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Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), Número: 37, Publicado: 2021
  • Mudanças e continuidades na reflexão sobre gênero, sexualidade, raça e classe na América Latina Editorial

    Carrara, Sérgio
  • Sou um homem branco? Epistemologia política do paradoxo majoritário Artigo

    Fassin, Eric

    Resumo em Português:

    Resumo Como um homem branco pode falar sobre questões minoritárias? Sustento que a epistemologia dos saberes situados não diz respeito somente à perspectiva dos grupos minoritários e não silencia vozes majoritárias. Na verdade, não requer confissões, mas um pensamento crítico formulado em primeira pessoa. Procurando evitar o que Donna Haraway chamou de “truque de deus”, inicio o artigo discutindo a rejeição francesa dos estudos de gênero e dos estudos críticos sobre raça, situando-a no contexto de uma reação internacional. A reflexão de Joan W. Scott em torno do que ela nomeou de paradoxo minoritário (falar como mulher para não ser tratada como tal) nos ajuda então a conceitualizar o que chamo aqui de paradoxo majoritário: falar sobre questões minoritárias desde uma posição majoritária sem, entretanto, falar pelos sujeitos minoritários. Enfrentando seriamente o paradoxo majoritário formula-se então a posição de insider without, simetricamente oposta à que Patricia Hill Collins chamou de outsider within. Ser por essa razão tratado como traidor apenas revela um certo tipo de política identitária majoritária. Resistir a tal identificação pode ser assim produtivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen ¿Cómo puede un hombre blanco hablar de cuestiones minoritarias? Sostengo que la epistemología del conocimiento situado no sólo se refiere a la perspectiva de los grupos minoritarios y no silencia las voces mayoritarias. De hecho, no requiere confesiones, sino un pensamiento crítico formulado en primera persona. Tratando de evitar lo que Donna Haraway denominó “truco de dios”, empiezo por discutir el rechazo francés a los estudios de género y los estudios críticos sobre raza, situándolo en el contexto de una reacción internacional. La reflexión de Joan W. Scott sobre lo que llamó una paradoja minoritaria (hablar como una mujer para no ser tratada como tal) nos ayuda a conceptualizar lo que llamaré una paradoja mayoritaria: hablar de temas minoritarios desde una posición mayoritaria, aunque sin hacerlo en lugar de los sujetos minoritarios. Enfrentando seriamente la paradoja mayoritaria, formulo la posición de insider without, simétricamente opuesta a lo que Patricia Hill Collins llamó outsider within. Ser por esta razón tratado como un traidor sólo revela un cierto tipo de política identitaria mayoritaria. Resistirse a tal identificación puede ser entonces productivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How can one speak about minority issues as a White man? Standpoint epistemology is not just for minorities, and it does not silence majority voices. Indeed, what is required is not a confession; rather, critical thinking in the first person. In order to avoid Donna Haraway’s “god trick”, I start from the French rejection of gender and critical race studies situated in an international context of reaction. Joan W. Scott’s feminist (and minority) paradox (speaking up as a woman, in order not to be treated as one) then helps conceptualize what I call the majority paradox: speaking up, from a majority position, about minority issues, without speaking for minorities. Taking seriously this majority paradox creates a position that is symmetrical to Patricia Hill Collins’ “outsider within”: the insider without. Being called a traitor as a result only reveals a kind of majority identity politics. Resisting this identification can thus be productive.
  • Motivações, significados e riscos nos encontros sexuais de homens gays na Cidade Autônoma de Buenos Aires no contexto do covid-19 Artigo

    Escalante, Miguel Angel Esparza; Noriega, Guillermo Núñez

    Resumo em Português:

    Resumo Buscou-se identificar as motivações que levam homens gays da AMBA (Área Metropolitana de Buenos Aires) a romper o Isolamento Social Preventivo Obrigatório (APSO) para fins de encontros sexuais no contexto da pandemia covid-19. Realizou-se um estudo qualitativo-exploratório, com vinte entrevistas semi estruturadas com o mesmo número de pessoas. A amostra foi intencional não representativa, o contato foi estabelecido por meio dos aplicativos GRINDR e TINDER, agendando as entrevistas por telefone ou pessoalmente. Constatou-se que os entrevistados romperam a quarentena motivados principalmente pelo «tesão», pela dificuldade de manter a «abstinência sexual» e pelo «desejo de fazer sexo», no contexto de uma alta valorização pessoal da liberdade e de familiaridade com a clandestinidade. Alguns relataram medidas para reduzir o risco de COVID 19, como o uso de máscaras e álcool em gel, outros consideram que não são população de risco.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se buscó identificar las motivaciones que llevan a los hombres gay del AMBA (Área Metropolitana de Buenos Aires) a romper el Aislamiento Preventivo Social Obligatorio (APSO) con fines de encuentro sexual en el contexto de la pandemia de covid-19. Se realizó un estudio cualitativo-exploratorio, con veinte entrevistas semiestructuradas a igual número de personas. La muestra fue intencional no representativa, el contacto se estableció mediante la aplicación de GRINDR y TINDER pactando las entrevistas de manera telefónica o presencial. Se encontró que los entrevistados habían roto la cuarentena motivados principalmente por “la calentura”, la dificultad para mantener “la abstinencia sexual” y por las “ganas de tener sexo”, en el contexto de una alta valoración personal de la libertad y de familiaridad con la clandestinidad. Algunos realizan medidas de disminución del riesgo de covid-19, como el uso de cubrebocas y alcohol en gel, otros consideran que no son población en riesgo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We aimed to identify the motivations of gay men on the AMBA to break the governmental policy of Obligatory Preventive Social Isolation (APSO) with the purpose of sexual encounter. We designed a qualitative-exploratory study, where twenty semi-structured interviews were applied to equal number of gay men. The sample was intentional and not representative, the contact was established through the application of GRINDER and TINDER arranging the interviews by telephone or in person. We found that interviewees have broken quarantine mainly motivated by “the fever”, the difficulty of keeping the “abstinence”, and the “desire to have sex”, in the context or a highly personal value of freedom and the familiarity with clandestine behavior. Some took measures to lower the risk of covid-19, by using covered mouths and alcohol-based gel, others mentioned that they are not part of a risk group.
  • Pandemia de covid-19 e população LGBTI+. ( In)visibilidades dos impactos sociais Artigo

    Santana, Alef Diogo da Silva; Melo, Lucas Pereira de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do artigo é refletir criticamente sobre os impactos sociais da pandemia de covid-19 e as medidas de enfrentamento no cotidiano de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Intersexuais e outras identidades (LGBTI+) no contexto brasileiro. Inicialmente é realizado um resgate histórico das necessidades sociais e de saúde que pessoas LGBTI+, evidenciando a importância da compreensão da LGBTIfobia como um determinante social da saúde, além de retomar alguns marcos que resultaram na criação e implementação da Política Nacional de Saúde Integral LGBT. A partir disso considera-se como algumas vulnerabilidades são potencializadas com a emergência da pandemia e se mostram enlaçadas por estruturas de poder e iniquidades sociais. Por fim, algumas recomendações são aventadas, tendo em vista o caráter generalizado da covid-19.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo es reflexionar críticamente sobre los impactos sociales de la pandemia de covid-19 y las medidas de enfrentamiento en la vida diaria de Lesbianas, Gays, Bisexuales, Transgénero, Intersexuales y otras identidades (LGBTI+) en el contexto brasileño. Inicialmente se ha realizado un rescate histórico de las necesidades sociales y de salud de las personas LGBTI +, mostrando la importancia de comprender la LGBTIfobia como un determinante social de la salud, además de retomar algunos hitos que resultaron en la creación e implementación de la Política Nacional de Salud Integral LGBT. A raíz de eso se han considerado algunas vulnerabilidades las cuales son potencializadas con la llegada de la pandemia y que se muestran enlazadas por estructuras de poder e inequidades sociales. Por fin, se proponen algunas recomendaciones, dado el carácter generalizado de la covid-19.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to reflect critically about the social impacts of covid-19 pandemic, and the strategies to deal it on the everyday life of Lesbian, Gays, Bisexuals, Transgender, Intersex, and other identities. In the first section, the historical aspects of the social and health necessities experienced by LGBTI people are pointed out. In addition, the comprehension of LGBTIphobia as a social determinant of health is highlighted, and the relevance, in the Brazilian context, of the health policy specific to LGBTI people. In the second section, the reflection addressed how vulnerabilities are deepened in a pandemic context, and how the power structures and social inequalities are intertwined. Finally, some recommendations are addressed due the generalized character of covid-19.
  • “Eu sei que fui cortada, mas o esqueci imediatamente quando te vi”. A violência obstétrica como um novo marco para prover de inteligibilidade as memórias e experiências dos partos na Argentina recente Artigo

