Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 47, Publicado: 2024
  • Do fato à narrativa: a produção da notícia e os efeitos sobre o sentido de realidade Artigo

    Fiegenbaum, Ricardo Zimmermann

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, discuto a relação entre jornalismo, acontecimento e realidade, analisando as operações de produção das notícias que o portal do diário argentino La Nación fez do Caso da Cocaína de Puerta 8, em 2 de fevereiro de 2022, em Buenos Aires. Busco responder como o jornalismo opera a produção das notícias sobre o acontecimento e que efeitos de sentido produz sobre o sentido de realidade. Assumindo que a realidade é uma construção social (Berger; Luckmann, 1985) e que o acontecimento é simultaneamente fato e narrativa (Quéré, 2006; 2011), adoto quatro categorias analíticas: sujeitos e objetos – implicados no fato em seu caráter indicial; e conceito e estratégia – que concernem à narrativa como produção de sentido. Resulta que é na articulação destas categorias em operações de reconhecimento e produção que o jornalismo participa de modo peculiar na reiteração e estabilização de um sentido comum sobre a realidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo discuto la relación entre periodismo, acontecimiento y realidad analizando las operaciones de producción de las noticias que el portal del diario argentino La Nación hizo del Caso de la Cocaína de Puerta 8, el 2 de febrero de 2022, en Buenos Aires. Busco responder cómo el periodismo opera la producción de las noticias sobre el acontecimiento y qué efectos de sentido produce sobre el sentido de realidad. Asumiendo que la realidad es una construcción social (Berger; Luckmann, 1985) y que el acontecimiento es simultáneamente hecho y narrativa (Quéré, 2006; 2011), adopto cuatro categorías analíticas: sujetos y objetos –implicados en el hecho en su carácter indicial; y concepto y estrategia –que se refieren a la narrativa como producción de sentido. Resulta que es en la articulación de estas categorías en operaciones de reconocimiento y producción que el periodismo participa de modo peculiar en la reiteración y estabilización de un sentido común sobre la realidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article I discuss the relationship between journalism, occurrence, and reality from the analysis of the news production operations that the portal of the Argentine daily La Nación made of the Cocaine Case of Puerta 8, on February 2, 2022, in Buenos Aires. I seek to answer how journalism operates the production of news about the event and what effects of meaning it produces on the sense of reality. Assuming that reality is a social construction (Berger; Luckmann, 1985) and that the event is simultaneously fact and narrative (Quéré, 2006; 2011), I adopt four analytical categories: subjects and objects -- implicated in the fact in its indicial character; and concept and strategy -- which concern the narrative as a production of meaning. It is in the articulation of these categories in recognition and production operations that journalism participates in a peculiar way in the reiteration and stabilization of a common sense about reality.
  • #MATERNIDADESEMJULGAMENTOS: negociações de sentidos sobre culpa e amor materno entre consumidoras de O Boticário Artigo

