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Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 33, Número: 2, Publicado: 2013
  • EDITORIAL

  • Meio ambiente e água sob a perspectiva da teoria das representações sociais Artigos

    Polli, Gislei Mocelin; Camargo, Brigido Vizeu

    Resumo em Português:

    A teoria das representações sociais tem papel fundamental na busca da compreensão do pensamento social sobre o meio ambiente e os recursos naturais, pois permite compreender como os seres humanos se relacionam com tais recursos. Este estudo teve por objetivo identificar a dimensão informacional das representações sociais da água e do meio ambiente, bem como a relação existente entre elas, e, para tanto, 150 participantes responderam a questões abertas sobre o que sabiam acerca dos dois objetos. O material textual das respostas foi submetido a uma classificação hierárquica descendente, com o emprego do programa informático ALCESTE. Esse procedimento permitiu identificar que a representação social do meio ambiente é composta por quatro classes que destacam os problemas ambientais, a necessidade de educação para o cuidado, a importância que ele assume para a vida e as suas características. A representação da água, também composta por quatro classes, considera-a importante para a vida, aborda a situação da água no Planeta, os cuidados de que necessita e também a sua utilização. Algumas relações puderam ser verificadas entre as duas representações. O conteúdo identificado nas classes não se limitou apenas à dimensão informacional das representações, mas extrapolou-a, de modo que ambas as representações sociais foram estudadas em seus aspectos globais.

    Resumo em Espanhol:

    La teoría de las representaciones sociales tiene un papel fundamental en la búsqueda de la comprensión del pensamiento social sobre el medio ambiente y los recursos naturales, pues permite comprender como los seres humanos se relacionan con tales recursos. Este estudio tuvo por objetivo identificar la dimensión informacional de las representaciones sociales del agua y del medio ambiente, así como la relación existente entre ellas, y, para tanto, 150 participantes contestaron a preguntas abiertas sobre lo que sabían acerca de los dos objetos. El material textual de las respuestas fue sometido a una clasificación jerárquica descendiente, con el empleo del programa informático ALCESTE. Ese procedimiento permitió identificar que la representación social del medio ambiente está compuesta de cuatro clases que destacan los problemas ambientales, la necesidad de educación para el cuidado, la importancia que él asume para la vida y sus características. La representación del agua, también compuesta de cuatro clases, la considera importante para la vida, aborda la situación del agua en el Planeta, los cuidados de que necesita y también su utilización. Algunas relaciones pudieron ser verificadas entre las dos representaciones. El contenido identificado en las clases no se limitó solamente a la dimensión informacional de las representaciones, sino que la extrapoló, de modo que ambas representaciones sociales fueron estudiadas en sus aspectos globales.

    Resumo em Inglês:

    The theory of social representations has a fundamental role in the pursuit of the comprehension on the social thinking about the environment and the natural resources, for it allows to understand how humans relate with such resources. This study aimed to identify the size of informational social representations on water and environment, as well as the relationship between them, for 150 participants who answered open questions on what they knew about the two issues. The textual material of the responses was submitted to a descending hierarchical classification, using the software ALCESTE. This procedure allowed us to identify that the social representation of environment consists of four classes that highlight the environmental problems, the educational needs for care, the importance it has for life, and its characteristics. The water representation, also composed of four classes, considered water important for life, deals with the water situation on the planet, the necessary care, and also the uses of water. Some relations could be verified between the two representations. The content identified in the classes was not limited to the informational dimension of the representation, but extrapolated it, so both representations were studied in their global aspects.
  • Organização sociopolítica de Psicólogas(os) na Bahia: formação das suas entidades de classe Artigos

    Santos, Julianin Araujo; Pereira, Maiara Santos Targino; Oliveira, Andréia da Cruz; Jesus, Débora PiresViana de

    Resumo em Português:

    O presente artigo teórico propõe-se a debater sobre o processo de organização sociopolítica dos psicólogos na Bahia, trazendo como objetivo uma reflexão sobre o papel das entidades representativas da classe nesse processo. Com esse fim, foi realizada uma revisão de literatura que tratou da conjuntura histórica da regulamentação e do desenvolvimento da Psicologia no Brasil, assim como sobre a sua organização sociopolítica. Além disso, devido à escassez de estudos que abordam esse tema, foram incluídos depoimentos coletados durante a realização deste artigo, e, para isso, foram feitas entrevistas semiestruturadas com alguns membros envolvidos com as entidades representativas dos psicólogos no Estado da Bahia. Este estudo buscou discutir, principalmente, a atuação e a função do Conselho Regional de Psicologia - Região 03 e do Sindicato dos(as) Psicólogos(as) no Estado da Bahia - SINPSI-BA. Ao final, são levantadas algumas reflexões sobre a atuação e o engajamento das (os) psicólogas (os) bem como a análise do papel desse profissional na sociedade baiana.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo teórico se propone debatir sobre el proceso de organización sociopolítica de los psicólogos en Bahía, trayendo como objetivo una reflexión sobre el papel de las entidades representativas de la clase en ese proceso. Con ese fin, fue realizada una revisión de la literatura que trató la coyuntura histórica de la reglamentación y del desarrollo de la Psicología en Brasil, así como sobre su organización sociopolítica. Además, debido a la escasez de estudios que abordan ese tema, fueron incluidas declaraciones recolectadas durante la realización de este artículo, y, para eso, se realizaron entrevistas semiestructuradas con algunos miembros involucrados con las entidades representativas de los psicólogos en el Estado de Bahía. Este estudio buscó discutir, principalmente, la actuación y la función del Consejo Regional de Psicología - Región 03 y del Sindicato de los (las) Psicólogos (las) en el Estado de Bahía - SINPSI-BA. Al final, son realizadas algunas reflexiones sobre la actuación y el compromiso de los psicólogos así como el análisis del papel de ese profesional en la sociedad bahiana.

    Resumo em Inglês:

    The present theoretical article proposes to discuss about Bahia's psychologists socio-political organization process, having as objective the reflection about the class representative entities role in this process. With this aim a literature review about the historic conjuncture on psychology regulation and development in Brazil has been done, as well as on its socio-political organization. Furthermore, due to the scarcity of works about this issue, interviews done while during the execution of this article were included. With this target, semi-structured interviews with some members involved in the psychologists representative entities in Bahia state have been made. This study aimed at discussing primarily Psychology Regional Council - Third Region and Bahia State Psychology Labor Union - SINPSI BA performance and function. In the end, some thoughts about psychologist's action and engagement are listed, as well as an analysis of this professional's role in Bahia's society.
  • Os recursos da memória de trabalho e suas influências na compreensão da leitura Artigos

