Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é gerar uma aproximação das maneiras pelas quais as bibliotecas contribuem para a construção de cidadanias, a partir de suas funções sociais, para as quais as bibliotecas do Peru são tomadas como referência. Método: Este é um artigo de reflexão que retoma uma metodologia situada num paradigma hermenêutico qualitativo, assumindo um exercício de análise de fontes teóricas e empíricas que permite explorar o papel democratizador das bibliotecas, especialmente no Peru, na construção de cidadanias. Resultados: mostram que a biblioteca escolar deve se adequar ao modelo educacional da escola que promove a formação integral, o respeito e a multiculturalidade, construindo a democracia desde a sala de aula e promovendo valores, cidadania e convivência escolar. Por sua vez, a biblioteca universitária é um agente de transformação e consolidação do modelo democrático, fortalecendo o currículo de cada programa e os pilares do modelo educacional da universidade. A biblioteca pública como agente democratizador deve cumprir o papel de formação cidadã desde o público, político e pedagógico por meio de programas e serviços utilizada. Conclusão: necesario articular el Ministerio de Educación y Cultura y, sobre todo, la escuela, la universidad y la ciudadanía social en las bibliotecas.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Objetivo: el objetivo de este artículo es generar una aproximación de las formas en que las bibliotecas contribuyen a la construcción de ciudadanía, a partir de sus funciones sociales, para lo cual se toma como referencia a las bibliotecas en Perú. Método: este es un artículo de reflexión que retoma una metodología situada en un paradigma hermenéutico cualitativo, asumiendo un ejercicio de análisis de fuentes teóricas y empíricas que permite explorar el papel democratizador de las bibliotecas, especialmente en Perú, en la construcción de ciudadanía. Resultados: muestran que la biblioteca escolar debe adaptarse al modelo educativo escolar que promueva la formación integral, el respeto y la multiculturalidad, construyendo la democracia desde el aula y fomentando los valores, la ciudadanía y la convivencia escolar. A su vez, la biblioteca universitaria es un agente de transformación y consolidación del modelo democrático, fortaleciendo el currículo de cada carrera y los pilares del modelo educativo universitario. La biblioteca pública como agente democratizador debe cumplir el rol de formación ciudadana desde la perspectiva pública, política y pedagógica a través de los programas y servicios que utiliza. Conclusão, é necessária a articulação do Ministério da Educação e Cultura e sobretudo da escola, universidade e cidadania social nas bibliotecas.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: The objective of this article is to generate an approximation of the ways in which libraries contribute to the construction of citizenship, based on their social functions, for which libraries in Peru are taken as a reference. Method: This is a reflection article that takes up a methodology situated in a qualitative hermeneutic paradigm, assuming an exercise of analysis of theoretical and empirical sources that allows exploring the democratizing role of libraries, especially in Peru, in the construction of citizenship. Results: they show that the school library must adapt to the educational model of the school that promotes comprehensive training, respect, and multiculturalism, building democracy from the classroom and promoting values, citizenship and school coexistence. For its part, the university library is an agent of transformation and consolidation of the democratic model, strengthening the curriculum of each program and the pillars of the educational model of the university. The public library as a democratizing agent must fulfill the role of citizen education from the public, political and pedagogical aspects through programs and services. Conclusion, the articulation of the Ministry of Education and Culture is required and above all the school, university and social citizenship in the libraries.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: Os estudos críticos e decoloniais estão cada vez mais presentes nas produções científicas dos campos relacionados aos arquivos, bibliotecas e museus, em especial na literatura internacional. Considerando a escassez de literatura Arquivística sobre o tema no contexto brasileiro, este artigo realiza um mapeamento no domínio editorial internacional da Arquivística, buscando por números especiais/temáticos e livros cujos focos e temas recaem sobre a dimensão epistêmica crítica e decolonial. Método: A metodologia é exploratória e descritiva, com uso da análise de domínio de Hjørland (2002) na lente de estruturação científica e epistêmica. Foram selecionados para análise os periódicos Archival Science e Journal of Critical Library and Information Studies e as editoras Litwin Books e Routledge, com as respectivas séries temáticas Archives, Archivists and Society e Studies in Archives. Resultado: Os resultados demonstraram um domínio composto por oito editoriais (2 em revistas e 6 em livros) em um período de 2017 a 2022, indicando uma preocupação recente da área em discutir os temas críticos e decoloniais. Outrossim, os 13 editores compõem uma comunidade discursiva ainda em construção, advindos de países com histórico de colonização, com maior predominância na América do Norte, filiados às Universidades, com pesquisas voltadas para os temas que englobam o espectro da dimensão crítica e decolonial (arquivos comunitários, justiça social, história oral, impacto emocional do trabalho arquivístico, arquivos digitais, memória, direitos humanos, entre outros). Conclusões: Por meio deste mapeamento foi possível chegar à identificação, ainda que inicial, da lógica da estruturação científica e epistêmico-biográfica das temáticas crítica e decolonial na Arquivística internacional.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: Critical and decolonial studies are becoming increasingly common in scholarly productions related to archives, libraries, and museums, especially in international literature. Considering the lack of archival literature on the subject in the Brazilian context, this article aims to map the international editorial domain of Archival Science, searching for special/thematic issues and books whose focus and theme fall in the critical and decolonial epistemic dimension. Methods: The methodology is exploratory and descriptive, using Hjørland (2002) domain analysis through the lens of scientific and epistemic structuring. The journals Archival Science and Journal of Critical Library and Information Studies and the publishers Litwin Books and Routledge were selected for analysis, with the corresponding thematic series Archives, Archivists and Society and Studies in Archives. Results: The results showed a domain composed of eight editorials (2 in journals and 6 in books) from 2017 to 2022, indicating a recent concern in discussing critical and decolonial themes. Furthermore, the 13 editors make up a discourse community still under construction, coming from countries with a history of colonization, with a more significant predominance in North America. They are affiliated with universities, with research focused on the themes encompassing the critical and decolonial dimensions (community archives, social justice, oral history, the emotional impact of archival work, digital archives, memory, and human rights, among others). Conclusions: Through this mapping, it was possible to identify, albeit initially, the logic of the scientific structuring, and biographical epistemic of critical and decolonial themes in international archival science.