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Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2024
  • Etnoculinária do povo indígena Huni Kuin do Jordão, Acre: conhecimentos, práticas e transformações alimentares na Amazônia ocidental brasileira Artigos Científicos

    Pilnik, Málika Simis; Argentim, Tarik

    Resumo em Português:

    Resumo Os povos indígenas possuem diferentes hábitos alimentares, permeados de uma vasta diversidade de princípios, comportamentos, crenças, costumes e práticas culinárias. Todo este conhecimento é construído empiricamente e multiplicado oralmente de forma intergeracional há milhares de anos. Em que pese a importância sociocultural desses hábitos alimentares, seus pressupostos encontram-se ameaçados pela globalização. Para lançar luz sobre o conhecimento tradicional, este estudo pretendeu compreender as interações socioecológicas presentes no sistema alimentar dos indígenas Huni Kuin (Kaxinawá) do baixo rio Jordão, Acre. Além disso, o trabalho buscou refletir sobre as dinâmicas de transformação da cultura alimentar, de modo a identificar os fatores sociais, culturais, ambientais e econômicos que as influenciam. Apesar de preservarem grande parte dos alimentos tradicionais, existem preparações subutilizadas e em desuso. Este fato preocupa os núcleos familiares indígenas, sobretudo se forem levados em conta aspectos relacionados à saúde e à conservação dos sistemas naturais e da agrobiodiversidade. É preciso fortalecer políticas públicas de segurança e soberania alimentar, como a regionalização da alimentação escolar indígena através de mercados institucionais. No intuito de subsidiar a valorização da alimentação tradicional pelos próprios indígenas, sugere-se também viabilizar políticas de preservação cultural, como a patrimonialização da culinária huni kuin.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Indigenous peoples have different eating habits, permeated by a vast diversity of principles, behaviors, beliefs, customs and culinary practices. All this knowledge is built empirically and orally multiplied intergenerationally for thousands of years. Despite the sociocultural importance of these eating habits, their assumptions are threatened by globalization. In order to shed light on traditional knowledge, this study aimed to understand the socio-ecological interactions present in the food system of the Huni Kuin (Kaxinawá) indigenous peoples of the Lower Jordão River, Acre. In addition, this article seeks to reflect on the dynamics of transformation of food culture, in order to identify the social, cultural, environmental and economic factors that influence them. Despite preserving much of the traditional foods, there are underutilized and disused preparations. This worries indigenous families, especially if one takes into account aspects related to the health and conservation of natural systems and agrobiodiversity. Public policies for food security and sovereignty, such as the regionalization of indigenous school meals through institutional markets, should be strengthened. In order to stimulate the appreciation of traditional food by the indigenous people themselves, implementation of cultural preservation policies, such as the heritage of Huni Kuin cuisine is recommended.
  • Identidad, patrimonio cultural y territorialidad: aportes desde la cartografía participativa en ámbitos educativos (norte de La Rioja, Argentina) Artículos Científicos

    Sabatini, Gabriela Inés; Olmos, Adriana Valeria; Gheggi, María Soledad

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Presentamos la aplicación de la cartografía participativa como propuesta metodológica para el estudio, análisis y socialización del patrimonio cultural. Para ello, se establecieron espacios de diálogo y lazos de confianzas entre la comunidad educativa, referentes locales, municipios y equipo de investigación con el fin de confeccionar un proyecto de educación patrimonial desde una perspectiva colaborativa y transdisciplinar. A partir de esto, se desarrollan diferentes técnicas de cartografía colaborativa para identificar los espacios relevantes, significativos y frecuentados permitiéndonos así reconocer el uso y apropiación del territorio de los estudiantes de las escuelas secundarias de las localidades de Anjullón, Pinchas (Castro Barros) y Sanagasta ubicadas en el extremo nororiental de la provincia de La Rioja (Argentina). De esta manera, las prácticas cartográficas realizadas dieron cuenta de distintas formas de habitar y percibir el espacio y el patrimonio cultural local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Here we present the application of participatory cartography as a methodological proposal for the study, analysis and socialization of cultural heritage. We established spaces for dialogue and bonds of trust between the educational community, local referents, municipalities, and the research team in order to prepare a heritage education project from a collaborative and transdisciplinary perspective. From this, different collaborative mapping techniques were developed to identify relevant, significant, and frequented sites which made it possible to recognize the use and appropriation of the territory by secondary school students in the towns of Anjullón, Pinchas (Castro Barros) and Sanagasta, in the northeast of the province of La Rioja (Argentina). In this way, the cartographic practices provided an account of different ways of inhabiting and perceiving both the space and the local cultural heritage.
  • Notas sobre a diversidade étnica e patrimonial nas missões indígeno-jesuíticas – ou sobre quando se reduzem diversos povos indígenas a apenas um Artigos Científicos

