Acessibilidade / Reportar erro

Aplicativos móveis de autogerenciamento da dor lombar: revisão sistemática em plataformas digitais* * Extraído da tese “Aplicativo móvel de autocuidado para profissionais da saúde com dor lombar crônica inespecífica – desenvolvimento e validação”, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2024.

RESUMO

Objetivo:

Identificar e analisar os recursos e a qualidade do suporte de autogerenciamento dos aplicativos móveis disponíveis no Brasil para dor lombar crônica em adultos.

Método:

Revisão sistemática nas plataformas digitais Apple Store® e Google Play®. Utilizaram-se a escala Self-Management Support Assessment Tool para avaliar o suporte ao autogerenciamento e a escala Institute for Healthcare Informatics Functionality Score para avaliar a funcionalidade.

Resultados:

Foram selecionados 17 aplicativos, que incluíram cerca de sete habilidades de autogerenciamento. Os aplicativos que atendiam à maioria das habilidades de suporte ao autogerenciamento foram Pathways, Branch, Pancea, Pain Navigator e Curable. Os aplicativos Curable, Branch e MoovButh apresentaram as maiores pontuações, com dez funcionalidades na escala de funcionalidade.

Conclusão:

Alguns aplicativos têm potencial para complementar o tratamento presencial em termos de validade, aceitabilidade e utilidade clínica no manejo da dor. No entanto, barreiras como falta de parceria entre profissionais de saúde e pacientes, conteúdo limitado baseado em evidências, apoio social, relevância cultural, custo, idioma, segurança e privacidade podem limitar o seu uso sustentado. Registro PROSPERO: CRD42022382686.

DESCRITORES
Dor Lombar; Aplicativos Móveis; Smartphone; Autogestão; Autocuidado

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br