Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: avaliar a comunicação na perspectiva dos profissionais de Equipes de Saúde da Família para atendimento a pessoas surdas. Métodos: trata-se estudo transversal que abarcou todas as 39 equipes de Unidades de Saúde da Família da zona urbana e rural. Realizou-se um censo e aplicou-se questionários aos profissionais das Unidades de Saúde da Família (31 médicos, 30 enfermeiros e 27 cirurgiões-dentistas) e quatro farmacêuticos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Resultados: a grande maioria dos profissionais (60,8%) referiu ter ciência da existência da Linguagem Brasileira de Sinais, embora, nenhum dos entrevistados comunicava-se por meio dela. A maioria dos profissionais (68,5%) havia atendido uma pessoa surda em algum momento. Todavia, nenhum dos profissionais fez curso complementar ou obteve alguma formação específica. Conclusão: o aspecto relacional é parte fundamental na construção de projetos terapêuticos singulares. Nesta perspectiva, as barreiras de comunicação enfrentadas por pessoas surdas comprometem o desenvolvimento dos laços que são requeridos na assistência à saúde, os quais podem afetar negativamente o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a adesão ao tratamento requerido.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: to explore the communication of family health team professionals in providing healthcare for deaf people. Methods: this cross-sectional study was comprised of 39 Family Health teams located in urban and rural areas. A census was conducted and some questionnaires were applied to the Family Health Professionals (31 doctors, 30 nurses, 27 dental surgeons and 4 pharmacists) from the Family Health Support Centers. Results: the great majority of the personnel (60.8%) reported being aware of the existence of Brazilian Sign Language, but none of the interviewees had used it to communicate. Most of the Family Health Team personnel (68.5%) had provided care to a deaf person at some time. However, none of them had taken a complementary course or received any specialized training. Conclusion: the relational dimension is fundamental in developing individual therapy plans. From this perspective, the communication barriers that deaf people face can compromise the necessary bonding for healthcare, which may adversely affect early diagnosis, timely treatment, and adherence to required treatment.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: investigar o reconhecimento de fala no silêncio e no ruído de sujeitos com perda auditiva unilateral, sem e com prótese auditiva, e analisar o benefício, autopercepção do desempenho funcional, satisfação e o uso de prótese auditiva nestes sujeitos. Métodos: foram avaliados 11 adultos, com perda auditiva unilateral, do tipo mista ou neurossensorial, de graus leve a severo. O reconhecimento de fala foi avaliado por meio do teste Listas de Sentenças em Português Brasileiro; o desempenho funcional da audição foi avaliado por meio do questionário Speech Spatial and Qualities of Hearing Scale; a satisfação por meio do Satisfaction with Amplification in Daily Life, ambos em português brasileiro; e para avaliação do uso da prótese auditiva foi analisado o relato do paciente. Resultados: a adaptação de prótese auditiva proporcionou benefício no reconhecimento de fala em todas as posições avaliadas, no silêncio e no ruído. Os sujeitos não referiram grandes limitações nas atividades de comunicação com a utilização da prótese auditiva. Demonstraram-se satisfeitos com o uso da amplificação sonora. A maioria dos sujeitos não faz uso efetivo da prótese auditiva. A descontinuidade do uso pode ser justificada pela dificuldade de perceber a restrição de participação causada pela perda auditiva, assim como o benefício da prótese, além da preocupação com os custos com as pilhas e aspectos estéticos. Conclusão: apesar de apresentarem benefício no reconhecimento de fala, no silêncio e no ruído e satisfação com a amplificação sonora, a maioria dos sujeitos com perda auditiva unilateral não faz uso efetivo da prótese auditiva.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: to investigate speech recognition in silence and in noise in subjects with unilateral hearing loss with and without hearing aids, and to analyze the benefit, self-perception of functional performance, satisfaction and the use of hearing aids in these subjects. Methods: eleven adults with unilateral, mixed and sensorineural, mild to severe hearing loss participated in this study. Speech recognition was evaluated by the Brazilian Portuguese sentences lists test; functional performance of the hearing was assessed by using the Speech Spatial and Qualities of Hearing Scale questionnaire; satisfaction was assessed by the Satisfaction with Amplification in Daily Life questionnaire, both in Brazilian Portuguese; and to assess the use of hearing aids, the patient's report was analyzed. Results: the adaptation of hearing aids provided benefits in speech recognition in all positions evaluated, both in silence and in noise. The subjects did not report major limitations in communication activities with the use of hearing aids. They were satisfied with the use of sound amplification. Most of the subjects did not use hearing aids, effectively. The discontinuity of hearing aids use can be justified by the difficulty on perceiving participation’s restriction caused by hearing loss, as well as the benefit of the hearing aid, besides the concern with batteries’ costs and aesthetic aspects. Conclusion: although showing benefits in speech recognition, in silence and in noise, and satisfaction with sound amplification, most subjects with unilateral hearing loss do not effectively use hearing aids.