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Perspectiva Teológica, Volume: 56, Número: 2, Publicado: 2024
  • CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM E IGREJA MISSIONÁRIA SINODAL Editorial

    Albuquerque, Francisco das Chagas de; Paranhos, Washington da Silva
  • AVANCÉES ET DIFFICULTÉS DANS LA RÉCEPTION DE LUMEN GENTIUM Articles

    Routhier, Gilles

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Soixante ans après la fin du concile, la réception de Vatican II, processus long et complexe, se poursuit encore. Résumée dans la notion de « peuple de Dieu » adoptée avec enthousiasme par l’ensemble des fidèles puisqu’elle marquait la fin de la marginalisation des laïcs, l’ecclésiologie conciliaire a dû être approfondie. Si l’Assemblée extraordinaire du Synode des évêques de 1985 semble marquer un recul, elle a obligé un approfondissement exigeant, approfondissement qui a conduit à une résurgence au cours du pontificat de François qui reprend l’enseignement du concile sur le peuple de Dieu, la collégialité, la participation active de tous à la mission et le sensus fidei qui appartient à tous les fidèles.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Sixty years after the end of the Council, the reception of Vatican II, a long and complex process, is still ongoing. Summed up in the notion of the “People of God”, enthusiastically embraced by the faithful since it marked the end of the marginalization of the laity, conciliar ecclesiology has had to be deepened. While the 1985 Extraordinary Assembly of the Synod of Bishops may seem to mark a step backwards, it did force a demanding deepening, a deepening that has led to a resurgence during the pontificate of Francis, who takes up the Council’s teaching on the people of God, collegiality, the active participation of all in the mission and the sensus fidei that belongs to all the faithful.
  • O SIGNIFICADO ECUMÊNICO DO CONCÍLIO VATICANO II: PERSPECTIVAS PROTESTANTES EM DIÁLOGOS Artigo

    Wachholz, Wilhelm

    Resumo em Português:

    RESUMO Após séculos de fraturas, o século XX se tornou conhecido como o século do ecumenismo. A confessionalização da segunda metade do século XVI, levando à Guerra dos Trinta Anos, aprofundou o distanciamento entre as igrejas no Ocidente. Os esforços do Pietismo protestante e do Iluminismo buscaram romper com as fronteiras confessionais, mas somente a partir do século XIX, ocorrem laços ecumênicos concretos. Já no século XX, o Concílio Vaticano II fomentou novo reavivamento do ecumenismo. O objetivo deste artigo não é analisar propriamente a dimensão ecumênica do Concílio Vaticano II, mas, a partir de sua concepção eclesiológica, identificar aproximações com a eclesiologia protestante, em particular, a luterana. Iniciaremos com uma análise da concepção de Igreja pela Reforma Luterana, depois buscaremos aproximações à eclesiologia católico-romana do Vaticano II. Finalmente, colocaremos alguns teólogos católico-romanos e protestantes em diálogo, buscando identificar possibilidades ecumênicas na perspectiva da unidade na diversidade reconciliada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT After centuries of fractures, the 20th century became known as the century of ecumenism. The confessionalization of the second half of the 16th century, leading to the Thirty Years’ War, deepened the distance between the churches in the West. The efforts of Protestant Pietism and the Enlightenment sought to break down confessional boundaries, but it wasn’t until the 19th century onwards did concrete ecumenical ties occur. In the 20th century, the Second Vatican Council represented and fostered a new revival of ecumenism. The aim of this article is not to properly analyze the ecumenical dimension of the Second Vatican Council, but, based on its ecclesiological conception, to identify similarities with Protestant ecclesiology, in particular, Lutheran ecclesiology. We will begin with an analysis of the Lutheran Reformation’s conception, to identify approximations to the Roman Catholic ecclesiology of Vatican II. Finally, we will bring some Roman Catholic and Protestant theologians into dialogue, seeking to identify ecumenical possibilities from the perspective of unity in reconciled diversity.
  • A QUESTÃO DA SINODALIDADE NA IGREJA CATÓLICA: ILUMINADOS PELO PASSADO PARA PENSAR UMA ECLESIOLOGIA SONHADA POR FRANCISCO Artigo