    Oliveira-Cruz, Milena Freire de; Conrad, Kalliandra; Mendonça, Maria Collier de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora interpretações dos sentidos relacionados à campanha Maternidade Sem Julgamentos, lançada em 2022, pela marca O Boticário. A proposta é discutir modos pelos quais a publicidade possibilita o estudo da circulação de sentidos sobre maternidade, maternagem e suas consequências nas vidas das mulheres, considerando o contexto e os valores socioculturais. As representações sociais e o modelo de codificação/decodificação de Stuart Hall (2009) fundamentam o quadro teórico-metodológico utilizado na análise interpretativa. O material empírico é formado por 92 postagens da rede social Instagram. Os resultados indicam que a publicidade dialoga com as usuárias em um espaço discursivo, no qual prevalece o sentido hegemônico da maternidade patriarcal. Observamos, ainda, práticas de contestação e produção de uma visão política sobre a maternidade e a maternagem que questionam a estrutura social e as desigualdades de gênero, raça e classe.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo explora interpretaciones de los sentidos relacionados con la campaña Maternidad sin Juicios, lanzada en 2022 por la marca O Boticário. La propuesta es discutir las formas en que la publicidad posibilita estudiar la circulación de significados sobre la maternidad, los cuidados maternales y sus consecuencias en la vida de las mujeres, considerando el contexto y los valores socioculturales. Las representaciones sociales y el modelo de codificación/decodificación de Stuart Hall (2009) sustentan el marco teórico metodológico utilizado en el análisis interpretativo. El material empírico consta de 92 publicaciones en Instagram. Los resultados indican que la publicidad dialoga con los usuarios en un espacio discursivo, en el que prevalece el sentido hegemónico de la maternidad patriarcal. También observamos prácticas de contestación y producción de una visión política sobre la maternidad y el maternalismo, que cuestionan la estructura social y las desigualdades de género, raza y clase.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores interpretations of the meanings related to the Motherhood Without Judgment campaign, launched in 2022 by the brand O Boticário. The proposal is to discuss how advertising enables the study of the circulation of meanings about motherhood, mothering, and their consequences in women’s lives, considering the context and sociocultural values. The social representations and the encoding/decoding model of Stuart Hall (2009) underlies the theoretical and methodological framework applied in the interpretative analysis. The empirical material consists of 92 Instagram posts. Results indicate that the advertising discourse interacts with consumers in a discursive space, where the hegemonic sense of patriarchal motherhood prevails. We also observed objections and the production of a political view of motherhood and mothering, which questions the social structure and gender, race, and class inequalities.
  • Entre o secreto e o discreto: a comunicação organizacional para a gestão da (in)visibilidade da Maçonaria Artigo

    Vinhola, Bruno Garcia; Baldissera, Rudimar

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, refletimos sobre estratégias e práticas comunicacionais de organizações em perspectiva da gestão dos seus níveis de (in)visibilidade no atual contexto sociotécnico. Nesse sentido, objetivamos compreender como a maçonaria – historicamente reconhecida por seu caráter secreto – interpreta o atual regime hegemônico de visibilidade ampliada e gerencia a (in)visibilidade em seus processos de comunicação organizacional. Para isso, acionamos pressupostos do interacionismo simbólico (Mead, 1982; Blumer, 1980), bem como recorremos a aportes teóricos da comunicação organizacional (Baldissera, 2009; 2017) e sobre a noção de segredo (Simmel, 1999; Despret, 2011). Em termos metodológicos, mobilizamos dados secundários, de pesquisa realizada por Vinhola (2021), os quais são analisados à luz da metáfora palco/bastidor de Goffman (2002), em conjunto com as dimensões da comunicação organizacional propostas por Baldissera (2009). Evidenciamos, por meio de diagramas, diferentes estratégias e operações de (in)visibilidade (defensivas, ofensivas, de contra-ataque e de infiltração velada) da maçonaria em dispositivos interacionais heterogêneos, de modo que a principal inferência é a de que a gestão da (in)visibilidade da organização maçônica se alicerça em uma lógica organizacional específica, aqui definida como comunicação discreta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo reflexionamos sobre estrategias y prácticas comunicacionales de organizaciones en la perspectiva de la gestión de sus niveles de (in)visibilidad en el actual contexto sociotécnico. En este sentido, nuestro objetivo es comprender cómo la masonería, históricamente reconocida por su carácter secreto, interpreta el actual régimen hegemónico de visibilidad ampliada y gestiona la (in)visibilidad en sus procesos de comunicación organizacional. Para ello, recurrimos a presupuestos del interaccionismo simbólico (MEAD, 1982; BLUMER, 1980), así como aportes teóricos de la comunicación organizacional (BALDISSERA, 2009; 2017) y sobre la noción de secreto (SIMMEL, 1999; DESPRET, 2011). En términos metodológicos, utilizamos datos secundarios de la investigación realizada por Vinhola (2021), los cuales se analizan a la luz de la metáfora escenario/bastidores de Goffman (2002), junto con las dimensiones de la comunicación organizacional propuestas por Baldissera (2009). Destacamos, a través de diagramas, diferentes estrategias y operaciones de (in)visibilidad (defensivas, ofensivas, de contraataque y de infiltración velada) de la masonería en dispositivos interaccionales heterogéneos. La inferencia principal es que la gestión de la (in)visibilidad de la organización masónica se basa en una lógica organizacional específica, definida aquí como comunicación discreta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study discusses communication strategies and practices of organizations in the context of managing their levels of (in)visibility in the current sociotechnical landscape. In this sense, the aim is to understand how Freemasonry – historically known for its secretive nature – interprets the current hegemonic regime of expanded visibility and manages (in)visibility in its organizational communication processes. To achieve this, the assumptions of symbolic interactionism (Mead, 1982; Blumer, 1980) and theoretical contributions from organizational communication (Baldissera, 2009; 2017) and the notion of secrecy (Simmel, 1999; Despret, 2011) are used as the theoretical foundation. Methodologically, secondary data is extracted from a study conducted by Vinhola (2021), analyzed through the lens of Goffman’s stage/backstage metaphor (2002), along with the organizational communication dimensions proposed by Baldissera (2009). Through diagrams, the study highlights different strategies and operations of (in)visibility (defensive, offensive, counterattack, and veiled infiltration) employed by Freemasonry in heterogeneous interactional devices. The main inference is that the management of Freemasonry’s (in)visibility is grounded in a specific organizational logic, defined here as discreet communication.
  • Em busca da perspectiva do Sul na cobertura do clima: uma contribuição dos estudos críticos do discurso Artigo

