Acessibilidade / Reportar erro

Perfil sócio-demográfico e físico-funcional de pacientes com lombalgia atendidos em Manaus/AM

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A lombalgia é uma condição patológica comum no meio social, principalmente nas sociedades industrializadas, constituindo uma frequente causa de morbidade e de incapacidade, sendo sobrepujada apenas pela cefaleia na escala dos distúrbios dolorosos que afetam as pessoas. O objetivo deste estudo foi traçar o perfil sócio-demográfico e físico-funcional dos pacientes portadores de lombalgia aguda, subaguda e crônica de origem específica e inespecífica, atendidos em uma instituição privada de fisioterapia na cidade de Manaus/AM.

MÉTODOS:

Estudo retrospectivo e descritivo com abordagem quantitativa. Foram avaliados 151 prontuários, dos quais 2 foram excluídos por serem menores de 18 anos, gerando um banco de dados de 149 participantes. A apresentação dos resultados ocorreu pela estatística descritiva através das medidas de tendência central e de variabilidade, bem como pela distribuição absoluta e relativa.

RESULTADOS:

A prevalência da lombalgia foi de 17,3%, acometendo principalmente o gênero masculino (55%) e trabalhadores da área de produção industrial (25,2%) com média de idade de 40,7±13,2 anos. Há presença de doenças associadas em 51,6% (n=33). Submetidos ao exame de palpação, 77,6% (n=85) relataram dor. Foram classificados com sobrepeso, segundo o cálculo do índice de massa corporal 57,1% (n=28) dos pacientes; 90,0% (n=45) tinham padrão postural alterado, 82,5% (n=80) amplitude de movimento relacionada à coluna lombar diminuída e 55,3% (n=26) tinham força muscular relacionada à coluna lombar diminuída.

CONCLUSÃO:

O perfil sócio-demográfico foi caracterizado por pacientes do gênero masculino, a partir da terceira década de vida e trabalhadores da área de produção industrial. O perfil físico-funcional caracterizou-se por pacientes com sobrepeso, alterações posturais, dor ao exame de palpação e amplitude articular da região lombar diminuída.

Descritores:
Dor lombar; Pacientes; Setor privado

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br