Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 24, Número: 4, Publicado: 2024
  • O classicista digital e os elementos emergentes de uma atividade de trabalho entre os artefatos antigos e os recursos computacionais Artigo

    Reis, Michel Ferreira dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo visa discutir o trabalho do classicista digital, a partir da concepção de gênero profissional (Clot, 2000). Para isso, valemo-nos de textos orais e da análise textual proposta pelo Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de verificar suas atividades acadêmicas e as características emergentes de seu métier. Os resultados revelam elementos quanto ao deslocamento institucional do classicista digital; ao uso de inglês como língua internacional; à diversidade do grupo de trabalhadores; ao ambiente interacional conflituoso, mas enriquecedor; aos artefatos computacionais e ao uso e criação de dados digitais; ao compartilhamento e à colaboração entre pesquisadores e colaboradores; e à necessidade de estabelecimento do agir e de procedimentos científicos que se adaptam conforme as inovações tecnológicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss the work of the digital classicist, based on the concept of professional genre (Clot, 2000). For this, we make use of oral texts and the textual analysis proposed by Sociodiscursive Interactionism, in order to verify their academic activities and the emerging characteristics of their métier. The results reveal elements regarding the institutional displacement of the digital classicist; the use of English as an international language; the diversity of the group of workers; the conflicting but enriching interactional environment; the computational artifacts and the use and creation of digital data; sharing and collaboration between researchers and collaborators; and the need to establish scientific actions and procedures that adapt according to technological innovations.
  • Torto Arado: colonialidadesdecolonialidades problematizadas na educação linguística crítica Artigo

    Pessoa, Rosane Rocha; Borelli, Julma Dalva Vilarinho Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é problematizar colonialidadesdecolonialidades narradas em Torto Arado, obra de Itamar Vieira Junior, que dizem respeito ao trabalho que fazemos com educação linguística crítica nas universidades em que atuamos. Colonialidadesdecolonialidades marcam a vida das protagonistas Bibiana e Belonísia, duas irmãs nascidas em uma família de descendentes de negras/os escravizadas/os, família esta que trabalha em uma fazenda na Bahia. Discutimos como elas rompem com colonialidades por meio de dois caminhos: Bibiana se torna professora e Belonísia se torna uma mulher da terra. Com base na experiência das duas irmãs e em princípios que temos adotado para promover uma educação linguística crítica e decolonial, defendemos uma educação linguística que nos aproxime de nossas histórias, nos conecte com a natureza e nos faça refletir sobre o sentido profundo do que estamos fazendo no/com o planeta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main aim of this paper is to problematize colonialitiesdecolonialities narrated in Torto Arado, a novel written by Itamar Vieira Junior, which are related to the work we develop in critical language education at the universities where we work. Colonialitiesdecolonialities constitute the lives of the main characters Bibiana and Belonísia, two sisters born into a family of Black enslaved descendants who work on a farm in Bahia. We discuss how they confront colonialities by means of two paths: Bibiana becomes a teacher and Belonísia becomes a “woman of the land”. Based on the experiences of the two sisters, as well as on the principles we have adopted to promote a decolonial and critical linguistic education, we advocate for a language education that brings us closer to our stories, connects us with nature and makes us reflect on the deep meaning of what we are doing on/with the planet.
  • Saberes (des)legitimados nas aulas de português e literaturas: um olhar para documentos do ensino Artigo

    Nascimento, Débora Ventura Klayn

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute processos de (des)legitimação quanto a saberes, valores e culturas que se operam dentro das escolas brasileiras, sobretudo aqueles relacionados a práticas de leitura literária. Nesse sentido, a fundamentação teórica apoia-se em autores como Soares ([1986] 2017), Freitas (2009) e Gerhardt (2014), por salientarem aspectos tradicionalmente (des) legitimados dentro do sistema educacional brasileiro. As teorizações são, então, postas em diálogo com documentos oficiais de ensino, no que tange ao trabalho com a leitura na escola. Com relação ao recorte analítico e metodológico, à luz da Análise Dialógica do Discurso (ADD), o texto investiga documentos como os PCNs, as OCEM e a BNCC para problematizar que enfoques são ou deixam de ser legitimados com relação a práticas literárias. Os resultados apontam para orientações que pouco consideram saberes e vivências dos aprendizes durante o ato da leitura literária.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses processes of (de)legitimation regarding knowledge, values and cultures that operate within Brazilian schools, especially those related to literary reading practices. In this sense, the theoretical foundation is supported by authors such as Soares ([1986] 2017), Freitas (2009) and Gerhardt (2014), for highlighting aspects that are traditionally (un)legitimized within the Brazilian educational system. Theorizations are then placed in dialogue with official teaching documents, regarding the work with reading at school. Regarding the analytical and methodological approach, in the light of Dialogical Discourse Analysis (DDA), the text investigates documents such as the PCNs, the OCEM and the BNCC to discuss which approaches are or are not legitimate in relation to literary practices. The results point to guidelines that take little account of the knowledge and experiences of learners during the act of literary reading.
  • Análise sociossemiótica multimodal do grid e do layout de memes: transformações e reproduções em disputa Artigo

