Resumo em Português:
RESUMO A inserção das Lutas/Artes Marciais no campo escolar tem sido tema frequente no campo da Educação Física. As obras de Paulo Freire emergem como possibilidade para atuação pedagógica nesse tema. Realizou-se uma pesquisa-formação qualitativa, com observação, análise e reflexão sobre a experiência com três turmas de Ensino Médio de uma escola pública do município de Lavras (Brasil), somando-se 44 horas/aula. Recorreu-se a um diário de bordo para registro. Os resultados apontaram para uma vasta bagagem cultural dos estudantes sobre o assunto. Concluiu-se que o ensino de práticas como essa, numa perspectiva de educação libertadora, pode contribuir com a formação de sujeitos autônomos, com visões ampliadas de mundo.Resumo em Espanhol:
RESUMEN La inserción de las Luchas/Artes Marciales en el ámbito escolar ha sido un tema frecuente en el campo de la Educación Física. Las obras de Paulo Freire emergen como una posibilidad de acción pedagógica en esta temática. Se realizó una investigación cualitativa, con observación, análisis y reflexión sobre la experiencia con tres clases de secundaria de una escuela pública del municipio de Lavras (Brasil), sumando 44 horas/clase. Para el registro se utilizó un cuaderno de bitácora. Los resultados apuntaron a un vasto bagaje cultural de los estudiantes sobre el tema. Se concluyó que la enseñanza de prácticas como ésta, en una perspectiva de educación liberadora, puede contribuir a la formación de sujetos autónomos, con visiones ampliadas del mundo.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The insertion of Fights/Martial Arts in the school field has been a frequent theme in the field of Physical Education. Paulo Freire's works emerge as a possibility for pedagogical action in this theme. A qualitative research was carried out, with observation, analysis and reflection on the experience with three high school classes from a public school in the municipality of Lavras (Brazil), adding up to 44 hours/class. A logbook was used for recording. The results pointed to a vast cultural baggage of students on the subject. It was concluded that the teaching of practices like this, in a perspective of liberating education, can contribute to the formation of autonomous subjects, with expanded views of the world.Resumo em Português:
RESUMO Este estudo investigou o ensino das atividades circenses em escolas brasileiras, com foco no perfil das escolas, docentes e suas práticas pedagógicas. Utilizando um questionário online e combinando o método “bola de neve” e a busca ativa de participantes, a pesquisa envolveu 82 professores de todas as regiões. Os resultados destacam que o ensino de circo prevalece nos anos iniciais do Ensino Fundamental, integrado à disciplina de Educação Física principalmente nas escolas públicas e como atividade extracurricular nas privadas. Desafios como falta de infraestrutura, turmas numerosas e escassa formação nessa temática foram destacados. A pesquisa corrobora o fortalecimento dessa atividade no âmbito escolar e sugere a necessidade de mais formação e suporte aos professores.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este estudio investigó la enseñanza de las actividades circenses en las escuelas brasileñas, centrándose en el perfil de la escuela, de los docentes y las prácticas pedagógicas. Por medio de un cuestionario en línea y combinando el método de “bola de nieve” con la búsqueda activa de participantes, respondieron 82 docentes de todas las regiones. Los resultados destacan que la enseñanza del circo ocurre mayoritariamente en los primeros años de la Educación Primaria, integrándose más frequentemente a la disciplina de Educación Física en las escuelas públicas y como actividad extraescolar en las privadas. Se destacaron desafíos como la falta de infraestructura y formación y clases numerosas. El estudio corrobora el fortalecimiento de esta actividad en la escuela y sugiere la necesidad de formación y apoyo a los docentes.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This study investigated teaching circus activities in Brazilian schools, focusing on the school and teachers profile and its pedagogical practices. Using an online questionnaire and combining “snowball” method and active search of participants, our study included 82 teachers from all regions. The results highlight that circus teaching happens more recurrently in the early years of Elementary Education, being integrated into the PE mostly in public schools and as an extracurricular activity in private schools. Lack of infrastructure and training and large group of students were highlighted as frequent challenges. The study reinforces the strengthening of this activity at the school level and suggests the need for additional training and support for teachers.Resumo em Português:
RESUMO O presente trabalho tem como objetivo, analisar os movimentos pela regulamentação da profissão de Educação Física nos anos de 1940 e nos anos de 1980/1990. Debruçados no método materialista histórico dialético, buscamos demonstrar ao leitor as diferenças em ambos os movimentos e exprimir o processo histórico de cada uma das épocas, possibilitando-nos comprovar nossa hipótese de que o primeiro movimento buscava a regulamentação do trabalho, enquanto o segundo a regulamentação da profissão. Por fim, apesar da literatura utilizar-se da mesma categoria para ambos os movimentos, os processos históricos e as determinações, de cada período, nos ajudam a compreender suas diferenças.Resumo em Espanhol:
RESUMEN El presente trabajo tiene como objetivo analizar los movimientos por la regulación de la profesión de la Educación Física en la década de 1940 y en las décadas de 1980/1990. Centrándonos en el método materialista histórico dialéctico, buscamos demostrar al lector las diferencias de ambos movimientos y expresar el proceso histórico de cada una de las épocas, lo que nos permite probar nuestra hipótesis de que el primer movimiento buscaba la regulación del trabajo, mientras que el segundo la regulación de la profesión. Finalmente, aunque la literatura utiliza la misma categoría para ambos movimientos, los procesos y determinaciones históricas de cada período nos ayudan a entender sus diferencias.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The present work aims to analyze the movements for the regulation of the profession of Physical Education in the 1940s and in the 1980s/1990s. Focusing on the dialectical historical materialist method, we seek to demonstrate to the reader the differences in both movements and to express the historical process of each of the epochs, enabling us to prove our hypothesis that the first movement sought the regulation of work, while the second the regulation of the profession. Finally, although the literature uses the same category for both movements, the historical processes and determinations of each period help us to understand their differences.Resumo em Português:
RESUMO O estudo identificou os contextos de aprendizagem profissional mais valorizados por 52 professores-treinadores de voleibol escolar. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Contextos de Aprendizagem de Treinadores. Os dados foram analisados no software SPSS, versão 20.0, adotando o nível de significância de 95% (p<0,05). Enquanto que o grupo de professores-treinadores mais jovens apresentou baixa valorização do contexto formal, o grupo de professores-treinadores mais experientes valorizou todos os contextos de aprendizagem. Conclui-se que a existência de perfis distintos, ressaltam o caráter individual do processo de aprender e a necessidade de considera-los na implementação das ações de formação continuada destes profissionais.Resumo em Espanhol:
RESUMEN El estudio identificó los contextos de aprendizaje profesional más valorados por 52 entrenadores-profesores de voleibol escolar. Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario sociodemográfico y la Escala de Contextos de Aprendizaje. Los datos fueron analizados el software SPSS, versión 20.0, adoptando un nivel de significación del 95% (p<0,05). Mientras que el grupo de profesores–entrenadores más jóvenes mostraron poca apreciación del contexto formal, el grupo de profesores–entrenadores más experimentados valoró todos los contextos de aprendizaje. Se concluye que la existencia de diferentes perfiles enfatiza el carácter individual del proceso de aprendizaje y la necesidad de considerarlos en la implementación de acciones de educación continua para estos profesionales.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The study identified the professional learning contexts most valued by school volleyball 52 teacher-coaches. A sociodemographic questionnaire and the Coaches Learning Context Scale were used for data collection. Data were analyzed using SPSS, version 20.0, adopting a significance level of 95% (p<0.05). While the younger teacher-trainers showed low appreciation of the formal context, the more experienced teacher-trainers valued all learning contexts. It is concluded that the existence of different profiles emphasizes the individual nature of the learning process and the need to consider them in implementing continuing education actions for these professionals.Resumo em Português:
RESUMO Neste estudo, investigou-se a relação entre o tamanho de grupo (quantidade de integrantes) e o desenvolvimento de quatro variáveis da dimensão social da Ginástica para Todos: relações de amizade, habilidades sociais, participação ativa e encontros sociais. A pesquisa é quantitativa, com uso de questionário online e participação de 378 integrantes de 22 grupos brasileiros. Em síntese, os resultados indicam que grupos pequenos (≤19 integrantes) tem níveis maiores de amizade, habilidades sociais e participação ativa do que grupos grandes (≥20 integrantes). Conclui-se que a prática da Ginástica para Todos e as relações sociais dela derivadas mostram coerência com a teoria praxiológica (sistêmica), tornando-se mais complexa à medida em que a quantidade de sujeitos aumenta no interior dos grupos (maior complexidade informacional-relacional).Resumo em Espanhol:
RESUMEN En este estudio se investigó la relación entre el tamaño del grupo (número de miembros) y el desarrollo de cuatro variables de la dimensión social de la Gimnasia para Todos: relaciones de amistad, habilidades sociales, participación activa y reuniones sociales. El estudio es cuantitativo y se aplicó un cuestionario a 378 miembros de 22 grupos brasileños. Los resultados indican que los grupos pequeños (≤19 miembros) tienen mayores niveles de amistad, habilidades sociales y participación activa que los grupos grandes (≥20 participants). Se concluye que la práctica de la Gimnasia para Todos y las relaciones sociales que de ella se derivan muestran coherencia con la teoría praxiológica (sistémica), volviéndose más complejas a medida que aumenta el número de sujetos dentro de los grupos (mayor complejidad informacional-relacional).Resumo em Inglês:
ABSTRACT This study aimed to analyse the relationship between group size (number of gymnasts) and the development of four variables of the social dimension of Gymnastics for All: friendship, social skills, active participation, and social activities. Regarding the methods, the study is quantitative, and a questionnaire was applied to 378 members of 22 Brazilian GfA groups. The results indicate that small groups (≤19 participants) have higher levels of friendship, social skills and active participation than large groups (≥20 participants). It is concluded that the GfA activities and the social relations derived from it show coherence with the Motor Praxeology theory (systemic), becoming more complex as the number of participants increases within the groups (greater informational-relational complexity).Resumo em Português:
RESUMO Esse artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo de Avaliabilidade da Política Niterói de Bicicleta. Trata-se de uma abordagem pré-avaliativa cujo caminho metodológico adotou como etapas: i) Análise documental; ii) Construção do modelo teórico-lógico; iii) Pactuação do modelo com os atores interessados; iv) Definição das perguntas avaliativas. O estudo permitiu apresentar um desenho factível, mensurável e realista da política com as seguintes dimensões: Mobilidade Urbana, Segurança e Educação Cicloviária, Accountability e Cidade Saudável e Sustentável. Reforça-se aqui a importância de capilarizar ações de monitoramento e avaliação como um movimento indispensável ao fortalecimento da política de ciclomobilidade como transporte alternativo e promotor da saúde.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados del estudio de Evaluabilidad de la Política de Bicicletas de Niterói. Se trata de un enfoque preevaluativo cuyo recorrido metodológico adoptó los siguientes pasos: i) Análisis de documentos; ii) Construcción del modelo teórico-lógico; iii) Acuerdo sobre el modelo con los actores interesados; iv) Definición de preguntas evaluativas. El estudio permitió presentar un diseño factible, medible y realista de la política con las siguientes dimensiones: Movilidad Urbana, Seguridad y Educación Ciclista, Rendición de Cuentas y Ciudad Saludable y Sostenible. Se refuerza aquí la importancia de difundir acciones de seguimiento y evaluación como un movimiento imprescindible para fortalecer la política de ciclomovilidad como transporte alternativo y promotor de la salud.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This article aims to present the results of the Niterói Bicycle Policy Evaluability study. It is a pre-evaluative approach whose methodological path adopted the following steps: i) Document analysis; ii) Construction of the theoretical-logical model; iii) Agreement on the model with interested actors; iv) Definition of evaluative questions. The study made it possible to present a feasible, measurable and realistic design of the policy with the following dimensions: Urban Mobility, Safety and Cycle Education, Accountability and Healthy and Sustainable City. The importance of spreading monitoring and evaluation actions is reinforced here as an essential movement to strengthen the cyclomobility policy as an alternative transport and health promoter.Resumo em Português:
RESUMO O objetivo deste estudo foi testar o efeito do treino da figura através de exercícios especiais durante o período preparatório. Os participantes foram 13 nadadores artísticos com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos. Foi realizado um pré-experimento pré-teste-pós-teste para um único grupo e foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon. No que diz respeito aos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste na figura da perna de ballet reta, no desenho de indicadores Z (-2,536b) e no controlo Z (-2,539b), verifica-se um maior efeito do treino, o mesmo acontecendo na figura da barracuda Z (-2,536b). Pode-se afirmar, que a proposta evidencia sua funcionalidade.Resumo em Espanhol:
RESUMEN El objetivo de este estudio fue comprobar el efecto del entrenamiento de las figuras a través de ejercicios especiales durante el período preparatorio. Las participantes fueron 13 nadadoras artísticas con edades de 9 a 12 años. Se realizó un pre-experimento pretest-postest para un solo grupo y se aplicó la prueba no paramétrica de Wilcoxon. En cuanto a los resultados del postest con respecto al pretest en la figura pierna de ballet recta, en los indicadores diseño Z (-2,536b) y control Z (-2,539b) se muestra un mayor efecto del entrenamiento y fue de igual manera en la figura barracuda Z (-2,536b). Se puede afirmar, que la propuesta resalta su funcionabilidad.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The aim of this study was to test the effect of figure training through special exercises during the preparatory period. The participants were 13 artistic swimmers aged 9 to 12 years. A pretest-posttest pre-experiment was performed for a single group and the Wilcoxon nonparametric test was applied. Regarding the results of the post-test with respect to the pretest in the figure straight ballet leg, in the indicators design Z (-2.536b) and control Z (-2.539b) a greater effect of the training is shown and it was the same way in the figure barracuda Z (-2.536b). It can be affirmed that the proposal highlights its functionality.Resumo em Português:
RESUMO Este estudo investigou a participação e retenção de jovens atletas de basquetebol em Santa Catarina de 2012 a 2022. Utilizando uma abordagem quantitativa e descritiva, foram analisados, a partir de modelos de regressão multinível, dados da Federação Catarinense de Basquetebol, envolvendo 2978 atletas. Os resultados mostraram que apenas 7% dos homens e 6% das mulheres, que competem nas categorias sub 12, sub 13 e sub 15, alcançaram a competição adulta. Atletas das competições sub 12 tiveram maior probabilidade de ingressar na categoria adulta, com variações geográficas evidenciando diferenças na probabilidade de atingir a categoria adulta. Este estudo fornece informações cruciais para melhorar as oportunidades de desenvolvimento de jovens atletas de basquetebol em Santa Catarina.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este estudio investigó la participación y retención de jóvenes atletas de baloncesto en Santa Catarina de 2012 a 2022. Utilizando un enfoque cuantitativo y descriptivo, se analizaron datos de la Federación Catarinense de Baloncesto, involucrando a 2978 atletas, mediante modelos de regresión multinivel. Los resultados muestran que solo el 7% de los hombres y el 6% de las mujeres que compiten en las categorías sub-12, sub-13 y sub-15 llegan a la competencia adulta. Los atletas de las competiciones sub-12 tienen mayor probabilidad de ingresar a la categoría adulta, con variaciones geográficas que evidencian diferencias en las posibilidades de éxito. Este estudio brinda información crucial para mejorar las oportunidades de desarrollo de jóvenes atletas catarinenses de baloncesto.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This study examined the trends of participation and retention among young basketball athletes in Santa Catarina from 2012 to 2022. Using a quantitative and descriptive approach, data from the Catarinense Basketball Federation, involving 2978 athletes, were analyzed using multilevel regression models. The results showed that only 7% of men and 6% of women, which compete in the under-12, under-13, and under-15, categories attained adult competition. Athletes from the under-12 competitions had a higher probability of entering the adult category, with geographical variations highlighting differences in success rates. This study provides crucial information to improve the development opportunities for young basketball athletes in Santa Catarina.Resumo em Português:
RESUMO O artigo aborda o financiamento público do esporte em entes subnacionais do Brasil e Portugal, com uma ênfase na comparação entre os dois contextos. O objetivo é descrever e analisar comparativamente o financiamento público do esporte nestes países. O estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa combinada com análise descritiva, utilizando principalmente pesquisa documental. Conquanto haja diferenças na organização das fontes de recursos públicos para o esporte, os entes subnacionais de ambos os países participam destacadamente no financiamento deste setor. Embora o Brasil gaste mais em termos absolutos, os municípios portugueses têm despesas proporcionais mais elevadas.Resumo em Espanhol:
RESUMEN El artículo aborda la financiación pública del deporte en entidades subnacionales de Brasil y Portugal, con énfasis en la comparación entre los dos contextos. El objetivo es describir y analizar comparativamente la financiación pública del deporte en estos países. El estudio se caracteriza por ser una investigación cualitativa combinada con un análisis descriptivo, utilizando principalmente investigación documental. Si bien existen diferencias en la organización de las fuentes de financiamiento público para el deporte, las entidades subnacionales de ambos países participan de manera destacada en el financiamiento de este sector. Aunque Brasil gasta más en términos absolutos, los municipios portugueses tienen gastos proporcionales más altos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The article addresses the public financing of sport in subnational entities in Brazil and Portugal, with an emphasis on the comparison between the two contexts. The objective is to describe and comparatively analyze public financing of sport in these countries. The study is characterized as qualitative research combined with descriptive analysis, using mainly documentary research. Although there are differences in the organization of public funding sources for sport, subnational entities in both countries participate prominently in financing this sector. Although Brazil spends more in absolute terms, Portuguese municipalities have higher proportional expenses.Resumo em Português:
RESUMO Neste trabalho pretende-se apresentar o balanço bibliométrico da produção do GTT Políticas Públicas, no período entre 2011 e 2019, nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONBRACE/CONICE). Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva e documental, visando identificar e caracterizar os 242 trabalhos levantados. Predominam pesquisadores das regiões Sul e Sudeste. Quanto aos Estados e Instituições, destacam-se o PR (UEM e UFPR), o RS (UFRGS e UNISINOS) e o DF (UnB). As políticas públicas, o esporte e o lazer foram temáticas centrais. Os autores mais citados participam do próprio GTT-PP. O estudo permite afirmar a qualificação dos pesquisadores envolvidos e a valorização da publicização em anais de eventos.Resumo em Espanhol:
RESUMEN El objetivo de este trabajo es presentar una evaluación bibliométrica de la producción de Políticas Públicas de GTT, entre 2011 y 2019, en los anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte y del Congreso Internacional de Ciencias del Deporte (CONBRACE/CONICE). Se trató de un estudio exploratorio-descriptivo y documental con el objetivo de identificar y caracterizar los 242 trabajos relevados. Predominaron los investigadores de las regiones Sur y Sudeste. En cuanto a estados e instituciones, destacan PR (UEM y UFPR), RS (UFRGS y UNISINOS) y DF (UnB). Las políticas públicas, el deporte y el ocio fueron los temas centrales. Los autores más citados son miembros del propio GTT-PP. El estudio permite afirmar la cualificación de los investigadores implicados y el valor concedido a la publicación en los anales de los acontecimientos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The aim of this paper is to present a bibliometric assessment of the production of the GTT Public Policies, between 2011 and 2019, in the annals of the Brazilian Congress of Sports Sciences and the International Congress of Sports Sciences (CONBRACE/CONICE). This was an exploratory-descriptive and documentary study, aimed at identifying and characterizing the 242 papers surveyed. Researchers from the South and Southeast regions predominated. In terms of states and institutions, the PR (UEM and UFPR), RS (UFRGS and UNISINOS) and DF (UnB) stand out. Public policies, sport and leisure were the central themes. The most cited authors are members of the GTT-PP itself. The study shows the qualifications of the researchers involved and the value placed on publication in event proceedings.Resumo em Português:
RESUMO Este estudo teve o objetivo de analisar como tem se materializado o orçamento público da Função Desporto e Lazer (FDL) pelos diferentes entes federados do Estado brasileiro de 2013 a 2022. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho quanti-qualitativo, realizada a partir de análise documental, com base no indicador magnitude do gasto. Os dados da pesquisa revelam que: os diferentes entes federados variaram significativamente o gasto com FDL no período; os Municípios foram o ente federativo que mais investiu em FDL, além de mais de 90% daqueles terem aderido a destinação de recurso financeiro para a FDL; todos os Estados/Distrito Federal direcionaram recursos para a FDL no período, mas foram o segundo ente federado que mais gastou; e a União foi a que teve menor investimento.