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Revista da Escola de Enfermagem da USP, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 1990
  • SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UM DESAFIO AS ESCOLAS DE ENFERMAGEM Editorial

    Castellanos, Brigitta Elza P.; Shima, Hisako
  • AUDITORIA EM ENFERMAGEM: IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Artigos Originais

    Silva, Sandra Honorato da; Ortiz, Diley Cardoso Franco; Shimizu, Helena Eri; Toth, Márcia

    Resumo em Português:

    O trabalho relata a experiência do Departamento de Assistência de Enfermagem do Hospital Universitário da USP, da implantação e desenvolvimento do processo de auditoria retrospectiva para avaliação de suas atividades, como instrumento de controle e manutenção da qualidade da assistência de enfermagem prestada à comunidade. Descreve as várias etapas, instrumentos e relatórios utilizados, assim como o emprego dos resultados da auditoria para revisão dos programas assistenciais e educacionais desenvolvidos peto Departamento.

    Resumo em Inglês:

    The study reports an experience carried aut by the Departamento de Assistência de Enfermagem do Hospital Universitário da USP, the implantation and development of the retrospective auditory process for the evaluation of their activities as an instrument for control and maintenance of the quality of nursing care given the community. It describes the various steps, instruments and reports used, as well as the use of the auditory's findings for reviewing the assistential and educational programs deve~ loped by the department.
  • PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO CIENTIFICA DE ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS Artigos Originais

    Boemer, Magali Roseira; Santos, Branca Maria de Oliveira; Aguillar, Olga Maimoni; Stopa, Maria José Rossato

    Resumo em Português:

    O trabalho pretende relatar a experiência de cursos de extensão universitária sobre metodologias de pesquisa, destinados a enfermeiros assistenciais de pesquisa, destinados a enfermeiros assistenciais com a finalidade de fornecer-lhes alguma fundamentação a respeito do tema. Esses cursos ministrados em 1984, 1986 e 1988 pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP foram propostos frente à postura de sua coordenação de que é precisa estimular a produção científica dos enfermeiros assistenciais; assim, os cursos tinham como proposta básica promover este estímulo. Para tanto procurou-se, ao lado de conteúdo sobre as diversas metodologias, associar discussão de trabalhos de pesquisa em enfermagem que se mostrassem relevantes para a prática. Decorrido algum tempo da realização desses cursos, pretendeu-se resgatar dos enfermeiros egressos dos mesmos, algumas informações que pudessem nortear o direcionamento de cursos futuros assim como avaliar a contribuição que os mesmos tenham dado no sentido de estimular a produção científica dos enfermeiros assistenciais.

    Resumo em Inglês:

    We report our experience with University extension courses on research methodology offered to nurse practitioners in order to provide them with some fundaments about the topic. These courses, which were given in 1984, 1986 and 1988 by the Nursing School of Ribeirão Preto - USP, were proposed by the coordinators who felt it is necessary to stimulate the scientific production of nurse practitioners; thus, the basic proposal of the courses was to promote this stimulation, thus, in addition to presenting the content of different research methodologies, the courses discussed nursing research that appeared ta be relevant for practice. Some time after the courses were given, the nurses who had taken them were approached in ordem to obtain information to be used for the elaboration of future courses and to evaluate the contribution made by the initial courses in terms of stimulaiton of research by nurse practitioners.
  • SAÚDE E EDUCAÇÃO ENQUANTO PRÁTICAS SOCIAIS Artigos Originais

    Ide, Cilene Aparecida Costardi; Chaves, Eliane Corrêa

    Resumo em Português:

    Este estudo busca caracterizar a trajetória histórica da institucionalização das práticas de saúde e educação sob a ótica da sua articulação ao processo de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This paper tries to define the historical trajectory of the institutionalization of the health and of the education practice and its articulation with the work process.
  • POR QUE OS ENFERMEIROS DEIXAM O EMPREGO: ESTUDO NUM HOSPITAL-ESCOLA * Artigos Originais

    Anselmi, Maria Luiza

    Resumo em Português:

    O presente trabalho, de caráter retrospectivo, identifica e analisa os motivos pelos quais os enfermeiros desligaram-se de seu emprego em um Hospital-Escola. O período do estudo compreende 7 anos, entre 1979 e 1985.

    Resumo em Inglês:

    The present retrospective study identifies and analyses the reasons for nurses resignation of the job in an University Hospital from 1979 to 1985.
  • AVALIAÇÃO DO USO DE UMA "ESPÁTULA PUPILÔMETRO" (E.P.) Artigos Originais

    Sousa, Regina Mareia Cardoso de; Koizumi, María Sumie

    Resumo em Português:

    Estudo avaliativo do uso de um instrumento para verificar diâmetro pupilar, o qual foi elaborado com uma escala de 9 circuios pretos, progressivamente maiores, com diâmetro mínimo de 1 mm e máximo de 9mm, adaptada à uma espátula de madeira.

