Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos de Pesquisa, Volume: 38, Número: 135, Publicado: 2008
  • Editorial

  • Formação profissional, profissões e crise das identidades na sociedade do conhecimento Tema Em Destaque - Formação Profissional, Profissões E Crise Das Identidades Na Sociedade Do Conhecimento

    Fartes, Vera Lúcia Bueno
  • Investida contra as profissões e reestruturação das identidades acadêmicas e profissionais Tema Em Destaque - Formação Profissional, Profissões E Crise Das Identidades Na Sociedade Do Conhecimento

    Beck, John; Young, Michael F. D.

    Resumo em Português:

    Este artigo baseia-se em uma série de idéias e conceitos desenvolvidos pelo sociólogo britânico Basil Bernstein para analisar os desafios e as mudanças enfrentados recentemente por indivíduos com ocupações profissionais, inclusive os das áreas de ensino e pesquisa na educação superior. O artigo discute e procura desenvolver a análise de Bernstein sobre como estruturas particulares do conhecimento podem estar relacionadas com a formação de identidades ocupacionais, centradas naquilo a que o autor se refere como "interioridade" e "dedicação interna". A seguir, examina a gama de desafios para essas identidades, em especial aqueles que surgem da "regionalização" do conhecimento e do "genericismo". Na conclusão, avalia as perspectivas de perpetuação dessas identidades em uma era de crescente mercantilização e gerencialismo.

    Resumo em Inglês:

    This paper draws upon a range of ideas and concepts developed by the British sociologist Basil Bernstein to examine recent challenges and changes encountered by members of professional occupations, including those who teach and research in higher education. The paper discusses and seeks to develop Bernstein's analysis of how particular structurings of knowledge may to related to the formation of occupational identities centred in what Bernstein refers to as "inwardness" and "inner dedication". It then examines a range of challenges to such identities - particularly those arising from the "regionalisations" of knowledge and from "genericim" -, it concludes by assessing the prospects for perpetuating such identities in an era of increasing marketization and managerialism.
  • O que distingue a economia do conhecimento?Implicações para a educação Tema Em Destaque - Formação Profissional, Profissões E Crise Das Identidades Na Sociedade Do Conhecimento

    Guile, David

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é compensar a insuficiência da teorização a respeito da economia do conhecimento por parte dos sociólogos e identificar as implicações da análise aqui desenvolvida para a educação. O texto começa distinguindo e expondo as diferentes explicações do papel do conhecimento na economia do conhecimento; em seguida, argumenta sobre as conexões que podem ser estabelecidas entre essas duas concepções de conhecimento e a economia do conhecimento por meio do conceito de "culturas epistêmicas" (Cetina, 1999), e conclui examinando as implicações das "culturas epistêmicas" para a educação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to redress the under theorisation of the knowledge economy by sociologists and to identify the implications of the analysis developed here for education. The chapter starts by distinguishing between and accounting for the different explanations of the role of knowledge in the knowledge economy, it then argues that connections can be made between these two conceptions of knowledge and the knowledge economy though the concept of epistemic cultures (Cetina, 1999). It then concludes by considering the implications of epistemic cultures for education.
  • Sociedade do conhecimento e educação profissional de nível técnico no Brasil Tema Em Destaque - Formação Profissional, Profissões E Crise Das Identidades Na Sociedade Do Conhecimento

    Ferretti, Celso João

    Resumo em Português:

    Pretende-se abordar neste artigo a discussão sobre formação e conhecimento focalizando o tema nas reiteradas afirmações de que as sociedades atuais, em âmbito mundial, são "sociedades do conhecimento". Por essa razão, numa primeira parte será discutida essa formulação, assim como o conceito de "formação", para, em uma segunda, estabelecer-se a relação entre conhecimento e formação e desta com a educação escolar, em geral, e com a profissional, em particular.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the discussion on education and knowledge focusing on the subject of the reiterated statement that present societies are "knowledge societies" on the world level. Thus, the first part of the text discusses this formulation, as well as the concept of "education", and its second part establishes the relationship between both of them, as well as the relationship between "education", school education in general and professional education in particular.
  • Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais Tema Em Destaque - Formação Profissional, Profissões E Crise Das Identidades Na Sociedade Do Conhecimento

    Fartes, Vera Lúcia Bueno

    Resumo em Português:

    Tendo como base pesquisa sobre o processo de elaboração dos projetos pedagógicos em três instituições de educação profissional e suas decorrências para a reconstrução das identidades pedagógicas e institucionais em um contexto de transição nas políticas curriculares implementadas no anos 1990 no Brasil, o artigo analisa macrorrelações a partir de microrrelações: as falas dos representantes das equipes pedagógicas, dos professores e gestores das instituições estudadas. Em que pesem os esforços isolados de docentes e professores, falta clareza ao papel das referidas instituições, reguladas por mecanismos de avaliação das competências formadas, por redefinição de procedimentos administrativos e financeiros, bem como pela ampliação de encargos e responsabilidades que, ao fim e ao cabo, direcionam para um modelo que atende aos imperativos do mercado e, com isso, formulam exogenamente as identidades pedagógicas e institucionais.

    Resumo em Inglês:

    Departing from the process of elaboration of pedagogical projects in three institutions of vocational education and its consequences to the reconstruction of the pedagogical and professional identities in a setting marked by changes in the Brazilian curriculum policies implemented in the 90's, this article analyses the macro-relations by setting up out from micro-relations: the speeches of representatives of pedagogical teams, teachers and the head-teachers of the institutions studied. Despite the isolated efforts of individual teachers, it was found that there is no clarity in relationship to these educational institutions' role, which are regulated by mechanisms for assessing the competences acquired, by the redefinition of administrative and financial procedures, as well as by widening their duties and responsibilities. These, at the end, would lead to a model that meets the imperative needs of the market and, consequently, to an exogenous formulation of the pedagogical and institutional identities.
  • Explicações: modos de regulação de uma atividade globalizada Tema Em Destaque - Formação Profissional, Profissões E Crise Das Identidades Na Sociedade Do Conhecimento

    Neto-Mendes, António; Costa, Jorge Adelino; Ventura, Alexandre

    Resumo em Português:

    Neste artigo analisamos os modos de regulação de uma atividade - as explicações - que é hoje um caso de sucesso em todo o mundo como oferta educativa privada e que podemos mesmo considerar paralela à do modelo escolar. Num primeiro momento, procedemos à caracterização das políticas de regulação em escala global: a situação nos países que ignoram a atividade das explicações; o caso dos países que escolheram a via da proibição, total ou parcial; o caso dos países que reconheceram a atividade e até formularam políticas educacionais que encontraram nas explicações um aliado para a melhoria dos resultados escolares. Abordaremos depois a situação em Portugal, país onde a atividade existe desde há muito, mas que conhece na atualidade um vigor novo e maior visibilidade social. Quanto às políticas de regulação das explicações em Portugal, podemos falar de uma regulação burocrática sem grande eco na prática dos profissionais, dos estudantes e das famílias. Terminaremos com algumas reflexões sobre a necessidade de se dar dimensão pública à discussão sobre a atividade das explicações, tantas e tão sérias são as suas repercussões sociais e políticas, nomeadamente em matéria de democratização do acesso e do sucesso escolares, questão nuclear que está no cerne da preocupação com a equidade no seio das políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    In this text we analyze the ways of regulation of private tutoring, an activity that is at present a success story as a private educational product with an widespread use across the world that we can even see as parallel to that of the school model. Firstly, we will characterize the regulation policies that are in place worldwide: i) the situation of the countries that ignore the activity of private tutoring; ii) the case of the countries that have chosen to prohibit private tutoring, totally or partially; iii) the case of the countries that have recognized the activity and that have even developed educational policies that have found in private tutoring an ally in the improvement of school results. We will then discuss the situation in Portugal, a country where the activity has a long history, but that knows nowadays a new vigor and greater social visibility. In what concerns the regulation policies of private tutoring in Portugal, we can talk about a bureaucratic regulation without a great impact on the practices of education professionals, students and families. We will conclude our text with some reflections on the need to give public dimension to the discussion on the activity of private tutoring, as it has many and serious social and political repercussions, namely with respect to the democratization of school access and success, a main issue that is at the heart of the concern with equity in public policies.
  • Trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares Outros Temas