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Objetivo: discutir, en función de los estudios decoloniales y las teorías de la mediación, el protagonismo social de las mujeres en el enfrentamiento de diferentes formas de violencia sexual mediante la popularización del movimiento #primeiroassedio (#primeracoso) en Facebook. Método: la investigación tiene un enfoque mixto, que utiliza el análisis de contenido como método interpretativo para establecer un diálogo entre los enunciados indexados por el hashtag #primeiroassedio, los estudios decoloniales y las teorías de la mediación, basado en los datos presentados en la disertación defendida por Romeiro (2019). Para la organización de los datos recolectados se establecieron las categorías: fotos, videos, noticias y testimonios. La muestra estuvo conformada por 1.035 publicaciones, recopiladas en un intervalo de tres meses (noviembre de 2018 a enero de 2019) mediante el uso de filtros específicos de determinación geográfica (Brasil), modo de publicación (público) y período (2015 y 2019). Se llevó a cabo un análisis del uso del hashtag #primeiroassedio (en español #primeracoso), en las redes sociales de Facebook, con base en estudios decoloniales y teorías de la mediación. Resultado: los testimonios planteados por el hashtag #primeiroassedio no tenían el objetivo de castigar a los verdugos, tampoco pretendían exponer sus identidades. Ante esto, la movilización social a favor de la discusión del tema produjo efectos abstractos, sin embargo, con gran poder para transformar la realidad. Conclusiones: la mediación está presente en las interacciones etiquetadas con el hashtag al promover un espacio de diálogo, resaltando el protagonismo social de las mujeres en la lucha contra las estructuras históricas y destacadamente coloniales de opresión, potenciando así la creación de redes de apoyo y reivindicación de políticas públicas que combatan la violencia sexual en la sociedad.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: to discuss, in the light of decolonial studies and mediation theories, the social protagonism of women in confronting different forms of sexual violence through the popularization of the #primeiroassedio (#firstharassment) movement on Facebook. Methods: to organize the collected data, the categories photos, videos, news and reports were established. The sample consisted of 1,035 posts, gathered over a three-month interval (November 2018 to January 2019) through the use of specific filters of geographic determination (Brazil), publication mode (public) and period (2015 and 2019). An analysis of the use of the hashtag #primeiroassedio on Facebook social media was carried out in the light of decolonial studies and mediation theories. Results: to organize the collected data, the categories photos, videos, news and reports were established. The sample consisted of 1,035 posts, gathered over a three-month interval (November 2018 to January 2019) through the use of specific filters of geographic determination (Brazil), publication mode (public) and period (2015 and 2019). An analysis of the use of the hashtag #primeiroassedio on Facebook social media was carried out in the light of decolonial studies and mediation theories. Conclusions: the mediation is present in interactions labeled with the hashtag as it promotes a space for dialogue, highlighting the social protagonism of women in the struggle against historical and markedly colonial structures of oppression, enhancing, from this, the creation of support networks and demand for public policies to combat sexual violence in society.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: A interpretação dos aspectos históricos e das estruturas sociais da América Latina, foram a base para o desenvolvimento da proposta epistemológica do sociólogo peruano Aníbal Quijano, a respeito da decolonização das sociedades latinoamericanas. A partir de sua obra, conceitos basilares tomaram forma, para explicar a realidade “parcial e distorcida” de observação deste lugar. Assim, este artigo questiona como se constituem as relações conceituais decoloniais desenvolvidas na obra de Aníbal Quijano? O objetivo é identificar os conceitos desenvolvidos por Quijano à luz da Análise de Domínio, com fins de compreensão de como estes se constituem em uma rede conceitual, que pode ser compreendida como uma interface do conhecimento latino-americano, fazendo parte e sendo representado em Sistemas de Organização do Conhecimento. Método: A pesquisa é de base bibliográfica, exploratória e tem como abordagem e como método a Análise de Domínio. Resultado: Os resultados revelam a coerência dos conceitos utilizados, que podem ser norteadores na análise e aplicação teórico-metodológica, em estudos decoloniais que particularizam e enunciam a ausência de reflexões sobre as diferentes vertentes particulares como indígenas, mulheres, pessoas negras, inseridos, de forma geral, na cultura e nos saberes latino-americanos. A rede conceitual se mostrou maior quando a compreensão destes conceitos foi explorada a partir de suas ligações teóricas e epistêmicas. Conclusões: Os processos da Organização e Representação do Conhecimento permitem o controle da linguagem utilizada nos espaços de informação, e o conhecimento da perspectiva decolonial desenvolvida por Quijano, demonstra uma coerência e estabilidade teórica que faz frente à perpetuação de processos coloniais e epistemicidas das comunidades latino-americanas, sendo assim importantes para a compreensão e caracterização de documentos, que pontuem estes processos no contexto de domínios do conhecimento relativos à perspectiva decolonial.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: The interpretation of historical aspects and social structures in Latin America was the basis for the development of the epistemological proposal of the Peruvian sociologist Aníbal Quijano, regarding the decolonization of Latin American societies. From his work, basic concepts took shape, to explain the “partial and distorted” reality of observation of this place. Thus, this article questions how the decolonial conceptual relations developed in the work of Aníbal Quijano are constituted. The objective is to identify the concepts developed by Quijano in the light of Domain Analysis, to understand how they are constituted in a conceptual network, which can be understood as an interface of Latin American knowledge, being part of and being represented in Systems of Knowledge Organization. Method: The research is bibliographical, and exploratory and has as approach and method the Domain Analysis. Result: The results reveal the coherence of the concepts used, which can guide the analysis and theoretical-methodological application, in decolonial studies that particularize and enunciate the absence of reflections on the different particular aspects such as indigenous people, women, black people, inserted, from general way, in Latin American culture and knowledge. The conceptual network proved to be greater when the understanding of these concepts was explored based on their theoretical and epistemic connections. Conclusions: The processes of Organization and Representation of Knowledge allow the control of the language used in the information spaces, and the knowledge of the decolonial perspective developed by Quijano, demonstrates a coherence and theoretical stability that confronts the perpetuation of colonial and epistemic processes of the Latino communities -americanas, thus being important for the understanding and characterization of documents that punctuate these processes in the context of domains of knowledge related to the decolonial perspective.