Acessibilidade / Reportar erro

Como sustentar o crescimento com base nos recursos e nas competências distintivas: a experiência da Illycaffè

Resumos

As mudanças no jogo competitivo induzem as empresas a pôr-se em discussão e amadurecer novas competências. Um elemento relevante no caso da Illycaffè, líder de qualidade em café expresso, consiste na capacidade da empresa de redefinir e renovar os próprios recursos e as relações estratégicas, para perseguir simultaneamente os objetivos de qualidade de produto e de inovação do processo produtivo. As redes de relações e os investimentos em P&D permitem crescimento rápido e maior eficácia nas "manobras estratégicas" da empresa.

Estratégias; competências distintivas; alavancagem de recursos; gestão do conhecimento; vantagens competitivas


Deep changes in the competitive game are inducing companies to discuss and to create new competencies. An emerging element of this case study, focusing Illycaffè, quality world-wide leader in the espresso coffee market, is the company's skill to redefine and to renew its resources, in order to achieve its goals in terms of product's quality and processes' innovation. The network of relationships and the R&D investments are allowing quick growth and effective strategic deployment of the company.

Strategies; core competencies; resources leveraging; knowledge management; competitive advantages


ORGANIZAÇÃO, RECURSOS HUMANOS E PLANEJAMENTO

Como sustentar o crescimento com base nos recursos e nas competências distintivas: a experiência da Illycaffè

Andrea LippariniI; Fabrizio CazzolaII; Paolo PistarelliIII

IProfessor da Universidade de Bolonha

IIDiretor de Exportação da Illycaffè

IIIPesquisador da Universidade de Bolonha

RESUMO

As mudanças no jogo competitivo induzem as empresas a pôr-se em discussão e amadurecer novas competências. Um elemento relevante no caso da Illycaffè, líder de qualidade em café expresso, consiste na capacidade da empresa de redefinir e renovar os próprios recursos e as relações estratégicas, para perseguir simultaneamente os objetivos de qualidade de produto e de inovação do processo produtivo. As redes de relações e os investimentos em P&D permitem crescimento rápido e maior eficácia nas "manobras estratégicas" da empresa.

Palavras-chave: Estratégias, competências distintivas, alavancagem de recursos, gestão do conhecimento, vantagens competitivas.

ABSTRACT

Deep changes in the competitive game are inducing companies to discuss and to create new competencies. An emerging element of this case study, focusing Illycaffè, quality world-wide leader in the espresso coffee market, is the company's skill to redefine and to renew its resources, in order to achieve its goals in terms of product's quality and processes' innovation. The network of relationships and the R&D investments are allowing quick growth and effective strategic deployment of the company.

Key words: Strategies, core competencies, resources leveraging, knowledge management, competitive advantages.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

NOTAS

Este artigo foi publicado originalmente sob o título "Le risorse e le competenze alla base della crescita sostenuta. Il caso Illycaffè s.p.a.", na Rivista di direzione aziendale SDA Bocconi - Economia & Management, Milano : RCS Libri s.p.a., n. 3, p. 21-32, maio 1998.

1. Cidade portuária situada no noroeste da Itália.

2. Sistema adotado para manter a pressão aproximadamente normal dentro de um espaço hermeticamente fechado, por meio de processos mecânicos.

3. No caso da Illycaffè: utilização de 100% da espécie Arábica; conteúdo máximo de cafeína de 1,5% e de 0,05% para o café descafeinado; torrefação tradicional; resfriamento por meio de ar; resíduos secos não inferiores a 97%; embalagem em atmosfera modificada, permitindo manter inalteradas as características do produto.

4. Os valores mencionados são referentes ao ano de 1996.

5. Operação de passar um líquido através de um meio para filtrá-lo ou para extrair substâncias desse meio.

6. Um autômato celular é um objeto, criado no computador, para simular o comportamento (em termos de estados, funções, operações) das células, neste caso, das de café.

7. Sem entrar nos detalhes dessa pesquisa, é útil lembrar que a dinâmica dos autômatos é descrita em termos de "propagação" e de "colisão" das partículas do fluido de percolação.

Na propagação, as partículas de fluido são "empurradas" para os nós adjacentes por meio dos arcos delineados pelas direções das próprias partículas.

Na colisão, ocorrem interações entre as partículas do fluido que, convergindo em um nó, colidem, modificando sua trajetória. No caso do café, em cada nó do retículo, o número de partículas e a soma vetorial das respectivas velocidades não devem mudar após a colisão.

Tradução e adaptação: Anna Maria Barrucci, integrante do corpo diretivo da Sapientia Consulting. E-mail: sapientia@sapientia.com.br

  • AMIT, R., SCHOEMAKER, P. J. H. Strategic assets and organizational rent. Strategic Management Journal, v. 14, n. 1, p. 33-46, 1993.
  • ANDREWS, K. The concept of corporate strategy Homewood, IL : Dow-Jones-Irwin, 1971.
  • ANSOFF, H. I. Corporate strategy New York : McGraw- Hill, 1965.
  • BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, p. 99-120, 1991.
  • CODA, V. L'orientamento strategico dell'impresa Torino : UTET, 1988.
  • GRANT, R. B. Contemporary strategic analysis Oxford : Basic Blackwell, 1991.
  • GRANT, R. B. Prospering in dynamically-competitive environments: organizational capability as knowledge integration. Organization Science, v. 7, n. 4, p. 375-87, 1996.
  • HOFER, C. D., SCHENDEL, D. Strategy formulation: analytical concepts. St. Paul, MN : West Publishing, 1978.
  • LIPPARINI, A. Le competenze organizzative: sviluppo, condivisione, trasferimento. Roma : Carocci/NIS, 1998.
  • NONAKA, I. A dynamic theory of organizational knowledge creation. Organization Science, v. 5, n. 1, p. 14-37, 1994.
  • PENROSE, E. The theory of the growth of the firm New York : Wiley, 1959.
  • PORTER, M. Competitive strategy New York : Free Press, 1980.
  • POWELL, W. W. et al. Interorganizational collaboration and the locus of innovation: networks of learning in biotechnology. Administrative Science Quarterly, v. 41, p.116-45, 1996.
  • PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 68, p. 79-91, 1990.
  • QUINN, J. B. Strategies for change: logical incrementalism. Homewood : Irwin, 1980.
  • RUMELT, R. P. Competitive strategic management Englewood Cliffs, NJ : Prentice-Hall, 1984. p. 556-70: Towards a strategic theory of the firm.
  • TEECE, D. J. Economies of scope and the scope of an enterprise. Journal of Economic Behavior and Organization, v. 1, p. 223-47, 1980.
  • WERNERFELT, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, v. 5, p.171-80, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2000
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br