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Turismo: Visão e Ação, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2020
  • AGRICULTURA URBANA COMO RECURSO COMPETITIVO EM SERVIÇOS ALIMENTARES: UMA AVALIAÇÃO POR MEIO DA TEORIA DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS Artigos

    FUZINATTO, NAIANE MODRI; SANTOS JUNIOR, SÍLVIO

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo apresenta um estudo acerca da inserção da agricultura urbana (AU) como recurso competitivo para restaurantes. A população mundial tem se tornado cada vez mais urbana e apresenta crescente preocupação com a qualidade dos alimentos que consome. Assim, proprietários e chefs de restaurantes têm buscado adquirir alimentos cultivados localmente ou mesmo cultivá-los em seus estabelecimentos, de forma a garantir um alimento mais fresco e de alto teor nutritivo. Com base neste contexto, objetiva-se avaliar influência da agricultura urbana na competitividade de um restaurante que utiliza o cultivo urbano de alimentos como um dos elementos de destaque em seus serviços. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso qualitativo e descritivo. O caso investigado é o de um restaurante localizado na região metropolitana de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, que introduziu a prática da AU em suas dependências. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação direta, e foram analisados por categorização das informações e triangulação de dados para posteriormente serem avaliados por meio do modelo VRIO. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma vantagem competitiva por meio da AU quando combinada a elementos conceituais e tecnológicos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este artículo presenta un estudio sobre la inserción de la agricultura urbana (AU) como un recurso competitivo para los restaurantes. La población mundial se ha vuelto cada vez más urbana y tiene una creciente preocupación por la calidad de los alimentos que consumimos. Así, dueños de restaurantes y chefs han procurado adquirir alimentos cultivados localmente o incluso hacerlas crecer en sus establecimientos, para garantizar um alimento de alto contenido nutritivo y más fresco. Con base en este contexto, el objetivo es evaluar la influencia de la agricultura urbana en la competitividad de un restaurante que utiliza el cultivo urbano de alimentos como uno de los elementos clave de sus servicios. Esta investigación es un estudio de caso cualitativo y descriptivo. El caso investigado es um restaurante ubicado en la región metropolitana de Porto Alegre, estado de Rio Grande do Sul, Brasil, quien introdujo la práctica de la AU en sus locales. Los datos fueron obtenidos a través de la investigación documental, entrevistas estructuradas y la observación directa, y fueron analizados por la categorización de la información y la triangulación de datos para posteriormente ser evaluados mediante el modelo VRIO. Los resultados apuntan hacia el desarrollo de una ventaja competitiva a través de la UA cuando se combina el marco conceptual y elementos tecnológicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article is a study about the allocation of urban agriculture (UA) as a competitive resource to restaurants. The world population has become increasingly urban and shows increasing concern by the quality of food consumed. Thus, owners and chefs of restaurants aim to acquire locally grown food or even grow them in their own establishments, in order to guarantee food with high nutritional value and freshness. Based on this context, the objective is to assess the impact of urban agriculture in the competitiveness of a restaurant that uses the urban cultivation of food as one of the key elements featured in their services. This research is a case study of a qualitative approach and descriptive. The case investigated is a restaurant located in the metropolitan region of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil, which introduced the practice of UA on its premises. The data were obtained through documentary research, semi-structured interviews, and direct observation and were analyzed by categorization of information and data triangulation to later be evaluated through the VRIO model. The results point to the development of competitive advantage through the UA when combined with conceptual and technological elements.
  • CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: O SBCLASS NA PERSPECTIVA DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Artigos

    CAETANO, ANA LÚCIA RODRIGUES; STOLL, CAROLINA BRAGHIROLLI; HELFENSTEIN, MARA JULIANE WOICIECHOSKI

    Resumo em Português:

    RESUMO: O segmento de meios de hospedagem se constitui em um dos mais lucrativos dentro da atividade turística, motivo pelo qual a iniciativa estatal brasileira tem buscado intervir de diferentes formas na regulamentação e planejamento do setor, por meio de políticas públicas que visem otimizar a prestação dos serviços. O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) surge dessa proposta, buscando funcionar tanto como ferramenta de apoio aos turistas, quanto como mecanismo estatal de padronização dos serviços hoteleiros. No entanto, os baixos índices de adesão ao sistema trazem à tona a questão da avaliação do SBClass enquanto política pública nacional. O presente estudo objetiva analisar o SBClass dentro da lógica do ciclo de políticas, o qual busca explicitar de maneira simplificada os principais processos inerentes à elaboração e funcionamento de uma política pública. A pesquisa apresentada é de cunho descritivo e exploratório, utilizando como procedimento técnico o estudo de caso, pautado na captação de dados referentes ao SBClass e sua posterior organização nas fases do ciclo. Durante as análises do sistema, constatou-se que o SBClass de 2011 apresentou avanços em relação a seus antecessores, mas que determinados aspectos carecem ainda de discussões para aprimoramento em futuras versões dessa política.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El segmento de medios de hospedaje se constituye en uno de los más lucrativos dentro de la actividad turística, motivo por el cual la iniciativa estatal brasileña ha buscado intervenir de diferentes formas en la reglamentación y planificación del sector, por medio de políticas públicas que apunten a optimizar la prestación de los servicios. El Sistema Brasileño de Clasificación de Medios de Alojamiento (SBClass) surge de esta propuesta, buscando funcionar tanto como herramienta de apoyo a los turistas, como como mecanismo estatal de estandarización de los servicios hoteleros. Sin embargo, los bajos índices de adhesión al sistema traen a la superficie la cuestión de la evaluación del SBClass como política pública nacional. El presente estudio objetiva analizar el SBClass dentro de la lógica del ciclo de políticas, el cual busca explicitar de manera simplificada los principales procesos inherentes a la elaboración y funcionamiento de una política pública. La investigación presentada es de cuño descriptivo y exploratorio, utilizando como procedimiento técnico el estudio de caso, pautado en la captación de datos referentes al SBClass y su posterior organización en las fases del ciclo. Durante los análisis del sistema, se constató que el SBClass de 2011 presentó avances en relación a sus antecesores, pero que determinados aspectos carecen todavía de discusiones para perfeccionamiento en futuras versiones de esa política.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The accommodations segment is one of the most profitable within the tourist activity, which is why the Brazilian state initiative has sought to intervent in different ways in the regulation and planning of the sector, through public policies aimed at optimizing the provision of services. The Brazilian Accommodations System of Classification (SBClass) arises from this proposal, seeking to function both as a tool to support tourists and as a state standardization mechanism for hotel services. However, the low rates of adherence to the system raise the issue of the system assessment as a national public policy. The present study aims to analyze the SBClass within the logic of the policy cycle, which seeks to explain in a simplified way the main processes inherent to the elaboration and operation of a public policy. The research presented is descriptive and exploratory, using as a technical procedure the case study, based on the capture of data referring to SBClass and its subsequent organization in the phases of the cycle. During the analysis of the system, it was verified that the SBClass of 2011 presented advances in relation to its predecessors, but that certain aspects still lack discussions for improvement in future versions of this policy.
  • ETIQUETA: DOIS MODELOS ANALISADOS DO PONTO DE VISTA DA HOSPITALIDADE Artigos