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: identificar as abordagens sobre a política de ações afirmativas por cotas raciais presentes na literatura científica produzida nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia. Método: os caminhos metodológicos para a produção do presente trabalho são de origem exploratória e descritiva. De abordagem qualiquantitativa. A partir de pesquisa bibliográfica foi realizado um levantamento sobre o tema nas bases de dados: Web of Science (WoS), Biblioteca JSTOR, Base Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e Scielo. Com o recorte cronológico do ano de 2000 até o ano de 2022 (totalizando vinte e dois anos), pela busca dos termos “Ações Afirmativas”, “Cotas Raciais” e “Lei 12.711/2012”. Resultado: a recuperação de dados que englobam o tema política de ações afirmativas por cotas raciais retornou um total de 82 trabalhos, distribuídos em: 57 na Biblioteca JSTOR, 6 na BRAPCI, 1 na WOS e 18 na Scielo. Que estão separados e analisados em categorias. Conclusões: concluímos que existe uma abordagem em Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre as ações afirmativas por cotas raciais no ensino superior, entretanto, é uma literatura acanhada para a vasta gama de assuntos que a temática pode desenvolver na pesquisa acadêmica. Reafirmamos a importância da pesquisa acadêmica na atuação da formação de um Estado mais justo, atuante e vigilante na produção de uma sociedade equânime.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objetive: to identify the approaches about the policy of affirmative action by racial quotas present in the scientific literature produced in the areas of Information Science and Librarianship. Methods: the methodological paths for the production of this work are of exploratory and descriptive origin. With a quali-quantitative approach, a bibliographic research was carried out on the theme in the following databases: Web of Science (WoS), JSTOR Library, Reference Base of Journal Articles in Information Science and Scielo. The chronological cut was from the year 2000 to the year 2022 (totaling twenty-two years), by searching for the terms "Affirmative Actions", "Racial Quotas" and "Law 12.711/2012". Results: The retrieval of data encompassing the theme of affirmative action policy by racial quotas returned a total of 82 papers, distributed in: 57 in the JSTOR Library, 6 in BRAPCI, 1 in WOS and 18 in Scielo. These are separated and analyzed in categories. Conclusions: we concluded that there is an approach in ICB about affirmative action through racial quotas in higher education, however, it is a small literature for the wide range of issues that the theme can develop in academic research. We reaffirm the importance of academic research in the performance of the formation of a more just, active and vigilant State in the production of an equitable society.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: O artigo objetiva identificar produções sobre os estudos de gênero e sexualidade LGBTQIA+ na Ciência da Informação (CI). Nesta pesquisa bibliográfica, o aporte teórico segue uma aproximação dos estudos de gênero e da sexualidade com a perspectiva da injustiça epistêmica e suas abordagens estrutural e hermenêutica em contexto de relações de poder e desigualdades históricas de pessoas que fogem à hegemonia heterossexual. Método: O recorte do levantamento são as linhas de pesquisa de Programas de Pós-Graduação (PPGs) e produções acadêmicas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES que abordam temáticas de gênero e sexualidade na região sul do Brasil na CI. Interessa identificar as contribuições do campo na gênese e no desenvolvimento de espaços de produção sobre a temática. A partir do mapeamento de referenciais teóricos e metodológicos, como também objetos de estudo mais recorrentes, pretende-se delinear as contribuições, avanços e limites do campo da CI no contexto de desigualdades históricas. Entende-se a importância de identificar autores e instituições contemporizando as discussões de estudos interseccionais e decoloniais. Resultado: É relevante flagrar e mapear formas estruturantes de manutenção de poder e espaços de resistência e de superação das desigualdades das representações e experiências que trazem sentido no contexto histórico e social para os que escapam das normas e hegemonias sobre gênero e sexualidade. Identificamos um total de 42 teses e dissertações em CI sobre as temáticas de gênero e sexualidade, sendo que apenas 6 foram realizadas no Sul do Brasil. Quanto às linhas de pesquisa dos PPGs, das 24 instituições de nível superior do Brasil que oferecem cursos de mestrado e doutorado, em apenas uma linha de pesquisa foi identificado o termo “gênero” em sua descrição. Conclusões: Consideramos que os temas em foco ainda estão sub-representados na abordagem LGBTQIA+ tanto em linhas de pesquisa quanto na produção acadêmica.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: The article aims to identify productions on LGBTQIA+ gender and sexuality studies in Information Science (CI). In this bibliographic research, the theoretical contribution follows an approach of gender and sexuality studies with the perspective of epistemic injustice and its structural and hermeneutic approaches in the context of power relations and historical inequalities of people who escape the heterosexual hegemony. Method: The focus of the survey are the research lines of Graduate Programs (PPGs) and academic productions in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations that address gender and sexuality issues in the southern region of Brazil in Cl. It is interesting to identify the contributions of the field in the genesis and development of production spaces on the theme. From the mapping of theoretical and methodological references, as well as more recurrent objects of study, it is intended to delineate the contributions, advances and limits of the IC field in the context of historical inequalities. We understand the relevance of identifying authors and institutions contemporizing the discussions of intersectional and decolonial studies. Result: It is relevant to identify structuring forms of maintenance of power and spaces of resistance and overcoming the inequalities of representations and experiences that bring meaning in the historical and social context to those who escape norms and hegemonies about gender and sexuality. We identified a total of 42 theses and dissertations in IC on the themes of gender and sexuality, of which only 6 were carried out in southern Brazil. As for research lines of PPGs, of the 24 higher education institutions in Brazil that offer master and doctoral courses, in only one line of research was the term “gender” identified in its description. Conclusions: Among them we consider that the themes in focus are still underrepresented in the LGBTQIA+ approach both in research lines and in academic production.Resumo em Espanhol:
RESUMEN Objetivo: la colonialidad linguística y del lenguaje es heredera de una concepción que, explica que, esta es una invención política, histórica e ideológica. Esta es la comprensión que tiende a fragmentar y jerarquizar a determinadas expresiones lingüístico-existenciales. Cada uno de estos atributos fundamentan la lingüística colonial en términos de política lingüística modernista de producción de verdad. Vista así, la práctica y la política lingüística de orden colonial, ha sido moldeada por los contextos locales de participación de sus usuarios. La lucha por la descolonización del lenguaje y de la lingüística es una problematización histórica y política en torno a la lengua y las tramas existenciales derivadas de estas. Tal concepción, promueve un ámbito de distancia crítica sobre el tipo de desempeños epistemológicos que sustentan. Es el ejercicio de darle la vuelta a la edificación metafísica occidental sobre la que opera la lingüística y las ciencias del lenguaje. Método: Se utilizó el método de revsión documental crítica. Resultado: las ciencias del lenguaje a través de la crítica postcolonial se convierte en un territorio probematizador, cuya tarea busca interrogar los conceptos a través de los cuales se ensamblan sus principales objetos de conocimiento. Entiende, además, que el lenguaje es una práctica social que emerge de una multiplicidad de contextos sociales y prácticas culturales, lo que deviene en una interpretación de este, como un repertorio de sistemas comunicativos. Conclusiones: el lenguaje queda constituido como un fenómeno que es sedimentado a través de actos iterativos en un determinado tiempo y espacio, es la superposición de actos repetidos aquello que va modelando la propia identidad. Esto no está exento del atravesamiento de historias anteriores. Como tal, la dimensión performativa se construye en el desempeño, esto es, la espacialidad en la que conexionan el lenguaje y la identidade. Un elemento clave para re-pensar la ontología del lenguaje desde una perspectiva descolonial.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: Linguistic and language coloniality is heir to a conception that explains that this is a political, historical and ideological invention. This is the understanding that tends to fragment and hierarchize certain linguistic-existential expressions. Each of these attributes ground colonial linguistics in terms of modernist linguistic politics of truth production. Seen in this way, the linguistic practice and policy of the colonial order has been shaped by the local contexts of participation of its users. The struggle for the decolonization of language and linguistics is a historical and political problematization around language and the existential plots derived from it. Such a conception promotes a scope of critical distance on the type of epistemological performances that they support. It is the exercise of turning around the Western metaphysical construction on which linguistics and language sciences operate. Methods: The critical documentary review method was used. Results: The language sciences through postcolonial criticism becomes a probematizing territory, whose task seeks to interrogate the concepts through which its main objects of knowledge are assembled. It also understands that language is a social practice that emerges from a multiplicity of social contexts and cultural practices, which results in an interpretation of it, as a repertoire of communication systems. Conclusions: language is constituted as a phenomenon that is sedimented through iterative acts in a certain time and space, it is the overlapping of repeated acts that shapes one's own identity. This is not exempt from traversing previous stories. As such, the performative dimension is built on performance, that is, the spatiality in which language is connected.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: Este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre os movimentos de censura aos livros nos últimos anos e as ações de resistências, nacionais e internacionais, com vistas a alertar a comunidade bibliotecária não apenas para as ações de censura, mas também de resistência e enfrentamento necessárias, sobretudo nos últimos anos. Método: Adotamos um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, alicerçado na perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault, observando os enunciados de reportagens com a temática de censura relacionadas aos livros e às bibliotecas. O corpus de análise abrangeu notícias vinculadas na mídia nacional e internacional no período de 2020 a 2022. Resultado: Com o levantamento, apresentamos os casos de censuras que ocorreram no Kuwait, Estados Unidos e Brasil. Observamos a existência tanto de censura prévia aos livros quanto de ações que envolvem a retirada de obras já disponíveis em bibliotecas, em especial, escolares e públicas, por exigência de parte de suas comunidades. Diante do que compilamos e refletimos, listamos dez formas de resistência à censura aos livros e às demais produções bibliográficas na atualidade. Conclusões: Apesar de constantes ataques à liberdade de expressão e de pensamento, como ao livro que se deseja ler, diferentes ações de resistência e enfrentamentos podem ser vistas, seja por meio das comunidades locais que se unem para proteger as obras e as bibliotecas, seja de profissionais e organizações ligadas à comunidade bibliotecária que tem sido incansáveis na luta e na preservação de direitos. Ressaltamos a importância da imprensa livre e independente como pilar da democracia e a necessidade de união e fortalecimento dos vínculos entre bibliotecas, suas comunidades e a área da Biblioteconomia para que ações de censura sejam denunciadas e combatidas.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: This study reflects on recent movements for book censorship and on acts of resistance both at home and abroad with a view to raise awareness in the librarian community not only to acts of censorship but also to necessary action to confront and resist them. Method: This is an exploratory study with a qualitative approach based on Michel Foucault's theoretical-methodological perspective. It focuses on statements found in reports on book and library-related censorship. The analyzed corpus consists of news articles from national and international media from the years 2020 through 2022. Result: Our survey presents cases of censorship from Kuwait, the United States, and Brazil. We noticed censorship both prior to a book launch as well as the banning of books already available in libraries, particularly school and public libraries, as demanded by a segment of the local community. In view of the accounts we gathered and reflected on, we list ten forms of resistance to the current censorship of books and other bibliographic productions. Conclusions: Despite constant attacks on freedom of expression and thought, such as on books one might wish to read, different acts of resistance and confrontation can be observed. Either by local communities that unite to protect libraries and the books therein, or by professionals and organizations linked to the librarian community that have been tireless in the fight for the preservation of rights. We highlight the importance of a free and independent press as a pillar of democracy as well as the need for unity and for a strengthening of the bonds between libraries, their communities, and the field of Library Science so that acts of censorship be denounced and fought against.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: Investigar a percepção de egressas/os do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás acerca da Libras durante a graduação. De maneira específica identifica quais escolas de Biblioteconomia no Brasil inserem a disciplina de Libras no currículo e analisa as condições do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás em relação à formação das/os discentes para a comunicação com pessoas surdas e inclusão em unidades de informação. Método: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório com pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário. Adota a análise estatística e o Discurso do Sujeito Coletivo como técnica para tratamento e interpretação dos dados. Resultado: Aponta que a maioria dos cursos de Biblioteconomia insere a disciplina de Libras no currículo na modalidade optativa e que as/os bibliotecárias/os egressas/os não se sentem preparadas/os para a interação com surdas/os em seus ambientes de trabalho, e por isso concordam com a presença e a oferta da disciplina na graduação. Conclusões: Existe a necessidade de deslocar o assunto para o centro das discussões no processo formativo a fim de desenvolver ações estratégicas para essa formação e para a oferta da disciplina de Libras.