Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DO CORE EM ATLETAS DE ARTES MARCIAIS

RESUMO

Introdução:

Artes marciais compreendem jogos de luta baseados em habilidades cujo treinamento especializado precoce é essencial para o seu desenvolvimento. As técnicas das artes marciais são baseadas nos movimentos corporais requerendo coordenação física, estabilidade corporal e resistência.

Objetivo:

Elaborar um treinamento específico para o core em atletas de artes marciais.

Métodos:

Doze atletas de artes marciais foram selecionados como objetos de pesquisa. Esses atletas foram submetidos ao treino experimental por seis semestres. De acordo com as características de movimento e esforço, este artigo avalia a capacidade dos grupos musculares do core dos atletas. O conteúdo do treinamento experimental incluiu estabilidade, força, explosividade e resistência. A análise dos resultados experimentais efetuou-se com embasamento da literatura científica atual e estatísticas matemáticas.

Resultados:

Em comparação com o teste prévio ao experimento, a força de estabilização dos músculos do núcleo abdominal no treinamento de rotina foi inalterada, sem significância estatística (P>0,05). Após seis semanas de treinamento experimental da força do core, a força da estabilidade do núcleo muscular foi significativamente aumentada (P<0,001).

Conclusão:

A estabilidade do core dos atletas de artes marciais foi aprimorada pela experiência. Seu desempenho positivo deu-se na estabilidade, força, poder explosivo e resistência dos atletas de artes marciais. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Artes Marciais; Atletas; Treinamento de Força; Esportes; Força Muscular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br