ATACADO - A preocupação do setor está no desenvolvimento da economia e no fortalecimento das parcerias. O desenvolvimento econômico está ligado à geração de lucros. O fortalecimento de parcerias pode ser compreendido como priorização do relacionamento com os parceiros, visando atender os acionistas, permitindo o crescimento. A consolidação da marca enseja a sobrevivência do mercado. |
AUTOINDÚSTRIA - O resultado dos acionistas é o que garante e assegura o crescimento lucrativo. Garantir e assegurar refere-se à ideia de obter a lucratividade e mantê-la num nível aceitável, diferentemente da ideia de Delmar et al. (2013Delmar, F., McKelvie, A., & Wennberg, K. (2013). Untangling the relationships among growth, profitability and survival in new firms. Technovation, 33(8-9), 276-291.), de que a lucratividade leva à sobrevivência, ao crescimento e à lucratividade; nesse caso, a lucratividade na forma de resultados aos acionistas leva ao crescimento. A inversão dessa lógica pode, talvez, sinalizar um comportamento de ganância, tal como menciona Demsetz (1997Demsetz, H. (1997). Profit maximization and rational behavior. The Economics of the Firm: Seven Critical Commentarities. Cambridge University.), por não priorizar a sobrevivência e o crescimento no discurso ante a lucratividade. A lucratividade é um conceito central do componente, mas somente em relação ao crescimento, pois a sobrevivência não é mencionada. |
BENS DE CONSUMO - O setor menciona a geração de valor e rentabilidade aos acionistas enquanto agrega aos parceiros. A lucratividade está objetiva e exposta. E menciona a “criação de laços duradouros”, que é uma preocupação com o crescimento. A sobrevivência empresarial não é mencionada claramente. |
ELETROELETRÔNICO - A ênfase desse discurso ficou na “asseguração do crescimento lucrativo”. A expressão “crescimento lucrativo” sintetiza os elementos no componente. O discurso não detalha isso e não menciona a sobrevivência. A aplicação do termo “assegurar” talvez sinalize que o setor já alcançou níveis desejáveis de lucratividade e que seus esforços estão voltados para a manutenção desses níveis. |
ENERGIA - O setor de energia é mais específico ao retratar o componente, pois menciona a criação de rentabilidade e de crescimento por meio de parcerias e especifica os meios para isso. O discurso deixa implícita a possibilidade de existir “resultados não rentáveis”. O setor declara que os resultados rentáveis são alcançados durante a busca da excelência. A sobrevivência empresarial nesse setor pode estar associada a essa busca. |
FARMACÊUTICO - A capacidade de gerar e fornecer valor (lucratividade) é realçada. O valor gerado é compartilhado com os acionistas. Há ênfase no compartilhamento que leva a uma “operação rentável”. O compartilhamento de valor é indicativo de crescimento, o qual leva à lucratividade. |
INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO - O termo “lucro” é enfaticamente utilizado. Os termos “perenidade” e “saúde financeira” rementem ao caráter de crescimento e sobrevivência. |
INDÚSTRIA DIGITAL - Busca-se a maximização do valor criado, a qual pode ser entendida como a maximização de lucros para os acionistas, investidores e parceiros. Esse discurso expande os limites da lucratividade para os parceiros, pensando na cadeia de suprimentos. O “ecossistema de parcerias” pode indicar que o crescimento e/ou a sobrevivência das empresas do setor depende disso. |
INFRAESTRUTURA - A “satisfação dos acionistas” é enfatizada. A “geração de valor às partes interessadas” refere-se à criação de valor aos acionistas, especificamente com foco nessa rentabilidade. O cumprimento do papel econômico pode gerar o entendimento de que atender o acionista é cumprir o papel econômico. |
MINERAÇÃO - O ouro tem o foco das empresas no processo de “criação de valor aos parceiros sociais”. O termo “sociais” evidencia o reconhecimento dos relacionamentos para o crescimento. A expressão “retorno adequado” indica o tipo de retorno almejado pelas empresas do setor, deixando implícito a possível existência de “retorno inadequado”. O discurso pode levar à ideia de que as empresas forneceram, no passado, um retorno não esperado aos acionistas. A sobrevivência não é mencionada aparentemente. |
PAPEL E CELULOSE - A construção de confiança, como componente, realça o discurso desse setor. As relações de confiança com os acionistas podem indicar sobrevivência e as relações de confiança com os parceiros pode indicar crescimento no mercado. Nenhuma menção específica à rentabilidade ou lucratividade é feita, embora a construção de confiança com “os acionistas e parceiros” possa ocasionar a rentabilidade. |
PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA - O setor visa promover relacionamento de longo prazo no mercado ao pensar no crescimento e na sobrevivência. Ele deixa claro que deseja a geração de lucro, renda e resultados econômicos, mas complementa ao mencionar um componente filosófico de querer gerar “bem-estar” aos associados ou beneficiados (acionistas) pelo lucro gerado. |
QUÍMICA E PETROQUÍMICA - É claro o ensejo de alcance e manutenção da lucratividade. O termo “acima da média” pode indicar que a evolução da lucratividade é acompanhada atentamente. O setor deseja o crescimento e os parceiros comerciais são beneficiários desse crescimento. A sobrevivência da empresa é declarada pelo “fortalecimento da capacidade de lucrar” e da representatividade da marca no mercado. |
SERVIÇOS DE SAÚDE - Não são mencionadas a lucratividade e a sobrevivência, mas o crescimento é destacado por ser pautado no desenvolvimento e melhoria dos aspectos empresariais e comparatistas. |
SERVIÇOS - A “contribuição para o sucesso do negócio” e a necessidade de ser “rentável aos acionistas” são pilares do componente para o setor. O “sucesso do negócio” pode indicar crescimento efetivo no mercado, enquanto “rentável” pode representar o ensejo de obtenção de lucros de modo que atenda os acionistas. |
SIDERURGIA E METALURGIA - Menciona-se a “contribuição para o sucesso do negócio”. Ao destacar o relacionamento duradouro, rentável e replicável, demonstra-se a proximidade entre os conceitos de crescimento, lucratividade e sobrevivência. |
TELECOMUNICAÇÕES - O discurso desse setor é altamente enxuto e rápido. Gerar valor aos acionistas é o ensejo do setor, remetendo à lucratividade, sem expressar aspectos de sobrevivência e crescimento. |
TÊXTEIS - A “geração de retorno” é remetida à empresa e aos parceiros, valorizando a cadeia de suprimentos e o crescimento e dependência da criação de valor. Isso mitiga o crescimento. A “geração de retorno” e a “criação de valor” podem ser expressões semelhantes. Se forem, há uma ordem de prioridades para a geração de valor: acionistas, empresas e parceiros. A sobrevivência não é claramente mencionada. |
TRANSPORTE - A rentabilidade está associada aos interesses dos acionistas. Não há menção explicita aos conceitos de sobrevivência e crescimento. |
VAREJO - Os conceitos crescimento e sobrevivência têm destaques pela ênfase à “força da marca”, ao “relacionamento duradouro”, ao “crescimento permanente” e à “perenidade”. A geração de valor não se limita aos acionistas, mas é expandida a todos. A preocupação maior é com a expansão dos negócios para obtenção de sustentação financeira. A lucratividade é exposta nos termos “valor” e “financeira”. |