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: Investigate the perception of the graduates of the Librarianship course about the Libras during graduation. And specifically, to identify which schools of Librarianship in Brazil insert the discipline of Libras in the course curriculum and analyze the conditions of the Universidade Federal de Goiás Librarianship course in relation to the formation of students for communication with deaf people and social inclusion in information units. Methods: A qualitative research exploratory through bibliographic, documentary research and the application of questionnaires. It adopts the statistical analysis and the Discourse of the collective subject for data treatment and interpretation. Results: It points out that most Librarianship courses insert the discipline of Libras in the curriculum in the optional modality, and that librarians graduates do not feel prepared for the interaction with deaf people in their work environment, and therefore they agree with the presence and offering of the discipline in graduation. Conclusions: There is a need to take the issue to the center of undergraduate discussions to develop strategic actions for this training and for the provision of the discipline of Libras.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: Traçar um campo dialógico entre os preceitos dos Estudos Culturais de Stuart Hall e dos princípios da Competência em Informação e em Mídia como uma proposta de criação de um espaço interrogatório acerca da veracidade das informações e dos conteúdos midiáticos, em que centraliza o sujeito como protagonista no processo de reflexão crítica no combate à desinformação. Método: Utiliza investigação teórico-crítica que aborda os preceitos dos Estudos Culturais e da Competência em Informação e em Mídia no combate à desinformação. Foi constituído a partir de artigos e livros provenientes da literatura científica em Ciência da Informação e dos Estudos Culturais. A partir da estrutura conceitual sobre cultura, linguagem, representação e sentido de Stuart Hall (1997, 2016) buscamos diálogo com a Competência em Informação e em Mídia com o intuito de compreender como as temáticas, quando integradas e dialogadas, fornecem subsídios críticos ao sujeito no combate à desinformação. Resultado: A partir da teoria dos Estudos Culturais e dos princípios da Competência em Informação e em Mídia, criamos um espaço de interrogatório das informações e dos conteúdos midiáticos, numa perspectiva metacognitiva, que serve como referenciais críticos informacionais midiáticos na promoção do protagonismo do sujeito no combate à desinformação. Conclusões: A articulação dialógica entre os Estudos Culturais de Stuart Hall e a Competência em Informação e em Mídia nos fez compreender a necessidade de operar ações contundentes no combate à desinformação, uma vez que as estruturas de poder embatem uma luta para se apropriarem das representações socioculturais simbólicas dos sujeitos para atingir seus objetivos.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: Tracing a dialogical field between the precepts of Stuart Hall's Cultural Studies and the principles of Media and Information Literacy as a proposal for the creation of an interrogation space about the veracity of information and media content, in which the subject is centralized as protagonist in the process of critical reflection in the fight against disinformation. Methods: Uses theoretical-critical research that addresses the precepts of Cultural Studies and Media and Information Literacy in the fight against misinformation. It was constituted from articles and books from the scientific literature in Information Science and Cultural Studies. Based on the conceptual framework on culture, language, representation and meaning by Stuart Hall (1997, 2016), we seek dialogue with Media and Information Literacy in order to understand how the themes, when integrated and discussed, provide critical support to the subject in combating disinformation. Results: Based on the theory of Cultural Studies and the principles of Media and Information Literacy, we created a space for interrogating information and media content, in a metacognitive perspective, which serves as critical media informational references in promoting the subject's protagonism in the media combating disinformation. Conclusions: The dialogical articulation between Stuart Hall's Cultural Studies and Media and Information Literacy made us understand the need to operate forceful actions in the fight against disinformation, since the power structures struggle to appropriate the symbolic sociocultural representations of subjects to achieve their goals.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: Discutir as novas fronteiras de pensamentos para a Ciência da Informação, considerando as mudanças sociais, políticas, econômicas e ambientais que vêm ocorrendo na contemporaneidade e seus potenciais reflexos em termos epistemológicos e metodológicos para o campo, apontando possibilidades de renovação nessa perspectiva. Método: Utiliza como método a pesquisa bibliográfica e documental, subsidiando uma discussão teórica-ensaística com abordagem praxiológica. Resultado: Como resultados, de um lado o ensaio levanta alguns dos principais tópicos de mudança social contemporânea em sua relação com o campo da Ciência da Informação, e, de outro lado, aponta experiências empíricas inovadoras no âmbito das políticas e ações culturais e sociais sinalizadoras de novas práticas informacionais. Estas práticas podem trazer subsídios para a formulação de questões e abordagens mais atualizadas, contribuindo para tornar mais assertivo o escopo teórico-metodológico do campo da Ciência da Informação. Conclusões: Destaca-se a necessidade de uma renovada troca entre teoria e prática, buscando uma abordagem praxiológica que incorpore, em seus procedimentos, formas de diálogo e colaboração com os sujeitos de pesquisa. Aponta a necessidade de uma metodologia efetivamente interdisciplinar e interseccional para a análise destes fenômenos, com um olhar comprometido com os contextos sociais locais, podendo ter como inspiração o conjunto de reflexões de diversos autores identificadas genericamente como “Epistemologias do Sul”.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: To discuss the new horizons of thinking for the Information Science, considering the context changes on society, politics, economy, and environment that have been occurring and its potential reflection in epistemological and methodological terms for the field, pointing towards renewal possibilities under this perspective. Methods: Makes use of bibliography and documents research methodology, supporting a theoretical-essay discussion with a praxiological approach. Results: As results, on one hand, the essay raises some of the contemporary main social change topics related to the field of Information Science; on the other hand, points towards empirical experiences that are innovative on the subject of political, cultural and social action that brings new informational practices. Such practices can bring inputs for formulating updated research questions and methods, contributing to sharp the IS field theoretical-methodological scope. Conclusions: It is highlighted the necessity of a renewed exchange between theory and practice, aiming into a praxiological approach that incorporates dialogical forms and collaboration with the research subjects in its procedures. Also, the need for developing an effective interdisciplinary and intersectional methodology for the analysis of these phenomena, with a look committed to local social contexts, which may be inspired by the set of reflections by several authors generically identified as “Epistemologies of the South”.