Acessibilidade / Reportar erro
REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), Volume: 30, Número: 2, Publicado: 2024
  • REVISTANDO A FISIONOMIA APÓS A CATÁSTROFE: LIÇÕES DE IGNORAR A CIÊNCIA Editorial

    Viegas, Cláudia Viviane
  • ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E TEORIA DAS TROCAS SOCIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Artigo

    Miri, Daniel Hank; Macke, Janaina

    Resumo em Português:

    RESUMO Ecossistema de inovação representa uma série de atores que possuem parcerias e envolvimento para disseminar conhecimento e tecnologia. A teoria das trocas sociais é constituída por elementos que incentivam as pessoas a pensarem nos benefícios e riscos potenciais de seus relacionamentos. Visto que há uma lacuna na literatura referente à baixa quantidade de artigos que relacionem ecossistema de inovação com a teoria das trocas sociais, o objetivo do estudo foi analisar as contribuições teóricas e gerenciais e as indicações de estudos futuros de artigos científicos que relacionaram os temas para propor categorias de análise. A revisão sistemática da literatura ocorreu por meio de análise bibliométrica e de conteúdo com auxílio do software Iramuteq®. As categorias propostas foram: planejamento geral; atores do ecossistema; ações dos atores; tecnologia e pesquisa; e características das trocas sociais no ecossistema de inovação. O relacionamento entre atores de um ecossistema por meio de seus profissionais promove interação, confiança, cooperação e colaboração - trocas sociais -, que possibilitam um ambiente propício à inovação. A cooperação para a transferência de conhecimento e o compartilhamento se mostram como oportunidade ou suporte para novos produtos e serviços.

    Resumo em Espanhol:

    El ecosistema de innovación representa una serie de actores que tienen alianzas e involucramiento para difundir conocimiento y tecnología. La teoría del intercambio social se compone de elementos que alientan a las personas a pensar en los posibles beneficios y riesgos de sus relaciones. Dado el vacío en la literatura respecto al bajo número de artículos que relacionan el ecosistema de innovación con la teoría de los intercambios sociales, el objetivo del estudio fue analizar los aportes teóricos y gerenciales e indicaciones para futuros estudios de artículos científicos que relacionen los temas a proponer categorías de análisis. La revisión sistemática de la literatura ocurrió a través de análisis bibliométrico y de contenido con ayuda del software Iramuteq®. Las categorías propuestas fueron: planificación general, actores del ecosistema, acciones de los actores, tecnología e investigación, y características de los intercambios sociales en el ecosistema de innovación. La relación entre los actores de un ecosistema a través de sus profesionales promueve la interacción, la confianza, la cooperación y la colaboración (intercambios sociales) para proporcionar un entorno propicio para la innovación. La cooperación para la transferencia y el intercambio de conocimientos es una oportunidad o apoyo para nuevos productos y servicios.

    Resumo em Inglês:

    Innovation ecosystem represents a series of actors that have partnerships and involvement to disseminate knowledge and technology. The theory of social exchange is made up of elements that encourage people to think about the potential benefits and risks of their relationships. Given the gap in the literature regarding the low number of articles that relate innovation ecosystem with the theory of social exchanges, the objective of the study was to analyze the theoretical and managerial contributions and indications for future studies of scientific articles that related the themes to propose categories of analysis. The systematic review of the literature occurred through bibliometric and content analysis with the aid of the Iramuteq® software. The proposed categories were: general planning, ecosystem actors, actors' actions, technology and research, and characteristics of social exchanges in the innovation ecosystem. The relationship between actors in an ecosystem through its professionals promotes interaction, trust, cooperation and collaboration (social exchanges) to provide an environment conducive to innovation. Cooperation for knowledge transfer and sharing is an opportunity or support for new products and services.
  • O QUE SÃO EDTECHs? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Artigo

    Lopes, Yan Miguel; Silva e Meirelles, Dimária

    Resumo em Português:

