Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 72, Publicado: 2024
  • Nova York de Hélio Oiticica: uma invenção interartística triforme Seção Tema Livre

    Gigante, Matteo

    Resumo em Português:

    Resumo À luz do multifacetado repertório nova-iorquino projetado por Hélio Oiticica (HO) entre 1971 e 1972, apresentamos uma interpretação comparativa interartística sobre três artefatos entrelaçados que, por meio de diferentes formas, traçam uma reflexão sobre a ilha de Manhattan e sobre o seu estatuto de capital simbólica de um império contemporâneo. Desde o epicentro desse império, sondam-se as margens de uma civilização que o artista pretende sabotar mediante uma encarnação subvertida dos seus mitos e paradigmas. Símbolos associados com esse topônimo se reiteram — evocando as mesmas feições fálicas — no ideograma inventado por HO para o filme Agripina é Roma Manhattan (1972), nesse mesmo héliofilme e no héliotexto “Barnbilônia” (1971), acompanhado por numerosos desenhos. Ao analisar essas obras experimentais (um filme, um texto com desenhos e uma imagem-ideograma), constatamos uma coesão ética e estética entre essas três composições, coevas, do mesmo criador. Nessas “invenções”, condensam-se elementos essenciais na obra-vida do autor, sintetizando aspetos do seu projeto estético e ideológico. Por exemplo, nessas obras, alegoriza-se a visão do autor no que diz respeito à decadência metropolitana de impérios (do passado e do presente), representados como fálicos, alicerçados na violência e na opressão, em contraste com imaginários de marginalidade e de rebeldia “subterrânia”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A la luz del multifacético repertorio neoyorquino diseñado por Hélio Oiticica (HO) entre 1971 y 1972, presentamos una interpretación interartística comparativa sobre tres artefactos entrelazados que, de diferentes maneras, esbozan una reflexión sobre la isla de Manhattan y su condición de capital simbólica de un imperio contemporáneo. Desde el epicentro de este imperio, sondeamos los márgenes de una civilización que el artista pretende sabotear a través de una encarnación subvertida de sus mitos y paradigmas. Los símbolos asociados a este topónimo se reiteran — evocando los mismos rasgos fálicos — en el ideograma inventado por HO para la película Agripina é Roma Manhattan (1972), en esta misma heliopelícula y en el heliotexto “Barnbilônia” (1971), acompañado de numerosos dibujos. Al analizar estas obras experimentales (una película, un texto con dibujos y una imagen-ideograma), vemos una cohesión ética y estética entre estas tres composiciones de la misma altura y del mismo creador. Estas “invenciones” condensan elementos esenciales en la vida-obra del autor, sintetizando aspectos de su proyecto estético e ideológico. Por ejemplo, en estas obras, se alegoriza la visión del autor respecto a la decadencia metropolitana de imperios (pasados y presentes), representada como fálica, basada en la violencia y la opresión, en contraste con imaginarios de marginalidad y rebelión “subterrânia”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In light of the multifaceted New York repertoire planned by Hélio Oiticica (HO) between 1971 and 1972, we present an interartistic comparative interpretation on three intertwined artifacts that, in different ways, outlines a reflection on the island of Manhattan and its condition as the symbolic capital of a contemporary empire. From the epicenter of this empire, the margins of a civilization that the artist seeks to sabotage through a subverted incarnation of its myths and paradigms are explored. The symbols associated with this toponym are reiterated — evoking the same phallic features — in the ideogram invented by HO for the film Agripina é Roma Manhattan (1972), in this same heliofilm, and in the heliotext “Barnbilônia” (1971), accompanied by numerous drawings. When analyzing these experimental works (a film, a text with drawings and an image-ideogram), we see an ethical and aesthetic cohesion among these three contemporary compositions by the same creator. These “inventions” condense essential elements in the author’s life-work, synthesizing aspects of his aesthetic and ideological project. For example, in these works, the author’s vision of the metropolitan decline of empires (past and present) is allegorized, represented as phallic, based on violence and oppression, in contrast with imaginaries of marginality and clandestine rebellion called “subterrânia”.
  • Extrapolação e especulação: o Antropoceno na novela “Tóquio”, de Daniel Galera Seção Tema Livre