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: As áreas da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (BDCI) estiveram atravessadas pelas dinâmicas ocidentais da colonialidade histórica da metafísica moderna. Como objetivo, este texto busca situar algumas redes coloniais de objetificação do conhecimento que erigiram e institucionalizaram os domínios materiais da BDCI como lugares de racionalização instrumental da vida e desencantamento do mundo. Método: Perante a problemática inerente aos contextos de surgimento da BDCI, a questão-problema abordada é: quais elementos estruturais da colonialidade auxiliaram na formação do pensamento biblioteconômico, documentalista e informacional da modernidade ao contemporâneo? A hipótese defendida é que as relações coloniais de desencantamento operadas pelos processos de depuração epistêmica do conhecimento objetivo da ciência legaram aos campos da BDCI os modos de conhecer do Ocidente, deficitários em alteridade. O método está baseado em uma leitura filosófica da BDCI a partir do entrelaçamento da assinatura das coisas em Agamben, da desconstrução narrativa em Derrida e da geofilosofia em Deleuze e Guattari. Resultado: As colonialidades do ser, do saber e do poder apresentam-se como índices da cartografia dos territórios de conhecimento da BDCI e apontam para os elementos coloniais que tecem as redes de desencantamento do mundo presentes nos respectivos campos. Conclusões: A desobediência epistêmica de tematizar os campos da BDCI desde um ponto de vista colonial cria as condições de possibilidade para transformarmo-nos enquanto ciência e, por meio desta alteração, nos libertar das ruínas coloniais e seus modos de expressão. A conclusão está na eminência de reencantar o mundo com vista a adiar o seu fim.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: The areas of Librarianship, Documentation and Information Science (BDCI) were crossed by the western dynamics of the historical coloniality of modern metaphysics. As an objective, this text seeks to situate some colonial networks of objectification of knowledge that erected and institutionalized the material domains of the BDCI as places of instrumental rationalization of life and disenchantment of the world. Methods: Faced with the problems inherent in the contexts in which the BDCI emerged, the question-problem addressed is: which structural elements of coloniality helped in the formation of library, documentalist and informational thought from modernity to the contemporary? The hypothesis defended is that the colonial relations of disenchantment operated by the processes of epistemic purification of the objective knowledge of science bequeathed to the fields of the BDCI the Western ways of knowing, deficient in otherness. The method is based on a philosophical reading of the BDCI from the interweaving of the signature of things in Agamben, the narrative deconstruction in Derrida and geophilosophy in Deleuze and Guattari. Results: The colonialities of being, knowledge and power are presented as indexes of the cartography of the territories of knowledge of the BDCI and point to the colonial elements that weave the networks of disenchantment of the world present in the respective fields. Conclusions: The epistemic disobedience of thematizing the BDCI fields from a colonial point of view creates the conditions of possibility for us to transform ourselves as a science and, through this alteration, free ourselves from the colonial ruins and their modes of expression. The conclusion is on the verge of re-enchanting the world with a view to postponing its end.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: (Re)situar a Biblioteconomia e as bibliotecas para além das fronteiras desencantadas do Ocidente e das suas “unidades de conteúdo”, a partir de duas proposições de origem indígena: i) o conhecimento vivo do mundo é o plano epistêmico de orientação da Biblioteconomia indígena (Indigenous Librarianship) e, ii) a terra é a biblioteca dos povos indígenas. Método: o equívoco controlado é o método do texto. Ele está articulado com a agenda metodológica indígena de pesquisa e os pressupostos do perspectivismo ameríndio e do multinaturalismo indígena, elos configuradores do cogito canibal e da autodeterminação dos povos originários. Resultado: A gramática transformacional dos povos indígenas, encantada pela terra, desconcerta e altera os planos de configuração da teoria clássica da Biblioteconomia e do imaginário objetivista e desencantado dos saberes ocidentais. O conhecimento vivo e ancestral da terra, corpos e línguas se apresenta como um feixe contemporâneo capaz de reencantar o mundo biblioteconômico através de um resgate historiográfico de longa duração das práticas “bibliotecárias” dos povos indígenas. Conclusões: A vida é o néctar do pensamento indígena. Instalar-se no espaço do equívoco entre os nativos e nós, e encaracolar-se, é a tarefa tradutora e conclusiva deste texto. Traduzir não para silenciar o outro ao presumir uma univocidade originária e uma redundância última entre o que ele e nós estamos dizendo, mas, ao avesso, trata-se de fazer morada no pensamento indígena biblioteconômico para que ele enquanto língua originária deforme, descolonize, subverta e transforme os destinos e as geografias conceituais da nossa língua bibliotecária, documentária, informacional e além.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: (Re)situating Librarianship and Libraries beyond the disenchanted borders of the West and its “content units”, based on two propositions of indigenous origin: i) the living knowledge of the world is the epistemic plan of orientation of indigenous Librarianship and, ii) the land is the library of indigenous peoples. Methods: controlled equivocation is the method of the text. It is articulated with the indigenous methodological research agenda and the assumptions of Amerindian perspectivism and indigenous multinaturalism, configuring links of the cannibal cogito and the self-determination of indigenous peoples. Results: The transformational grammar of indigenous peoples, enchanted by the land, disconcerts and alters the configuration plans of the classical theory of Librarianship and the objectivist and disenchanted imaginary of Western knowledge. The living and ancestral knowledge of the land, bodies and languages presents itself as a contemporary bundle capable of re-enchanting the librarianship world through a long-term historiographic rescue of the “library” practices of indigenous peoples. Conclusions: Life is the nectar of indigenous thought. Installing itself in the space of ambiguity between the natives and us, and curling up, is the translating and concluding task of this text. Translating does not aim to silence the other by presuming an original univocity and an ultimate redundancy between what he and we are saying, but, on the contrary, it is a matter of making a home in library indigenous thought so that it, as an original language, deforms, decolonizes, subverts and transform the destinations and conceptual geographies of our library, documentary, informational language and beyond.