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: conhecer a percepção de alunos de graduação em Fonoaudiologia sobre o atendimento fonoaudiológico na área da surdez. Métodos: pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada com questionário autoaplicável e grupo focal. A amostra constituiu-se por 14 alunos matriculados no curso de graduação em Fonoaudiologia. Resultados: os resultados foram classificados por categorias tais como conhecimento, expectativas, necessidades, vínculo e práticas terapêuticas. Os alunos apresentaram sentimentos de angústia em lidar com as expectativas da família, quanto à oralização da criança e o medo de intervir. Os alunos esperavam que os familiares acreditassem no potencial do filho. Há necessidade de maior prática dos alunos na Língua Brasileira de Sinais. O apoio do familiar é crucial para o bom andamento do acompanhamento terapêutico, pois quando há confiança no aluno, na terapia e na forma de abordagem que é adotada com relação ao caso, coopera para a evolução de todo o processo terapêutico, facilitando o vínculo. Ao acreditar na eficácia da terapia e na possibilidade de resultados, o familiar ou responsável é efetivo quanto à assiduidade do sujeito. Além disso, o vínculo com os familiares e os sujeitos ajuda o aluno a perceber as reais dificuldades do paciente e o que necessita ser aprimorado. Foi apontado que a abordagem bilíngue coopera para o auto reconhecimento da cultura e da identidade surda. Conclusão: a experiência adquirida ao longo do estágio propiciou conhecimento teórico-prático para atuar com a família, reconhecer a importância desta para o sucesso terapêutico e para lidar com as expectativas de ambas as partes.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: to know the perception of undergraduate students in speech-language pathology about speech therapies in the area of deafness. Methods: qualitative research, with data collection accomplished with a questionnaire and a focus group. The sample was accomplished by 14 students enrolled at a speech pathology course. Results: the results were discussed by means of categories: knowledge, expectations, needs, bond and therapeutic practices. The students presented feelings of anguish in dealing with family expectations, especially regarding to the speech work and the fear for intervening caused by inexperience and necessities of the family. It was also evidenced that the students hoped that family members believed in the potential of the child. There is a need for more practice in Brazilian Sign Language. The support of the family members is crucial for a good therapeutical accompaniment, because when they trust on the student, the kind of therapy, and on the adopted approach, he or she cooperates with the evolution of the therapeutical process, facilitating the bond. When the family believes in the effectiveness of the therapy and the possibility of good results, the child does not miss sessions. Moreover, the bond created with the family and the patient helps the student to see the real difficulties of the child and what should be done to be improved. It was pointed out that the bilingual approach cooperates for the self-recognition of deaf culture and identity. Conclusion: on students' perception, the experience gained along the stage provided theoretical-practical knowledge to work with the family, recognizing the importance of this to the therapeutic success and to deal with the expectations of both parties.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: investigar sobre o conhecimento de fonoaudiólogos acerca da fisiologia do exercício na motricidade orofacial. Métodos: 38 fonoaudiólogos atuantes em motricidade orofacial no estado de Sergipe, graduados em instituições do ensino superior do Brasil, responderam a onze perguntas fechadas sobre o tipo de exercício, frequência, tempo de contração muscular, número de série e sinais e sintomas de fadiga muscular. Os resultados foram analisados pelos testes de Kolmogorov-Smirnov e Qui-quadrado (5% de significância). Resultados: a variação dos exercícios quanto ao tempo de contração foi citada pela maioria (89,47%) e o número de séries ao longo da terapia por todos os participantes. Houve acerto em 60,52% sobre os exercícios isométricos e isotônicos, 55,26% sobre a aplicação de exercícios em assimetrias e 47,34% sobre a sequência de exercícios de