Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização dos tutores de ensino-aprendizagem em serviços públicos de saúde e temas de interesse para atuação

RESUMO

Objetivo:

Descrever o perfil de tutores de ensino-aprendizagem em serviços públicos de saúde e investigar quais são os temas de maior interesse em espaços de desenvolvimento desses atores.

Método:

Estudo transversal. Elegíveis tutores da Planificação da Atenção à Saúde. Coleta de dados por questionário eletrônico composto por questões fechadas sobre características sociodemográficas, formação e atuação. Teste Qui-quadrado utilizado para comparar proporções segundo tipologias de tutor.

Resultados:

Considerados 614 tutores, que atuavam nas cinco regiões geográficas brasileiras, sendo a maioria na Atenção Primária (82%), seguido por atuação estadual/regional (13%) e na Atenção Ambulatorial Especializada (5%). A maioria referiu ser mulher, de cor da pele parda, da área de enfermagem, atuação como tutor há menos de 1 ano, e sem experiência prévia em preceptoria ou similar. Temas considerados mais importantes destacam-se Redes de Atenção à Saúde, estratificação de risco de condições crônicas e funções da Atenção Ambulatorial Especializada.

Conclusão:

Identificou-se a predominância de algumas características entre tutores, com diferenças entre as tipologias de atuação. Os achados podem apoiar gestores no processo de seleção e desenvolvimento de tutores na Planificação.

DESCRITORES
Tutoria; Serviços Públicos de Saúde; Educação Continuada; Planejamento

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br