    Loose, Eloisa Beling; Resende, Viviane

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo apontar contribuições dos estudos críticos do discurso para análise dos produtos oriundos do campo jornalístico a partir do estudo da cobertura das mudanças climáticas. Tomamos como objeto um veículo de comunicação alternativa, “Conexão Planeta”, que mantém postura engajada e contestatória frente a injustiças ambientais. Privilegia-se aqui a observação da dicotomia Norte/Sul Globais, articulada à crise climática, de modo a estudar como as representações de suas causas e soluções são amplificadas ou silenciadas, mesmo por veículos que não são dominantes e, teoricamente, teriam maior liberdade editorial para discutir o status quo. Dentre os resultados, apontamos que a perspectiva do Sul se manifesta de forma limitada, sendo que predominam as alternativas à crise oriundas do pensamento hegemônico, assim como os atores que já costumam aparecer na imprensa tradicional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo señalar aportes de los estudios críticos del discurso para el análisis de productos del campo periodístico a partir del estudio de la cobertura del cambio climático. Tomamos como objeto un vehículo de comunicación alternativo, “Conexão Planeta”, que mantiene una postura comprometida y contestataria frente a las injusticias ambientales. Se privilegia aquí la observación de la dicotomía Norte/Sur Global, articulada a la crisis climática, para estudiar cómo las representaciones de sus causas y soluciones son amplificadas o silenciadas, incluso por vehículos que no son dominantes y que, teóricamente, habrían mayor libertad editorial para discutir el status quo. Entre los resultados, señalamos que la perspectiva del Sur se manifiesta de forma limitada, con predominio de alternativas a la crisis provenientes del pensamiento hegemónico, así como de los actores que suelen aparecer en la prensa tradicional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article goals to point out contributions of critical discourse studies for the analysis of products from the journalistic field from the study of climate change coverage. We take as an object an alternative media, “Conexão Planeta”, which maintains an engaged and contesting stance in the face of environmental injustices. The observation of the dichotomy North /South, articulated to the climate crisis, is privileged here, to study how the representations of its causes and solutions are amplified or silenced, even by vehicles that are not dominant and, theoretically, would have greater editorial freedom. to discuss the status quo. Regarding the results, we point out that the perspective of the South manifests itself in a limited way, with the predominance of alternatives to the crisis arising from hegemonic thinking, as well as the actors that usually appear in the traditional press.
  • Welcome to America! Mad Men, mídia, masculinidades e o imaginário americano Artigo