    Faria, Elaine Leporate Barroso; Mourão Júnior, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    Este estudo discute a relação entre a memória de trabalho e o desempenho dos leitores em tarefas de compreensão de textos escritos, e tem como objetivo investigar a relação entre memória de trabalho e compreensão da leitura através da identificação dos fundamentos teóricos que sustentam a hipótese de que a memória de trabalho, componente da função executiva do cérebro, esteja associada a habilidades de compreensão da leitura. Os recursos da memória de trabalho parecem afetar a capacidade individual de realizar muitos dos processos associados à construção da representação de texto, como os processos de integração e de inferência. Falhas em variáveis de processamento e de conhecimento podem levar a dificuldades de compreensão que abrangem processamento lexical ineficiente, prejuízo na habilidade de inferência e na capacidade de monitoramento da compreensão, além de limitações da memória de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio discute la relación entre la memoria de trabajo y el desempeño de los lectores en tareas de comprensión de textos escritos, y tiene como objetivo investigar la relación entre memoria de trabajo y comprensión de la lectura a través de la identificación de los fundamentos teóricos que sostienen la hipótesis de que la memoria de trabajo, componente de la función ejecutiva del cerebro, esté asociada a habilidades de comprensión de la lectura. Los recursos de la memoria de trabajo parecen afectar la capacidad individual de realizar muchos de los procesos asociados a la construcción de la representación de texto, como los procesos de integración y de inferencia. Fallas en variables de procesamiento y de conocimiento pueden llevar a dificultades de comprensión que abarcan procesamiento lexical ineficiente, pérdida en la habilidad de inferencia y en la capacidad de monitoreo de la comprensión, además de limitaciones de la memoria de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the relation between the working memory and the readers' performance on written texts comprehension tasks, aiming to investigate the relation between the working memory and reading comprehension by identifying the theoretical foundation that supports the hypothesis that the working memory, a component of the executive function of the brain, is associated to abilities of reading comprehension. The working memory resources seem to affect the individual ability to perform many of the processes associated to the construction of the text representation, such as the integration and inference processes. Failures in the processing variables and knowledge can lead to comprehension difficulties such as inefficient lexical processing, impaired ability of inference and the ability of comprehension monitoring besides working memory limitations.
  • Propriedades Psicométricas da versão brasileira da escala de comprometimento com a carreira Artigos

    Magalhães, Mauro de Oliveira

    Resumo em Português:

    A definição e a mensuração do vínculo do trabalhador com sua carreira adquirem relevância no contexto de instabilidade que caracteriza o mundo do trabalho contemporâneo. O comprometimento com a carreira significa a motivação e a efetiva dedicação do indivíduo para desenvolver-se como trabalhador em determinado campo de atividade. Foram investigadas, através de análise fatorial e de consistência interna, as características psicométricas de uma versão brasileira da Escala de Comprometimento com a Carreira (ECC) (Carson & Bedeian, 1994). A ECC é composta por três fatores: identidade, planejamento e resiliência. Uma amostra de 668 trabalhadores, 415 homens e 253 mulheres, com idades entre 25 e 65 anos, com tempo de carreira mínimo de 5 anos, níveis de escolaridade entre ensino técnico e pósgraduação, respondeu a escala. A análise fatorial encontrou os três fatores correspondentes às dimensões propostas para o construto. Os indicadores de consistência interna obtidos para a escala total e para cada dimensão de comprometimento foram satisfatórios, revelando que todos os itens contribuem para aumentar a precisão do instrumento. Níveis de escolaridade mais elevados foram associados a maior identidade de carreira, e as análises indicam qualidades de validade de construto e de precisão satisfatórias para a versão brasileira da Escala de Comprometimento com a Carreira.

    Resumo em Espanhol:

    La definición y la mensuración del vínculo del trabajador con su carrera adquieren relevancia en el contexto de inestabilidad que caracteriza el mundo del trabajo contemporáneo. El compromiso con la carrera significa la motivación y la efectiva dedicación del individuo para desarrollarse como trabajador en determinado campo de actividad. Fueron investigadas, a través de análisis factorial y de consistencia interna, las características psicométricas de una versión brasileña de la Escala de Compromiso con la Carrera (ECC) (Carson & Bedeian, 1994). La ECC está compuesta de tres factores: identidad, planificación y resiliencia. Una muestra de 668 trabajadores, 415 hombres y 253 mujeres, con edades entre 25 y 65 años, con tiempo de carrera mínimo de 5 años, niveles de escolaridad entre enseñanza técnica y posgrado, contestó la escala. El análisis factorial encontró los tres factores correspondientes a las dimensiones propuestas para el constructo. Los índices de consistencia interna obtenidos para la escala total y para cada dimensión de compromiso fueron satisfactorios, revelando que todos los ítems contribuyen para aumentar la precisión del instrumento. Niveles de escolaridad más elevados fueron asociados a mayor identidad de carrera, y los análisis indican calidades de validez de constructo y de precisión satisfactorias para la versión brasileña de la Escala de Compromiso con la Carrera.

    Resumo em Inglês:

    The definition and assessment of the worker's connection with his/her career is relevant in the context of instability which characterizes the contemporary labor world. Career commitment means the individual's motivation to dedicate to his/her development as a worker in a determined field of activity. The psychometric properties of the Brazilian version of the Career Commitment Scale (CCS) were investigated. The CCS is composed of three factors: identity, planning and resilience. A sample of 668 workers, 415 men and 253 women, ages ranging between 25 and 65 years old, with a minimum of five years of career time and levels of education between technical training and post-graduation answered the scale. The factorial analysis found three factors according to the dimensions proposed for the construct. Internal consistence indicators were satisfactory both for the total scale and each entrenchment dimensions, revealing that all items contribute for higher scale reliability. Higher levels of education showed association with enhanced career identity. The analysis showed satisfactory construct validity and reliability qualities for the Brazilian version of the Career Commitment Scale.
  • Aproximações possíveis da terapia focada na solução aos contextos grupais Artigos

    Rasera, Emerson Fernando; Martins, Pedro Pablo Sampaio

    Resumo em Português:

    A terapia focada na solução (TFS) é um tipo de terapia breve que propõe não ser necessário entender um problema para resolvê-lo. Estabelecendo metas concretas, terapeuta e cliente buscam exceções ao problema, forças e recursos que ajudem o cliente a construir uma vida mais satisfatória para si mesmo. Considerando a fertilidade dessa proposta terapêutica, o objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades de utilização das contribuições da TFS no contexto grupal. A análise da incipiente literatura da área mostra que há trabalhos que envolvem diferentes grupos de pacientes que buscam utilizar-se de técnicas da TFS. Buscando aprofundar essa reflexão, analisamos duas propostas significativas nesse campo, as de Metcalf e Sharry. Ambos se valem de conceitos teóricos e técnicos da TFS em contextos grupais assim como apresentam inovações. A análise da visão de grupo sustentada por essas propostas indica uma marca individualista em Metcalf, enquanto Sharry o vê como uma entidade em seu próprio direito, que busca coesão e metas grupais. Uma análise crítica dessa literatura, contudo, aponta um viés tecnicista e, em consequência, a necessidade de maior elaboração teórica para sua efetiva contribuição à prática grupal.

