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CONDILLAC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: QUE RELAÇÕES PODEMOS ENCONTRAR AINDA HOJE?1 1 Este estudo foi apresentado como trabalho final do Curso Psicologia e Linguagem, ministrado pelas professoras Regina Souza e Lucy Banks na Unicamp, no segundo semestre de 1998.

CONDILLAC AND SCIENCE TEACHING: WHAT RELATIONSHIPS CAN WE STILL FIND TODAY?

Resumo:

Via de regra, pouco nos ocupamos em pensar as epistemologias que sustentam e orientam as ações em sala de aula. Há um relativo consenso de que os livros didáticos desempenham um papel importante na definição dos currículos. O objetivo deste trabalho será, pois realizar uma leitura da sala de aula de ciências da primeira série do Ensino Fundamental quanto às suas filiações epistemológicas. Para isso, será analisado um conjunto de atividades de ensino extraído de uma coleção de ciências destinada ao nível fundamental . Esse estudo será complementado ainda com entrevistas realizadas com estudantes desse nível de ensino. A discussão dessas lições de aula está referenciada na corrente sensualista e na história dos manuais didáticos de ciências. Os princípios filosóficos iluministas foram tomados com vista a auxiliar na interpretação da origem de algumas idéias recorrentes no ensino de ciências, por exemplo, no que diz respeito à importância que os órgãos dos sentidos desempenha na compreensão e explicação do mundo natural. Na confluência do racionalismo cartesiano e iluminista emergiu uma orientação teórico- metodológica de cunho empírico-sensualista que perdura até hoje nas práticas escolares, sem que se proceda a uma análise crítica dessa orientação fundamentada na epistemologia contemporânea.

Palavras-chave:
livros didáticos de ciências; ensino fundamental de ciências.

Abstract:

Usually, we don't thinking about the epistemologies that support and guide the actions in classrooms. There is a relative consensus that the textbooks play an important role in the definition of science curricula. The aim of this article is to analyze the epistemological filiations in the science textbooks for elementary school. Activities from a series of science textbooks for elementary-middle school were analyzed, considering a review of the history of didactic manuals. The study was complemented with interviews with students of this level of education. The illuminists' philosophical principles had been taken to assist in the interpretation of the origin of some recurrent ideas in the education of sciences, for example, in respect to the importance that the senses have in understanding and explaining the natural world. In the confluence of the Cartesian and illuminist rationalism emerged a theoretical-methodological orientation with an empiricist-sensualist nature that persists until today in school practices without a critical analysis of this orientation based on the contemporary epistemology.

Keywords:
science textbooks; elementary school science teaching.

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  • 1
    Este estudo foi apresentado como trabalho final do Curso Psicologia e Linguagem, ministrado pelas professoras Regina Souza e Lucy Banks na Unicamp, no segundo semestre de 1998.
  • 2
    O termo currículo aqui está sendo entendido no seu sentido amplo, para designar o conjunto de orientações das práticas pedagógicas que se materializa através dos conteúdos específicos, das estratégias e procedimentos adotados, dos recursos instrucionais mobilizados, dos objetivos e metas definitos.
  • 3
    O inatismo se caracteriza pela crença de que o entendimento comporta certos princípios originários, isto é, certas noções primárias ou, que estariam estampados na mente humana, cuja alma as recebera desde que nascemos. Tão logo os homens começam a usar a razão os princípios inatos tornam-se conhecidos. A posse do uso da razão, segundo os inatistas, dar-se-ia pelo estudo metódico e organizado dedutivamente por Descates.
  • 4
    Uma versão mais atualizada dessa coleção foi publicada em 2000. Contudo, continua sendo pertinente o estudo relatado nesse artigo, pois as atividades são as mesmas na sua essência.
  • 5
    Calkin's New Object Lessons. Primary object lesson for training the senses and developing the faculties of children. A Manual of elementary instruction for parents and teachers. By N. A Calkins. Fortieth edition. Revised. New York, 1884.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2003

Histórico

  • Recebido
    20 Out 2003
  • Aceito
    29 Jan 2004
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