Accessibility / Report Error

Adesão às precauções padrão em hospitais universitários na pandemia de COVID-19: estudo misto* * Extraído da tese “Adesão às precauções padrão e infecção por SARS-COV-2 em profissionais da saúde de hospitais universitários durante a pandemia de COVID-19”, Universidade Federal de Santa Maria, 2022.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a adesão às precauções padrão por profissionais da saúde e os fatores associados durante a pandemia de COVID-19 em hospitais universitários brasileiros.

Método:

Estudo multicêntrico, de abordagem mista, com estratégia incorporada concomitante e amostra de 559 profissionais da saúde e 53 gestores de cinco hospitais universitários do Sul do Brasil. Coleta de dados realizada de setembro de 2020 a outubro de 2021, online, com o Instrumento de Variáveis Relativas às Precauções Padrão, variáveis sociodemográficas e relacionadas à pandemia. Realizada análise estatística descritiva e inferencial (teste de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e análise de conteúdo.

Resultados:

Alto nível de adesão às precauções padrão, com associação significativa para ter filhos (p = 0,014); área COVID (p < 0,001), treinamento sobre biossegurança (p = 0,018) e distanciamento social (p < 0,001). Depoimentos demonstraram percepção de risco elevada e busca pela utilização de equipamentos de proteção e por conhecimentos relacionados à biossegurança.

Conclusão:

Alta adesão às precauções padrão, associada a ter filhos, trabalhar em unidades de atendimento à COVID-19, receber orientações/capacitação sobre biossegurança na instituição e realizar distanciamento social.

DESCRITORES
Saúde do Trabalhador; Pessoal de Saúde; Equipamento de Proteção Individual; Princípio da Precaução; COVID-19

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br