    Santos, Benjamin Vanderlei dos; Pereira, Jesana Batista

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar como a narrativa de Mad Men está comprometida com o imaginário do americanismo que tem por base o mito do self-made man e do american way of life. O objeto de estudo foi o seriado Mad Men, o qual foi interpretado a partir da mitocrítica de Gilbert Durand em diálogo com os pressupostos teóricos de Edgar Morin. Os resultados apontam para uma retroalimentação do imaginário conservador numa busca por uma era de ouro marcada pela misoginia, dominação masculina e consumo de massas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo la narrativa de Mad Men se compromete con el imaginario del americanismo, basado en el mito del self-made man y el american way of life. El objeto de estudio fue la serie de televisión Mad Men, interpretada a través de la mitocrítica de Gilbert Durand en diálogo con los presupuestos teóricos de Edgar Morin. Los resultados indican un bucle de retroalimentación del imaginario conservador en pos de una época dorada marcada por la misoginia, la dominación masculina y el consumo masivo.Palabras clave: mad men; masculinidades; consumo masivo; publicidad; imaginario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze how the narrative of Mad Men is committed to the imagery of Americanism, grounded in the myth of the self-made man and the American way of life. The object of study was the Mad Men TV series, interpreted through the myth criticism of Gilbert Durand in dialogue with the theoretical assumptions of Edgar Morin. The results indicate a feedback loop of conservative imagery in pursuit of a golden age marked by misogyny, male dominance, and mass consumption.
  • Rede tecnopolítica de extrema direita e democracia no Brasil Artigo

    Egler, Tamara Tania Cohen; Pereira, Thiago Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Quais são as determinações que podem orientar a nossa investigação para analisar o avanço da extrema direita no mundo? Para tanto, a questão proposta considera as relações entre tecnologia e política e tem por objeto a análise da Rede Tecnopolítica Global de Extrema Direita. O desafio proposto é desvendar as diferentes articulações que definem a formação da rede tecnopolítica, sendo seu objetivo identificar seus agentes, examinar a divisão do trabalho, analisar suas articulações e as narrativas que nela circulam, para demonstrar que seus vetores de comunicação produzem uma subjetividade coletiva de extrema direita. Destacamos a participação da indústria da influência que, por meio de seus algoritmos, produz a análise de dados capaz de reconhecer os grupos sociais-alvo, que se identificam pelo modo de pensar, fazer e ser compartilhado, para os quais são direcionadas as fakes news, que produzem uma “realidade paralela” e “dissonância cognitiva”. Transforma as relações de poder no mundo em benefício de valores autoritários e conservadores. A metodologia tem por ponto de partida a interdisciplinaridade, que associa conhecimentos de ciência política, da comunicação, da computação e geografia. O levantamento de dados foca na estrutura de ação da rede de extrema direita global e sua representação no Brasil. Os procedimentos estão apoiados num banco de dados que documenta a informação e aplicação de programas de informática para representação das redes. Os resultados analíticos identificam os atores e agentes, examinam a divisão do trabalho na rede tecnopolítica para analisar suas narrativas, os processos e estratégias do poder de direita, e demonstrar a ampliação da participação política para além dos partidos políticos. Não menos importante é revelar as articulações entre a extrema direita global com a extrema direita do Brasil e seus desdobramentos sobre a democracia no mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen ¿Cuáles son las determinaciones que pueden guiar nuestra investigación para analizar el avance de la extrema derecha en el mundo? Para ello, la pregunta propuesta considera la relación entre tecnología y política, y pretende analizar la Red Tecnopolítica Global de la Extrema Derecha. El desafío propuesto es develar las diferentes articulaciones que definen la formación de la red tecnopolítica. Su objetivo es identificar a sus agentes, examinar la división del trabajo, analizar sus articulaciones y las narrativas que circulan en ella, para demostrar que sus vectores de comunicación producen una subjetividad colectiva de la extrema derecha. Destacamos la participación de la industria de la influencia que, a través de sus algoritmos, produce análisis de datos capaces de reconocer grupos sociales objetivo, que se identifican por su forma de pensar, hacer y ser compartido. A quién se dirigen las fake news, que producen una “realidad paralela” y una “disonancia cognitiva”. Transforma las relaciones de poder en el mundo en beneficio de los valores autoritarios y conservadores. El punto de partida de la metodología es la interdisciplinariedad, que combina conocimientos de ciencias políticas, comunicación, informática y geografía. La recopilación de datos se centra en la estructura de acción de la red global de extrema derecha y su representación en Brasil. Los procedimientos están respaldados por una base de datos que documenta la información y aplicación de programas informáticos para representar las redes. Los resultados analíticos identifican a los actores y agentes, examinan la división del trabajo en la red tecnopolítica para analizar sus narrativas, los procesos y estrategias del poder de derecha, y demuestran la expansión de la participación política más allá de los partidos políticos. No menos importante es revelar las conexiones entre la extrema derecha global y la extrema derecha en Brasil y sus consecuencias para la democracia en el mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What are the determinations that can guide our research to analyze the advance of the extreme right in the world? To this end, the proposed question considers the relationship between technology and politics, and aims to analyze the Global Technopolitical Network of the Far Right. The proposed challenge is to unveil the different articulations that define the formation of the technopolitical network. Its objective is to identify its agents, examine the division of tasks, analyze its articulations and the narratives that circulate within it, to demonstrate that its communication vectors produce a collective subjectivity of the extreme right. We highlight the participation of the influence industry which, through its algorithms, produces data analysis capable of recognizing target social groups which identify themselves by their way of thinking, doing, and being shared to whom fake news is directed, thus producing a “parallel reality” and “cognitive dissonance”. It transforms power relations in the world to benefit authoritarian and conservative values. The methodology’s starting point is interdisciplinarity, which combines knowledge of political science, communication, computing and geography. The data collection focuses on the action structure of the global far-right network and its representation in Brazil. The procedures are supported by a database that documents the information and application of computer programs to represent the networks. The analytical results identify the actors and agents, examine the division of labor in the technopolitical network to analyze their narratives, the processes and strategies of right-wing power, and demonstrate the expansion of political participation beyond political parties. No less important is revealing the connections between the global extreme right and the extreme right in Brazil and their consequences for democracy in the world.
  • Consumo de produções audiovisuais e constituição de gênero e de orientação sexual de sujeitos não cisheterossexuais Arena

