Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre um dispositivo de análise da prática profissional e sua possível utilização na enfermagem

RESUMO

Na enfermagem, para que o trabalho não se torne mecanicista, a equipe necessita desenvolver um olhar crítico sobre seu saber, seu saber-fazer e seu saber-ser. A formação de profissionais da enfermagem, pensada a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, motivou este estudo, que se pautou no referencial teórico e na experiência das autoras com a utilização do dispositivo de análise da prática profissional Groupe Entraînement de Analyse de Situations Éducatives. Esse dispositivo visa, em grupo, analisar situações profissionais com a presença de um facilitador. O objetivo é analisar as contribuições do Groupe Entraînement de Analyse de Situations Éducatives para a formação de profissionais reflexivos na enfermagem. As etapas, regras de funcionamento e o papel dos participantes são explicitados, a fim de promover um ambiente seguro para todos, permitindo aos membros do grupo a elaboração de hipóteses para compreender a situação e desenvolver competências de análise e reflexão. Conclui-se que o referido dispositivo oferece a oportunidade de abrir um espaço para o pensamento reflexivo, respeitando os diferentes papéis e tempos destinados à fala de cada participante, construindo a sua identidade profissional.

DESCRITORES:
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Educação Continuada em Enfermagem; Prática Profissional

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br