    Brito Junior, Antonio Barros de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo debruça-se sobre a novela “Tóquio”, publicada em 2021 no livro O Deus das Avencas, de Daniel Galera, a fim de estudar como o Antropoceno é incluído na obra. Observando, primeiramente, o modo como as mudanças climáticas são apresentadas pelo autor em sua ficção, conclui-se que Galera (2021) extrapola os conhecimentos do presente para criar um futuro inóspito para suas personagens, de acordo com as ciências do clima. Depois, analisando a trama, aponta-se para o fato de que existe uma especulação sobre a organização social e política acerca do alastramento da cibernética com base em teorias sociológicas contemporâneas. Esses dois procedimentos, extrapolação e especulação, combinam-se para gerar uma ficção antiutópica que, embora trate do Antropoceno, se prende ainda a convenções literárias do romance burguês moderno. O objetivo final do artigo é mostrar que a criação de Galera (2021) sugere uma posição relativamente conservadora relativa às possibilidades e aos desafios que a literatura enfrenta no contexto catástrofes climáticas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo trata de la novela “Tóquio”, publicada en 2021 por Daniel Galera y presente en el libro O Deus das Avencas. Su objetivo fue estudiar la inclusión del Antropoceno en la narrativa, de forma a analisar como los cambios climáticos son representados en ella. En seguida, el artículo muestra el modo como Galera (2021) extrapola el conocimiento científico para crear un futuro literario inhóspito donde viven sus personajes. Después, este texto investigó la trama de la novela, a fin de comprender la especulación que el autor hace sobre las condiciones políticas y sociales derivadas de la diseminación de la cibernética de acuerdo con las teorías sociológicas contemporáneas. Así que, concluyese, extrapolación y especulación son dos modos de creación literaria que se mesclan para generar una ficción antiutópica que todavía depende de las convenciones artísticas de la novela burguesa moderna, aún que el Antropoceno estea presente. El objetivo último del artículo fue evidenciar que la narrativa de Galera (2021) supone una posición conservadora respecto a los retos y posibilidades para la literatura en el contexto de catástrofes climáticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article deals with Daniel Galera’s short story entitled “Tóquio”, published in 2021 in the book O Deus das Avencas. The first objective of this paper was to study the inclusion of the Anthropocene into the story, analyzing how climate change is presented by the author, in order to show that Galera (2021) extrapolates the scientific knowledge to create an inhospitable future where the characters live. Later, the paper investigated the plot, intending to explore the speculation over political and social organizations yielded by the spreading of the cybernetics based on contemporary sociological theories. Extrapolation and speculation are both procedures that combine to generate an antiutopian fiction that still depends on the literary conventions of the modern bourgeois novel, despite the presence of the Anthropocene. The final objective of the article was to evince that Galera’s (2021) short story suggests a relatively conservative position as far as the challenges and possibilities of literature in the context of climate catastrophes go.
  • A dúvida como tradição: uma poética da desconfiança na obra de Ana Martins Marques Seção Tema Livre

    Mostazo, João

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo baseia-se em uma reflexão sobre a relação entre a poesia brasileira do pós-guerra e a concepção de poeta encontrada na obra do autor austríaco Rainer Maria Rilke para sugerir como, especialmente no caso da poesia de Carlos Drummond de Andrade, há no Brasil uma tradição moderna antirrilkeana, a qual pensamos como constituída das ideias de suspeita, dúvida e desconfiança. Em seguida, detemo-nos sobre a obra da poeta mineira contemporânea Ana Martins Marques, procurando mostrar como a sua poesia se insere também nessa tradição, particularmente no que se refere à dúvida quanto à capacidade de a poesia nomear o mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo parte de una reflexión sobre la relación entre la poesía brasileña de posguerra y la concepción de poeta encontrada en la obra del autor austríaco Rainer Maria Rilke para sugerir cómo, especialmente en el caso de la poesía de Carlos Drummond de Andrade, existe en Brasil una tradición moderna antirrilkeana, que sugerimos pensar como constituida a partir de las ideas de sospecha, duda y desconfianza. A continuación, nos detenemos en la obra de la poeta brasileña contemporánea Ana Martins Marques, buscando mostrar cómo su poesía también es parte de esta tradición, particularmente en lo que respecta a la duda sobre la capacidad de la poesía para nombrar el mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article starts from a reflection on the relationship between post-war Brazilian poetry and the conception of the poet found in the works of the Austrian author Rainer Maria Rilke, to suggest how, especially in the case of the poetry of Carlos Drummond de Andrade, there is in Brazil a modern anti-rilkean tradition, which we suggest to be constituted by ideas of suspicion, doubt, and distrust. Next, we dwell on the works of the contemporary Brazilian poet Ana Martins Marques, seeking to show how her poetry is also part of this tradition, particularly concerning the doubt regarding poetry’s ability to name the world.
  • Gingando na escrita da literatura negro-brasileira Seção Tema Livre

