Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 71, Publicado: 2024
  • Nossas fogueiras contemporâneas: padrões normativos de gênero em Elas marchavam sob o Sol de Cristina Judar Seção Tema Livre

    Kuhn, Mariana Schulmeister

    Resumo em Português:

    Resumo Padrões estéticos, tabus sobre o corpo feminino, desigualdade entre homens e mulheres, sexualidade, opressões, violência e intolerância são questões presentes nas discussões recentes sobre gênero. A obra Elas marchavam sob o Sol, de Cristina Judar, de forma contestadora e muito original, traz à tona todos esses elementos. Com uma narrativa intimista e fluida, a autora por meio de duas jovens personagens — Ana e Joan — questiona padrões normativos de gênero estabelecidos em nossa cultura e interroga a sua validade e utilidade. O objetivo deste artigo é analisar alguns desses questionamentos levantados ao longo da narrativa, relacionando-os com nosso contexto social. Para que isso fosse possível, foi utilizado o conceito de gênero de Joan Scott (1995) como norteador das reflexões e uma bibliografia que auxiliou no processo de análise, a qual contou com autores como Beauvoir (1970), Pesavento (2003), Saer (2009), Emidio e Gigek (2019).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las normas estéticas, los tabúes sobre el cuerpo femenino, la desigualdad entre hombres y mujeres, la sexualidad, la opresión, la violencia y la intolerancia son temas presentes en las discusiones recientes sobre género. La obra Elas marchavam sob o Sol, de Cristina Judar, de una manera argumentativa y muy original saca a la superficie todos estos elementos. Con una narrativa íntima y fluida, la autora, a través de dos jóvenes personajes — Ana y Joan — cuestiona los estándares normativos de género establecidos en nuestra cultura y interroga su validez y utilidad. El propósito de este artículo es analizar algunas de estas situaciones planteadas a lo largo de la narración, relacionándolas con nuestro contexto social. Para que esto sea posible, se utilizará como guía de reflexión el concepto de género de Joan Scott (1995) y una bibliografía que ayudará en el proceso de análisis, que contará con autores como Beauvoir (1970), Pesavento (2003), Saer (2009), Emidio y Gigek (2019).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aesthetic standards, taboos about female body, inequality between men and women, sexuality, oppression, violence, and intolerance are issues present in recent discussions about gender. The book Elas marchavam sob o Sol by Cristina Judar, in a challenging and very original way brings all these elements to light. With an intimate and fluid narrative, the autor, through two young characters — Ana and Joan — questions normative gender standards established in our culture and interrogates their validity and usefulness. The objective of this article is to analyze some of these questions raised throughout the narrative, relating them to our social context. For this to be possible, Joan Scott’s concept of gender (1995) will be used as a guide for reflections and a bibliography that will help in the analysis process, which will include authors such as Beauvoir (1970), Pesavento (2003), Saer (2009), Emidio and Gigek (2019).
  • A obsolescência prisional em Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia Seção Tema Livre

    Quiangala, Anne

    Resumo em Português:

    Resumo Com base na análise do romance Assim na terra como embaixo da terra (2017), de Ana Paula Maia, discute-se a representação da obsolescência do sistema prisional e sua permanência como reiteração de um processo colonial em curso e constante reformulação. A narrativa passa-se, majoritariamente, em uma colônia penal isolada, em um tempo e região imprecisos, mas com fortes indícios de ser uma representação do centro-oeste brasileiro contemporâneo. Nesta narrativa realista, a passagem de tempo sofre uma dilatação significativa, do ponto de vista psicológico, dado o estado de angústia da espera dos prisioneiros (apenados e oficiais), confinados em espaço e atividades restritas. Do ponto de vista cronológico, camadas literais de experiências desdobram uma questão relevante: por um lado, a passagem de tempo é observável no desgaste da matéria e, por outro, as relações mudam de forma aparente, mas permanecem inalteradas em essência. É desse movimento que emerge, na obra, a discussão urgente sobre a obsolescência prisional. Para embasar essa discussão, contextualizamos a consecutividade entre o território das plantations e as prisões como reflexo da institucionalização da colonialidade e do racismo nas Américas, em diálogo com a historicização proposta pela filósofa estadunidense Angela Davis e com o conceito de memórias da plantação, cunhado pela filósofa portuguesa Grada Kilomba, relevante para situar as diversas camadas discursivas que se articulam para barrar a conquista da cidadania plena para pessoas racializadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir del análisis de la novela “Assim na terra como embaixo da terra (2017)”, de Ana Paula Maia, se discute la representación de la obsolescencia del sistema prisional y su permanencia como reiteración de un proceso colonial en marcha y en constante reformulación. La narrativa se desarrolla, en su mayoría, en una colonia penitenciaria aislada, en una época y una región desconocidas, pero con fuertes indicios de ser una representación del Centro Oeste brasileño contemporáneo. En esta narrativa realista, el paso del tiempo sufre una importante dilatación, desde el punto de vista psicológico, dado el estado de angustia de la espera de los prisioneros (penados y oficiales), confinados en espacios y actividades restringidas. Desde un punto de vista cronológico, las capas literales de experiencias despliegan una cuestión relevante: por un lado, el paso del tiempo es observable en el desgaste de la materia y, por otro lado, las relaciones cambian de manera aparente, pero permanecen inalteradas en esencia. Es a partir de este movimiento que emerge, en la obra, la urgente discusión sobre la obsolescencia carcelaria. Para sustentar esta discusión, contextualizamos la conexión entre el territorio de plantación y las cárceles como reflejo de la institucionalización de la colonialidad y del racismo en las Américas. Así, entablamos diálogo con la historización propuesta por la filósofa estadounidense Angela Davis, y con el concepto de memorias de la plantación, acuñado por la filósofa portuguesa Grada Kilomba. Ambas perspectivas serán relevantes para situar las diversas capas discursivas que se articulan para bloquear la conquista de la ciudadanía plena de las personas racializadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the analysis of Ana Paula Maia’s novel Assim na terra como embaixo da terra (2017), the representation of the obsolescence of the prison system and its permanence as a reiteration of an ongoing colonial process and constant reformulation is discussed. The narrative takes place, mostly, in an isolated penal colony, at an inaccurate time and region, but with strong indications of being a representation of contemporary Brazilian Central West. In this realistic narrative, the passage of time undergoes a significant dilation, from the psychological point of view, given the state of anguish of waiting for prisoners (convicts and officers), confined in restricted space and activities. From a chronological point of view, literal layers of experiences unfold a relevant question: on the one hand, the passage of time is observable in the wear and tear of matter, and on the other hand, relationships change in an apparent way, but remain essentially unchanged. It is from this movement that the urgent discussion about prisonal obsolescence emerges in the work. To support this discussion, the consecutiveness between the plantations territory and the prisons was contextualized as a reflection of the institutionalization of coloniality and racism in the Americas, in dialogue with the historicization proposed by the American philosopher Angela Davis, and with the concept of plantation memories, coined by the Portuguese philosopher Grada Kilomba, relevant to situate the various discursive layers that articulate to bar the conquest of full citizenship for racialized people.
  • Crônicas do (re)descobrimento: a ressignificação do urbano com base em lacunas epistêmicas em Crônicas de São Paulo, de Daniel Munduruku Tema Livre

    Trindade, Gislene

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é um recorte aprofundado dos resultados apresentados na tese de mestrado intitulada (Re)de scobrindo São Paulo: memória e narrativa indígena na ressignificação do espaço urbano (2021). Volta-se, portanto, para a análise da obra Crônicas de São Paulo: Um Olhar Indígena, de Daniel Munduruku (2019), com foco na articulação do autor em torno da episteme negada que os nomes indígenas presentes na cidade evocam. O objetivo é destacar como Munduruku, ao refletir sobre os topônimos indígenas que nomeiam diferentes regiões da metrópole, propõe uma perspectiva que transcende as normas de temporalidade e espacialidade, trazendo para o primeiro plano a camada ancestral invisibilizada de São Paulo. Neste processo o autor negocia símbolos e simbologias com base nos vácuos simbólicos da cidade, inspirando uma leitura decolonial da metrópole.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo surge a partir de los resultados presentados en la tesis de maestría en investigación titulada "(Re)descubriendo São Paulo: Memoria y Narrativa Indígena en la Re-significación del Espacio Urbano" (2021). Por lo tanto, este artículo se centra en el análisis del libro Crônicas de São Paulo: Um Olhar Indígena o Crónicas de São Paulo: Una Perspectiva Indígena (mi traducción), de Daniel Munduruku (2019), con un enfoque en la articulación del autor en torno a la episteme negada que evocan los nombres indígenas presentes en la ciudad. El objetivo es resaltar cómo Munduruku, al reflexionar sobre las palabras indígenas que nombran diferentes regiones de la metrópolis, propone una perspectiva que trasciende las normas de temporalidad y espacialidad, poniendo en primer plano la capa ancestral de São Paulo que ha sido invisibilizada. En este proceso, el autor negocia símbolos y simbolismos, a través de los vacíos simbólicos de la ciudad, inspirando una lectura decolonial de la metrópoli.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article stems from results presented in the Research Master's thesis titled (Re)discovering São Paulo: Indigenous Memory and Narrative in the Resignification of Urban Space (2021). Thus, this work focuses on the analysis of the book Crônicas de São Paulo: Um Olhar Indígena or Chronicles of São Paulo: An Indigenous Perspective (my translation), by Daniel Munduruku (2019), with a focus on the author's articulation around the denied episteme that the indigenous names present in the city evoke. The objective is to highlight how Munduruku, while reflecting on the indigenous words that name different regions of the metropolis, proposes a perspective that transcends the norms of temporality and spatiality, bringing to the forefront the ancestral layer of São Paulo that has been invisibilized. In this process, the author negotiates symbols and symbolisms, through the symbolic vacuums of the city, inspiring a decolonial reading of the metropolis.
  • Paula Glenadel e Elvira Vigna: agoridade da literatura Seção Tema Livre