acordo com o tipo de contração muscular. A maioria orienta a realização de exercícios em casa por mais de três dias na semana (73,69%) e o tempo de intervalo entre série de um minuto a dois foi indicado por 52,63% participantes. Os sinais e sintomas de fadiga muscular na face mais citados foram tremor/fibrilação (78,95%). Conclusão: o conhecimento do grupo de estudo acerca da fisiologia do exercício ainda carece de maiores subsídios técnico-científicos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: to investigate the knowledge of speech therapists about the physiology of exercise in orofacial motricity. Methods: 38 speech therapists working in orofacial motricity in the state of Sergipe, Brazil, graduated from institutions of higher education in Brazil, answered eleven closed questions about the type of exercise, frequency, time of muscle contraction, serial number and signs and symptoms of muscular fatigue. The results were analyzed by the Kolmogorov-Smirnov and Chi-square tests (5% significance). Results: the variation of the exercises regarding the time of contraction was cited by the majority (89.47%) and the serial number throughout therapy by all the participants. There was a 60.52% improvement on the isometric and isotonic exercises, 55.26% on the application of exercises in asymmetries and 47.34% on the sequence of exercises according to the type of muscular contraction. The majority of the participants conducted home exercises for more than three days a week (73.69%), and .63% participants indicated the interval time between one minute and two minutes. The most commonly reported signs and symptoms of muscle fatigue in the face were tremor / fibrillation (78.95%). Conclusion: the knowledge of the study group about the physiology of exercise still lacks greater technical-scientific subsidies.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: avaliar a prevalência de sintomas otológicos e hábitos parafuncionais em pacientes com Disfunção Temporomandibular. Métodos: foram analisados 768 prontuários clínicos de pacientes atendidos em um Centro de Diagnóstico da Articulação Tempormandibular do ano de 2010 a 2016, sendo o critério de inclusão os prontuários preenchidos de forma completa e de pacientes maiores de 18 anos. Foram excluídos 252 prontuários que não estavam preenchidos de maneira completa ou que o paciente tinha idade inferior a 18 anos, identificando uma amostra final de 516 prontuários. Foram anotados a presença ou não dos hábitos parafuncionais e de sintomas otológicos (zumbido, surdez, tontura, sensação de ouvido tampado e desequilíbrio). Resultados: houve diferença estatisticamente significante na prevalência de sintomas otológicos relacionados ao sexo e a presença de hábitos parafuncionais, sendo que a referência de sintomas otológicos foi mais prevalente nas mulheres e naqueles com a presença de pelo menos um hábito parafuncional. Conclusão: foi observada uma relação positiva entre os sintomas otológicos e os hábitos parafuncionais em pacientes com DTM’s.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: to verify the relationship between otological symptoms and parafunctional habits in individuals with temporomandibular joint dysfunction. Methods: evaluations were based on the clinical records of 768 patients treated at a temporomandibular joint diagnostic center from 2010 to 2016. The inclusion criteria were completely filled out charts of adult patients (> 18 years of age) and the final sample comprised 516 clinical records. The presence/absence of parafunctional habits and otological symptoms (tinnitus, hearing impairment, dizziness, the sensation of plugged ears and imbalance) was recorded. Results: statistically significant associations were found between otological symptoms and both sex and the presence of parafunctional habits, as otological symptoms were more prevalent among women and individuals with at least one parafunctional habit. Conclusion: in the present sample, otological symptoms were positively associated with parafunctional habits in individuals with temporomandibular joint dysfunction.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Objetivo: describir la edad en que consideran que deben estar adquiridos los fonemas / l /, / ɾ /, / r /; describir el criterio que utilizan fonoaudiólogos para considerar un fonema adquirido; e indagar sobre los criterios diagnósticos que utilizan estos profesionales. Métodos: se realizó un estudio transversal analítico mediante un cuestionario validado, presentado de manera online, a 151 fonoaudiólogos de la Región Metropolitana de Chile, con preguntas referidas a los objetivos presentados. Resultados: aproximadamente un 30% de los encuestados consideró que el fonema /l/ se adquiría entre 3,6-4,6 años, /ɾ/ entre 4,0-4,11 un 72% y /r/ entre 5,6-5,11 un 40%. El 46,3% considera que un fonema está adquirido cuando se dice siempre y un 30% cuando lo dice más del 50% de las veces. Ante el relato de un caso, los encuestados eligieron tres opciones diagnósticas diferentes Conclusión: se observa que existe una amplia variedad de rango etario en la que los fonoaudiólogos creen que deben adquirirse los fonemas lateral y róticos no encontrándose un consenso. Existe una alta variedad de criterios respecto a cuándo considerar un fonema como adquirido. También existen distintas concepciones sobre cuándo un trastorno se considerará articulatorio o fonológico.