    Baptista, Jean Tiago

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo recupera três notas sobre a diversidade étnica e patrimonial nas ‘missões jesuíticas dos Guaranis no Paraguai colonial’, como ficou conhecida aquela experiência dos séculos XVII e XVIII. As notas procuram demonstrar que os estudos etnológicos e históricos contemporâneos correm o risco de tomar informações de outros grupos como se fossem sobre os Guarani, bem como escamoteiam dados de outros coletivos que estiveram presentes naquele processo. Nascidas a partir de trabalhos de campo e de pesquisa documental realizados no Museu das Missões e nos manuscritos da coleção De Angelis, as notas estão divididas em: a) os paradigmas que regem as interpretações tradicionais sobre aquele processo e os impactos da inclusão de diversos grupos étnicos que compuseram as missões no que diz respeito à sua nominação; b) a construção de um mapa dos povoados missionais pautado na diversidade étnica; c) problemas de pesquisa a partir da diversidade étnica aplicada em questões patrimoniais relacionadas ao passado missional. Em conjunto, apontam possibilidades sobre a construção etnológica, histórica e patrimonial relativa às missões do Paraguai quando interessadas no reconhecimento e na promoção da diversidade étnica, ampliando, com isso, o horizonte cultural daquela experiência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study recovers three notes on ethnic and heritage diversity in the ‘Jesuit missions of the Guaranis in colonial Paraguay’, as that experience of the 17th and 18th centuries became known. The notes seek to demonstrate that contemporary ethnological and historical studies run the risk of taking information from other groups as if they were about the Guarani, as well as concealing data from other groups that were present in that process. Born from fieldwork and documentary research carried out at the Museu das Missões and on manuscripts from the De Angelis Collection, the notes are divided into: a) the paradigms that govern traditional interpretations of that process and the impacts of the inclusion of different groups ethnic groups who made up the missions with regard to their nomination; b) the construction of a map of missional villages based on ethnic diversity; c) research problems based on ethnic diversity applied to heritage issues related to the missional past. Together, they point out possibilities regarding the ethnological, historical and heritage construction related to Paraguayan missions when interested in the recognition and promotion of ethnic diversity, thus expanding the cultural horizon of that experience.
  • A arqueologia em Roraima nos últimos 40 anos Artigos Científicos