    Resumo em Espanhol:

    La terapia focalizada en la solución (TFS) es un tipo de terapia breve que propone no ser necesario entender un problema para resolverlo. Estableciendo metas concretas, terapeuta y cliente buscan excepciones al problema, fuerzas y recursos que ayuden al cliente a construir una vida más satisfactoria para sí mismo. Considerando la fertilidad de esa propuesta terapéutica, el objetivo de este trabajo es analizar las posibilidades de utilización de las contribuciones de la TFS en el contexto grupal. El análisis de la incipiente literatura del área muestra que hay trabajos que involucran diferentes grupos de pacientes que buscan utilizar las técnicas de la TFS. Buscando profundizar esa reflexión, analizamos dos propuestas significativas en ese campo, las de Metcalf y Sharry. Ambos se valen de conceptos teóricos y técnicos de la TFS en contextos grupales así como presentan innovaciones. El análisis de la visión de grupo sostenida por esas propuestas indica una marca individualista en Metcalf, mientras Sharry lo ve como una entidad en su propio derecho, que busca cohesión y metas grupales. Un análisis crítico de esa literatura, sin embargo, apunta un sesgo tecnicista y, en consecuencia, la necesidad de una mayor elaboración teórica para su efectiva contribución a la práctica grupal.

    Resumo em Inglês:

    The solution-focused therapy (SFT) is a kind of brief therapy which states that in order to solve a problem, it's not necessary to understand it. Starting with the establishment of concrete goals, therapist and client search for exceptions to the problem and for the client's strength and resources which may help him build a more satisfying life. Considering the richness of this therapeutic model, this paper aims to analyze the possibilities of using SFT in group contexts. The review of the literature points to the use of SFT in different patient groups. In order to discuss these ideas, we analyzed two important models in this field: Metcalf's and Sharry's. Both authors use theoretical and technical concepts of SFT in group contexts and also present innovative contributions. The analysis of their view of group work indicates that Metcalf considers the group in an individualist perspective while Sharry takes it as an entity in its own right, looking for group cohesion and goals. A critical analysis of the literature points to a technicist bias on these models, and, consequently, a need of theoretical elaboration to make its contribution effective in the group work field.
  • Saúde mental e infância: reflexões sobre a demanda escolar de um CAPSi Artigos

    Beltrame, Marina Maria; Boarini, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de um estudo exploratório desenvolvido entre o segundo semestre de 2008 e em 2009, cujo objetivo consistiu em analisar a demanda escolar encaminhada, acolhida e atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSi - de um Município do Estado do Paraná. Como recurso metodológico, adotamos a pesquisa de campo, que foi realizada em três fases subsequentes. A primeira consistiu em um levantamento estatístico acerca de todos os prontuários dos pacientes acolhidos pelo CAPSi estudado entre os meses de julho e dezembro de 2008. Na segunda, a partir dos prontuários examinados na primeira fase, realizamos o estudo de seis casos de crianças que envolviam queixas escolares, e a terceira correspondeu às entrevistas realizadas com cinco funcionários do dispositivo. Os resultados apontaram o atendimento de um número expressivo de casos referentes a queixas escolares que, em geral, eram tratados via medicação. Tal panorama encontra respaldo na dinâmica de trabalho do dispositivo, que revelou dificuldades em desenvolver um trabalho intersetorial. As decisões pertinentes ao serviço desse CAPSi são, em geral, capitaneadas pelo médico e destituídas de questionamentos por parte dos demais integrantes da equipe, evidenciando quão naturalizada e quão distante essa prática está dos princípios preconizados pela Política Nacional de Saúde Mental.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es el resultado de un estudio exploratorio desarrollado entre el segundo semestre de 2008 y en 2009, cuyo objetivo consistió en analizar la demanda escolar encaminada, acogida y atendida por el Centro de Atención Psicosocial Infanto-Juvenil - CAPSi - de un Municipio del Estado de Paraná. Como recurso metodológico, adoptamos la investigación de campo, que fue realizada en tres etapas subsiguientes. La primera consistió en un relevamiento estadístico acerca de todas las historias clínicas de los pacientes recolectados por el CAPSi estudiadas entre los meses de julio y diciembre de 2008. En la segunda, a partir de las historias clínicas examinadas en la primera etapa, realizamos el estudio de seis casos de niños que involucraban quejas escolares, y la tercera correspondió a las entrevistas realizadas con cinco empleados del dispositivo. Los resultados señalaron la atención de un número expresivo de casos referentes a quejas escolares que, en general, eran tratados vía medicación. Tal panorama encuentra respaldo en la dinámica de trabajo del dispositivo, que reveló dificultades en desarrollar un trabajo intersectorial. Las decisiones pertinentes al servicio de ese CAPSi son, en general, capitaneadas por el médico y destituidas de cuestionamientos por parte de los demás integrantes del equipo, evidenciando lo naturalizada y lo distante que esa práctica está de los principios preconizados por la Política Nacional de Salud Mental.

    Resumo em Inglês:

    This paper is the result from an exploratory study developed between the second half of 2008 and 2009, whose goal consisted in analyzing the school demand referred, accepted and assisted by the Center for Psychosocial Care of Children and Adolescents - CAPSi - in a town in Paraná. As a methodological resource, we adopted a field research, conducted in three subsequent stages. The first stage consisted of a statistical assessment of all medical records from the users assisted at the CAPSi between July and December 2008. Next, from the medical records examined in the first stage, we studied six cases of children involving school complaints. The third and final phase consisted of interviews with five workers at the center. The results pointed the attendance of a significant number of cases involving school complaints that were generally treated via medication. Such scenario is supported by the work dynamics, which revealed difficulties in developing an intersectoral work. The decisions pertaining to the service of this CAPSi are usually headed by the doctor, without questionings from the other team members, what demonstrates how naturalized and how far this practice is from the principles advocated by the National Policy on Mental Health.
  • Psicologia da saúde crítica no contexto hospitalar Artigos

    Carvalho, Denis Barros de

    Resumo em Português:

    O texto apresenta uma discussão sobre a Psicologia da saúde no contexto hospitalar a partir de uma perspectiva histórica e ética, mostrando como o desenvolvimento desse campo foi caracterizado pelo surgimento de duas perspectivas: a Psicologia da saúde tradicional e a Psicologia da saúde crítica. O modelo de quatro abordagens à Psicologia da saúde é apresentado e reformulado com a inclusão do conceito de Psicologia sanitária, e a prática em Psicologia da saúde é discutida à luz do conceito de reflexividade. Por fim, alguns questionamentos derivados da Psicologia da saúde crítica são feitos à prática do psicólogo no contexto hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    El texto presenta una discusión sobre la Psicología de la salud en el contexto hospitalario desde una perspectiva histórica y ética, mostrando como el desarrollo de ese campo fue caracterizado por el surgimiento de dos perspectivas: la Psicología de la salud tradicional y la Psicología de la salud crítica. El modelo de cuatro abordajes a la Psicología de la salud es presentado y reformulado con la inclusión del concepto de Psicología sanitaria, y la práctica en Psicología de la salud es discutida a partir del concepto de reflexividad. Para finalizar, algunos cuestionamientos derivados de la Psicología de la salud crítica son realizados a la práctica del psicólogo en el contexto hospitalario.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a discussion about health psychology in the hospital from a historical and ethical perspective. The essay explains how the development of this field was characterized by the emergence of two perspectives: the traditional health psychology and the critical health psychology. The model of four approaches to health psychology is presented and reformed to include the concept of general health psychology, and the practice in health psychology is discussed from the point of view of the concept of reflexivity. Finally, some questions derived from critical health psychology are asked about the psychologist's practice in the hospital setting.
  • Adoecimento psíquico de trabalhadores de unidades de terapia intensiva Artigos

    Monteiro, Janine Kieling; Oliveira, Artur Luís Linck de; Ribeiro, Camilla Spara; Grisa, Gabrielle Hennig; Agostini, Nívia de

    Resumo em Português:

    As unidades de terapia intensiva (UTIs) podem ser consideradas um dos setores mais agressivos e sobrecarregados em hospitais. Esta pesquisa teve como objetivo compreender aspectos da organização do trabalho que podem estar associados ao adoecimento psíquico em trabalhadores da saúde de UTIs e às estratégias defensivas utilizadas, com a utilização do método misto. A partir de um estudo quantitativo com profissionais da área de enfermagem que atuam nesse setor, recrutados de dois hospitais privados da região metropolitana de Porto Alegre/RS, foram entrevistados oito sujeitos com adoecimento mental (depressão e/ou burnout). Nos resultados, destacaram-se: pouco reconhecimento e apoio no trabalho, sobrecarga de trabalho, trabalhar no turno noturno (prejuízo no sono), dificuldades de relacionamento com chefia, crise ética entre seus valores e questões profissionais, rigidez institucional e dificuldade de lidar com a morte. Nas estratégias utilizadas, apareceram a negação e a banalização do sofrimento, a racionalização e a fuga. Salienta-se a necessidade de uma escuta qualificada e de apoio institucional para esse profissional, que se encontra em sofrimento psíquico extremo.

    Resumo em Espanhol:

    Las unidades de terapia intensiva (Utis) pueden ser consideradas uno de los sectores más agresivos y sobrecargados en hospitales. Esta investigación tuvo como objetivo comprender aspectos de la organización del trabajo que pueden estar asociados al enfermamiento psíquico en trabajadores de la salud de Utis y a las estrategias defensivas utilizadas, con la utilización del método mixto. Desde un estudio cuantitativo con profesionales del área de enfermería que actúan en ese sector, reclutados de dos hospitales privados de la región metropolitana de Porto Alegre/RS, fueron entrevistados ocho sujetos con enfermamiento mental (depresión y/o burnout). En los resultados, se destacaron: poco reconocimiento y apoyo en el trabajo, sobrecarga de trabajo, trabajar en el turno nocturno (perjuicio en el sueño), dificultades de relación con los jefes, crisis ética entre sus valores y cuestiones profesionales, rigidez institucional y dificultad de manejar la muerte. En las estrategias utilizadas, aparecieron la negación y la banalización del sufrimiento, la racionalización y la fuga. Se destaca la necesidad de una escucha calificada y de apoyo institucional para ese profesional, que se encuentra en sufrimiento psíquico extremo.

    Resumo em Inglês:

    The intensive care units (ICUs) can be considered as one of the most aggressive and overloaded sectors in hospitals. This research had the objective of understanding the aspects of work organization which may be associated to the psychic illness in ICUs (intensive care units) health employees and their defensive strategies. The mixed method was used. From a quantitative study with nursing professionals who work in this sector in two private hospitals in the metropolitan area of Porto Alegre - RS, eight subjects with mental sickness (depression or burnout) were interviewed. In the results, certain aspects can be highlighted: few acknowledgement and support at work, work overload, working in the night shift (lack of sleep), relationship difficulties with the management, ethical issues between values and professional aspects, institutional rigidities, and difficulty in dealing with death. In the strategies used, denial and banalization of suffering, rationalization and escape can be stressed. We point out the necessity of qualified assistance and institutional support for this professional, who is in deep psychic suffering.
  • Notas sobre suicídio no trabalho à luz da teoria crítica da sociedade Artigos

    Gomide, Ana Paula de Ávila

    Resumo em Português:

    Tendo como ponto de partida as discussões de Cristophe Dejours sobre o suicídio ligado às novas organizações de trabalho no mundo contemporâneo, este trabalho visa a apontar mais elementos teóricos para a discussão do problema a partir do referencial da teoria crítica da sociedade. Os escritos de Adorno, Horkheimer e Marcuse oferecem um arsenal conceitual profícuo para o tema em questão, no sentido de iluminar a atual forma histórica pela qual o progresso e o cientificismo técnico - a racionalidade instrumental - têm se objetivado. As formas de organização do trabalho nas empresas sob a gestão do terror mobilizam e fortalecem nos indivíduos seus traços autoritários, características individuais tornadas necessárias à produção e adequadas ao clima social com tendências destrutivas. Enfim, o sofrimento no trabalho é entendido como reflexo da deformação da subjetividade pela forma social imperante de trabalho alienado das sociedades pós-industriais, assim resultando no chamado trabalho morto - o ato suicidário de um trabalhador no seu local de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo como punto de partida las discusiones de Cristophe Dejours sobre el suicidio relacionado a las nuevas organizaciones de trabajo en el mundo contemporáneo, este trabajo visa apuntar más elementos teóricos para la discusión del problema desde el referencial de la teoría crítica de la sociedad. Los escritos de Adorno, Horkheimer y Marcuse ofrecen un arsenal conceptual proficuo para el tema en cuestión, en el sentido de alumbrar la actual forma histórica por la cual el progreso y el cientificismo técnico - la racionalidad instrumental - se han objetivado. Las formas de organización del trabajo en las empresas bajo la gestión del terror movilizan y fortalecen en los individuos sus trazos autoritarios, características individuales que se volvieron necesarias a la producción y adecuadas al clima social con inclinaciones destructivas. En fin, el sufrimiento en el trabajo es entendido como reflejo de la deformación de la subjetividad por la forma social imperante de trabajo alienado de las sociedades post industriales, así resultando en el llamado trabajo muerto - el acto suicida de un trabajador en su lugar de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Taking as a starting point the discussions about suicide from Cristophe Dejours on the new work organizations in the contemporary world, this work aims at pointing the theoretical elements for the discussion of the problem, on the grounds of the critical theory of society. The writings of Adorno, Horkheimer, and Marcuse offer a useful conceptual tool about the topic in order to enlighten how the current historical form in which the instrumental rationality has been objectified. Forms of work organization in enterprises under the “terror management” mobilize and empower individuals in their “authoritarian traits”, individual characteristics which are required for production and appropriate for the destructive tendencies in the current social context. Finally, suffering at work is understood as a reflection of the deformation of subjectivity by the prevailing social form of alienated work in post-industrial societies, thus resulting in the so called “dead work”- the suicidal act of an employee in his/her workplace.
  • Sob a espada de Dâmocles: a prática de Psicólogas em Oncologia Pediátrica em Recife-Pe Artigos

    Morais, Sílvia Raquel Santos de; Andrade, Ângela Nobre de

    Resumo em Português:

    A prática de psicólogos em oncologia pediátrica envolve demandas ligadas ao processo de adoecimento e suas implicações psicossociais, e, não raro, iminência de morte e/ou até chances de cura. Assim, tal pesquisa objetivou compreender a prática desses profissionais no Município de Recife- PE. A metodologia foi qualitativa de inspiração fenomenológica, ancorada na ontologia heideggeriana. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas, grupo focal e diálogos com nove participantes, além das anotações de campo. As narrativas foram transcritas na íntegra, literalizadas (Schmidt, 1990) e interpretadas mediante a analítica do sentido (Critelli, 2007). A prática caracterizou-se pela coexistência dos seguintes aspectos: longo período de convivência de pacientes e familiares, envolvimento afetivo e proximidade entre profissionais de saúde, familiares e crianças, além da intensidade no que diz respeito aos vínculos estabelecidos. Tais dimensões repercutem nos modos-de-ser e de estar-no-mundo das participantes, fazendo a prática transitar por entre as dimensões ôntica e ontológica do cuidado. Com o tempo, a prática tende a ancorar-se nas experiências de coexistência. Exercício ético de acolhimento à alteridade, impossibilidade de controle dos acontecimentos, além da iminência de morte, perpassam tal prática, levando os profissionais a romper ações isoladas, a redimensionar o saber-fazer e a reinventar modos interventivos por meio da experimentação cotidiana.

    Resumo em Espanhol:

    La práctica de psicólogos en oncología pediátrica involucra demandas relacionadas al proceso de enfermedad y sus implicaciones psicosociales, y, no raro, inminencia de muerte y/o hasta chances de cura. Así, tal investigación objetivó comprender la práctica de esos profesionales en el Municipio de Recife- PE. La metodología fue cualitativa de inspiración fenomenológica, anclada en la ontología heideggeriana. Los instrumentos utilizados fueron: entrevistas, grupo focal y diálogos con nueve participantes, además de las anotaciones de campo. Las narrativas fueron transcritas integralmente, literalizadas (Schmidt, 1990) e interpretadas mediante la analítica del sentido (Critelli, 2007). La práctica se caracterizó por la coexistencia de los siguientes aspectos: largo período de convivencia de pacientes y familiares, involucramiento afectivo y proximidad entre profesionales de la salud, familiares y niños, además de la intensidad en lo que respecta a los vínculos establecidos. Tales dimensiones repercuten en los modos de ser y de estar en el mundo de las participantes, haciendo la práctica transitar entre las dimensiones óntica y ontológica del cuidado. Con el tiempo, la práctica tiende a anclarse en las experiencias de coexistencia. Ejercicio ético de acogimiento a la alteridad, imposibilidad de control de los sucesos, además de la inminencia de muerte, dominan tal práctica, llevando a los profesionales a romper acciones separadas, a redimensionar el saber hacer y a reinventar modos intervencionistas por medio de la experimentación cotidiana.

    Resumo em Inglês:

    The practice of psychologists in pediatric oncology is recent and involves claims related to the disease process and its psychosocial implications, and not infrequently, the imminence of death or even chances of cure. Thus, this research aimed at understanding the practice of professionals in Recife-PE. The methodology was the qualitative phenomenological inspiration. The instruments used were: interviews, focus groups and conversations with nine participants in addition to the field notes. The narratives were transcribed verbatim, literalized (Schmidt, 1990) and interpreted by the analytic sense (Critelli, 2007). The practice was characterized by the coexistence of the following: long period of familiarity with patients and families, emotional involvement and closeness between them, and the intensity with respect to the links forged. These dimensions resonate in the ways-of-being and being-in-the-world of the participants, making the practice move through the ontic and ontological dimensions of care. Over time, the practice tends to be anchored in the experiences of co-existence. This practice includes an ethical exercise to host differences, inability to control events, and also the imminence of death that pervades the practice, casting professionals to break away from individual stocks, re-size the know-how and re-invent interventional modes by daily trial.
  • Criança não é manga, não amadurece: conceito de maturação na teoria histórico-cultural Artigos

    Asbahr, Flávia da Silva Ferreira; Nascimento, Carolina Picchetti

    Resumo em Português:

    A ideia da maturação do desenvolvimento fundamenta, de modo bastante recorrente, as explicações sobre o fracasso escolar: o aluno não aprende porque é imaturo, e resta à escola esperar que ele amadureça. Quando se diz que uma criança não está madura, em comparação ao desenvolvimento já alcançado por um adulto, foca-se apenas nas diferenças quantitativas entre eles e se esquece que essas novas qualidades do adulto não surgiram nele pela maturação, mas sim, pelo permanente processo de apropriação da cultura humana. Dessa forma, a referida ideia de maturação do desenvolvimento expressa uma profunda biologização do ser humano, reduzindo ao aparato biológico do indivíduo a explicação de problemas sociais e educacionais. O objetivo deste ensaio é analisar as relações entre a maturação e o desenvolvimento, apontando os limites das explicações biologicistas dos fenômenos humanos e as possibilidades da explicação elaborada pela teoria histórico-cultural para a organização do trabalho pedagógico. Essa concepção reconfigura o papel da maturação no processo de aprendizagem e confere à educação escolar um lugar central no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Assim, não cabe à escola esperar que a criança amadureça, ao contrário, é seu dever criar condições para que a maturação se efetive.

    Resumo em Espanhol:

    La idea de la “maduración del desarrollo” fundamenta, de modo bastante recurrente, las explicaciones sobre el fracaso escolar: el alumno no aprende porque es inmaduro, y le resta a la escuela esperar que él “madure”. Cuando se dice que un niño no está maduro, en comparación al desarrollo ya alcanzado por un adulto, se focaliza apenas en las diferencias cuantitativas entre ellos y se olvida que esas nuevas cualidades del adulto no surgieron en él por la maduración, sino, por el permanente proceso de apropiación de la cultura humana. De esa forma, la referida idea de “maduración del desarrollo” expresa una profunda biologización del ser humano, reduciendo al aparato biológico del individuo la explicación de problemas sociales y educacionales. El objetivo de este ensayo es analizar las relaciones entre la maduración y el desarrollo, apuntando los límites de las explicaciones biologicistas de los fenómenos humanos y las posibilidades de la explicación elaborada por la teoría histórico cultural para la organización del trabajo pedagógico. Esa concepción reconfigura el papel de la maduración en el proceso de aprendizaje y le otorga a la educación escolar un lugar central en el desarrollo de las funciones psicológicas superiores. Así, no le cabe a la escuela esperar que el niño madure, al contrario, es su deber crear condiciones para que la madurez se efective.

    Resumo em Inglês:

    The idea of “mature development” is based, frequently, on explanations of school failure: the student does not learn because he is immature and the school has to wait until he gets “mature.” When one says that a child is not mature compared to the development already attained by an adult, one focuses only the quantitative differences between them and forgets that these new qualities of the adult did not arise by the maturation, but by the permanent appropriation process of the human culture. Thus, this idea of “maturity of development” expresses a deep biologization of the human being, reducing social and educational problems explanation to the biological apparatus of the individual. The purpose of this essay is to analyze the relationship between maturation and development, pointing out the limits of biologists' explanations of human phenomena and the possibilities of explanation formulated by the historical-cultural theory to the organization of pedagogical work. This concept gives a new configuration to the role of maturation in the learning process and gives the school education a central role in the development of higher psychological functions. Thus, the school does not have to wait for the child's maturation. Rather, it is its duty to create conditions for his/her maturation to become effective.
  • Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais Artigos

    Mendes, Lorena Samara; Nakano, Tatiana de Cássia; Silva, Izabella Brito; Sampaio, Maria Helena de Lemos

    Resumo em Português:

    A avaliação psicológica tem recebido bastante destaque nos últimos anos, embora diversos problemas relacionados à atuação profissional inadequada na área, bem como problemas de formação, venham sendo apontados na literatura. Nesse sentido, o presente trabalho visou a investigar o domínio de alguns conceitos essenciais da avaliação psicológica por parte de estudantes e de profissionais. Uma amostra composta por 40 profissionais formados e 40 estudantes de graduação respondeu a um questionário contendo seis questões abertas que investigavam temáticas como definição da avaliação psicológica, métodos que podem ser utilizados durante esse processo, o sistema de avaliação dos testes psicológicos (SATEPSI), os requisitos mínimos para a aprovação de um instrumento, definição de validade e precisão. Os resultados confirmaram as preocupações encontradas na literatura ao apontarem que, de forma surpreendente, não puderam ser notadas diferenças importantes entre os dois grupos pesquisados em relação ao domínio das questões investigadas, bem como também não apontaram maior conhecimento dos conceitos por parte dos profissionais. Inúmeras respostas equivocadas foram encontradas, bem como várias respostas em branco ou respostas que representavam o desconhecimento do que estava sendo questionado, de forma a indicar a necessidade de maior cuidado com a formação profissional e a atualização constante dos profissionais que se encontram atuando na área.

    Resumo em Espanhol:

    La evaluación psicológica ha recibido bastante destaque en los últimos años, aunque diversos problemas relacionados a la actuación profesional inadecuada en el área, así como problemas de formación, vienen siendo apuntados en la literatura. En ese sentido, el presente trabajo consideró investigar el dominio de algunos conceptos esenciales de la evaluación psicológica por parte de estudiantes y de profesionales. Una muestra compuesta de 40 profesionales formados y 40 estudiantes de graduación contestó a un cuestionario conteniendo seis preguntas abiertas que investigaban temáticas como definición de la evaluación psicológica, métodos que pueden ser utilizados durante ese proceso, el sistema de evaluación de los test psicológicos (SATEPSI), los requisitos mínimos para la aprobación de un instrumento, definición de validez y precisión. Los resultados confirmaron las preocupaciones encontradas en la literatura al apuntar que, de forma sorprendente, no pudieron ser notadas diferencias importantes entre los dos grupos investigados con relación al dominio de las cuestiones investigadas, así como también no apuntaron un mayor conocimiento de los conceptos por parte de los profesionales. Innumerables respuestas equivocadas fueron encontradas, así como varias respuestas en blanco o respuestas que representaban el desconocimiento de lo que estaba siendo preguntado, de forma de indicar la necesidad de mayor cuidado con la formación profesional y la actualización constante de los profesionales que se encuentran actuando en el área.

    Resumo em Inglês:

    Psychological assessment has been receiving a lot of attention in the last years, despite several issues related to the inadequate professional performance in the area as well as issues regarding the formation, are pointed out in the literature. For this, the present paper aimed at investigating the student´s and professional´s domain on some essential concepts of the psychological assessment. A sample composed by 40 graduated professionals and 40 graduation students answered a questionnaire containing six open questions that investigated themes such as the definition of psychological assessment, the methods that can be used during that process, the system of evaluation of psychological tests (SATEPSI), the minimal requirements for the approval of an instrument, definition of validity and precision. The results confirmed the concerns found in the literature by pointing that, in a surprisingly way, there are no substantial differences between the two groups focused on the domain of the investigated aspects, as well as no more significant knowledge on these concepts by the professionals. Many mistaken answers were found, as well as the lack of responses and others that represented the ignorance about what was being asked. The results showed the necessity of a greater care with the formation process and constant updating of the professionals that work in this area.
  • A droga da obediência: medicalização, infância e biopoder: notas sobre clínica e política Artigos

    Decotelli, Kely Magalhães; Bohre, Luiz Carlos Teixeira; Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de

    Resumo em Português:

    A questão do não aprendizado na escola vem sendo alvo de inúmeras pesquisas em diversas áreas do conhecimento, e, sobremaneira, na Psicologia. Parte das discussões gira em torno de indicar as origens ou as causas, em que se destaca o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, um problema orgânico, da alçada médica, cuja solução seria a Ritalina. Assim, rapidamente como se constitui o problema, se diagnostica e se resolve. Este artigo propõe uma reflexão acerca do não aprender, analisando de que forma isso é tomado como um problema, sendo a infância, ela mesma, forjada e apreendida sob o escopo da Medicina. Como disparador dessa questão, recorremos a uma abordagem crítica do uso abusivo da Ritalina e ao conceito de biopolítica, que situa a gênese do saber médico no controle das formas de vida, constituindo um saber sobre os modos de viver, de ser criança. Muitas vezes, a Psicologia, como disciplina e campo de saber, incide nessa seara corroborando os processos de medicalização da vida. Propomos uma outra prática, imersa na problemática gênese biopolítica: uma clínica-política, na qual a Psicologia possa reapropriar-se das constituintes cognitivas e coletivas que compõem essa temática.

    Resumo em Espanhol:

    La cuestión del no aprendizaje en la escuela viene siendo objetivo de innumerables investigaciones en diversas áreas del conocimiento, y, principalmente, en la Psicología. Parte de las discusiones gira en alrededor de indicar los orígenes o las causas, en que se destaca el trastorno de déficit de atención e hiperactividad, un problema orgánico, de cuño médico, cuya solución sería el Ritalin. Así, rápidamente como se constituye el problema, se diagnostica y se resuelve. Este artículo propone una reflexión acerca del no aprender, analizando de qué forma eso es tomado como un problema, siendo la infancia, ella misma, forjada y aprehendida bajo el lente de la Medicina. Como disparador de esa cuestión, recurrimos a un abordaje crítico del uso abusivo del Ritalin y al concepto de biopolítica, que sitúa el génesis del saber médico en el control de las formas de vida, constituyendo un saber sobre los modos de vivir, de ser niño. Muchas veces, la Psicología, como disciplina y campo de saber, incide en esa área corroborando los procesos de medicalización de la vida. Proponemos otra práctica, inmersa en la problemática génesis biopolítica: una clínica política, en la cual la Psicología pueda reapropiarse de las constituyentes cognitivas y colectivas que componen esa temática.

    Resumo em Inglês:

    The issue of non-learning in school has been the subject of several studies in many areas of knowledge and, above all, in Psychology. Part of the discussion concerns the indication of the origins or causes, which highlights the attention deficit and hyperactivity disorder, an organic problem, from medical competence, whose solution would be Ritalin. As soon as the problem is provided, it is diagnosed and solved. This article proposes a reflection about the “non-learning”, analyzing how this is taken as a problem, being childhood itself forged and seized under the scope of medicine. Taking this fact as a trigger of this issue, we turn to the criticism regarding the abusive use of Ritalin and the concept of biopolitics that places the genesis of medical knowledge in the control of forms of life, what becomes a knowledge about ways of living, of being a child. Often, psychology as a discipline and field of knowledge joins this ground supporting the processes of medicalization of life. We propose a further practice, immersed in the problematic biopolitic genesis: a political clinic, where psychology can reappropriate the cognitive and collective constituents that compose this theme.
  • Os direitos da criança e do adolescente na percepção de adolescentes dos contextos urbano e rural Artigos

    Alves, Cássia Ferrazza; Siqueira, Aline Cardoso

    Resumo em Português:

    Atualmente, crianças e adolescentes são considerados legalmente sujeitos detentores de direitos e em desenvolvimento peculiar. Tendo a teoria bioecológica como referencial teórico, o objetivo deste estudo é conhecer a percepção de adolescentes dos contextos rural e urbano sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Participaram 47 adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos, sendo 20 estudantes do ensino fundamental advindos da zona rural e 27, da zona urbana, moradores de uma cidade do interior do RS. O Questionário sobre Conhecimentos em Direitos foi utilizado e analisado de forma quantitativa, a partir de estatística descritiva e qualitativa, utilizando-se a análise de conteúdo. Os adolescentes de ambos os contextos demonstraram conhecimento sobre alguns direitos básicos da criança e do adolescente, como o direito de não trabalhar, de não ser separado da família e de ter a opinião solicitada e levada em consideração. Encontraram-se presentes concepções socialmente compartilhadas, como o assentimento ao uso de punição física e a pobreza como motivo para o afastamento familiar. Assim, torna-se necessária a criação de espaços de discussão e da divulgação das legislações vigentes, além de problematizar as concepções culturais enraizadas.

    Resumo em Espanhol:

    Actualmente, niños y adolescentes son considerados legalmente sujetos detentadores de derechos y en desarrollo peculiar. Teniendo la teoría bioecológica como referencial teórico, el objetivo de este estudio es conocer la percepción de adolescentes de los contextos rural y urbano sobre los derechos de los niños y de los adolescentes. Participaron 47 adolescentes, con edades entre 12 y 15 años, siendo 20 estudiantes de enseñanza primaria provenientes de la zona rural y 27, de la zona urbana, moradores de una ciudad del interior de Rio Grande do Sul. El Cuestionario sobre Conocimientos en Derechos fue utilizado y analizado de forma cuantitativa, a partir de una estadística descriptiva y cualitativa, utilizando el análisis de contenido. Los adolescentes de ambos contextos demostraron conocimiento sobre algunos derechos básicos del niño y del adolescente, como el derecho a no trabajar, a no ser separado de la familia y a tener la opinión solicitada y tomada en consideración. Se encontraron presentes concepciones socialmente compartidas, como el asentimiento al uso del castigo físico y la pobreza como motivo para el distanciamiento familiar. Así, se vuelve necesaria la creación de espacios de discusión y de la divulgación de las legislaciones vigentes, además de problematizar las concepciones culturales arraigadas.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays children and adolescents are legally considered subjects who hold rights and who are in a peculiar development. Considering the bioecological theory as a theoretical reference, this study aims at understanding the perception of adolescents from urban and rural contexts about children and adolescents' rights. The subjects of the study were 47 adolescents of both genders, between 12 and 15 years old, from which 20 were elementary school students in the urban and 27 in the rural areas of an inner-city of RS. The questionnaire on the knowledge of rights was applied and analyzed quantitatively based on descriptive statistics and qualitatively, using content analysis. Adolescents from both contexts showed knowledge about some basic rights of children and adolescents, as the right of not working, of not being apart from their families and of having their opinions taken into account. Among the participants' perceptions we noticed conceptions socially shared over the centuries, such as the approval of physical punishment and poverty as a reason for being separated from their families. Thus, more discussions are necessary to announce the current laws, besides problematizing the rooted cultural conceptions.
  • Uma análise de concepções sobre a criança e a inserção da infância no consumismo Artigos

    Moura, Tiago Bastos de; Viana, Flávio Torrecilas; Loyola, Viviane Dias

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma análise de percepções e de concepções sobre o que é a criança e resgata a evolução do conceito de infância da antiguidade aos dias atuais, associando tais mudanças à dinâmica social pelo surgimento de novas estruturas familiares e de fatores históricos, sociais, políticos e culturais. São discutidos algumas particularidades da criança e seu processo de desenvolvimento cognitivo sob a luz da teoria de Piaget, considerando a infância inserida nas grandes sociedades de consumo capitalistas e analisando como ela interpreta as informações apresentadas pelo mercado através das propagandas e outros meios. Este artigo tem como objetivo contextualizar a evolução das percepções em relação à criança, evidenciando sua inserção crescente no mercado de consumo, peculiaridades inerentes à sua idade, sua relação e comunicação com os pais e como eles são significativos no desenvolvimento de sua autonomia e capacidade crítica. O consumo exagerado se afirma culturalmente e gera consequências na infância, frutos de um processo alienante que vem sendo construído pelo sistema capitalista e reproduzido pelas pessoas. Evidencia-se, então, a precocidade das relações que se processam no interior da sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo hace un análisis de percepciones y de concepciones sobre lo que es el niño y rescata la evolución del concepto de infancia desde la antigüedad a los días actuales, asociando tales cambios a la dinámica social por el surgimiento de nuevas estructuras familiares y de factores históricos, sociales, políticos y culturales. Son discutidas algunas particularidades del niño y su proceso de desarrollo cognoscitivo bajo la luz de la teoría de Piaget, considerando la infancia insertada en las grandes sociedades de consumo capitalistas y analizando como esta interpreta las informaciones presentadas por el mercado a través de las propagandas y otros medios. Este artículo tiene como objetivo contextualizar la evolución de las percepciones con relación al niño, evidenciando su inserción creciente en el mercado de consumo, peculiaridades inherentes a su edad, su relación y comunicación con los padres y como ellos son significativos en el desarrollo de su autonomía y capacidad crítica. El consumo exagerado se afirma culturalmente y genera consecuencias en la infancia, frutos de un proceso alienante que viene siendo construido por el sistema capitalista y reproducido por las personas. Se evidencia, entonces, la precocidad de las relaciones que se procesan en el interior de la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the perceptions and conceptions of “what the child is” and gives an account of the evolution of childhood's notion from old times to present days, associating those changes to the social dynamics through the beginning of new familiar structures and historical, social, political and cultural factors. Some child's particularities and his/her cognitive development process according to Piaget's theory are discussed, considering childhood in the large capitalist consuming societies and analysing how the child interprets the information presented by the media through advertisements and other communication ways. This article's goal is to present the evolution of the perceptions concerning the child, evidencing his/heir growing insertion in the consumption market, the peculiarities of his/her age, relationship and communication with his/her parents and how they are significative to the child's autonomy development and critical capacity. The exaggerated consumption is culturally emphasized and generates consequences during childhood, which are products of an alienating process that has been forged by the capitalist system and reproduced by society. The precocity of the relations which are processed in society is evidenced.
  • Aplicação de um programa de cessação do tabagismo com rodoviários urbanos Experiências

