Resumo em Português:
Resumo Sustentado na análise de materiais heterogêneos, o texto aspira a construir um marco de leitura para uma série de práticas culturais latino-americanas que pensam a experiência para além do prisma da consciência individual, pensando a vida na sua densidade anônima e impessoal. O trabalho se sustenta na hipótese de que várias transformações sobre os modos de se conceber a subjetividade, a escrita, e a comunidade podem ser apreendidas através de práticas culturais cada vez mais numerosas que registram a transformação de uma paisagem social onde os deslocamentos, o nomadismo e a contingência das relações pessoais são cada vez mais numerosas. Algumas intervenções radicais na cultura latino-americana contemporânea apontam para uma desconstrução da categoria de pessoa que exploram formas do impessoal ou anônimo e insistem em interrogar a intensidade de uma experiência que é irredutível a um eu ou indivíduo. Trabalharemos com textos e práticas de Diamela Eltit, Claudia Andújar, Gian Paolo Minelli e Patricio Guzmán.Resumo em Espanhol:
Resumen El trabajo explora la hipótesis de que varias transformaciones sobre los modos de concebir la subjetividad, la escritura y la comunidad pueden ser aprehendidos a través de prácticas culturales cada vez más numerosas que registran la transformación de un paisaje social donde los desplazamientos, el nomadismo y la contingencia de las relaciones personales son cada vez más numerosas. Algunas intervenciones radicales en la cultura latinoamericana señalan una deconstrucción de la categoría de persona y exploran formas de lo impersonal o anónimo que insisten en interrogar la intensidad de una experiencia que es irreductible a un yo o un individuo. Se analizan textos y prácticas de Diamela Eltit, Claudia Andújar, Gian Paolo Minelli y Patricio Guzmán.Resumo em Inglês:
Abstract The article proposes to analyze a series of cultural practices that show different ways to conceive subjectivity, writing and community, registering the transformation of a social landscape where displacements, nomadism and the contingency of personal relationships are increasingly more numerous. Some radical interventions in Latin American culture point to a deconstruction of the category of the person and explore forms of the impersonal and the anonymous that interrogate the intensity of an experience that is irreducible to an I or an individual. The text analyzes works by Diamela Eltit, Claudia Andújar, Gian Paolo MInelly and Patricio Guzmán.Resumo em Português:
Resumo O artigo realiza uma análise do livro Barco a seco (2001), de Rubens Figueiredo, tendo como foco o conflito entre as diversas narrativas que são construídas no interior do romance a partir da mediação do protagonista Gaspar Dias. O conflito se dá em torno do desejo de Gaspar de retornar ao passado e construir diversas narrativas baseadas em preceitos realistas, almejando uma verdade única e sólida, ao mesmo tempo que, para isso, necessita recorrer ao ato de criação, que estabelece uma relação distinta com a verdade. Para entender essa contradição, que gera o jogo de construção e desconstrução da narrativa, o trabalho apoia-se principalmente nas ideias de Octavio Paz sobre as relações da obra de arte com o tempo, no debate que Andreas Huyssen propõe em torno da musealização do passado e na teoria da história do Bastardo, de Marthe Robert.Resumo em Espanhol:
Resumen El ensayo analiza el libro Barco a seco (2001), de Rubens Figueiredo, y se centra en el conflicto entre las muchas narrativas que se construyen en la novela a través de la mediación de la protagonista Gaspar Dias. El conflicto se produce en torno a la voluntad de Gaspar de volver al pasado y construir narrativas basadas en preceptos realistas, buscando una verdad única y sólida, mientras que él debe recurrir al acto de la creación, que establece una relación distinta con la idea de la verdad. Para entender esta contradicción, que genera la construcción y deconstrucción del ciclo narrativo, el ensayo centra su análisis en las ideas de Octavio Paz sobre las relaciones de la obra de arte con el tiempo, en la discusión que Andreas Huyssen propone sobre la musealización del pasado y en la teoría de la historia del Bastardo de Marthe Robert.Resumo em Inglês:
Abstract The essay analyzes Rubens Figueiredo's book Barco a seco (2001) focusing on the conflict between the many narratives that are built into the novel through the mediation of the protagonist Gaspar Dias. The conflict occurs around Gaspar's desire to return to the past and build narratives based on realistic precepts, aiming at a unique and solid truth. Nonetheless, in order to achieve this he must resort to the act of creation, which establishes a distinct relationship to the idea of truth. To understand this contradiction, which generates the construction and deconstruction of the narrative cycle, the essay focuses its analysis on the ideas of Octavio Paz about the relations between the work of art and time, on the discussion that Andreas Huyssen proposes about the musealization of the past and on Marthe Robert's theory of the Bastard's story.Resumo em Português:
Resumo Última obra de Bartolomeu Campos de Queirós, a novela Vermelho amargo (2011) chama a atenção por sua forma e conteúdo. A capa da primeira edição da Cosac Naify, em vermelho escuro, sem a vida que caracteriza o tom púrpura, anuncia o teor doloroso da narrativa, que é um misto de prosa poética memorialista e escrita autobiográfica. As imagens da infância abrem-se como feridas mal curadas, e o leitor tem a oportunidade de desvendar a potência do verbo poético ao encarar essas chagas de frente. Assim, no presente artigo, pretende-se discorrer sobre a escrita autobiográfica e a narrativa memorialista, além de analisar a obra de modo a evidenciar a imagem da casa como constructo da consciência. Tais temas terão o aporte teórico de Gaston Bachelard, principalmente em suas reflexões sobre a poética do espaço relacionado à primeira casa, considerada local de formação das subjetividades do ser.Resumo em Espanhol:
Resumen La última obra de Bartolomeu Campos de Queirós, la novela Vermelho Amargo (2011) es notable por su forma y contenido. La portada de la primera edición hecha por Cosac Naify, de color rojo oscuro y sin la vida que caracteriza a los tonos púrpura, anuncia el contenido doloroso de la narración, que es una mezcla de memorias en prosa poética y de escritura autobiográfica. Las imágenes de la infancia se abren como heridas mal curadas, y el lector tiene la oportunidad de desvelar el poder del verbo poético cuando se enfrenta directamente a estas llagas. En el presente artículo nos proponemos analizar la escritura autobiográfica y la memoria narrativa, con el fin de poner de relieve la imagen de la casa como construcción de la conciencia. Estos temas tienen el apoyo teórico de Gaston Bachelard especialmente en sus reflexiones sobre la poética del espacio relacionada con la primera casa, considerado lugar de formación de las subjetividades del ser.Resumo em Inglês:
Abstract Bartolomeu Campos de Queirós' last work, the novel Vermelho Amargo (2011) draws attention to both form and content. The dark red cover of the first edition by Cosac Naify, seems empty of life, which is normally signaled by this color, and points to the painful content of the narrative, a mixture of poetic memorial prose and autobiographical writing. Childhood images appear as unhealed wounds, and the reader has the opportunity to unveil the power of the poetic verb by facing these wounds. Thus, the objective of this article is firstly to discuss the autobiographical writing and the memorial narrative and, secondly, to analyze the author's work in order to point to the image of the house as a construct of consciousness. These themes will be examine through the theoretical contribution of Gaston Bachelard, in particular his reflections on the psychology of temporal phenomena and the poetics of space in regards to the original house, considered the formative place of subjectivities of being, and that, according to Bachelard, is always revisited, especially in moments of solitude.Resumo em Português:
Resumo Estudo da situação dos personagens de três romances escritos por Ana Luisa Escorel, Mariana Portella e Elvira Vigna, examinados sob o impacto da crise contemporânea dos afetos na sociedade da globalização. O artigo aborda os romances: Anel de vidro (Escorel), O outro lado da sombra (Portella); O que deu para fazer em matéria de história de amor (Vigna).Resumo em Espanhol:
Resumen Estudio de la situación de los personajes en tres novelas escritas por Ana Luisa Escorel, Mariana Portella y Elvira Vigna, que se examinan bajo el impacto de la crisis contemporánea de los afectos en la sociedad globalizada. El artículo analiza las novelas: Anel de vidro (Escorel), O outro lado da sombra (Portella); O que deu para fazer em matéria de história de amor (Vigna).Resumo em Inglês:
Abstract This essay analyzes of the construction of characters in three contemporary Brazilian novels written by Ana Luisa Escorel (Anel de vidro), Mariana Portella (O outro lado da sombra) and Elvira Vigna (O que deu para fazer em matéria de história de amor). These novels are examined from the perspective of the crisis of affects in globalized society.Resumo em Português:
Resumo O artigo problematiza a encenação da leitura na ficção de Adriana Lunardi, notadamente no volume de contos Vésperas (2002) e no romance A vendedora de fósforos (2011). Ao estabelecer diálogos literários, a autora (re)cria linhagens e estabelece uma genealogia para sua própria ficção, que se interessa em acionar determinados repertórios no intuito de pensar o próprio fazer literário.Resumo em Espanhol:
Resumen El articulo problematiza la representación de la lectura en la ficción de Adriana Lunardi, especialmente en el volúmen de cuentos Vésperas (2002) y en la novela A vendedora de fósforos (2011). Al establecer diálogos literarios, la autora (re)crea linajes y establece una geneologia para su propia ficción, que se interesa en accionar determinados repertorios con el objetivo de pensar el propio hacer literario.Resumo em Inglês:
Abstract This article questions the portrayal of reading in Adriana Lunardi's fiction, especially in the short stories from the book Vésperas (2002) and in the novel A vendedora de fósforos (2011). By means of her literary dialogues, Lunardi (re)creates lineages and establishes a genealogy for her own fiction, aiming to activate certain themes with the intent of thinking about the act of writing itself.Resumo em Português:
Resumo Em Catatau, Paulo Leminski desenha uma hipotética estadia de René Descartes no Brasil durante o domínio de Maurício de Nassau. Publicado em 1975, o romance apresenta um fluxo textual contínuo, imprevisível e heterogêneo. Descartes, nessa obra, percorre a linguagem rumo ao mundo e rumo a si mesma: poesia. Este trabalho conversa sobre dois destinos possíveis e inalcançados da viagem de Leminski: o Brasil-colônia da era dos descobrimentos, o Brasil contemporâneo ao autor. Tratando de trajetos que só se afirmam como possibilidade, este percurso crítico traz os conceitos de imagem, solidão da obra e fala errante, propostos por Maurice Blanchot em O espaço literário, e defende que os brasis produzidos a partir da tessitura literária do Catatau sejam imagens distanciadas umas das outras, bem como dos tempos e espaços que, segundo o senso comum, as teriam gerado; são uma espécie geminada de signos opacos que se dirigem àqueles dois brasis e deles também se afastam, transformando-os em algo não Brasil: linguagem, inquietação.Resumo em Espanhol:
Resumen En Catatau, de Paulo Leminski, su autor plantea una hipotética estadía de René Descartes en Brasil durante el dominio de Mauricio de Nassau. Publicada en 1975, la novela presenta un flujo textual continuo, imprevisible y heterogéneo. Descartes, en la obra, recorre el lenguage hacia el mundo y hacia sí mismo: poesía. Este trabajo aborda dos destinos posibles e inalcanzados del viaje de Leminski: el Brasil-colonia de la era de los descubrimientos, y el Brasil contemporáneo al autor. Tratando de trayectos que solo se afirman como posibilidad, ésta ruta crítica trae los conceptos de imagen, soledad de la obra y habla errante, propuestos por Maurice Blanchot en El espacio literario, y sustenta que los dos brasiles producidos a partir de la tesitura literaria de Catatau son imágenes distanciadas una de la otra, así como de los tiempos y espacios que, según el sentido común, las habrían generado; son una especie separada de signos opacos que se dirigen y se alejan al mismo tempo de aquellos dos Brasiles, transformándolos en algo no-Brasil: lenguaje, inquietud.Resumo em Inglês:
Abstract In Paulo Leminski's Catatau ["Chitchat"], the author depicts a hypothetical visit of René Descartes to Brazil, during the Dutch government of Maurício de Nassau. Published in 1975, this novel presents a continuous, unpredictable, heterogeneous textual flow. Its main character, Descartes, threads language towards the world and towards language itself: poetry. This paper discusses two possible, unreached destinations for Leminski's Cartesian trip: colonial Brazil, from the XVth to the XVIth centuries, and Brazil during Leminski's life. Speaking about trajectories that are only consolidated as possibilities, this critical discussion takes Maurice Blanchot's concepts of image, the work's solitude and wandering parole, developed in L'espace littéraire, and describes the Brazils in Catatau as images distanced from one another, and from the spaces and the times they allegedly came from; images that function as a type of non-transparent, opaque double signs, which point to those two Brazils while turning away from them, transforming them into a non-Brazil: language, restlessness.Resumo em Português:
Resumo O artigo analisa as estratégias de produção da crença em Hilda Hilst (1930-2004) a partir das tensões geradas por Bufólicas (1992) no campo literário brasileiro. Orientado nos referenciais de Pierre Bourdieu, destaca o modo como a escritora promoveu agenciamentos em prol de sua distinção nesse espaço social ao instituir um projeto pautado na obscenidade, no riso e em uma forte crítica ao mercado editorial. Para tanto, investiga como a obra se consistiu em um projeto político, direcionando a fabricação de repertórios específicos sobre Hilst no mercado de bens simbólicos ao reatualizar e ritualizar versões construídas pela autora e por outros agentes.Resumo em Espanhol:
Resumen El artículo analiza las estrategias de producción de creencia en Hilda Hilst (1930-2004) a través de las tensiones generadas por Bufólicas (1992) en el campo literario brasilero. Basado en referencias a Pierre Bourdieu, el articulo pone de relieve cómo la escritora promueve medios en favor de su distinción en ese espacio social al establecer un proyecto basado en la obscenidad, la risa y una fuerte crítica del mercado editorial. Con este fin, investiga cómo el libro consistió en un proyecto político, dirigiendo la producción de repertorios específicos acerca de Hilst en el mercado de bienes simbólicos, y al re-actualizar y ritualizar versiones construidas por la autora y por otros agentes.Resumo em Inglês:
Abstract This paper analyzes the strategies of belief production in the work of Hilda Hilst (1930-2004) taking as its point of departure the tensions generated by her text Bufólicas (1992) within the Brazilian literary field. Using the work of Pierre Bourdieu as a reference point, the essay highlights how the writer established forms of agency that advanced her distinction in this social space by creating a project based on obscenity, laughter and a strong critique of the editorial market. To this end, the essay investigates how the book constitutes a political project, which directs the production of specific repertoires about Hilst in the symbolic goods market by reactualizing and ritualizing versions built by the author and by other actors.Resumo em Português:
Resumo Neste artigo, analisamos a configuração do discurso de abertura da Feira do Livro de Frankfurt de 2013, de Luiz Ruffato, abordando sua textualidade enquanto polêmica, bem como as tensões postas em circulação em sua recepção inicial. Procuramos demonstrar que tal discurso, em sua relação com a situação enunciativa e com o conjunto de disputas de territórios e lugares discursivos que ele desencadeou, funciona como um ato de fala que desvela a emergência de uma nova cultura no campo das artes em curso na literatura contemporânea no Brasil.Resumo em Espanhol:
Resumen En este artículo analizamos la configuración del discurso del escritor brasileño Luiz Ruffato en la apertura de la Feria del Libro de Frankfurt de 2013, acudiendo a su textualidad en tanto polémica, amén de las tensiones asociadas con la recepción inmediatamente posterior a su lectura en la feria. Buscamos demostrar que dicho discurso, en su relación con la situación de enunciación y con el abanico de disputas de territorios y lugares discursivos que su puesta en escena ha desencadenado, actúa como acto de habla que apunta a la emergencia de una nueva cultura en el campo de las artes en curso en la literatura contemporánea en Brasil.Resumo em Inglês:
Abstract In this article, I analyze the construction of Luiz Ruffato's opening address for the 2013 Frankfurt Book Fair. I approach Ruffato's text as a polemic, and discuss some of the tensions generated by the speech's initial critical reception. I demonstrate that Ruffato's address - in relation with its enunciative context and the disputes around territories and discursive places that the event set in motion - becomes a speech act that reveals the emergence of a new culture in the artistic field that is taking place in contemporary Brazilian literature.Resumo em Português:
Resumo Este artigo apresenta uma análise da representação do consumo em Eles eram muitos cavalos, do escritor Luiz Ruffato. Argumentamos que o autor, através da inserção de referências a objetos de consumo como índices de realidade, enfatiza a presença constante e inescapável da cultura de consumo no dia a dia de grandes centros urbanos brasileiros. Utilizando contribuições dos estudos culturais para o estudo da cultura de consumo e do cotidiano, mostramos que essas referências aparecem no texto não como metáfora de uma força alienante que atua sobre consumidores irracionais de um determinado grupo social, mas, sim, como um marco de experiências de um número variado de indivíduos, criando identificações, bem como reforçando divisões sociais.Resumo em Espanhol:
Resumen En este artículo se analiza la representación del consumo en Eles eram muitos cavalos, del escritor Luiz Ruffato. Argumentamos que el autor, mediante el uso de referencias a objetos de consumo como índices de realidad, enfatiza la presencia constante e inescapable de la cultura de consumo en la cotidianidad de los grandes centros urbanos brasileros. Utilizando las contribuciones de los estudios culturales para el estudio de la cultura de consumo y de lo cotidiano, demostramos que estas referencias aparecen en el texto no como metáfora de una fuerza alienante que actúa sobre los consumidores irracionales de un determinado grupo social, sino como una marco de experiencias de un número variado de individuos, creando identificaciones así como reforzando divisiones sociales.Resumo em Inglês:
Abstract This article analyzes the representation of consumption in Luiz Ruffato's Eles eram muitos cavalos. I argue that the writer, by referencing commodities as tokens of reality, emphasizes the inescapable presence of consumer culture in the everyday life of large urban centers in Brazil. Utilizing cultural studies' theoretical contributions to the study of consumption and everyday life, I demonstrate that these references, rather than appearing as a metaphor for an alienating force controlling irrational consumers from a certain social segment, appear in Ruffato's text as part of the experience of various social segments, creating identifications among its members, as well as reinforcing social divisions.Resumo em Português:
Resumo Eles eram muitos cavalos tornou-se um marco na prosa contemporânea, graças à representação da metrópole elaborada com intensa criatividade. A riqueza estilística dessa narrativa expressa-se por meio de recursos como o fragmentarismo, a colagem, as enumerações, o non sense, atualizados a partir da herança modernista. Neste estudo destaca-se o fragmentarismo textual, que cria uma realidade urbana estilhaçada, feita de espaços degradados pelos quais perambulam personagens variadas, algumas integradas à vida urbana, porém desajustadas em seus papeis sociais, outras associadas aos estratos médios e populares, bem como à exclusão social, imersas na pobreza, na violência e na alienação. Observa-se particularmente o desfile de personagens femininas, na dupla perspectiva da diversidade estilística em que são construídas e em relação ao poder de representação socioeconômica e cultural da metrópole contemporânea.Resumo em Espanhol:
Resumen Eles eram muitos cavalos se ha convertido en un marco en la prosa contemporánea, a causa de su representación de la metrópoli elaborada con intensa creatividad. La riqueza estilística de esa narrativa se expresa a través de recursos como la fragmentación, el collage, las enumeraciones y el non sense, actualizados a partir de una herencia vanguardista. En este estudio se destaca la fragmentación textual que crea una realidad urbana destrozada, hecha de espacios degradados por los cuales deambulan variados personajes, algunos integrados a la vida urbana, aunque disconformes con sus papeles sociales, otros asociados a los estratos medios y populares, igual que otros vinculados a la exclusión social, hundidos en la pobreza, la violencia y la alienación. Se observa particularmente el desfile de personajes femeninos desde la doble perspectiva de la diversidad estilística en que se construyen como en el poder de representación socioeconómica y cultural de la metrópoli contemporánea.Resumo em Inglês:
Abstract There were many horses has become a milestone in contemporary Brazilian prose thanks to its highly creative representation of the metropolis, The narrative's rich prose is expressed by textual strategies such as fragmentation, collage, the enumeration, the non-sense, all derived from a modernist heritage, which Ruffato. Updates. This essay highlights the textual fragmentation that creates a shattered urban reality made up by degraded spaces where diverse characters wander, some integrated into the urban life, but nevertheless maladjusted to their social roles, others belonging to the popular and middle social strata, and others still, being subject to social exclusion, submerged in poverty, violence and alienation. In particular this essay looks at a parade of female characters, under the dual lens of the stylistic diversity through which they are constructed, and the power of socioeconomics and cultural representations of the contemporary metropolis.Resumo em Português:
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar as representações das diferentes formas de violência contra a mulher no romance Paraíso (2014), da escritora brasileira Tatiana Salem Levy. Busca-se compreender e problematizar a representação da dor do outro e do posicionamento das mulheres diante de situações de violência no romance. Além disso, pretende-se observar se a representação da violência sofrida pelas personagens, tanto no espaço público quanto no espaço doméstico, contribui para uma crítica à violência contra a mulher, desconstruindo estereótipos de submissão e vitimização.Resumo em Espanhol:
Resumen Este trabajo tiene como objetivo analizar las representaciones de las distintas formas de violencia contra la mujer en la novela Paraíso (2014), de la escritora brasileña Tatiana Salem Levy. Se busca comprender y problematizar la representación del dolor del otro y del posicionamiento de las mujeres frente a situaciones de violencia dentro de la novela. Además, se pretende observar si la representación de la violencia sufrida por los personajes femeninos, tanto en el espacio público como en el doméstico, contribuye a una crítica a la violencia contra la mujer, deconstruyendo estereotipos de sumisión y victimización.Resumo em Inglês:
Abstract This essay aims to analyze the representations of different forms of violence against women in the novel Paraíso (2014), by Brazilian writer Tatiana Salem levy. We intend to discuss the representation of the pain of others as well as the attitude of women suffering different forms of violence in the work of a female writer. We also intend to observe if the representation of the violence suffered by the characters, both in public and domestic spaces, contributes to a critique of violence against women, helping to deconstruct stereotypes of submission and victimization.Resumo em Português:
Resumo O artigo analisa a constituição do narrador de dois livros de memória publicados no final da última ditadura militar brasileira - O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira, e Os carbonários, de Alfredo Sirkis -, procurando observar a maneira com que ambos transmitiam a ideologia de pacificação que marcou a fase de transição. Os dois livros fizeram um enorme sucesso assim que foram lançados, seus autores cumpriram trajetórias políticas muito parecidas e seus textos podem ser, assim, considerados paradigmáticos de um discurso que aos poucos tomou conta do Brasil e teve diversas consequências para a reconstrução das instituições nacionais.Resumo em Espanhol:
Resumen El artículo analiza la constitución del narrador de dos libros de memorias publicados hacia fines de la última dictadura militar brasileña -O que é isso, companheiro?, de Fernado Gabeira, y Os carbonários, de Alfredo Sirkis -, buscando observar la manera en la que ambos transmitían la ideología de pacificación que marcó el período de transición. Los dos libros tuvieron un gran éxito apenas lanzados y sus autores compartieron una trayectoria política muy similar. Podríamos, entonces, considerar estos textos como paradigmáticos de un discurso que poco a poco fue dominante en el Brasil y que tuvo diversas consecuencias para la reconstrucción de las instituciones nacionales.Resumo em Inglês:
Abstract The article analyzes the constitution of the narrator in two memoires published at the end of the last Brazilian military dictatorship - Fernando Gabeira's O que é isso, companheiro?, and Os carbonários, by Alfredo Sirkis - trying to observe the way in which both conveyed the ideology of peacemaking that marked the transitional period. Both books enjoyed considerable success upon their release, their authors followed very similar political trajectories, and the texts can thus be considered paradigmatic of a discourse that gradually took over Brazil and had various consequences for the reconstruction of national institutions.Resumo em Português:
Resumo Partindo de elementos da literatura "policial de enigma" e dos traços mais marcantes das poéticas naturalista, realista, simbolista e decadentista, o presente artigo tem por objetivo mostrar como A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares, um romance de "ficção alternativa" de viés retrofuturista steampunk, revisita poéticas, obras e formas narrativas tipicamente oitocentistas, confrontando-as e mesclando-as de modo a lançar um olhar contemporâneo para um hipotético futuro do passado reconstruído. Para tanto, o texto se divide em cinco partes: na primeira, são utilizados estudos sobre o steampunk no intuito de entender seus mecanismos e situar a obra de Tavares nesta tendência estética contemporânea; em seguida, dá-se início propriamente à análise de A lição de anatomia, lido como romance policial, explicitando o diálogo com as obras a que faz referência; depois disso, à luz de escritos de Charles Baudelaire, evidencia-se o diálogo e a releitura da tradição, ao mesmo tempo em que destaca o debate entre o cientificismo e o misticismo, que estrutura a obra em um contraponto, dando-lhe unidade; por fim, uma leitura em pormenor da figura da personagem-título é feita em perspectiva comparada à personagem Des Esseintes do livro Às avessas, de J.-K. Huysmans, explicitando o aspecto decadentista e seu caráter de dândi. O artigo se encerra com uma reflexão acerca da vitória do dândi decadentista sobre a figura do "médico-louco", síntese-metafórica do romance e possível chave de leitura da Modernidade, a partir de um olhar contemporâneo.Resumo em Espanhol:
Resumen Partiendo de elementos de la literatura "policial de enigma" y de los rasgos más sobresalientes de las poéticas naturalista, realista, simbolista y decadente, el objetivo de este artículo es mostrar cómo A Lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares, una novela de "ficción alternativa" con tendencia retrofuturista steampunk, revisita poéticas, obras y formas narrativas típicamente decimonónicas, confrontándolas y mezclándolas de tal manera que lanza una mirada contemporánea para un hipotético futuro del pasado reconstruido. Para ello, el texto se divide en cinco partes: en la primera son utilizados estudios sobre el steampunk con la intención de entender sus mecanismos y situar la obra de Tavares en esta tendencia estética contemporánea; en seguida se da inicio propiamente al análisis de A lição de anatomia, leído como novela policíaca, explicitando el diálogo con las obras a que hace referencia; después de eso, a la luz de los escritos de Charles Baudelaire, se evidencia el diálogo y la relectura de la tradición, al mismo tiempo en que señala el debate entre el cientificismo y el misticismo que estructura la obra en un contrapunto, dándole unidad; por fin, una lectura detallada de la figura del personaje-título es realizada en perspectiva comparada al personaje Des Esseintes del libro À Rebours [A contrapelo], de J.-K. Huysmans, explicitando el aspecto decadentista y su carácter de dandi. El artículo se encierra con una reflexión acerca de la victoria del dandi decadentista sobre la figura del "médico-loco", síntesis metafórica de la novela y posible clave de lectura de la modernidad, a partir de una mirada contemporánea.Resumo em Inglês:
Abstract This paper uses elements from crime novel analysis and the most prominent features of Naturalism, Realism, Symbolism and Decadentism in order to analyze how A lição de anatomia do temível Dr. Louison, by Enéias Tavares, an "alternative fiction" steampunk novel, revisits literary movements, works and narrative forms that are typical in nineteenth century literature, by means of opposing and blending them so as to cast a contemporary look at a hypothetical future of a rebuilt past. In order to achieve this goal, the text is divided in five parts: in the first part, studies about steampunk are employed to understand its mechanisms and to situate Tavares work within this contemporary aesthetic tendency; then, the novel A Lição de anatomia is analyzed, read as a crime novel, spelling out its relation with literary works which it references. In light of Charles Baudelaire writings, the relation with tradition and its rereading is highlighted, while the debate between the sovereignty of science and mysticism - which structures the novel by means of a counterpoint, giving it its unity, is accentuated. Thirdly a detailed reading concerning the figure of the novel's title character is given. The novel compares him to Des Esseintes, a character from À rebours [Against the grain], by J.-K Huysmans, aiming to expound his decadent aspect and dandy persona. The paper ends with a consideration towards the decadent dandy's victory over the "mad-doctor" image, the novel's metaphorical synthesis and likely key to behold Modernity from a contemporary view.