    Leal, Rafaela Regina Pascuti

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo traz um compilado de materiais publicados, atividades realizadas e sítios arqueológicos descobertos em Roraima. Apresenta os sítios conhecidos no estado até o momento e sua situação em relação ao georreferenciamento e ao cadastro junto à base de dados (Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão - SICG) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Também esclarece o andamento do licenciamento ambiental no estado e da arqueologia em geral. O artigo busca romper com a mudez que assola, nos últimos 40 anos, este território amazônico tão rico e, ao mesmo tempo, tão pouco estudado do ponto de vista da arqueologia. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em documentos/arquivos internos da Superintendência do IPHAN em Roraima, em seus sistemas (Sistema Eletrônico de Informações - SEI, SICG e Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos - CNSA) e em publicações científicas. Resulta que 81,5% dos sítios contam com algum tipo de georreferenciamento, e 71,7% estão cadastrados no SICG. No licenciamento ambiental, ações da Superintendência e intervenção do Ministério Público Federal refletiram num recorde de fichas de caracterização de atividades em 2022. É possível perceber que, apesar de pouco divulgado, nos últimos anos houve certo avanço na arqueologia do estado, ainda que esteja caminhando a passos lentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article compiles published materials, activities conducted, and archaeological sites discovered in the Brazilian state of Roraima, presenting the sites known in the state at this time and their status regarding georeferencing and registration in the Integrated Knowledge and Management System (SICG) database of the Brazilian National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN). It also reports on the progress of environmental licensing in the state of Roraima and archaeology in general; the objective is to break the silence which for the past four decades has applied to this Amazonian territory which is simultaneously so rich and yet so poorly studied in terms of archaeology. The chosen methodology was bibliographical research involving internal documents and files from IPHAN’s central office in Roraima, its systems (electronic data system - SEI, SICG, Brazilian National Register of Archaeological Sites - CNSA), and scientific publications. We determined that 81.5% of the sites have some kind of georeferencing and 71.7% are registered in the SICG. As for environmental licensing, actions by IPHAN and interventions by the Federal Public Prosecutor resulted in a record number of Activity Characterization Files in 2022. We can see that there has indeed been some progress in archaeology in the state of Roraima in recent years, despite the slow pace and lack of publicity.
  • A Santa Sé frente aos ‘escândalos de Putumayo’, no Peru: a viagem apostólica de Giovanni Genocchi à América (1911-1912) Artigos Científicos

    Marin, Jérri Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a viagem apostólica de Giovanni Genocchi a Argentina, Chile, Peru e Brasil, realizada entre os anos de 1911 e 1912, para investigar as denúncias de escravizações, extermínios e torturas de indígenas que ocorriam na região de Putumayo, no Peru, e em vários países latino-americanos. Outros objetivos da viagem eram estudar a viabilidade de criar uma missão religiosa em Putumayo e propor um plano de reorganização das missões entre os indígenas, assim como da Igreja Católica na América Latina. A Santa Sé pretendia promover reformas que favorecessem a expansão institucional e a evangelização dos indígenas e de toda a sociedade. Para tal, enfoco as narrativas apostólicas de Genocchi para problematizar a lógica da colonialidade. As fontes foram obtidas no Arquivo Apostólico do Vaticano e no Archivio Storico di Propaganda Fide, entre outros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the apostolic journey of Giovanni Genocchi to Argentina, Chile, Peru and Brazil, carried out between the years 1911 and 1912. The goal of this journey was to investigate the denunciations of enslavement, extermination and torture of indigenous people that were taking place in the region of Putumayo, in Peru, and in several Latin American countries. Other objectives of the trip were to study the feasibility of creating a religious mission in Putumayo and to propose a plan for reorganizing the missions among the indigenous people as well as the Catholic Church in Latin America. The Holy See intended to promote reforms that would favour institutional expansion and the evangelization of the indigenous people and the whole of society. To this end, I focus on Genocchi’s apostolic narratives in order to problematize the logic of coloniality. Sources were obtained from the Vatican Apostolic Archive and the Archive of Propaganda Fide, among others.
  • Desvendando as baleias do Brasil, fantasmas na história global da baleação Artigos Científicos

    Vieira, Nina

    Resumo em Português:

    Resumo As baleias são fantasmas da história e dos oceanos atuais. A sua captura por humanos em todos os oceanos do planeta resultou na redução drástica de populações naturais. No Brasil, a baleação comercial teve início em 1603 e foi praticada, por diferentes promotores e com diferentes estilos de captura, até 1986. Neste artigo, examina-se a atividade baleeira estabelecida em regime de monopólio entre 1614 e 1801, num cenário colonial, no qual, defendo, as baleias tiveram um papel e a sua caça constituiu um estímulo para a apropriação do território e dos recursos naturais. São aqui analisados os produtos e os seus usos no território brasileiro, bem como o seu envio para Lisboa, reforçando a importância destas mercadorias nas dinâmicas coloniais e na circulação atlântica. É discutida a forma como as pessoas perceberam o litoral e as atividades costeiras que se praticaram, e o seu impacto na construção física e emocional dos espaços. Abordamos a história da baleação da perspetiva da história ambiental marinha e da história dos animais, na tentativa de resgatar estes fantasmas oceânicos e de os incluir na construção de narrativas de respeito e de empatia pelas pessoas e por todos os outros animais protagonistas da história.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Whales are ghosts of history and ghosts of today’s oceans. Their capture by humans in all oceans of the planet resulted in the drastic reduction of natural populations. In Brazil, commercial whaling began in 1603 and was practiced, by different promoters and with different styles of capture, until 1986. This paper examines the whaling activity established under a monopoly regime between 1614 and 1801, in a colonial scenario, in which, I argue, whales played a role, and their hunting was a stimulus for the appropriation of territory and natural resources. The products and their uses in Brazilian territory are analysed here, as well as their shipment to Lisbon, reinforcing the importance of these commodities in colonial dynamics and Atlantic circulation. The way people perceived the coast and the coastal activities that are practiced, and their impact on the physical and emotional construction of the spaces is discussed. We approach the history of whaling from the perspective of marine environmental history and animal history, in an attempt to rescue these oceanic ghosts and to include them in the construction of narratives of respect and empathy for people and all the other animal protagonists of history.
  • “Anoche tuve un sueño, desde anoche, no dejo de mirar el río”: as relações cosmológicas nos sonhos do povo indígena Kukama (Peru) Artigos Científicos

    Angulo-Giraldo, Miguel Angel

    Resumo em Português:

    Resumo Os estudos sobre os sonhos têm sido abordados desde a psicanálise, a antropologia cultural e a linguística, constituindo uma base documentária relevante para compreender os diversos grupos humanos. No caso da América Latina, nos últimos anos, eventos oníricos se tornaram relevantes como objeto de pesquisa a partir da relação que os povos indígenas têm com sonhos, como os vivenciam e interpretam. Assim, as cosmologias de diversos povos, como os das terras baixas, acreditam que esses sonhos são acontecimentos ou eventos do cotidiano. Para o caso em estudo, realizou-se uma aproximação aos sonhos do povo indígena Kukama (Peru), da família Tupi-Guarani. Metodologicamente, o estudo utiliza a análise de conteúdo etnográfico aplicado a 12 vídeos do Youtube, produzidos pela rádio indígena Ucamara, que pertence aos Kukama. Os resultados principais evidenciam as formas nas quais as cosmologias amazônicas são representadas por meio de diversas relações espaço-temporais-ontológicas nas quais humanos e não humanos mantêm afetações constantes no tempo noturno. As conclusões principais mostram que nos sonhos é plausível ver, sentir e conversar com as ‘gentes’ numa linguagem comum para todos e, dependendo do sonhador, perceber as outras formas corporais que humanos e não humanos possuem, além do tempo presente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies on dreams have been approached from psychoanalysis, cultural anthropology and linguistics, constituting a relevant documentary base for understanding different human groups. In the case of Latin America, in recent years, oneiric events have become relevant as an object of research based on the relationship that indigenous peoples have with dreams and how they experience and interpret them. Thus, the cosmologies of different peoples, such as those from the lowlands, hold that these dreams are everyday events. In the present study focuses on the dreams of the Kukama indigenous people of Peru, whose language belongs to the Tupi-Guarani family. Methodologically, this study uses ethnographic content analysis applied to 12 YouTube videos, produced by the indigenous Ucamara radio, which belongs to the Kukama. The main results show the ways in which the Amazonian cosmologies are represented through different space-time-ontological relationships in which humans and non-humans maintain constant affectations at night time. The main conclusions show that in dreams it is plausible to see, feel and talk with people in a common language for all and, depending on the dreamer, to perceive other bodily forms that humans and non-humans have beyond the present time.
  • Tecnologías constructivas de la arquitectura monticular indígena de la región de India Muerta (Rocha, Uruguay). Procesos de formación del sitio Isla de los Talitas Artículos Científicos

    Cereijo, Cristina Cancela; Gazzán, Nicolás; Villagran, Ximena Suarez; Gianotti, Camila; Puerto, Laura del