    Resumo em Inglês:

    Evaluating study of the use of an advice for crecking the pupillary diameter, which was up of a 9 black printed circles, progressively larger, with a minimun diameter of 1 mm and a maximun of 9 mm, affixed to a wooden tongue depressor.
  • DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DE PACIENTES INTERNADOS POR CARDIOPATIA CHAGÁSICA CRÔNICA * Artigos Originais

    Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da; Arcuri, Edna Apparecida Moura

    Resumo em Português:

    A realização de entrevista e exame físico de 30 pacientes internados por manifestações de cardiopatia chagásica crônica, utilizando a abordagem de padrões funcionais de saúde, forneceu dados para a formulação dos diagnósticos de enfermagem desses pacientes.

    Resumo em Inglês:

    The undertaking of an interview and physical examination in 30 in-hospital chagasic chronic cardiopatic patients, taking in account the health functional patterns approach, led us to data for the making up the nursing diagnoses of these patients.
  • AUTO EXAME DE MAMA: IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, ATITUDES, HABILIDADES E PRÁTICAS (CAHP) REQUERIDOS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS EDUCATIVAS* Artigos Originais

    Laganá, Maria Teresa Cicero; Dulce M.R., Gualda; Hashimoto, Martha R.H.; Imanichi, Rose M.

    Resumo em Português:

    As autoras utilizaram o modelo Precede de Educação em Saúde e fazem os diagnósticos social, epidemiológico, educacional e comportamental do câncer de mama. Subsidiam uma proposta de educação em Saúde Pública acerca do auto-exame mensal das mamas das mulheres da Unidade Básica de Saúde de Vargem Grande Paulista.
  • INTERAÇÃO VERBAL ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM E O PACIENTE AIDÉTICO * Artigos Originais

    Gir, Elucir; Moriya, Tokico Murakawa

    Resumo em Português:

    Neste estudo foram analisados 3.336 comportamentos verbais ocorridos entre 17 elementos da equipe de enfermagem e 3 pacientes aidéticos. Determinaram-se o padrão e áreas prioritárias de comportamentos verbais, segundo o sistema SAVI, bem como a quantidade de informação transmitida. Os resultados mostraram que os comportamentos verbais variaram de relativa ambigüidade quanto à clareza das mensagens até mensagens limpas e não-contraditórias. A tendência das interações ocorridas foi de se distanciarem da estereotipia.

    Resumo em Inglês:

    3,336 verbal behaviors between 3 AIDS patients and a nursing team were analized. The pattern and priority areas of verbal behaviors which occur, according to the SAVI system, as well as the amount of information transmitted were determined. The results showed that the verbal behaviors ranged from relative ambiguity in terms of message clarity to clean and non-contradictory messages. The interaction tended to move away from stereotypy.
  • FICHA PARA O ACOMPANHAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PARTURIENTE: PROPOSTA DE UM MODELO Nota Prévia

    Oliveira, Sania Maria Junqueira V. de

    Resumo em Português:

    A experiência nos mostra que entre o serviço de pré-natal, o centro obstétrico e a unidade de puerperio há pouco intercambio de informações, principalmente quanto às condições e necessidade da mulher. A falta destas informações dificulta o planejamento e a implementação dos cuidados de enfermagem durante o parto e o puerperio. Além disto, a assistência de enfermagem prestada é fragmentada, isto é, em cada unidade hospitalar, a mulher será assistida por elementos diferentes da equipe de enfermagem. O conhecimento sobre a evolução e as condições do trabalho de parto facilitaria em muito a prestação de assistência individualizada e de continuidade à puérpera, por parte da enfermeira. Nosso estudo envolve um sistema de comunicação do pessoal das unidades de pré-parto e sala de parto com o pessoal da unidade de puerperio, acerca dos problemas e necessidades da parturiente. Assim, propomos uma ficha para o acompanhamento da mulher durante o trabalho de parto e o parto que será avaliada por peritos em enfermagem obstétrica, quanto à forma, conteúdo e aplicabilidade.

    Resumo em Inglês:

    The obstetrical nursing practice has shown a insufficient exchange of information among prenatal care service and delivery room and postnatal unities, mainly related to women needs and condition. The lack of this information makes difficult planning and implementing nursing care during labor, delivery and postpartum period. Moreover, nursing care given is fragmented so that in every Maternity Unit the woman is assisted by a different element of the nursing team. The knowledge of. the evolution and the condition of labor and delivery by the postnatal ward nurse will make possible an individualized and continuous nursing care. Our study .involves a study on a systematic communication among the members of the various services and unities related to problems and needs of the women. We propose a tool for the follow-up of women during labor delivery which will be evaluated by obstetrical nurses regarding its form, content and applicability.
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