    Abdala, Leila

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discorre sobre a categoria violência obstétrica a partir da emergência de um marco moral/cognitivo de referência que permite estabelecer o significado da violência em determinadas práticas obstétricas ligadas ao parto. Se afirma que as memórias e experiencias dos partos nas mulheres cis gênero estão sendo reconfiguradas a partir da emergência de uma arena pública ligada ao direito ao nascimento humanizado num contexto de construção da violência de gênero como problema publico na Argentina recente. Num primeiro lugar, se retomam elementos conceituais do feminismo e a antropologia da reprodução para nos aproximar da violência em termos analíticos. Logo depois, descreve-se a emergência de uma arena pública ligada à disputa pelo parto humanizado, e retoma-se a categoria de injustiça hermenêutica (Friker, 2017) para problematizar a construção de um novo marco cognitivo que empreste inteligibilidade às memórias e experiências dos partos das mulheres cis gênero. Finalmente, aponta-se alguns aspectos cis sexistas reproduzidos por normativas e coletivos pela humanização do parto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo problematiza la categoría violencia obstétrica a partir de la emergencia de un cuadro moral/cognitivo de referencia que permite establecer el significado de la violencia en ciertas prácticas obstétricas vinculadas al parto. Se sostiene que las memorias y experiencias de los partos de las mujeres cis están siendo reconfiguradas a partir de la emergencia de una arena pública vinculada al derecho al parto humanizado en un contexto de construcción de la violencia de género como problema público en la Argentina reciente. En primer lugar, se retoman claves conceptuales del feminismo y la antropología de la reproducción para abordar a la violencia en términos analíticos. A continuación, se describe la emergencia de una arena pública vinculada a la disputa por el parto humanizado, y retoma la categoría de injusticia hermenéutica (Fricker, 2017) para problematizar la construcción de un nuevo marco cognitivo que dota de inteligibilidad las memorias y experiencias de los partos de mujeres cis. A modo de cierre, se señalan algunos sesgos cissexistas que reproducen las normativas y los colectivos por la humanización del parto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article sets forth the issue of obstetric violence from the rising of a moral/ cognitive framework of reference which allows determining the meaning of violence in certain obstetric practices linked to childbirths. It is held that the memories and experiences of childbirths among cis women are being reconfigured since the emergence of the public arena linked to the right to humanized childbirth, in the context of the construction of gender violence as a public issue in recent Argentina. In the first place, key concepts from feminism and the anthropology of reproduction are applied once again so as to approach violence in analytical terms. Following, there is a description of the emergence of a public arena linked to the dispute for humanized childbirth, and the category of hermeneutical injustice (Fricker, 2017) is resumed to put forward the construction of a new cognitive framework which grants intelligibility to the memories and experiences of cis women. To conclude, some cissexist bias are pointed out that reproduce the norms and groups for the humanization of childbirth.
  • Virilidade e os discursos masculinistas: um “novo homem” para a sociedade brasileira Artigo

    Voks, Douglas Josiel

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, investiga-se como se estabeleceu a ideia de virilidade através dos discursos masculinistas presentes na revista Playboy Brasil na década de 1980; e como esses discursos serviram para criar um novo padrão de masculinidade. Através de uma abordagem qualitativa que enfatiza a importância das informações geradas a partir de um olhar cuidadoso e crítico das fontes documentais, revisitam-se as colunas e matérias da revista sob a ótica da análise do discurso proposta por M. Foucault, com vistas a apreender como são constituídos os sujeitos sociais apresentados pelo periódico. Os resultados apontam que a revista difundiu um novo ideal de virilidade quel incidia diretamente na sexualidade e na masculinidade do chamado “novo homem”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se investiga cómo se estableció la idea de virilidad a través de los discursos masculinistas presentes en la revista Playboy Brasil en los años ochenta; y cómo estos discursos sirvieron para crear un nuevo patrón de masculinidad. A través de un enfoque cualitativo que enfatiza la importancia de la información generada a partir de una mirada atenta y crítica a las fuentes documentales, las columnas y artículos de la revista son revisados desde la perspectiva del análisis del discurso propuesto por M. Foucault, con el fin de aprehender cómo se constituyen los sujetos sociales presentados por la revista. Los resultados muestran que la revista difundió un nuevo ideal de virilidad que afectó directamente la sexualidad y masculinidad del llamado “hombre nuevo”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores how the idea of virility was established through masculinist discourses present in the magazine Playboy Brazil in the 1980s; and how these discourses helped to create a new pattern of masculinity. Through a qualitative approach that emphasizes the importance of the information generated from a careful and critical look at the written sources, the journal’s columns and articles are revisited from the perspective of the discourse analysis proposed by M. Foucault, with a view to apprehending how the social subjects presented by the journal are constituted. The results show that the magazine spread a new ideal of virility that directly affected the sexuality and masculinity of the so-called “new man”.
  • “Eu tento não me esconder, nunca”: estratégias utilizadas pelos profissionais gays e lésbicas para minimizar os estigmas sexuais nos espaços de trabalho Artigo

    Antunes, Camila Veloso; Versiani, Fernanda; Santos, Carolina Mota; Carvalho Neto, Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar as estratégias utilizadas por gays e lésbicas para evitar ou minimizar o estigma nos espaços de trabalho. Para tanto, baseia-se no conceito de estigma proposto por Goffman (1988). O método adotado foi o estudo de caso único. Foram realizadas entrevistas em 12 empresas localizadas no estado de São Paulo, Brasil. Ao todo, 15 profissionais foram entrevistados. A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada individual. Os resultados indicam que gays e lésbicas utilizam principalmente estratégias de acobertamento do estigma sexual. Eles preferem revelar a sua homossexualidade e lidar com as tensões geradas nas interações sociais, ao invés de ocultar tal informação. As estratégias encontradas foram: sinalização (deslizes intencionais); normalização (negam a existência do estigma sexual); e diferenciação (assumem a diferença e lutam contra o estigma sexual).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este artículo es analizar las estrategias utilizadas por gays y lesbianas para evitar o minimizar el estigma en el lugar de trabajo. Por tanto, se basa en el concepto de estigma propuesto por Goffman (1988). El método adoptado fue un estudio de caso único. Las entrevistas se realizaron en 12 empresas ubicadas en el estado de São Paulo, Brasil. En total, se entrevistó a 15 profesionales. La técnica de recogida de datos utilizada fue una entrevista individual semiestructurada. Los resultados indican que los gays y lesbianas utilizan principalmente estrategias para encubrir el estigma sexual. Prefieren revelar su homosexualidad y lidiar con las tensiones generadas en las interacciones sociales, en lugar de retener dicha información. Las estrategias encontradas fueron: señalización (deslices intencionales); normalización (negar la existencia de estigma sexual); y diferenciación (asumir la diferencia y luchar contra el estigma sexual).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this paper is to analyze the strategies used by gays and lesbians to avoid or reduce stigma in the workplace. To this end, it is based on the concept of stigma proposed by Goffman (1988). The method adopted was the single case study. Interviews were conducted at 12 companies located in the state of São Paulo, Brazil. In all, 15 professionals were interviewed. The data collection technique used was the individual semi-structured interview. The results show that gays and lesbians mainly use strategies to cover sexual stigma. They prefer to disclose their homosexuality and deal with the tensions generated in social interactions rather than allowing such information to be concealed. The strategies found were: signaling (intentional slips); normalization (they deny the existence of sexual stigma); and differentiation (they embrace the difference and fight against sexual stigma).
  • Indiciamento das mulheres pela prática do abortamento: a (des)continuidade do discurso punitivista Artigo

    Silva, Ana Carolina Januário; Gonzaga, Paula Rita Bacellar; Moreira, Lisandra Espíndula