    Em contraste com a redução recorrente da demanda pelas instituições tradicionais, há uma rápida expansão das Edtechs. Consideradas startups educacionais com modelos alternativos de aprendizagem e metodologias inovadoras, baseadas na multidisciplinaridade e na colaboração, pouco se sabe, do ponto de vista teórico, sobre suas características específicas, que contrastam com as modalidades tradicionais de ensino. Este artigo tem como objetivo avaliar a literatura sobre Edtechs, considerando tanto o conceito adotado quanto os desafios e tendências em relação ao futuro dessas novas instituições de ensino. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura dividida em duas etapas. A primeira etapa foi quantitativa, com foco no volume de publicações por autor, em periódicos e demais informações descritivas. A segunda etapa foi qualitativa, com atenção ao conteúdo dos artigos publicados. A análise quantitativa permitiu concluir que os estudos sobre o tema são recentes e com tendência crescente de publicações, mas não há concentração de publicação em periódicos. A análise qualitativa concluiu que as Edtechs têm a missão social de mobilizar novas tecnologias para transformar e melhorar, não apenas o alcance e a qualidade da educação, mas também as perspectivas de vida e de carreira dos estudantes. Esta pesquisa é relevante para toda a comunidade acadêmica e corporativa interessada no tema, pois consolida o conhecimento científico sobre Edtechs.

    Resumo em Espanhol:

    En contraste con la caída recurrente de estudiantes de instituciones tradicionales, hay una rápida expansión de las tecnologías educativas. Considerados startups educativas con modelos alternativos de aprendizaje y metodologías innovadoras basadas en la multidisciplinariedad y la colaboración, poco se sabe desde el punto de vista teórico sobre sus características específicas, en contraste con las modalidades de enseñanza tradicionales. Este artículo tiene como objetivo evaluar la literatura sobre Edtechs, valorando tanto el concepto adoptado como los desafíos y tendencias respecto al futuro de estas nuevas instituciones educativas. La metodología utilizada fue una revisión de la literatura dividida en dos etapas. La primera etapa fue cuantitativa y se centró en el volumen de publicaciones por autor, revista y otra información descriptiva. La segunda etapa fue cualitativa, centrándose en el contenido de los artículos publicados. El análisis cuantitativo permitió concluir que los estudios sobre el tema son recientes y con tendencia creciente en las publicaciones, pero no hay concentración de publicaciones en revistas. El análisis cualitativo concluyó que las Edtechs tienen la misión social de movilizar nuevas tecnologías para transformar y mejorar, no sólo el alcance y la calidad de la educación, sino también las perspectivas de vida y carrera de los estudiantes. Esta investigación es relevante para toda la comunidad académica y empresarial interesada en el tema, ya que consolida todo el conocimiento científico sobre Edtechs.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In contrast to the recurring drop of demand in traditional education institutions, it is noticed a rapid expansion of Edtechs. Considered as educational startups with alternative learning models and innovative methodologies based on multidisciplinary collaboration, we do not know much from a theoretical point of view about their specific characteristics, which contrasts with traditional teaching modalities. This article aims to evaluate the literature about Edtechs, assessing both the adopted concept and the challenges and trends regarding the future of these new educational institutions. The methodology used was a literature review divided into two stages. The first stage was quantitative, focusing on the volume of publications by author, journal, and other descriptive information. The second stage was qualitative, focusing on the content of the published articles. The quantitative analysis allowed us to conclude that studies on the topic are recent and have a growing publication trend, but there is no publication concentration in journals. The qualitative analysis concluded that Edtechs have a social mission to mobilize new technologies to transform and improve the reach and quality of education and student's life and career prospects. This research is relevant for the academic and corporate community interested in the topic, as it consolidates all the scientific knowledge about Edtechs.
  • MODELOS DE MATURIDADE PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DE PMES DIANTE DA INDÚSTRIA 4.0: REFLEXÕES PARA UMA AGENDA DE PESQUISA Artigo