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: to describe at which age do speech and language therapists consider the / l /, / ɾ /, / r / phonemes should be acquired; to describe the criteria used by speech and language therapists to consider a phoneme as acquired; and to investigate the diagnostic criteria used by these professionals. Methods: this is an analytical cross-sectional study in which an online questionnaire was completed by 151 speech and language therapists from the Metropolitan region of Chile. The questionnaire included questions regarding the aims of this study. Results: around a 30% of respondents considered the /l/ phoneme to be acquired between 3,6-4,6 years, a 72% agreed on the /ɾ/ phoneme to be acquired from 4,0 to 4,11 and a 40% declared the acquisition of the /r/ phoneme between 5,6-5,11. When determining a phoneme as acquired, a 46.3% of interviewees referred to do it only when it was produced always and a 30% declared to consider as such when produced more than 50% of the times. When exposed to a real case, respondents provided three different diagnostic options. Conclusion: results showed a wide age range in which speech and language therapists consider the lateral and rhotic phonemes to be acquired, showing no consensus. There are diverse criteria to determine when each phoneme is acquired. Similarly, different opinions were evidenced regarding when a disorder would be defined as phonologic or articulatory.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: apresentar uma versão digital do teste de Nomeação Automática Rápida (RAN), construído para ser uma ferramenta auxiliar para detectar precocemente problemas de leitura em crianças. Métodos: o aplicativo foi elaborado visando fornecer recursos, como: a) cadastro de indivíduos; b) segurança da informação com o uso do sistema de autenticação online - cada indivíduo é visualizado apenas por quem o cadastrou e c) histórico de resultados. Para conhecer as impressões de fonoaudiólogos e profissionais da área da educação sobre esta versão digital do teste de RAN, foi realizada uma pesquisa de opinião pública com participantes não identificados por meio do Google Forms. Resultados: o aplicativo conta com reconhecimento automático de fala e permite registro e acesso ao histórico da aplicação, incluindo avaliação estatística de resultados. O aplicativo apresenta uma interface responsiva que se adapta às dimensões do aparelho móvel, com cores suaves, e oferece opções variadas de fontes de texto. As imagens dos objetos desta versão digital foram elaboradas por uma designer, sendo imagens comuns ao universo infantil. Conclusão: o aplicativo apresenta-se como uma ferramenta digital útil, que auxilia profissionais da área da educação infantil a avaliar precocemente crianças com dificuldades na leitura com destaque aos seguintes elementos: imagens exclusivas e adequadas ao universo infantil e a função de armazenamento de resultados dos usuários testados.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: to present a digital version of the Rapid Automatized Naming (RAN) test, designed to be used as an auxiliary tool for early detection of reading problems in children. Methods: the application was designed to provide resources, such as: a) registration; b) information security with the online authentication system - individuals are only seen by the person who registered them and, c) history of the results. In order to know the impressions of speech therapists and professionals of children’s education area about this digital version of RAN test, a public opinion survey was conducted with unidentified participants by Google Forms. Results: the application has an automatic speech recognition and allows registering and accessing the history of the application, including statistical evaluation of the results. The application features a responsive interface that adapts to the dimensions of the mobile device with soft colors, and offers a variety of text font options. The images of the objects of the digital version were elaborated by a designer. Conclusion: the application presents itself as a useful digital tool that assists professionals to evaluate, early, children with reading difficulties, highlighting the following elements: exclusive and appropriate images to children’s universe and the function of storing the results of users tested.