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi analisar os argumentos empregados na condenação ou absolvição das mulheres acusadas de abortamento, especialmente os processos que foram suspensos. Analisamos sentenças e acórdãos referentes ao autoaborto (art. 124 do Código Penal) dos Tribunais de Justiça dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Como resultado do levantamento, constatamos a reiterada concessão da suspensão condicional do processo ou da pena, o que poderia ser considerado medida despenalizadora, por acarretar a extinção da punibilidade. No entanto, ante a aceitação e devido cumprimento das condições impostas pelo prazo fixado, o conteúdo das decisões de suspensão (de processo e de pena) explicita o caráter moral das sentenças, bem como a discriminação de gênero e a violência institucional. Assim, discute-se os fins da criminalização do abortamento e as consequências para o exercício pleno dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo fue analizar los argumentos utilizados en la condena o absolución de mujeres acusadas de aborto, especialmente los procesos que fueron suspendidos. Analizamos sentencias relacionadas con el aborto autoproducido (art. 124 del Código Penal brasileño) de los Tribunales de Justicia de los estados de São Paulo y Minas Gerais. Como resultado de la investigación, se observa el reiterado otorgamiento de suspensión condicional del proceso o sanción, lo que podría ser considerado una medida despenalizadora, ya que resulta en la extinción de la pena. Sin embargo, ante la aceptación y debido cumplimiento de las condiciones impuestas por el plazo fijado, el contenido de las decisiones de suspensión (de proceso y sentencia) hace explícito el carácter moral de las sentencias, así como la discriminación de género y la violencia institucional. Así, se discute el propósito de criminalizar el aborto y las consecuencias para el pleno ejercicio de los derechos sexuales y reproductivos de las mujeres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article’s objective was to analyse the arguments used for the conviction or acquittal of women accused of abortion, especially in processes that were suspended. We analysed judicial decisions from the Justice Courts of São Paulo and Minas Gerais States. As a result of the analysis of these materials, we note the repeated granting of conditional suspension of the process or penalty, which could be considered a decriminalizing measure. However, as it entails the extinction of punishment, once accepted and respected the conditions imposed by a fixed term, the content of the concessive decisions exhibit the explicit moral judgement of the convictions, as well as gender discrimination and institutional violence. Thus, we discuss the overall aim of the criminalisation of abortion and the consequences for the full exercise of women’s sexual and reproductive rights.
  • Itinerários terapêuticos da população trans em um município do nordeste brasileiro Artigo

    Silva, Rodrigo Aragão da; Tajra, Fábio Solon; Luz, Paulo Cesar de Moura; Sales, Jaqueline Carvalho e Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa sobre os itinerários terapêuticos da população trans no município de Timon - Maranhão a partir da realização de entrevistas individuais e semiestruturadas com oito pessoas trans (dois homens e seis mulheres). A análise dos dados foi realizada com base no referencial teórico da hermenêutica de Paul Ricoeur. A partir das narrativas dos participantes da pesquisa, foram reconhecidas três unidades de significado: “a construção do ser-trans”, “o acesso à saúde da população trans” e, também, “itinerários terapêuticos (trans)formados”. Os itinerários mencionados não apresentaram vínculos formais entre os serviços, nem tampouco garantia de acesso e continuidade do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se realizó una investigación cualitativa sobre los itinerarios terapéuticos de la población trans en el municipio de Timón - Maranhão, a través de entrevistas individuales y semiestructuradas a ocho personas trans (dos hombres y seis mujeres). El análisis de los datos se realizó con base en el marco teórico de la hermenéutica de Paul Ricoeur. A partir de las narrativas de los participantes de la investigación, se reconocieron tres unidades de significado: “la construcción del ser-trans”, “el acceso a la salud de la población trans” y, también, “itinerarios terapéuticos (trans) formados”. Los itinerarios mencionados no presentaban vínculos formales entre los servicios, ni garantizaban el acceso y la continuidad de la atención.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A qualitative research was carried out on the therapeutic itineraries followed by the trans population in the municipality of Timon - Maranhão, through individual and semistructured interviews with eight trans people (two men and six women). Data analysis was performed based on the theoretical framework of Paul Ricoeur’s hermeneutics. From the narratives of the research participants, three units of meaning were recognized: “the construction of the being-trans”, “the access to health of the trans population” and, also, “therapeutic (trans) formed itineraries”. The mentioned itineraries did not present formal links between the services, nor guarantee access and continuity of care.
  • Ferramentas conceituais para combater a patologização das pessoas trans na formação da Psicologia na Argentina Artigo

    Maruzza, Corina

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho argumenta que é urgente reverter a patologização das experiências trans na formação da Psicologia na Argentina. Para enfrentar esse problema, é apresentada uma proposta baseada na combinação de duas abordagens teóricas: a da saúde mental comunitária e a dos estudos trans. A partir dessa articulação, o artigo propõe, em primeiro lugar, fazer uma leitura crítica que leve em conta o papel fundamental que a formação em psicologia continua a desempenhar no que diz respeito à patologização das pessoas trans na Argentina. E, em segundo lugar, introduzir na formação em psicologia conceitos do campo dos estudos trans que possam trazer contribuições muito significativas ao campo da saúde mental para a compreensão adequada das experiências trans. Toma-se como caso de análise um texto de orientação psicanalítica recentemente publicado na Argentina e três ferramentas conceituais são apresentadas: escuta, transfobia e performatividade de gênero, conforme são abordadas nos estudos de Leila Dumaresq, Miquel Missé e Susan Stryker, respectivamente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo argumenta que es urgente detener y revertir la patologización de las experiencias trans en la formación de psicología en Argentina. Para el abordaje de este problema, se presenta una propuesta basada en la combinación de dos enfoques teóricos: el de la salud mental comunitaria y el de los estudios trans. A partir de esta articulación, se propone, en primer término, realizar una lectura crítica que de cuenta del rol fundamental que la formación de psicología continúa teniendo con respecto a la patologización trans en Argentina. Y, en segundo término, introducir en la formación de psicología, aquellos conceptos provenientes del campo de los estudios trans que pueden realizar aportes muy significativos al campo de la salud mental para la comprensión adecuada de las experiencias trans. Se toma como caso de análisis un texto de orientación psicoanalítica de reciente publicación en este país. Y se presentan tres herramientas conceptuales en particular: escucha, transfobia y performatividad de género, tal como son planteadas en los desarrollos teóricos de Leila Dumaresq, Miquel Missé y Susan Stryker, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work argues that it is urgent to stop and reverse the trans pathologization in psychology training in Argentina. To address this problem, a proposal based on the combination of two theoretical approaches is presented: that of community mental health and that of trans studies. Based on this articulation, it is proposed, first of all, to carry out a critical reading that takes into account the fundamental role that psychology training continues to play with respect to trans pathologization in Argentina. And, secondly, to introduce in psychology training, those concepts from the field of trans studies that can make very significant contributions to the field of mental health for the adequate understanding of trans experiences. It is taken as a case of analysis, a text of psychoanalytic orientation recently published in this country. And three conceptual tools in particular are presented: listening, transphobia and gender performativity, as they are raised in the theoretical developments of Leila Dumaresq, Miquel Missé and Susan Stryker, respectively.
  • A história de Joana, ou da (in)explicável invisibilidade do L do LGBTQIA+: refletindo a partir de Catolé do Rocha/PB Artigo

    Tota, Martinho

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo foi elaborado a partir da história de vida e da narrativa de Joana, uma jovem mulher lésbica, natural de Catolé do Rocha (Sertão da Paraíba), ativista pelos direitos da população LGBTQIA+. Para além deste eixo temático - por meio do qual foi possível apreender aspectos importantes não apenas da vida de Joana no que diz respeito a sexualidade e gênero, mas também de outros sujeitos “dissidentes” no interior da região Nordeste do Brasil -, o presente texto apresenta como pano de fundo ou problemática associada a questão da invisibilidade lésbica nos trabalhos socioantropológicos, nos movimentos sociais e no espaço público. Onde estão as pessoas que representam (e/ou são representadas pelo) o L do LGBTQIA+? Eis a pergunta que perpassa este trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo está basado en la historia de vida y en la narrativa de Joana, una joven lesbiana nacida en Catolé do Rocha (Sertão da Paraíba), activista por los derechos de la población LGBTQIA+. Además de este eje temático - a través del cual fue posible aprehender aspectos importantes no solo de la vida de Joana en materia de sexualidad y género, sino también de otros sujetos “disidentes” en el interior de la región Nordeste de Brasil -, el texto presenta el tema de la invisibilidad de las lesbianas en los trabajos socio-antropológicos, en los movimientos sociales y en el espacio público como trasfondo o tema. ¿Dónde están las personas que representan (y/o están representadas por) la L de LGBTQIA +? Ésta es la pregunta que atraviesa este trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is based on the life story and narrative of Joana, a young lesbian woman, born in Catolé do Rocha (Paraíba’s Backlands, Brazil), an activist for the rights of the LGBTQIA+ population. In addition to this thematic axis - through which it was possible to apprehend important aspects not only of Joana’s life with regard to sexuality and gender, but also of other “dissident” subjects in the interior of the Northeast region of Brazil -, the present text presents the issue of lesbian invisibility in socio-anthropological work, social movements and public space as a background or issue. Where are the people who represent (and/ or are represented by) the L of LGBTQIA+? This is the question that runs through this work.
  • Agnes e Garfinkel: pensando gênero através de um clássico da sociologia Artigo

