Acessibilidade / Reportar erro
Interações (Campo Grande), Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2024
  • Apresentação do Dossiê III – “O papel da UniRila nos desafios da integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile)” – parte 2 | Rota Bioceânica e UniRila (Universidades da Rota de Integração Latino Americana): Conhecendo as potencialidades existentes como novos espaços de desenvolvimento e práticas inovadoras Editorial

    Dorsa, Arlinda Cantero; Borges, Pedro Pereira
  • A UniRILA nas discussões sobre a migração laboral no âmbito do Corredor Rodoviário Bioceânico Dosier

    Santos, Isabelle Dias Carneiro

    Resumo em Português:

    Resumo O Corredor Rodoviário Bioceânico, também conhecido como Rota Bioceânica tem por escopo implantar uma ligação terrestre que facilite a integração entre Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, propiciando inclusive a conexão entre os oceanos atlântico e pacífico. Como consequências desta cooperação internacional, visa-se, primeiramente, o crescimento econômico da região central da América do Sul. Porém, além do viés econômico, vislumbra-se outras influências que o Corredor Rodoviário Bioceânico poderá trazer, como nas esferas jurídico-social. Insta destacar que a globalização vigente traz como corolário a mobilidade humana, e dentro disso são distintas as razões que levam ao processo migratório, dentre eles o laboral. Assim, com a perspectiva no aumento da migração laboral internacional entre os cidadãos de nacionalidade dos quatro países, tem-se por objetivo abordar a importância da Rede de Universidade da Rota de Integração Latino Americana (UniRILA), formada por universidades, dos quatro Estados soberanos, nos debates jurídicos, com o escopo de uniformização das legislações nacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa, ter-se-á o Brasil e sua legislação, no campo dos direitos sociais, como referência para tratar as normas de migração laboral dos outros três Estados. Apesar das significativas discussões no âmbito jurídico sobre migração laboral, dentro da UniRILA, chegou-se como resultado de que no campo legislativo pouco ou nada se alterou até o momento, em parte em função da dificuldade em se visualizar os problemas legais vindouros que a migração laboral internacional pode trazer. Para tanto, a metodologia utilizada é a pesquisa dedutiva, qualitativa e bibliográfica, calcada em tratados, legislação, doutrina, artigos científicos, bem como sites oficiais e não oficiais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Corredor vial bioceánico, también conocido como Ruta Bioceánica, tiene como objetivo implementar una conexión terrestre que facilite la integración entre Argentina, Brasil, Chile y Paraguay, proporcionando incluso la conexión entre los océanos Atlántico y Pacífico. Como consecuencias de esta cooperación internacional, se busca, en primer lugar, el crecimiento económico de la región central de América del Sur. Sin embargo, además del sesgo económico, se pueden ver otras influencias que el Corredor vial bioceánico puede traer, como en el ámbito legal y social. Urge resaltar que la globalización actual trae como corolario la movilidad humana, y dentro de ello, las razones que conducen al proceso migratorio son diversas, entre ellas la laboral. Así, con la perspectiva de incrementar la migración laboral internacional entre ciudadanos de nacionalidad de los cuatro países, el objetivo es abordar la importancia de la Red Universitaria de la Ruta de la Integración Latinoamericana (UniRILA), formada por universidades, de los cuatro Estados soberanos, en debates jurídicos, con el objetivo de uniformar las leyes nacionales. Para el desarrollo de la investigación se utilizará como referencia Brasil y su legislación, en el campo de los derechos sociales, para tratar las normas de migración laboral de los otros tres Estados. A pesar de las importantes discusiones legales sobre migración laboral dentro de UniRILA, el resultado ha sido que poco o nada ha cambiado en el campo legislativo hasta el momento, en parte debido a la dificultad para visualizar los problemas legales que se avecinan que puede traer la migración laboral internacional. Por lo tanto, la metodología utilizada es la investigación deductiva, cualitativa y bibliográfica, basada en tratados, legislación, doctrina, artículos científicos, así como sitios web oficiales y no oficiales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Bioceanic Road Corridor, also known as the Bioceanic Route, aims to implement a land connection that facilitates the integration between Argentina, Brazil, Chile and Paraguay, even providing the connection between the Atlantic and Pacific oceans. As a consequence of this international cooperation, the main aim is the economic growth of the central region of South America. However, in addition to the economic bias, other influences can be seen that the Bioceanic Road Corridor may bring, such as in the legal and social spheres. It urges to highlight that the current globalization brings human mobility as a corollary, and within that, the reasons that lead to the migratory process are different, among them the labor. Thus, with the perspective of increasing international labor migration among citizens of nationality of the four countries, the objective is to address the importance of the University Network of the Latin American Integration Route (UniRILA), formed by universities, from the four sovereign States, in legal debates, with the aim of standardizing national laws. For the development of the research, Brazil and its legislation, in the field of social rights, will be used as a reference to deal with the labor migration norms of the other three States. Despite the significant legal discussions on labor migration within UniRILA, the result has been that little or nothing has changed in the legislative field so far, partly due to the difficulty in visualizing the coming legal problems that migration international labor force can bring. Therefore, the methodology used is deductive, qualitative and bibliographical research, based on treaties, legislation, doctrine, scientific articles, as well as official and unofficial websites.
  • Perspectivas para a Rota Bioceânica: uma análise através do framework FIT-2-Deeds Dossier

    Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza; Camargos, Renan Mendes; Almeida, Vera Luci de

    Resumo em Português:

    Resumo A construção de uma Rota Bioceânica que ligará portos brasileiros a portos do Chile é vista como alternativa para o escoamento das exportações brasileiras. A recente evolução das negociações para construção foi acompanhada por medidas práticas como o asfaltamento, no Paraguai, de trechos essenciais para a implementação do Projeto. Entretanto, os estudos sobre impactos ambientais e sociais surgem após o início das obras, impondo desafios políticos para os gestores quanto à conciliação do desenvolvimento econômico e a responsabilidade ambiental. A aplicação do framework FIT-2-Deeds demonstra ser boa ferramenta para avaliação e desenvolvimento do corredor bioceânico, visto que outros corredores no mundo já foram construídos e seus resultados econômicos e ambientais já estão consolidados. As ações para a consolidação do Corredor Bioceânico carecem de coordenação e visão holística dada a magnitude do empreendimento, as possíveis vantagens e os grandes impactos que pode causar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La construcción de una Ruta Bioceánica que conectará los puertos brasileños con los puertos de Chile es vista como una alternativa para el flujo de las exportaciones brasileñas. La evolución reciente de las negociaciones para la construcción estuvo acompañada de medidas prácticas como el asfaltado, en Paraguay, de tramos esenciales para la ejecución del Proyecto. Sin embargo, los estudios sobre impactos ambientales y sociales aparecen después del inicio de las obras, imponiendo desafíos políticos a los gestores en cuanto a la conciliación del desarrollo económico y la responsabilidad ambiental. La aplicación del marco FIT-2-Deeds demuestra ser una buena herramienta para evaluar y desarrollar el corredor bioceánico, ya que otros corredores en el mundo ya han sido construidos y sus resultados económicos y ambientales ya están consolidados. Las acciones para la consolidación del Corredor Bioceánico carecen de coordinación y visión holística dada la magnitud del emprendimiento, las posibles ventajas y los grandes impactos que puede causar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The construction of a Bioceanic Route that will link Brazilian ports to Chilean ports is seen as an alternative for the flow of Brazilian exports. The recent evolution of the construction negotiations was accompanied by practical measures such as paving in Paraguay essential sections for the implementation of the Project. However, studies on environmental and social impacts only emerge after construction begins, posing political challenges for managers regarding the reconciliation of economic development and environmental responsibility. The application of the FIT-2-Deeds framework proves to be a good tool for assessing and developing the Bioceanic corridor, since corridors in the world have already been built and their economic and environmental results are already consolidated. Actions for the consolidation of the Biocean Corridor lack coordination and holistic vision given the magnitude of the venture, the possible advantages and the large impacts it can cause.
  • Ciências na Rota: uma análise do trinômio “pesquisa, ensino e extensão” Dossier

    Barretto, Raquel Silva; Cunha, Inara Pereira da; Assis, André Vinicius Batista de

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa no Brasil percorreu um longo caminho até a sua inserção junto ao ensino e à extensão, sendo que um dos objetivos desse trinômio é a capacitação de profissionais atentos às necessidades sociais contemporâneas. Hoje, um dos temas profícuos para a academia brasileira é a construção da Rota Bioceânica. Com o objetivo de mapear o que tem sido produzido cientificamente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando as bases virtuais SciELO e Portal de Periódicos da Capes. Como complementação, analisou-se o Diretório de grupos de pesquisa registrados no CNPq. As buscas resultaram em 66 artigos e 02 grupos de pesquisa. O primeiro artigo encontrado sobre a temática foi publicado em 2000 e, quase duas décadas depois, em 2018 ocorreu uma propulsão nas produções brasileiras. A Revista com mais publicações foi a Interações, os grupos que mais publicaram fazem parte da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), com predominância dos brasileiros. Concluiu-se que há uma concentração das publicações no Mato Grosso do Sul, Estado aonde a Rota vem sendo construída e, internacionalmente, os estudos se limitam aos países envolvidos. Os temas mais abordados são referentes ao turismo, desenvolvimento territorial e infraestrutura. As lacunas apontam para a falta de envolvimento de docentes e discentes de outros Estados brasileiros, a homogeneidade nos componentes dos grupos registrados no Diretório, apesar da UniRila estar ativa e demonstrar parcerias em torno da elaboração das investigações. Há também hiatos relativos a outros temas essenciais e ausência de abordagens inerentes à extensão, sendo evidenciados o ensino e a pesquisa. A revisão demonstrou que a Rede ainda é nova e tem muito a ser trabalhado, inclusive a ciência é uma das aliadas na perspectiva do posicionamento do Mercosul no Pacífico, nas cooperações internacionais e no desenvolvimento territorial.

    Resumo em Espanhol:

    Abstract La investigación en Brasil ha recorrido un largo camino para su inserción en la enseñanza y la extensión, y uno de los objetivos de este trinomio es la formación de profesionales atentos a las necesidades sociales contemporáneas. Hoy, uno de los temas fructíferos para la academia brasileña es la construcción de la Ruta Bioceánica. Con el objetivo de mapear lo producido científicamente, se realizó una revisión integrativa de la literatura, utilizando las bases de datos virtuales SciELO y Portal de Periódicos da Capes. Como complemento, se analizó el Directorio de grupos de investigación registrados en el CNPq. Las búsquedas resultaron en 66 artículos y 02 grupos de investigación. El primer artículo encontrado sobre el tema fue publicado en 2000 y, casi dos décadas después, en 2018, hubo un impulso en las producciones brasileñas. La revista con más publicaciones fue Interações, los grupos que más publicaron son parte de la Red Universitaria de la Ruta de la Integración Latinoamericana (UniRila), con predominio de brasileños. Se concluyó que existe una concentración de publicaciones en Mato Grosso do Sul, Estado donde se está construyendo la Ruta y, a nivel internacional, los estudios se limitan a los países involucrados. Los temas más discutidos están relacionados con el turismo, el desarrollo territorial y la infraestructura. Los vacíos apuntan a la falta de involucramiento de profesores y estudiantes de otros estados brasileños, la homogeneidad en los componentes de los grupos registrados en el Directorio, a pesar de que la UniRila se muestra activa y demostrando alianzas en torno a la elaboración de investigaciones. También existen vacíos relacionados con otros temas esenciales y ausencia de enfoques propios de la extensión, con énfasis en la docencia y la investigación. La revisión mostró que la Red aún es nueva y tiene mucho por trabajar, incluyendo a la ciencia como uno de los aliados en la perspectiva del posicionamiento del Mercosur en el Pacífico, en la cooperación internacional y en el desarrollo territorial.