    Kremer, Natan Schmitz; Vaz, Alexandre Fernandez

    Resumo em Português:

    Resumo Tomando como objeto central os poemas compilados em A fábrica do feminino, de Paula Glenadel (2008), e o romance Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, de Elvira Vigna (2016), mas recorrendo igualmente a outras obras das autoras, o artigo questiona o que neles se guarda sobre a possibilidade de nascimento do novo. Parte, então, da discussão de Walter Benjamin rubricada sob o conceito de agoridade (Jetztzeit) e investiga a relação entre androginia e natalidade como ruptura com a vida orgânica (Zoé), e a aposta que as autoras fazem na vida simbólica (Bíos) como possibilidade da política. Seria a androginia — a diluição da diferença entre o masculino e o feminino, mas sobretudo entre o Outro e o Eu —, buscamos sustentar, a aposta que suas literaturas mimetizam como alternativa à instrumentalidade da política contemporânea.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Al tomar como objeto central los poemas de Paula Glenadel (2008) que se encuentran en A fábrica do femenino, así como la novela Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, de Elvira Vigna (2016), además de otras obras de las autoras, el artículo cuestiona lo que en ellos se guarda de una posibilidad del nacimiento del nuevo. Toma en cuenta, entonces, la discusión de Walter Benjamin subrayada en el concepto de Jetztzeit, e investiga la relación entre androginia y natalidad como ruptura con la vida orgánica (Zoé), así como la apuesta que hacen las escritoras en la vida simbólica (Bíos) como posibilidad de la política. Es la androginia – la dilución de la diferencia entre el masculino y el femenino, pero más que nada entre el Otro y el Yo –, hemos intentado sostener, la apuesta que esas literaturas mimetizan como alternativa a la instrumentalidad de la política contemporánea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Taking as a central object the poems compiled in Paula Glenadel’s (2008) A fábrica do feminino, and Elvira Vigna’s (2016) novel Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, but also resorting to other works by the authors, this paper questions what these writings hold as possibilities for the birth of the new. The paper takes in account Walter Benjamin’s concept of Jetztzeit with the aim of researching the relationship between androgyny and natality as a rupture with organic life (Zoe), and the the authors’ bet on symbolic life (Bios) as a possibility of politics. Androgyny — the indifference between male and feminine, but also between the Other and the Self — is, we seek to argue, the bet that both literatures make as an alternative to the instrumentality of contemporary politics.
  • Colonialidade do poder em Salvar o fogo, de Itamar Vieira Junior Seção Tema Livre

    Chagas, Silvania Núbia

    Resumo em Português:

    Resumo Salvar o fogo, de Itamar Vieira Junior (2023), é uma narrativa que prima pela pobreza extrema, desembocando na exclusão, e não prenuncia salvação. Ambientada no nordeste brasileiro, recupera o estereótipo de nordestino como sinônimo de pobreza, bem como a desigualdade social que assola o país desde os tempos da colonização. Remete aos desmandos da Igreja Católica, que, por meio da religiosidade, não somente manipula, como também explora a população desvalida. A narrativa passa-se na contemporaneidade e, por isso, corrobora a afirmativa de Aníbal Quijano (2014) de que o colonialismo deixou rastros por onde passou, pois, apesar de não mais existir, a colonialidade do poder ainda continua presente, principalmente entre as camadas mais vulneráveis da população. A selvageria do capitalismo com o neoliberalismo corrói a existência dos mais pobres, forçando a migração constante como meio de fugir da miséria. Para além disso, os pressupostos de raça, etnia e gênero também se apresentam, demonstrando a interseccionalidade sempre presente nessas camadas da população. Utilizando esses pressupostos como fios condutores para a análise da narrativa, foi imprescindível recorrer aos estudos de Gayatri Spivak (2010), Aníbal Quijano (2014), María Lugones (2014), Walter D. Mignolo (2017), Isildinha Baptista Nogueira (2021), Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2021), Rita Segato (2021), entre outros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Salvar el fuego, de Itamar Vieira Junior (2023), es una narrativa que se centra en la pobreza extrema, que conduce a la exclusión y no presagia la salvación. Ambientada en el noreste de Brasil, recupera el estereotipo de los nordestinos como sinónimo de pobreza, así como la desigualdad social que azota al país desde la colonización. Se refiere a los excesos de la Iglesia católica que, a través de la religiosidad, no solo manipula, sino también explota a la población desfavorecida. La narrativa se desarrolla en la época contemporánea y, por lo tanto, corrobora la afirmación de Aníbal Quijano (2014) de que el colonialismo dejaba huellas por donde pasaba, porque, a pesar de ya no existir, la colonialidad del poder sigue presente, principalmente entre los sectores más vulnerables de la población. El salvajismo del capitalismo junto con el neoliberalismo corroe la existencia de los más pobres, forzando una migración constante como medio para escapar de la pobreza. Además, también se presentan los supuestos de raza, etnia y género, lo que demuestra la interseccionalidad siempre presente en estos estratos de la población. Utilizando estos supuestos como hilos conductores para analizar la narrativa, fue imprescindible recurrir a los estudios de Gayatri Spivak (2010), Aníbal Quijano (2014), María Lugones (2014), Walter D. Mignolo (2017), Isildinha Baptista Nogueira (2021), Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2021), Rita Segato (2021), entre otros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Save the fire, by Itamar Vieira Junior (2023), is a narrative that focuses on extreme poverty, leading to exclusion and does not foreshadow salvation. Set in northeastern Brazil, it recovers the stereotype of northeasterners as synonymous with poverty, as well as the social inequality that has plagued the country since colonial times. It refers to the excesses of the Catholic church which, through religiosity, not only manipulates but also exploits the underprivileged population. The narrative takes place in contemporary times and, therefore, corroborates Aníbal Quijano’s (2014) statement that colonialism left traces wherever it went, because, despite no longer existing, the coloniality of power is still present, mainly among the most vulnerable sections of the population. The brutality of capitalism together with neoliberalism corrodes the existence of the poorest, forcing constant migration as a means of escaping poverty. Furthermore, the assumptions of race, ethnicity, and gender also present themselves, demonstrating the intersectionality always present in these layers of the population. Using these assumptions as guiding threads to analyze the narrative, it was essential to resort to the studies of Gayatri Spivak (2010), Aníbal Quijano (2014), María Lugones (2014), Walter D. Mignolo (2017), Isildinha Baptista Nogueira (2021), Patricia Hill Collins e Sirma Bilge (2021), Rita Segato (2021), among others.
  • Cenas da violência contra a mulher: a descida ao cotidiano na literatura brasileira contemporânea Seção Tema Livre

    Brandão, Vanessa Cardozo

    Resumo em Português:

    Resumo Com base em Veena Das (2020) e sua leitura antropológica do elo entre vida e palavras no registro da violência na vida ordinária, o trabalho propõe uma leitura comparada de dois livros de escritoras brasileiras: Tudo é rio (Madeira, 2021) e O peso do pássaro morto (Bei, 2017). Em ambos, o ato violento praticado contra a mulher estrutura a ordem narrativa, que entrelaça desejo de posse pelo corpo feminino à ocorrência de um trauma que se manifesta no corpo da escrita. Interessa apontar modos como a ficção das autoras brasileiras contemporâneas parece emergir das cenas cotidianas de violência contra a mulher e alcançar um espaço de rearranjo do sensível (Rancière, 2009) fazendo da literatura campo de afetação de pessoas já habituadas ao testemunho da violência cotidiana. As autoras parecem operar um deslocamento do ato violento por meio do posicionamento ético-político da escrita literária, com base na violência encenada na literatura (Walty e Moreira, 2020), a novas possibilidades de mobilização do leitor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de Veena Das (2020) y su lectura antropológica del vínculo entre vida y palabra en el registro de la violencia en la vida cotidiana, este trabajo propone una lectura comparativa de dos libros de escritoras brasileñas: "Tudo é rio" (Carla Madeira, 2021) y "O peso do pássaro morto" (Aline Bei, 2017). En ambos, el acto violento cometido contra la mujer estructura el orden narrativo, entrelazando el deseo de posesión del cuerpo femenino con la ocurrencia de un trauma que se manifiesta en el cuerpo escrito. Eso por señalar formas en que la ficción de las autoras brasileñas contemporáneas parece emerger de escenas cotidianas de violencia contra las mujeres y alcanzar un espacio de reordenamiento de lo sensible (Rancière, 2009), haciendo de la literatura un campo de afectación para personas ya acostumbradas a presenciar la violencia cotidiana. Las autoras parecen operar un desplazamiento del acto violento a través del posicionamiento ético-político de la escritura literaria, a partir de la violencia escenificada en la literatura (Walty y Moreira, 2020), hacia nuevas posibilidades de movilización del lector.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Inspired by Veena Das (2020) and her anthropological reading of the link between life and words in the record of violence in ordinary life, this work proposed a comparative reading of two books by Brazilian female writers: "Evetything is River" (Carla Madeira, 2021) and "The weight of the dead bird" (Aline Bei, 2017). In both works, the violent act committed against the woman structures the narrative order, intertwining the desire for possession of the female body with the occurrence of a trauma that manifests itself in the body of writing. The interest is in pointing out ways in which the fiction of contemporary Brazilian authors seems to emerge from everyday scenes of violence against women and reach a space for rearranging the sensible (Rancière, 2009), making literature a field of affectation for people already accustomed to witnessing everyday violence. The authors seem to operate a displacement of the violent act through the ethical-political positioning of literary writing, based on the violence staged in literature (Walty and Moreira, 2020), to new possibilities for mobilizing the reader.
  • Circulação da literatura brasileira na Espanha Seção Tema Livre

    Magri, Ieda

    Resumo em Português:

    Resumo Com base em pesquisa realizada na Universidade de Barcelona, o texto trata da circulação e da possível e desejada inserção da literatura brasileira na Espanha, dando destaque para os três tipos de circulação observados: aquela que se dá plenamente na língua de chegada, estando disponível em redes de bibliotecas públicas, no ensino universitário e nas livrarias para o grande público, como é o caso de Clarice Lispector, plenamente inserida no sistema literário espanhol; aquela mais comercial, portanto, pontual e nem sempre alcançando inserção plena, sendo constatado, no artigo, o caso de Martha Batalha; e, por último, aquela que podemos chamar de circulação pela rede de afetos formada por tradutores e leitores específicos, que é a situação da poesia contemporânea, principalmente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basándose en una investigación realizada en la Universidad de Barcelona, el texto aborda la circulación y la posible y deseada inserción de la literatura brasileña en España, destacando los tres tipos de circulación observados: aquella que ocurre plenamente en el idioma receptor, estando disponible en redes de bibliotecas públicas, en la enseñanza universitaria y en librerías para el público en general, como es el caso de Clarice Lispector, totalmente insertada en el sistema literario español; la circulación más comercial, por lo tanto, puntual y no siempre alcanzando una plena inserción, como se evidencia en el artículo por el caso de Martha Batalha; y, finalmente, lo que podemos llamar circulación a través de la red de afectos formada por traductores y lectores específicos, que es el caso de la poesía contemporánea, principalmente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on research carried out at the University of Barcelona, the text deals with the circulation and the possible and desired insertion of Brazilian literature in Spain, highlighting the three types of circulation observed: that which takes place fully in the target language, being available in public library networks, in university teaching and in bookstores for the general public, as is the case of Clarice Lispector, fully inserted into the Spanish literary system; the more commercial one, therefore, punctual and not always reaching a full insertion, as evidenced in the article by the case of Martha Batalha; and finally, that which we can call circulation through the network of affections formed by translators and specific readers, which is the case of contemporary poetry, mainly.
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com