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Interesses eleitorais e flutuações de preços em mercados regulados* * Agradeço aos professores Pablo Spillere, Werner Baer, aos colegas Francisco Cribari-Neto e Sandra Ospina e a dois pareceristas anônimos desta Revista os valiosos comentários. Os equívocos remanescentes são de minha responsabilidade.

Electoral interests and price fluctuation in regulated markets

RESUMO

Este artigo baseia-se na teoria da regulação desenvolvida por Stigler e Peltzman. Segundo esses autores, um regulador escolhe sua estratégia buscando maximizar o apoio político dos consumidores e produtores, vendo o bem-estar e a eficiência como questões secundárias. Este processo determina um preço regulado que se encontra entre os níveis competitivo e monopolístico. Nosso artigo desenvolve uma versão modificada do modelo de Peltzman, considerando a ideia de que o comportamento do regulador pode mudar com a proximidade das eleições. O acréscimo de uma dimensão de tempo ao problema e suas implicações para os consumidores, produtores e o comportamento do regulador sugere que a estratégia ótima agora implica em um ciclo de preços nas indústrias reguladas. O regulador tem incentivos para impor preços mais altos quando as eleições estão relativamente longe e preços (reais) mais baixos em períodos que precedem imediatamente uma eleição importante. Mostramos que o mercado brasileiro de gasolina entre 1969-1984 corrobora nossos resultados.

PALAVRAS-CHAVE:
Economia política; ciclo político; eleição; combustíveis; inflação

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