    Resumo em Inglês:

    Resumen Research in Brazil has come a long way to its insertion in teaching and extension, and one of the objectives of this trinomial is the training of professionals attentive to contemporary social needs. Today, one of the fruitful themes for the Brazilian academy is the construction of the Bioceânica Route. With the objective of mapping what has been produced scientifically, an integrative literature review was carried out, using the virtual databases SciELO and Portal de Periódicos da Capes. As a complement, the Directory of research groups registered with CNPq was analyzed. The searches resulted in 66 articles and 02 research groups. The first article found on the subject was published in 2000 and, almost two decades later, in 2018, there was a boost in Brazilian productions. The magazine with the most publications was Interações, the groups that most published are part of the University Network of the Latin American Integration Route (UniRila), with a predominance of Brazilians. It was concluded that there is a concentration of publications in Mato Grosso do Sul, the State where the Route is being built and, internationally, studies are limited to the countries involved. The most discussed topics are related to tourism, territorial development and infrastructure. The gaps point to the lack of involvement of professors and students from other Brazilian states, the homogeneity in the components of the groups registered in the Directory, despite UniRila being active and demonstrating partnerships around the elaboration of investigations. There are also gaps related to other essential themes and absence of approaches inherent to extension, with emphasis on teaching and research. The review showed that the Network is still new and has a lot to work on, including science is one of the allies in the perspective of Mercosur's positioning in the Pacific, in international cooperation and in territorial development.
  • Vigilância em saúde do trabalhador migrante no Corredor Rodoviário Bioceânico Dossier

    Cunha, Inara Pereira da Cunha; Assis, André Vinicius Batista de; Barretto, Raquel Silva; Luciano, Carini de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo A saúde dos trabalhadores migrantes na Rota Bioceânica requer ações abrangentes, e é necessário compreender seus problemas e agravos. Este ensaio tem o objetivo de compreender as possibilidades de ações de vigilância da saúde dos trabalhadores em situações de migração na Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul. Para identificar esses elementos, foi utilizada uma revisão narrativa da literatura considerando um referencial teórico. Utilizou-se o portal States National Library of Medicine National Institutes of Health (Medline/ PubMed), aplicando os termos: “Surveillance of the Workers Health”; “Health Vulnerability”; “Transients and Migrants”; combinados com o operador booleano “AND”. Foram identificados cinco aspectos que compõem a vigilância em saúde do trabalhador: assistência, vigilância, notificação, planejamento e gestão. No contexto da assistência, é crucial fornecer acesso aos serviços de saúde, incluindo atendimento emergencial, cuidados materno-infantis e tratamento de doenças transmissíveis e relacionadas ao trabalho. A vigilância da saúde deve focar na prevenção e promoção da saúde com ações pautadas na identificação de riscos ocupacionais, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A coleta e análise de dados epidemiológicos são fundamentais para direcionar ações de vigilância e implementar medidas adequadas, possível por meio das notificações. Para o planejamento e gestão deve-se fortalecer parcerias com dispositivos sociais, e a rede de atenção à saúde do trabalhador, regularizando o trabalho e combatendo práticas precárias e ilegais. Conclui-se que políticas públicas devem ser direcionadas às dimensões que compõem a vigilância em saúde do trabalhador, visando assegurar melhores condições de vida aos migrantes trabalhadores na rota bioceânica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La salud del trabajador migrante en la ruta bioceánica requiere acciones integrales, siendo necesario comprender sus problemas y agravios. Este es un artículo de reflexión teórica cuyo objetivo fue comprender las posibilidades de las acciones de vigilancia en salud del trabajador en situaciones de migración en la ruta bioceánica en Mato Grosso do Sul. Para una identificación desses elementos, utilizou-se a revision narrativa da literatura, à luz de um referencial teórico. Utilizou-se o portal State National Library of Medicine National Institutes of Health (Medline/PubMed), aplicando os termos: “Vigilancia de la Salud de los Trabajadores”; “Vulnerabilidad en Salud”; “Transitorios y Migrantes”; combinados con el operador boleeano “AND”. Se identificaron cinco aspectos que componen la vigilancia en salud del trabajador: asistencia, vigilancia, notificación, planificación y gestión. En el contexto de la asistencia, es crucial proporcionar acceso a servicios de salud, incluyendo atención de emergencia, cuidados materno-infantiles y tratamiento de enfermedades transmisibles y relacionadas con el trabajo. La vigilancia de la salud debe centrarse en la prevención y promoción de la salud a través de acciones basadas en la identificación de riesgos ocupacionales, accidentes y enfermedades relacionadas con el trabajo. La recolección y análisis de datos epidemiológicos son fundamentales para orientar las acciones de vigilancia e implementar medidas adecuadas, lo cual es posible mediante notificaciones. Para la planificación y gestión, es necesario fortalecer las alianzas con dispositivos sociales, mejorar la red de atención a la salud del trabajador y regularizar el trabajo de estos migrantes para combatir prácticas precarias e ilegales. Conclui-se que las políticas públicas deben ser dirigidas a las dimensiones que compõem a vigilância em saúde do trabalhador, visando assegurar melhores condições de life aos migrantes trabalhadores na rota bioceânica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The health of migrant workers on the Bioceanic Route requires comprehensive actions, and it is necessary to understand their issues and problems. This is a theoretical reflection article whose objective was to comprehend the possibilities of health surveillance actions for workers in migration situations on the Bioceanic Route in Mato Grosso do Sul. For the identification of these elements, a narrative review of the literature was used, in light of a theoretical framework. Use the portal States National Library of Medicine National Institutes of Health (Medline/PubMed), applying the terms: “Surveillance of the Workers Health”; “Health Vulnerability”; “Transients and Migrants”; combined with the Boolean operator “AND”. Five aspects that constitute health worker surveillance were identified: assistance, surveillance, notification, planning, and management. In the context of assistance, it is crucial to provide access to health services, including emergency care, maternal and child care, and treatment of communicable and work-related diseases. Health surveillance should focus on prevention and health promotion through actions centered on identifying occupational risks, accidents, and work-related illnesses. The collection and analysis of epidemiological data are essential to guide surveillance actions and implement appropriate measures, made possible through notifications. For planning and management, it is necessary to strengthen partnerships with social devices, enhance the worker health care network, and regularize the work of these migrants to combat precarious and illegal practices. It is concluded that public policies should be addressed to the dimensions that make up the surveillance of the worker's health, aiming to ensure better living conditions for migrant workers in the Bioceanic Route.
  • O trabalho Frente à implementação do Corredor Bioceânico em Mato Grosso do Sul (BR) Dosier

