Logomarca do periódico: Psicologia: Ciência e Profissão

Open-access Psicologia: Ciência e Profissão

Publicação de: Conselho Federal de Psicologia
Área: Ciências Humanas Versão impressa ISSN: 1414-9893
Versão on-line ISSN: 1982-3703

Sumário

Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 45, Publicado: 2025
Ordenar publicações por

Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 45, Publicado: 2025

Document list
Artigo
Contribuições para uma Análise Psicopolítica do Populismo Costa, Frederico Alves Prado, Marco Aurélio Máximo

Resumo em Português:

Resumo: O objetivo do artigo é discorrer sobre três debates propostos na teoria democrática radical e plural que permitem interpelar modos de compreensão da dinâmica política das sociedades ocidentais contemporâneas: a crítica ao marxismo, a crítica à democracia deliberativa e a crítica ao rechaço elitista à noção de populismo. Por meio desses debates, focalizando a compreensão sobre o sujeito político, abordaremos contribuições dessa teoria para a discussão do fenômeno do populismo no campo da psicologia política. Concebemos que o problema da democracia e da construção do povo é um tema antigo no pensamento político, mas tem sido retomado de maneira central em razão, sobretudo, da emergência de populismos de direita no século XXI. A teoria democrática radical e plural contribui para a compreensão do populismo em termos psicopolíticos e, assim, para a discussão desse fenômeno na psicologia política ao concebê-lo de maneira formal e se distanciar da dicotomia entre subjetividade e objetividade, entre paixão e racionalidade, entre sujeito e estrutura.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Este artículo discute tres debates propuestos en la teoría democrática radical y plural que permiten cuestionar formas de entender la dinámica política de las sociedades occidentales contemporáneas: la crítica al marxismo, la crítica a la democracia deliberativa y la crítica al rechazo elitista de la noción de populismo. A través de estos debates, centrados en la comprensión del sujeto político, abordaremos las aportaciones de esta teoría a la discusión del populismo en el ámbito de la psicología política. Consideramos que el problema de la democracia y la construcción del pueblo es un tema antiguo en el pensamiento político, pero que ha sido retomado de manera central debido, sobre todo, a la emergencia de los populismos de derecha en el siglo XXI. La teoría democrática radical y plural contribuye a la comprensión del populismo en términos psicopolíticos y, por tanto, a la discusión de este fenómeno en psicología política, al concebirlo de manera formal y distanciarse de la dicotomía entre subjetividad y objetividad, pasión y racionalidad, sujeto y estructura.

Resumo em Inglês:

Abstract: This study aims to discuss three issues proposed in radical and plural democratic theory that enable us to question ways of understanding the political dynamics of contemporary Western societies: the critique of Marxism, the critique of deliberative democracy, and the critique of the elitist rejection of the notion of populism. Via these debates and focusing on the understanding of the political subject, we will address the contributions of this theory to the discussion of the phenomenon of populism in political psychology. We believe that the problem of democracy and the construction of the people configures an historical theme in political thought that has been centrally resumed, especially due to the emergence of right-wing populisms in the 21st century. Radical and plural democratic theory contributes to the understanding of populism in psychopolitical terms and thus to the discussion of this phenomenon in political psychology by conceiving it formally and distancing itself from the dichotomy between subjectivity and objectivity, passion and rationality, and subject and structure.
Artigo
Intervenção em Aconselhamento de Carreira por meio da Maturidade para a Escolha Profissional Alvarenga, Marco Antônio Silva Guilhermino, Carollina Souza Azevedo, Tiago Geraldo de Marques, Amanda Furlan Pollo, Tatiana Cury Cardoso, Paulo Miguel da Silva

Resumo em Português:

Resumo: A Teoria Life-Span/Life Space (LSA) foi desenvolvida a partir da suposição de que assumimos diferentes papéis ao longo do ciclo vital, fundamentais para o desenvolvimento da identidade vocacional. A maturidade para a escolha profissional é um dos processos identificados no desenvolvimento de carreira. No entanto, tomar decisões sobre a carreira constitui uma tarefa complexa ao lidar com muitas dúvidas. Por este motivo, o aconselhamento de carreira (AC) pode auxiliar jovens e adultos no planejamento da vida profissional. Deste modo, esta pesquisa objetivou verificar o efeito do AC sobre a maturidade para escolha vocacional em estudantes do terceiro ano do ensino médio (N = 130) de escolas públicas e particulares. Os participantes eram predominantemente do sexo feminino (70%), com idades entre 16 e 18 anos (M = 17,13; DP = 0,589). Tratou-se de uma pesquisa com desenho pré e pós-intervenção nas modalidades individual ou em grupo. Foram utilizados a Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP) e um questionário de percepção sobre as intervenções. Os dados foram tratados por meio de análises descritivas, comparação entre grupos, correlação e regressão. Os resultados evidenciaram a diminuição do efeito das variáveis sociodemográficas sobre a maturidade após a intervenção, além de mudanças significativas (p < 0,001) produzidas na maturidade (d = 0,56) e em suas dimensões (d = 0,55; 0,39; 0,36; 0,31 e 0,23 respectivamente para determinação, conhecimento da realidade, autoconhecimento, responsabilidade e independência). Pesquisas na área devem prosseguir considerando estudantes de outras séries do ensino médio ou períodos do desenvolvimento como adultos.

