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Indicadores de qualidade para o processamento de produtos para saúde: estudo de método misto* * Artigo extraído da tese de doutorado “Indicadores de avaliação e planejamento apreciativo: um caminho para a qualidade e inovação no processamento de produtos para a saúde”, apresentada à Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Objetivo:

analisar o uso de indicadores de avaliação da qualidade e suas implementações para melhoria da qualidade do processamento de produtos para saúde.

Método:

estudo misto, com abordagem de casos múltiplos utilizando indicadores de estrutura, processo e resultado e a construção de um planejamento utilizando a investigação apreciativa, realizado em quatro centros de material e esterilização de unidades hospitalares.

Resultados:

os indicadores para a etapa da limpeza apresentaram 47,8% de conformidade para estrutura, 59,0% para processo e 71,8% de produtos estavam limpos. Na etapa operacional do preparo, 50,0% dos indicadores de resultados estiveram em conformidade para estrutura e 66,7%, para processo. Na etapa de esterilização, armazenamento e distribuição, obtiveram-se 43,5% de conformidade para estrutura, 55,7% para processo e 78,6% para conservação das embalagens. O planejamento apreciativo propôs melhorias para a estrutura física, revisão de processos e protocolos, promoção e valorização do trabalho, fortalecimento do ensino sobre processamento e a gerência do serviço, destacando o protagonismo do grupo e da liderança.

Conclusão:

o uso dos indicadores foi positivo na materialização da realidade, porém verificou-se que as melhorias propostas se relacionam às pessoas. A visão afirmativa e construtiva da investigação apreciativa apresentou-se como caminho para mudanças e melhorias da qualidade.

Descritores:
Dispositivos Médicos; Qualidade em Serviços de Saúde; Indicadores de Qualidade; Unidades Hospitalares; Equipamentos e Suprimentos Hospitalares; Departamentos Hospitalares


Destaques:

(1) Planejamento apreciativo é um recurso para alavancar mudanças e melhorias no serviço.

(2) A abordagem de método misto apresenta uma análise mais completa do problema.

(3) Compreender a visão da equipe sobre os processos é o primeiro passo para as boas práticas.

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