    CAMARGO, LUIZ OCTÁVIO DE LIMA

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo desta comunicação é mostrar que a noção de etiqueta, analisada sob a ótica da hospitalidade, remete a dois modelos de contato interpessoal: um baseado na expressão identitária, que é o ser/estar-bem junto com outras pessoas, valorizando a expressão genuína da própria hospitalidade, e outro, aqui chamado de distinção social, o seu contrário, que valoriza o parecer, o distinguir-se para mostrar-se acima dos outros. Para tanto, efetua um estudo comparativo da concepção de etiqueta expressa em dois livros - Snobérrimo, de Marcelino de Carvalho e Na sala com Danuza, de Danuza Leão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com recurso à técnica de análise de conteúdo, entendida com uma técnica de investigação para a descrição objetiva, sistemática, tanto qualitativa como quantitativa do conteúdo de qualquer forma de comunicação. As categorias escolhidas são os tempos da hospitalidade humana - receber e ser recebido, hospedar e ser hospedado, alimentar e ser alimentado, entreter e ser entretido (Camargo, 2004), que se cruzam com expressões extraídas dos textos, denotando expressão identitária ou distinção social.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El propósito de esta comunicación es mostrar que la noción de etiqueta, analizada desde la perspectiva de la hospitalidad, se refiere a dos modelos de contacto interpersonal: uno basado en la expresión de identidad, que es estar junto con otras personas, valorando la expresión genuina de hospitalidad en sí, y otro, aquí llamado distinción social, su opuesto, que valora la opinión, distinguiéndose para mostrarse por encima de los demás. Por lo tanto, realiza un estudio comparativo del concepto de etiqueta expresado en dos libros: Snobérrimo, de Marcelino de Carvalho y Na Sala com Danuza, de Danuza Leão. Es uma investigación cualitativa que utiliza la técnica de análisis de contenido, entendida como una técnica de investigación para la descripción objetiva y sistemática, tanto cualitativa como cuantitativa del contenido de cualquier forma de comunicación. Las categorias elegidas son los tiempos de la hospitalidad humana: recibir y ser recibido, alojar y ser alojado, alimentar y ser alimentado, entretener y entretenernos (Camargo, 2004) que se cruzan com expresiones extraídas de los textos que denotan expresión de identidad o distinción social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The purpose of this communication is to show that the notion of etiquette, analyzed from the perspective of hospitality, refers to two models of interpersonal contact: one based on identity expression, which is being together with other people, valuing genuine expression of hospitality itself, and another, here called social distinction, its opposite, which values opinion, distinguishing itself to show itself above others. Therefore, performs a comparative study of the concept of etiquette expressed in two books -Snobérrimo, by Marcelino de Carvalho and Na Sala com Danuza, by Danuza Leão. It is a qualitative research using the content analysis technique, understood as an investigation technique for the objective, systematic description, both qualitative and quantitative of the content of any form of communication. The categories chosen are the times of human hospitality - to receive and be received, to host and be hosted, to feed and be fed, to entertain and be entertained (Camargo, 2004) that intersect with expressions extracted from the texts denoting identity expression or social distinction.
  • VALORES PÚBLICOS E OS DESAFIOS DA RESPONSABILIZAÇÃO NAS PARCERIAS PARA O TURISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS: UM ENSAIO TEÓRICO Artigos

    RODRIGUES, CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA; ABRUCIO, FERNANDO LUIZ

    Resumo em Português:

    RESUMO: As instituições ambientais responsáveis pelas áreas protegidas no Brasil têm investindo em parcerias com a iniciativa privada para apoiar a prestação de serviços de apoio ao turismo. O objetivo do artigo é apresentar um ensaio teórico-conceitual sobre valores públicos, com ênfase na responsabilização, que tendem a influenciar diretamente a forma como as parcerias são planejadas e implementadas na gestão do turismo em áreas protegidas. A literatura sobre valores públicos no âmbito das parcerias foi utilizada como chave de interpretação para o processo em curso na gestão da visitação em áreas protegidas, salientando assim um conceito utilizado com mais frequência pela literatura internacional, que faz a ponte entre os campos de Turismo e Administração Pública. Destaca-se que o debate sobre parcerias deve ir além da dicotomia público versus privado, incentivando a parceria norteada por valores públicos. Os valores públicos são de âmbito mais geral, vinculados a objetivos democráticos e republicanos, e de cunho específico, relacionados à política pública em pauta - no caso, a defesa do patrimônio público e a sustentabilidade no turismo. O artigo apresenta aspectos relevantes para a compreensão do impacto das parcerias para o desenvolvimento do turismo e para o alcance dos objetivos das áreas protegidas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Las instituciones ambientales responsables de las áreas protegidas en Brasil han estado incentivando alianzas con el sector privado para apoyar la prestación de servicios de turismo. El objetivo de este trabajo es presentar un ensayo teórico y conceptual sobre valores públicos, con énfasis en la accountability, que tiende a influir directamente en la forma en que se planifican e implementan las asociaciones en la gestión del turismo en áreas protegidas. La literatura sobre valores públicos en el marco de las asociaciones se utilizó como clave para la interpretación del proceso continuo de gestión de visitas en áreas protegidas, destacando así un concepto utilizado con mayor frecuencia por la literatura internacional, que une los campos del Turismo y Administración Publica. Es de destacar que el debate sobre las asociaciones debe ir más allá de la dicotomía público versus privado, alentando la asociación guiada por los valores públicos. Los valores públicos son de alcance más general, vinculados a objetivos democráticos y republicanos, y de naturaleza específica, relacionados con la política pública en cuestión, en este caso, la defensa del patrimonio público y la sostenibilidad en el turismo. El artículo presenta aspectos relevantes para comprender el impacto de las asociaciones para el desarrollo turístico y el logro de los objetivos de áreas protegidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Environmental institutions responsible for overseeing protected areas in Brazil have invested in partnerships with the private initiative to support tourism services. The current work aims to present a conceptual reflection on public values, with an emphasis on accountability, which tend to directly influence the way partnerships for the development of tourism in protected areas are planned and implemented. The literature on public values related to partnerships was used as a key to the interpretation for the management of public use in protected areas, thus highlighting a concept commonly used by international literature, which bridges Tourism and Public Management perceptions. The article highlight that the debate on concessions should go beyond the dichotomy of public versus private and should be guided by the perspective of a partnership based on public values. Public values are, in a more general scope, tied to democratic and republican objectives and, specifically, related to the public policy at hand - in this case, matters of defending Public Heritage and Sustainability in Tourism. The article highlights some aspects for understanding the impact of partnerships for the development of tourism and meeting the objectives of protected areas.
  • RESERVAS DE HOTÉIS: ATRIBUTOS IMPORTANTES EM TRANSAÇÕES ONLINE DOS CLIENTES Artigos

    GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA; FORTES, FELIPE WILLIAN TOLEDO; LOPES, HUMBERTO ELIAS GARCIA; GOSLING, IURY TEIXEIRA DE SEVILHA; MEIRA, KELLY CRISTINE OLIVEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar a percepção dos consumidores que utilizam sites de reserva de hotéis e os motivos que geram satisfação com esses sites e os levam a usá-los e recomendá-los para outras pessoas. Para isso, foi realizada uma pesquisa mista, com uma fase qualitativa exploratória que consistiu de entrevistas semiestruturadas e uma quantitativa por meio de um survey online que obteve 306 respondentes. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Dentre os resultados, destaca-se que a conveniência e a utilidade dos sites são os aspectos que mais impactam na satisfação dos usuários. Quanto à intenção de efetuar uma reserva, constatou-se que a satisfação e o design do site são os fatores que exercem maior influência. Em relação à recomendação, os fatores mais impactantes foram a satisfação e o valor hedônico do site.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El objetivo de este trabajo es analizar la percepción de los consumidores que usan sitios de reserva de hoteles y las razones que generan satisfacción con estos sitios y los lleva a usarlos y recomendarlos a otros. Para ello, se realizó una encuesta mixta, con una fase cualitativa exploratoria que consistió en entrevistas semiestructuradas y una cuantitativa a través de una encuesta en línea que obtuvo 306 encuestados. Los datos recopilados se analizaron estadísticamente con el software SPSS y SmartPLS. Entre los resultados, se destaca que la conveniencia y la utilidad de los sitios son los aspectos que más impactan en la satisfacción del usuario. Con respecto a la intención de hacer una reserva, se encontró que la satisfacción y el diseño del sitio web son los factores que tienen la mayor influencia. Em cuanto a la recomendación, los factores más impactantes fueron la satisfacción y el valor hedónico del sitio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper aims to analyze the perception of consumers who use hotel reservation sites and the reasons that generate satisfaction with these sites and lead them to use them and recommend them to others. For this, a mixed research was conducted, with a qualitative exploratory phase that consisted of semi-structured interviews and a quantitative through an online survey that obtained 306 respondents. The collected data were statistically analyzed using SPSS and SmartPLS software. Among the results, it is noteworthy that the convenience and usefulness of the sites are the aspects that most impact on user satisfaction. As for the intention to make a reservation, it was found that the satisfaction and design of the site are the factors that exert the most influence. Regarding the recommendation, the most impacting factors were the satisfaction and the hedonic value of the site.
  • Articulação de rede social no processo de desenvolvimento turístico: o caso no Rio Grande do Norte/Brasil Artigos