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo analizar cómo el presupuesto público para la Función de Deportes y Ocio (FDO) ha sido materializado por las diferentes entidades federadas del Estado brasileño de 2013 a 2022. Se trata de una investigación descriptiva, de carácter cuantitativo y cualitativo, realizado con base en un análisis documental, con base en el indicador de magnitud del gasto. Los datos de la investigación revelan que: las diferentes entidades federativas variaron significativamente su gasto en FDO en el período; Los municipios fueron la entidad federativa que más invirtió en el FDO, además de que más del 90% de ellos acordaron destinar recursos financieros al FDO; todos los estados/distrito federal dirigieron recursos al FDO durante el período, pero fueron la segunda entidad federativa que más gastó; y la Unión fue la que tuvo menor inversión.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This study aimed to analyze how the public budget for the Sports and Leisure Function (SLF) has been materialized by the different federated entities of the Brazilian State from 2013 to 2022. It is a descriptive research, of a quantitative and qualitative nature, carried out based on documentary analysis, based on the magnitude of expenditure indicator. The research data reveals that: the different federated entities significantly varied their spending on SLF in the period; Municipalities were the federative entity that invested the most in SLF, in addition to more than 90% of them having agreed to allocate financial resources to SLF; all States/Federal District directed resources to the SLF during the period, but they were the second federated entity that spent the most; and the Union was the one with the lowest investment.Resumo em Português:
RESUMO Os objetivos desse artigo são identificar e compreender um momento histórico da Educação Física brasileira em que vigora um modo de ser, agir e pensar a formação inicial dos professores e professoras dessa disciplina. Construímos a informação, recorrendo a análise de documentos da época constantes do acervo do CEME/UFRGS, de Resoluções do CNE e do acervo de um dos autores. O artigo configura-se como um estudo de caso. O processo analítico aponta para que desde os anos iniciais da década de 1970 (1969-1975), conforme normativas atuais houve avanços na formação do professorado de Educação Física, na teoria e prática do treinamento esportivo e na Educação Física escolar que ganhou desde lá relevância no debate acadêmico da área.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Los objetivos de este artículo son identificar y comprender un momento histórico de la Educación Física brasileña en el que una forma de ser, actuar y pensar prevalece en la formación inicial de los profesores en esta disciplina. La información se construyó a partir del análisis de documentos de la época contenidos en el acervo CEME/UFRGS, Resoluciones del CNE y el acervo de uno de los autores. El artículo se configura como un estudio de caso. El proceso analítico señala que desde los primeros años de la década de 1970 (1969-1975), según la normativa vigente, se han producido avances en la formación del profesorado de Educación Física, en la teoría y práctica del entrenamiento deportivo y en la Educación Física escolar, que ha ganado relevancia desde entonces en el debate académico del área.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The objectives of this article are to identify and understand a historical moment in Brazilian Physical Education in which a way of being, acting and thinking prevails in the initial training of teachers in this discipline. We constructed the information, using the analysis of documents from the time contained in the CEME/UFRGS collection, CNE Resolutions and the collection of one of the authors. The article is configured as a case study. The analytical process points out that since the early years of the 1970s (1969-1975), according to current regulations, there have been advances in the training of Physical Education teachers, in the theory and practice of sports training and in school Physical Education, which has gained since then. relevance in the academic debate in the area.Resumo em Português:
ABSTRACT In this work we seek to identify the degree of environmentalization of the subjects that deal with physical activities in nature, including those of Adventure, from a content analysis. We analyze the teaching guides of the subjects of the Science of Physical Activity and Sports grades of Spanish public universities. The sample consisted of 53 subjects from 29 institutions. We conclude that the subjects are very little environmentalized and that little that is observed is given from an anthropocentric perspective, moving away from the objectives of a more fair and egalitarian socio-environmental development for all those who make up the planet.Resumo em Espanhol:
RESUMEN En el presente trabajo buscamos identificar el grado de ambientalización de las asignaturas que tratan de las actividades físicas y deportivas en el medio natural, incluidas las de Aventura, a partir de un análisis de contenido. Analizamos las guías docentes de las asignaturas de los grados de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte de las universidades públicas españolas. La muestra fue de 53 asignaturas de 29 instituciones. Concluimos que las asignaturas son casi nada ambientalizadas y que lo poco que se observa se da en una perspectiva antropocéntrica, alejándose de los objetivos de un desarrollo socioambiental más justo e igualitario para todos los que componen el planeta.Resumo em Inglês:
RESUMO Neste trabalho buscamos identificar o grau de ambientalização de disciplinas que tratam das atividades físicas no meio natural, incluídas as de Aventura, desde uma análise conteúdo. Analisamos os planos de ensino de disciplinas de graduação em Ciências da Atividade Física e Esporte das universidades públicas espanholas. A amostra constituiu-se 53 disciplinas de 29 instituições. Concluímos que as disciplinas são quase nada ambientalizadas e que o pouco que se observa se dá desde uma perspectiva antropocêntrica, distanciando-se de objetivos de um desenvolvimento socioambiental mais justo e igualitário para todos que compõem o planeta.Resumo em Português:
RESUMO Este ensaio busca analisar o contexto de implicações didáticas entre imagens do ser humano, compreensão de educação, compreensão de movimento e concepções de movimentos no ensino e aprendizagem. Para tanto, apresenta os conceitos esportivo, crítico-emancipatório e histórico-materialista, vinculando-os aos entendimentos subjacentes de esporte, homem e ensino do movimento e consequências no processo de aprendizagem e autonomia.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este ensayo busca analizar el contexto de las implicaciones didácticas entre las imágenes del ser humano, la comprensión de la educación, la comprensión del movimiento y las concepciones de los movimientos en la enseñanza y el aprendizaje. Para ello, presenta los conceptos deportivo, crítico-emancipatorio e histórico-materialista, vinculándolos a las concepciones subyacentes del deporte, el hombre y la enseñanza del movimiento y sus consecuencias en el proceso de aprendizaje y autonomía.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This essay seeks to analyze the context of the didactic implications between images of the human being, the understanding of education, the understanding of movement, and conceptions of movements in teaching and learning. To this end, it presents the concepts of sport, critical-emancipatory and historical-materialist, linking them to the underlying conceptions of sport, man and the teaching of movement and their consequences in the process of learning and autonomy.Resumo em Português:
RESUMO Os esteroides anabolizantes devem ser consumidos nos casos em que se atenta à alimentação e ao treino e desde que prescritos por profissionais qualificados. O presente estudo objetivou apontar os fatores influenciadores do consumo de esteroides anabolizantes e analisar a perceção acerca dos benefícios e malefícios do seu consumo. O grupo de estudo compreendeu 22 clientes de um Health Club da cidade de Viseu. Recorreu-se a entrevistas individuais semiestruturadas para a recolha de dados e, posteriormente, à análise de conteúdo. Os participantes consomem por auto prescrição, destacando a melhoria da performance no treino, assim como o aumento da força e densidade musculares, o alívio de dores articulares e recuperações mais rápidas no pós-treino como principais causas de consumo.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Los esteroides anabólicos deben consumirse siempre que sean recetados por profesionales cualificados. El presente estudio tuvo como objetivo señalar los factores que influyen en el consumo de esteroides anabólicos y analizar la percepción de los beneficios y perjuicios de su consumo. El grupo de estudio estuvo formado por 22 clientes de un Health Club de la ciudad de Viseu. Para la recolección de datos y el análisis de contenido se utilizaron entrevistas individuales semiestructuradas. Los participantes consumen por auto prescripción, destacando la mejora del rendimiento en el entrenamiento, así como el aumento de la fuerza y densidad muscular, el alivio del dolor articular y las recuperaciones post-entrenamiento más rápidas como las principales causas de consumo.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Anabolic steroids should be consumed in cases that pay attention to food and training and if they are prescribed by qualified professionals. The present study aimed to point out the influencing factors of anabolic steroid consumption and to analyze the perception of their consumption’s benefits and harms. The study group comprised 22 clients of a Health Club in the city of Viseu. Semi-structured individual interviews were used for data collection and, subsequently, content analysis. Participants consume by self-prescription, highlighting training performance improvement, as well as the increase in muscle strength and density, the relief of joint pain and faster post-workout recoveries as the main causes of consumption.Resumo em Português:
RESUMO Este artigo analisa movimentos de crítica e renovação da Educação Física e suas repercussões sobre a educação infantil no Brasil e no Chile. Realiza um estudo comparado pautado em uma pesquisa bibliográfica e documental. No Brasil, destaca a inserção da Educação Física no currículo da educação infantil e o debate que a área acumulou sobre a temática. No Chile, sobressai a produção de materiais didáticos e os programas para combater a obesidade e o sedentarismo. A despeito das diferenças, esses países também convergem em muitos pontos nas discussões sobre corpo, movimento e infância. As interfaces entre Educação Física e educação infantil refletem as transformações e evoluções nos debates acadêmicos e nas práticas pedagógicas construídas.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este artículo analiza movimientos de crítica y renovación de la Educación Física y sus repercusiones en la educacion infantil de Brasil y Chile. Realiza un estudio comparativo basado en una investigación bibliográfica y documental. En Brasil, destaca la inclusión de la Educación Física en el currículo de educación infantil y el debate que el área ha acumulado sobre el tema. En Chile se destaca la producción de materiales didácticos y programas para combatir la obesidad y el sedentarismo. A pesar de sus diferencias, estos países también convergen en muchos puntos en los debates sobre el cuerpo, el movimiento y la infancia. Las interfaces entre Educación Física y educación infantil reflejan las transformaciones y evoluciones en los debates académicos y las prácticas pedagógicas construidas.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This article analyzes movements of criticism and renewal of Physical Education and its repercussions on early childhood education in Brazil and Chile. Conducts a comparative study based on bibliographic and documentary research.In Brazil, it highlights the inclusion of Physical Education in the early childhood education curriculum and the debate that the area has accumulated on the subject. In Chile, the production of teaching materials and programs to combat obesity and a sedentary lifestyle stand out. Despite their differences, these countries also converge on many points in discussions about the body, movement and childhood. The interfaces between Physical Education and early childhood education reflect the transformations and evolutions in academic debates and constructed pedagogical practices.Resumo em Português:
RESUMO Este estudo mostra, pela fala de crianças, como o brincar se apresenta em experiências de iniciação esportiva. A Sociologia da Infância e estudos da Educação Física deram suporte teórico e, da roda de conversa como instrumento metodológico, emergiram os seguintes temas para Análise Temática: a polissemia do esporte na infância; eixos que estruturam o brincar da criança; brincar para aprender esporte. A análise e interpretação dos dados mostrou que as crianças conceituam o esporte como polissêmico e o interpretam como brincadeira, jogo ou treino. Para elas, a iniciação esportiva é lúdica, as brincadeiras precisam ser reiteradas e a imaginação transcende a realidade na interação com seus pares. Assim, concluímos que, para as crianças da pesquisa, aprende-se esporte brincando.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este estudio muestra, a través de las palabras de los niños, cómo se presenta el juego en las experiencias de iniciación deportiva. Los estudios de Sociología de la Infancia y Educación Física proporcionaron el soporte teórico y los siguientes temas surgieron del círculo de conversación como herramienta metodológica para el Análisis Temático: la polisemia del deporte en la infancia; los ejes que estructuran el juego infantil; jugar para aprender deporte. El análisis y la interpretación de los datos mostraron que los niños conceptualizan el deporte como polisémico y lo interpretan como juego o entrenamiento. Para ellos, la iniciación deportiva es lúdica, los juegos necesitan ser repetidos y la imaginación trasciende la realidad en la interacción con sus compañeros. Por lo tanto, concluimos que, para los niños del estudio, el deporte se aprende jugando.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This study shows, through the words of children, how play is presented in sports initiation experiences. The Sociology of Childhood and Physical Education studies provided theoretical support and the following themes emerged from the conversation circle as a methodological tool for Thematic Analysis: the polysemy of sport in childhood; the axes that structure children's play; playing to learn sport. The analysis and interpretation of the data showed that the children conceptualize sport as polysemic and interpret it as play, games or training. For them, sports initiation is playful, games need to be repeated and imagination transcends reality in interaction with their peers. We therefore conclude that, for the children in the study, sport is learned through play.Resumo em Português:
RESUMO O presente artigo teve como objetivo analisar a relação entre infância, corpo e diferença, representadas em produções culturais infantis que tematizam marcadores sociais de classe, gênero e raça, somadas à categoria violência. O estudo recorre a registros de duas pesquisas desenvolvidas em escolas públicas de comunidades periféricas, uma na cidade de São Luís do Maranhão e outra em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal. Fundamentando-se em estudos da Sociologia do Cotidiano e dos Estudos da Infância, analisou-se, de forma qualitativa, desenhos e narrativas de sete crianças, entre nove e 11 anos, dos contextos pesquisados. As informações obtidas apresentam cotidianos permeados de desigualdade que se inserem nas culturas infantis, forjando compreensões de corpo.Resumo em Espanhol:
RESUMEN El artículo analizó la relación entre infancia, cuerpo y diferencia, representadas en producciones culturales infantiles que abordan marcadores sociales de clase, género y raza, junto con la categoría de violencia. El estudio recurre a registros de dos investigaciones desarrolladas en escuelas públicas de comunidades periféricas, en São Luís do Maranhão y en Sobradinho, región administrativa del Distrito Federal. Basándose en estudios de la Sociología de la Vida Cotidiana y Estudios Sociales de la Infancia, se analizaron cualitativamente los dibujos y narrativas de siete niños, de entre nueve y once años, de los contextos investigados. La información obtenida revela cotidianos permeados de desigualdad que se insertan en las culturas infantiles, forjando comprensiones del cuerpo.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This article analyzed the relationship between childhood, body, and difference, as represented in children's cultural productions that address social markers of class, gender, and race, along with the category of violence. The study draws on records from two research projects conducted in public schools in suburban areas, one in São Luís do Maranhão and one in Sobradinho, an administrative region of the Federal District. Based on studies from the Sociology of Everyday Life and Childhood Studies, the drawings and narratives of seven children, aged nine to eleven years, from the researched contexts were qualitatively analyzed. The obtained information reveals daily lives permeated by inequality that are embedded in children's cultures, shaping their understandings of the body.Resumo em Português:
RESUMO Este texto objetivou evidenciar como a interseccionalidade se organiza e se torna uma possibilidade dentro das práticas político-pedagógicas de professoras de Educação Física Escolar. Realizamos um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Selecionamos duas professoras de Educação Física por meio da amostragem típica intencional. Utilizamos o instrumento de entrevistas semiestruturadas. O material empírico foi submetido à análise temática. Os dados nos permitiram identificar a interseccionalidade como uma ferramenta analítico-política potente para os projetos político-pedagógicos de docentes de Educação Física, colocando-a como uma possibilidade de resistência nas aulas, por meio dos conhecimentos atribuídos pelas nuances da vida real.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Este texto tuvo como objetivo resaltar cómo la interseccionalidad se organiza y se convierte en una posibilidad dentro de las prácticas político-pedagógicas de los docentes de Educación Física Escolar. Se realizó un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio. Seleccionamos a dos profesores de Educación Física mediante muestreo intencional típico. Se utilizó el instrumento de entrevistas semiestructuradas. El material empírico fue sometido a análisis temático. Los datos permitieron identificar la interseccionalidad como una poderosa herramienta analítico-política para los proyectos político-pedagógicos de los docentes de Educación Física, ubicándola como una posibilidad de resistencia en las clases, a través del conocimiento atribuido por los matices de la vida real.Resumo em Inglês:
ABSTRACT This text aimed to highlight how intersectionality is organized and becomes a possibility within the political-pedagogical practices of School Physical Education. We carried out a qualitative, descriptive and exploratory study. We selected two Physical Education teachers through typical intentional sampling. We used the instrument of semi-structured interviews. The empirical material was subjected to thematic analysis. The data allowed us to identify intersectionality as a powerful analytical-political tool for the political-pedagogical projects of Physical Education teachers, placing it as a possibility of resistance in classes, through the knowledge attributed by the nuances of real life.Resumo em Português:
RESUMO O texto apresenta reflexões acerca das práticas corporais promovidas pelos congadeiros da Vila João Vaz, Goiânia – GO. Tem como propósito identificar aspectos simbólicos decorrentes dos processos de transformação e permanência que interferem nas práticas corporais, considerando-se as danças e os cantos realizados pelos congadeiros. Utilizando-se da pesquisa etnográfica foram realizadas observações, entrevistas e o uso de caderno de campo. Identificou-se que os congadeiros vivenciam suas tradições, por meio de experiências corporificadas que valorizam determinados aspectos criativos, assim como mantém vivas suas referências com a ancestralidade africana e afro-brasileira.Resumo em Espanhol:
RESUMEN El texto presenta reflexiones sobre las prácticas corporales promovidas por los congadeiros de Vila João Vaz, Goiânia - GO. Su objetivo es identificar aspectos simbólicos resultantes de los procesos de transformación y permanencia que interfieren en las prácticas corporales, considerando las danzas y cantos interpretados por los congadeiros. A partir de una investigación etnográfica, se realizaron observaciones, entrevistas y un cuaderno de campo. Se identificó que los congadeiros viven sus tradiciones a través de experiencias corporales que valorizan ciertos aspectos creativos, además de mantener vivas sus referencias a la ascendencia africana y afrobrasileña.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The text presents reflections on the bodily practices promoted by the congadeiros of Vila João Vaz, Goiânia - GO. Its purpose is to identify symbolic aspects resulting from the processes of transformation and permanence that interfere in bodily practices, considering the dances and songs performed by the congadeiros. Using ethnographic research, observations, interviews and a field notebook were carried out. It was identified that the congadeiros live their traditions through embodied experiences that value certain creative aspects, as well as keeping alive their references to African and Afro-Brazilian ancestry.Resumo em Português:
RESUMO O artigo apresenta perspectivas interseccionais nos Estudos Culturais Físicos por meio de ações do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação Física e Diferença, apoiadas nos pressupostos da justiça social. Utilizando uma metodologia descritiva e qualitativa, baseada em relatos de experiência, o texto incursiona pelo contato inicial com pesquisas interseccionais em contexto internacional para, após, abordar como os marcadores sociais de diferença (gênero, raça, classe, entre outros) são apreendidos em contextos brasileiros específicos. Os resultados destacam a relevância da interseccionalidade para compreender as dinâmicas de poder e as desigualdades na educação física, oferecendo possibilidades analíticas e práticas para transformar as relações entre corpo, cultura e poder.Resumo em Espanhol:
RESUMEN El artículo presenta perspectivas interseccionales en los Estudios Culturales Físicos a través de las acciones del Grupo de Investigación Cuerpo, Educación Física y Diferencia, apoyadas en los principios de justicia social. Utilizando una metodología descriptiva y cualitativa, basada en relatos de experiencias, el texto explora el contacto inicial con investigaciones interseccionales en un contexto internacional para, posteriormente, abordar cómo se comprenden los marcadores sociales de diferencia (género, raza, clase, entre otros) en contextos específicos brasileños. Los resultados destacan la relevancia de la interseccionalidad para comprender las dinámicas de poder y las desigualdades en la educación física, ofreciendo posibilidades analíticas y prácticas para transformar las relaciones entre cuerpo, cultura y poder.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The article presents intersectional perspectives in Physical Cultural Studies through the actions of the Research Group on Body, Physical Education, and Difference, supported by the principles of social justice. Utilizing a descriptive and qualitative methodology, based on experience reports, the text explores the initial contact with intersectional research in an international context and then addresses how social markers of difference (gender, race, class, among others) are understood in specific Brazilian contexts. The results highlight the relevance of intersectionality in understanding power dynamics and inequalities in physical education, offering analytical and practical possibilities for transforming the relationships between body, culture, and power.