Resumo em Espanhol:

Resumen: La teoría Life-Span/Life Space (LSA) se desarrolló partiendo del supuesto de que asumimos diferentes roles a lo largo del ciclo vital, fundamentales para el desarrollo de la identidad ocupacional. La madurez para la elección profesional es uno de los procesos identificados en el desarrollo de la carrera. Sin embargo, tomar decisiones sobre la carrera es una tarea compleja que requiere hacer frente a muchas dudas. Por este motivo, el asesoramiento para la carrera (AC) puede ayudar a jóvenes y adultos a tomar decisiones y planificar su vida profesional. Este estudio investiga el efecto del AC sobre la elección profesional en estudiantes de bachillerato (N = 130) de enseñanza pública y privada. Los participantes eran predominantemente mujeres (70%), con edades comprendidas entre los 16 y 18 años (M = 17,13, DE = 0,589). Se trataba de un diseño pre- y post-intervención, individual o en grupo. Se utilizó la Escala de Madurez para la Elección Profesional y un cuestionario sobre percepciones relativas a las intervenciones. Los datos se procesaron mediante análisis descriptivo, comparación entre grupos, correlación y regresión. Los resultados evidenciaron una reducción del efecto de las variables sociodemográficas sobre la madurez profesional tras la intervención, así como cambios significativos (p < 0,001) en la madurez (d = .56) y sus dimensiones (d = .55, .39, .36, .31 y .23, respectivamente para determinación, conciencia de la realidad, autoconocimiento, responsabilidad e independencia). La investigación en este campo debería seguir examinando a estudiantes de otros cursos de secundaria o periodos de desarrollo, como los adultos.

Resumo em Inglês:

Abstract: The Life-Span/Life Space Approach was developed under the assumption we take different roles throughout our life cycle, which are fundamental to the development of vocational identity. Maturity for professional choice is one of the processes in career development. However, making decisions about career is a complex task which requires addressing many doubts. For this reason, career counseling can assist young people and adults in making decisions and planning their professional lives. This study aimed to investigate the effect of career counseling on vocational choice in senior high school students (N = 130) from public and private schools. Participants were predominantly girls (70%) who were aged from 16 to 18 years (M = 17.13, SD = 0.589). This pre- and post-intervention design was applied either individually or in groups. The Maturity Scale for Professional Choice and a questionnaire on perceptions relating to the interventions were used. The data were processed using descriptive analysis, comparison between groups, correlation, and regressions. Results evinced a reduction in the effect of sociodemographic variables on vocational maturity after the intervention and significant changes (p < 0.001) in maturity (d = .56) and its dimensions (d = .55, .39, .36, .31, and .23, for determination, awareness of reality, self-knowledge, responsibility, and independence, respectively). Research in the field should continue to examine students from other high school grades or periods of development such as adults.
Artigo
No Meio da Tempestade: Percepções de Ribeirinhos do Amazonas sobre a Covid-19 Zahn, Sara Neves Lima Caranti, Danielle Arisa Juzwiak, Claudia Ridel Padovani, Ricardo da Costa

Resumo em Português:

Resumo: Com o objetivo de compreender as percepções de ribeirinhos do Amazonas sobre a covid-19, foram entrevistados 12 adultos infectados durante a primeira onda da pandemia. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo de amostragem intencional com base no critério de saturação. Para a coleta de dados foram utilizados: questionário de perfil sociodemográfico e de saúde de populações ribeirinhas durante a pandemia, entrevista semiestruturada e a observação participante registrada em diário de campo. Na análise de conteúdo foram identificadas três categorias: “compreensões sobre a covid-19”, que diz respeito às percepções iniciais sobre o vírus, suas formas de transmissão e medidas de prevenção; “‘aconteceu em mim assim’”, na qual se evidenciaram os efeitos percebidos no corpo e na saúde emocional; e “efeitos da pandemia nos modos de vida ribeirinhos”, em que foram apontadas as transformações causadas pela pandemia sobre as práticas alimentares, atividades de subsistência e educação. As desigualdades presentes no contexto ribeirinho foram acentuadas com a chegada da pandemia. As compreensões a respeito do vírus estavam atreladas aos meios de comunicação e a conceitos culturais familiares da região amazônica, sendo a principal barreira a ausência de conectividade nas comunidades. No âmbito emocional, o medo foi a emoção mais referida pelos participantes e a política de sepultamento foi relacionada à dificuldade em vivenciar o luto. O lockdown foi associado à diminuição da renda, redução da compra de alimentos e defasagem na aprendizagem escolar. A compreensão das singularidades socioculturais e percepções desses povos possibilita a reflexão sobre suas reais necessidades e capacidades.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Con el objetivo de comprender las percepciones de los ribereños del Amazonas sobre el Covid-19, fueron entrevistados 12 adultos infectados durante la primera ola de la pandemia. Se trata de un estudio cualitativo descriptivo con muestreo intencional basado en el criterio de saturación. Los datos se recogieron mediante un cuestionario sobre el perfil sociodemográfico y sanitario de las poblaciones ribereñas durante la pandemia, una entrevista semiestructurada y la observación participante registrada en un diario de campo. En el análisis de contenido se identificaron tres categorías: “Comprensiones sobre el Covid-19”, que se refiere a las percepciones iniciales sobre el virus, sus formas de transmisión y las medidas de prevención; “’Me pasó así’”, que destaca los efectos que se percibieron sobre el cuerpo y la salud emocional; y “Efectos de la pandemia en los estilos de vida ribereños”, que señala las transformaciones causadas por la pandemia en las prácticas alimentarias, las actividades de subsistencia y la educación. Las desigualdades presentes en el contexto ribereño se acentuaron con la llegada de la pandemia. La comprensión del virus se vinculó a los medios de comunicación y a conceptos culturales familiares a la región amazónica, siendo la principal barrera la falta de conectividad en las comunidades. En la esfera emocional, el miedo fue la emoción más mencionada por los participantes y la política de entierro se relacionó con la dificultad de vivir el duelo. El encierro se asoció a menores ingresos, reducción de la compra de alimentos y déficit de aprendizaje escolar. Comprender las singularidades socioculturales y las percepciones de estos pueblos permite reflexionar sobre sus necesidades y capacidades reales.

