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Ensino e biblioteca: diálogo possível

Teaching and library: a possible dialog

Resumos

Análise da trajetória histórica da relação ensino e biblioteca. Enfoca-se a contribuição das bibliotecas dos jesuítas e as maneiras pelas quais estas serviram para atender suas funções educacionais e catequéticas. Trata-se das transformações no diálogo biblioteca e ensino com a chegada da família real e o fortalecimento do mesmo nas últimas décadas na Segunda República e o envolvimento da classe professoral. Discute-se a relevante contribuição dos escolanovistas para a criação de bibliotecas escolares no Brasil. Analisa-se o papel das bibliotecas no período populista. Conclui-se que o diálogo escola e biblioteca depende sobremaneira do momento histórico, político e social, que pode constituir-se em relações de plena efervescência ou de total superfi-cialidade.

biblioteca escolar; história das bibliotecas; relação ensino e biblioteca


An analysis of the historical trajectory of the relation between teaching and library. Focussing on the contribution of the Jesuit libraries and the way it helped its educational and catechetical functions. It is also considered the transformation in the dialog between library and teaching since the royal family arrival and the strengthening of it in the past decades during the Second Republic, and the tutorial category involvement. It is discussed the important contribution of the "escolanovistas" for the creation of libraries in Brazil. Also analysing the role of the libraries during the Populist period. It is concluded that the dialog between school and library depends on the historical, political and social moment, that consists of a relationship of absolute effervescence or total superficiality.

school library; history of libraries; relations between teaching and library


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2003

Histórico

  • Aceito
    10 Set 2003
  • Recebido
    28 Abr 2003
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