Acessibilidade / Reportar erro

História de um Adereço: do quotidiano ao palco

A Prop's Story: from everyday life to the stage

L'Histoire d'un Accessoire de Théâtre: du quotidien à la scène

RESUMO

Um objeto do quotidiano pode ser usado em performance como mediador entre a realidade do palco e a ficção da narrativa. Pode movimentar-se entre estes dois universos, permitindo aos performers percorrer a fronteira entre os espaços de representação e de ficção, tal como são definidos por Gay McAuley em Space in Performance - reposicionando mental e espacialmente a narrativa. O modo através do qual os performers conseguem esta modificação é através da manipulação da nossa percepção da função, escala, som e estética do objeto. O performer usa as características originais do objeto, como a cor, textura, forma e função, como pistas, reenquadrando-as, para estabelecer novas relações dentro da narrativa principal. Este processo de transformação cria uma relação fluída entre a dramaturgia e a cenografia, permitindo aos performers, cenógrafo, encenador e, claro, espectadores, partilhar uma criação teatral em emergência.

Palavras-chave:
Cenografia; Adereço; Practice-as-research; Objeto; Quotidiano

ABSTRACT

An everyday object can be used in performance as a mediator between the reality of the stage and that of the narrative. It can go back and forward between these universes, allowing performers to play with the boundaries between presentational and fictional spaces, as defined by Gay McAuley in Space in Performance - re-positioning the narrative, either mentally or spatially. Performers can achieve this change by manipulating the perception of an object's function, scale, sound and aesthetics. The performer uses the object's original characteristics, such as colour, texture, form and design purpose, as potential clues, reframing them to establish new links with the main narrative. This process of transformation makes for a fluid scenography/dramaturgy relationship where performers, scenographer and, of course, spectators share the experiencee an emerging theatrical creation.

Keywords:
Scenography; Stage Property; Practice-as-research; Object; Everyday

RÉSUMÉ

Un objet du quotidien peut être utilisé comme médiateur entre la réalité de la scène et la fiction du récit. Il peut circuler entre ces deux univers, permettant aux performers de jouer avec les limites de l'espace de la représentation et celui de la fiction, tels qu'ils sont définis par Gay McAuley dans Space in Performance - générant ainsi un déplacement mental ou spatial du récit. Ce changement peut être effectué par les artistes grâce à l'altération de la perception, de la fonction, de l'échelle, du son et de l'esthétique de cet objet. Le performer utilise les caractéristiques d'origine de l'objet, comme la couleur, la texture, la forme et la fonction, comme des indices permettant d'établir de nouvelles relations à l'intérieur du récit principal. Ce processus de transformation crée une relation fluide entre la dramaturgie et la scénographie offrant aux performers, au scénographe, au metteur en scène et, bien sûr, aux spectateurs, la possibilité de partager l'expérience d'une création théâtrale en cours.

Mots-clés:
Scénographie; Accessoire; Practice-as-research; Objet; Quotidien

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • COLLINS, Jane; NISBETT, Andrew (Org.). Theatre and Performance Design: a reader in scenography. Oxford: Routledge, 2010.
  • HOWARD, Pamela. What is Scenography? Oxford: Routledge , 2002.
  • MCAULEY, Gay. Space in Performance: making meaning in the theatre. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2000.
  • MONKS, Aoife. The Actor in Costume. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2010.
  • PAVIS, Patrice. Analysing Performance: theatre, dance and film. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1996.
  • PAYNE, Darwin Reid. Scenographic Imagination. Carbondale e Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1993.
  • READ, Alan. Theatre and Everyday Life. Oxford: Routledge, 1993.
  • TODD, Andrew; LECAT, Jean-Guy. The Open Circle: Peter Brook's theatre environments. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    03 Nov 2012
  • Aceito
    07 Abr 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com