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: descrever os resultados obtidos na triagem do sistema estomatognático aplicada em pré-escolares das redes pública e particular de ensino. Métodos: estudo observacional, transversal, que de forma aleatória selecionou quatro pré-escolas da Diretoria Regional de Educação, sendo sorteados dois municípios e eleitas as instituições localizadas no Centro. Após apresentação da proposta aos interessados e o consentimento para sua realização, a triagem foi aplicada, envolvendo as estruturas da face, o tônus, os dentes, a oclusão, a mobilidade, a fala, a respiração, a mastigação e a deglutição, por meio de protocolo testado e padronizado, de forma sintetizada. Os resultados foram submetidos à análise estatística (descritiva e teste Qui-Quadrado), com valor de significância de 5%. Resultados: 218 pré-escolares, entre dois e seis anos, sendo que a maioria dos participantes apresentou normalidade dos aspectos triados, porém, ao serem comparados os resultados entre as instituições, houve diferenças significativas para: simetria facial, a fala, a deglutição (para os alunos das escolas públicas), os aspectos estruturais e o tônus (escolas particulares). Conclusão: os resultados obtidos permitiram o planejamento diferenciado de ações promotoras de saúde e preventivas dos distúrbios miofuncionais orofaciais para pré-escolares de redes institucionais distintas, determinando a importância de levantamentos epidemiológicos em espaços promotores de saúde.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: to describe the results obtained in the stomatognathic system screening applied in preschoolers of the public and private school systems. Methods: a cross-sectional, observational study randomly which selected four preschools linked to the Diretoria Regional de Educação. Two municipalities were drawn, and the educational institutions located in the city Center were selected. After submission of the proposal to the secretaries, managers and family members, the consent was granted for the screening involving face structures, muscle tonus, teeth, occlusion, mobility, speech, breathing, chewing and swallowing, by means of a tested and standardized protocol for evaluation of the stomatognathic system in a synthesized way. The results were submitted to descriptive statistical analysis and the chi-square test, with a significance level of 5%. Results: a total of 218 preschoolers, aged between two and six years old, participated in the study. Most of the participants, regardless of the institution attended, presented normality of the aspects surveyed. However, when comparing preschool children results among the institutions, there were significant differences for facial symmetry, speech, swallowing (for students in public schools), structural aspects and muscle tonus (private schools). Conclusion: the results obtained allowed the differentiated planning of health promotion and preventive actions of orofacial myofunctional disorders for preschoolers of distinct institutional systems, determining the importance of epidemiological surveys in health promotion spaces.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: descrever e analisar os processos fonológicos produzidos na aquisição do onset complexo por crianças com desenvolvimento fonológico típico entre 3;0 e 5;11 de idade, estudantes de uma creche-escola municipal pública de Maceió-AL. Métodos: foram incluídas 31 crianças sem comprometimentos auditivos, motores e(ou cognitivos. Os dados foram coletados por meio da avaliação com o Teste de Linguagem Infantil - ABFW (WERTZNER, 2004) e de fala espontânea. Realizada análise estatística inferencial dos dados com o teste qui-quadrado, considerado alfa significante <0,05, sendo analisados os processos fonológicos na produção do onset complexo. Resultados: constatou-se aquisição tardia desse componente silábico, na faixa etária de 5;0-5;11, para os dois tipos de onsets complexos. Em relação à prevalência dos processos fonológicos, foi observada uma diferença estatisticamente significante entre os diferentes processos, com prevalência do processo fonológico de simplificação para C1V, quando considerados os dois tipos de onset complexo, exceto para a faixa de 5 anos, na qual houve uma prevalência do processo de substituição da líquida. Conclusão: os processos fonológicos mais observados na fala das crianças foram: simplificação para C1V e substituição de líquida. Essas informações contribuem para a seleção do léxico para a avaliação e tratamento em casos de desenvolvimento atípico.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: description and analysis of the phonological processes in the acquisition of complex onset by children with typical phonological development in the age ranges of 3;0 and 5;11. Methods: thirty-one students of a public day-care center in Maceió-AL, having no auditory, cognitive, or motor impairment, participated in this study. The data were collected using the ABFW Child Language Test (WERTZNER, 2004); spontaneous speech was also collected. Inferential statistical analysis of the data was performed, and the phonological processes were analyzed in the production of complex onset. Results: we found evidence for late acquisition of this syllabic component in the age range of 5;0-5;11 for both types of complex onsets. In relation to the prevalence of phonological processes, a statistically significant difference was observed between the different processes, with a prevalence of the simplified phonological process for C1V, when taking the two types of complex onset into consideration; however, the 5-year age group, in which there was a prevalence of liquid substitution, was an exception. Conclusion: the most observed phonological processes in children's speech were: simplification of C1V and liquid substitution. These results will contribute to the selection of the lexicon for evaluation and treatment of cases of atypical development.