Resumo em Inglês:

Abstract: To understand the perceptions of riverine people in Amazonas about COVID-19, 12 adults who were infected during the first wave of the pandemic were interviewed. This qualitative descriptive study used an intentional sampling based on the saturation criterion. The following were used to collect data: a questionnaire on the sociodemographic and health profile of riverine populations during the pandemic, a semi-structured interview, and participant observation recorded in a field diary. Content analysis obtained three categories: “Understandings about COVID-19,” which refers to initial perceptions about the virus, its forms of transmission, and prevention measures; “It happened to me like this,” which highlights the effects that were perceived on the body and emotional health; and “Effects of the pandemic on riverine lifestyles,” which points out the transformations due to the pandemic on eating practices, subsistence activities, and education. The pandemic worsened the inequalities in the riverine context. Understandings of the virus were linked to the media and cultural concepts familiar to the Amazon region, with the main barrier being the lack of connectivity in the communities. In the emotional sphere, fear was the emotion participants mentioned the most and the burial policy was related to the difficulty in experiencing grief. The lockdown was associated with a decrease in income, a reduction in food purchases, and a delay in school learning. Understanding the sociocultural singularities and perceptions of these people makes it possible to reflect on their real needs and capabilities.
Artigo
Compreensões Fenomenológico-Existenciais acerca da Experiência de Suicídio na Infância: “E Existe?” Melo, Manuella Bila de Azevedo, Ana Karina Silva

Resumo em Português:

Resumo: O suicídio na infância é um fenômeno invisibilizado e atravessado por diversos tabus, entre os quais o mito da infância feliz, que acredita que essa fase da vida seja marcada apenas por alegrias, sonhos e levezas, isenta, portanto, de dores e sofrimentos. Destarte, o presente artigo, fruto de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo compreender a experiência do suicídio infantil a partir das narrativas de crianças que expressaram ideação ou tentativas de suicídio. Assim, em consonância com o modo de fazer pesquisa na fenomenologia, propomos um retorno às coisas mesmas a fim de tentar compreendê-las. Neste trabalho, apresentaremos trechos de encontros ocorridos com duas crianças participantes, que trouxeram em seus discursos desvelamentos de histórias marcadas pela solidão e de narrativas atravessadas por violências e conflitos, em razão da inospitalidade de um mundo no qual a existência tornava-se fardo e a morte apresentava-se na trama de significados como um caminho para lidar com o sofrimento.

Resumo em Espanhol:

Resumen: El suicidio infantil es un fenómeno invisible y atravesado por varios tabúes, entre ellos el mito de una infancia feliz que cree que esta etapa de la vida está marcada solo por alegrías, sueños y liviandad, libre de dolor y sufrimiento. Así, este artículo, resultado de una tesis de maestría, tiene como objetivo comprender la experiencia del suicidio infantil a partir de las narrativas de niños que expresaron ideación o intentos suicidas. Así, en línea con la forma de hacer investigación en fenomenología, proponemos una vuelta a las cosas mismas para intentar comprenderlas. En este trabajo, presentaremos extractos de los encuentros realizados con dos niños participantes, quienes trajeron en sus discursos develaciones de historias que traían la soledad como marca de un tiempo y narrativas atravesadas por la violencia y los conflictos, frente a la inhóspita de un mundo donde la existencia se convirtió en una carga y la muerte se presentó en la red de significados como una forma de lidiar con el sufrimiento.

Resumo em Inglês:

Abstract: Childhood suicide is an invisible phenomenon and crossed by several taboos, among them is the myth of a happy childhood that believes that this phase of life is marked only by joys, dreams and lightness, free from pain and suffering. Thus, this article, the result of a master’s thesis, aims to understand the experience of child suicide from the narratives of children who expressed suicidal ideation or attempts. Thus, in line with the way of doing research in phenomenology, we propose a return to the things themselves in order to try to understand them. In this work, we will present excerpts from the meetings that took place with two participating children, who brought in their speeches unveilings of stories that brought loneliness as a mark of a time and narratives crossed by violence and conflicts, in the face of the inhospitableness of a world where existence became burden and death presented itself in the web of meanings as a way to deal with suffering.
Artigo
A Diversidade Sexual e de Gênero em Evidência em um Instituto Federal Guimarães, Willian Nardi, Henrique Caetano

Resumo em Português:

Resumo: Este artigo objetiva evidenciar as trajetórias das inúmeras pessoas que transitaram e ainda transitam pelos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul). Para tanto, utiliza-se a noção de trajetórias de vida como disparador teórico, metodológico e político dos objetivos desta pesquisa. Foram entrevistados 16 sujeitos que têm sua trajetória profissional marcada por ocuparem, em algum momento, uma representação dentro dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual. Os marcadores sociais da diferença dessas pessoas afetam a maneira que os debates de gênero e de sexualidade são produzidos nesses núcleos, em diferentes desdobramentos junto a suas vidas particulares e profissionais. A análise do material de pesquisa permite evidenciar que esses marcadores (re)produzem, atravessam e são atravessados pelas redes de sentidos sobre a diversidade, gerando diferentes efeitos nas vidas desses sujeitos. Por fim, conclui-se que no encontro com diferentes trajetórias de vida, esses núcleos caminham lado a lado com a comunidade acadêmica, implicando corpos, desejos e afetações na produção de um espaço de respeito às diferenças.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Este artículo tiene como objetivo resaltar las trayectorias de innumerables personas que transitaron y aún transitan por los Núcleos de Género y Diversidad Sexual del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul. Por ese motivo, se utiliza la noción de trayectorias de vida como detonante teórico, metodológico y político de los objetivos de esta investigación. Fueron entrevistados dieciséis sujetos cuya trayectoria profesional estuvo marcada por ocupar, en algún momento, una representación dentro de los Centros de Género y Diversidad Sexual. Los marcadores sociales de la diferencia de estas personas inciden en la forma en que se producen los debates de género y sexualidad en estos centros, en diferentes desdoblamientos a lo largo de su vida privada y profesional. El análisis del material de investigación muestra que los marcadores (re)producen, cruzan y son atravesados por redes de significados sobre la diversidad, generando diferentes efectos en la vida de estos sujetos. Finalmente, a través del encuentro con diferentes trayectorias de vida, estos núcleos caminan junto a la comunidad académica, involucrando cuerpos, deseos y afectos en la producción de un espacio de respeto por las diferencias.