    Vasconcellos, Débora Araújo de; Santos, Gustavo Gomes da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo buscamos apontar como a relação entre Agnes e o sociólogo estadunidense Harold Garfinkel produziu uma análise de gênero que se diferenciava das teorias biologizantes do seu tempo. Através do conceito de passing e da noção de rotineirização da Etnometodologia, o autor antecipa, em certa medida, certos pressupostos que viriam a nortear a noção de gênero que se desenvolveria na década de 1990. Na primeira parte do texto, o nosso enfoque será nos impactos da experiência de Agnes para a etnometodologia; em um segundo momento, provocaremos um diálogo entre Garfinkel e a teoria da performatividade de Judith Butler.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo buscamos señalar como la relación entre Agnes y el sociólogo estadounidense Harold Garfinkel ha producido un análisis de género que se distinguía de las teorías biologizantes de su época. A través de la concepción de passing y de la idea de rotinerización de la Etnometodología, el autor adelanta, hasta cierto punto, determinados presupuestos que vendrían a guiar la idea de género que se desarrollaría en la década de 1990. En la primera parte del texto, nuestro énfasis será en los impactos de la experiencia de Agnes para la Etnometodología; en segundo momento, provocaremos un diálogo entre Garfinkel y la teoría de la performatividad de Judith Butler.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we intend to show how the relationship between Agnes and the American sociologist Harold Garfinkel produced a gender analysis that differed from the biological theories of its time. Through the concept of passing and the ethnomethodology’s notion of routine the author anticipates certain assumptions that would guide the notion of gender that would develop in the 1990s. In the first part of the text, our focus will be on impacts of Agnes’ experience for ethnomethodology; in a second step, we will provoke a dialogue between Garfinkel and Judith Butler’s theory of performativity.
  • “Descolonizar o nosso corpo”: ginecologia natural e a produção de conhecimento sobre corpo, sexualidade e processos reprodutivos femininos no Brasil Artigo

    Dieguez, Roberta Siqueira Mocaiber; Alzuguir, Fernanda de Carvalho Vecchi; Nucci, Marina Fisher

    Resumo em Português:

    Resumo Recentemente, popularizaram-se grupos de mulheres na internet e em encontros presenciais com o objetivo de compartilhar informações sobre sexualidade, reprodução, corpo feminino e seus processos de tratamento e cura. Esse ideário, em geral intitulado de “Ginecologia Natural”, parte da crítica à medicalização - que teria retirado das mulheres a autonomia sobre si, mantendo-as suscetíveis ao controle sobre seus corpos. Assim, os grupos valorizam aspectos associados ao feminino, mantendo inquestionado, contudo, o primado da diferença entre os gêneros e a noção de uma “natureza feminina” ancorada em um corpo biológico. A partir de uma pesquisa documental de manuais e materiais de referência sobre Ginecologia Natural coletados em dois grupos, este artigo reflete acerca da relação entre os movimentos de mulheres e o ideário da Ginecologia Natural, analisando as concepções sobre corpo, processos reprodutivos, e sexualidade femininos do ideário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Recientemente, se han vuelto populares grupos de mujeres en internet y en reuniones presenciales para compartir información sobre sexualidad, reproducción, cuerpo femenino y sus procesos de tratamiento y curación. Este ideario, generalmente intitulado “Ginecología natural”, parte de la crítica a la medicalización, que habría quitado la autonomía de las mujeres sobre sí mismas, manteniéndolas susceptibles al control sobre sus cuerpos. Así, los grupos valoran aspectos asociados al femenino, manteniendo incuestionable, sin embargo, la primacía de la diferencia entre géneros y la noción de una “naturaleza femenina” anclada en un cuerpo biológico. A partir de una investigación documental de manuales y materiales de referencia sobre Ginecología Natural recopilados en dos grupos, este artículo reflexiona sobre la relación entre los movimientos de mujeres y el ideario de la Ginecología Natural, analizando sus concepciones sobre cuerpo, procesos reproductivos y sexualidad femenina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Recently, women’s groups have become popularized on the internet and in face-toface meetings in order to share information about sexuality, reproduction, the female body, and their treatment and healing processes. This ideology, generally called “Natural Gynecology”, is based on the criticism of medicalization - which would have removed from women their autonomy over themselves, keeping them susceptible to control over their bodies. Thus, the groups seek to attribute positive values associated with the feminine, keeping unquestioned, however, the primacy of the difference between genders and the notion of a “feminine nature” anchored in a biological body. Based on a documentary analysis of manuals and reference materials collected in two groups of Natural Gynecology, this article examines the relationship between the women’s movements and the Natural Gynecology ideology, analyzing thoughts on the female body, reproductive processes, and sexuality.
  • Territorialidades, deslocamentos, performatividades de gêneros e sexualidades: juventudes LGBTQIA+ na periferia da cidade de São Paulo, Brasil Artigo

    Couto, Marcia Thereza; Unsain, Ramiro Fernandez; Zucchi, Eliana Miura; Ferraz, Dulce Aurélia de Souza; Escorse, Moira; Silveira, Regis Alves; Grangeiro, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo discute a relação entre as territorialidades/espacialidades periféricas e as configurações das expressões de gêneros e sexualidades de jovens LGBTQIA+ em áreas da periferia da cidade de São Paulo, Brasil. O método etnográfico contemplou várias estratégias de produção de dados em três etapas, entre 2019 e 2020. Os processos de apropriação territorial/ espacial a partir de grupos LGBTQIA+ distribuem-se em arquipélagos espaciais/territoriais que são propícios (e aparentemente seguros) para sociabilizar e re-reproduzir pertencimentos. O diálogo entre espaço e território mediado pelas sexualidades e os gêneros partindo de suas expressões de identidade mostrou ser um caminho fecundo para articular possibilidades de implementação de políticas públicas com o propósito de mitigar as lacunas que existem com relação à prevenção ao HIV entre jovens LGBTQIA+ em um espaço/território específico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio discute la relación entre territorialidades/espacialidades periféricas y las configuraciones de las expresiones de géneros y sexualidades de jóvenes LGBTQIA+ en el área suburbana de la ciudad de São Paulo, Brasil. El método etnográfico contempló varias estrategias de producción de datos en tres etapas entre 2019 e 2020. Los procesos de apropiación territorial/espacial a partir de agregados LGBTQIA+ son distribuidos en archipiélagos espacio-territoriales propicios (y aparentemente seguros) para sociabilizar y re-reproducir pertenencias. El diálogo entre espacio y territorio mediado por las sexualidades y los géneros a partir de sus expresiones identitarias mostró ser un camino fecundo para articular posibilidades de implementar políticas públicas en vista de intentar mitigar las lagunas que existen con relación a la prevención del VIH entre jóvenes LGBTQIA+ en un espacio/territorio específico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study discusses the relationship between peripheral territorialities/spatialities and the configurations of LGBTQIA+ gender and sexuality expressions in a suburban area of São Paulo, Brazil. The ethnographic method included several data production strategies in three stages, between 2019 and 2020. The processes of territorial/spatial appropriation from LGBTQIA+ groups are distributed in spatial/territorial archipelagos that are conducive (and apparently safe) to socialize and re-reproduce belongings. The dialogue between space and territory mediated by sexualities and genders based on their expressions of identity proved to be a fruitful way to articulate possibilities for the implementation of public policies with the purpose of mitigating the gaps that exist in relation to HIV prevention among LGBTQIA+ young people in a specific space/territory.
  • “É tudo uma máfia”: trânsitos e tensões na busca de um lugar no palco Artigo

    Mascarenhas Neto, Rubens

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora relações e constrangimentos envolvendo as oportunidades de shows e de progressão na carreira de drag queens iniciantes. Através da análise de material etnográfico, persigo a categoria máfia que, quando empregada, lança suspeita sobre resultados de concursos e a oferta de oportunidades. Seu uso sugere a elevada competitividade no meio artístico drag. Analiso ainda um momento específico durante a pesquisa de campo no qual fui convidado a julgar um concurso. A metodologia consiste em pesquisa etnográfica, observação participante e conversas informais. A pesquisa foi realizada entre 2015 e 2017, tendo como foco o processo de constituição das carreiras artísticas de um grupo de jovens drag queens que, desde Campinas, buscam viabilizar sua participação em concursos e shows para além da cidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo explora relaciones y limitaciones que rodean el espectáculo y las oportunidades profesionales de drag queens principiantes. A través del análisis de material etnográfico, persigo la categoría mafia que, cuando utilizada, arroja sospechas sobre los resultados de los concursos y la oferta de oportunidades. Su uso sugiere la gran competitividad en la escena artística drag. También analizo un momento específico durante la investigación de campo en el que me invitaron a juzgar un concurso. La metodología consiste en investigación etnográfica, observación participante y conversaciones informales. La investigación se llevó a cabo entre 2015 y 2017, centrándose en el proceso de constitución de las carreras artísticas de un grupo de drag queens jóvenes que, de Campinas, tratar de hacer posible su participación en concursos y espectáculos más allá de la ciudad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores relations and constraints involving opportunities for performing and career-building of newcomer drag queens. Through the analysis of ethnographic material, I follow the category mafia that, when employed, aims to raise suspicion over drag contests’ results and the availability of opportunities to perform. Its usage suggests the high competitivity in the drag artistic scene. I also analyse a specific moment during research where I judged in a drag contest. The methodology consisted of ethnographic research, participant observation and informal conversations. The study was conducted between 2015 and 2017, focusing on the career-building process of a group of young drag queen artists from Campinas seeking to participate in contests and drag performances beyond the city.
  • Prazer e corpo feminino: discursos no contexto da educação sexual institucionalizada em Medellín Artigo