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: apresentar a história do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, expondo sua organização e caracterizando parte da produção científica publicada em seus anais nos últimos dez anos. Métodos: trata-se de um estudo teórico, descritivo-exploratório, com fonte de dados bibliográfica. A análise foi fundamentada nos dados disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e restrita aos últimos dez anos. Os achados consideraram o ano, a categoria e a área de inscrição do trabalho. A análise estatística utilizou o programa Statistical Package for Social Sciences. Resultados: desde 2006 onze especialidades foram reconhecidas. As áreas disponíveis para submissão de trabalhos sofreram alterações entre 2008 e 2011. No período de 2012 a 2017 foram identificados 7296 participantes e 5166 publicações com progressiva redução em ambos desde 2014. Em 2017, a quantidade de trabalhos foi maior do que a de participantes. As submissões na categoria “tese/dissertação” registraram um aumento de 110%. A área “Voz” teve o maior número de trabalhos do período. Conclusão: o aumento no número de especialistas somado aos avanços tecnológicos podem justificar, parcialmente, a redução no número de participantes; porém, novos remanejamentos se fazem necessários como forma de manter o evento atualizado e atrativo caminhando de encontro às novas tendências da profissão.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: to present the history of the Brazilian Speech Therapy and Audiology Congress, exposing its organization and characterizing part of the scientific production published in its annals in the last ten years. Methods: a theoretical, descriptive-exploratory study, with a bibliographic data source. The analysis was based on data available on the website of the Brazilian Society of Speech Therapy and Audiology, and restricted to the last ten years. The findings considered the year of publication, the publication category and the study area. The statistical analysis applied the Statistical Package for Social Sciences. Results: since 2006 eleven specialties have been recognized. The areas available for submitting papers changed between 2008 and 2011. From 2012 to 2017, 7,296 participants and 5,166 publications were identified. A decrease in both publications and participants is seen since 2014. In 2017, the number of papers was higher than the number of participants. Submissions in the "thesis/dissertation" category increased by 110%. Papers of a specific field related to the human voice presented the highest number of papers in the period. Conclusion: the increase in the number of specialists, added to technological advances, may partially justify a reduction in the number of participants; however, new relocations are necessary as a way to keep the event up to date and attractive, in face of the profession’s new trends.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: identificar o enfoque das publicações científicas na área de motricidade orofacial em indivíduos com fissura labiopalatina, bem como os protocolos validados utilizados na avaliação fonoaudiológica. Métodos: estudo realizado a partir das bases de dados: Medline, Scielo, Lilacs e ferramenta Google Acadêmico, por meio dos descritores: fissura palatina + fenda labial + avaliação + fonoaudiologia + sistema estomatognático + fala + mastigação + respiração + estudos de validação, em português e inglês. Resultados: foram selecionados 572 artigos, no período de 2012 e 2017, que abordassem a avaliação dos aspectos do sistema estomatognático, segundo as categorias: ano de publicação, área temática, casuística, instrumento utilizado para avaliação e tipo de estudo. Dentre esses, 90 artigos atenderam aos critérios de inclusão, mas somente cinco deles utilizaram protocolos validados. Verificou-se que 2014 foi o ano com maiores publicações. Os estudos contemplaram ampla faixa etária, utilizando métodos subjetivos e objetivos, e instrumentos muitas vezes não padronizados. Conclusão: a fala foi tema prevalente e as outras funções orofaciais pouco investigadas, demonstrando que são escassos estudos com outros enfoques.