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: identificar os conceitos que compõe as enunciações feministas decoloniais, no sentido de reconhecê-las e melhor compreendê-las dentro do contexto em que são produzidas, significadas e acionadas na proposição de políticas e condutas de vida em sociedade. A justificativa para o desenvolvimento do estudo é, inicialmente, por se reconhecer e defender o feminismo como um movimento genuíno de justiça social que tem, como prerrogativa, a defesa de todas as pessoas humanas, independentemente de seu gênero; também por buscar defender que as enunciações e ações do feminismo decolonial, alargam as fronteiras e aprofundam as questões de base da própria decolonialidade, e por fim, por propor, de modo introdutório, um quadro conceitual feminista decolonial que potencialize o reconhecimento da complexidade e das urgências evidenciadas pelo movimento e que merecem compor as agendas dos estudos informacionais, uma vez que as causas pelas quais se lutam no escopo desta plataforma, dizem respeito, antes de mais nada, a defesa dos direitos humanos. Método: o estudo segue em um percurso metodológico ancorado nas Categorias Fundamentais propostas por S. Ranganathan: Personalidade, Matéria, Energia, Espaço e Tempo (PMEST), como base de sustentação para a composição de uma apresentação introdutória dos conceitos e expressões que compõem as enunciações feministas decoloniais. Resultado: se constatou, mais uma vez, que a proposta biblioteconômica Ranganathiana viabiliza a compreensão de domínios do conhecimento para além se suas estruturas linguísticas. Conclusões: No que se refere ao feminismo decolonial foi possível reconhecer, pelas enunciações deste movimento, o quanto ele se sustenta enquanto Espaço (no sentido Ranganathiano) profícuo para um pensar e um agir social e que, por isso, tem muito a agregar a todas as Ciências incluindo, a da Informação.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: aims to identify the concepts that make up the decolonial feminist enunciations, in order to recognize them and better understand them within the context in which they are produced, signified and activated in the proposition of policies and conducts of life in society. The justification for developing this study is, initially, to recognize and defend feminism as a genuine social justice movement that has, as its prerogative, the defense of all human beings, regardless of their gender; Finally, by proposing, in an introductory way, a decolonial feminist conceptual framework that strengthens the recognition of the complexity and urgencies evidenced by the movement and that deserve to be part of the agendas of informational studies, since the causes that are fought for in the scope of this platform concern, first of all, the defense of human rights. Methods: For this, the study will follow a methodological path anchored in the Fundamental Categories proposed by S. Ranganathan: Personality, Matter, Energy, Space and Time (PMEST), as a basis for the composition of an introductory presentation of the concepts and expressions that compose the decolonial feminist enunciations. Results: it was found, once again, that the Ranganathian library proposal enables the understanding of domains of knowledge beyond their linguistic structures. Conclusions: with regard to decolonial feminism, it was possible to recognize from the enunciations of this movement, how much it sustains itself as a Space (in the Ranganathian sense) fruitful for thinking and social action and that, therefore, has a lot to add to all the Sciences including, the one of the Information.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: objetivo contribuir com aspectos, reflexões e teorias ligadas à decolonialidade no campo da Biblioteconomia, mais precisamente no campo das bibliotecas universitárias, verificando ações decoloniais existentes no que se refere à cultura e às práticas por meio da integração da biblioteca e de seus usuários. Método: Utiliza o método qualitativo teórico com ênfase na epistemologia e pesquisa em fontes bibliográficas. Resultado: É verificado o contexto das relações decoloniais no cenário acadêmico com abrangência nas áreas de educação, sociais, culturais e de informação. Também é verificado como o profissional bibliotecário, por meio da sua formação, pode trabalhar com aspectos ligados à decolonialidade. Por fim, a questão da diversidade em bibliotecas acadêmicas é vista tanto no aspecto teórico quanto no prático, relacionada às melhores ações de promoção e equidade social. Conclusões: Apresenta algumas questões ligadas à decolonialidade em bibliotecas universitárias e a função do profissional bibliotecário como agente social.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: aims to contribute with aspects, reflections and theories related to decoloniality in the field of Librarianship, more precisely in the field of university libraries, verifying existing decolonial actions with regard to culture and practices through the integration of the library and its users. Methods: It uses the theoretical qualitative method with emphasis on epistemology and research in bibliographic sources. Results: The context of decolonial relations in the academic scenario is verified, covering the areas of education, social, cultural and information. It is also verified how the librarian, through their training, can work with aspects related to decoloniality. Finally, the issue of diversity in academic libraries is seen both in the theoretical and practical aspects, related to the best actions of promotion and social equity. Conclusions: It presents some issues related to decoloniality in university libraries and the role of the librarian as a social agent.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: procura-se refletir sobre as pessoas buscadoras e referenciais em ciência, tecnologia e inovação no Brasil, com vistas a elencar ações possíveis em Ciência da Informação para a promoção da pluralidade e diversidade dos sujeitos. Método: Adota-se a pesquisa qualitativa e exploratória por meio de levantamento documental e bibliográfico. Resultado: A Competência Crítica em Informação, Letramento Digital, Letramento Estatístico, Acervo diverso (em relação às bibliotecas e demais unidades de informação), Eventos Técnicos Científicos, Criação de Redes de Colaboração entre pesquisadoras/es de grupos menorizados, enfocando a apropriação da informação e dados, tornam-se ações possíveis para efetivar o processo de justiça informacional em ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Conclusões: Possibilitou a compreensão da justiça informacional como um movimento de análise ética, o qual requer o desenvolvimento de capacidades necessárias para a participação dos sujeitos nos mais diversos sistemas de informação. Evidenciou-se que em relação às pessoas buscadoras e referenciais, infelizmente ainda perpetua a lógica do privilégio, pois o sistema de ciência, tecnologia e inovação no Brasil apresenta baixa diversidade em relação à população diversa e plural do país.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: we seek to reflect on the searchers and referents in science, technology, and innovation in Brazil, to list possible actions in Information Science for the promotion of plurality and diversity of subjects. Methods: It is classified as qualitative and exploratory research by means of a document survey and a narrative, non-systematic, and non-exhaustive literature review. Results: Critical Information Literacy, Digital Literacy, Statistical Literacy, a diverse collection (in relation to libraries and other information units), Technical Scientific Events, Creation of Collaboration Networks among researchers from lesser-known groups, focusing on the appropriation of information and data, become possible actions to effect the process of informational justice in science, technology, and innovation in Brazil. Conclusions: It made possible the understanding of informational justice as a movement of ethical analysis, which requires the development of capacities necessary for the participation of subjects in the most diverse information systems. Evidencing that in relation to the searchers and referents, unfortunately the logic of privilege still perpetuates, since the system of science, technology and innovation in Brazil presents low diversity in relation to the diverse and plural population of the country.