    Romio, Alexsandra Matos; Bobsin, Debora

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa consiste em apresentar a agenda futura sobre os modelos de maturidade que avaliam o desenvolvimento de PMEs e sua aptidão para adaptar-se à Indústria 4.0. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, por meio de bibliometria, a fim de identificar os potenciais elementos da Indústria 4.0 que podem contribuir com as PMEs; e as principais dificuldades que serão enfrentadas por esses negócios perante as possíveis transformações apresentadas pela era da digitalização. Desse modo, foram compilados dados dos 700 trabalhos que a base retornou e, após a aplicação dos filtros definidos para este estudo, 375 artigos foram lidos em profundidade para desenvolver o escopo da presente pesquisa. Os resultados elencam barreiras, tais como o fato de os modelos existentes não atenderem ao contexto das PMEs e às oportunidades, já que PMEs possuem dificuldades em explorar possíveis benefícios. Além disso, destacam-se os determinantes para implementações bem-sucedidas, de modo a contemplar um modelo sistêmico para a Indústria 4.0 em PMEs, assim como os pontos que devem ser considerados para compor novos modelos dedicados para avaliar a maturidade de PMEs em relação à Indústria 4.0, como as estratégias de longo prazo, e a sugestão de uma agenda de estudos futuros.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación es presentar la agenda futura sobre modelos de madurez que evalúen el desarrollo de las pymes y su capacidad de adaptación a la Industria 4.0. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica, utilizando bibliometría, con el fin de identificar los elementos potenciales de la Industria 4.0 que pueden aportar a las PYMEs y las principales dificultades que enfrentarán estos negocios ante las posibles transformaciones que presenta la era de la digitalización. De esta manera, se recopilaron datos de los 700 trabajos que arrojó la base de datos y, tras aplicar los filtros definidos para este estudio, se leyeron en profundidad 375 artículos para desarrollar los alcances de esta investigación. Los resultados enumeran las barreras, como el hecho de que los modelos existentes no se adaptan al contexto de las PYMEs, y las oportunidades, ya que las PYMEs tienen dificultades para explorar posibles beneficios. Además, se destacan los determinantes para implementaciones exitosas, con el fin de contemplar un modelo sistémico para la Industria 4.0 en las PYMEs, así como los puntos que deben ser considerados para componer nuevos modelos dedicados a evaluar la madurez de las PYMEs en relación a la Industria 4.0, tales como como estrategias de largo plazo, y la sugerencia de una agenda para futuros estudios.

    Resumo em Inglês:

    The research aims to present a future agenda for maturity model that assess SMEs ability to adapt to the Industry 4.0 development. To this end, a literature review was carried out, using bibliometrics to identify potential elements of Industry 4.0 that can contribute to SMEs, and the main difficulties that will be faced by these businesses in face of the transformations presented by digitalization era. In this way, data compiled from database returned 700 works, and, after applying filters defined to this study, 375 articles were read in depth to develop the research scope. The results list barriers, such as the fact that existing models do not meet SMEs context, and the opportunities since SMEs have difficulties in exploring possible benefits. Furthermore, there are highlighted determinants for successful implementations, in order to contemplate a systemic model for Industry 4.0 in SMEs as well as the points that must be considered to compose new dedicated models to assess SMEs maturity with respect Industry 4.0, such as long-term strategies, and the suggestion of an agenda for future studies.
  • ANÁLISE DO IMPACTO DO PROGRAMA DE FOMENTO ÀS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA (PSCM) NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS EM SANTA CATARINA Artigo

    Lonzetti, Ricardo; Assis, Nickolas Andrade de; Gomes, Emerson Luis de Oliveira; Zappellini, Marcello Beckert

