Resumo:
Existem fatores que interferem na atuação docente relacionados a questões ligadas aos sexos, mas faltam estudos no contexto de Programas de Pós-Graduação em Turismo (PPGTurs). O objetivo deste artigo é compreender como a inserção feminina de docentes de turismo acontece no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). A pesquisa é quantitativa, baseada em dados secundários e análises estatísticas utilizando o software SPSS. Os resultados apontam equilíbrio entre o número de docentes dos dois sexos atuando em programas de pós-graduação em turismo. Os cargos de coordenação e vice coordenação dos PPGTurs têm maioria masculina (60%), assim como em cargos de diretoria da Anptur (62%). Há diferenças na média de citação de mulheres, que é inferior à citação de homens em todos os índices existentes na plataforma Google Scholar. Sobre a autoria de trabalhos publicados em anais da Anptur entre 2005 e 2019, tem-se que há maioria de autoras do sexo feminino (60%). Sobre a premiação, há um número equilibrado de prêmios concedidos aos dois sexos. O estudo contribui ao apresentar um recorte sobre a atuação docente em programas de pós-graduação em turismo, colaborando para o entendimento da representatividade e influência feminina na área.
Palavras-chave:
representatividade feminina; docentes; igualdade de gênero; programas de pós-graduação em turismo