Resumo em Inglês:

Abstract: This study aims to emphasize the trajectories of countless people who have been or are still active participants in the Gender and Sexual Diversity Centers at the Rio Grande do Sul Federal Institute of Education, Science, and Technology. For this, the notion of life trajectories is used as a theoretical, methodological, and political basis for the objectives of this research. In total, 16 subjects were interviewed the professional careers of which were marked by occupying a representative place within the Gender and Sexual Diversity Centers at some point in their lives. The social markers of difference of these people affect the way these centers produce gender and sexuality debates in unfolding paths along their private and professional lives. The analysis of the research material concludes that these markers produce, reproduce, and intertwine with networks of meanings about diversity, generating different effects in the lives of these subjects. Finally, by embracing different life trajectories, these centers walk side by side with the academic community, involving bodies, desires, and affections in producing a space of respect for differences.
Artigo
Percepções de Mulheres Negras como Vendedoras em Lojas de Luxo Araujo, Luana Mendez Cerqueira, Gustavo Luís Caribé

Resumo em Português:

Resumo Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de caracterizar as vivências de racismo sofridas por mulheres negras, em atuação laboral como vendedoras em lojas de luxo, no setor de moda feminina em Salvador. Foram entrevistadas cinco mulheres autodeclaradas negras, cuja atividade contabiliza o mínimo de um mês de experiência. Analisaram-se os dados qualitativos com base na Análise de Conteúdo de Bardin, de forma temática, seguindo as etapas de: codificação, categorização, inferência e tratamento informático para caracterização dos dados coletados. As categorias identificadas e discutidas nos resultados foram: (a) Repercussões do racismo estrutural na inserção no mercado de trabalho; (b) Microagressões raciais na relação cliente-vendedoras; (c) Repercussões do padrão de beleza da moda na autoestima; e (d) Estratégias de resistência ao racismo. Dessa maneira, os resultados indicam que as vivências dessas vendedoras foram permeadas por situações de discriminação racial, desde que se inseriram no varejo de luxo, o que repercutiu em sentimentos de inferioridade, incapacidade e não pertencimento, afetando a sua autoestima. Nos casos relatados, as principais agressoras são clientes brancas, as consumidoras mais frequentes desse mercado. Por fim, foi possível identificar quais formas de manejo que as participantes encontraram para enfrentar as experiências de racismo no seu ambiente de trabalho.

Resumo em Espanhol:

Resumen Esta investigación cualitativa objetiva caracterizar las experiencias de racismo sufridas por mujeres negras en su actuación laboral como vendedoras en tiendas de lujo, no sector de la moda femenina en Salvador. Se entrevistó a cinco mujeres autodeclaradas negras, cuya actividad corresponde a por lo menos un mes de experiencia. Los datos cualitativos fueron temáticamente analizados con base en el Análisis de Contenido de Bardin, siguiendo las etapas de codificación, categorización, inferencia y tratamiento informático. Las categorías identificadas y discutidas en los resultados fueran: (a) Repercusiones del racismo estructural en la inserción en el mercado de trabajo; (b) Microagresiones raciales en la relación cliente-vendedoras; (c) Repercusiones del padrón de belleza de la moda en la autoestima; y (d) Estrategias de resistencia al racismo. Los resultados indican que las vivencias de estas vendedoras estuvieron permeadas por situaciones de discriminación racial, desde su inserción en el comercio de lujo, lo que repercutió en sentimientos de inferioridad, incapacidad e no pertenencia, afectando su autoestima. En los casos reportados, los principales agresores son los clientes blancos, los consumidores más frecuentes de este mercado. Finalmente, fue posible identificar qué formas de gestión encontraron las participantes para enfrentar las experiencias de racismo en su entorno laboral.

Resumo em Inglês:

Abstract This qualitative research sought to characterize the instances of racism experienced by black women while working as saleswomen in luxury stores in the women’s fashion sector in Salvador. We interviewed five self-declared black women whose activities account for at least one month of experience. Qualitative data were thematically analyzed based on Bardin’s Content Analysis, following the stages of coding, categorization, inference and computer processing. The categories identified and discussed in the results were: (a) Repercussions of structural racism on insertion in the labor market; (b) Racial microagressions in customer-seller relations; (c) Repercussions of fashion beauty standards on self-esteem; and (d) Strategies for fighting racism. Results indicate that the saleswomen’s experiences were permeated by situations of racial discrimination, since their insertion in the luxury sector, which resulted in feelings of inferiority, failure and non-belonging, affecting their self-esteem. The reports pointed to white clients, the most frequent consumers of this market, as main aggressors. Finally, we identified coping mechanisms used by participants to face the experiences of racism in their work environment.
Artigo
Ecologia do Cuidado: Pistas para Pesquisas em Psicologia Social Dell’Aglio, Daniela Dalbosco Machado, Paula Sandrine

Resumo em Português:

Resumo: Este artigo configura-se como um ensaio teórico que objetiva tecer pistas epistemológicas e/ou metodológicas para pesquisas em Psicologia Social a partir do que iremos chamar de “ecologia do cuidado”. Para tanto, o conceito de “ecologia” no campo das ciências é resgatado, a fim de situá-lo em uma perspectiva pós-estruturalista que busca compreender a interdependência de agentes humanos e não humanos. Ainda, a categoria do cuidado, a partir de um olhar feminista, é compreendida enquanto uma prática onipresente, o que, em um sentido epistemológico, sugere que ocupa centralidade em nossas análises. Propõe-se olhar para o cuidado de modo “tentacular”, interdependente e relacional, como algo que articula uma gama de atores, sejam eles humanos ou não, de modo conectivo e inventivo. Concluímos que essa contribuição cria um tensionamento na centralidade atribuída ao sujeito humano no campo da Psicologia Social, convocando as materialidades e praticalidades engajadas nas produções do cuidado e/ou do conhecimento.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Este artículo es un ensayo teórico que pretende tejer pistas epistemológicas y/o metodológicas en la investigación en Psicología Social, a partir de lo que denominaremos “ecología del cuidado”. Para ello, se rescata el concepto de “ecología” en el campo de la ciencia para ubicarlo en una perspectiva postestructuralista que busca comprender la interdependencia de los agentes humanos y no humanos. Aun así, la categoría de cuidado, desde una perspectiva feminista, se entiende como una práctica omnipresente, lo que, en un sentido epistemológico, sugiere que ocupa una posición central en nuestros análisis. Se propone, en este artículo, mirar el cuidado de forma “tentacular”, interdependiente y relacional, que articula una gama de actores, humanos o no. Concluimos que esta contribución crea una tensión en la centralidad atribuida al sujeto humano en la Psicología Social para provocar las materialidades y practicidades comprometidas en la producción del cuidado y/o del conocimiento.