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: to identify the focus of scientific publications in the field of orofacial motricity in individuals with cleft lip and palate, as well as validated protocols used in speech and language evaluation. Methods: a study conducted using the following databases: Medline, SciELO, Lilacs and Google Scholar, through keywords including: cleft palate + cleft lip + evaluation + speech therapy + stomatognathic system + speech + phonation + chewing + swallowing + breathing + validation studies, in Portuguese and English. Results: a total of 572 articles that addressed the evaluation of the stomatognathic system was selected. The articles were published between 2012 and 2017, and examined for year of publication, subject area, focus, instrument used for evaluation, and type of study. Of these, 90 articles met the inclusion criteria, but only 5 used validated protocols. The greatest number of articles was published in 2014. The studies covered broad age groups, using subjective and objective methods, and instruments were often non-standardized. Conclusion: speech was the prevalent theme, while other orofacial functions were poorly investigated, demonstrating that studies with other approaches were lacking.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: verificar o nível de evidência científica da relação entre a tontura e a aprendizagem em crianças. Métodos: a pesquisa foi realizada a partir dos seguintes descritores: “dizziness”, “vertigo”, “child”, “learning”, “spelling”, “learning skills”, “academic skills”, “reading” e seus correspondentes em língua portuguesa entre as bases de dados: PubMed, Scielo, LILACS e PsychINFO. Consideraram-se os seguintes critérios de seleção: ser um estudo observacional que apontasse a relação entre tontura e aprendizagem em crianças, estar entre o período de 2007 a 2017. Desses artigos, foram excluídos os estudos que não permitiam o acesso ao texto completo e com amostras de sujeitos portadores de alterações motoras, auditivas, cognitivas. Resultados: a busca resultou em 315 artigos. Após as etapas de seleção, três dos artigos atenderam aos critérios de elegibilidade estabelecidos. Esses foram classificados com scores entre 2 e 3 de acordo com a Escala de Newcastle-Ottawa Modificada e como IIb segundo os níveis de evidências e indicadores de qualidade empregados pela American Speech-Language Hearing Association. Conclusão: verificou-se um baixo nível de evidência científica acerca da relação entre tontura e aprendizagem em crianças. Destaca-se a importância de metodologias bem definidas para a compreensão desta relação, propiciando o melhor delineamento preventivo, avaliativo e interventivo.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: this study aims to verify the level of scientific evidence on the relationship between dizziness and academic achievement in childhood. Methods: the study was performed using the following search terms: dizziness, vertigo, child, learning, spelling, learning skills, academic skills, reading, and their correspondents in Portuguese in the following databases: PubMed, Scielo, LILACS and PsycINFO. Observational studies that examined the relationship between dizziness and academic achievement in childhood, published between 2007 and 2017, were included. Articles that did not allow access to the full text, and studies based on samples with motor, hearing, and cognitive disorders were excluded. Results: we initially found 315 articles and three met the established inclusion and exclusion criteria. These were scored according to the Newcastle-Ottawa Modified Scale with scores between 2 and 3 and as IIb according to the American Speech-Language Hearing Association levels of evidence and quality indicators. Conclusion: the results of this integrative review showed a low level of scientific evidence on the relationship between dizziness and academic achievement in childhood. It is important to emphasize the importance of improving study design to better understand their relationship, to allow provision of the best preventive, assessment, and intervention methods.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Purpose: to investigate the use of softwares for emotion recognition in children and teenagers with Autism Spectrum Disorders (ASD). Methods: an integrative review of the literature with scientific papers published from 2012 to 2017 indexed in Periódico Capes, Science Direct, and PudMed; combined descriptors: autism AND emotion AND software; autism AND emotion recognition AND software. Inclusion criterion was the use of software related to emotion recognition in children and teenagers with ASD, up to 18 years old. Review papers and those using robots were excluded. Results: ten international papers were reviewed. The most used emotional expressions were “happiness”, “fear”, “anger”, “disgust”, “sadness”, and “surprise”. Ten software programs were described: Emotion Recognition Task (1), Cambridge Mindreading Face-Voice Battery for Children (3), Mind Reading (2), Mood Maker (1), Virtual-Reality Emotion Sensitivity Test (1), FaceSay (1), Penn Emotion Recognition (1), FaceMaze Game (1), Computer Emotion Recognition Toolbox (CERT) (1), and Emotiplay (1). Conclusion: studies with software programs focused on ASD intervention allow future research efforts in the diagnosis and intervention of this disorder.