    COUTINHO, ANA CATARINA ALVES; AZEVEDO, FRANCISCO FRANSUALDO; NÓBREGA, WILKER RICARDO DE MENDONÇA

    Resumo em Português:

    Resumo: As relações contemporâneas entre turismo e desenvolvimento têm destacado a abordagem estruturada em redes sociais, a qual também tem sido estimulada pelas políticas públicas, que por meio de diversos atores representativos possam gerir as ações da comunidade local. Deste modo, este artigo tem como objetivo analisar o nível de relação de uma rede de turismo na perspectiva do desenvolvimento local, utilizando a teoria de redes (Rovere, 1999) e a de desenvolvimento local (Barquero, 2001; Boisier, 1996; Sen, 2000). A compreensão da pesquisa se deu a partir da relação e da interação dos participantes do processo de decisão da rede política estadual do turismo do Rio Grande do Norte, que compõe o Conselho Estadual de Turismo (Conetur). Para tanto, o estudo contou com a coleta de dados do tipo bibliográfica, documental, baseada nas atas e no Regimento de criação do conselho e entrevistas com os membros integrantes, utilizando uma abordagem qualitativa. Os resultados apresentados tiveram como base a análise de conteúdo do tipo estruturadora temática. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que a rede de governança se configura com o baixo nível de relação, não a reconhecendo como um parceiro, caracterizada pelas inúmeras divergências e incongruências formadas no território, dificultando ações de desenvolvimento local. Limitações e sugestões da pesquisa também foram apontadas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Las relaciones contemporáneas entre el turismo y el desarrollo han resaltado el enfoque estructurado en las redes sociales, que también ha sido estimulado por las políticas públicas, que a través de diversos actores representativos, pueden gestionar las acciones de la comunidad local. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo analizar el nivel de relación de una red de turismo en la perspectiva del desarrollo local, utilizando la teoría de las redes (Rovere, 1999) y la del desarrollo local (Barquero, 2001; Boisier, 1996; Sen, 2000). La comprensión de la investigación se basó en la relación e interacción de los participantes en el proceso de toma de decisiones de la red política estatal de turismo en Rio Grande do Norte, que conforma el Consejo de Turismo del Estado (Conetur). Para este fin, el estúdio incluyó la recopilación de datos de un tipo documental bibliográfico basado en las actas y las Reglas de creación del consejo y entrevistas con los miembros, utilizando un enfoque cualitativo. Los resultados presentados se basaron en el análisis de contenido del tipo de estructuración temática. Los principales resultados de la investigación muestran que la red de gobernanza está configurada con un bajo nivel de relación, sin reconocerla como socio, caracterizada por las innumerables divergencias e incongruencias formadas en el territorio, lo que dificulta las acciones de desarrollo local. También se señalaron limitaciones y sugerencias de investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Contemporary relations between tourism and development have focused on the structured approach in social networks, which has also been stimulated by public policies that, through various representative actors, can manage the actions of the local community. In this way, this article aims to analyze the level of relationship of a tourism network in the perspective of local development, using network theory (Rovere, 1999) and local development theory (Barquero, 2001; Boisier, 1996; Sen, 2000). The understanding of the research was based on the relationship and interaction of participants in the decision-making process of the state tourism policy network of Rio Grande do Norte, which comprises the State Tourism Council (CONETUR). To do so, the study included bibliographical data collection, document based on the minutes and Board creation regiment and interviews with the members, using a qualitative approach. The results were analyzed by means of content analysis of the thematic type. The main results of the research show that the network of governance is configured with the low level of relationship not recognizing it as a partner, characterized by the numerous divergences and inconsistencies formed in the territory, making local development actions difficult. Limitations and suggestions of the research are also pointed out.
  • Planejamento urbano, turismo e segregação socioespacial: o caso da curva do Lacet em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil Artigos

    PEREIRA, LEANDRO SAAR; SANCHO-PIVOTO, ALTAIR

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do presente trabalho visou compreender o papel do turismo no processo de requalificação urbana da Curva do Lacet, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Historicamente, esse local foi apropriado por populações de baixa renda dos bairros Dom Bosco e Teixeiras como espaço representativo de encontro e de lazer. A partir de 2006, com o início do processo de implantação de um shopping center, um edifício comercial e um hotel de alto padrão, a Curva do Lacet foi alvo de ações de requalificação, com fins estéticos, que acarretaram na supressão de um campo de futebol e um playground tradicionalmente utilizados por moradores locais. Os procedimentos metodológicos envolveram revisão bibliográfica, levantamento documental e entrevistas semiestruturadas com agentes (re)produtores desse recorte espacial. Em geral, os resultados indicam que a Curva do Lacet passou a constituir um imenso vazio urbano, uma área gramada e sem qualquer função social, o que impede que seus frequentadores históricos se (re)apropriem ou (re)estabeleçam aí algum vínculo de pertencimento. Os usos turísticos, embora tenham se intensificado consideravelmente na localidade em virtude da implantação de um shopping center de abrangência regional, acabaram contribuindo para o acirramento do processo de segregação socioespacial então percebido na Curva do Lacet.

    Resumo em Espanhol:

    Resumén: El objetivo del presente trabajo fue comprender el papel del turismo en el proceso de recalificación urbana de la Curva del Lacet, en Juiz de Fora, Minas Gerais. Históricamente, ese local fue apropiado por poblaciones de bajos ingresos de los barrios Dom Bosco y Teixeiras, en cuanto espacio representativo de encuentro y de ocio. A partir de 2006, con el inicio del proceso de implantación de un centro comercial, un edificio comercial y un hotel de alto nivel, la Curva del Lacet fue objeto de acciones de recalificación, con fines estéticos, que acarrearon en la supresión de un campo de fútbol y un patio tradicionalmente utilizados por los residentes locales. Los procedimientos metodológicos involucraron revisión bibliográfica, levantamiento documental y entrevistas semiestructuradas con agentes (re) productores de ese recorte espacial. En general, los resultados indican que la Curva del Lacet pasó a constituir un inmenso vacío urbano, sin ninguna función social, lo que impide que sus frecuentadores históricos si (re) apropien o (re) establezcan allí algún vínculo de pertenencia. Los usos turísticos, aunque se intensificaron considerablemente en la localidad en virtud de la implantación de un centro comercial de alcance regional, acabaron contribuyendo al acentuar el proceso de segregación socioespacial entonces percibido en la Curva del Lacet.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this article was to understand the influence of the tourism in the process of Curva do Lacet urban requalification, sited in Juiz de Fora, state of Minas Gerais. Historically, this place has been appropriated by low-income from the neighborhoods Dom Bosco and Teixeiras, as a representative space of meeting and leisure. As of 2006, with the beginning of the implantation process of a shopping center, a commercial building and a high standard hotel, the Curva do Lacet was the target of requalification actions, with aesthetic purposes, which led to the suppression of a soccer field and a playground traditionally used by the residents. The methodological procedures involved bibliographical review, documentary survey and semi-structured interviews with the (re)producing agents of this portion of space. In general, the results indicate that the Curva do Lacet has become an immense urban void, a grassy area with no social function, which prevents its historical frequenters from (re)appropriating or (re)establishing some bond of belonging. The touristic uses, in turn, had their activities intensified in the context of the regional scope shopping center implantation, ended up contributing to the process of urban and social segregation then perceived in the Curva do Lacet.
  • POLÍTICA PÚBLICA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO POLO DE TURISMO SERIDÓ Artigos

    PINHEIRO, ISABELLE DE FÁTIMA SILVA; MARACAJÁ, KETTRIN FARIAS BEM; CHIM-MIKI, ADRIANA FUMI

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo objetivou diagnosticar como ocorre a participação social no processo de implementação do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Foi realizado um estudo de metodologia quali-quantitativa para avaliar a participação social utilizando categorias de análise predefinidas extraídas de modelos de governança turística. É um Estudo de Caso Único a partir do método de análise de conteúdo e cuja coleta de dados foi por meio de entrevistas estruturadas com 59 atores chave dos seis municípios do Polo de Turismo Seridó. Os resultados indicaram que a política pública de regionalização do turismo vem sendo implementada no Polo de Turismo Seridó/RN em forma de Conselhos de Turismo liderados por organismos públicos, com a inclusão de diversas instâncias da sociedade, seguindo em direção ao ideal de gestão turística preconizado pelos pesquisadores do turismo. No entanto, sob a ótica de análise da participação social, verificam-se inconsistências para a completude de uma gestão participativa e, portanto, de uma instância de governança como definida pela literatura. Assim, foi diagnosticado que no Polo de Turismo Seridó os mecanismos de participação social devem ser revistos para garantir um desenvolvimento sustentável do turismo, pois está ocorrendo de forma conduzida, não totalmente democrática e equitativa.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este artículo objetivó diagnosticar cómo ocurre la participación social en el proceso de implementación del Programa de Regionalización del Turismo (PRT). Se realizó un estudio de metodología cualitativa cuantitativo para evaluar la participación social utilizando categorías de análisis predefinidas extraídas de modelos de gobernanza turística. Es un Estudio de Caso Único a partir del método de análisis de contenido y cuya recolección de datos fue a través de entrevistas estructuradas con 59 actores claves de los seis municipios del Polo de Turismo Seridó. Los resultados indicaron que la política pública de regionalización del turismo viene siendo implementada en el Polo de Turismo Seridó en forma de Consejos de Turismo liderados por organismos públicos, con la inclusión de diversas instancias de la sociedad siguiendo hacia el ideal de gestión turística preconizado por los investigadores del turismo. Sin embargo, bajo la óptica de análisis de la participación social, se verifican inconsistencias para la completitud de una gestión participativa y, por lo tanto, de una instancia de gobernanza como definida por la literatura. Así, se ha diagnosticado que en el Polo de Turismo Seridó los mecanismos de participación social deben ser revisados para garantizar un desarrollo sostenible del turismo, pues está ocurriendo de forma conducida, no totalmente democrática y equitativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper aimed to diagnose how social participation occurs in the process of implementing the Tourism Regionalization Program (PRT). For that, a qualitative quantitative methodology study was performed to evaluate social participation using pre-defined categories of analysis extracted from tourism governance measurement models. It was a Single Case Study based on Content Analysis method. Data collection was carried out through structured interviews with 59 key-players from the six municipalities of the Seridó Tourism Pole. According to results, it was verified that the public policy of regionalization of tourism had been implemented in the Seridó Tourism Pole by Tourism Councils led by public organizations, with the inclusion of several society instances, therefore, follow the ideal of tourism management as recommended by the tourism scholars. Nevertheless, from the viewpoint of social participation, the analysis showed that there are inconsistencies for the completeness of participatory management and, therefore, to a proper governance instance as defined by the literature. Thus, it was diagnosed that at the Seridó Tourism Pole, social participation mechanisms should be reviewed to ensure the sustainable development of tourism, since it was occurring in a conducted way, not entirely democratic and equitable.
  • GESTÃO DA REPUTAÇÃO ON-LINE PELOS MEIOS DE HOSPEDAGEM: UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS AO EWOM NEGATIVO Artigos