Resumo em Inglês:

Abstract: This theoretical essay aims to weave epistemological and/or methodological clues in research in social psychology based on what we will call the “ecology of care”. To this end, the concept of “ecology” in science is retrieved to place it in a post-structuralist perspective that seeks to understand the interdependence of human and non-human agents. Still, the category of care from a feminist perspective is understood as an omnipresent practice, which, in epistemologically suggests that it occupies a central position in our analyses. This essay proposes to look at care in a “tentacular,” interdependent, and relational way, which articulates a range of actors, whether human or not. We conclude that this contribution creates a tension in the centrality attributed to the human subject in social psychology to provoke the materialities and practicalities engaged in the production of care and/or knowledge.
Artigo
Efeitos do PROMOVE-Professores para as Práticas Educativas e Comportamentos Infantis Cognetti, Natália Pascon Bolsoni-Silva, Alessandra Turini

Resumo em Português:

Resumo: Estudos no contexto educacional sinalizaram a relação entre as práticas educativas do professor, incluindo as Habilidades Sociais Educativas (HSE), para a competência acadêmica e habilidades sociais infantis, no entanto ainda são escassas as intervenções com professores que incluam essa temática. Este estudo buscou descrever os efeitos de um Programa de Intervenção em HSE, denominado PROMOVE-Professores, com professores do Ensino Fundamental I, de uma rede pública municipal de educação. Os efeitos foram analisados quanto às práticas educativas (com vistas à promoção de práticas positivas/HSE e redução de práticas negativas) e à generalização para os comportamentos infantis (promoção de habilidades sociais infantis e redução de problemas de comportamento na perspectiva de professores e pais e/ou responsáveis legais). Integraram a amostra oito professores (sete do sexo feminino e um do sexo masculino) e 13 pais e/ou responsáveis pelas crianças selecionadas para avaliação pelos docentes participantes da pesquisa. O critério para a inclusão das crianças foi a seleção dos professores quanto aos alunos com indicadores de problemas de comportamento externalizantes e/ou internalizantes, além do consentimento de pais/mães/responsáveis. O delineamento foi experimental, sendo o Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC) aleatoriamente distribuídos, com três fases de avaliação para GE (pré-teste, pós-teste e seguimento) e duas fases para GC (avaliação 1 e avaliação 2). Os instrumentos utilizados com professores foram: Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre 6 e 18 anos, relatório para professores (TRF-Pr) e Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Pr) e com os pais, o Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Pais (QRSH-Pais). Os dados dos instrumentos padronizados foram corrigidos considerando as normas estabelecidas pelos manuais e tratados com análises não paramétricas pela não normalidade da amostra. Os escores de cada instrumento nas medidas pré e pós-teste e seguimento (grupo experimental), e avaliações 1 e 2 (grupo controle), foram analisados nas comparações entre GE e GC e nas comparações dos mesmos grupos (Teste Wilcoxon para amostras relacionadas). Os resultados mostraram aumento no repertório de habilidades sociais educativas dos professores e diminuição nas práticas negativas, além da redução nos problemas de comportamento infantil nas crianças indicadas pelo GE, na perspectiva de professores e pais. Tais achados indicam os resultados positivos do PROMOVE-Professores e visam colaborar para a sistematização de políticas públicas que envolvam ações voltadas as práticas educativas e HSE.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Los estudios en el contexto educativo han destacado la relación entre las prácticas educativas del docente, incluidas las Habilidades Sociales Educativas (HSE), para la competencia académica y las habilidades sociales de los niños. Sin embargo, aún son pocas las intervenciones con docentes que incluyan esta temática. El presente estudio describe los efectos de un Programa de Intervención en HSE, denominado PROMOVE-Profesores, con docentes de la Escuela Primaria I de una red de educación pública municipal. Los efectos se analizaron en términos de prácticas educativas (con miras a promover prácticas positivas/HSE y reducir las prácticas negativas) y de generalización a los comportamientos de los niños (promover las habilidades sociales y reducir los problemas de conducta desde la perspectiva de los maestros y padres y/o tutores legales). La muestra estuvo compuesta por ocho docentes (siete mujeres y un hombre) y 13 padres y/o tutores de los niños seleccionados para la evaluación por los docentes participantes. El criterio para la inclusión de los niños fue la indicación por parte de los docentes de estudiantes con indicadores de problemas de conducta externalizantes y/o internalizantes, además del consentimiento de sus padres/tutores. El diseño fue experimental, con el Grupo Experimental (GE) y el Grupo Control (GC) distribuidos aleatoriamente, con tres fases de evaluación para el GE (pretest, postest y seguimiento) y dos fases para el GC (evaluación 1 y evaluación 2). Los instrumentos utilizados con los docentes fueron: el inventario de comportamientos de niños y adolescentes entre 6 y 18 años, el informe para docentes y el cuestionario de fortalezas y dificultades; y con los padres, el cuestionario de respuestas socialmente habilidosas para padres. Los datos de los instrumentos estandarizados fueron corregidos considerando los estándares establecidos por los manuales y tratados con análisis no paramétricos debido a la no normalidad de la muestra. Las puntuaciones de cada instrumento en las mediciones pre y postest y de seguimiento (grupo experimental), y en las evaluaciones 1 y 2 (grupo control), se analizaron en comparaciones entre GE y GC y en comparaciones de los mismos grupos (Wilcoxon prueba para muestras relacionadas). Los resultados mostraron un aumento en el repertorio de habilidades sociales educativas de los docentes y una disminución de las prácticas negativas, además de una reducción de los problemas de conducta infantil recomendados por el GE, desde la perspectiva de docentes y padres. Estos hallazgos indican los resultados positivos de PROMOVE-Profesores y tienen como objetivo contribuir a la sistematización de políticas públicas que involucren acciones dirigidas a las prácticas educativas y HSE.