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las arquitecturas en tierra representan globalmente las primeras transformaciones del medio por las poblaciones humanas. En Uruguay, los cerritos, montículos indígenas en tierra, son la manifestación más temprana y amplia de paisaje construido. Los resultados de las intervenciones arqueológicas en el sitio Isla de los Talitas aportan al conocimiento de los procesos de formación y dinámicas de construcción y uso. El abordaje macro y micro estratigráfico caracterizó los diferentes estratos y unidades interfaciales asociados a fases formativas, estableció cronologías y aspectos funcionales de diferentes momentos de construcción y ocupación. El enfoque más amplio en el montículo TALQ28 reveló una superposición de episodios de adición de volumen con superficies de actividad, episodios de uso y momentos de discontinuidad temporal. Una tecnología constructiva es evidenciada mediante la producción de sedimentos antropogénicos, preparación de restos de hormigueros, suelos, tierras quemadas y materiales de desecho en la secuencia constructiva, junto con procesos alternos de uso, mantenimiento y limpieza. Este patrón se muestra como tradición constructiva durante tres mil años, y significa estas arquitecturas, persistentes y referenciales, con ocupaciones recurrentes y perdurables. El contexto supone la emergencia de estructuras sociales con una organización comunitaria, manejo ecológico del entorno y conocimiento transmitido en sus formas de habitar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Earthen architectures globally represents the earliest transformations of the environment by human populations. In Uruguay, the cerritos, indigenous mounds of earth, are the earliest and most extensive manifestation of constructed landscape. The results of the archaeological interventions at the Isla de los Talitas site contribute to the understanding of formation processes, construction dynamics, and patterns of use. The macro and micro stratigraphic approach characterized the different strata and interfacial units associated with formative phases, established chronologies, and functional aspects of different construction and occupation periods. A broader focus on the TALQ28 mound revealed a superposition of volume addition episodes with activity surfaces, periods of use, and moments of temporal discontinuity. A constructive technology is evidenced by the production of anthropogenic sediments, preparation of anthills remains, burnt soils, and waste materials within the construction sequence, along with alternate processes of use, maintenance, and cleaning. This pattern is shown as a constructive tradition spanning three thousand years, representing persistent and referential architectures with recurrent and enduring occupations. The context supposes the emergence of social structures with community organization, ecological management of the environment, and transmitted knowledge in ways of inhabitation.
  • Roberto Burle Marx e a defesa da paisagem brasileira no Conselho Federal de Cultura Memória

    Silva, Jônatas Souza Medeiros da; Carneiro, Ana Rita Sá; Silva, Joelmir Marques da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo dá notoriedade a quatro conferências proferidas pelo paisagista Roberto Burle Marx enquanto membro do Conselho Federal de Cultura, representando a Câmara de Artes, entre os anos de 1967 e 1974. Essas conferências são fontes primárias que refletem o lado conservacionista de Burle Marx e a sua preocupação com a preservação da paisagem brasileira, ao constatar, durante suas viagens e excursões botânicas, a destruição das florestas ante o desenvolvimento urbano desordenado e o descaso com os jardins públicos. Composto pela transcrição destas conferências, organizadas em ordem cronológica, e antecedida por uma sessão de comentário realizado a partir da interpretação do pensamento discorrido nos documentos, este artigo tem como objetivo demonstrar que Burle Marx não se destaca apenas pelas suas obras artísticas – projetos paisagísticos e artes plásticas –, que o tornaram mundialmente conhecido e até hoje estudado, mas também como ativista ambiental na defesa da paisagem brasileira e, portanto, na preservação do patrimônio cultural e natural do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article highlights four lectures given by the landscape architect Roberto Burle Marx as a member of the Federal Council of Culture, representing the Chamber of Arts, between 1967 and 1974. These lectures are primary sources that reflect the conservationist side of Burle Marx and his concern with preserving the Brazilian landscape after observing the destruction of forests in the face of disorderly urban development and neglect of public gardens during his travels and botanical excursions. Here these lectures are transcribed, organized chronologically, and preceded by commentary based on interpretations of the thoughts expressed in these documents; the objective is to demonstrate that Burle Marx is not only notable for his artistic work (in landscaping projects and the fine arts), for which he became known worldwide and is still studied today, but also as an environmental activist in defense of the Brazilian landscape and consequently the preservation of Brazil’s cultural and natural heritage.
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