    Silva, Dayvid da; Nobre, José Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Refletir sobre a sinodalidade constitui uma urgência para os católicos, em vista da percepção do conservadorismo transnacional reinante, cujos malefícios já se manifestam por todos os lados, sob a forma de crises sanitárias, ambientais e humanitárias, em que a cultura do descarte evidencia aquilo que o Papa Francisco chama da vivência de uma Terceira Guerra Mundial em pedaços. Do ponto de vista formal, indagamos: como um olhar para os desafios do passado pode fortalecer o sonho eclesiológico do Papa Francisco para a efetivação de uma Igreja sinodal? A metodologia desta pesquisa é de revisão bibliográfica. Os resultados esperados estão circunscritos à compreensão de que quanto mais refletirmos sobre a sinodalidade e sua riqueza eclesiológica para responder aos desafios de cada tempo, tanto melhor para mostrar a importância e necessidade da constituição de uma vivência da comunhão, da participação e da missão da Igreja como uma realidade a ser abraçada pelos batizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Reflecting on synodality is an urgency for Catholics, in view of the perception of the reigning transnational conservatism, whose evils are already manifesting itself everywhere, in the form of health, environmental and humanitarian crises, in which the throwaway culture highlights what Pope Francis calls the experience of a Third World War in pieces. From a formal point of view, we ask: how a look at the challenges of the past can strengthen Pope Francis’ ecclesological dream of realizing a synodal Church? The methodology of this research is a bibliographic review. The expected results are limited to the understanding that the more we reflect on synodality and its ecclesiological richness to respond to the challenges of each time, the better to show the importance and need for establishing an experience of communion, participation and the mission of the Church as a reality to be embraced by the baptized.
  • A IGREJA “EM SAÍDA” À LUZ DA KENOSIS ECLESIAL Artigo

    Bordignon-Meira, André Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo apresenta as consequências da proposta da Igreja “em saída”, à luz do conceito teológico da kenosis eclesial de Balthasar, possibilitando-a ser mais missionária e próxima da vida das pessoas, com o prosseguimento irreversível do Concílio Vaticano II. O objetivo do artigo é tornar este estudo uma contribuição valiosa para o caminho da Igreja “em saída” que ruma em direção às demandas atuais, olhando sempre os sinais dos tempos. Considera-se o conceito primeirear, necessário a este processo, de colocar-se “em saída”, assim como o ato de inclinar-se para escutar e servir melhor. A experiência cristã revela que a missão da Igreja se desenvolve melhor em comunidades “em saída”, prontas e abertas ao diálogo e ao serviço no mundo. Contudo, é necessária uma conversão pastoral. A transformação das estruturas implica processos contínuos, portanto, a teologia e a pastoral da Igreja “em saída” devem ser feitas de joelhos, sobressaindo o caráter kenótico e sinodal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article presents the consequences of the proposal of the Church “going forth”, in the light of Balthasar’s theological concept of ecclesial kenosis, enabling it to be more missionary and closer to people’s lives, with the irreversible continuation of the Second Vatican Council. The aim of the article is to make this study a valuable contribution to the journey of the “outgoing” Church, which is moving towards today’s demands, always looking at the signs of the times. It considers the concept of primeirear, necessary for this process, of going “out”, as well as the act of leaning in to listen and serve better. Christian experience shows that the Church’s mission is best carried out in “outgoing” communities, ready and open to dialog and service in the world. However, pastoral conversion is necessary. The transformation of structures implies continuous processes, so the theology and pastoral care of the Church “going forth” must be done on its knees, emphasizing its kenotic and synodal character.
  • IGREJA LOCAL E PEQUENAS COMUNIDADES UM ESTUDO NO CONTEXTO DAS REFLEXÕES DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO Artigo

    Gomes, Tiago de Fraga; Fernandes, Rafael Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa aprofundar a relação entre Igreja local e pequenas comunidades, a partir das reflexões do Episcopado Latino-americano no pós-concílio. A metodologia utilizada segue os passos da descrição histórica, análise e sistematização dos elementos eclesiológico-pastorais do tema em questão. O estudo divide-se em três seções. Na primeira, descreve-se o histórico latino-americano de renovação comunitária a partir das Conferências Gerais de Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida. Na segunda seção, analisa-se a teologia da Igreja local à luz do Concílio Vaticano II e dos aspectos culturais da Igreja, resgatados pelas Conferências acima citadas. Na terceira, explicita-se as intuições do Episcopado latino-americano relativas à elaboração de uma teologia da Igreja local latino-americana, feita a partir das vivências eclesiais das pequenas comunidades. Nessa teologia, destacam-se os aspectos da inculturação do Evangelho, da sinodalidade, da iniciação cristã e do serviço aos mais pobres. Por fim, afirma-se que as pequenas comunidades contribuem em larga medida para a configuração de uma teologia da Igreja local que seja genuinamente latino-americana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to study the relationship between the local Church and small communities, based on the reflections of the Latin American Episcopate in the post-council. The methodology used follows the steps of historical description, analysis and systematization of the ecclesiological-pastoral elements of the topic in question. The study is divided into three sections. In the first, the Latin American history of the community renewal is described considering the General Conferences of Medellín, Puebla, Santo Domingo and Aparecida. In the second section, the theology of the local Church is analyzed in light of the Second Vatican Council and the cultural aspects of the Church, rescued by the Conferences mentioned above. In the third section, the intuitions of the Latin American Episcopate are explained regarding the elaboration of a theology of the Latin American local Church, based on the ecclesiastical experiences of small communities. In this theology, aspects of inculturation of the Gospel, synodality, Christian initiation and service to the poorest stand out. Finally, it is stated that small communities contribute largely to the configuration of a theology of the local Church which is genuinely Latin American.
  • DIVERSIDAD CARISMÁTICA DE LOS MOVIMIENTOS ECLESIALES PARA LA MISIÓN “EN SALIDA”: DEL CONCILIO VATICANO II AL PAPA FRANCISCO Artigo

    Pessotto, Diogo Marangon; Maçaneiro, Marcial; Silva, Maria Rita da

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En la Iglesia Católica, los Movimientos Eclesiales y las Nuevas Comunidades son una realidad plural. Constituyen un mosaico de carismas, con énfasis distintos y complementarios: conversión y fraternidad, obras de misericordia y promoción humana, renovación carismática y sacramental, espiritualidad ecuménica y unidad cristiana. El propósito de este artículo es analizar la comprensión conciliar del carisma laico y los énfasis del tema en el magisterio posterior, considerando los Movimientos y las Comunidades en la perspectiva de la vocación bautismal a la santidad y el apostolado. Los elementos teológicos y eclesiales subrayados afirman la misión de los laicos en la Iglesia-comunión (Vaticano II), con sus carismas abiertos a los signos de los tiempos (Pablo VI), con base en una espiritualidad y disciplina propias en vista del apostolado (Papas Juan Pablo II y Benedicto XVI), por fin con el llamamiento a la misión en salida (Papa Francisco). El análisis concluye que hombres y mujeres laicos (o seglares) evangelizan en virtud del bautismo, según el carácter secular de su vocación en el mundo; y evalúa la contribución de cada pontífice para el liderazgo laico, en tiempos de reforma misionera de la Iglesia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the Catholic Church, the Ecclesial Movements and the New Communities are a plural reality. They form a mosaic of charisms, with distinct and complementary emphases: conversion and fraternity, works of mercy and human promotion, charismatic and sacramental renewal, ecumenical spirituality, and unity of Christians. The purpose of this article is to analyze the II Vatican Council’s understanding of the lay charism and its emphasis in the later magisterium, considering the Movements and the Communities from the perspective of the baptismal vocation to holiness and apostolate. The theological and ecclesial elements underlined affirm the mission of the laity in the Church-communion (II Vatican Council), with their charisms open to the signs of the times (Paul VI), based on their own spirituality and discipline in view of the apostolate (John Paul II and Benedict XVI), and the recent call to the outgoing mission (Pope Francis). The analysis concludes that lay men and women (or laity) evangelize by virtue of baptism, according to the secular character of their vocation in the world; and assesses each pontiff’s emphasis on lay leadership in times of missionary reform of the Church.
  • PHILANTHRÔPÍA DIVINA COMO MODELO Y FUNDAMENTO DE LA VIDA CRISTIANA APROXIMACIÓN DESDE GREGORIO DE NISA Artítulos Generales

    Pinzón, Orlando Solano

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El postulado central remite a un ejercicio de recuperación de la categoría philanthrôpía divina en Gregorio de Nisa, desde la cual se establece una conexión con la vida cristiana, como su modelo y fundamento. El proceso parte de una exploración de la categoría en cuestión en la filosofía griega, posteriormente, el uso que se le dio en el ambiente judeo-cristiano, particularmente en Filón de Alejandría, Clemente de Alejandría, Orígenes de Alejandría y Atanasio de Alejandría. El ejercicio de reflexión sobre la conexión entre la philanthrôpía divina y la vida cristiana puede servir de inspiración para resignificar la vida cristiana en estos inicios de siglo y de milenio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The central postulate refers to an exercise of recovery of the category of divine philanthropy in Gregory of Nyssa, from which a connection is established with Christian life, as its model and foundation. The process starts from an exploration of the category in question in Greek philosophy, then, the use given to it in the Judeo-Christian environment, particularly in Philo of Alexandria, Clement of Alexandria, Origen of Alexandria and Athanasius of Alexandria. The exercise of reflection on the connection between divine philanthropy and Christian life can serve as an inspiration to redefine Christian life at the beginning of this century and millennium.
  • A Narrativa das Tentações de Jesus e as suas Implicações para o Cristianismo Atual: Uma Interpretação Teológica General Articles

    Okoye, Kanayochukwu Michael; Ugwu, Ndidi Vivian; Nnadi, Christian Ikechukwu

    Resumo em Português:

    RESUMO A narrativa das tentações de Jesus constitui um princípio fundamental das doutrinas cristãs, elucidando a provação de Jesus no deserto, onde o diabo o seduziu gravemente para que explorasse o seu estatuto divino de filho de Deus, cumprindo as expectativas messiânicas do seu povo para fins egoístas. Desde os primórdios do cristianismo, esta narrativa tem sido objeto de interpretações teológicas, cujas lições continuam a ser relevantes para o cristianismo atual, à luz da paixão excessiva e desregrada pela riqueza, fama e poder que caracteriza a sociedade contemporânea. Utilizando um método narrativo-descritivo e analítico, o estudo examina criticamente a narrativa da tentação no contexto das suas exigências existenciais e implicações para o cristianismo atual. Destaca as provações morais quotidianas dos seres humanos e apresenta a disposição de Jesus nas provações como um modelo para a resolução de desafios éticos e a obediência a Deus.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Jesus’temptations narrative constitutes a foundational tenet within the Christian doctrines, elucidating Jesus’ ordeal in the wilderness, where the devil gravely enticed him to exploit his divine status as the son of God in fulfilling the messianic expectations of his people for self-serving purposes. From earliest Christianity, this narrative has been a subject of theological interpretations, whose lessons still hold relevance to today’s Christianity in the light of the excessive and unruly passion for wealth, fame and power that characterized contemporary society. Using a narrative-descriptive and analytical method, the study critically examines the temptation narrative in the context of its existential demands and implications for today’s Christianity. It highlights the humans’ daily moral trials and presents Jesus’ disposition in the trials as a model for resolutions of ethical challenges and obedience to God.
  • “A ROCHA ERA CRISTO” (1COR 10,4C) UMA LEITURA DO TARGUM NA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS Artigos Gerais

    Malzoni, Cláudio Vianney

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, é investigada a presença de uma leitura do Targum do Pentateuco na Primeira Carta aos Coríntios. Em uma advertência à Igreja em Corinto a respeito da idolatria (1Cor 10,1-14), Paulo cita elementos das narrativas da travessia do deserto, como aquele que os pais beberam de uma rocha espiritual que os seguia, acrescentando que “essa rocha era Cristo” (1Cor 10,4c). O objetivo é mostrar a existência de um paralelo entre o targum e outras obras da literatura judaica e um escrito do epistolário paulino, levantando a questão da dependência deste em relação àqueles. A metodologia foi a da pesquisa bibliográfica, retomando indicações deixadas por autores que já abordaram o tema. Para atingir esse objetivo, foram dados quatro passos: apresentação da tradição targúmica, de sua relação com o Novo Testamento, da tradição que está na base da citação em 1Cor 10,4 e de sua inserção no contexto da Carta. O resultado alcançado é modesto, pois não se pode afirmar com certeza que Paulo esteja citando uma tradição targúmica, mas é importante por situar a argumentação do Apóstolo no âmbito da interpretação judaica das Escrituras que se fazia em seu tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, the presence of a reading of the Targum of the Pentateuch in the First Letter to the Corinthians is investigated. In a warning to the Church in Corinth regarding idolatry (1Cor 10:1-14), Paul quotes elements of the narratives of the crossing of the desert, like that the fathers drank from a spiritual rock that follows then, adding that “this rock was Christ” (1Cor 10:4c). The objective is to show the existence of a parallel between the targum and others works of the Judaic literature and a writing of the Paulinian epistolary, putting the question of a dependence of this one by rapport of the first ones. The methodology was that of bibliographical research, reconsidering some indications left by some authors that work yet with this subject. To achieve this objective, four steps were taken: presentation of the targumic tradition, its relationship with the New Testament, the tradition that is at the base of the citation in 1Cor 10:4 and the insertion of this tradition in the context of the Letter. The result achieved is modest, since it is not possible to affirm without doubt that Paul is really quote a targumic tradition, but it is important for to situate the Apostol argumentation in the context of the Judaic interpretation of the Scriptures, made in his time.
  • A OFERTA DE CAIM E A LINGUAGEM DO PROGRESSO – UMA AVALIAÇÃO TEOLÓGICA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO URBANISMO NO ANTIGO SISTEMA RELIGIOSO ISRAELITA Artigos Gerais

    Ribeiro, Celia Maria; Righi, Maurício G.

    Resumo em Português:

    RESUMO As personagens Caim e Abel, protagonistas de Gn 4,1-16, e o subsequente desfecho narrativo entre elas, em função da oferta Àquele que os acompanhava diligentemente, estão entre as passagens mais instigantes do Antigo Testamento, motivo pelo qual dedicamos uma breve reflexão sobre a inteligência antropológica bíblica, observada mais detidamente a partir das atividades laborais e rituais do relato caímico, pelas quais é possível compor o extenso cenário formativo de comunidades afins assim como de territórios imperiais no período em questão. O vasto repertório teórico associado a esse tema bíblico e os avanços nas escavações arqueológicas nos permitem algumas elucidações centrais que o texto caímico nos proporciona. A prática sacrificial animal e a oferta descrita na passagem é sinal, em seu antagonismo, de alterações significativas no sistema religioso, que designam transformações socioeconômicas e uma resposta teológica a essas transformações. Com base nesse embate, se dá uma nova orientação teológica ao sacrifício, verdadeiramente esperado pelo Senhor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The biblical characters Cain and Abel, protagonists in Gn 4,1-16, including the subsequent outcome between them, and due to the offering to the One who watched over them diligently, are among the most thought-provoking plots in the Old Testament, which is why we dedicate a brief reflection about the biblical anthropological intelligence observed more closely from the Caimic way of ministering ritual and labor, through which it is possible do compose the extensive formative scenario of related communities as well as imperial territories of the period in question. The vast theoretical repertoire on this biblical theme and the advances in archaeological excavations enhanced our understanding about the Caimic narrative. The animal sacrifice and the offering described in the passage signalize, in their internal antagonism, meaningful changes in the religious system, designating socioeconomical transformations and a theological response to these transformations. Within that framework, a new theological guidance is given to the sacrifice truly expected by the Lord.
  • EL ROL DE LA UNIVERSIDAD EN BENEDICTO XVI E IGNACIO ELLACURÍA SJ. CLAVES PARA PENSAR EL APORTE DE LAS UNIVERSIDADES CATÓLICAS A LA SOCIEDAD DEL SIGLO XXI Artítulos Generales

    Montalbetti, María José Schultz

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La realidad mundial nos sitúa ante la idea de que la sociedad moderna y sus fundamentos están en crisis. La pandemia y sus efectos en la salud integral, la crisis económica y política de numerosos países, junto con los movimientos migratorios, el auge de los nacionalismos; unido a la fragilidad política y social provocada por la guerra de Ucrania, demandan no sólo saber cómo actuar en el presente, sino que hace imprescindible elevar la mirada y adelantarse a iluminar el futuro. Este estudio reflexiona acerca del rol de las universidades de confesión cristiana en la transformación social y su tarea en la reflexión crítica de la realidad. Los resultados de la propuesta surgen de la convergencia y diálogo entre el pensamiento de Benedicto XVI e Ignacio Ellacuría SJ. El propósito es poner el foco en la comprensión que estos grandes pensadores cristianos del siglo XX tuvieron acerca de la misión de la universidad y contribuir con ello en la reflexión a la que el Pacto Educativo Global convoca.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The world reality places us before the idea that modern society and its foundations are in crisis. The pandemic and its effects on the comprehensive health, economic crisis and political policy of numerous countries, along with migratory movements, the nationalisms bound, together with the political and social fragility caused by the war in Ukraine, demand not only to know how to act in the present, but also make it essential to raise our gaze and look ahead to illuminate the future. This study reflects on the role of Christian universities in social transformation and their task in the critical reflection of reality. The results of the proposal arise from the convergence and dialogue between the thought of Benedict XVI and Ignacio Ellacuría SJ. The purpose is to focus on the understanding that these great Christian thinkers of the 20th century had of the mission of the university and thus contribute to the reflection that the Global Education Compact calls for.
  • A FILIAÇÃO DIVINA À LUZ DE JOHAN TAULER ACOLHIDA E MANIFESTAÇÃO Artigos Gerais

    Silva, Juscelino

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, à luz de fragmentos seletos dos sermões do místico medieval Johan Tauler, discute-se a teologia da filiação divina. Os fragmentos examinados são: Sermon pour Noël, Sermon II pour l’Epiphanie, Sermon III pour le cinquième dimanche après la Trinité, Sermon pour le lundi avant les Rameaux, Sermon pour le deuxième dimanche après la Trinité, Sermon II pour la Nativité de saint Jean Baptiste, Sermon II pour la fête de la Dédicace, Sermon pour le jeudi avant les Rameaux, Sermon III pour le treizième dimanche après la Trinité, Sermon I pour le quatrième dimanche après la Trinité, Sermon I pour le dix-septième dimanche après la Trinité. O método de abordagem foi o exegético a partir dos textos em francês disponibilizados pela Équipe de Recherches sur les Mystiques Rhénans da Universidade de Lorraine, de Bruxela, de Lyon e do Cusanus Institut f. Forschung de Trêves, e Gérard Eschbach. A tese é que o Filho de Deus é, desde o seu engendramento eterno, o arquétipo do ser humano. A humanidade foi gerada na eternidade, como promessa, a partir do Filho e o “façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança”, de Gênesis 1,26, é o cumprimento do projeto eterno fundado no reconhecimento mútuo: “Tu és meu filho; eu hoje te gerei” e “Abba, Pai”. Essa união está disponível ao ser humano na recepção a Deus e na manifestação dessa relação na vida cotidiana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, illuminated by select excerpts from the sermons of the medieval mystic Johann Tauler, the theology of divine filiation is explored. The examined fragments include: Sermon pour Noël, Sermon II pour l’Epiphanie, Sermon III pour le cinquième dimanche après la Trinité, Sermon pour le lundi avant les Rameaux, Sermon pour le deuxième dimanche après la Trinité, Sermon II pour la Nativité de saint Jean Baptiste, Sermon II pour la fête de la Dédicace, Sermon pour le jeudi avant les Rameaux, Sermon III pour le treizième dimanche après la Trinité, Sermon I pour le quatrième dimanche après la Trinité, Sermon I pour le dix-septième dimanche après la Trinité. The approach method employed was exegetical, drawing insights from the French texts provided by the Équipe de Recherches sur les Mystiques Rhénans from the Universities of Lorraine, Brussels, Lyon, and the Cusanus Institut f. Forschung in Trier, along with contributions from Gérard Eschbach. The thesis posits that the Son of God, since His eternal begetting, serves as the archetype of humanity. Humanity, conceived in eternity as a promise, originates from the Son, and the injunction “Let us make man in our image, after our likeness” from Genesis 1:26, signifies the fulfillment of an eternal plan rooted in mutual recognition: “You are my son; today I have begotten you” and “Abba, Father.” This union is accessible to humanity through reception of God and in the manifestation of this relationship in everyday life.
  • JESUS DA GENTE: LEITURA BÍBLICA DECOLONIAL Artigos Gerais

    Cunha, Carlos Alberto Motta

    Resumo em Português:

    RESUMO A virada hermenêutica da teologia sugerida por Claude Geffré revigora interpretações e aplicações criativas da mensagem cristã para além dos espaços eclesiais. No Brasil, escolas de samba, frequentemente, levam para o seu desfile uma palavra contra-hegemônica inspirada na Bíblia. Por exemplo, o enredo “Verdade vos fará livre” da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (2020) apresentou o “Jesus da gente” de forma decolonial. A leitura bíblica feita pela Mangueira rompe com os padrões culturais hegemônicos e serve de inspiração para teologias contextuais acolhendo outros sujeitos, outra gramática e outros lugares de anunciação – o que pode ser uma novidade para a Teologia. O propósito desse artigo consiste em refletir, de modo incipiente, sobre a possibilidade de uma leitura bíblica decolonial inculturada e libertadora. O diálogo entre o pensamento decolonial e a teologia hermenêutica de Geffré, no contexto do carnaval brasileiro, compõe o nosso caminho de reflexão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The hermeneutical turn in theology proposed by Claude Geffré strengthens creative interpretations and applications of the Christian message beyond all ecclesial boundaries. In Brazil, samba schools often create counter-hegemonic narratives inspired by the Bible. In the 2020 carnival, for example, the Estação Primeira de Mangueira Samba School chose the theme “The Truth will make you free”, that showed “Jesus of the people” in a decolonial way. Such a biblical interpretation breaks away from hegemonic cultural patterns and serves as inspiration for contextual theologies that welcome other subjects, other grammars of representation, and other places of annunciation, what can be seen as a novelty in Theology. The purpose of this article is to reflect, in an incipient way, on reading the bible from an inculturated, liberating and decolonial perspective. The dialogue between Geffré’s hermeneutical theology and decolonial thought, in the context of the Brazilian carnival, will guide our reflection.
  • DIVINE REVELATIONS ON THE FRANCO-VISIGOTH ROADS RURING THE 4TH-7TH CENTURIES General Articles

    Álvarez, Patricia Ana Argüelles

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En la Antigüedad tardía, los viajeros sufrían innumerables dificultades a la hora de emprender un viaje. Los caminos estaban llenos de problemas y es en este escenario donde numerosos clérigos cruzaron la Península Ibérica y Francia, ya fueses para asistir a los concilios para discutir diferentes aspectos del dogma o para llegar a nuevos centros monásticos, todo después del Concilio de Nicea. Gracias a los relatos detallados de las hagiografías, podemos dar forma a la relación entre el hombre y Dios en situaciones críticas durante un viaje.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Late Antiquity, travellers suffered countless difficulties when setting out on a journey. The roads were full of problems and in this scenario numerous clerics crossed the Iberian Peninsula and France either to attend the councils to discuss different aspects of dogma or to reach new monastic centers, all after the Council of Nicaea. Thanks to the detailed accounts of the hagiographies, we can give shape to the relationship between man and God in critical situations during a journey.1
  • O CRISTOCENTRISMO PNEUMATOLÓGICO INERENTE À FORMULAÇÃO “MEDIAÇÕES PARTICIPADAS” REFERENTE ÀS RELIGIÕES: SEU SIGNIFICADO TEOLÓGICO E CONTRIBUTO À TEOLOGIA DAS RELIGIÕES Artigos Gerais

    Favretto, Alexandre Boratti

    Resumo em Português:

    RESUMO A perspectiva pneumatológica aplicada à cristologia, que reflete sobre o significado das religiões em uma história da salvação cujo único mediador é Jesus Cristo, favorece o reconhecimento, em teologia e pelo Magistério eclesiástico, de que o Mistério de Cristo se faz presença nas religiões, ocasionando um caminho de superação da definição de religiões como preparação evangélica em termos de meras etapas antecipatórias à promulgação do Evangelho. Tudo isso sintetizado na formulação “mediações participadas”, que define teologicamente as religiões do mundo, o que requer o estudo sobre a abordagem cristocêntrica durante o Concílio Vaticano II sobre as religiões, o incremento pneumatológico da teologia posterior, a relação da pluralidade de religiões com a Igreja Católica e a possibilidade de uma teologia das religiões que pense a alteridade religiosa em perspectiva pneumatológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The pneumatological perspective applied to Christology, which reflects on the meaning of religions in a history of salvation whose only mediator is Jesus Christ, favors the recognition, in theology and by the ecclesiastical Magisterium, that the Mystery of Christ is present in religions, causing a path of overcoming the definition of religions as evangelical preparation in terms of mere stages in anticipation of the promulgation of the Gospel. All of this is summarized in the formulation “participated mediations”, which theologically defines the religions of the world, which requires the study of the Christocentric approach during the Second Vatican Council on religions, the pneumatological increment of later theology, the relationship of the plurality of religions with the Catholic Church and the possibility of a theology of religions that thinks about religious alterity in a pneumatological perspective.
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