    Cataño, María Paulina López

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa procurou explorar e analisar os conceitos que os profissionais que desenvolvem programas ou projetos de educação sexual na cidade de Medellín têm sobre o prazer e o corpo. A partir da identificação dos conceitos do corpo, do prazer e da sexualidade, que os profissionais participantes põem em circulação nos espaços educativos, desenvolveu-se uma pesquisa de âmbito qualitativo, utilizando a técnica de coleta de informação de entrevista semiestruturada com nove participantes, e em seguida análise de dados, a partir da análise critica do discurso. Os resultados permitiram evidenciar um tratamento diferencial do corpo e da sexualidade das mulheres, ancorado a um conceito do corpo e do prazer em três categorias principais: i) Corpo como templo e prazer como perigo, ii) Corpo como maquina e prazer como mecanismo de evolução, e iii) Corpo como objeto de cuidado e prazer como objeto de controle. Partindo do conceito de dispositivo da sexualidade de Foucault (1977), a proposta de conceito do corpo de Butler (2002) e a psicologia social feminista de Haraway (1991), realiza-se uma análise critica do discurso que permite desvendar as contradições e dilemas presentes nos discursos e as implicações destes conceitos do prazer e do corpo feminino dentro da educação sexual institucionalizada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación buscó explorar y analizar las concepciones que sobre el placer y el cuerpo tienen profesionales que implementan programas o proyectos de educación sexual en la ciudad de Medellín. Se realizó una investigación de corte cualitativo, utilizando la técnica de entrevista-semiestructurada con 9 participantes, y posterior análisis de datos desde el análisis crítico del discurso. Los resultados permitieron evidenciar un tratamiento diferencial del cuerpo y la sexualidad de las mujeres, anclado a una concepción del cuerpo y el placer en tres categorías principales; Cuerpo como templo y placer como peligro, Cuerpo como máquina y placer como mecanismo de evolución, y Cuerpo como objeto del cuidado y placer como objeto de control. Partiendo del concepto de dispositivo de la sexualidad de Foucault (1977), la propuesta de concepción del cuerpo de Butler (2002) y la psicología social feminista de Haraway (1991), se realiza un análisis crítico del discurso que permite develar las contradicciones y dilemas presentes en los discursos y las implicaciones de estas concepciones del placer y el cuerpo femeninos dentro de la educación sexual institucionalizada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present investigation intended to explore and analyze the conceptions on pleasure and the body enunciated by professionals executing sex education programs in Medellin. The implicit conceptions of sexuality, body and pleasure that are used by the participants in order to teach on these sex education programs were identified using qualitative research through semi standardized interview with 9 participants, and critical discourse data analysis. The results demonstrate a differential treatment on body and female sexuality, anchored on a conception of the body and pleasure on three main categories: body as a temple and pleasure as a hazard; body as a machine and pleasure as an evolution mechanism; and body as an object of care and pleasure as an object of control. The critical discourse analysis is based on Foucault’s sexuality device (1977), Butler´s conception of the body (2002) and Haraway’s feminist social psychology (1991), and reveals contradictions and dilemmas in the discourses, as well as the body and pleasure conceptions regarding the female body and their implications on institutionalized sex education.
  • “Os vulneráveis dos vulneráveis”: masculinidades e Profilaxia Pós-Exposição no serviço de saúde no Sul do Brasil Artigo

    Costa, Adriano Henrique Caetano; Gonçalves, Tonantzin Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de uma etnografia com usuários e profissionais de saúde de um serviço especializado em HIV/Aids no Sul do Brasil, o artigo discute a aplicação de novas estratégias de prevenção em populações vulneráveis, em especial entre homens. Argumenta-se a importância de considerar as formas criadas e adaptadas pelos homens para manejar os riscos de infecção pelo HIV nessas estratégias. Aborda ainda como as práticas e mensagens de prevenção são moldadas por indivíduos e comunidades para adequá-las aos seus desejos e práticas sexuais, tendo as relações de gênero e as vulnerabilidades papel central no uso que usuários e profissionais de saúde fazem das políticas e das ferramentas biotecnológicas disponíveis. Nesse sentido, o estudo lança luz sobre como a construção das masculinidades conformam o modo pelo qual os homens acionam estratégias de prevenção ao HIV/Aids.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado en una etnografía con usuarios y profesionales de la salud de un servicio especializado en VIH/SIDA en el Sur de Brasil, el artículo analiza la aplicación de nuevas estrategias de prevención en poblaciones vulnerables, especialmente hombres. Se argumenta la importancia de considerar las formas creadas y adaptadas por los hombres para manejar los riesgos de infección por VIH en estas estrategias. También se analiza cómo las prácticas y los mensajes de prevención son moldeados por los individuos y las comunidades para adaptarlos a sus deseos y prácticas sexuales, teniendo las relaciones de género y las vulnerabilidades un papel central en el uso que los usuarios y los profesionales de la salud hacen de las políticas y herramientas de la biotecnología disponibles. En este sentido, el estudio arroja luz sobre cómo la construcción de masculinidades configura la forma en que los hombres activan las estrategias de prevención del VIH/SIDA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on an ethnography work with users and health professionals from a specialized HIV/AIDS Service in Southern Brazil, the article discussed the application of new prevention strategies in vulnerable populations, especially among men. It argues the importance of considering the ways created and adapted by men to manage the risks of HIV infection. It also addresses how prevention practices and messages are shaped by individuals and communities, as a way of adapting them to their sexual desires and practices, with gender relationships and vulnerabilities playing a central role in the users and health professionals’ use of the health policies and the available biotechnological tools. In this sense, the article sheds light on how the construction of masculinities conforms the way in which men trigger HIV/ AIDS prevention strategies.
  • Marcas da ‘brasilidade’: negociações em torno de gênero, sexualidade e cor em Portugal Artigo

    Alaman, Jônatas Stritar; Passamani, Guilherme R.

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho tem como fio condutor as experiências de homens brasileiros que migraram para Portugal para exercerem o trabalho sexual como escorts. Para tanto, a partir de entrevistas e observações online, serão formuladas reflexões acerca de suas interações com clientes europeus, as características do mercado sexual no qual se inseriram, bem como as negociações subjacentes à prática prostitucional. As conclusões mostram como ocorre a marcação da diferença nesses contextos, referente a cor, gênero e sexualidade. Demonstramos que, mesmo em contextos assimétricos, sujeitos e identidades “subalternizadas” possuem agência e utilizam, a seu favor, marcas de seus corpos e de suas identidades em um processo contínuo e constitutivo de subjetividades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo tiene como hilo conductor las experiencias de hombres brasileños que emigraron a Portugal para dedicarse al trabajo sexual como escorts. Nosotros hicimos entrevistas, observaciones en línea y formulamos reflexiones sobre sus interacciones con los clientes europeos, para intentar compreender las características del mercado del sexo en el que se insertan, así como las negociaciones subyacentes a la práctica de la prostitución. Las conclusiones plantean cómo se da la marcación de la diferencia en estos contextos em términos de color, género y sexualidad. Demostramos que, incluso en contextos asimétricos, los sujetos e identidades “subalternizados” tienen agencia y utilizan, a su favor, las marcas de sus cuerpos e identidades en un proceso continuo y constitutivo de subjetividades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper has as referential thread experiencies of brazilian men whose migration to Portugal was characterized by their sexual work as escorts. Therefore, based on interviews and online observations, assumptions about their interactions with european clients, the sexual market characteristics which they be a part of, as well as negotiations bounded by their prostitutional practices, will be elaborated. Conclusions led us to how differentiation processes, relative to color, gender and sexuality. We argue that, even in discriminatory contexts, marginalized subjects and identities possess some kind of agency and, further on, can play on these body marks and identities within a wider process, that is continuous and formative of their subjectivities.
  • O medo de voltar para casa: revisitando o nexo entre (homo)sexualidades e deslocamentos a partir do conceito de sexílio Artigo

