Acessibilidade / Reportar erro

Etnografia da linguagem no contexto sociolinguisticamente complexo de uma comunidade no Oeste do Paraná: de volta para o futuro de uma Linguística Aplicada interseccional

Linguistic ethnography in the sociolinguistically complex context of a Western Paraná community: backward into the future of some intersectional applied linguistics

RESUMO

Apresentamos nossa trajetória de reflexão paulatinamente mais interseccional sobre um contexto sociolinguisticamente complexo que estudamos há algum tempo, tendo Marilda Cavalcanti como interlocutora. Retomando Jung (1997Jung, N. M. (1997). Eventos de letramento em uma escola multisseriada de uma comunidade rural bilíngue (alemão/português) [Dissertação de mestrado inédita]. Universidade Estadual de Campinas. , 2003Jung, N. M. (2003). Identidades sociais na escola: gênero, etnicidade, língua e as práticas de letramento em uma comunidade rural multilíngue [Tese de doutorado inédita]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.) e Jung e Garcez (2007Jung, N. M. & Garcez, P. M. (2007). Além do repertório linguístico: aspectos simbólicos diversos na construção da identidade étnico-linguística alemã na escola de comunidade rural multilíngue. In M. C. Cavalcanti e S. Bortoni-Ricardo (Orgs.), Transculturalidade, Linguagem e Educação (pp. 97-122). Mercado de Letras.) sobre as práticas de letramento em uma comunidade escolar do Oeste do Paraná, relatamos como as inteligibilidades que desenvolvemos se expandiram para uma mirada mais interseccional. No enquadre de nossa reflexão recente sobre linguagem e economia política (Garcez & Jung, 2021Garcez, P. M., & Jung, N. M. (2021). Mercantilização da linguagem no capitalismo recente: diversidades e mobilidades. Trabalhos em Linguística Aplicada, 60(2), 338-346.) e em particular à luz do trabalho de Jung e Machado e Silva (2021Jung, N. M. & Machado e Silva, R. C. (2021). Deutsches fest: vergonha e orgulho em um evento de mobilizações simbólicas e econômicas. Trabalhos em Linguística Aplicada, 60(2), 364-378.) sobre a festa comunitária promovida no município paranaense em que se encontrava a comunidade escolar que estudáramos, revisitamos aqui as nossas percepções em rearticulação, mais expressa e contemporânea, atenta a eixos de diferenciação em torno de classe social e raça, explicitando os privilégios da branquitude na configuração daqueles cenários e apontando reflexos disso para a percepção das nossas próprias posicionalidades.

Palavras-chave:
branquitude; etnografia da linguagem; interseccionalidade; linguística aplicada; multilinguismo.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br