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do presente estudo é estimar os efeitos da implantação do Programa de Fomento às Empresas Prestadoras de Serviço de Comunicação Multimídia (PSCM) no crescimento das pequenas empresas prestadoras de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) no Estado de Santa Catarina (SC), no período entre janeiro de 2016 e dezembro de 2021, sendo esse programa implementado em janeiro de 2019. Para a estimativa da possível relação causal existente, explorou-se o crescimento das empresas, em número de acessos mensais, com as técnicas de Diferenças em Diferenças (DiD), adotando como contrafactuais as pequenas empresas do setor estabelecidas do Rio Grande do Sul (RS). Ao realizar a conjectura dos escores de propensão e formação de conjuntos de dados, conforme o pareamento e o suporte comum, o estudo é reproduzido em amostras delimitadas pelo número de acessos das empresas, ou seja, busca-se compreender a variação do crescimento das empresas agrupadas em diferentes estratos de tamanho. A análise dos dados indica um possível impacto positivo no valor percentual de 35% no segundo quartil da amostra. De igual maneira, percebe-se uma correlação positiva no terceiro quartil, no valor percentual de 41%. Os resultados permitem sugerir que uma política voltada à progressão do regime de apuração tributária exerce efeito positivo no crescimento das empresas, ao mesmo tempo que procura prevenir o uso de suas táticas de elisão e evasão fiscal. O estudo busca colaborar, desse modo, na proposição de pesquisas que tratam da avaliação de políticas públicas tributárias.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio estima los efectos de la implementación del Programa de Promoción de Empresas Prestadoras de Servicios de Comunicación Multimedia (PSCM), un programa de promoción fiscal, sobre el crecimiento de las pequeñas empresas que proveen Servicios de Comunicación Multimedia (SCM) en el Estado de Santa Catarina (SC), del enero 2016 al diciembre 2021. El PSCM fue implementado en SC e1 enero 2019. Para estimar la posible relación causal, se explora el crecimiento (en número de accesos mensales) de las empresas utilizando técnicas de Diferencia en Diferencias (DiD), adoptando como contrafactual las pequeñas empresas del sector establecidas en Rio Grande do Sul (RS). Al conjeturar el puntaje de propensión y formar conjuntos de datos de acuerdo con el emparejamiento y el soporte común, el estudio se reproduce en muestras delimitadas por el número de accesos de las empresas, es decir, buscando comprender la variación en el crecimiento de las empresas agrupadas en diferentes estratos de tamaño. El análisis de los datos indica que existe un posible impacto positivo del 35% en el segundo cuartil de la muestra, así como una correlación positiva en el tercero cuartil del 41%. Los resultados permiten sugerir que una política orientada a la progresividad del régimen tributario tiene un efecto positivo en el crecimiento de las empresas, al tiempo que busca prevenir el uso de tácticas de elusión y evasión fiscal. El estudio busca colaborar en la propuesta de pesquisas que tratan de la evaluación de políticas públicas tributarias.

    Resumo em Inglês:

    This study estimates the effects of the Program for Companies Providing Multimedia Communication Services (PSCM), a public promotion program, on the growth of small companies Providing Multimedia Communication (SCM) services in the State of Santa Catarina (SC), between january 2016 and december 2021. The PSCM was implemented on january 2019. In order to estimate the possible causal relationship, the growth (in number of monthly accesses) of the companies is explored using Difference in Differences (DiD) techniques, adopting as a counterfactual the small companies established in the state of Rio Grande do Sul (RS) that also operates in the telecommunications sector. By estimating the propensity scores and forming data sets according to pairing and common support, the inquiry was reproduced in samples delimited by the number of accesses presented by the companies, seeking to understand the variation in the growth of the companies grouped into different size strata. The results indicates that there is a possible positive impact of 35% in the second quartile of the sample, as well as a positive correlation in the third quartile of 41%. The results allow us to suggest that a policy aimed at the tax regime progressiveness has a positive effect on the growth of companies, while it seeks to prevent the use of tax avoidance and evasion tactics by them. In this way, the study seeks to help in the research agenda of the evaluation of public tax policies.
  • SINERGIAS BANCÁRIAS: UMA FUSÃO HIPOTÉTICA DE DOIS BANCOS PÚBLICOS BRASILEIROS Artigo