    Fernandes, Tatiane Aparecida Dreger de Souza; Urquiza, Antônio Hilário Aguilera; Cruz, Ricardo Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo O Corredor Bioceânico, ou Rota de Integração Latino Americana – Rila, é um corredor rodoviário que visa integrar o território latino-americano e asiático. O discurso dos entusiastas do empreendimento sugere uma série de benefícios, incluindo o desenvolvimento econômico, aprimoramento da competitividade das cadeias produtivas e melhores oportunidades de emprego ao longo dessa rota. No entanto, é notável a falta de informações detalhadas sobre como essas promessas serão concretizadas e de que forma a população local se relaciona ou é contemplada – em sua diversidade – com o projeto. Neste sentindo, o objetivo deste trabalho é promover um debate reflexivo, para além da visão economicista e idealizada da implementação do Corredor Bioceânico, tendo como recorte espacial, o estado de Mato Grosso do Sul, e dando enfoque à questão do trabalho. Para tal, esta pesquisa utilizou-se de uma revisão da literatura, com análises a partir de autores da Antropologia e Geografia. Os resultados revelaram que a construção do corredor deve ser pensada para além dos supostos “benefícios econômicos” que ele possa gerar. Apesar deste trabalho concentrar as análises em Mato Grosso do Sul, as discussões levantadas extrapolam as fronteiras do estado, sendo relevantes para toda a extensão da implementação do corredor. Este trabalho chama a atenção para a necessidade de considerar as múltiplas perspectivas em jogo na construção do Corredor Bioceânico, indo além das suas supostas vantagens econômicas mais gerais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Corredor Bioceánico, o Ruta de Integración Latinoamericana- Rila, es un corredor vial que tiene como objetivo integrar el territorio latinoamericano y asiático. El discurso de los entusiastas del proyecto sugiere una serie de beneficios, incluido el desarrollo económico, la mejora de la competitividad de las cadenas productivas y mejores oportunidades de empleo a lo largo de esta ruta. Sin embargo, es notable la falta de información detallada sobre cómo se materializarán estas promesas y de qué manera la población local se relaciona o se ve contemplada – en su diversidad – en el proyecto. En este sentido, el objetivo de este trabajo es promover un debate reflexivo, más allá de la visión economicista e idealizada de la implementación del Corredor Bioceánico, con un enfoque en la cuestión del trabajo y teniendo como recorte espacial al estado de Mato Grosso do Sul. Para ello, esta investigación se basó en una revisión de la literatura, con análisis a partir de autores de la Antropología y la Geografía. Los resultados revelaron que la construcción del corredor debe pensarse más allá de los supuestos "beneficios económicos" que pueda generar. A pesar de que este trabajo se centra en análisis en Mato Grosso do Sul, las discusiones planteadas trascienden las fronteras del estado y son relevantes para toda la extensión de la implementación del corredor. Este trabajo destaca la necesidad de considerar las múltiples perspectivas involucradas en la construcción del Corredor Bioceánico, yendo más allá de sus supuestas ventajas económicas más generales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Bioceanic Corridor, or Latin American Integration Route - Rila, is a road corridor aimed at integrating the Latin American and Asian territories. The discourse of the project's enthusiasts suggests a series of benefits, including economic development, improved competitiveness of productive chains, and better employment opportunities along this route. However, the lack of detailed information on how these promises will be realized and how the local population relates to or is included – in its diversity – in the project is notable. In this sense, the objective of this work is to promote a reflective debate, beyond the economistic and idealized vision of the implementation of the Bioceanic Corridor, with a spatial focus on the state of Mato Grosso do Sul, and with a focus on the issue of labor. For this purpose, this research used a literature review, with analyses based on authors from Anthropology and Geography. The results revealed that the construction of the corridor should be thought beyond the supposed "economic benefits" it may generate. Although this work concentrates the analyses on Mato Grosso do Sul, the discussions raised go beyond the borders of the state, being relevant for the entire extent of the corridor's implementation. This work draws attention to the need to consider the multiple perspectives at play in the construction of the Bioceanic Corridor, going beyond its supposed broader economic advantages.
  • Rota da Integração Latino-Americana: um reflexo do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul Dosier

    Lima, Joana Ribas Bernardes; Lima, Maria Margareth Escobar Ribas; Souza, Rodrigo Mendes de; Junqueira, Juliana Villela

    Resumo em Português:

    Resumo Tendo como base a proposta para o Dossiê III: O Papel da Unirila nos Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina E Chile), este artigo tem como objetivo conceituar, identificar e analisar a importância do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul- MS e sua relevância no contexto da Rota bioceânica já que o corredor rodoviário cruzará parte deste território, ligando o Porto de Santos, no Brasil, com portos chilenos, passando pelo Paraguai e Argentina. Esta implantação certamente abrirá possibilidades econômicas em vários aspectos na região ao passo que considerar e identificar a cultura local poderá agregar valor e incorporar à temática cultural nas ações de turismo, desenvolvimento local, bem como nas políticas públicas. Este trabalho apresenta uma metodologia por meio de pesquisas documentais e bibliográficas e buscas de informações sobre o patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul- MS, junto aos órgãos competentes na identificação e preservação da cultura de MS. Com isso, espera-se que este artigo contribua com informações para estas ações de planejamento e desenvolvimento regionais, na mesma medida em que também possa fortalecer a conscientização da comunidade local, a partir da valorização de suas práticas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado en la propuesta del Dossier: El Papel de Unirila en los Desafíos de la Integración en la Ruta Biooceánica (Brasil, Paraguay, Argentina y Chile), este artículo tiene como objetivo conceptualizar, identificar y analizar la importancia del Patrimonio Cultural de Mato Grosso do Sul-MS y su relevancia en el contexto de la ruta biooceánica, ya que este corredor vial atraviesa parte de este territorio, causando impacto socioeconómico y cultural. El corredor biooceánico es un proyecto iniciado en el año 2000 con el propósito de construir una red de obras de infraestructura como hidrovías, puertos, interconexiones de energía y comunicaciones y corredores viales para conectar el Puerto de Santos, en Brasil, con puertos chilenos, pasando por Paraguay y Argentina. Este evento sin duda abrirá posibilidades económicas en varios aspectos de la región y, considerando e identificando la cultura local puede agregar valor e incorporar el tema cultural en acciones turísticas, desarrollo local y políticas públicas. Este trabajo presenta una metodología a través de la investigación documental y bibliográfica y busca información sobre el patrimonio cultural de Mato Grosso do Sul-MS, junto con los organismos competentes en la identificación y preservación de la cultura de la EM. Con esto, se espera que este artículo contribuya con información para estas acciones de desarrollo y para aumentar la autoestima de la comunidad que pertenece a este lugar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the proposal for the Dossier: The Role of Unirila in the Challenges of Integration in the Biooceanic Route (Brazil, Paraguay, Argentina and Chile), this article aims to conceptualize, identify and analyze the importance of the Cultural Heritage of Mato Grosso do Sul-MS and its relevance in the context of the biooceanic route since this road corridor crosses part of this territory, causing socioeconomic and cultural impact. The biooceanic corridor is a project started in 2000 with the purpose of building a network of infrastructure works such as waterways, ports, energy and communications interconnections and road corridors to connect the Port of Santos, in Brazil, with Chilean ports, passing through Paraguay and Argentina. This event will certainly open economic possibilities in various aspects in the region and, considering and identifying the local culture can add value and incorporate the cultural theme in tourism actions, local development as well as in public policies. This work presents a methodology through documentary and bibliographical research and searches for information about the cultural heritage of Mato Grosso do Sul-MS, together with the competent bodies in the identification and preservation of the culture of MS. With this, it is expected that this article contributes with information for these developmental actions and to increase the self-esteem of the community that belongs to this place.
  • Inovações no agronegócio no âmbito da Rota Bioceânica Dosier

    Weber, Vanessa; Marques, Nelagley

    Resumo em Português:

    Resumo A Rota Bioceânica conecta Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Ela pode ser considerada a maior obra de infraestrutura da América Latina e tem o potencial de reduzir o custo do transporte de mercadorias entre os quatro países e continentes. Além disso, o agronegócio é uma atividade de grande importância econômica para o Brasil e para o estado de Mato Grosso do Sul que pode ser um protagonista neste processo. A pecuária, em particular, é uma atividade importante na região, pelo valor representativo na economia do Estado. Assim, a Rota Bioceânica tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento do agronegócio na região. A rodovia facilitará o transporte de produtos agrícolas entre os países da região, o que tornará os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional. Além disso, a rodovia facilitará a entrada de novas tecnologias no setor agrícola, o que ajudará a melhorar a produtividade e a eficiência das fazendas. Este artigo tem como objetivo discutir inovações no agronegócio no âmbito da Rota Bioceânica, com foco na pecuária de precisão. Além disso, abordamos que a Rota Bioceânica, com seu potencial, pode ser uma rede que fortaleça e intensifique o desenvolvimento do comércio intrarregional. Justamente, após essa contextualização, destacamos a importância de se analisar a criação de Polos de Inovação e Tecnologias aplicadas à pecuária de precisão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Ruta Bioceánica conecta Brasil, Paraguay, Argentina y Chile. Se puede considerar la mayor obra de infraestructura de América Latina y tiene el potencial de reducir el costo del transporte de mercancías entre los cuatro países y continentes. Además, el agronegocio es una actividad de gran importancia económica para Brasil y para el estado de Mato Grosso do Sul que puede ser un protagonista en este proceso. La ganadería, en particular, es una actividad importante en la región, por el valor representativo en la economía del Estado. Así, la Ruta Bioceánica tiene el potencial de impulsar el desarrollo del agronegocio en la región. La carretera facilitará el transporte de productos agrícolas entre los países de la región, lo que hará que los productos brasileños sean más competitivos en el mercado internacional. Además, la carretera facilitará la entrada de nuevas tecnologías en el sector agrícola, lo que ayudará a mejorar la productividad y la eficiencia de las granjas. Este artículo tiene como objetivo discutir las innovaciones en el agronegocio en el contexto de la Ruta Bioceánica, con foco en la ganadería de precisión. Además, abordamos que la Ruta Bioceánica, con su potencial, puede ser una red que fortalezca e intensifique el desarrollo del comercio intrarregional. Precisamente, después de esta contextualización, destacamos la importancia de analizar la creación de Polos de Innovación y Tecnologías aplicadas a la ganadería de precisión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Bioceanic Route connects Brazil, Paraguay, Argentina and Chile. It can be considered the largest infrastructure project in Latin America and has the potential to reduce the cost of transporting goods between the four countries and continents. In addition, agribusiness is an activity of great economic importance for Brazil and for the state of Mato Grosso do Sul that can be a protagonist in this process. Livestock, in particular, is an important activity in the region, due to its representative value in the economy of this state. Thus, the Bioceânica Route has the potential to boost the development of agribusiness in the region. The highway will facilitate the transport of agricultural products between countries in the region, which will make Brazilian products more competitive in the international market. In addition, the highway will facilitate the entry of new technologies into the agricultural sector, which will help improve farm productivity and efficiency. This article aims to discuss innovations in agribusiness within the scope of the Bioceânica Route, focusing on livestock precision. In addition, we discuss that the Bioceânica Route, with its potential, can be a network that strengthens and intensifies the development of intraregional trade. Indeed, after this contextualization, we highlight the importance of analyzing the creation of Hubs of Innovation and Technologies applied to livestock precision.
  • Repertórios linguísticos utilizados na área de contato de Porto Murtinho e Carmelo Peralta Dosier

