentação e a secagem, as amostras sáo submetidas à torrefação média e analisadas por espectroscopia de infravermelho e análise sensorial de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association. A implementação de aditivos orgânicos afetou diretamente os atributos e as notas sensoriais, permitindo que o café fosse classificado como um café especial com uma pontuação acima de 80 pontos. A adição de suco de cana-de-açúcar ou de uma combinação de suco de cana-de-açúcar e Saccharomyces cerevisiae apresentou resultados promissores na melhorar da qualidade da bebida do cafe. Além disso, a análise quimiométrica do espectro infravermelho mostrou que as características químicas do café torrado foram afetadas, o que se correlacionou com os resultados sensoriais. A adição apenas de suco de cana (T2) e da cepa de levedura Oenoferm® Freddo (T3) apresentou a melhor qualidade sensorial.

Palavras-chave:
Guarapo; pós-colheita de café; inoculação de leveduras; espectroscopia de infravermelho

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com