    Marques, Tábitah Almeida; Tilio, Rafael De

    Resumo em Português:

    Resumo Sexos, gêneros e orientações sexuais são produtos sociais que influenciam e são influenciados por conteúdos audiovisuais. O objetivo desta pesquisa foi investigar estilos de consumo de tecnologias audiovisuais sociais de sexualidade e gênero por parte de sujeitos que não se reconhecem como cisheterossexuais. Quinze pessoas participaram desta pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas via Google Meet. As respostas foram organizadas em três categorias (Aspectos identificatórios; Aspectos comunicacionais; Aspectos de consumo) a partir de uma análise de conteúdo temática e analisadas a partir dos argumentos de Teresa De Lauretis. Os principais resultados destacaram as tensões entre as dependências e resistências que produzem as identificações de gênero e de orientações sexuais dos participantes no consumo de produções audiovisuais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los sexos, los géneros y las orientaciones sexuales son productos sociales que influyen y influencian los contenidos audiovisuales. El objetivo de esta investigación fue investigar los estilos de consumo de produtos audiovisuales de sexualidad y género de sujetos que no se reconocen como cisheterosexuales. Quince personas participaron en esta investigación mediante entrevistas semiestructuradas a través de Google Meet. Las respuestas se organizaron en tres categorías (Aspectos de identificación; Aspectos de comunicación; Aspectos de consumo) a partir de un análisis de contenido temático analizado a partir de los argumentos de Teresa De Lauretis. Los principales resultados destacan las tensiones entre dependencias y resistencias que producen las identificaciones de género y las orientaciones sexuales de los participantes en el consumo de producciones audiovisuales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Sexes, genders, and sexual orientations are social products that influence as much as they are influenced by audiovisual content. The aim of this research was to investigate consumption of social audiovisual technologies of sexuality and gender by persons who do not recognize themselves as cisheterosexual. Fifteen persons participated in this research through semi-structured interviews via Google Meet. The answers were organized into three categories (Identifying aspects; Communicational aspects; Consumption aspects) from a thematic content analysis and were analyzed based on Teresa De Lauretis’ arguments. The main results highlighted the tensions between dependencies and resistances that produce participants’ gender identifications and sexual orientations in the consumption of audiovisual productions.
  • Saúde Mental em Tempos de Pandemia: um Programa de Comunicação Interna de Atenção à Saúde do Servidor da Universidade Federal de Goiás Arena