    Maciel, Ruberval Franco; Santos, Sandro Omar De Oliveira; Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo buscou identificar e descrever os aspectos presentes nos repertórios linguísticos utilizados na zona de contato de Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Além disso, examinamos como as particularidades socioculturais desta zona de conurbação se manifestam por meio da maneira singular com que as pessoas gerenciam esses repertórios e conduzem suas interações linguísticas. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória, com base na revisão bibliográfica, de forma seletiva e crítica. A análise, por meio da indexicalidade, permitiu a identificação das características sociolinguísticas no contexto local, assim como de seus significados, valores e status, atribuídos às línguas de contato em seus respectivos usos, que os diferentes grupos e estratos sociais, pertencentes à zona conurbação, atribuem aos códigos utilizados nos eventos diários e nas dinâmicas relacionais. Os múltiplos discursos, observados nas falas dos moradores locais e na sua forma fluida, denotam a necessidade de repensar a noção do que seja língua e linguagem em zonas de contato sob a perspectiva de superdiversidade. As variedades linguísticas e os usos que os moradores fazem dos diferentes idiomas disponíveis no repertório são característicos dessa zona de contato, e trata-se de uma condição que é evidenciada na coexistência das línguas espanhola, portuguesa e indígenas nesse território. A pluralidade linguística e os modos de utilização em conjunto das línguas que compõem o repertório, mesmo que em fragmentos, são evidenciados por meio das abordagens translíngues e das visões fluidas que não levaram em consideração somente a situação do falante e sua condição na sociedade, mas também as suas características superdiversas frente aos aspectos emocionais subjetivos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo buscó identificar y describir los aspectos presentes en los repertorios lingüísticos utilizados en la zona de contacto de Porto Murtinho y Carmelo Peralta, así como analizar cómo las características socioculturales de esta conurbación se representan en la peculiar manera en que las personas negocian dichos repertorios y realizar sus intercambios lingüísticos. Esta investigación se caracteriza por ser exploratoria, basada en una revisión bibliográfica, de manera selectiva y crítica. El análisis a través de la indexicalidad permitió identificar características sociolingüísticas en el contexto local y que significados, valores y estatus se atribuyen a las lenguas de contacto en sus respectivos usos, que los diferentes grupos y estratos sociales pertenecientes a la conurbación atribuyen a los códigos utilizados. en el acontecer cotidiano y en la dinámica relacional. Los múltiples discursos, observados en los discursos de los residentes locales y en su forma fluida, denotan la necesidad de repensar la noción de qué lengua está en las zonas de contacto desde la perspectiva de la superdiversidad. Las variedades lingüísticas y los usos que los residentes hacen de las diferentes lenguas disponibles en el repertorio son característicos de esta zona de contacto y esta es una condición que mejor se evidencia en la convivencia del español, el portugués y las lenguas indígenas en este territorio. La pluralidad lingüística y las formas de utilizar las lenguas que componen el repertorio en conjunto, aunque sea fragmentariamente, se evidencian a través de enfoques translingüísticos y miradas fluidas que no sólo tienen en cuenta la situación del hablante y su condición en la sociedad, sino también sus características súper diversas, en comparación con los aspectos emocionales subjetivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article sought to identify and describe the aspects present in the linguistic repertoires used in the contact zone of Porto Murtinho and Carmelo Peralta, as well as analyze how the sociocultural characteristics of this conurbation are represented in the peculiar way in which people negotiate such repertoires and perform their exchanges. linguistics. This research is characterized as exploratory, based on a bibliographical review, in a selective and critical manner. Analysis through indexicality allowed the identification of sociolinguistic characteristics in the local context and what are the meanings, values and status that are attributed to contact languages in their respective uses, which the different groups and social strata belonging to the conurbation attribute to the codes used in daily events and relational dynamics. The multiple discourses, observed in the speeches of local residents and in their fluid form, denote the need to rethink the notion of what language is in contact zones from the perspective of superdiversity. The linguistic varieties and the uses that residents make of the different languages available in the repertoire are characteristic of this contact zone and this is a condition that is best evidenced in the coexistence of Spanish, Portuguese and indigenous languages in this territory. Linguistic plurality and the ways of using the languages that make up the repertoire together, even if in fragments, are evidenced through translingual approaches and fluid views that not only take into account the situation of the speaker and his condition in society, but also its super diverse characteristics, compared to subjective emotional aspects.
  • Proteção e promoção dos direitos laborais no âmbito do Corredor Bioceânico Dosier

    Félix, Ynes da Silva; Nunes Filho, Aldo de Almeida; Aquino, João Victor Maciel de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo Tendo em vista a implantação do Corredor Bioceânico, o presente artigo analisa o impacto deste para as relações de trabalho que serão incrementadas em seu âmbito, traçando como objetivo analisar os sistemas jurídico-trabalhistas dos países partes e as normas internacionais e regionais aplicáveis na perspectiva de demonstrar a necessidade de proteger e promover os direitos humanos sociais. Por resultado, verifica-se a ocorrência de uma série de assimetrias entre os países parte do projeto, com diferenças quanto ao nível de proteção dos direitos humanos sociais que ao fim implicam não apenas na disparidade normativa, mas em lacunas da proteção das relações de trabalho em todo o projeto, o que reafirma a necessidade de proteção e promoção dos direitos sociais. Além disso, tem-se como um caminho possível de mitigação desses pontos o fortalecimento das instituições estatais e laborais, em especial os sindicatos. Para tanto faz uso da pesquisa bibliográfica e do método dedutivo como suporte de análise.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Considerando la implementación del Corredor Bioceánico, este artículo analiza el impacto que esto tendrá en las relaciones laborales que se verán fortalecidas en su ámbito, con el objetivo de analizar los sistemas jurídico-laborales de los países involucrados, así como las normativas internacionales y regionales aplicables, con el fin de demostrar la necesidad de proteger y promover los derechos humanos sociales. Como resultado, se verifica la ocurrencia de una serie de asimetrías entre los países parte del proyecto, con diferencias de nivel de protección de los derechos humanos sociales que al final importan no tan solo en divergencias normativas, pero en deficiencias de protección de las relaciones de trabajo en todo proyecto, reafirmando la necesidad de protección y promoción de los derechos sociales. Además, se tiene como un camino posible para la mitigación de los dichos puntos el fortalecimiento de las instituciones estatales y laborales, en particular los sindicatos. Para eso, se utiliza la investigación bibliográfica y el método deductivo como soporte de análisis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In view of the implementation of the Biooceanic Corridor, this article analyzes its impact on the labor relations that will be increased in its scope, with the objective of analyzing the legal and labor systems of the countries parties and the applicable international and regional standarts with a view to demonstrating the need to protect and promote social human rights. As a result, there is a series of asymmetries between the countries part of the project with differences in the level of protection of social human rights that in the end imply not only normative disparity, but in gaps in the protection of labor relations throughout the project, which reaffirms the need for protection and promotion of social rights. In addition, the strengthening of state and labor institutions, especially the unions, is a possible way to mitigate these points. To this end, it makes use of bibliographic research and the deductive method as analysis support.
  • A influência da cultura paraguaia em Campo Grande, MS, e suas relações com a Rota Bioceânica Dosier