    Piotto, Débora Cristina

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é discutir a contribuição de estudos recentes para a compreensão das condições que possibilitam trajetórias escolares prolongadas nas camadas populares. A análise detida de seus resultados e uma entrevista com um aluno de curso superior de alta seletividade proveniente dessas camadas permite problematizar alguns pontos. A revisão de alguns trabalhos sobre o tema, evidenciando a centralidade da família em percursos escolares alongados, possibilita também questionar alguns significados comumente atribuídos à longevidade escolar nas camadas populares como conformismo, sofrimento e ruptura cultural. Evidenciou a necessidade de mais investigação sobre o papel da escola bem como sobre a existência de outros sentidos no acesso e na experiência de estudantes pobres no ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to discuss the contribution of recent studies for understanding the conditions that make extended learning paths possible in low-income segments. The meticulous analysis of its results and an interview with a student of a highly selective higher education course from this background enables us to raise some issues. The review of some studies on the subject evidencing the central role of the family in extended learning paths also enables us to question some of the meanings commonly assigned to extended learning in low-income segments, such as conformism, suffering, and cultural disruption. The need for further investigation on the role of school, as well as on the existence of other meanings related to school access and the experience of poor students in higher education courses has been made evident.
  • O auto-respeito na escola Outros Temas

    Souza, Vera Lucia Trevisan de; Placco, Vera Maria Nigro de Souza

    Resumo em Português:

    Estudo com objetivo de identificar os valores presentes na escola e verificar quais interações favorecem a construção e ou a manutenção dos valores morais em particular o auto-respeito. Com enfoque teórico da Psicologia Socioistórica, a investigação apoiou-se nos estudos sobre moralidade de Jean Piaget e Yves de la Taille e constatou que coexistem na escola interações favorecedoras e não favorecedoras da construção de valores morais sendo que as últimas são mais freqüentes.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at to identify the values found in school and to verify which interactions favor the construction and/or maintenance of moral values, especially self-respect. Departing from the theoretical approach of sociohistorical Psychology, the investigation is based on the studies on morality conducted by Jean Piaget and Yves de la Taille, and has come to the conclusion that interactions promoting and not promoting the construction of moral values coexist in school, the second being the most frequent.
  • El impacto de las representaciones sociales en la psicología de los conocimientos sociales: problemas y perspectivas

    Castorina, José Antonio

    Resumo em Espanhol:

    Los estudios psicológicos sobre la formación de nociones sociales de los niños se han llevado a cabo en los términos de una actividad intelectual exclusivamente individual y en una secuencia temporal. Se muestran las dificultades de este enfoque, como por ejemplo, que no explican la perduración de nociones "personalizadas" de la historia durante el desarrollo, más allá del avance propiamente conceptual. Se propone utilizar a la teoría de las representaciones sociales, que considera a al niño como un actor social y cuyo foco está en los valores, que no pueden ser organizados en una secuencia lógica. Luego, se examinan los problemas que involucra utilizar las representaciones sociales en la psicología del desarrollo: si su definición es aceptable, si corresponde al orden simbólico y no a una actividad individual; si son irracionales o tienen otra lógica que los conceptos individuales. Finalmente, se aclaran cuáles son las condiciones epistémicas mínimas para establecer un diálogo entre algunos programas de investigación en psicología del conocimiento y la psicología de las representaciones sociales.

    Resumo em Inglês:

    Psychological studies on the formation of social notions by children have been conducted in terms of an exclusively individual intellectual activity in a time sequence. We show the difficulties of this approach, which does not, for example, explain the persistence of "personalized" notions of history during development, besides actual conceptual advancement. We propose to use the theory of social representations, which considers the child as a social actor and focuses on values, which may not be organized in a logical sequence. We then examine the issues posed by using social representations in developmental psychology: whether its definition is acceptable, whether it corresponds to the symbolic order and not to an individual activity; whether it is irrational or has a logic other than individual concepts. We finally shed light on the minimum epistemic conditions for establishing a dialogue between some investigation programs in knowledge psychology and the psychology of social representations.
  • O Plano de Desenvolvimento da Educação Temas Em Debate - O Plano De Desenvolvimento Da Educação

    Krawczyk, Nora Rut
  • Oferta educativa e responsabilização no PDE: o Plano de Ações Articuladas Temas Em Debate - O Plano De Desenvolvimento Da Educação

    Adrião, Theresa; Garcia, Teise

    Resumo em Português:

    O artigo analisa perspectivas de responsabilização presentes no Plano de Desenvolvimento da Educação apresentado à sociedade brasileira em 2007 pelo Ministério da Educação. O plano, composto por programas e ações com o objetivo declarado de promover a melhoria da qualidade da educação básica brasileira, é, entre outras medidas, operacionalizado pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, discutido neste trabalho a partir de um de seus aspectos: o estabelecimento de convênios entre os municípios e a União, por meio da elaboração local de um Plano de Ações Articuladas. Por esse instrumento, os gestores municipais se comprometem a promover um conjunto de ações no campo educacional, responsabilizando-se pelo alcance das metas estabelecidas pelo âmbito federal. Em contrapartida, passam a contar com transferências voluntárias e assessoria técnica da União. Considera-se, na análise, o contexto de reforma do Estado e das políticas de descentralização na oferta educacional.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses perspectives of accountability found in the Education Development Plan presented to the Brazilian society by the Ministry of Education in 2007. The plan, consisting of programs and actions aimed at promoting the quality of Brazilian basic education, is, among other measures, operated by the Target Plan All for Education Commitment, discussed here based on one of its aspects: the settlement of agreements between the municipalities and the federal government by means of the creation of a local Joint Action Plan. By means of such an instrument, municipal managers commit themselves to promoting a set of actions in the educational field, holding themselves accountable for attaining the targets set by the federal government. In exchange, they are granted voluntary transfers and technical advisory by the Union. The analysis considers the context of State reform and decentralization policies for educational offer.
  • O PDE: novo modo de regulação estatal? Temas Em Debate - O Plano De Desenvolvimento Da Educação

    Krawczyk, Nora Rut

    Resumo em Português:

    O artigo discute o papel do Estado, as relações que se estabelecem entre as diferentes esferas de governos federal e a instituição escolar, bem como as diferentes formas de regulação contidas no Plano de Desenvolvimento da Educação. Para isso analisa a gestão educacional proposta no plano e o potencial e as limitações da escolha do município como "território" privilegiado no modo de regulação educacional.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the role of the State, the relationships established between the different spheres of the federal government and learning institutions, as well as the different forms of regulation contained in the Education Development Plan. In order to do so, it analyses the plan's proposal of educational management and the potential and limits of the choice of the municipality as the privileged "territory" in this educational regulation model.
  • Sobre o financiamento no Plano de Desenvolvimento da Educação Temas Em Debate - O Plano De Desenvolvimento Da Educação

    Camargo, Rubens Barbosa de; Pinto, José Marcelino de Rezende; Guimarães, José Luiz

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma análise inicial do financiamento das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE -, lançado em abril de 2007 pelo governo federal, focalizando algumas expectativas, impasses e impactos. Muitas das inquietações e dúvidas aqui expostas foram manifestadas no Seminário Itinerante O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE - em Debate nas Universidades Públicas Paulistas, em que especialistas de diferentes instituições tiveram a oportunidade de debater com os formuladores e responsáveis pela implementação do plano. Optou-se por organizar análise em três partes. Na primeira parte, discutem-se alguns pressupostos do financiamento da educação nacional, mostrando que o país pode e deve aplicar mais recursos para alcançar um desenvolvimento educacional e social adequado. Na segunda, analisam-se documentos do MEC que explicitam as concepções que fundamentam o PDE no que se refere ao financiamento das 40 ações propostas. Na terceira, os autores se posicionam quanto à forma de financiamento adotada e quanto aos recursos previstos ou alocados para a execução das ações. Para finalizar, uma série de questões sobre o plano são levantadas em perspectiva propositiva.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a preliminary analysis of PDE (Education Development Plan) that was launched by the Brazilian federal government in April 2007, in order to address some expectations, impasses, and impacts. Much of the uneasiness and doubts we approach arose in the itinerant seminar "The Education Development Plan - PED - under Discussion in São Paulo Public Universities", in which specialists from different institutions had the opportunity to debate the plan with those who were responsible for creating and implementing the plan. We have organized the analysis in three parts. In the first part, we discuss some presuppositions of national education funding and show that Brazil can and should invest more resources in order to attain adequate social and educational development. In the second part, we analyze documents of the Ministry of Education evidencing the conceptions on which the PDE is based with regard to funding of the 40 proposed actions. In the third part, the authors take a position on the form of funding adopted and the resources foreseen or allocated to carry out actions. Finally, a series of issues concerning the plan are raised from a propositional perspective.
  • Repensar a docência e definições políticas no campo Resenhas

    Duran, Marilia Claret Geraes
  • Construindo caminhos para o sucesso escolar Destaque Editorial

    Gatti, Bernardete
Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br