Resumo em Inglês:

Abstract: Studies in the educational context have highlighted the relationship between teachers’ educational practices, including educational social skills (ESS), for academic competence and children’s social skills. However, few interventions with teachers include this theme. This study sought to describe the effects of an ESS intervention program (called PROMOVE-Teachers) with primary education teachers in the municipal public education network. Effects were analyzed for educational practices (to promote positive/HSE practices and reduce negative practices) and the generalization to children’s behaviors (promoting children’s social skills and reducing behavior problems from the perspective of teachers and parents and/or legal guardians). The sample included eight teachers (seven women and one man) and 13 parents and/or guardians of the children selected for evaluation by the teachers participating in this research. The criterion to include children refers to teachers’ indication, and indicators of externalizing and/or internalizing behavior problems, and the consent of their parents/guardians. The experimental design randomly distributed participants in an experimental (EG) and control group (CG), with three evaluation phases for EG (pre-test, post-test, and follow-up) and two phases for CG (evaluation 1 and evaluation 2). The instruments used with teachers were the Inventory of Behaviors of Children and Adolescents aged from six to 18 years, report for teachers and Strengths and Difficulties Questionnaire, and the Socially Skilled Responses Questionnaire for Parents. The data from the standardized instruments were corrected considering the standards established by the manuals and treated with non-parametric analyzes due to the non-normality of the sample. The scores of each instrument in the pre- and post-test and follow-up measurements (experimental group) and assessments 1 and 2 (control group) were analyzed in comparisons between EG and CG and in comparisons within groups (Wilcoxon test for related samples). Results showed an increase in teachers’ repertoire of educational social skills, a decrease in negative practices, and a reduction in child behavior problems in children recommended by the GE based on the perspective of teachers and parents. These findings indicate the positive results of PROMOVE-Professores and aim to contribute to sistematizing public policies that involve actions aimed at educational practices and ESS.
Artigo
O Pântano Casuístico da Razão Psicojurídica: Problematizando a Imputabilidade desde a Inimputabilidade Rombaldi, Júlia Arnhold Costa, Luis Artur

Resumo em Português:

Resumo: Este artigo é parte da dissertação de mestrado da autora, na qual, partindo da problematização da categoria de inimputável penal, interrogam-se as produções de verdade que surgem do encontro entre o direito e os saberes psi, formalizado na disciplina psicojurídica. Visibilizando as rachaduras do processo de julgar-diagnosticar o sujeito inimputável, fazem-se ver também as questões-problema quanto à categoria de imputável penal, interrogando-se o fundamento mesmo dessa imputabilidade, a culpa, que vai definir uma forma de ser sujeito como ideal. Nesse contexto, os saberes psi oferecem suporte a essas construções de verdade, colaborando para a continuidade de uma estrutura de punição sustentada fundamentalmente pelo racismo. Conclui-se, então, que não há possibilidade de reforma dessa estrutura, sendo necessário criar outras maneiras de lidar com as questões suscitadas pelos conflitos entre os sujeitos. Assim, torna-se imprescindível um reposicionamento da psicologia, deixando de exercer uma função justificadora do sistema penal, oferecendo-se para construir essas outras respostas-percurso.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Este artículo es parte del trabajo de maestría de la autora, en lo cual, a partir de la problematización de la categoría de inimputable penal, se cuestionan las producciones de verdad que surgen del encuentro entre el derecho y los saberes psi, formalizado en la disciplina psicojurídica. Al hacer visibles las grietas en el proceso de juzgar y diagnosticar al sujeto inimputable, también se visibilizan las cuestiones-problema sobre la categoría de imputable penal, cuestionando el fundamento mismo de esta imputabilidad, la culpa, que definirá un modo de ser sujeto como ideal. En este contexto, el saber psi sustenta estas construcciones de verdad, contribuyendo a la continuidad de una estructura de castigo sustentada fundamentalmente en el racismo. Se concluye que no hay posibilidad de reformar esta estructura, siendo necesario crear otras formas de abordar las cuestiones suscitadas por los conflictos entre los sujetos. Así, se hace imprescindible un reposicionamiento de la psicología, dejando de ejercer una función justificadora del sistema penal, ofreciéndose para construir estas otras respuestas-camino.

Resumo em Inglês:

Abstract: This study belongs to its author’s master’s dissertation, in which, by problematizing the category of the unimputable criminal, questions the productions of truth that arise from the encounter between law and psi knowledge formalized in the psycho-legal discipline. By making visible the cracks in the process of judging and diagnosing the unaccountable subject, the problem-questions regarding the category of imputable criminal are also visible, questioning the very foundation of this imputability, guilt, which will define a way of being a subject as ideal. In this context, psi knowledge supports these constructions of truth, contributing to the continuity of a structure of punishment supported fundamentally by racism. It is concluded, the impossibility of reforming this structure, requiring the creation other ways to address the issues raised by the conflicts between people. Thus, a repositioning of psychology becomes essential, ceasing to exercise a justifying function of the penal system and offering itself to build these other responses-path.
Artigo
Investigando o Uso e a Apropriação de Praças do Interior Mineiro por Adolescentes Santos, Gleidson Jordan dos Santos, Larissa Medeiros Marinho dos Marques, Laura Santana Rodrigues, Pedro Luiz Rocha

Resumo em Português:

Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma Inserção Ecológica em praças públicas localizadas no interior de Minas Gerais, cujo objetivo foi observar e compreender como ocorre o uso desses espaços por adolescentes, bem como analisar a possibilidade de desenvolvimento do protagonismo juvenil. Ao longo da pesquisa, foram realizadas visitas regulares aos locais investigados e conduzidas entrevistas semiestruturadas com os jovens envolvidos. Os achados revelam que, apesar do avanço tecnológico e das ferramentas de virtualização dos relacionamentos sociais, ainda é possível identificar a presença ativa de adolescentes nos espaços pesquisados. Essa constatação contrapõe a suposição de que os jovens estariam cada vez mais distantes dos ambientes físicos, devido ao domínio das interações virtuais. Traz uma breve discussão acerca das questões interseccionais que permeiam o contexto desses jovens, considerando aspectos como gênero, raça e classe social. A partir desse enfoque, foi possível compreender os desafios enfrentados por eles no processo de apropriação desses espaços. Outro aspecto relevante que emergiu da pesquisa foi o desconhecimento por parte dos adolescentes sobre as possibilidades de protagonismo juvenil que poderiam ser desenvolvidas a partir da apropriação desses lugares. Essa constatação aponta para a importância de promover a conscientização e o empoderamento dos jovens, para poderem exercer um papel ativo na transformação e no uso desses ambientes. Dessa forma, os resultados ressaltam a importância de valorizar e incentivar a presença e a participação dos adolescentes nos espaços públicos, reconhecendo-os como agentes de mudança e fomentadores do protagonismo juvenil.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Este estudio presenta los resultados de una Inserción Ecológica en plazas públicas ubicadas en el interior de Minas Gerais, cuyo objetivo fue observar y comprender cómo ocurre la apropiación de estos espacios por parte de los adolescentes, así como analizar la posibilidad de desarrollar el protagonismo juvenil. A lo largo de la investigación, se realizaron visitas regulares a los lugares investigados y se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas con los jóvenes involucrados. Los hallazgos revelan que, a pesar del avance tecnológico y las herramientas de virtualización de las relaciones sociales, aún es posible identificar la presencia activa de los adolescentes en los espacios investigados. Esta constatación se contrapone a la suposición de que los jóvenes estarían cada vez más alejados de los entornos físicos debido al dominio de las interacciones virtuales. Se plantea una breve discusión sobre las cuestiones interseccionales que impregnan el contexto de estos jóvenes, considerando aspectos como el género, la raza y la clase social. A través de este enfoque, fue posible comprender los desafíos que enfrentan en el proceso de apropiación de estos espacios. Otro aspecto relevante que surgió fue el desconocimiento por parte de los adolescentes sobre las posibilidades de protagonismo juvenil que podrían desarrollarse a partir de la apropiación de estos lugares. Este hallazgo señala la importancia de promover la concientización y el empoderamiento de los jóvenes para que puedan desempeñar un papel activo en la transformación y uso de estos entornos. Por lo tanto, los resultados enfatizan la importancia de valorar y fomentar la presencia y participación de los adolescentes en los espacios públicos, reconociéndolos como agentes de cambio y promotores del protagonismo juvenil.

Resumo em Inglês:

Abstract: This study describes the results of an ecological insertion in public squares in inner Minas Gerais to observe and understand how teenagers appropriate these spaces and analyze the possibility of developing youth leadership. This research regularly visited the investigated locations and carried out semi-structured interviews with the young people involved. Findings show that, despite technological advancements and the virtualization of social relationships, it is still possible to identify the active presence of teenagers in the researched spaces. This contradicts the assumption that young people are increasingly distant from physical environments due to the dominance of virtual interactions. This study briefly discusses the intersectional issues that permeate the context of these young people, considering aspects such as gender, race, and social class. This approach enabled the understanding of the challenges they face appropriating these spaces. Another relevant aspect that emerged from this research refers to the lack of awareness among teenagers about the possibilities of youth leadership that could be developed by appropriating these places. This finding highlights the importance of promoting awareness and empowerment among young people so they can play an active role in transforming and using these environments. Therefore, these results stress the importance of valuing and encouraging the presence and participation of teenagers in public spaces, recognizing them as agents of change and promoters of youth leadership.
Article
Cuidado em Meio à Exclusão Social: Organização Comunitária na Luta contra a Pandemia da Covid-19 Castro e Silva, Carlos Roberto de Yagiu, Hailton Camilo, Claudia

Resumo em Português:

Resumo: As consequências da desigualdade social exacerbadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) permanecem como um grande desafio para a efetividade das políticas públicas sociais e de saúde. A valorização da intersubjetividade trazida pelas abordagens da psicologia sócio-histórica e da ética latina e feminista contribuem para uma melhor compreensão do cuidado produzido no cotidiano e nos afetos das pessoas que vivenciam e enfrentam a exclusão social. O objetivo é compreender as diferentes formas de enfrentamento e produção de cuidado promovidas pelas organizações de base comunitária em território vulnerável, afetado pela pandemia de Covid-19. Por meio de pesquisa qualitativa participativa, lideranças comunitárias foram entrevistadas com o uso da observação participante e de registros em diário de campo. Os resultados indicam que a valorização e a compreensão de aspectos da intersubjetividade expressos pelo senso do comum e pelo senso de comunidade, entre outros, apontam para possibilidades de politização das práticas de saúde e de cuidado, referenciadas pela produção de um cuidado ético-político. Isso contribui para o fortalecimento de formas de participação social comprometidas com a solidariedade e o exercício da cidadania e da luta por direitos.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Las consecuencias de la desigualdad social agudizadas por la pandemia de la enfermedad por coronavirus (covid-19) siguen siendo un gran desafío para la eficacia de las políticas públicas sociales y de salud. La valorización de la intersubjetividad aportada por los enfoques de la psicología sociohistórica y de la ética latina y feminista contribuye a una mejor comprensión de los cuidados producidos en la vida cotidiana y los afectos de las personas que experimentan y enfrentan la exclusión social. El objetivo de este texto es comprender las diferentes formas de afrontamiento y producción de cuidados promovidas por organizaciones de base comunitaria en territorios vulnerables, afectados por la pandemia de la covid-19. A partir de una investigación cualitativa participativa, se entrevistaron a las líderes comunitarias realizando la observación participante y las anotaciones en diarios de campo. Los resultados indican que la valorización y la comprensión de aspectos de la intersubjetividad expresados por el sentido común y el sentido de comunidad, entre otros, señalan posibilidades de politización de las prácticas de salud y del cuidado, referenciadas por la producción de cuidados ético-políticos. Esta acción contribuye al fortalecimiento de formas de participación social comprometidas con la solidaridad, el ejercicio de la ciudadanía y la lucha por los derechos.

