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GESTÃO DO CONHECIMENTO NA CHAVE DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO COM ABORDAGEM TERRITORIAL (PDET) NA COLÔMBIA

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise documental de um conjunto de textos institucionais na Colômbia sobre Programas de Desenvolvimento com Enfoque Territorial (PDET), com ênfase em seu Pilar 8, para considerar a forma como se administra o conhecimento dos direitos humanos. Os PDETs surgem no âmbito do Acordo de Paz assinado em 2016 (entre o Estado e as guerrilhas das FARC-EP), como dimensão de garantia de direitos nos territórios especialmente afetados pelo conflito armado interno. Diante das concepções tradicionais, assume-se o conhecimento como uma experiência situada, significada por quadros de subjetividades e territorialidades; sua gestão envolve produções em tensão com discursos e tecnologias governamentais. Trata-se de um estudo qualitativo, que segue uma perspectiva crítico-hermenêutica a partir da qual se realiza uma análise do discurso, sistematizada e organizada com o apoio do software AtlasTi. Mostra-se que o conteúdo cognitivo apresentado pela narrativa institucional, produto do Acordo, está orientado para a garantia e proteção dos direitos humanos nos territórios PDETs. No entanto, infere-se que diante da fraca implementação, há um deslocamento tanto na narrativa em si quanto na gestão do conhecimento sobre o território.

Palavras-chave:
Acuerdo de paz; Derechos humanos; Gestión-conocimiento; PDET


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