    Oliveira, Katiane Martins de; Schiffler, Michele Freire

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisou o conto “Chão”, de Allan da Rosa (2016), explorando a linguagem como uma arena discursiva, refletindo sobre a complexidade do fazer literário do autor. A noção de literaginga age como instância de movimento, estética e escrita, pois dá vazão à mudança de perspectiva sobre a ideia aqui apresentada. No conto o autor constrói seu texto como um jogo de capoeira no qual a oralidade e a performance literária se entrelaçam. Como metodologia, o conto foi examinado utilizando as características da literaginga: configuração semântica em oralidade, movimentos oralizados, corporificados e estéticos, mandinga e cadência. Buscou-se apontar que o conto apresenta a oralidade usando coloquialismos e escolhas verbais que evocam a cadência do jogo de capoeira. A análise destaca a cadência do texto, evidenciada pelo ritmo verbal, cantigas de capoeira e construções contrastantes que dão vida à narrativa. O conto revela uma abordagem estética única, enraizada na cultura negro-brasileira e na experiência periférica. O objetivo central foi analisar um conto da obra selecionada, Reza de mãe (2016), para compor o corpus, apresentando o teor performático no tecer literário do autor, abeirando os saberes ancestrais com seus textos. Ademais, buscou-se ratificar a eficiência da categoria de análise desenvolvida, a literaginga. Para fomentar os estudos da performance aproximando-os da literatura, recorreu-se ao campo de estudos da performance.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo realizó un análisis del cuento “Chão” de Allan da Rosa (2016), explorando el lenguaje como una arena discursiva que refleja la complejidad del hacer literario del autor. Se introduce el concepto de literaginga como una instancia de movimiento, estética y escritura, ofreciendo un cambio de perspectiva sobre la comprensión de la obra. En el cuento, el autor construye su narrativa como un juego de capoeira, entrelazando oralidad y performance literaria. La metodología empleada implica aplicar las características de literaginga, a saber, la configuración semántica en la oralidad, movimientos encarnados y estéticos, mandinga y cadencia. Se destaca la presencia de la oralidad en el texto, manifestada a través de coloquialismos y elecciones verbales que evocan la cadencia característica de la capoeira. El análisis resalta la cadencia del texto, evidenciada por el ritmo verbal, las canciones de capoeira y construcciones contrastantes que insuflan vida a la narrativa. El cuento revela un enfoque estético único, arraigado en la cultura afrobrasileña y la experiencia periférica. El objetivo central del estudio es analizar un cuento de la obra seleccionada Reza de Mãe (2016), enfatizando la esencia performativa en el entramado literario del autor, conectando el conocimiento ancestral con sus textos. Además, el estudio buscó validar la eficacia de la categoría analítica propuesta, literaginga, para mejorar los estudios de performance que se cruzan con la literatura, tomando elementos del campo de los estudios de performance.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article undertakes an analysis of the short story “Chão” by Allan da Rosa (2016), exploring language as a discursive arena that reflects the complexity of the author’s literary craft. The concept of literaginga is introduced as an instance of movement, aesthetics, and writing, offering a shift in perspective on the understanding of the work. In the story, the author constructs his narrative as a game of capoeira, intertwining orality and literary performance. The methodology employed involves applying the characteristics of literaginga, namely semantic configuration in orality, embodied and aesthetic movements, mandinga, and cadence. Emphasis is placed on the presence of orality in the text, manifested through colloquialisms and verbal choices that evoke the characteristic cadence of capoeira. The analysis highlights the cadence of the text, evidenced by verbal rhythm, capoeira songs, and contrasting constructions that breathe life into the narrative. The short story reveals a unique aesthetic approach rooted in Afro-Brazilian culture and peripheral experience. The central objective of the study was to analyze a short story from the selected work Reza de Mãe (2016), emphasizing the performative essence in the author’s literary weaving, bridging ancestral knowledge with his texts. Additionally, the study sought to validate the effectiveness of the proposed analytical category, literaginga, to enhance performance studies intersecting with literature, drawing from the field of performance studies.
  • O girassol do entardecer: o recordar d’Os alegres peregrinos Seção Tema Livre