Resumo em Inglês:

Abstract: The consequences of social inequality exacerbated by the pandemic of the coronavirus disease (COVID-19) remain a major challenge to the effectiveness of public health and social policies. The valorization of intersubjectivity by social-historical psychology and Latin and feminist ethics approaches contribute to a better understanding of care produced in the daily life and the affections of people who experience social exclusion. The objective is to comprehend the different ways of coping and producing care promoted by community-based organizations in vulnerable territories affected by the COVID-19 pandemic. In using participatory qualitative research, community leaders were approached and interviewed about their daily lives thus conducting participant observation and field diary entries. Results indicate that appreciating and understanding intersubjectivity expressed by the sense of community and others aspects guide possibilities to politicize health practices and care following the production of ethical-political care, which would contribute to strengthening forms of social participation, solidarity, the exercise of citizenship, and the fight for rights.
Article
Versão Brasileira da Escala de Relação Coparental: Evidência de Validade e Confiabilidade Carvalho, Thaís Ramos de Barham, Elizabeth Joan Feinberg, Mark Ethan Jones, Damon Evan

Resumo em Português:

Resumo: A relação coparental desempenha um papel central nas interações familiares. No entanto, no Brasil, há carência de informações sobre as propriedades psicométricas de instrumentos internacionalmente reconhecidos para avaliar a coparentalidade. A Escala da Relação Coparental (CRS-BR) é a versão brasileira da Coparenting Relationship Scale. No presente estudo foram examinadas: (a) evidências de validade interna da CRS-BR, com base em análise fatorial confirmatória e testes de invariância de gênero; (b) evidências de confiabilidade de cada fator do instrumento; e (c) evidências de validade externa, baseadas na validade discriminante e correlações com medidas de construtos teoricamente relacionados. Os participantes incluíram 238 mães e 195 pais, que tinham um filho de até 6 anos de idade. Com base na análise fatorial confirmatória, foi encontrado um bom ajuste para a amostra brasileira, utilizando os mesmos seis fatores que tiveram níveis de confiabilidade satisfatórios na amostra americana. Além disso, houve evidências de invariância configural, métrica e escalar em relação ao gênero. As seis subescalas da CRS-BR demonstraram confiabilidade aceitável. Com relação às evidências de validade discriminante, apenas dois fatores da CRS-BR (sabotagem e conflito) apresentaram correlações acima do esperado com escores paternos de desejabilidade social. Em consonância com a literatura, foram encontradas algumas correlações entre a coparentalidade e o ajustamento infantil. Esse conjunto de resultados oferece um apoio substancial às teorias contemporâneas de coparentalidade e indica que a CRS-BR pode ser usada com pais brasileiros de crianças de até seis anos, o que facilitará a integração de achados brasileiros com trabalhos internacionais sobre coparentalidade.

Resumo em Espanhol:

Resumen: La relación de coparentalidad juega un papel central en las interacciones familiares. Sin embargo, en Brasil, falta información sobre las propiedades psicométricas de los instrumentos internacionalmente reconocidos para evaluar la coparentalidad. La Escala da Relação Coparental (CRS-BR) es la versión brasileña de la Coparenting Relationship Scale. Este estudio examina: (a) la evidencia de validez interna de la CRS-BR, basada en análisis factorial confirmatorio y pruebas de invarianza de género; (b) la evidencia de confiabilidad de cada factor del instrumento; y (c) la evidencia de validez externa, basada en validez discriminante y correlaciones con medidas de constructos teóricamente relacionados. Participaron 238 madres y 195 padres que tenían al menos un hijo de hasta 6 años. El análisis factorial confirmatorio encontró un buen ajuste para la muestra brasileña, utilizando los mismos seis factores que tuvieron niveles satisfactorios de confiabilidad en la muestra estadounidense. Además, hubo evidencia de invariancia configural, métrica y escalar en relación con el género. Las seis subescalas de la CRS-BR demostraron una confiabilidad aceptable. En cuanto a la evidencia de validez discriminante, solo dos factores de la CRS-BR (sabotaje y conflicto) presentaron correlaciones superiores a lo esperado con puntuaciones paternas de deseabilidad social. De acuerdo con la literatura, se encontraron algunas correlaciones entre la coparentalidad y el ajuste infantil. Este conjunto de resultados proporciona un apoyo sustancial a las teorías contemporáneas sobre la coparentalidad e indica que la CRS-BR puede ser utilizada con padres brasileiros de niños de hasta 6 años de edad, lo que contribuye a la integración de los hallazgos brasileños con los trabajos internacionales sobre la coparentalidad.

Resumo em Inglês:

Abstract: The coparenting relationship plays a central role in family interactions. However, Brazil lacks information on the psychometric properties of internationally recognized instruments to assess coparenting. Escala da Relação Coparental (CRS-BR) is the Brazilian version of the Coparenting Relationship Scale. In this study, we examine: (a) internal validity evidence of the CRS-BR based on confirmatory factor analysis and gender invariance tests; (b) reliability evidence of each instrument factor, and (c) external validity evidence based on discriminant validity and correlations with measures of theoretically-related constructs. Participants included 238 mothers and 195 fathers with children aged up to 6 years of age. Confirmatory factor analysis revealed a good fit for the Brazilian participants using the same six factors that showed satisfactory reliability levels for North American parents. Additionally, we found evidence for configural, metric and scalar invariance regarding the parents’ gender. The six CRS-BR subscales demonstrated acceptable reliability. As for evidence of discriminant validity, only two CRS-BR factors (undermining and conflict) exhibited higher than expected correlations with father’s social desirability scores. Consistent with the literature, we found some correlations between coparenting and child adjustment. Our results offer substantial support for contemporary coparenting theories and indicate that the CRS-BR can be used with Brazilian parents of children up to six years old, thus facilitating the integration of Brazilian findings with international work on coparenting.
Errata
Errata
location_on
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro