Artigo Original Análise do efeito imediato do exercício de oscilação oral de alta frequência sonorizada em indivíduos com e sem sintomas vocais Dantas, Miriã Isabela dos Santos Gama, Ana Cristina Côrtes Nogueira, Lorena Luiza Costa Rosa Furlan, Renata Maria Moreira Moraes Resumo em Português: RESUMO Objetivo verificar os efeitos imediatos da oscilação oral de alta frequência sonorizada utilizando o dispositivo Shaker® Classic, nas medidas acústicas, perceptivo-auditivas e autopercepção vocal, em adultos com e sem sintomas vocais. Método participaram 50 indivíduos, distribuídos em quatro grupos - homens com sintomas vocais, homens sem sintomas vocais, mulheres com sintomas vocais e mulheres sem sintomas vocais. Os participantes preencheram a Escala de Sintomas Vocais, uma escala visual numérica quanto ao nível de desconforto vocal e foram submetidos à gravação da voz antes e após a execução do exercício testado, o qual consistiu em soprar o bocal do Shaker® - modelo Classic, ao mesmo tempo em que emitiam a vogal U, durante três minutos. As gravações foram submetidas à análise acústica e análise perceptivo-auditiva. Foram utilizados os testes T-pareado e de Wilcoxon, com nível de significância de 5%. Resultados após o exercício houve diminuição do jitter no grupo de homens com sintomas vocais e do shimmer no de homens sem sintomas vocais. Mulheres com sintomas vocais apresentaram aumento da frequência fundamental, da proporção harmônico-ruído, dos valores de CPP e CPPS e diminuição do jitter; mulheres sem sintomas vocais apresentaram aumento de GNE. A avaliação perceptivo-auditiva não indicou mudanças após a realização do exercício. Observou-se redução do desconforto vocal em todos os grupos, após o exercício. Conclusão o exercício de oscilação oral de alta frequência sonorizada, utilizando o Shaker®, foi capaz de promover melhora em parâmetros acústicos e diminuição de desconforto vocal autorreferido nos quatro grupos avaliados.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose to verify the immediate effects of high-frequency oral oscillation using the Classic Shaker®, on acoustic, perceptual-auditory and vocal self-perception measures, in adults with and without vocal complaints. Methods 50 individuals were allocated into four groups - men with vocal symptoms, men without vocal symptoms, women with vocal symptoms and women without vocal symptoms. The participants completed the Vocal Symptoms Scale, the self-assessment of vocal discomfort, and were subjected to voice recording before and after performing the tested exercise, which consisted of blowing the Shaker® - Classic model - mouthpiece, while emitting the vowel U, for three minutes. The recordings were submitted to acoustic analysis and perceptual-auditory analysis. Paired T-test and Wilcoxon test were used, significance level of 5%. Results after the exercise, there was a decrease in jitter in the groups of men with symptoms and in shimmer in men without symptoms. Women with symptoms showed an increase in fundamental frequency, harmonic-to-noise ratio, CPP, and CPPS values and a decrease in jitter; women without symptoms showed an increase in GNE. The perceptual-auditory evaluation did not indicate changes after carrying out the exercise. A reduction in vocal discomfort was observed in all groups after the exercise. Conclusion The high-frequency oral oscillation exercise using the Shaker® was able to promote improvements in acoustic parameters and a reduction in self-reported vocal discomfort in the four groups evaluated. |
Artigo Original Autopercepção de fadiga vocal e da gravidade da insônia em professores Nascimento, Jaírle Laís Alves do Araujo, Felipe Silva de Ribeiro, Vanessa Veis Godoy, Juliana Fernandes Siqueira, Larissa Thaís Donalonso Resumo em Português: RESUMO Objetivo Comparar autopercepção de fadiga vocal e gravidade da insônia de professores com e sem risco para disfonia, bem como entre homens e mulheres. Método Participaram 120 professoras e 80 professores, de vários níveis de ensino. Todos responderam aos questionários de autoavaliação: condições de trabalho docente, Índice de Triagem de Distúrbios da Voz-ITDV, Índice de Fadiga Vocal-IFV e Índice de Gravidade da Insônia-IGI. Os professores foram distribuídos em grupo com risco (GD) e sem risco para disfonia (GND). Resultados GD e GND relataram ruído, estresse e poeira no ambiente de trabalho, sendo mais frequentes no GD. No IFV, GD apresentou escores acima dos valores de corte para todos os fatores, enquanto GND apresentou valores elevados para o fator-I e total, e valores abaixo da nota de corte para o fator-IV. Na análise por gênero, não houve diferença no grupo masculino entre GD e GND apenas para o fator-IV. Para as professoras, o fator-IV apresentou escore acima do valor de corte para GD. Quanto ao IGI, todos apresentaram insônia subliminar. Conclusão Independente do risco para disfonia, professores apresentaram frequente sintomatologia de fadiga vocal e insônia subliminar, porém, professores com risco para disfonia apresentaram escores mais elevados para ambos os protocolos. Além disso, professoras com risco para disfonia recuperam sintomas de fadiga vocal após repouso vocal, o que não ocorreu com as professoras sem risco. Os professores com e sem risco para disfonia apresentaram fadiga e limitação vocal, sendo que apenas os professores com risco se recuperam após repouso vocal.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To compare the self-perception of vocal fatigue and insomnia severity between teachers at risk and not at risk for dysphonia and between men and women. Method The study included 120 female and 80 male teachers from various teaching levels. All participants completed self-assessment questionnaires on their working conditions, the Screening Index for Voice Disorder (SIVD), the Vocal Fatigue Index (VFI), and the Insomnia Severity Index (ISI). Teachers were grouped into those at risk (DG) and not at risk for dysphonia (NDG). Results Both DG and NDG reported noise, stress, and dust in the work environment. These factors were more frequent in DG, which also scored above the cutoff for all VFI factors, while NDG scored high in Factor I and the total score but scored below the cutoff in Factor IV. Analysis per gender revealed no difference between DG and NDG among males, except for Factor IV. Among females, Factor IV scores were above the cutoff in DG. ISI indicated all participants had subthreshold insomnia. Conclusion Teachers often had symptoms of vocal fatigue and subthreshold insomnia regardless of the risk for dysphonia. However, DG teachers had higher scores on both protocols. Also, DG females recovered from vocal fatigue symptoms after vocal rest, unlike their counterparts who were not at risk. Both DG and NDG males and females experienced vocal fatigue and limitations, but only those at risk recovered after vocal rest. |
Original Article Can hearing handicap be linked to frailty? A cross-sectional study Campos, Ruana Danieli da Silva Pott, Henrique Zazzetta, Marisa Silvana Orlandi, Fabiana de Souza Pavarini, Sofia Cristina Iost Santos-Orlandi, Ariene Angelini dos Jesus, Isabela Thaís Machado de Say, Karina Gramani Martins Gratão, Aline Cristina Costa-Guarisco, Letícia Pimenta Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To investigate potential association between different types of frailty and hearing handicap in the older population. Methods A study was conducted on frailty among older adults in the context of social vulnerability. The study involved 229 participants who underwent physical, cognitive, and social frailty assessments. Physical frailty was assessed using Fried's Frailty Phenotype, while cognitive frailty was characterized by the presence of physical frailty and cognitive decline. The Makizako index was used to assess social frailty, and the HHIE-S questionnaire was applied to quantify hearing handicap. Participation restrictions related to hearing difficulties were explored in relation to the three types of frailty using logistic regression. Results Hearing handicap were found to be associated with physical, cognitive, and social frailties. However, in a multivariate binary logistic regression analysis, the emotional scale of HHIE-S was only a predictive factor for physical frailty, along with older age, lower education, and the presence of comorbidities. Age and the presence of comorbidities were the only associated explanatory variables for cognitive frailty. Social frailty was only associated with the presence of cognitive changes. Conclusion Hearing loss-related participation restrictions can be a significant challenge for older adults. Those who also have an emotional impairment, caused by hearing loss, are even more vulnerable to becoming frail or pre-frail. It’s important to prioritize the needs of this population and provide the necessary support to enhance their quality of life and prevent further decline. |
Artigo Original Desempenho da função de deglutição entre idosos com e sem queixas clínicas Araújo, Ramon Cipriano Pacheco de Godoy, Cynthia Meira de Almeida Ferreira, Lidiane Maria de Brito Macedo Godoy, Juliana Fernandes Magalhães, Hipólito Resumo em Português: RESUMO Objetivo Comparar os achados da avaliação fonoaudiológica, sinais da videoendoscopia da deglutição e o risco nutricional entre idosos saudáveis com e sem dificuldades autorreferidas em deglutir, além de correlacionar o nível de ingestão oral com a gravidade dos resíduos faríngeos e o risco nutricional. Método Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo. Foram incluídos 71 idosos divididos em dois grupos de acordo com a presença de queixas de deglutição. Foram coletados dados da avaliação fonoaudiológica e estado oral, além dos sinais videoendoscópios em quatro consistências alimentares classificados pelo International Dysphagia Diet Standartisation Initiative (IDDSI) para comparação entre os grupos. Os resíduos faríngeos foram analisados e classificados pelo Yale Pharyngeal Residue Severity Rating Scale (YPRSRS), o nível de ingestão oral pelo Functional Oral Intake Scale (FOIS) e o risco nutricional foi avaliado utilizando-se o Malnutrition Screening Tool (MST). Resultados Houve diferença na avaliação fonoaudiológica, além de sinais de escape oral posterior e resíduos faríngeos nas consistências alimentares de nível 0, 2 e 4, e penetração laríngea na consistência de nível 0. Houve correlação negativa moderada entre o nível de ingestão oral, gravidade dos resíduos faríngeos e o risco nutricional. Conclusão O grupo de idosos com queixas apresentou diferenças na avaliação fonoaudiológica, além de escape oral posterior e resíduos faríngeos nas consistências alimentares de nível 0, 2 e 4, e penetração laríngea na consistência de nível 0. A correlação indicou que, quanto menor o nível de ingestão oral, maior a gravidade dos resíduos faríngeos e o risco nutricional na amostra.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To compare the findings of speech-language-hearing evaluations, signs in fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing, and nutritional risk between healthy older adults with and without self-reported swallowing difficulties and correlate the level of oral intake with the severity of pharyngeal residues and nutritional risk. Methods This cross-sectional retrospective study included 71 older people and divided them into two groups based on the presence of swallowing complaints. Data were collected from speech-language-hearing evaluations, oral health status, and videoendoscopy signs with four food consistencies classified by the International Dysphagia Diet Standardisation Initiative (IDDSI) to compare the groups. Pharyngeal residues were analyzed and classified using the Yale Pharyngeal Residue Severity Rating Scale (YPRSRS), the level of oral intake was assessed using the Functional Oral Intake Scale (FOIS), and nutritional risk was evaluated using the Malnutrition Screening Tool (MST). Results Differences were found in speech-language-hearing evaluations, as well as signs of posterior oral spillage and pharyngeal residues with levels 0, 2, and 4 consistencies and laryngeal penetration with level 0 consistency. The level of oral intake was moderately negatively correlated with the severity of pharyngeal residues and nutritional risk. Conclusion The group of older adults with complaints had differences in speech-language-hearing evaluations, posterior oral spillage, and pharyngeal residues with levels 0, 2, and 4 consistencies, and laryngeal penetration with level 0 consistency. The correlation indicated that the lower the level of oral intake, the greater the severity of pharyngeal residues and nutritional risk in the sample. |
Artigo Original Apresentação de um Protocolo de treinamento auditivo aplicado em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central Carvalho, Nádia Giulian de Pereira, Mariana Venâncio Silveira Colella-Santos, Maria Francisca Resumo em Português: RESUMO Objetivo Apresentar um protocolo de treinamento auditivo em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Método Participaram do estudo nove crianças entre 9 e 12 anos, sendo cinco do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Foram selecionadas apenas crianças com limiares auditivos dentro da normalidade e curva timpanométrica tipo A bilateralmente. Inicialmente, foi realizada uma avaliação comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC) e aplicado um questionário de autopercepção. Posteriormente, foram conduzidas oito sessões de treinamento auditivo, seguindo um protocolo definido com quatro atividades específicas por sessão, visando o treinamento de habilidades auditivas distintas. Em uma terceira fase, realizou-se nova avaliação comportamental do PAC e o questionário foi reaplicado. Resultados A análise quantitativa dos testes comportamentais pré e pós-treinamento mostrou melhorias estatisticamente significativas no Teste Dicótico de Dígitos (TDD) à esquerda, no Teste Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW) à esquerda, no Teste de Identificação de Sentenças Sintéticas com Mensagem Competitiva Ipsilateral (SSI) à esquerda e no Teste de Detecção de Intervalo Aleatório (Random Gap Detection Test - RGDT). Observou-se também melhora na percepção comportamental auditiva dos participantes, conforme indicado pelas respostas ao questionário de autopercepção. Conclusão Apesar de o protocolo de treinamento auditivo não ter resultado na normalização completa nos testes de Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC), observou-se uma contribuição na melhoria das habilidades auditivas de integração binaural, figura-fundo e resolução temporal dos participantes, bem como em sua percepção pessoal dessas capacidades.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To present an auditory training protocol in children with Central Auditory Processing Disorder (CAPD). Methods The study included nine children aged from 9 to 12, with five females and four males. Only children with auditory thresholds within the normal range and bilateral type A tympanometric curves were selected. Initially, a behavioral assessment of Central Auditory Processing (CAP) was conducted, and a self-perception questionnaire was administered. Subsequently, eight sessions of auditory training were conducted following a defined protocol with four specific activities per session, aimed at training distinct auditory skills. In a third phase, a new CAP behavioral assessment was carried out, and the questionnaire was reapplied. Results The quantitative analysis of the pre- and post-training behavioral tests showed statistically significant improvements in the Left Dichotic Digit Test (DDT), the Left Competing Dissyllable Test (SSW), the Left Synthetic Sentence Identification with Ipsilateral Competing Message Test (SSI), and the Random Gap Detection Test (RGDT). An improvement in auditory behavioral perception of the participants was also observed, as indicated by the self-perception questionnaire responses. Conclusion Although the auditory training protocol did not result in complete normalization in the Central Auditory Processing (CAP) Behavioral Assessment tests, an improvement in the auditory skills of binaural integration, figure-ground and temporal resolution of participants was observed, as well as in their personal perception of these abilities. |
Artigo Original Associação entre letramento em saúde e aspectos sociodemográficos, funcionalidade, felicidade e percepção da pandemia de COVID-19 de pessoas idosas: estudo preliminar Aragão, Beatriz Martins Escarce, Andrezza Gonzalez Chamouton, Carla Salles Lemos, Stela Maris Aguiar Resumo em Português: RESUMO Objetivo Analisar a associação entre o Letramento em saúde de pessoas idosas e funcionalidade, felicidade, percepção da pandemia de Covid-19 e aspectos sociodemográficos. Método Estudo preliminar com delineamento observacional analítico transversal com amostra de 37 pessoas idosas, de ambos os gêneros. Os instrumentos utilizados foram o Critério de Classificação Econômica Brasil, WHODAS 2.0, SAHLPA-18, Índice de Bem-Estar OMS - 5, Escala de Felicidade Subjetiva e a percepção da pandemia foi estimada com um questionário desenvolvido pelas autoras. Foram realizadas análises descritivas, de associação, por meio do Teste Qui-quadrado de Pearson, e de correlação de Spearman. Resultados A maioria dos participantes apresentou resultado inadequado no Letramento Funcional em Saúde (LFS). A porcentagem de pessoas das classes C e D-E foi maior entre as que apresentaram LFS inadequado. Houve associação entre baixo nível de escolaridade e LFS inadequado. A maioria dos participantes com LFS adequado respondeu permanecer mais da metade do tempo ou o tempo todo “calmo(a) e tranquilo(a)”. Foi observado correlação negativa de magnitude fraca entre o escore do SAHLPA-18 e os domínios Cognição e Autocuidado WHODAS 2.0, que indica, quanto melhor o letramento em saúde melhores são as condições cognitivas e de autocuidado. Conclusão As pessoas idosas que apresentaram melhor letramento em saúde demonstraram melhor capacidade cognitiva, melhor gestão do autocuidado, maior grau de instrução e melhor qualidade de vida.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To analyze the association between older people’s health literacy and sociodemographic aspects, functioning, happiness, and perception of the COVID-19 pandemic. Methods This is a preliminary, cross-sectional, analytical, observational study with 37 older adults of both sexes. It used the Brazilian Economic Classification Criteria, WHODAS 2.0, SAHLPA-18, WHO-5 Well-Being Index, and Subjective Happiness Scale, estimated the perception of the pandemic through a questionnaire developed by the authors, and performed descriptive analysis, association analysis using the Pearson chi-square test, and Spearman correlation. Results Most participants had inadequate functional health literacy (FHL) results. A higher percentage of individuals from social classes C and D-E had inadequate FHL. The low education level was associated with an inadequate FHL. Most participants with adequate FHL reported feeling “calm and relaxed” for more than half the time or all the time. The SAHLPA-18 score was weakly negatively correlated with the Cognition and Self-Care domains of WHODAS 2.0, indicating that better health literacy is associated with better cognitive and self-care conditions. Conclusion Older people with better health literacy had better cognitive ability, better self-care management, higher education levels, and better quality of life. |
Artigo Original Relação entre risco de disfagia e nível de ingestão oral em pacientes oncológicos Rocha, Alexia Diovana Fernandes da Berbert, Monalise Costa Batista Martins, Vera Beatris Resumo em Português: RESUMO Objetivo Relacionar o risco de disfagia autopercebido com o nível de ingestão oral em pacientes oncológicos hospitalizados. Método Estudo transversal, com amostra por conveniência composta por indivíduos adultos e idosos, com diagnóstico de câncer e internados em um hospital oncológico do sul do Brasil. Os dados sobre sexo, idade, tempo de internação, comorbidades, diagnóstico oncológico, tratamento e via de alimentação, foram obtidos dos prontuários dos participantes. O nível de ingestão oral foi classificado pela Functional Oral Intake Scale (FOIS), o risco de disfagia foi identificado pelo Eating Assessment Tool (EAT-10) e a relação entre eles foi feita por meio do coeficiente de correlação de Spearman. Resultados Foram incluídos 60 participantes (42 tumores sólidos e 18 tumores hematológicos), sendo 35 do sexo feminino (58,3%) e 25 do sexo masculino (41,7%), com média de idade de 58,5 ± 13,1 anos. Destes, 56 se alimentavam por via oral exclusiva (93,3%) e 18 apresentavam risco de disfagia (30%). Os idosos apresentaram maior risco para disfagia em comparação aos adultos (p-valor = 0,020). A relação entre a pontuação do EAT-10 (mediana 0; IQR = 0 - 4) e a classificação da FOIS (N: nível 2 = 2; nível 3 = 2; nível 4 = 2; nível 5 = 12; nível 7 = 42) demonstrou correlação inversa significativa (RHO = -0,463; p-valor = 0,000). Conclusão Observou-se que quanto menor a pontuação no EAT-10, maior o nível da FOIS. Ou seja, quanto menor o risco para disfagia, menor a suscetibilidade ao uso de via alternativa de alimentação.Resumo em Inglês: ABSTRACT Objective To relate the self-perceived risk of dysphagia with the level of oral intake in hospitalized oncology patients. Methods This cross-sectional study had a convenience sample of adults and older adults diagnosed with cancer and hospitalized in an oncology hospital in southern Brazil. Data on sex, age, length of hospitalization, comorbidities, oncological diagnosis, treatment, and feeding route were obtained from the participants' medical records. The level of oral intake was classified using the Functional Oral Intake Scale (FOIS), and the risk of dysphagia was identified using the Eating Assessment Tool (EAT-10). The relationship between these variables was analyzed using Spearman's correlation coefficient. Results The study included 60 participants – 42 with solid tumors and 18 with hematological tumors; 35 females (58.3%) and 25 males(41.7%), with a mean age of 58.5 ± 13.1 years. Of these, 56 exclusively used the oral route for feeding (93.3%), and 18 were at risk of dysphagia (30%). Older patients were at higher risk for dysphagia than adults (p-value = 0.020). EAT-10 scores (median = 0; IQR = 0–4) were significantly inversely correlated (RHO = -0.463; p-value = 0.000) with FOIS classifications (N: level 2 = 2; level 3 = 2; level 4 = 2; level 5 = 12; level 7 = 42). Conclusion The study found that lower EAT-10 scores corresponded to higher FOIS levels. In other words, the lower the risk of dysphagia, the lower the susceptibility to using alternative feeding routes. |
Artigo Original Efeitos do Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral em locutores de uma rádio universitária: um estudo antes e após intervenção Batista, Denis de Jesus Conceição, Aline Santos da Resumo em Português: RESUMO Objetivo analisar os efeitos do Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral em locutores de uma rádio universitária. Método este é um estudo antes e após intervenção. Durante oito encontros de duas horas cada, foi implementado o Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral em oito locutores. Os participantes foram avaliados antes e depois do programa por instrumentos de autopercepção, julgamento perceptivo-auditivo e análise acústica de suas vozes durante leituras padronizadas. A análise estatística incluiu métodos descritivos e de inferência estatística com um nível de significância de p<0,05. Resultados após o programa, houve uma melhoria na autopercepção dos locutores na dicção e na voz. No julgamento perceptivo-auditivo das leituras, a metade dos pares avaliados mostrou evolução, com destaque para a qualidade da voz, a fala e a interpretação. Na análise acústica, observou-se uma redução na frequência fundamental da fala, aumento na taxa de articulação e elocução, e diminuição da intensidade da fala. Conclusão o programa mostrou considerável melhoria em aspectos da voz e da fala dos locutores, destacando a importância de programas de treinamento específicos para aprimorar as habilidades comunicativas em contextos radiofônicos.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To analyze the effects of the Program for Developing Oral Communication Expressiveness on announcers of a university radio station. Methods This is a pre/post intervention study. The Program for Developing Oral Communication Expressiveness was implemented with eight announcers in eight 2-hour meetings. Participants were evaluated before and after the program using self-perception instruments, auditory-perceptual judgment, and acoustic analysis of their voices during standardized readings. Statistical analysis included descriptive and statistical inference methods with a significance level of p < 0.05. Results The announcers’ self-perceived diction and voice improved after the program. Half of the pairs evaluated improved in the auditory-perceptual judgment of reading, emphasizing voice quality, speech, and interpretation. The acoustic analysis found reduced fundamental frequency of speech, increased articulation and elocution rate, and decreased speech intensity. Conclusion The program considerably improved aspects of the announcers' voice and speech, highlighting the importance of specific training programs to improve radio communication skills. |
Artigo Original Uso de um questionário de autopercepção para triagem das habilidades auditivas em crianças com disfonia comportamental Lemos, Ana Carolina Pinto Tanaka, Tamy Nathalia Constantini, Ana Carolina Maunsell, Rebecca Christina Kathleen Amaral, Maria Isabel Ramos do Resumo em Português: RESUMO Objetivo Discutir o uso de um questionário de autopercepção das habilidades auditivas em crianças com disfonia comportamental e compará-lo com a percepção de sintomas auditivos e vocais e com o desempenho em testes temporais do processamento auditivo. Método Participaram 17 crianças, 6 a 10 anos, com diagnóstico de disfonia comportamental. Perda auditiva periférica, alterações visuais graves, de linguagem ou transtornos do neurodesenvolvimento foram excluídas. O Questionário de Sintomas Vocais Pediátrico (QSV-P) e o Questionário de autopercepção das habilidades auditivas (QAPAC) – inserido no programa de triagem das habilidades auditivas AudBility – ambos em versões autoavaliação e parental, avaliação audiológica básica e os testes temporais Detecção de Intervalo Aleatório (RGDT) e Padrão de Frequência (TPF) foram aplicados. As respostas dos pais e crianças nos questionários foram comparadas e foi mensurado o grau de correlação entre o QAPAC e o QSV-P, bem como entre os questionários e testes temporais. Resultados A média de escore no QAPAC na versão de autoavaliação foi 45,5±7,4, com sete (41,2%) crianças abaixo do critério de risco para o Transtorno do processamento auditivo (TPAC). O escore médio da versão parental foi 39,5±10,5, com 11 (64,7%) respostas alteradas. O escore médio dos pais foi pior em relação ao das crianças (p<0,005). Houve forte correlação entre as versões de autoavaliação do QAPAC e QSV-P (r= 0,671) e versões parentais (r= 0,722). Foi observado pior desempenho da orelha esquerda em relação a orelha direita no TPF (p<0,005) e correlação moderada entre o QAPAC e o TPF na orelha esquerda na etapa de imitação (r= 0,597). Conclusão O uso do QAPAC demonstrou válida contribuição para compor um protocolo inicial de avaliação da voz em crianças com disfonia comportamental.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To discuss the use of a self-perception questionnaire on auditory abilities applied to children with behavioral dysphonia and compare it with the perception of auditory and voice symptoms, as well as with performance in temporal tests of auditory processing. Methods 17 children, aged 6–8 years, with a diagnosis of behavioral dysphonia. Individuals with peripheral hearing loss, severe visual and/or language impairments or neurodevelopmental disorders were excluded. The following instruments were applied: pediatric voice symptoms questionnaire (PVSQ, brazilian validated version); questionnaire of self-perception auditory skills (QAPAC) inserted into the online program AudBility with its self-assessment and parental versions; basic audiological evaluation and the temporal tests Random Gap Detection (RGDT), and Frequency Pattern (FPT). Parents’ and children’s responses were compared and Spearman’s correlation measured correlation between the QAPAC and the PVSQ, as well as between questionnaires and temporal tests. Results QAPAC self-assessment version showed a mean score of 45.5±7.4, wherein seven (41.2%) children scored below the risk criteria for Central Auditory Processing Disorder (CAPD). The mean score on the parental version was 39.5±10.5, with 11 (64.7%) responses falling below the risk criteria. Parents’ mean score was statistically lower (worse) compared to that of the children (p<0.005). A strong correlation was found between the self-assessment versions of QAPAC and PVSQ (r=0.671), alongside the parental versions (r=0.722). A poorer performance of the left ear in comparison to the right ear was observed in the FPT test (p<0.005), and a moderate correlation between QAPAC and FPT in the left ear during the imitation phase was noted (r=0.597). Conclusion The use of self-perception questionnaire on auditory abilities is a valid contribution to initial voice assessment in children with behavioral dysphonia. |
Artigo Original Fotobiomodulação na habilitação e reabilitação vocal: consenso Delphi baseado em especialistas Pontes, Emerson Soares Vaiano, Thays Garcia Bastos, Roberto Sávio de Assunção Duarte, João Marcos da Trindade Santana, Émile Rocha Lopes, Leonardo Wanderley Resumo em Português: RESUMO Objetivo desenvolver um consenso de fonoaudiólogos especialistas em voz, acerca dos critérios de recomendação e uso da fotobiomodulação (PBM), no contexto da terapia e treinamento vocal. Método Participaram sete fonoaudiólogos, especialistas em voz, com experiência no uso da PBM em terapia e treinamento vocal. Utilizou-se a técnica Delphi para obter o consenso dos especialistas, acessados de maneira independente em duas fases de coleta. Na Fase 1, os especialistas foram contatados individualmente e participaram de uma entrevista com 12 questões, para obtenção das opiniões quanto à utilização da PBM no contexto investigado. As respostas dos especialistas foram utilizadas para construção de um questionário com 55 itens apresentados como afirmações. Os especialistas deveriam analisar cada item e demonstrar seu nível de concordância em uma escala Likert de cinco pontos. Utilizou-se o coeficiente de validade de conteúdo (CVC) para investigar o grau de concordância entre os juízes e selecionar os itens finais do consenso. Resultados Houve consenso entre os especialistas em 34 itens investigados nesta pesquisa, com CVC ≥ 0,75. Foi possível observar que 31 itens obtiveram excelente CVC (≥ 0,78), 14 itens com bom CVC (0,60 ≥ IVC ≤ 0,77) e 10 itens com CVC ruim (≤ 0,59). O CVC total foi considerado excelente, com valor igual a 0,78. Conclusão Houve consenso entre os especialistas acerca do uso da PBM na habilitação e reabilitação vocal. tem potencial para melhorar os critérios de prescrição e uso desse dispositivo pelos fonoaudiólogos. Os achados podem ser úteis para melhorar os critérios de prescrição e o uso desse dispositivo pelos fonoaudiólogos, além de subsidiarem o desenvolvimento de futuras pesquisas e recomendações clínicas na área.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To develop a consensus among speech-language pathologists who are voice specialists regarding the criteria for recommending and using photobiomodulation in the context of vocal therapy and training. Methods Seven speech-language pathologists, experts in voice, and with experience in using photobiomodulation in vocal therapy and training participated. The Delphi technique was used to achieve consensus from a panel of experts accessed independently in two phases of collection. In Phase 1, the experts were contacted individually and participated in an interview with 12 questions to gather opinions on the use of photobiomodulation in the investigated context. The experts' responses were used to construct a questionnaire with 55 items presented as statements. The experts were asked to analyze each item and indicate their level of agreement on a five-point Likert scale. The content validity coefficient (CVC) was used to investigate the degree of agreement among the judges and to select the final items of the consensus. Results Consensus was reached among the experts on 34 items investigated in this study, with a CVC ≥ 0.75. It was observed that 31 items achieved an excellent CVC (≥ 0.78), 14 items with a good CVC (0.60 ≥ CVC ≤ 0.77) and 10 items with a poor CVC (≤ 0.59). The total CVC was considered excellent, with a value of 0.78. Conclusion There was a consensus among experts about the use of photobiomodulation in vocal habilitation and rehabilitation. It has the potential to improve the criteria for prescribing and using this device by speech-language pathologists. The findings may be useful to improve the criteria for prescribing and the use of this device by speech-language pathologists, in addition to subsidizing the development of future research and clinical recommendations in the area. |
Artigo Original Função de crescimento das EOAPD em escolares com prejuízo em habilidade auditiva de ordenação temporal Kumagai, Patricia Kimiko Sanches, Seisse Gabriela Gandolfi Carvallo, Renata Mota Mamede Resumo em Português: RESUMO Objetivo Investigar se as respostas cocleares de um grupo de crianças com testes de ordenação temporal dentro da normalidade seriam distintas daquelas encontradas em crianças com tais testes alterados. Método Participaram do estudo 25 crianças entre 8 e 13 anos, com limiares audiométricos normais, timpanometria tipo A e emissões otoacústicas-produto de distorção (EOAPD) presentes em ambas as orelhas. Destas, 13 crianças formaram o Grupo Estudo e 12 o Grupo Controle. O Grupo Estudo se diferenciou do Grupo Controle por apresentar alteração em testes auditivos temporais. Além dos testes para averiguar os critérios de inclusão, foi realizado o registro da curva de crescimento das EOAPD para três diferentes frequências f2, respectivamente 2002, 3003 e 4004 Hz. Os estímulos foram apresentados na intensidade de f2 (L2) de 20 a 65 dBNPS em degraus de 5 dB e o nível de intensidade de f1 (L1) seguiu a fórmula: L1=0,4L2+39 dB. Os dados foram tratados estatisticamente, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados Os grupos não se diferenciaram em relação aos valores das EOAPD convencionais (DP-Grama). O Grupo Estudo diferenciou-se do Grupo Controle por exibir tanto o limiar (p=0,034), como o slope mais elevado (p=0,043) nas curvas de crescimento de EOAPD, isoladamente na frequência de 2000Hz. Conclusão Crianças com alteração em testes de ordenação temporal necessitam de uma maior intensidade para alcançar o limiar das EOAPD na frequência de 2000 Hz quando comparadas às crianças sem queixas, apresentando também uma amplificação coclear mais linear nessa mesma frequência, indicada pelo aumento do valor do slope.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To investigate whether the cochlear responses of a group of children with normal temporal ordering tests would be different from those children with abnormal results in the same tests. Methods 25 children aged 8 to 13 years participated in the study, all with normal range pure-tone audiometry thresholds, type A tympanometry and distortion product otoacoustic emissions (DPOAE) present in both ears. Of these, 13 children formed the Study Group and 12 the Control Group. The Study Group differed from the Control Group by presenting changes in temporal auditory tests. In addition to the tests to verify the inclusion criteria, the DPOAE growth function were recorded for three different f2 frequencies, respectively 2002, 3003 and 4004 Hz. The stimuli were presented at level f2 (L2) from 20 to 65 dB SPL in steps of 5 dB and the stimulus level f1 (L1) followed the formula: L1=0.4L2+39 dB. The data were analyzed statistically, adopting a significance level of 5%. Results The groups did not differ in relation to conventional DPOAE values (DP-Gram). The Study Group differed from the Control Group by exhibiting both the threshold (p=0.034) and the higher slope (p=0.043) in the 2000 Hz DPOAE growth. Conclusion Children with alterations in temporal ordering tests require greater intensity to reach the DPOAE threshold at a frequency of 2000 Hz when compared to children without complaints, also presenting a more linear cochlear amplification at this same frequency, indicated by the increase in the value of slope. |
Artigo Original Há declínio da fala e da deglutição na Esclerose Lateral Amiotrófica ao longo de dez anos? Mendes, Regiani Alabarces Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa Dourado Júnior, Mário Emílio Teixeira Gonçalves, Maria de Jesus Resumo em Português: RESUMO Objetivo Analisar a evolução do declínio da fala e da deglutição em pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) ao longo de dez anos. Método Estudo de coorte, retrospectivo e longitudinal. Foi realizado por meio da coleta de dados da escala funcional Amyotrophic Lateral Sclerosis - Functional Rating Scale-Revised (ALSFRS-R) em 101 prontuários de pacientes com ELA atendidos no ambulatório multidisciplinar de doenças neuromusculares de um Hospital Universitário, em um período de dez anos. Os dados foram analisados estatisticamente, adotando o valor de p<0,05. Resultados A análise das funções estudadas indicou que a fala, a deglutição e a salivação são alteradas ao longo de dez anos na ELA. Há diferenças de padrões entre as variáveis sexo e tipo da doença, nos sintomas relacionados à disartria e à disfagia nesses indivíduos, podendo precisar em dias o quanto esta evolução ocorre ao longo de um determinado intervalo de tempo. Conclusão Há declínio da fala e da deglutição ao longo de dez anos na ELA. O tipo bulbar provoca um declínio mais rápido das funções estudadas, do que o tipo espinhal.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To analyze the evolution of speech and swallowing decline in patients with amyotrophic lateral sclerosis (ALS) over a ten-year period. Methods A retrospective and longitudinal cohort study. Data were collected using the Amyotrophic Lateral Sclerosis Functional Rating Scale-Revised (ALSFRS-R) from 101 medical records of ALS patients treated at the multidisciplinary neuromuscular diseases clinic of a University Hospital over a ten-year period. The data were statistically analyzed, adopting a significance level of p<0.05. Results The analysis of the studied functions indicated that speech, swallowing, and salivation are altered over ten years in ALS. There are differences in patterns between the variables sex and disease type concerning symptoms related to dysarthria and dysphagia in these individuals, which may indicate the rate of progression over a given time interval. Conclusion There is a decline in speech and swallowing over ten years in ALS. The bulbar type leads to a faster decline in the studied functions than the spinal type. |
Artigo Original Efeitos imediatos da fotobiomodulação na pressão máxima da língua: estudo clínico randomizado Gouvêa, Ester Florens Guerra Marra, Lorena Moreira Alves, Vanessa Mouffron Novaes Batista, Mariana Rodrigues Motta, Andréa Rodrigues Furlan, Renata Maria Moreira Moraes Resumo em Português: RESUMO Objetivo verificar os efeitos imediatos da fotobiomodulação com laser infravermelho sobre a pressão máxima da língua. Método trata-se de um estudo clínico randomizado, realizado com 72 indivíduos adultos, saudáveis, de ambos os sexos, com média de idade de 24,6 anos, desvio-padrão de 4,6, com ausência de anomalia craniofacial, sem sinais e/ou sintomas de disfunção temporomandibular, sem contraindicação à fototerapia e que não faziam uso contínuo de medicamentos miorrelaxantes e/ou anti-inflamatórios. Foram excluídos da amostra os participantes com alterações no frênulo de língua. Foi realizada a medição da pressão máxima da língua utilizando-se o Iowa Oral Performance Instrument (IOPI) antes e após irradiação com laser de baixa intensidade no comprimento de onda de 808 nm, sendo três pontos na porção anterior da língua e três na posterior. Os participantes foram alocados em quatro grupos com 18 indivíduos cada, de forma randomizada: o G4, irradiado com 4 J por ponto; o G7, irradiado com 7 J por ponto; o GC que não recebeu irradiação; e o GP, submetido aos mesmos procedimentos do G4 e G7, mas sem a ativação do laser, ou seja, sem irradiação. Resultados não foram constatadas diferenças estatisticamente significantes entre as pressões máximas anteriores e posteriores da língua quando comparados os valores pré e pós-intervenção. Embora sem significância estatística, os grupos que receberam a irradiação apresentaram leve aumento da média, enquanto os grupos não irradiados apresentaram diminuição. Conclusão não foram constatadas diferenças entre as pressões máximas anteriores e posteriores da língua, quando comparados os valores de pressão pré e pós-intervenção.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To verify the immediate effects of infrared laser photobiomodulation on maximum tongue pressure. Methods This is a randomized clinical study with 72 healthy adults of both sexes, with a mean age of 24.6 years, standard deviation of 4.6, no craniofacial anomalies, no signs or symptoms of temporomandibular disorder, no contraindications to phototherapy, and who did not continuously use muscle relaxant or anti-inflammatory medications. Participants with lingual frenulum changes were excluded from the sample. Maximum tongue pressure was measured using the Iowa Oral Performance Instrument (IOPI) before and after irradiating low-level laser at a wavelength of 808 nm on three points on the anterior portion and three on the posterior portion of the tongue. Participants were randomly allocated into four groups of 18 individuals each: G4, irradiated with 4 J per point; G7, irradiated with 7 J per point; CG, which did not receive irradiation; and PG, subjected to the same procedures as G4 and G7, but without laser activation – i.e., without irradiation. Results no statistically significant differences were found between the maximum anterior and posterior tongue pressures when comparing pre- and post-intervention values. Although without statistical significance, the mean values increased slightly in the groups that received irradiation and decreased in the non-irradiated groups. Conclusion no differences were found between the maximum anterior and posterior tongue pressures when comparing the pre- and post-intervention pressure values. |
Artigo Original Análise termográfica da região periorbital em crianças respiradoras orais e nasais Silva, Júlia Ana Soares Valentim, Amanda Freitas Telson, Yasmim Carvalho Salles, Patrícia Vieira Amaral, Mariana Souza Gama, Ana Cristina Côrtes Franco, Letícia Paiva Motta, Andréa Rodrigues Furlan, Renata Maria Moreira Moraes Resumo em Português: RESUMO Objetivo verificar se o modo respiratório interfere na temperatura superficial da região periorbital e propor um método para análise termográfica dessa região. Método estudo exploratório observacional e transversal. As imagens termográficas de 14 crianças respiradoras orais e 14 respiradoras nasais foram coletadas e analisadas pelo programa Visionfy (Thermofy®, Brasil) com a escala de cor mama 1. Utilizou-se a ferramenta elipse para delimitação da região de interesse (ROI), região periorbital, e uma forma personalizada para subdividir a região de interesse em quatro arcos. Foram coletadas as temperaturas máxima, média e mínima (absolutas e normalizadas) dos arcos. Foram realizadas comparação inter e intra-avaliador e análise comparativa das temperaturas entre os grupos. No grupo de respiradores orais realizou-se a comparação entre as temperaturas e as variáveis presença de prurido, hiperemia, lacrimejamento e edema oculares. Resultados a concordância intra-avaliador foi satisfatória para a maior parte das temperaturas analisadas. A concordância interavaliador, em geral, foi excelente para as temperaturas máximas, boa para as médias e ruim para as mínimas. Houve associação entre a presença de edema ocular e as temperaturas dos arcos superior e inferior direito, bem como entre a presença de prurido e a temperatura máxima do arco superior direito. Conclusão o método proposto mostrou concordância intra e interavaliador satisfatória para as temperaturas máxima e média. Verificou-se associação entre edema ocular e as temperaturas analisadas no grupo de respiradores orais. O modo respiratório não apresentou associação com temperatura da região periorbital.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To verify whether the breathing mode interferes with surface periorbital temperatures and propose a thermographic analysis method for this region. Methods Exploratory, observational, cross-sectional study. Thermographic images of 14 mouth-breathing and 14 nasal-breathing children were collected and analyzed using the Visionfy program (Thermofy®, Brazil) with breast 1 color scale. The ellipse tool delimited the region of interest (periorbital region) and a customized shape subdivided the region of interest into four arcs. The study collected maximum, mean, and minimum absolute and standardized temperatures of the arcs and performed interrater and intrarater comparisons and comparative analysis of temperatures between groups. Temperatures in the group of mouth breathers were compared with pruritus, hyperemia, tearing, and ocular edema. Results the intrarater agreement indicated a satisfactory result for most analyzed temperatures. The interrater agreement, in general, was excellent for maximum, good for mean, and poor for minimum temperatures. The association between periorbital data and temperatures showed an association between ocular edema and temperatures in the upper and lower right arcs and between pruritus and the maximum temperature in the lower right arc. Conclusion the method had satisfactory intrarater and interrater agreement for maximum and mean temperatures. Ocular edema was associated with temperatures in the group of mouth breathers. Breathing mode was not associated with periorbital temperature. |
Artigo Original Dificuldade alimentar em crianças típicas, fatores sociodemográficos e percepção da família Trofino, Bruna Franciele Guimarães Friche, Amélia Augusta de Lima Britto, Denise Brandão de Oliveira e Resumo em Português: RESUMO Objetivo Verificar a associação entre sinais de dificuldade alimentar em crianças típicas e aspectos sociodemográficos, econômicos, idade e escolaridade dos pais e percepção da família sobre as dificuldades alimentares. Método Estudo observacional, analítico, transversal com amostra probabilística. Participaram 113 crianças de 2 anos a 5 anos e 11 meses cadastradas no SUS de cidade do interior do estado. Foram aplicados questionário de amostra, Escala Brasileira de Alimentação Infantil (EBAI) e Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Realizadas análises descritiva, uni e multivariada, por meio de regressão logística múltipla. Resultados Foi observada a tendência de crianças com 2 e 3 anos apresentarem maior dificuldade para se alimentar (p=0,002) quando comparadas às crianças mais velhas. Crianças pré-termo tiveram 3,64 mais chances de apresentar dificuldades alimentares (p=0,033) do que seus pares. Verificou-se que crianças com sinais de dificuldades alimentares demonstraram maior dificuldade no processo de introdução alimentar (p=0,007), se alimentaram mal até os dois anos (p=0,014) e apresentam 3,7 mais chances de apresentar sinais de alterações sensoriais (p=0,001) do que as demais. Conclusão Crianças de 2 e 3 anos demonstram tendência de apresentar mais dificuldades alimentares que as crianças maiores. A prematuridade, dificuldade na introdução alimentar e alterações sensoriais são fatores associados a dificuldade alimentar na infância.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To verify the association between signs of feeding difficulties in typical children and sociodemographic and economic aspects, parental age and education level, and family perception of feeding difficulties. Methods Observational, analytical, cross-sectional study with a probabilistic sample of 113 children aged 2 years to 5 years and 11 months, registered at the Unified Health System in a town in inland Minas Gerais, Brazil. The study applied a sample characterization questionnaire, the Brazilian Child Feeding Scale (EBAI), and the Brazilian Economic Classification Criteria (CCEB) and performed descriptive, univariate, and multivariate analyses with multiple logistic regression. Results Children aged 2 and 3 years tended to have more feeding difficulties (p = 0.002) than older children. Preterm children were 3.64 times more likely to have feeding difficulties (p = 0.033) than their peers. Children with signs of feeding difficulties had greater difficulty in food introduction (p = 0.007), ate poorly until 2 years old (p = 0.014), and were 3.7 times more likely to have signs of sensory changes (p = 0.001) than the others. Conclusion Children aged 2 and 3 years tend to have more feeding difficulties than older ones. Prematurity, difficulty in introducing foods, and sensory changes are associated with childhood feeding difficulties. |
Artigo Original Conhecimento, percepção e satisfação de puérperas sobre o exame de triagem auditiva neonatal em duas maternidades privadas brasileiras Hanna, Khalil Fouad Cremonesi, Aline Tocchini Pascoinelli Torloni, Maria Regina Ferreira, Giovanna Dalo Resumo em Português: RESUMO Objetivo Avaliar o conhecimento, percepção e satisfação de puérperas em relação à triagem auditiva neonatal e investigar fatores associados ao desconhecimento do exame. Método Estudo transversal analítico realizado em duas maternidades privadas brasileiras. As participantes eram puérperas com recém-nascidos elegíveis para o exame. Após a realização da triagem auditiva, elas responderam a um questionário impresso anônimo com perguntas sobre seu conhecimento, percepção e satisfação com o exame. As características das participantes com e sem conhecimento do exame foram comparadas usando o teste do Qui-quadrado. As variáveis com P <0.20 foram incluídas no modelo de regressão multivariada. Resultados O estudo incluiu 470 puérperas (74,1% com nível superior completo). Cerca de 42% (n=195) não tinham nenhum conhecimento prévio sobre o exame. Entre as que tinham algum conhecimento prévio, as principais fontes de informação eram a realização do mesmo exame em outro filho (50,5%) e familiares/amigos (26,2%). Ser primípara (ORa 5,01, IC 95% 3,27-7,69), não ter recebido informações sobre o exame durante o pré-natal (ORa 3,67, IC 95% 2,01-6,70) e não ter familiar com perda auditiva (ORa 2,00, IC 95% 1,16-3,47) foram variáveis associadas ao desconhecimento do exame. Quase todas participantes (98,7%) atribuíram grande importância ao exame e 94,3% estavam totalmente satisfeitas com o mesmo. Conclusão Apesar da triagem auditiva neonatal ter se tornado obrigatória no Brasil há mais de uma década, uma grande proporção das puérperas atendidas em duas maternidades privadas desconhecia o exame. Porém quase todas percebem o exame como muito importante e relatam alto grau de satisfação com sua realização.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To assess the knowledge, perception, and satisfaction of postpartum women about newborn hearing screening and investigate factors associated with lack of knowledge about the test. Methods Cross-sectional analytical study conducted in two private Brazilian maternity hospitals. Participants were postpartum women with newborn infants eligible for hearing screening. After the hearing test, they answered an anonymous written questionnaire to assess their knowledge about, perception of, and satisfaction with the test. The characteristics of participants with and without knowledge about the test were compared using the Chi-square test. Variables with P <0.20 were included in the logistic regression. Results The study included 470 postpartum women (74.1% had a university degree). Nearly 42% (n=195) had no prior knowledge about the test. Among those with prior knowledge, the main sources of information were having a previous child who had undergone the test (50.5%), and family/friends (26.2%). Primiparity (aOR 5.01, 95% CI 3.27-7.69), lack of information about the test during antenatal care (aOR 3.67, 95% CI 2.01-6.70), and no family member with hearing loss (aOR 2.00, 95% CI 1.16-3.47) were variables associated with the lack of knowledge about the test. Almost all participants (98.7%) perceived the test as very important, and 94.3% were totally satisfied with it. Conclusion Even though newborn hearing screening became mandatory in Brazil over a decade ago, a large proportion of postpartum women in two private hospitals had no prior knowledge about the test. However, the vast majority perceive the test as very important and are highly satisfied with it. |
Artigo Original Efeito do treinamento auditivo nas habilidades auditivas e de fala em crianças com transtornos dos sons da fala Valim, Cristiane Dellinghausen Keske-Soares, Márcia Biaggio, Eliara Pinto Vieira Resumo em Português: RESUMO Objetivo verificar o efeito do Treinamento Auditivo Computadorizado Breve (TAC-Breve) nas habilidades auditivas e de fala em crianças com Transtorno dos Sons da Fala (TSF). Método participaram 14 crianças, de 6 e 9 anos, com diagnóstico de TSF. Todas crianças apresentaram uma ou mais habilidades auditivas alteradas na avaliação comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC). Foram submetidas a seis sessões de TAC-Breve. Avaliou-se as habilidades auditivas e de fala e aplicou-se um questionário, pré e pós TAC-Breve. Realizou-se análise inferencial. Resultados TAC-Breve teve efeito na habilidade de figura fundo para sons verbais. Os testes de PAC individualmente, apontaram evolução quanto ao número de sujeitos que modificaram seu perfil de “alterado” para “normal”, mesmo que nem todos tenham normalizado a avaliação. A terapia de fala prévia e o tipo de TSF não tiveram impacto nos resultados do PAC após o TAC-Breve. O questionário sustentou os mesmos resultados após intervenção. A terapia de fala quando associada ao TAC-Breve ofereceu maior possibilidade de adequação do sistema fonológico (diminuição de sons ausentes, maior produção de sons adquiridos e menor gravidade do TSF.) As crianças com transtorno fonológico obtiveram melhores resultados na fala ao realizarem o TAC-Breve associado, quando comparadas às com transtornos motores de fala. Conclusão o TAC-Breve mostrou ser eficaz na melhoria da habilidade auditiva de figura-fundo em crianças com TSF. A terapia de fala associada ao TAC-Breve deve ser a indicação terapêutica mais adequada, pois proporciona maior evolução. O tipo de TSF influenciou na fala das crianças submetidas ao TAC-Breve.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose to measure the effect of Brief Computerized Auditory Training (Brief-CAT) on behavioral auditory and speech skills in children with Speech Sound Disorder (SSD). Methods 14 children, aged 6 and 9, diagnosed with SSD participated. All children presented one or more altered auditory skills in the behavioral assessment of Central Auditory Processing (CAP). They underwent six sessions of Brief-CAT. CAP's behavioral auditory skills and speech were assessed and a questionnaire was administered pre and post Brief-CAT. Inferential analysis was carried out. Results Brief-CAT had an effect on the background figure ability for verbal sounds. The CAP tests individually showed an evolution in the number of subjects who changed their profile from “altered” to “normal”, even if not all of them had normalized the assessment. Prior speech therapy and the type of SSD had no impact on CAP results after Brief CAT. The questionnaire sustained the same results after intervention. Combining speech therapy with Brief-CAT offered greater potential for improving the phonological system (reducing absent sounds, increasing acquired sounds, and lowering SSD severity). Children with phonological disorders exhibited enhanced speech outcomes with combined Brief-CAT compared to those with motor speech disorders. Conclusion Brief-CAT proved effective in enhancing figure-background auditory abilities in children with SSD. Associating speech therapy with Brief-CAT should be the preferred therapeutic approach as it provides greater progress. The type of SSD influenced the speech performance of children undergoing Brief-CAT. |
Artigo Original Identificação perceptivo-auditiva de contrastes de obstruintes por crianças com e sem Transtorno Fonológico Assis, Mayara Ferreira de Cremasco, Elissa Barbi Mouro Pagliari Domingues, Isabella Rodrigues Berti, Larissa Cristina Resumo em Português: RESUMO Objetivo (1) comparar a acurácia perceptivo-auditiva e o tempo de reação em crianças com e sem transtorno fonológico na identificação do contraste das obstruintes; (2) verificar se há um efeito da classe fônica (oclusivas vs fricativas) na acurácia, no tempo de reação e no padrão de erro. Método Participaram do estudo 62 crianças (41 com diagnóstico de transtorno fonológico e 21 com desenvolvimento fonológico típico), entre 4 a 9 anos de idade. Foi realizada uma tarefa de identificação na classe das obstruintes, a partir do instrumento de avaliação de percepção de fala (PERCEFAL). O tempo de reação, a porcentagem de erros e acertos, bem como o padrão de erro foram considerados na análise. Resultados Com relação à acurácia perceptivo-auditiva, as crianças com transtorno fonológico tiveram uma média de acerto significativamente inferior quando comparadas às crianças com desenvolvimento fonológico típico, para ambas as classes. Quanto ao tempo de reação, as crianças com transtorno fonológico apresentaram maior tempo de reação para a classe das oclusivas (p≤0,05). Na análise do padrão de erro, os erros envolvendo o ponto articulatório foram os mais frequentes para ambas as classes e para ambos os grupos de crianças. Conclusão A presença do transtorno fonológico implica em menor acurácia perceptual. O maior tempo de reação das crianças com transtorno fonológico é dependente da classe fônica.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose (1) To compare auditory-perceptual accuracy and reaction time in children with and without phonological disorders for identifying the contrast of obstruents, and (2) to verify whether there is an effect of the phonetic class (stops vs. fricatives) on the accuracy, reaction time and error pattern. Methods Sixty-two children (41 diagnosed with phonological disorders and 21 with typical phonological development), aged between 4 and 9 years, participated in the study. An identification task was performed in the obstruent class using the speech perception assessment instrument (PERCEFAL). Reaction time, percentage of correct and incorrect answers, and the error pattern were considered in the analysis. Results: Regarding auditory–perceptual accuracy, children with phonological disorders had a significantly lower average of correct answers than children with typical phonological development for both obstruent classes. Regarding reaction time, children with phonological disorders showed longer reaction times for the stop class (p≤0.05). In the error pattern analysis, errors involving the articulatory point were the most frequent for both classes and both groups of children. Conclusion The presence of phonological disorders implies attenuated perceptual accuracy. The longer reaction time of children with phonological disorders depends on the phonic class. |
Artigo Original Equilíbrio corporal na posturografia computadorizada Horus® e medidas corporais em crianças hígidas Boaz, Ândrea de Melo Riesgo, Rudimar dos Santos Sleifer, Pricila Resumo em Português: RESUMO Objetivo Verificar possíveis associações entre o equilíbrio corporal e curvas de crescimento, peso, altura e índice de massa corporal em crianças hígidas. Método Estudo transversal quantitativo. Participaram 216 crianças, entre 4 a 6 anos e 11 meses. Realizou-se entrevista com os pais/responsáveis e as crianças passaram por triagem visual, avaliação auditiva (audiometria tonal método triagem, emissões otoacústicas e imitanciometria), aferição de peso e altura, e posturografia computadorizada Horus®. Utilizaram-se os softwares Anthro e Anthro Plus para classificação das curvas de crescimento por idade, sexo, altura, peso e índice de massa corporal. Analisaram-se as respostas pelos testes estatísticos não paramétrico Kruskal-Wallis, post hoc Dunn-Bonferroni para comparações par-a-par entre idades, sendo p<0,05. Resultados A medida de peso pelo comprimento demonstrou relação com diferentes condições de exame aos 4 anos, principalmente para o dado de velocidade média. O mesmo dado, em diferentes condições de exame, mostrou relação com o índice de massa corporal aos 4 e 5 anos de idade entre as crianças classificadas com excesso de peso e àquelas abaixo do peso. As crianças consideradas abaixo do peso apresentaram maior instabilidade no equilíbrio corporal. Altura e peso mostraram relação para diferentes condições de exame nas três faixas etárias. Conclusão Verificou-se associação entre as respostas na posturografia e as medidas corporais individuais (peso, altura e índice de massa corporal), as quais exerceram influência sobre a manutenção do equilíbrio corporal. Desta forma, sugere-se que essas medidas sejam analisadas e consideradas na avaliação com posturografia computadorizada em crianças de 4 a 6 anos.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To verify possible associations between body balance and growth curves, weight, height and body mass index in healthy children. Methods Quantitative cross-sectional study. Two hundred and sixteen children aged between 4 and 6 years and 11 months participated. An interview was carried out with the parents/guardians and the children underwent visual screening, auditory assessment (pure tone audiometry screening method, otoacoustic emissions and immittance testing), verification of weight and height measurements and Horus® computerized posturography. Anthro and AnthroPlus software were used to classify the growth curves by age, sex, height, weight and body mass index. Responses were analyzed using the non-parametric Kruskal-Walli and post hoc Dunn-Bonferroni statistical tests for pairwise comparisons between ages, with p<0.05. Results The measurement of weight by length showed a correlation with different examination conditions at 4 years-old, mainly for the average speed data. The same data, under different examination conditions, showed a correlation with the body mass index at 4 and 5 years of age, between children classified with weight outside the expected standard and those underweight. Children considered underweight had greater instability in body balance. Height and weight showed correlation for different examination conditions in the three age groups. Conclusion There was an association between responses in posturography and individual body measurements (weight, height and body mass index. Therefore, it is suggested that these measurements be analyzed and considered in the evaluation with computerized posturography in children aged 4 to 6 years. |
Revisão Crítica ou Revisão de Escopo Sistemas de microfone remoto em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: revisão de escopo Vital, Bianca Stephany Barbosa Santos, Karen Melissa Gonzaga dos Araújo, Aryelly Dayane da Silva Nunes Brazorotto, Joseli Soares Jacob, Regina Tangerino de Souza Taveira, Karinna Veríssimo Meira Balen, Sheila Andreoli Resumo em Português: RESUMO Objetivo Mapear a literatura acerca do uso do Sistema de Microfone Remoto (SMR) em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método Revisão de Escopo com recomendações do Instituto Joanna Briggs e do checklist PRISMA-ScR. Foi realizada busca nas bases de dados: Pubmed, Embase, Scopus, Web of Science, Lilacs e na literatura cinzenta Google Scholar e ProQuest, além de listas de referências dos estudos incluídos e consulta a experts. Foram incluídos estudos de intervenção, com crianças e adolescentes com TEA que fizeram uso do SMR, sem restrição de gênero, idioma, idade, tempo de publicação, etnia ou localização geográfica. Resultados Foram identificados 709 estudos na fase 1. Após a leitura de 14 textos completos com elegibilidade, oito estudos foram elegíveis. Os estudos foram heterogêneos quanto ao modelo do SMR (individual ou em campo), dos testes aplicados, período e local de intervenção. Constatou-se favorecimento da percepção de fala com melhora na interação social, comportamento, atenção e memória auditiva, tolerância ao ruído e redução do estresse, além de modificação na atividade neural a partir da avaliação eletrofisiológica. Conclusão O uso do SMR apresentou benefícios na percepção de fala, interação social e comportamento de adolescentes e crianças com TEA. Há necessidade de mais estudos para definir protocolos e parâmetros de indicação nesta população.Resumo em Inglês: ABSTRACT Purpose To map the literature on the use of the Remote Microphone System (RMS) in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD). Methods Scoping Review following the Joanna Briggs Institute recommendations and PRISMA-ScR checklist. Search was carried out in the databases: PubMed, Embase, Scopus, Web of Science, Lilacs, and gray literature, including Google Scholar and ProQuest, as well as reference lists of included studies and expert consultations. Intervention studies with children and adolescents with ASD using RMS were included, without gender, language, age, publication time, ethnicity, or geographical location restrictions. Results 709 studies were identified in phase 1. After reviewing 14 full texts with eligibility, eight studies were eligible. Studies were heterogeneous in the RMS model (personal or free field), applied tests, intervention period, and location. Improvement in speech perception, social interaction, behavior, attention, auditory memory, noise tolerance, stress reduction, and modification in neural activity through electrophysiological evaluation were observed. Conclusion Using RMS demonstrated benefits in speech perception, social interaction, and behavior in adolescents and children with ASD. Further studies are needed to define protocols and indication parameters in this population. |