    Lopes, Fernanda Machado; Peuker, Ana Carolina; Bizarro, Lisiane

    Resumo em Português:

    O presente relato tem como objetivo descrever a aplicação de um programa de cessação do tabagismo realizado em uma empresa de transporte coletivo urbano que implantou a política do ambiente livre do fumo. Pretende-se contribuir apresentando um modelo de intervenção de abordagem cognitivocomportamental possível de ser implantado no contexto organizacional. Método: o programa foi realizado em três etapas: levantamento no número de fumantes (n=90; 13% do universo total de funcionários), avaliação do nível de dependência de nicotina (n=30; 33% dos fumantes) e realização dos grupos de cessação do tabagismo, dos quais participaram 16 fumantes (18%). Os grupos aconteceram em quatro encontros semanais, com duração de duas horas cada, sendo que, após trinta dias, foi realizado um encontro de manutenção. Resultados: o programa demonstrou boa eficácia, pois, dos 16 fumantes que participaram, 7 atingiram a abstinência e 9 reduziram o consumo. Conclusão: os psicólogos podem ser agentes comprometidos em manter um ambiente livre de fumo e prevenir os efeitos do tabagismo nas organizações utilizando intervenções cognitivo-comportamentais como a descrita.

    Resumo em Espanhol:

    El presente relato tiene como objetivo describir la aplicación de un programa de cese del tabaquismo realizado en una empresa de transporte colectivo urbano que implantó la política del ambiente libre del humo. Se desea contribuir presentando un modelo de intervención de abordaje cognoscitivo comportamental posible de ser implantado en el contexto organizacional. Método: el programa fue realizado en tres etapas: cómputo del número de fumadores (n=90; 13% del universo total de empleados), evaluación del nivel de dependencia de nicotina (n=30; 33% de los fumadores) y realización de los grupos de cese del tabaquismo, de los cuales participaron 16 fumadores (18%). Los grupos ocurrieron en cuatro encuentros semanales, con duración de dos horas cada uno, siendo que, después de treinta días, fue realizado un encuentro de mantenimiento. Resultados: el programa demostró una buena eficacia, pues, de los 16 fumadores que participaron, 7 alcanzaron la abstinencia y 9 redujeron el consumo. Conclusión: los psicólogos pueden ser agentes comprometidos en mantener un ambiente libre de humo y prevenir los efectos del tabaquismo en las organizaciones utilizando intervenciones cognoscitivo comportamentales como la descripta.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this report is to describe a smoking cessation program held in an urban bus company which implemented a smoke-free environment policy. The aim of the program was to offer cognitivebehavioral counseling to workers who wished to quit smoking, facilitating the transition to a smoke-free environment and reducing healthcare costs associated with smoking for both the employee and the employer. Method: the program was conducted in three stages: assessing the number of smokers (n=90; 13% of total employees), assessing their level of nicotine dependence (n=30; 33% of smokers) and offering smoking cessation assistance consisting of education and counseling in groups (n=16; 13% smokers agreed to participate). There were four weekly meetings in the company, lasting two hours each, and a fifth meeting thirty days later as a follow-up. Results: the program was efficient, as 7 quitted smoking and 9 reduced their consumption. Conclusion: psychologists can be comitted to maintain a smoke-free environment and the effect of smoking in organizations using planned cognitive-behavioral interventions similar to the one described in this report.
  • Psicologia em ação no SUS: a interdisciplinaridade posta à prova Experiências

    Couto, Leandra Lúcia Moraes; Schimith, Polyana Barbosa; Dalbello-Araujo, Maristela

    Resumo em Português:

    Para reorientação da Atenção Básica, em 1998, o Ministério da Saúde (MS) adotou a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é operacionalizada por meio de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o objetivo de substituir o modelo tradicional de atenção à saúde, tipicamente curativo e hospitalocêntrico. Este artigo analisa os desdobramentos da intervenção ocorrida durante o desenvolvimento do projeto de estágio Psicologia e Saúde Coletiva: Promovendo a Saúde na Comunidade, em uma UBS da cidade de Vitória (ES). Após um período de inserção na rotina e no contexto da unidade, elaboramos uma proposta de trabalho interdisciplinar dirigida ao grupo de pacientes composto por pessoas obesas, diabéticas e/ou hipertensas. Utilizamos mecanismos que possibilitaram trocas de experiências, como oficinas temáticas e passeios. No decorrer da intervenção, foi possível perceber a importância do trabalho interdisciplinar para que os objetivos propostos fossem alcançados. Verificamos muitas conquistas e algumas dificuldades, e constatamos que a Psicologia pode contribuir de forma efetiva para a promoção da saúde no contexto da ESF.

    Resumo em Espanhol:

    Para reorientación de la Atención Básica, en 1998, el Ministerio de la Salud (MS) adoptó la Estrategia de la Salud de la Familia (ESF), que es operacionalizada por medio de equipos multiprofesionales en Unidades Básicas de Salud (UBS), con el objetivo de sustituir el modelo tradicional de atención a la salud, típicamente curativo y hospitalocentrista. Este artículo analiza los despliegues de la intervención ocurrida durante el desarrollo del proyecto de práctica Psicología y Salud Colectiva: Promocionando la Salud en la Comunidad, en una UBS de la ciudad de Vitória (ES). Después de un período de inserción en la rutina y en el contexto de la unidad, elaboramos una propuesta de trabajo interdisciplinaria dirigida al grupo de pacientes compuesto por personas obesas, diabéticas y/o hipertensas. Utilizamos mecanismos que posibilitaron intercambios de experiencias, como talleres temáticos y paseos. En el transcurso de la intervención, fue posible notar la importancia del trabajo interdisciplinario para que los objetivos propuestos fuesen alcanzados. Verificamos muchas conquistas y algunas dificultades, y constatamos que la Psicología puede contribuir de forma efectiva para la promoción de la salud en el contexto de la ESF.

    Resumo em Inglês:

    With the purpose of reorganizing health attention practices on a new basis and of replacing the traditional health model, whose focus was typically on healing and on hospital-centered practices, the Family Health Program (FHP) was created by the Brazilian Health Ministry in 1988. The FHP is operationalized by multiprofessional teams in Basic Health Units (BHU). This article aims to analyze the unfolding of an intervention developed in the course of a training program carried out under the project entitled “Psychology and collective health: promoting health in the community” conducted at a BHU in Vitória, ES. After inserting ourselves into the BHU routine and context for a certain time, we developed a proposal for an interdisciplinary program designed for a group of obese, diabetic and hypertensive patients. Mechanisms which promote the exchange of experiences such as thematic workshops and tours were created. During the intervention, it was possible to observe the importance of interdisciplinary work to reach the proposed objectives. We had improvements and certain difficulties, and concluded that Psychology can effectively contribute for the promotion of health in the context of FHP.
  • Maria Cristina Carvalho da Silva Homenageada

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