    Barreto, Beatriz Carvalho; Bevilaqua, Solon

    Resumo em Português:

    Resumo Em conjunto com as ações emergenciais de saúde pública para controlar a pandemia do novo coronavírus, há vários esforços para reduzir o impacto negativo na saúde mental dos trabalhadores. O objetivo da pesquisa é compreender se existe uma relação de impacto entre a pandemia de Covid-19 e a saúde mental dos servidores da Universidade Federal de Goiás. Por meio do estudo de caso, foi realizada uma análise descritiva, distribuição de frequência e análise de correspondência a partir do sistema Sphinx®, para as variáveis com as mesmas categorias de respostas de dados secundários, oriundos de uma pesquisa institucional realizada pela UFG. O estudo mostra que há uma relação de impacto entre a pandemia de Covid-19 e a saúde mental dos servidores, além disso, o regime de trabalho, que inseriu a maior parte dos servidores em trabalho remoto, foi um catalisador de transtornos mentais como ansiedade, depressão e outros. A comunicação se apresenta como uma problemática e alguns grupos de servidores sentiram o impacto em maior nível como os idosos, os profissionais que possuem filhos, em especial, os indivíduos do gênero feminino, e os terceirizados. Por fim, apresenta-se um programa de comunicação interna de atenção à saúde do servidor da UFG.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Junto con las acciones de salud pública de emergencia para controlar la pandemia del nuevo coronavirus, existen varios esfuerzos para reducir el impacto negativo en la salud mental de los trabajadores. El objetivo de la investigación es comprender si existe una relación de impacto entre la pandemia de Covid-19 y la salud mental de los servidores de la Universidad Federal de Goiás. A través del estudio de caso, se realizó un análisis descriptivo, distribución de frecuencias y análisis de correspondencias utilizando el sistema Sphinx®, para variables con las mismas categorías de respuestas de datos secundarios, de una encuesta institucional realizada por la UFG. El estudio muestra que existe una relación de impacto entre la pandemia del Covid-19 y la salud mental de los servidores, además, el régimen de trabajo, que colocó a la mayoría de los servidores en trabajo remoto, fue un catalizador de trastornos mentales como ansiedad, depresión y otros. La comunicación se presenta como un problema y algunos grupos de servidores sintieron el impacto en un nivel superior como los ancianos, profesionales que tienen hijos, especialmente mujeres, y trabajadores subcontratados. Finalmente, se presenta un programa de comunicación interna para el cuidado de la salud del servidor de la UFG.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In conjunction with emergency public health actions to control the new coronavirus pandemic, there are several efforts to reduce the negative impact on workers’ mental health. The objective of the research is to understand if there is an impact relationship between the Covid-19 pandemic and the mental health of the servers of the Federal University of Goiás. Through the case study, a descriptive analysis, frequency distribution and correspondence analysis were performed using the Sphinx® system, for variables with the same categories of secondary data responses, from an institutional survey carried out by UFG. The study shows that there is an impact relationship between the Covid-19 pandemic and the mental health of servers, in addition, the work regime, which placed most servers in remote work, was a catalyst for mental disorders such as anxiety, depression and others. Communication presents itself as a problem and some groups of servers felt the impact at a higher level such as the elderly, professionals who have children, especially female individuals, and outsourced workers. Finally, an internal communication program for the health care of the UFG server is presented.
  • Pensando o jornalismo além da tecnologia Entrevista

    Schudson, Michael; Daros, Otavio
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br