Acessibilidade / Reportar erro

Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout na Segurança Pública: Parâmetros Psicométricos * * Este artigo é parte do Projeto Refugiados nas Américas: uma comparação dos assentamentos de refugiados no norte global e no sul global, desenvolvido no Programa PrInt-CAPES, Edital 41/2017.

RESUMO

O Burnout tem sido uma variável estudada em diferentes profissões, embora com desafios em sua medida. O presente estudo apresenta evidências de validade baseada na estrutura interna da Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout (EASB-SP) para a segurança pública, além de apresentar a estimativa dos parâmetros dos itens por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Participaram do estudo 10.885 agentes da segurança pública de todas as unidades federativas do Brasil. As análises indicaram uma estrutura tri-fatorial, com índices de fidedignidade e discriminação dos itens adequados. O fator de realização profissional indicou menor theta para ser endossado. O instrumento em questão apresenta-se como uma medida adequada e com evidências de validade para o contexto de segurança pública brasileira.

PALAVRAS-CHAVE:
Burnout ; Estresse Ocupacional; Validade do Teste; Teoria de Resposta ao Item

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com