    Cunha, Jakeline Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do artigo é demonstrar que as narrativas de Os alegres peregrinos: contos rurais passadistas (2022), obra bordada com fios ambivalentes da realidade e da imaginação, compõem uma estrutura orgânica na qual fica subentendida a intenção do erudito narrador de recordar as etapas do seu amadurecimento por meio das vivências das personagens, ao menos até o ponto em que consegue falar por ele mesmo ou mover-se até o seu plano mais íntimo. A imagem poética do pôr do sol, significada por Lévi-Strauss (1996), na obra Tristes trópicos (1935), é um detalhe paisagístico que ilumina o livro da autora desde a capa, conto a conto, dando sentido à mira do itinerante narrador-girassol, que, assentado em bases contemplativas constituídas dos elementos cósmicos, almeja alcançar o devaneio profundo capaz de fazê-lo autoconhecer-se e sentir-se parte de um todo. Nesse sentido, é significativo que o narrador parta da terceira pessoa para alcançar a primeira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del artículo es demostrar que las narrativas de Los peregrinos alegres: cuentos rurales del pasado (2022), obra bordada con hilos ambivalentes de realidad e imaginación, componen una estructura orgánica en la cual se manifiesta la intención del narrador erudito de recordar las etapas de su maduración a partir de las vivencias de los personajes, al menos hasta el punto de poder hablar por sí mismo o trasladarse a su plano más íntimo. La imagen poética del atardecer, signada por Lévi-Strauss (1996) en la obra Tristes trópicos (1935), es un detalle paisajístico que ilumina el libro de la autora desde la portada, cuento a cuento, dando sentido al objetivo del itinerante narrador-girasol, que, asentado en bases contemplativas constituidas por elementos cósmicos, pretende alcanzar la ensoñación profunda capaz de hacerlo autoconocerse y sentirse parte de un todo. En este sentido, es significativo que el narrador parta de la tercera persona a la primera.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to demonstrate that The merry pilgrims: old rural tales (2022), is a superb work which, embroidered with ambivalent threads of reality and imagination, implies the intention of the erudite narrator of remembering the steps of his maturation from the characters experiences, at least to the moment that he manages to speak for himself or to move to his most intimate level. The poetic image of the sunset, meant by Lévi-Strauss (1996) in the book Sad tropics (Tristes Tropiques, 1935), is a landscape detail which brightens Enivalda’s book since its cover, tale by tale, giving meaning to the gaze of the itinerant and sunflower narrator, who, settled on contemplative bases constructed by cosmic elements, seeks to reach a profound reverie capable of leading to self-knowledge and a sense of being part of a whole. In this sense, it is significant that the narrator moves from the third person to the first person.
  • A liquidez em três signos: sangue, leite e lucro na Amazônia com base no corpo indígena feminino Seção Tema Livre

    Nicácio, Rovílio de Lima; Costa, Maria José da Silva Morais

    Resumo em Português:

    Resumo O olhar para o feminino tem sido tema constante nos estudos literários. Os objetivos deste trabalho são analisar uma narrativa do ciclo da borracha com base na forma como o corpo da mulher é retratado ao longo do texto e, ainda, verificar a carga simbólica que esse corpo assume na tecitura narrativa. Para isso, ancoramos nossa leitura no processo de construção de sentido que se elabora no conto, no qual o narrador descreve a personagem de modo simbólico e, diante da incapacidade de lidar com um referente tão inesperado, investe na metonímia como meio mais eficiente de dizer uma realidade específica das entranhas da Amazônia. A base metodológica, portanto, é a metonímia entendida no âmbito da linguística cognitiva. A narrativa “Maibi”, situada na Amazônia brasileira no segundo ciclo da borracha, expõe um corpo de mulher indígena construído numa estrutura metonímica em que ela vai, aos poucos, passando de mulher a espetáculo inaudito. Maibi, desse modo, é símbolo mudo da seringueira e da Amazônia, representadas pelos signos do sangue, do leite e do lucro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La mirada sobre lo femenino ha sido un tema constante en los estudios literarios. El objetivo de este trabajo es analizar una narrativa del ciclo del caucho desde de la forma en que se retrata el cuerpo de la mujer a lo largo de este texto. Además, se busca comprobar la carga simbólica que asume este cuerpo en el contexto de la narrativa. Para ello, anclamos nuestra lectura en el proceso de construcción de sentido que se elabora en el cuento, en el cual el narrador describe al personaje de manera simbólica y, ante la imposibilidad de confrontación con un referente tan inesperado, hace uso de la metonimia como el medio más eficiente para expresar una realidad concreta desde las entrañas de la Amazonía. La base metodológica, por lo tanto, es la metonimia entendida en el contexto de la lingüística cognitiva. La narrativa “Maibi”, ubicada en la Amazonía brasileña durante el segundo auge del caucho, expone el cuerpo de una mujer indígena construido sobre una estructura metonímica en la que va, poco a poco, de mujer a espectáculo admirable. Maibi, de esta forma, es un símbolo mudo del árbol del caucho y de la Amazonía, representada por los signos de la sangre, la leche y la ganancia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The look at the feminine has been a constant theme in literary studies. The objective of this studies is to analyze a narrative of the rubber boom based on how the woman’s body is portrayed throughout this text. Furthermore, it aims to verify the symbolic load that this body assumes within the narrative texture. For this, we anchor our reading in the process of constructing meaning that is elaborated in the story, wherein the narrator describes the character in a symbolic way and, faced with the inability to deal with such an unexpected referent, makes use of metonymy as a more efficient means of saying a specific reality of the entrails of the Amazon. The methodological basis, therefore, is metonymy understood in the context of cognitive linguistics. The “Maibi” narrative, located in the Brazilian Amazon during the second rubber boom, exposes an indigenous woman’s body constructed in a metonymic structure in which she gradually changes from woman to unprecedented spectacle. Maibi, in this way, is a silent symbol of the rubber tree and the Amazon, represented by the signs of blood, milk, and profit.
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com