    GONDIM, CIBELLE BATISTA; ARAÚJO, MARIA VALÉRIA PEREIRA DE

    Resumo em Português:

    Resumo: Cada vez mais consumidores recorrem ao boca a boca eletrônico (eWOM) gerado por outros usuários antes de escolherem a opção de hospedagem para a próxima viagem. Sabendo disso, alguns canais de vendas na internet disponibilizam às empresas a oportunidade de responderem às avaliações dos hóspedes, algo imprescindível para a gestão da reputação on-line. À vista disso, esta pesquisa objetivou analisar como as empresas de hospedagem de diferentes classificações por estrelas (autoclassificação) vêm gerenciando as respostas ao eWOM negativo no site Booking.com. O estudo qualitativo se baseou na análise de 251 respostas a comentários negativos, publicadas por 51 meios de hospedagem localizados na cidade de Natal (RN). Algumas categorias de análise foram previamente definidas com base em estudos antecedentes (Lee & Song, 2010; Sparks, So, & Bradley, 2016; Li, Cui, & Peng, 2017). A pesquisa trouxe contribuições teóricas a partir do surgimento de novas subcategorias de análise, além de recomendações práticas aos gestores, ao permitir conhecer a maneira como as empresas vêm gerenciando as respostas ao eWOM negativo. De forma geral, as discussões levantadas podem auxiliar as organizações do setor de hospedagem a conduzirem uma estratégia de respostas mais direcionada, trazendo benefícios para uma melhor gestão da reputação on-line dessas empresas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Cada vez más consumidores recurren al boca a boca electrónico (eWOM) generado por otros usuarios antes de elegir la opción de alojamiento para el próximo viaje. Sabiendo esto, algunos canales de ventas en Internet brindan a las empresas la oportunidade de responder a las evaluaciones de los huéspedes, lo cual es esencial para la gestión de la reputación en línea. A la luz de esto, esta investigación tuvo como objetivo analizar cómo las empresas de hosting de diferentes calificaciones de estrellas (autoevaluación) han estado gestionando las respuestas a eWOM negativo en el sitio web de Booking.com. El estúdio cualitativo se basó en el análisis de 251 respuestas a comentarios negativos, publicado por 51 instalaciones de alojamiento ubicadas en la ciudad de Natal (RN). Algunas categorias de análisis se definieron previamente en base a estudios previos (Lee y Song, 2010; Sparks, So y Bradley, 2016; Li, Cui y Peng, 2017). La investigación aportó contribuciones teóricas de la aparición de nuevas subcategorías de análisis, además de recomendaciones prácticas para los gerentes, al permitir conocer la forma en que las empresas han estado manejando las respuestas a las eWOM negativas. En general, las discusiones planteadas pueden ayudar organizaciones en la industria del alojamiento para llevar a cabo una estrategia de respuesta más específica, aportando beneficios para una mejor gestión de la reputación en línea de estas empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Increasingly consumers use electronic word-of-mouth (eWOM) generated by other users before choosing the hosting option for their next trip. Knowing this, some Internet sales channels offer companies the opportunity to respond to guest reviews, which is a must for online reputation management. In view of this, this research aimed to analyze how the hosting companies of different star ratings (self-rating) have been managing the answers to the negative eWOM published in the website Booking.com. The qualitative study was based on the analysis of 251 responses to negative comments, published by 51 hosting companies located in the city of Natal (RN). Some categories of analysis were previously defined based on previous studies (Lee & Song, 2010; Sparks, So, & Bradley, 2016; Li, Cui, & Peng, 2017). The research brought theoretical contributions from the emergence of new subcategories of analysis, as well as practical recommendations to managers, allowing to know how companies have been managing the responses to negative eWOM. Overall, the discussions raised may help hosting organizations drive a more targeted response strategy, bringing benefits to better online reputation management for these companies.
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