    Paiva, Francis Arthuso; Lima Neto, Vicente de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar as transformações e permanências de elementos que ocorrem nos layouts de memes na internet. Partimos da Semiótica Social Multimodal (Kress, 2010), que discute os conceitos de layout e grid, atrelados aos estudos da Comunicação e o conceito de remix (Manovich, 2005; Navas, 2009) e à visão da Linguística Textual sobre memes (Cavalcante; Oliveira, 2019; Lima Neto, 2020). Metodologicamente selecionamos dois memes, cada qual de um tipo diferente de grid e os analisamos com base na categoria de grid e nos processos de transformação pelos quais eles passam. Os resultados apontam que a repetição dos grids e de elementos dos layouts dos memes remixados sugere conservadorismo na produção desses textos, mas, ao mesmo tempo, são práticas valorizadas que consolidam a cultura do remix do copiar/colar para gerar engajamento em redes sociais digitais, apesar de o agenciamento dos produtores remix ser limitado pelo agenciamento de controle e reprodução das empresas de redes sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to analyze transformations and permanencies of elements that occur in meme layouts on the internet. We start from Multimodal Social Semiotics (Kress, 2010), which discuss the concepts of layout and grid, linked to Communication studies and the concept of remix (Manovich, 2005; Navas, 2009) and to Textual Linguistics approach about memes (Cavalcante; Oliveira, 2019; Lima Neto, 2020). Methodologically, we selected two memes, presenting two different types of grids and we analysed them, based on the grid category and the transformation processes they go through. The results show that the repetition of grids and elements of the layouts of the remixed memes suggests conservatism in the production of these texts, but, at the same time, they are valued practices that consolidate the culture of remix, of copy/paste to generate engagement in social networks. despite the producers’ agency being limited by the control and reproduction agency of social media companies.
  • Interacciones discursivas de mediación lectora de profesorado de excelencia de educación primaria en diversas disciplinas: ¿Qué pueden aportar a las prácticas pedagógicas? Artículo

    Cruz, María Constanza Errázuriz; Toro, Omar Davison; Seguel, Andrea Cocio

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las interacciones de mediación lectora en Chile son predominantemente reproductivas y presentan un limitado desafío cognitivo. Es por ello que el objetivo de la presente investigación fue caracterizar las interacciones discursivas de mediación lectora en diversas asignaturas de profesores de excelencia de educación primaria. En relación con la metodología, correspondió a un estudio de casos múltiples cualitativo y los participantes fueron 9 profesores de 6 establecimientos escolares de La Araucanía, Chile, cuyos audios de sus clases (27) grabamos y analizamos según sus ciclos y tipos de interacciones: dialógicas, IRF (Iniciación-Respuesta-Feedback) o IRE (Iniciación-Respuesta-Evaluación). En relación con los resultados, identificamos que existe un predominio de ciclos IRE, pero las interacciones son significativamente más dialógicas en comparación con las evidencias previas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Reading mediation interactions in Chile is predominantly reproductive and present limited cognitive challenge. Therefore, the objective of this research was to characterize the discursive interactions of reading mediation in various subjects of excellent primary education teachers. Regarding the methodology, the design was a descriptive and qualitative multiple-case study. The participants were 9 teachers from 6 educational institutions in La Araucanía, Chile, whose audio of their classes (27) were taped and analyzed according to their cycles and types of interactions: dialogic, IRF (Iniciation-Response-Feedback) or IRE (Iniciation-Response-Evaluation). Concerning the results, we identified a predominance of IRE cycles, but the interactions are significantly more dialogical than the previous evidence.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com