Resumo em Português:
O presente texto revisa a literatura sobre o estudo da informação, considerando-a, simultaneamente, produto e produtora do processo de disseminação do conhecimento. Além de apresentar o fluxo que se desenha entre o nascimento da informação e sua transformação em saber, o artigo inicia uma discussão sobre o conhecimento e sua ligação com a liberdade. Neste aspecto, o conceito de cidadania é apresentado, considerando-a uma conquista do indivíduo e um meio capaz de fazer com que a sociedade conceba seu próprio processo de desenvolvimento. Ao analisar as ideias exploradas pela pesquisa bibliográfica, propõe-se um novo olhar sobre os estudo dos meios de Comunicação, apontando a informação como a base para se alcançar objetivos prospectivos de liberdade.Resumo em Espanhol:
Este artículo revisa la literatura sobre los estudios de la información, considerando la información como producto y productor durante el proceso de difusión del conocimiento. Además de mostrar el flujo que se dibuja entre el nacimiento de la información e su transformación en el conocimiento, el trabajo se inicia una discusión sobre el conocimiento y su relación con la libertad. En este sentido, el concepto de ciudadanía se muestra, teniendo en cuenta que la ciudadanía es el logro de un individuo y un medio capaz de hacer que la sociedad encuentre su propio proceso de desarrollo. Mediante el análisis de las ideas exploradas en la literatura, se propone una nueva perspectiva en el estudio de los medios de comunicación, apuntando la información como base para alcanzar los objetivos futuros de la libertad.Resumo em Inglês:
This paper reviews the literature on the study of information, considering the information as the product and the producer during the process of knowledge dissemination. Besides presents the flow that is drawn between the birth of information and their transformation into knowledge. The paper begins a discussion about knowledge and his link with freedom. In this respect, the concept of citizenship is shown and considered an achievement of the individual and an way possible of make the community capable of make his development process. Analyzing the ideas explored by the bibliographic research, we propose a new perspective on the study of media, pointing to information as the basis for reaching prospective goals of freedom.Resumo em Português:
O artigo discute aspectos do movimento conhecido como Jornalismo Cívico a partir das transformações históricas pelas quais passa a prática jornalística. Enfatiza as relações estabelecidas entre as práticas jornalísticas e a democracia, de modo a demonstrar os papeis assumidos pelo Jornalismo em sociedades democráticas, e as articula metodologicamente às proposições de John Dewey sobre educação e vida pública, de modo que os jornalistas não apenas escrevam sobre práticas democráticas, mas pratiquem em seu ambiente de trabalho e eduquem seus leitores para a cidadania. Como conclusão, apresenta duas propostas para investigações posteriores em Jornalismo Cívico: adoção de novos definidores primários e desenvolvimento de enquadramentos em consonância com a agenda dos públicos.Resumo em Espanhol:
El artículo analiza los aspectos del movimiento conocido como Periodismo Cívico a través de los cambios históricos cual pasa la práctica periodística. Hace hincapié en las relaciones entre la democracia y las prácticas periodísticas a fin de demostrar el papel asumido por el periodismo en las sociedades democráticas, y las proposiciones expresadas por John Dewey sobre la educación y la vida pública, para que los periodistas solamente escribán acerca de las prácticas democráticas, pero también desarrollen en sus locales de tranajo y educar a sus lectores para la ciudadanía. El texto se finda con la presentación de dos propuestas de nuevas investigaciones sobre periodismo cívico: la adopción de nuevos definidores primarios y los marcos de desarrollo en consonancia con la agenda del público.Resumo em Inglês:
The article discusses aspects of the movement known as Civic Journalism from the perspective of the historical changes through which passes journalistic practices. It emphasizes the relations between democracy and journalistic practices in order to demonstrate the roles assumed by journalism in democratic societies, and the propositions articulated by John Dewey about education and public life, so that journalists not only write about democratic practices, but also practice in their workplace and educate their readers for citizenship. It concludes by presenting two proposals for further investigations into civic journalism: the adoption of new primary definers and development frames in line with the public agenda.Resumo em Português:
Eduardo Palmério (1906-1076) foi um cronista muito popular que atuou na imprensa paulistana entre as décadas de 1940 e 1970. Suas crônicas eram marcadas por um grande senso de humor, pela crítica social e pela postura política independente. Nesse artigo, por meio de um perfil intelectual fundamentado em análise de documentação primária e secundária, procuramos recuperar a memória deste cronista, relacionando os temas de sua produção às ideias políticas em voga no período de abertura democrática na segunda metade dos anos 1940. Constatamos que as crônicas de Palmério reverberavam uma cultura política presente na opinião pública, que deixava de lado os sectarismos ideológicos e partidários do período para conceber o desenvolvimento da sociedade brasileira pela perspectiva da moral e da ética humanista.Resumo em Espanhol:
Eduardo Palmério (1906-1076) fue un cronista muy popular que actuó en la prensa paulistana entre las décadas de 1940 y 1970. Sus crónicas eran marcadas por un gran sentido del humor, por la crítica social y por la postura política independiente. En este artículo procuramos recuperar la memoria de este cronista por medio de un perfil intelectual seguido del análisis documental, relacionando los temas de su producción a las ideas políticas en boga en el período de apertura democrática en la segunda mitad de los años 1940. Constatamos que las crónicas de Palmério reverberaban una cultura política presente en la opinión pública, que dejaba de lado los sectarismos ideológicos y partidarios del período para concebir el desarrollo de la sociedad brasileña por la perspectiva de la moral y de la ética humanista.Resumo em Inglês:
Eduardo Palmerio (1906-1076) was a popular columnist who worked in the Sao Paulo press in the decades of 1940's to 1970's. His chronicles were characterized by a great sense of humor, social criticism and independent political stance. In this article we try to recover the memory of the chronicler through an intellectual profile followed by a documental analysis, relating the themes of his works to the political ideas in vogue during the period of democratic opening of the second half of the 1940's. We found that the chronicles of Palmerio reverberated a political culture present in the public opinion that went beyond the ideological sectarianism and parties of that period to conceive the development of Brazilian society from the perspective of moral and humanistic ethics.Resumo em Português:
O artigo busca compilar dados variados sobre a história de Angola, desde sua condição de colônia portuguesa, a partir do século 15, até o momento presente, para contextualizar a história do desenvolvimento da imprensa naquele território. Surgida no século 19, como consequência de uma decisão do governo colonial que, até então sempre interditara tal iniciativa, a imprensa se concretizou a partir de um boletim oficial que logo abriu caminho para publicações ditas independentes. Se a primeira geração de jornalistas em Angola era constituída de homens europeus brancos, funcionários públicos deslocados para a colônia ou exilados politicamente, a segunda geração já é formada por homens naturais de Angola, o que possibilita as primeiras manifestações independentistas. A síntese histórica que pretendemos encerra-se com a imposição da ditadura salazarista. Ela parte de levantamentos feitos no acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto e de pesquisa bibliográfica. O que se evidencia é que, embora hoje em dia devidamente preparada para enfrentar os desafios tecnológicos, a mídia angolana ainda enfrenta aquele que foi sempre seu maior desafio: a censura.Resumo em Espanhol:
El articulo hace una compilación de estudios variados sobre la historia de Angola, desde su condición de colonia portuguesa, después del siglo 15, hasta el momento presente, para contextualizar la historia del desarrollo de la prensas en este territorio. Empezada en el siglo 19, como consecuencia de una decisión del gobierno colonial que, hasta entonces, siempre interditara tal iniciativa, la prensa angolana se ha concretizado a partir de una publicación oficial que ha abierto los caminos para las publicaciones independientes. Si la primera generación de periodistas en Angola era formada por europeos blancos, funcionarios públicos enviados a la colonia o exiliados políticos, la segunda generación es ya constituida por nativos de Angola, lo que posibilita las primeras manifestaciones de la independencia. La síntesis histórica que se intenta se termina con la imposición de la dictadura salazarista. El estudio ha sido desarrollado a partir del acervo de la Biblioteca Pública Municipal do Porto y la lectura de una bibliografía especializada. Aunque la media angolana de hoy experimente un grande desarrollo tecnológico enfrenta aún el desafío más duro desde siempre: la censura.Resumo em Inglês:
This article makes a review of different studies about the Angola's history, since the 15th. century, till the present moment, to contextualize the development of the country and of the press in this territory. The Angolean press begun in 19th. century, after a decision of the Portuguese government - it begins like an official bulletin, but this bulletin open the doors to the free press. If the first generation of journalists are composed by European and white peoples, political exiled or envoyed to the colony, like public officers, the second generation is constituted by native men, which produce the first examples of independentists thoughs. The synthesis of this experience ended with the salazarian dictatorship. The study is developed on the Porto´s Public Library and a specialized bibliography. The conclusion after the study is that even the Angolean midia has a very modern degree of technology suffer the old problem of his entire life: the censureship.Resumo em Português:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em três publicações jornalísticas brasileiras de caráter cultural, a saber: Cult, Bravo e Brasileiros, que foram analisadas com o objetivo de identificar a visibilidade das manifestações culturais em suas páginas, por meio do mapeamento das matérias veiculadas. Em outro prisma, o intuito foi mapear os gêneros jornalísticos mais trabalhados na veiculação das matérias referentes à cultura, com vistas a identificar o grau de importância dado ao temas culturais retratados nas publicações, assim como, verificar as tendências no texto do Jornalismo Cultural. A metodologia utilizada no primeiro caso foi o diagnóstico simples e no segundo caso foi análise de conteúdo por emparelhamento. Ao final conclui-se que embora o Jornalismo Cultural brasileiro esteja se abrindo para divulgar a diversidade do país, ainda permanece uma predominância destacável dos eventos do sudeste entre os temas pautados pelas publicações citadas.Resumo em Espanhol:
Esto artículo presenta los resultados de un estudio de tres publicaciones culturales de Brasil, a saber: Cult, Bravo y Los Brasileños, que fueron analizados con el fin de identificar la visibilidad de los eventos culturales en sus paginas, a través de la cartografía de los artículos publicados. En otra perspectiva, el objetivo era trazar un mapa de los géneros periodísticos, con el fin de identificar el grado de importancia que se da a los temas culturales representados en las publicaciones, así como identificar las tendencias del periodismo cultural. La metodología utilizada en el primer caso fue el diagnóstico y el segundo fue el análisis de contenido por sincronización. Al final se concluyó que si bien que hoy el periodismo es mucho más abierto para promover la diversidad del país, aún sigue destacando mucho más los eventos del sudeste de Brasil.Resumo em Inglês:
This article presents the results of a research performed in three Brazilian publications journalistic cultural character, namely: Cult, Bravo and Brazilians, were analyzed with the objective to identify the visibility of cultural events in its pages, through the mapping of materials circulated. In another way, the goal was to map the genders journalistic more worked role in disseminating with matters relating to culture, with a view to identify the degree of importance given to cultural themes depicted in publications, as well as, to verify the trends in the text of journalism cultural. The methodology used in the first case was the simple diagnosis and in the second case was contents analysis by pairing. At the end it was concluded that although brazilian cultural journalism is open to promote the diversity of the country, however still there predominance of events of Southeast between news of the publications cited.Resumo em Português:
O artigo aborda, segundo a nossa hipótese, o Jornalismo espetacular, marcado pelo entretenimento, utilizado pela revista Veja para noticiar os episódios do movimento estudantil - principal movimento engajado na luta da ditadura - já em 1968. Foram feitos pesquisa bibliográfica e estudo comparativo da abordagem de edições de 1998 e de 2008. Durante as comemorações deste ano ímpar, a nossa conclusão é a de que Veja agrega, cada vez mais, elementos sensacionalistas com o intuito de denegrir a imagem do movimento estudantil, corroborando, assim, com a indústria cultural e a sociedade do espetáculo que visam a produzir uma juventude "democrática", ou seja, que almeja o sucesso econômico por meio do direito de consumir e da manutenção do sistema político vigente.Resumo em Espanhol:
El artículo en cuestión acercase, según nuestra hipótesis, del periodístico espectacular, marcada por el entretenimiento, empleado por la revista Veja para informar los episodios del movimiento estudiantil - el principal movimiento comprometido con la lucha contra la dictadura - desde 1968. Esta investigación se construye sobre literatura referente al tema y uno estudio comparativo de aproximación de las ediciones de 1998 y 2008. Durante las celebraciones de esta fecha impar, nuestra conclusión es que la Veja añadí, cada vez más, elementos sensacionalistas con el objetivo de empañar la imagen del movimiento estudiantil, de esta manera corroborando con la industria de la cultura y la sociedad del espectáculo que buscan producir una juventud "democrática", o sea, que aspira por el suceso económico a través del derecho de consumir y del mantenimiento del sistema político en vigor.Resumo em Inglês:
The present article approaches, according to our hypothesis, the Yellow journalism, characterized by the use of entertainment by Veja magazine in reporting the episodes of the student movement - the main movement engaged in the fight against dictatorship - since 1968. We made bibliographic research and a comparative study about the approach of 1998 and 2008's editions. During the celebrations of this unique year, our conclusion is that Veja relies more and more on sensationalist elements in order to stain the image of the student movement, which corroborates the view of the culture industry and the society of the spectacle, which focus on the production of a "democratic" youth, i.e., a group that aims at economic success through the right to consume and the maintenance of the current political system.Resumo em Português:
O artigo discute algumas formas específicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) observadas em publicidade divulgada em jornais paranaenses. A partir de banco de dados sobre o negro em três jornais impressos de Curitiba, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, entre os anos de 2005 e 2007, foram realizadas uma série de análises sobre aspectos específicos, entre as quais análises de amostras das peças publicitárias dos jornais. Tais peças foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo e de análise crítica de discurso, analisando as relações entre personagens brancas(os) e negras(os). Os resultados apontam: presença e valorização de certos aspectos de personagens negros; permanência da sub-representação destes e da "branquidade normativa", o branco como norma de humanidade; vinculado a essa a expressão de uma "estética ariana"; a manutenção de velhas e novas formas de hierarquização entre brancos e negros e de estereotipia em relação a personagens negros.Resumo em Espanhol:
Este artículo analiza algunas formas específicas de jerarquía entre blancos y negros se ve en los anuncios publicados en periódicos de Paraná (Brasil). Hemos organizado una base de datos de caracteres blancos y negros en los periódicos de Paraná publicados entre 2005 y 2007: Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, y hemos hecho una serie de muestras sobre aspectos específicos. Los anuncios de las muestras fueron sometidas a técnicas de análisis de contenido y análisis crítico del discurso. Este artículo analiza las formas de jerarquía en las muestras tomadas de los anuncios. Los resultados indican la presencia y la apreciación de determinados aspectos de los personajes negros, a la permanencia de la "blancura normativa," el blanco como estándar de la humanidad, vinculados a la expresión de una "estética aria", el mantenimiento de las viejas y nuevas formas de jerarquía entre blancos y negros y los estereotipos acerca de los personajes negros.Resumo em Inglês:
This paper discusses some specific forms of hierarchy between whites and blacks seen in advertisements published in newspapers in Paraná (Brazil). We organized a database of black and white characters in Paraná newspapers published between 2005 and 2007: Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, and we done a series of samples on specific aspects. Advertising of distinct samples were subjected to content analysis techniques and critical analysis of discourse. This article analyzes forms of hierarchy in samples taken from the published advertisements. The results point the presence and appreciation of certain aspects of black characters; to the permanence of the "normative Whiteness," the white as standard of humanity, linked to the expression of an "Aryan aesthetic"; the maintenance of old and new forms of hierarchy between whites and black and stereotypes about black characters.Resumo em Português:
Este estudo explora os modos pelo qual a migração se desloca (no espaço e no tempo) por meio de problemáticas relativas a habitação (casa), língua, memória, identidade e arquitetura. Também analisa as diferentes modificações que geram os deslocamentos em diferentes tempos e territórios. Isso porque "a arte do contemporâneo se encontra na fronteira que separa a informação da ficção, fronteira entre o documenta e a posição de abismo de nossa sociedade (Renard, 2007, p.17)" e está colocada (mais especificamente na "vídeoarte") como suporte possível para a análise do tema estudado: migrações. As noções de fronteiras, territórios, exílios, questionamentos identitários e espaciais estão em meio a processos artísticos de vários artistas "migrantes" ou "não migrantes". Alguns reforçam a definição de artista migrante, não obstante suas histórias pessoas "não migrantes" nutrem suas criações; outros "não migrantes" têm tratado o tema como um fenômeno de relevância política, social, histórica.Resumo em Espanhol:
Este ensayo explora los modos en los que la migración se desplaza (en el espacio y en el tiempo) a través de las problemáticas relativas a la habitación (la casa), lengua, memoria, identidad y arquitectura. También analiza las diferentes modificaciones que generan los desplazamientos en diferentes tiempos y territorios. Porque "el arte contemporáneo se encuentra en la frontera que separa la información de la ficción, frontera entre el documental y la puesta en abismo de nuestra sociedad" (Renard, 2007, p.17) y está elegido (y más específicamente el videoarte) como soporte posible para el análisis del tema estudiado: migraciones. Las nociones de fronteras, territorios, exilios, cuestionamientos identitarios y espaciales están en medio de los procesos artísticos de varios artistas "migrantes" o "no migrantes". Algunos rechazan la definición de artista migrante, no obstante sus historias personales nutren sus creaciones; otros "no migrantes" han tratado el tema como un fenómeno de relevante importancia política, social, histórica, etc.Resumo em Inglês:
This paper explores the manners in which the migration moves (in the space and in the time) across the problematic relative to the house, to the language, to the memory, to the identity and to the architecture. It analyzes the different modifications that generate the displacements in different times and territories. Because "the contemporary art is on the border that separates the information of the fiction, border between the documentary and the position in abyss of our society (Renard, 2007, p.17)", this one chosen (specifically the 'videoart') as possible support for the analysis of the topic: migrations. The notions of borders, territories, exiles, questions of identity, spatial are in the middle of the artistic processes of several artists "migrants" or not. If several reject the artist's definition migrant, nevertheless their personal histories nourish their creations, others "not migrants" treated the topic as a phenomenon of relevant political, social, historical importance.Resumo em Português:
Novos processos de produção de conteúdo estão reconfigurando os organogramas e os fluxogramas de setores ligados à criação de programas informativos e de entretenimento nas emissoras de televisão. A elaboração de conteúdos centrados em um modo de Comunicação que procura contemplar a participação e a colaboração da audiência nas construções discursivas impõe a existência de estruturas capazes de responder às demandas de uma plataforma multimídia, engendrada por tecnologias que possibilitem a conectividade entre os diversos dispositivos móveis e portáteis. Além de evidenciar os desafios de caráter organizacional, o presente trabalho, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, tem como objetivo discutir as implicações estéticas dos conteúdos gerados para o consumo multimídia. Assim, toma como objeto de análise a estrutura e a programação da Televisão Universitária Unesp, da Universidade Estadual Paulista, em fase de implantação no campus de Bauru-SP.Resumo em Espanhol:
Nuevos procesos de producción de contenido están reconfigurando los organigramas y los diagramas de flujo de sectores vinculados a la creación de programas de entretenimiento en las estaciones de televisión. La elaboración de contenidos centrados en una forma de comunicación que busca contemplar la participación y la colaboración de la audiencia en las construcciones discursivas imponen la existencia de estructuras capaces de responder a las demandas de una plataforma multimedia, engendrada por tecnologías que posibilitan conectividad entre los diversos dispositivos móviles y portátiles. Además de resaltar los desafíos de carácter organizacional, el presente trabajo, con base e pesquisas bibliográfico y documental, pretende discutir las implicaciones estéticas de los contenidos generados para el consumo multimedia. Así, se toma como objeto de análisis la estructura y la programación de la Televisión Universitaria Unesp, de la Universidad Estadual Paulista, en fase de implantación en el campus de Bauru-SP.Resumo em Inglês:
New processes of content production are reconfiguring both organizational charts and flowcharts from sectors linked to the creation of informative and entertainment programs on television stations. The preparation of contents centered on a manner of communication which seeks to contemplate the participation and collaboration of the audience in discursive constructions imposes the existence of structures which are able to respond to the demands of a multimedia platform, engendered by technologies which enable connectivity among the several mobile and handheld devices. Besides highlighting the challenges of organizational character, this study, made with bibliographical and documentary researches, also aims to discuss the aesthetic implications of the contents generated for multimedia consumption. Therefore, it takes as object of analysis both structure and television programming from Televisão Universitária Unesp, at São Paulo State University, which is under implementation at Bauru campus.Resumo em Português:
O artigo foca a compreensão dos significados da aquisição de bens virtuais por usuários de social games. Conjuntamente, busca estimular a reflexão sobre os usos e as identificações que motivam os jogadores à compra destes bens. Com base em autores que trabalham com a produção e as simbologias de bens integrados às práticas de consumo da sociedade, o trabalho apresenta dados de uma observação participante por sete meses em dez social games e de questionários aplicados em 140 jogadores. Por fim, propõe-se uma classificação de bens virtuais em social games baseada nos dados adquiridos e na dinâmica social do jogo. Os resultados apontam para a circulação de significações atribuídas aos bens virtuais a partir de contextos pré-estabelecidos pelos social games e pelas origens culturais de seus jogadores, atuando possivelmente na edificação e/ou manifestação identitária dos sujeitos no ciberespaço.Resumo em Espanhol:
El artículo se centra en la comprensión de los significados de la compra de bienes virtuales a los usuarios de los juegos sociales. En conjunto, busca estimular una reflexión sobre los usos y las identificaciones que motivam los jugadores a la compra de estos bienes. Con base en autores que trabajan con la producción de bienes y símbolos integrados en las prácticas de consumo de la sociedad, el estudio presenta datos de una observación participante durante 7 meses en 10 juegos sociales y cuestionarios aplicados en 140 jugadores. Por último, proponemos una clasificación de los bienes virtuales en juegos sociales sobre la base de los datos adquiridos y la dinámica social del juego. Los resultados apuntan a una circulación de significados asignados a los bienes virtuales con base en los contextos establecidos por los juegos sociales y antecedentes culturales de sus jugadores, posiblemente trabajando en la construcción y / o manifestación de los temas de la identidad en el ciberespacio.Resumo em Inglês:
The paper focuses on understanding the meanings of the purchaseof virtual goods to users of social games. It also seeks to stimulate a critical thought about the uses and tags that motivate gamers to buy these goods. Based on authors who work with the production of goods and symbols integrated into the consumption practices of society, the study presents data from a participant observation for 7 months in 10 social games and a survey administered to 140 players. Finally, we propose a classification of virtual goods in social games based on the data acquired and the social dynamics of the game. The results indicate a movement of meanings attributed to virtual goods from contexts set by the pre-game social andcultural backgrounds of its players, possibly working in the building and / ormanifestation of the subjects of identity in cyberspace.Resumo em Português:
Este artigo objetiva analisar as apropriações das propostas da Rede de Crianças e Adolescentes Comunicadores de Língua Portuguesa pelos jovens de Nova Olinda, no sertão do Ceará. Especificamente, o que se quer compreender é como os jovens de contexto popular, submetidos à condição contingente de acesso a bens materiais e simbólicos, se apropriam de uma proposta que defende o desenvolvimento local via estratégias de Comunicação acordadas em uma rede social global. A pesquisa combina as teorias dos estudos culturais latino-americanos e dos estudos das redes sociais, via Manuel Castells, Scherer-Warren, Néstor García Canclini, Maria Salett Tauk Santos e Jesus Martin-Barbero. Trata-se de um estudo de caso que utiliza técnicas combinadas de coleta de dados. A pesquisa demonstra que os jovens rurais estão inseridos nas dinâmicas das redes sociais, mas as mediações tecnológicas não são redentoras para a formação de coletivos internacionais.Resumo em Espanhol:
Este artículo examina la apropiación de la propuesta de Red de Niños y Adolescentes Comunicadores de Léngua Portuguesa por los jóvenesde Nova Olinda, en el interior de Ceará. En concreto, se quiere entender cómo la juventud de contextos populares, con condiciones contingentes de acceso a bienes materiales y simbólicos, se apropian de una propuesta que aboga por el desarrollo local, a través de estrategias de comunicación acordadas en una red social global. La investigación combina las teorías de los estudios culturales latinoamericanos y estudios de las redes sociales, a través de Manuel Castells, Scherer-Warren, Néstor García Canclini, Maria Salett Tauk Santos y Jesús Martín Barbero. Se trata de un estudio de caso que utiliza técnicas combinadas de recolección de datos. La investigación muestra que la juventud rural se inserta en la dinámica de las redes sociales, pero las mediaciones tecnológicas no son la redención para la formación de colectivos internacionales.Resumo em Inglês:
This paper aims to analyze the proposed appropriations of the Rede de Crianças e Adolescentes Comunicadores de Língua Portuguesa by young people of Nova Olinda, Ceará. Specifically, the objective is to understand how these youth, subject to the contingent condition of access to material and symbolic, use a proposal that defend the local development via communication strategies on a global social network. this research combines theories of Latin American School of cultural studies and studies of social networks, via Manuel Castells, Scherer-Warren, Néstor García Canclini, Maria Salett Tauk Santos e Jesus Martin-Barbero. This is a case study that using combined techniques of data collection. The research shows that rural youth are embedded in the dynamics of social networks, but the technological mediations are not redemptive for the formation of collectives international.Resumo em Português:
Estudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais.Resumo em Espanhol:
Estudio teórico sobre la intimidación y el acoso cibernético en la escuela y su relación con las estructuras psíquicas de los sujetos involucrados en esta práctica. Este trabajo se propone una reflexión sobre la potenciación de la intimidación en la escuela, comúnmente llamado de "bullyng", a través de ambientes virtuales y las redes de informáticas, así como las cuestiones relacionadas con las estructuras psíquicas de los sujetos implicados. También, se pretende relacionar estas cuestiones a las estructuras psíquicas de los sujetos implicados. Dentro esta perspectiva, apuntamos la pregunta que guía este estudio, "¿Cuál es la relación existente entre la potenciación de la intimidación en la escuela, y el aumento de la convivencia en el ciberespacio?". Esta investigación tuvo como objetivo desarrollar un estudio teórico sobre el Bullying y el Ciberbullying en la escuela, y su relación con las estructuras psíquicas de los sujetos involucrados en esta práctica. Esta investigación tuvo carácter exploratorio, con revisión de la literatura. Con esta investigación podemos afirmar que vivimos una era de información, de rápidos cambios en las estructuras sociales y sus relaciones. Por lo tanto, debemos reflexionar sobra la necesidad de una redefinición de los roles, y la reconstrucción de la propiedad ejercida por los parámetros de la vida diaria, ya no cerrados e inertes. Ser capaz de acceder información de todo tipo en tiempo real, en cualquier parte del mundo, así como a sus fuentes principales, representa un fuerte cambio de paradigma social y ofrece un futuro lleno de posibilidades y fluidez, en donde la información ahora puede ser obsoleta mañana, en un período de tiempo corto. Podemos observar estos hechos con facilidad en el ciberespacio, los que son también diseminados por la creciente forma virtual de las en las redes sociales.Resumo em Inglês:
Theoretical study about the bullying and cyberbullying in school and their relationship with the psychic structures of the subjects involved in this practice. The goal is to reflect about Bullying's power at school through virtual environments and computer networks, as well as to relate these issues to the psychic structures of the people involved. It is a Bibliographic research. As result, we can see that we live in the age of information, with fast changes in social structures and their relationships. Therefore, a redefinition of roles, the reconstruction of the ownership exercised by the parameters of daily living, no longer closed and inert. Being able to access real time information of all kinds anywhere in the world, as well as its main sources, represents a strong social paradigm shift and provides a future full of possibilities and fluidity, where the information may of today may be the outdated one from tomorrow, in a short period of time. We can easily observe these facts in cyberspace and in trends brought by it, also done by the virtualization relations in social networks.Resumo em Português:
Na perspectiva de que a Comunicação que ocorre no dia a dia nas organizações assume, entre outras, três principais dimensões (humana, instrumental e estratégica), o principal objetivo desta pesquisa empírica foi verificar, junto a uma amostra representativa de empresas atuantes no território brasileiro, como essas dimensões estão presentes nas práticas cotidianas de Comunicação. Aplicou-se questionário junto a 36 empresas a partir de uma a mostra de 258. Os dados obtidos mostram que a Comunicação vem sendo praticada nessas três dimensões. As organizações evoluíram gradativamente dos modelos mecânicos da transmissão unilateral de informações para a implantação de processos comunicativos mais interativos. No entanto, ainda falta uma Comunicação que permita a abertura de canais dialógicos de fato e que possibilite maior valorização das pessoas.Resumo em Espanhol:
Bajo la perspectiva de que la comunicación en/de las organizaciones asume, entre otras, tres dimensiones esenciales (humana, instrumental y estratégica), el principal objetivo de esta investigación empírica ha sido verificar, en una muestra representativa de empresas que actúan en el territorio brasileño, si y como tales dimensiones están presentes en las prácticas cotidianas de comunicación. Se aplicó un cuestionario a 36 empresas a partir de una muestra de 258. Los datos obtenidos revelan que la comunicación es practicada en esas tres dimensiones. Las organizaciones han evoluido progresivamente de los modelos mecánicos de la transmisión unilateral de informaciones hacia la implantación de procesos comunicativos más interactivos. Todavía aun hace falta una comunicación que permita abrir canales dialógicos realmente efectivos y que posibilite una valorización mayor de las personas.Resumo em Inglês:
Communication that occurs routinely in organizations can happen in three main dimensions: human, instrumental and strategic. The main goal of this paper was to verify how these dimensions are present in communicational daily practices in a representative sample of Brazilian corporations. We applied a questionnaire to 36 companies from a sample of the 258. The data collected showed that communication happens in the three mentioned dimensions. Organizations have slowly evolved from mechanical practices of unilateral communication to more interactive processes. However, they still need practices of communication that allow for truly dialogical relationships and that focus on people's worth.Resumo em Português:
Artigo sobre a Web TV na Comunicação organizacional. O objetivo é destacar, por meio de uma análise e uma reflexão sobre as principais investigações experimentais e insights teóricos, o estado da arte da Web TV como ela é hoje em seus aplicativos e nas próvaveis implicações futuras. As empresas precisam cada vez mais, para enfrentar com successo os desafios do mercado global e da vida organizacional, de utilizar com inteligência todas as experiências e as ferramentas oferecidas pela Comunicação em geral; Neste contexto, a Web TV pode ser mais uma oportunidade significativa: pelo menos isto parece ser o resultado deste trabalho.Resumo em Espanhol:
Artículo sobre la Web TV en Comunicación Organicaional. El objetivo es destacar, a través del análisis y de la reflexión sobre las principales conclusiones teóricas y experimentales, la situacione actual de la Web TV y las implicaciones futuras probables. Para hacer frente en el mercado global con successo, las empresas necesitan cada vez más usar con inteligencia todas las experiencias y las herramientas que ofrece la la Comunicación en general. En este contexto, la Web TV puede ser la oportunidad más significativa: al menos este parece ser el resultado de este trabajo.Resumo em Inglês:
Paper about Web TV in Organizacion Communication. The goal is to show, using an analysis and a reflection about the main experimental and theoretical insights, the state of the art Web TV as it is today, with applications and future implications. To deal with success the global market challenges and organizational life, the companies need to use whit inteligence all experiences and tolls offered by Communication in general. In this context, the Web TV can be one more significant opportunity: at least this seems to be the result of this research.Resumo em Português:
A energia nuclear é um tema amplamente discutido em todo o mundo. O acidente nuclear de Chernobyl e o acidente radiológico de Goiânia contribuíram decisivamente para que a sociedade brasileira tivesse uma imagem negativa sobre o tema. A operação da usina de Angra 3, atualmente em obras, está vinculada à construção de um repositório para armazenar os rejeitos radioativos, o que provavelmente será explorado pelos opositores do setor nuclear. Um dos grandes desafios dos profissionais envolvidos nesse tipo de construção não é a engenharia em si, mas sim a aceitação pública do projeto, em razão do receio da sociedade sobre esse tema. O objetivo do estudo é levantar e apresentar experiências internacionais e nacionais sobre a aceitação pública de empreendimentos nucleares, com foco nos repositórios de rejeitos radioativos onde houve insucessos em razão de falhas nos processos de Comunicação Pública. É importante conhecer também os insucessos, de modo a não incorrer em erros semelhantes.Resumo em Espanhol:
La energía nuclear es un asunto ampliamente discutido por el mundo. El accidente nuclear de Chernobyl y el accidente radiológico de Goiânia contribuyeron decididamente para crear una imagen negativa del área nuclear perante la sociedad brasileña. El funcionamiento de la planta nuclear de Angra 3, actualmente en obras, se une a la construcción de un repositorio para el almacenamiento de los residuos radiactivos, lo que ciertamente se explorará por los antagonistas de la energía nuclear. Un gran desafío para los profesionales del área, en estos tipos de construcciones no es la propia ingeniería, pero la aceptación pública del proyecto, debido al gran miedo de la sociedad vinculado a este asunto. El objetivo es revelar algunas experiencias internacionales y nacionales acerca de la aceptación pública de empresas nucleares, en particular de los repositorios de residuos radiactivos onde hubo fallas em los procesos de comunicación pública. És también importante conocer los fracasos para que equivocos similares no ocurran.Resumo em Inglês:
The nuclear energy is a subject widely discussed all over the world. The nuclear accident of Chernobyl and the Goiânia radiological accident contributed decisively to create a negative image of the nuclear area in the Brazilian society. The operation of the Angra 3 nuclear power plant, which is under construction, is linked to the construction of a radioactive wastes repository, what surely will be explored by the nuclear energy opponents. A big challenge for the professionals of the area in such constructions is not the engineering itself, but the public acceptance of the project, due to the great fear of the society in relation to this subject. The goal is to research and to show some international and national experiences about the public acceptance of nuclear enterprises are presented, giving focus on nuclear waste repositories where unsuccessful processes of public communication happened. It is important also to know such failures in order to not repeat them.Resumo em Português:
O artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.Resumo em Espanhol:
El artículo toma como argumento el tema de la actual política cultural y se analiza empíricamente las acciones culturales de la unidad paulista del Centro Cultural de Banco del Brasil (CCBB). El objetivo es interpretar como esta instituición opera el fomento a la cultura en el ámbito de la compleja engranaje de las normas culturales en Brasil. La articulación institucional entre el Banco del Brasil y su centro cultural implica algunas particularidades en el campo de la difusión cultural, ya que el estatus institucional del CCBB condiciona de una manera decisiva las formas en que transcurren las relaciones con los productores culturales, el público consumidor y su respectivo mantenedor. Se trata de un estudio basado en una investigación bibliográfica y un abordaje dialéctico del análisis. Se puede concluir que, al aceptar un laissez-faire cultural, el Estado admite que el mercado impone su lógica al de la cultura, de modo que, el objeto empírico del presente artículo puede ser caracterizado como un ejemplo de esa dinámica.Resumo em Inglês:
The article takes as argument the current cultural policy and analyzes empirically the actions of the São Paulo unit of the Cultural Center of the Bank of Brazil (CCBB). The intent is to investigate how this institution operates the promotion of the culture inside the context of the culture's regularization in Brazil. The institutional linkage between the Bank of Brazil and its Cultural Center brings about some particularities in the field of the cultural diffusion, since the institutional status of the CCBB definitely provides the way how will occur the relationship among the cultural producers, the consuming public and its main sponsor. It´s a study based on bibliographical research and dialectical approach for analysis. We arrive to the conclusion that by consenting a culture laissez-faire, the State concedes that the market imposes its logic to the culture, so that the empirical object of this article can be characterized as an example of this dynamic.Resumo em Português:
Este artigo tem por tema a produção de música no século 21. Mais especificamente, objetiva analisar como suportes de distribuição Web afetam o negócio da música do ponto de vista de quem a produz. A partir de levantamento bibliográfico sobre a Escola Austríaca de Economia, sobre as reconfigurações do negócio da música em função das plataformas de distribuição Web e sobre os modelos de propriedade intelectual (copyleft e copyright), pergunta-se: que modelo se torna mais vantajoso para o músico? Em que sentido? Para tanto, os objetos do estudo comparativo são os sites Jamendo e iTunes. Percebe-se que nenhum dos modelos analisados supera o modelo tradicional em termos de compensação financeira, apesar da quantidade inferior de intermediários envolvida. No entanto, a questão criativa fica favorecida.Resumo em Espanhol:
Este artículo tiene como tema la producción de música en el siglo 21. Pero el objetivo es analizar cómo soportes de distribución Web afectan el negócio de la música del punto de vista de quien la produce. A partir del levantamiento bibliográfico sobre la Escuela Austríaca de Economía, sobre las reconfiguraciones del negócio de la música en función de las plataformas de distribución Web y sobre los modelos de propiedad intelectual (copyleft y copyright) preguntanse: qué modelo tiene más ventajas para él músico? En qué sentido? Por lo tanto los objetos de estudio comparativo son los sitios Jamendo y el iTunes. Se percibe que ninguno de los modelos analizados supera el modelo tradicional en términos de compensación financiera,a pesar de la cantidad inferior de intermediarios envuelta. Sin embargo, la cuestión creativa queda favorecida.Resumo em Inglês:
This article discusses music creation in the 21st century. Specifically, it aims to analyze how Web distribution platforms affect the music business by an artist's point of view. After literature research on Austrian Economics, the reconfigurations of the music business due to Web distribution platforms and current intellectual property models (copyleft and copyright), one asks: which model offers the most advantages to artists? In which aspects are there benefits? In order to answer these questions, two objects were chosen for comparative study: the sites Jamendo and iTunes. One sees none of the reviewed models beats the traditional model when it comes to financial gains, despite the lesser amount of middlemen involved. However, advantages are found when it comes to creativity-related issues.Resumo em Português:
Vilém Flusser e sua ecologia da Comunicação ainda continuam desconhecidos. O filósofo ensaísta, judeu theco, naturalizado brasileiro, veio para o Brasil em 1940, fugindo do nazismo. No Brasil foram 32 anos de enfrentamentos e engajamentos. Sua comunicologia é profundamente marcada pela experiência brasileira. Destaco sete idéias-chave do seu pensamento comunicacional: A religiosidade como metáfora do senso de realidade; O consumo e a nulodimensão; A Escalada da Abstração; As três grandes catástrofes; O conceito de Funcionário; O produto dos meios de Comunicação - indivíduos hipnógenos; O conceito de Sujeito. A comunicologia flusseriana é: nômade, mestiça, multicultural e antropofágica. Urge resgatarmos seu pensamento instigador e crítico nas análises da sociedade midiática.Resumo em Espanhol:
Vilém Flusser y su ecología de la comunicación todavía continúan desconocidos. El filósofo ensayista, judío checo, naturalizado brasilero, vino para Brasil en 1940, huyendo del nazismo. En Brasil fueron 32 años de enfrentamientos y participación activa. Su comunicología es profundamente marcada por la experiencia brasilera. Destaco siete ideas-clave de su pensamiento comunicacional: La religiosidad como metáfora del censo de realidad; El consumo y la nulo-dimensión; La Escalada de la Abstracción; Las tres grandes catástrofes; El concepto de Funcionario; El producto de los medios de comunicación - individuos hipnóticos; El concepto de Sujeto. La comunicología Flusseriana es: nómade, mestiza, multicultural y antropofágica. Nos urge rescatar su pensamiento instigador y crítico en los análisis de la sociedad mediática.Resumo em Inglês:
Vilém Flusser and his ecology of communication still remain unknown. The Brazilian-natural Jewish Czech philosopher and essayist went to Brazil in 1940 to flee from Nazism. In Brazil he spent 32 years of confrontation and engagement. His communicology is profoundly marked by his experience in Brazil. We will point out seven key ideas of his communicational thought: religiousness as a metaphor for sense of reality; consumption and nulodimensão ('null dimension'); the Escalade of Abstraction; the three great catastrophes; the concept of Employee; the product of media - hypnogenous individuals; the concept of Subject. Flusserian communicology is: nomad, mixed, multicultural, and anthropophagic. It is urgent that his instigating and critical thought be revisited in the analysis of mediatic society.Resumo em Português:
O texto apresenta a incidência temática dos artigos publicados na RBCC (Revista Brasileira de Ciências da Comunicação) da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Trata-se de um estudo cienciométrico de todos os exemplares do período. O periódico nasceu em forma de boletim, em 1978, configurando-se como mais antigo periódico científico, em vigor, dedicado aos estudos comunicacionais. Faz-se correlação com resultados de outra pesquisa, sobre a Revista Comunicação & Sociedade e identifica-se ainda semelhança com a tabela de áreas do CNPq, indicando uma baliza para os pesquisadores brasileiros. Os números revelam grande abordagem de intrafaces, ou seja, estudos instauradores da área Comunicação, de modo a confirmar papel protagonista deste periódico.Resumo em Espanhol:
El texto presenta el enfoque temático de los artículos publicados en la RBCC (Revista Brasileña de Ciencias de la Comunicación) de Intercom (Sociedad Brasileña de Estudios Interdisciplinarios de la Comunicación). Es un estudio cienciométrico de todas las ediciones. La revista comenzó como un boletín de noticias en 1978, constituyéndose como la más antigua revista científica vigente con estudios de comunicación. También hace una correlación con los resultados de otra investigación que tomo como objeto la Revista Comunicación & Sociedad y se ha identificado similitudes con la tabella de las áreas del CNPq, lo que indica parámetros a los investigadores brasileños. Las cifras ponen de manifiesto gran abordaje de intrafaces, o sea, estudios de la propria área de la Comunicación. Confirma el papel principal de la revista.Resumo em Inglês:
This paper intends to identify the thematic focus of the articles published in the RBCC (Brazilian Journal of Communication Science), printed by the Intercom (Brazilian Association for Interdisciplinary Studies in Communication). It is a cienciometric study about all edition of the period. The journal was first edited in 1978 in the form of newsletter, configured as the oldest scientific journal in force, dedicated to communication studies. The article identifies some similarities with the results of a previous study on the journal titled Comunicação & Sociedade and identifies further resemblance to the table of areas of CNPq (National Council for Scientific and Technological Development), indicating parameters for Brazilian researchers. This paper indicates a great approach to intrafaces (or studies regarding the common field of communication), in order to confirm the leading role of this journal.Resumo em Português:
Ao mesmo tempo em que os recursos de interatividade da TV digital terrestre do Brasil podem promover inclusão digital, eles também tendem a provocar variações na experiência de assistir televisão. Considerando a hipótese que o afeto desenvolvido pelo público em relação à TV pode ser justificado pelo caráter oral do brasileiro, e a partir do fato que a realização de interações mais sofisticadas requer algum letramento por alfabetização, o artigo apresenta (i) reflexões relacionadas ao risco de afastamento de parcela significativa do público brasileiro de televisão (que possui limitações de alfabetização) com a chegada da interatividade e (ii) uma sugestão inicial de abordagem que pode aproximar esse público potencialmente excluído pela necessidade de alfabetização dos recursos de interatividade da nova TV. O artigo aborda conceitualmente - por meio da noção chave de cultura - o potencial estranhamento do público com a interatividade, culminando com a apresentação que é possível utilizar recursos da própria televisão interativa para proporcionar um nível de letramento por alfabetização suficiente para realizar interações sofisticadas na TV interativa brasileira, via abordagem performancial.Resumo em Espanhol:
Mientras que la interactividad de la TV digital terrestre en el Brasil puede promover la inclusión digital, también tiende a causar variaciones en la experiencia de ver televisión. Teniendo en cuenta la hipótesis que el afecto del público por la televisión puede ser justificado por el carácter oral del brasileño, y del hecho de que la aplicación de las interacciones más sofisticadas exige cierto nivel de alfabetización, este artículo presenta (i) reflexiones relacionadas con el riesgo de distanciamiento entre una parte de la audiencia brasileña (que tiene la alfabetización limitada) y los medios de comunicación, con la llegada de la interactividad y (ii) una propuesta inicial para promover la unidad entre la audiencia que es potencialmente excluida debido a la necesidad de alfabetización con la nueva televisión. El artículo propone reflexiones conceptuales - utilizando la noción clave de la cultura - en relación con la enajenación potencial de la audiencia con la interactividad en la televisión, y la presentación que es posible utilizar recursos de interactividad en la televisión para proporcionar un nivel de alfabetismo suficiente para llevar a cabo interacciones complejas en TV digital interactiva brasileña a través del concepto de performance.Resumo em Inglês:
While the interactivity of digital terrestrial TV in Brazil can promote digital inclusion it also tends to cause variations in the experience of watching television. Considering the hypothesis that the affection of the public in relation to the TV is justified by the oral nature of the Brazilian people, and getting into account that execution of more sophisticated interactions requires literacy, this article presents (i) reflections related to the risk of detachment from TV with the arrival of interactivity by a parcel of the audience of Brazilian television (which has limited literacy) and (ii) an initial proposal to minimize the risk of detachment between the new television and its audience potentially excluded due to need for literacy. The article proposes conceptual reflections - using the key notion of culture - related to the potential estrangement of the audience with the interactivity on TV, culminating with the presentation that it can be possible to use resources of the interactive television to provide enough literacy to execute sophisticated interactions on Brazilian digital interactive TV, using the performance concept.