    Wasser, Nicolas; França, Isadora Lins

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, nos propomos a uma leitura crítica da noção de sexílio, que surge nos Estados Unidos, nos anos 1990, em referência à experiência de exílio vivida por homossexuais porto-riquenhos que deixaram seu país de origem por motivo de sua orientação sexual. Desde então, os sentidos atribuídos se multiplicaram em direção ao problema do pertencimento de sujeitos homossexuais em deslocamento. No decorrer do artigo, traçamos esta trajetória por meio de trabalhos que abordaram experiências de múltiplas negações de pertencimento, também descritas como o medo de voltar para casa. Em diálogo com Gloria Anzaldúa e Didier Eribon, entendemos que o sexílio pode ser um conceito que elucida a experiência se sentir-se estranho na própria origem. Na última parte do artigo, tratamos ainda da noção de “diáspora queer”, confrontando-a com a ideia de sexílio e apontando para suas contribuições e limites.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo proponemos una lectura crítica de la noción de sexílio, surgida en los Estados Unidos, en la década de los 1990, en referencia a la experiencia de exilio vivida por homosexuales puertorriqueños que dejaron su país de origen por su orientación sexual. Desde su emergencia, los significados atribuidos al sexílio se han multiplicado hacia el problema de pertenencia de sujetos homosexuales en movimento. A lo largo del artículo, trazamos esta trayectoria a través de trabajos que abordan experiencias de múltiples negaciones de pertenencia, también descritas como el miedo a volver a casa. En diálogo con Gloria Anzaldúa y Didier Eribon, entendemos que el sexílio puede ser un concepto que ayuda a comprender la experiencia de sentirse extraño a la casa, a la origen. En la última parte, abordamos la noción de “diáspora queer” para confrontarla con la de sexílio, señalando sus aportes y límites.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we propose a critical reading of the notion of sexile, which emerged in the United States, in the 1990s, in reference to the experience of exile as lived by Puerto Rican homosexuals who left their country of origin due to their sexual orientation. Since then, the connotations of sexile have multiplied and increasingly begun to address the problem of belonging that arises for homosexual subjects in processes of relocation. Throughout the article, we trace this trajectory back to the experience of multiple denials of belonging that is also described as the fear of going home. Weaving a dialogue with Gloria Anzaldúa and Didier Eribon, we argue that the sexile may be a concept that elucidates on the experience of feeling strange in one’s own origins. In the last part, we also deal with the notion of “queer diaspora”, confrontingit with that of sexile and pointing to its contributions and limits.
  • Apresentação -Autoetnografias, escritas de si e produções de conhecimentos corporificadas Dossiê

    Gama, Fabiene; Raimondi, Gustavo Antonio; Barros, Nelson Filice de
  • “Há Sobreviventes”: contando uma história de morte súbita Dossiê

    Ellis, Carolyn

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é uma narrativa pessoal de um drama familiar representado na sequência da morte do meu irmão, decorrente de um acidente de avião. Histórias “verdadeiras” como essa se encaixam no espaço entre ficção e ciências sociais, juntando escrita etnográfica e literária, e compreensão autobiográfica e sociológica. Meu objetivo é reposicionar os leitores em relação aos outros autores de textos de ciências sociais, reconhecendo o potencial para leituras opcionais e encorajando os leitores a “experienciarem uma experiência” que pode revelar não apenas como foi para mim, mas como poderia ser ou foi também para eles alguma vez. Esta forma experimental permite a pesquisadores e leitores reconhecerem e darem voz às suas próprias experiências emocionais e incentiva sujeitos etnográficos (coautores) a reivindicarem e escreverem suas próprias vidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo es la narración personal del drama familiar ocurrido tras la muerte de mi hermano en un accidente aéreo. Historias “verdaderas” como esta se encajan en el limite de la ficción y las ciencias sociales, uniendo escritura etnográfica y literaria, y la comprensión autobiográfica y sociológica. Mi objetivo es reposicionar a los lectores en relación con los demás autores de textos de ciencias sociales, reconociendo el potencial de la lectura opcional y animar a los lectores a “experimentar una experiencia” que pueda revelar no solo cómo fue para mí, sino también como podría haber sido para ellos. Esta forma experimental permite a los investigadores y lectores reconocer y expresar sus propias experiencias emocionales y anima a los sujetos etnográficos (coautores) a reclamar y escribir sus propias vidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is a personal narrative of a family drama enacted in the aftermath of my brother’s death in an airplane crash. “True” stories such as this fit in the space between fiction and social science, joining ethnographic and literary writing, and auto-biographical and sociological understanding. My goal is to reposition readers vis a vis authors of texts os social science by acknowledging potential for optional readings and encouraging readers to “experience and experience” that can reveal not only how it was for me, but how it could be or once was for them. This experimental form permits researchers and readers to acknowledge and give voice to their own emotional experiences and encourages ethnographic subjects (co-authors) to reclaim and white their own lives.
  • Permita-me falar mais alto do que minhas cicatrizes Dossiê

    Oliveira, Bernardo Carlos S. C. M. de

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, escolhi o método autoetnográfico para narrar um processo pós-operatório que mudou minha vida. Compilei uma série de emoções, impressões, poemas e documentos coletados durante cerca de dois anos de recuperação. Ao fazer isso, tentei expandir a discussão e desafiar a noção do modelo médico acerca de um corpo “curado/fixo”, e até a ideia capacitista sobre o que seria um corpo “normal/ativo”. Este artigo almejou responder a questões como ‘o que significa ser um corpo deficiente em recuperação?’;‘Como o corpo deficiente deveria ser representado?’; e, antes que alguém possa perguntar, ‘o que aconteceu com você?’, eu busquei uma possível narrativa sobre mim, uma perspectiva centrada no paciente. O artigo está dividido em quatro partes, a saber: 1) ‘Aperto de mãos com Dr. Q’ - introdução; 2) ‘O que está acontecendo?’ - diagnóstico médico e suas especificidades; 3) Cura por meio de palavras - processo pós-operatório; e, na sequência, os meus 4) Pensamentos finais. Escrever como pesquisador na interseção entre o pessoal e o acadêmico foi uma decisão combinada da mente e um movimento do coração. Esse modo de escrever é sempre uma linha tênue a ser cruzada, mas com implicações frutíferas tanto para o campo dos estudos da deficiência quanto para a comunidade dos ‘não-deficientes’.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, elegí el método autoetnográfico para narrar un proceso posoperatorio que cambió mi vida, recopilé una serie de emociones, impresiones, poemas y documentos recopilados durante aproximadamente dos años de recuperación. Al hacerlo, traté de expandir la discusión y desafiar la noción del modelo médico de un cuerpo “curado / fijo”, e incluso la idea capacitiva de lo que sería un cuerpo “normal / activo”. Este artículo tenía como objetivo responder preguntas como ‘¿qué significa ser un cuerpo discapacitado en recuperación? “¿Cómo debería representarse el cuerpo discapacitado? Y antes de que alguien pueda preguntar: ‘¿Qué me pasó?’, Busqué una posible narrativa sobre mí, una perspectiva centrada en el paciente. El artículo se divide en cuatro partes, a saber: 1) “Apretón de manos con el Dr. Q”: introducción; 2) “¿Qué está pasando?”: Diagnóstico médico y sus especificidades; 3) Curación a través de palabras - proceso postoperatorio; y luego mis 4) Pensamientos finales. Escribir como investigador en la intersección de lo personal y lo académico fue una decisión combinada de la mente y un movimiento del corazón; Esta forma de escribir es siempre una línea muy fina que cruzar, pero con implicaciones fructíferas tanto para el campo de los estudios de la discapacidad como para la comunidad “no discapacitada”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, I have chosen the auto-ethnographic method to narrate a life-changing post-surgery process, compiling a range of emotions, impressions, poems, and documents collected over the last two years of a significant recovery. In doing so, I attempt to expand the discussion and challenge the medical model notion of a ‘cured/fixed’ body, even the ableist idea of a ‘normal/active’ body. This paper aims to answer questions like ‘what does it mean to be a disabled body in recovery?’ ‘How should the disabled body be represented?’ And before someone can ask, ‘What happened to you?’ I will answer, controlling the narrative about me by giving a patient-process perspective. The paper is divided into four parts 1) ‘Our handshake’ - the introduction; 2) ‘What is going on?’ - The illness and medical technicalities; 3) Recovering through words - The after-surgery process, and; 4) Final thoughts - always an ongoing process. It was a concerted decision of the mind and a move from the heart to write as a researcher at the intersection between the personal and academic; it is always a blurred line to cross, but one with fruitful implications for the ‘not-disabled’ and Disability Studies community.
  • Pele negra/máscaras brancas: a sustentabilidade performativa da branquitude (com desculpas a Frantz Fanon) Dossiê