    Garcia, Daniela Sottili; Oliveira Neto, Antonio Firmino de

    Resumo em Português:

    Resumo Baseada na história da imigração das diversas etnias que colaboram para a construção identitária de Campo Grande, MS, encontram-se as contribuições da colônia paraguaia. Com o objetivo de apontar traços identitários da cultura paraguaia sobre a cultura campo-grandense e suas relações com a Rota Bioceânica, esta pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, utilizou-se também do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como técnica de análise aplicada às respostas com o método da saturação utilizado para fechar as amostras. O texto abordou as contribuições da cultura paraguaia na cultura campo-grandense desde os primórdios da cidade morena, e de que maneira a posição estratégica de Campo Grande na implantação da Rota Bioceânica, estreitará mais evidentemente as duas culturas, apontando os possíveis impactos socioculturais dessa potencialização. Uma vez que a pesquisa demonstrou que a cultura campo-grandense se converge em vários momentos com a cultura paraguaia, seja na música, na dança ou na gastronomia, desta forma, a cultura paraguaia pode ser considerada como um traço identitário na cultura campo-grandense.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de la historia de la inmigración de las distintas etnias que contribuyen a la construcción de la identidad de Campo Grande, MS, encontramos los aportes de la colonia paraguaya. Con el objetivo de señalar rasgos de identidad de la cultura paraguaya en la cultura de Campo Grande y sus relaciones con la Ruta Bioceánica, esta investigación, de carácter bibliográfico y documental, también utiliza el Discurso del Sujeto Colectivo (DSC) como técnica de análisis aplicada a las respuestas con el Método de saturación utilizado para cerrar las muestras. El texto aborda los aportes de la cultura paraguaya a la cultura de Campo Grande desde el comienzo de la ciudad de Morena, y cómo la posición estratégica de Campo Grande en la implementación de la Ruta Bioceánica acercará más claramente las dos culturas, señalando las posibles relaciones socio impactos culturales de este potencial. Ya que la investigación demostró que la cultura de Campo Grande converge en varios momentos con la cultura paraguaya, sea en la música, la danza o la gastronomía. De esta manera, la cultura paraguaya puede considerarse como un rasgo de identidad en la cultura de Campo Grande.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the history of immigration of the different ethnicities that contribute to the construction of identity in Campo Grande, MS, we find the contributions of the Paraguayan colony. With the aim of pointing out identity traits of Paraguayan culture on the Campo Grande culture and its relations with the Bioceanic Route, this research, of a bibliographic and documentary nature, also uses the Collective Subject Discourse (DSC) as an analysis technique applied to responses with the saturation method used to close the samples. The text addresses the contributions of Paraguayan culture to Campo Grande culture since the beginnings of the Morena city, and how the strategic position of Campo Grande in the implementation of the Bioceanicpio Route will more clearly bring the two cultures closer together, pointing out the possible socio-cultural impacts of this potential. Since the research demonstrated that Campo Grande culture converges at various times with Paraguayan culture, whether in music, dance, or gastronomy. In this way, Paraguayan culture can be considered as an identity trait in Campo Grande culture.
  • Rota das Águas: desafios da gestão dos recursos hídricos em um cenário transfronteiriço da Rota de Integração Latino-Americana Dosier

    Casadei, Maria Teresa de Mendonça; Casadei, Juliana de Mendonça

    Resumo em Português:

    Resumo Os recursos hídricos desempenham um papel vital na sustentabilidade ambiental, econômica e social em todo o mundo. Na América Latina, isso se torna mais evidente, diante da diversidade de biomas que abriga uma abundância de rios, lagos e aquíferos compartilhados por múltiplos países. Nesse contexto, a "Rota de Integração Latino-americana" emerge como uma área geográfica de extrema relevância, onde Brasil, Paraguai, Argentina e Chile compartilham fronteiras e uma interconexão natural de recursos hídricos. A "Rota das Águas" que atravessa esses quatro países tornou-se um ponto focal de discussões sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos em uma perspectiva transfronteiriça. O aumento da demanda por água, os desafios ambientais, as mudanças climáticas e as questões socioeconômicas agravam a importância dessa região para a segurança hídrica e o desenvolvimento territorial. Partindo de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, este artigo busca analisar os desafios enfrentados na gestão dos recursos hídricos ao longo da "Rota das Águas" na perspectiva da cooperação e governança transfronteiriça. A análise dos dados coletados utilizou-se do método comparativo sobre governança das águas entre os países da rota, abordando-se questões como a regulamentação legal, as políticas públicas, a participação dos múltiplos atores envolvidos e as iniciativas de gestão conjunta que visam preservar e aprimorar a utilização sustentável desses recursos. Ao explorar as complexidades dessa região compartilhada, o trabalho contribui para um entendimento mais profundo dos desafios e das oportunidades relacionados à gestão de recursos hídricos em um contexto transfronteiriço na América Latina, servindo como inventário para a governança multinível, multiescalar e transnacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los recursos hídricos desempeñan un papel vital en la sostenibilidad ambiental, económica y social en todo el mundo. En América Latina, esto se vuelve más evidente, dada la diversidad de biomas que albergan una gran cantidad de ríos, lagos y acuíferos compartidos por múltiples países. En este contexto, la “Ruta de la Integración Latinoamericana” emerge como un área geográfica de suma relevancia, donde Brasil, Paraguay, Argentina y Chile comparten fronteras y una interconexión natural de recursos hídricos. La "Ruta del Agua" que atraviesa estos cuatro países se ha convertido en un punto focal de discusiones sobre la gestión sostenible de los recursos hídricos desde una perspectiva transfronteriza. La mayor demanda de agua, los desafíos ambientales, el cambio climático y los problemas socioeconómicos exacerban la importancia de esta región para la seguridad hídrica y el desarrollo territorial. A partir de una investigación cualitativa, bibliográfica y documental, este artículo busca analizar los desafíos enfrentados en la gestión de los recursos hídricos a lo largo de la "Rota das Águas" en la perspectiva de la cooperación y la gobernanza transfronterizas. El análisis de los datos recolectados utilizó el método comparativo sobre la gobernanza del agua entre los países de la ruta, abordando temas como la regulación legal, las políticas públicas, la participación de múltiples actores involucrados y las iniciativas de gestión conjunta orientadas a preservar y mejorar el uso sostenible de estos recursos. Al explorar las complejidades de esta región compartida, el trabajo contribuye a una comprensión más profunda de los desafíos y oportunidades relacionados con la gestión de los recursos hídricos en un contexto transfronterizo en América Latina, sirviendo como un inventario para la gobernanza multinivel, multiescalar y transnacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Water resources play a vital role in environmental, economic and social sustainability around the world. In Latin America, this becomes more evident, given the diversity of biomes that are home to an abundance of rivers, lakes and aquifers shared by multiple countries. In this context, the "Latin American Integration Route" emerges as a geographical area of extreme relevance, where Brazil, Paraguay, Argentina and Chile share borders and a natural interconnection of water resources. The "Water Route" that crosses these four countries has become a focal point of discussions on the sustainable management of water resources from a transboundary perspective. The increased demand for water, environmental challenges, climate change and socioeconomic issues exacerbate the importance of this region for water security and territorial development. Based on a qualitative, bibliographical and documentary research, this article seeks to analyze the challenges faced in the management of water resources along the "Rota das Águas" in the perspective of cross-border cooperation and governance. The analysis of the data collected used the comparative method on water governance between the countries on the route, addressing issues such as legal regulation, public policies, the participation of multiple actors involved and joint management initiatives aimed at preserving and improve the sustainable use of these resources. By exploring the complexities of this shared region, the work contributes to a deeper understanding of the challenges and opportunities related to the management of water resources in a transboundary context in Latin America, serving as an inventory for multilevel, multiscalar and transnational governance.
  • Mobilidade sustentável e o papel das cidades na integração territorial pelo corredor de desenvolvimento Dosier

    Bertuzzi, Felipe Buller; Bourlegat, Cleonice Alexandre Le; Casadei, Juliana de Mendonça

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo foi apresentar e discutir estratégias de mobilidade sustentável e o papel das cidades na integração territorial, num corredor de desenvolvimento de natureza transnacional. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e explicativa em consonância ao objetivo estabelecido, baseado em fontes bibliográficas e documentais, com o propósito de refletir sobre as propostas da Rota de Integração Latino-Americana (RILA) como corredor de desenvolvimento. De acordo com a pesquisa, pôde-se verificar o importante papel exercido pela mobilidade sustentável no corredor de transporte, como motor de desenvolvimento, assim como o papel estratégico de nó multimodal exercido pela cidade numa rede urbana polinuclear, especialmente quando esta adota medidas de mobilidade urbana sustentável. A mobilidade sustentável refletida neste estudo abrange as dimensões econômica, social e ambiental. Procurou-se alertar sobre a importância atual de um maior esforço no sentido do uso de tecnologias digitais, detectar soluções energéticas de descarbonização no transporte e buscar conexões com outros corredores de transporte, em especial, ferroviário, para um efeito estruturante da integração territorial pretendida, para se atingir desde a escala regional até a transnacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este estudio fue presentar y discutir estrategias de movilidad sostenible y el papel de las ciudades en la integración territorial, en un corredor de desarrollo de carácter transnacional. Se trata de un estudio exploratorio y explicativo acorde al objetivo planteado, basado en fuentes bibliográficas y documentales, con el propósito de reflexionar sobre las propuestas de la Ruta de la Integración Latinoamericana (RILA) como corredor de desarrollo. Según la investigación, se pudo constatar el importante papel que juega la movilidad sostenible en el corredor de transporte, como motor de desarrollo, así como el papel estratégico de nodo multimodal que desempeña la ciudad en una red urbana polinuclear, especialmente cuando Adopta medidas de movilidad urbana sostenible. La movilidad sostenible reflejada en este estudio abarca dimensiones económicas, sociales y ambientales. Buscamos concienciar sobre la importancia actual de un mayor esfuerzo hacia el uso de tecnologías digitales, detectando soluciones energéticas para la descarbonización en el transporte y buscando conexiones con otros corredores de transporte, especialmente ferroviarios, para lograr un efecto estructurante de la pretendida integración territorial. desde escalas regionales a escalas transnacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this study was to present and discuss sustainable mobility strategies and the role of cities in territorial integration, in a transnational development corridor. This is an exploratory and explanatory study in line with the established objective, based on bibliographic and documentary sources, with the purpose of reflecting on the proposals of the Latin American Integration Route (RILA) as a development corridor. According to the research, it was possible to verify the important role played by sustainable mobility in the transport corridor, as a driver of development, as well as the strategic role of a multimodal node played by the city in a polynuclear urban network, especially when it adopts mobility measures sustainable urban. The sustainable mobility reflected in this study covers economic, social and environmental dimensions. We sought to raise awareness about the current importance of greater effort towards the use of digital technologies, detecting energy solutions for decarbonization in transport and seeking connections with other transport corridors, especially rail, for a structuring effect on the intended territorial integration, to be achieved from regional to transnational scales.
Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br