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: Trata-se de um debate sobre os efeitos ético e ontoepistemológico do conceito de tautismo (neologismo entre tautologia e autismo), elaborado por Lucien Sfez no escopo das Teorias da Informação e Comunicação, como crítica à chamada comunicação confusional, onde a desinformação e o fim da comunicação seriam seus produtos imediatos. Sem desconsiderar a legitimidade, relevância e atualidade do problema apresentado por Sfez, o artigo reflete sobre a apropriação do termo autismo para construção de metáforas embasadas nas definições temporais e contextuais do espectro, domínio ainda em desenvolvimento. Métodos: Estudo de natureza básica, descritivo, abordagem qualitativa e bibliográfica e análise hermenêutica. O percurso teórico-metodológico examina os conceitos de tautismo e comunicação confusional, de Lucien Sfez, em contraponto à leitura sofista acerca da linguagem, em Barbara Cassin. Como fio condutor, o conceito de justiça informacional de Kay Mathiesen. Resultado: Com base nos estudos críticos informacionais e de linguagem, sustenta-se que o princípio ocidental de não-contradição aristotélico hegemônico fortalece o uso do prefixo grego - autós na instituição de identidade autista como indivíduo alheio à realidade, consequentemente, não-sujeito dotado de logos, abrindo brecha para representações capacitistas e epistemicidas da população avaliada, seus saberes e suas práticas. Conclusões: Como cientistas da informação, averiguamos as pegadas terminológicas que não espelham o universal, mas apontam historicidade. O gesto ontológico de exclusão funda o tautismo, cuja metaforologia negativa resguarda um problema legítimo: os efeitos físicos, mentais e políticos emergentes da digitalização de atividades e processos, capturados e agenciados por empresas e governos com interesses próprios. Apesar de Sfez desenvolver argumentação crítica à comunicação enquanto forma simbólica e ideológica, reforça uma racionalidade técnica autônoma na figura de Frankenstein.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: This is a debate about the ethical and onto-epistemological effects of the concept of tautism (neologism between tautology and autism), elaborated by Lucien Sfez in the scope of Information Theory, as a criticism of the so-called confusional communication, where disinformation and the end of communication would be its immediate products. Without disregarding the legitimacy, relevance and timeliness of the problem presented by Sfez, the article reflects on the appropriation of the term autism for the construction of metaphors, based on temporal and contextual definitions of the spectrum, a domain still under development. Based on critical informational and language studies, it is argued that the Western hegemonic Aristotelian principle of non-contradiction strengthens the use of the Greek prefix -autos in the institution of autistic identity as an individual alien to reality, consequently, a non-subject endowed with logos , opening a gap for ableist and epistemic representations of the evaluated population, their knowledge and practices. Methods: Basic, descriptive study, with a qualitative approach, bibliography and hermeneutic analysis. The theoretical-methodological route examines Lucien Sfez's concepts of tautism and confusional communication, in opposition to Barbara Cassin's sophistic reading of language. Results: Based on critical informational and language studies, it is argued that the Western hegemonic Aristotelian principle of non-contradiction strengthens the use of the Greek prefix -autos in the institution of autistic identity as an individual alien to reality, consequently, a non-subject endowed with logos, opening a gap for empowering and epistemic representations of the assessed population, their knowledge and practices. Conclusions: As information scientists, we check the terminological footprints that do not reflect the universal, but point to historicity. The ontological gesture of exclusion founds tautism, whose negative metaphorology safeguards a legitimate problem: the physical, mental and political effects emerging from the digitization of activities and processes, captured and managed by companies and governments with their own interests. Although Sfez develops a critical argument towards communication as a symbolic and ideological form, he reinforces an autonomous technical rationality in the figure of Frankenstein.Resumo em Português:
RESUMO Objetivo: Relatar a experiência do projeto de extensão “Leitura reflexiva para igualdade de gênero” desenvolvido entre maio e agosto de 2022. Método: O projeto se fundamenta teoricamente nas teorias feministas, no conceito de bem-viver, de injustiça epistêmica, de competência crítica em informação e de mediação da leitura e usa o método da educadora Bell Hooks de prática educativa baseada em aceitação, afetos e diálogo como meio de se atingir uma formação emancipadora. Ele foi idealizado, colaborativamente, por uma docente e seis discentes e consistiu em seis encontros de leitura, aos sábados, no Skate Parque. Resultado: Os resultados incluem dificuldades e acertos. Por um lado, não houve participantes de fora do grupo, apesar da divulgação, indicando que ele não conseguiu envolver o público externo; por outro, as discentes relatam desenvolvimento de leitura e de interpretação de texto, além de aumento da segurança para se expressar. Para elas, o projeto proporcionou acesso diferenciado à leitura e promoveu diversas reflexões sobre o tema da igualdade de gênero, além de estimular sua auto-estima. Conclusões: Conclui que o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica a partir de práticas pedagógicas feministas funciona. Além disso, o fortalecimento de nossas estudantes é bom para elas, para nós, para nossa profissão e ajuda a sociedade em geral a dar um pequeno passo em direção à igualdade de gênero.Resumo em Inglês:
ABSTRACT Objective: The objective of this paper is to report an experience report of the extension project “Critical Reading for Gender Equality” developed between May and August 2022. Methods: The project is theoretically based on feminist theories, on the concept of good living, of epistemic injustice, critical information literacy, mediation of reading and adopts Bell Hooks’ method of educational practice based on acceptance, affection and dialogue as a means of achieving an emancipatory formation. It was idealized, collaboratively, by a teacher and six students and consisted of six reading meetings, on Saturdays, at Skate Parquek. Results: The results include difficulties and successes. On one hand, there were no participants from outside the group, despite the publicity, indicating that it failed to engage external audiences; on the other, the students report development of reading and text interpretation, as well as increased confidence to express themselves. For them, the differentiated access to reading promoted several reflections on the theme of gender equality, in addition to stimulating their self-esteem. Conclusions: It concludes that the development of critical reading skills based on feminist pedagogical practices works. Furthermore, empowering our students is good for them, for us, for our profession and helps society at large take a tiny step towards gender equality.