    Alexander, Bryant Keith

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo usa o icônico texto Pele Negra, Máscaras Brancas de Frantz Fanon como um tropo metonímico para examinar a natureza dos “Estudos Brancos” por meio do enquadramento autobiográfico de um crítico Negro. O artigo está estruturado em três componentes. Em primeiro lugar, a identidade socialmente construída de “Branquitude” como incorporada, emergente e criticada por aqueles no (e do) projeto dos “Estudos Brancos”. Em segundo lugar, é abordada a questão de como os “Estudos Brancos” servem como um projeto para “sustentar a Branquitude”, à luz da crescente crítica social e cultural da Branquitude. Em terceiro, o artigo apresenta um argumento para a natureza performativa da Branquitude que cruza as fronteiras de raça e etnia. O artigo também aborda questões de autenticidade embutidas na política e nas interseções da performatividade de raça e cultura, ao mesmo tempo em que estende a noção de Branquitude, bem como de Negritude, como uma realização performativa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo utiliza el icónico Black Skin, White Masks de Frantz Fanon como un tropo metonímico para examinar la naturaleza de los “estudios blancos” a través del marco autobiográfico de un crítico negro. El artículo está estructurado en tres partes. Primero, la identidad construida socialmente de “Blanquitud” como incorporada, emergente y criticada por aquellos en (y desde) el proyecto de “Estudios Blancos”. En segundo lugar, aborda la cuestión de cómo “estudios blancos”sirven de proyecto para “sostener a la Blanquitud” a la luz de la creciente crítica social y cultural de Blanquitud. En tercer lugar, el artículo presenta un argumento a favor de la naturaleza performativa de Blanquitud que cruza los límites de la raza y la etnia. El artículo también aborda cuestiones de autenticidad incrustadas en la política y en las intersecciones de la performatividad de la raza y la cultura, al tiempo que amplía la noción de Blanquitud, así como de Negritud, como un logro performativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article uses the iconic text Black Skin/White Masks by Frantz Fanon as a metonymic trope to examine the nature of White Studies through the autobiographical frame of a Black critic. The article is structured around three components. First, the socially constructed identity of “Whiteness” as embedded in, emergent from, and critiqued by those in (and of) the project of White Studies. Second, it addresses the question of how White Studies serves as a project for “sustaining Whiteness,” in light of increasing social and cultural critique of Whiteness. Third, the article initiates an argument for the performative nature of Whiteness that crosses borders of race and ethnicity. The article also address issues of authenticity embedded in the politics and intersections of performing race and culture while extending the notion of Whiteness, like Blackness, as a performative accomplishment.
  • Autoetnografias dos entre-mundos: partindo de uma pedagogia freireana da esperança para expandir narrativas e políticas de inclusão Dossiê

    Diversi, Marcelo; Moreira, Claudio

    Resumo em Português:

    Resumo Betweeners (palavra criada pelos autores): utilizamos essa possibilidade da língua inglesa (de tradução difícil) no decorrer desta versão em português para explicar as condições de pessoas que habitam o espaço entre mundos, entre fronteiras, concretas e socioculturais. Como escrever nossa história entrelaçada com a história de tantos humanos oprimidos, de tantas singularidades e universalidades compartilhadas? Buscamos uma autoetnografia que seja performativa e transgressora diante de desigualdades brutais, injustiças óbvias e justificativas esfarrapadas dadas por aqueles com mais privilégios e poder “para nomear o mundo”. Nós procuramos por uma forma de ser e escrever que critica, sem desculpas, as estruturas de poder que moldam e conservam tais sistemas de opressão. Buscamos em nossa autoetnografia um modelo alternativo de escrita que exponha as quebras e as fendas de nossa existência nos tempos neocoloniais. Vemos a autoetnografia de betweeners como uma maneira de ser e de nos escrever na história de resistência contra opressão, injustiça e exclusão, uma que parta de nossa comunalidade humana e de identidades que compartilhamos. Escrevemos aqui uma articulação entre autoetnografia de betweeners e representações essencialistas em constante busca por justiça social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Betweeners (palabra creada por los autores): utilizamos esta posibilidad del idioma inglés (difícil de traducir) a lo largo de esta versión portuguesa para explicar las condiciones de las personas que habitan el espacio entre mundos, entre fronteras, concreto y sociocultural. ¿Cómo escribir nuestra historia entrelazada con la historia de tantos humanos oprimidos, tantas singularidades y universalidades compartidas? Buscamos una autoetnografía performativa y transgresora frente a las desigualdades brutales, injusticias evidentes y justificativas poco convincentes de los que tienen más privilegios y poder para “nombrar el mundo”. Buscamos una forma de ser y de escribir que critique sin disculpas las estructuras de poder que dan forma y mantienen tales sistemas de opresión. Buscamos en nuestra autoetnografía un modelo de escritura alternativo que exponga las hendiduras y fisuras de nuestra existencia en la época neocolonial. Vemos la autoetnografía de los Betweeners como una forma de ser y de se escribir en la historia de la resistencia contra la opresión, la injusticia y la exclusión, que parte de nuestra comunidad humana y de identidades compartidas. Aquí escribimos una articulación entre la autoetnografía de los Betweeners y las representaciones esencialistas en constante búsqueda de la justicia social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How to write our history interlaced with the history of so many oppressed humans from so many singularities and shared universalities? We search for an autoethnography that is performative and transgressive in face of brutal inequalities, obvious injustice, and lame justifications by those with more privilege and power “to name the world.” We search for a form of being and writing that goes, without apologies, after the structures of power that shape and maintain such systems of oppression. We search in our autoethnography an alternative model of writing that exposes the breaks and cracks of our existence in neo-colonial times. We see betweener autoethnography as a way of being and writing ourselves into the history of resistance against oppression, injustice, and exclusion, one that starts from our common humanity in betweener identities. We write, here, a joint betweener autoethnography against essentialist representations in name of justice.
  • Claustrofobia: uma exploração performática e autoetnográfica sobre produção de conhecimento e justiça social Dossiê

    Brilhante, Aline Veras Morais

    Resumo em Português:

    Resumo Nesta autoetnografia performática, a autora, utilizando suas próprias histórias como recurso, explora a simultaneidade entre contar e resistir a experiências vividas, empregando a autoetnografia (AE) da performance e a escrita performática (EP) como referencial teórico-metodológico. Partindo de três histórias de violência - da autora e de sua mãe; de Dona Ana; e de Luciana - este artigo propõe um diálogo crítico sobre o papel da produção de conhecimento e da educação médica; uma teorização sobre as interfaces entre a academia e a luta por justiça social; e as particularidades das experiências escavadas neste processo. Sendo uma autoetnografia, a escrita do texto demanda a crítica ao nível mais básico das relações - o que inclui a ruptura com a estrutura acadêmica tradicional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En esta autoetnografía performativa, la autora, utilizando sus propias historias como recurso, explora la simultaneidad entre contar y resistir experiencias vividas, utilizando la autoetnografía (AE) performativa y la escritura performativa (EP) como marco teóricometodológico. A partir de tres historias de violencia: la autora y su madre; de Doña Ana; y Luciana - este artículo propone un diálogo crítico sobre el papel de la producción de conocimiento y la educación médica; una teorización sobre las interfaces entre la academia y la lucha por la justicia social; y las particularidades de las experiencias excavadas en este proceso. Como autoetnografía, la redacción del texto exige críticas en el nivel más básico de relaciones, lo que incluye una ruptura con la estructura académica tradicional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this performative autoethnography, the author, using her own stories as a resource, explores the simultaneity between telling and resisting lived experiences, using performance autoethnography (AE) and performative writing (EP) as a theoretical-methodological framework. Starting from three stories of violence - the author and her mother; of Dona Ana; and Luciana - this article proposes a critical dialogue on the role of knowledge production and medical education; a theorization about the interfaces between academia and the struggle for social justice and the particularities of the experiences excavated in this process. As an autoethnography, the writing of the text demands criticism at the most basic level of relationships - which includes a break with the traditional academic structure.
  • Cartas para mim ou sobre mim? Notas autoetnográficas de um puerpério não silenciado Dossiê

    Carneiro, Rosamaria

    Resumo em Português:

    Resumo Depois de quase uma década pesquisando partos e maternidades, tornei-me mãe. Recordo-me de, durante o meu doutoramento, ter sido interpelada, pelas mulheres com que convivia, acerca de minha sensibilidade para com as suas experiências maternas (Carneiro, 2015), já que ainda não tinha vivido na pele o que me contavam. Eu não tinha filhos e não tinha parido. Alguns anos depois, após o nascimento de meu segundo filho, passei a escrever e a publicar algumas reflexões sobre a vida no pós-parto, mas, agora, sobre a minha própria experiência, a partir de uma série intitulada Cartas de um puerpério. Escrevi sobre mim, sobre o parto, sobre o bebê e, sobretudo, sobre o resguardo, em tom pessoal e confessional, mas também antropológico, haja vista minhas reflexões dialogarem todo o tempo com a teoria posta, ou ainda em tessitura, bem como com a cultura local sobre o maternar. O meu olhar recaiu sobre o puerpério e suas interfaces com ideias de corpo, sexualidade, amizade, política, domesticidade, solidão, cansaço e, mais recentemente, pandemia. Tais Cartas foram publicadas em uma rede social virtual e, por isso, despertaram o diálogo com outras mulheres. Partindo delas, pretendo discutir como e quanto funcionaram como um diário pessoal e diário de campo; como um espaço de desague e de autorreflexão, tudo a um só tempo; mas também como lugar de produção intelectual e de olhares sócio-antropológicos para com a maternidade contemporânea. Um olhar oriundo da casa e do doméstico como espaço que inventa vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Después de casi una década de investigar los partos y los hospitales de maternidad, me convertí en madre. Recuerdo que, durante mi doctorado, las mujeres con las que conviví me interrogaron sobre mi sensibilidad hacia sus vivencias maternas (Carneiro, 2015), ya que aún no había vivido lo que me decían. No tenía hijos y no había dado a luz. Unos años más tarde, tras el nacimiento de mi segundo hijo, comencé a escribir y publicar algunas reflexiones sobre la vida en el posparto, pero ahora sobre mi propia experiencia, de una serie titulada Cartas de un puerperio. Escribí sobre mí, sobre el parto, sobre el bebé y sobre todo sobre el cobijo, en un tono personal y confesional, pero también antropológico, ya que mis reflexiones dialogaban todo el tiempo con la teoría puesta o aún en tesitura, así como con lo local. cultura sobre lo materno. Mi mirada se posó en el puerperio y sus interfaces con las ideas del cuerpo, la sexualidad, la amistad, la política, la domesticidad, la soledad, el cansancio y, más recientemente, una pandemia. Estas Cartas fueron publicadas en una red social virtual y, por tanto, despertaron el diálogo con otras mujeres. A partir de ellos, pretendo comentar cómo y cuánto funcionaron como diario personal y diario de campo; como espacio de drenaje y autorreflexión, todo al mismo tiempo; pero también como lugar de producción intelectual y perspectivas socio-antropológicas sobre la maternidad contemporánea. Una mirada que viene del hogar y lo doméstico como espacio que inventa la vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract After nearly a decade of researching births and maternity hospitals, I became a mother. I remember that, during my PhD, I was questioned by the women I lived with about my sensitivity to their maternal experiences (Carneiro, 2015), as I had not yet lived through what they told me. I had no children and I had not given birth. A few years later, after the birth of my second child, I started to write and publish some reflections about life in the postpartum period, but now about my own experience, from a series entitled Letters from a puerperium. I wrote about myself, about childbirth, about the baby and, above all, about being protected, in a personal and confessional, but also anthropological tone, as my reflections dialogued all the time with the theory put or still in tessitura, as well as with the local culture about the maternal. My gaze fell on the puerperium and its interfaces with ideas of the body, sexuality, friendship, politics, domesticity, loneliness, fatigue and, more recently, a pandemic. These Letters were published on a virtual social network and, therefore, sparked dialogue with other women. Starting from them, I intend to discuss how and how much they worked as a personal diary and field diary; as a space of drainage and self-reflection, all at the same time; but also as a place of intellectual production and socio-anthropological perspectives on contemporary motherhood. A look coming from the home and the domestic as a space that invents life,
  • “Ninguém solta a mão de ninguém”: uma autoetnografia performática “ingênua” (?), “romântica”(?) e “esperançosa”(?) Dossiê

    Raimondi, Gustavo Antonio; Moreira, Claudio; Barros, Nelson Filice de

    Resumo em Português:

    Resumo Por meio de uma autoetnografia performática, os autores buscam problematizar os limites e as potencialidades do medo na contemporaneidade, propondo caminhos a partir da resistência, da esperança e do amor. Considerando seus movimentos diaspóricos e o encontro com diferentes culturas e épocas, o potencial de proposições dialógicas e de construção de pontes se reflete na interface do corpo com a cultura-sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A través de una autoetnografía performativa, los autores buscan problematizar los límites y potencialidades del miedo en la contemporaneidad, proponiendo caminos basados en la resistencia, la esperanza y el amor. Considerando sus movimientos diaspóricos y el encuentro con diferentes culturas y épocas, el potencial de propuestas dialógicas y de tender puentes se refleja en la interfaz entre el cuerpo y la sociedad-cultura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through a performance autoethnography the authors seek to problematize the limits and potentialities of fear in contemporary times, proposing ways from resistance, hope and love. Considering theirs diasporic movements and the encounter with different cultures and times, the potential of dialogical propositions and building bridges is reflected in the body’s interface with culture-society.
  • Escrita autoetnográfica e performática do silenciamento, embaçamento e colonização dos nossos corpos Dossiê

    Pereira, Flávia Liparini; Barros, Nelson Filice de

    Resumo em Português:

    Resumo A autoetnografia performática é uma linha crítica, criativa, política e múltipla em que o corpo da/o escritora/escritor interage com outros corpos e tecidos para a produção de conhecimento anticolonial. O objetivo deste artigo é analisar criticamente os tipos de malhas que são produzidas por diferentes situações, ações e sensações experienciadas no corpo a partir das interações com outros corpos e leituras. Refletimos sobre elementos de silenciamento, embaçamento e colonização presentes ao longo da vida e no nosso cotidiano. Discutimos sobre a constituição das estruturas excludentes do conhecimento com a crítica à filosofia cartesiana e a denúncia da omissão dos saberes de corpos colonizados. Concluímos que revisitar nossas costuras, multiplicar possibilidades e difundir essas multiplicidades contribui para as identificações e reflexões sobre nós e sobre as diferentes teorias, visões e interpretações explanadas enquanto conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La autoetnografía performativa es una línea crítica, creativa, política y múltiple en que el cuerpo del escritor interactúa con otros cuerpos y tejidos para la producción de conocimiento anticolonial. El objetivo de este artículo es analizar críticamente los tipos de mallas que se producen por diferentes situaciones, acciones y sensaciones experimentadas en el cuerpo a partir de las interacciones con otros cuerpos y lecturas. Reflexionamos sobre elementos de silenciamiento, borramiento y colonización presentes al largo de la vida y en nuestro cotidiano. Discutimos la constitución de las estructuras excluyentes del conocimiento con la crítica de la filosofía cartesiana y denuncia de la omisión del conocimiento de los cuerpos colonizados. Concluimos que revisar nuestras costuras, multiplicar posibilidades y difundir estas multiplicidades contribuye a las identificaciones y reflexiones sobre nosotros y sobre las diferentes teorías, visiones e interpretaciones explicadas como conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Performance autoethnography is a critical, creative, political and multiple line in which the writer’s body interacts with other bodies and tissue for the production of anticolonial knowledge. The aim of this article is to critically analyze the types of mesh that are produced by different situations, actions and sensations experienced in the body from interactions with other bodies and readings. We reflect on elements of silencing, blurring and colonization present throughout life and in our daily lives. We discuss the constitution of excluding structures of knowledge with the criticism of Cartesian philosophy and denunciation of the omission of knowledge from colonized bodies. We conclude that revisiting our seams, multiplying possibilities and spreading these multiplicities contributes to the identifications and reflections about us and about the different theories, visions and interpretations explained as knowledge.
  • DAVIS, Dána-Ain. 2019. Reproductive injustice: racism, pregnancy, and premature birth. New York: New York University Press. 251 p. Resenhas

    Tempesta, Giovana Acacia
  • BENOIT, Audrey. 2019. Trouble dans la matière. Pour une épistémologie matérialiste du sexe. Col. Philosophies Pratiques. 1ª ed. Paris: Éd. Sorbonne. 359 p. ISBN 979-10-351-0335-4. Resenha

    Gellis, Andre
  • SOUZA, Neusa Santos. 2021. Tornar-se negro ou As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Zahar. 171p. Resenha

    Nasciutti, Luiza Freire
  • Entrevista: Maria Filomena Gregori por Silvia Aguião, realizada em maio de 2010 Entrevista

    Gregori, Maria Filomena; Aguião, Silvia
  • Entrevista: Edgar Soliz Guzmán, del Movimiento Maricas Bolivia, por Nicolas Wasser en diciembre de 2020 Entrevista

    Guzmán, Edgar Soliz; Wasser, Nicolas
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