Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de estresse em estudantes do último ano da graduação em enfermagem

Resumo

Objetivo:

Identificar os fatores de estresse do ambiente universitário e as repercussões na qualidade de sono e de vida de estudantes do último ano da graduação em Enfermagem.

Método:

Estudo transversal, comparativo, quantitativo, realizado com estudantes do último ano da graduação em Enfermagem de uma instituição particular no sul de Minas Gerais. Aplicaram-se, para a coleta de dados, a Escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, o questionário de qualidade de vida WHOQOL-bref e o questionário de caracterização sociodemográfica. Para a análise dos dados, foram realizados testes de associação, comparação e de coeficiente de correlação e estatística descritiva.

Resultados:

A amostra foi de 55 participantes. Houve correlação forte entre o Gerenciamento do Tempo do estresse com o sono e os domínios físico, psicológico e de ambiente da qualidade de vida, além da associação significante para insônia e algumas variáveis sociodemográficas.

Conclusão:

Fatores de estresse associaram-se ao sono de má qualidade e a alterações da qualidade de vida. O Gerenciamento de Tempo foi o fator de maior potencialidade para o estresse. O nono semestre teve maior exposição aos fatores de estresse, pior qualidade de sono e de vida.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Estresse Psicológico; Sono; Qualidade de Vida

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br