    Breviário, Álaze Gabriel do; Mendes, Willians Ribeiro; Canassa, Bruno José; Oliveira Filho, Abraham Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO A pesquisa foca nas fusões bancárias, explorando como podem surgir benefícios não considerados tradicionalmente ao aplicar o método do Fluxo de Caixa Descontado em instituições financeiras. Utilizou-se dados de fontes como Banco Central (Bacen), IF.Data, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ipeadata, B3 e Infomoney. Analisaram-se os dados usando o Modelo de Dividendos Descontados e Modelagem Financeira Simples. Projetou-se a Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial dos bancos, ajustados pela taxa de inflação meta do Bacen. Calcularam-se os dividendos projetados para os próximos dez anos, determinou-se o Valor Patrimonial dos bancos individualmente e combinados, simulação que considerou três cenários: pessimista, realista e otimista. Os resultados destacaram variáveis críticas, como crescimento individual e combinado, Retorno sobre o Patrimônio e Taxa de Reinvestimento, mostrando que uma fusão pode gerar valor em todos os cenários analisados.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación se centra en las fusiones bancarias, explorando cómo pueden surgir beneficios no considerados tradicionalmente al aplicar el método de Flujo de Caja Descontado en entidades financieras. Se utilizaron datos de fuentes como Banco Central (Bacen), IF.Data, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ipeadata, B3 e Infomoney. Los datos se analizaron utilizando el modelo de dividendos descontados y el modelo financiero simple. Diseñamos el Estado de Resultados del Año y el Balance General de los bancos, ajustados por la tasa de inflación objetivo del Bacen. Se calcularon los dividendos proyectados para los próximos diez años, se determinó el Valor Patrimonial de los bancos individualmente y en conjunto, simulación que consideró tres escenarios: pesimista, realista y optimista. Los resultados resaltaron variables críticas, como el crecimiento individual y combinado, el retorno sobre el capital y la tasa de reinversión, mostrando que una fusión puede generar valor en todos los escenarios analizados.

    Resumo em Inglês:

    The research focuses on bank mergers, exploring how benefits not traditionally considered can arise when applying the Discounted Cash Flow method in financial institutions. Data from sources such as the Central Bank (Bacen), IF.Data, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ipeadata, B3 and Infomoney were used. The data were analyzed using the Discounted Dividend Model and Simple Financial Modeling. We projected the Income Statement and Balance Sheet of the banks, adjusted by the Bacen target inflation rate. We calculated the dividends projected for the next ten years, and determined the “Equity Value” of the banks individually and combined, a simulation that considered three scenarios: pessimistic, realistic and optimistic. The results highlighted critical variables, such as individual and combined growth, Return on Equity and Reinvestment Rate, showing that a merger can generate value in all scenarios analyzed.
  • O NOVO LUXO NA ATUALIDADE E O ENGAJAMENTO DAS MELHORES MARCAS GLOBAIS DO MERCADO DA MODA NA INTERNET Artigo

    Fontes, Claudio Luiz Ariani; Lodi, Marluce Dantas de Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa a presença online de marcas globais de moda à luz do novo luxo. Identificando resistências tradicionais à integração digital, destaca-se que seis das nove marcas pesquisadas adotam estratégias condizentes com o novo luxo, enfatizando interação, diálogo e venda de produtos premium no mercado brasileiro. Observa-se um compromisso crescente com a sustentabilidade, especialmente nas marcas Louis Vuitton e Dior, que incorporam ações ambientais e sociais em suas plataformas online. A análise de redes sociais (ARS) revela a interconexão entre os conceitos de luxo e sustentabilidade. Limitações incluem a amostragem restrita a marcas de moda e a falta de pesquisa sobre a exclusividade nas plataformas digitais. O estudo destaca a importância da compreensão aprofundada do engajamento das marcas de luxo na internet para orientar estratégias de marketing digital na pós-modernidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio examina la presencia en línea de marcas globales de moda a la luz del nuevo lujo. Identificando resistencias tradicionales a la integración digital, es notable que seis de las nueve marcas investigadas adoptan estrategias consistentes con el nuevo lujo, enfatizando la interacción, el diálogo y la venta de productos premium en el mercado brasileño. Se observa un compromiso creciente con la sostenibilidad, especialmente en marcas como Louis Vuitton y Dior, que incorporan acciones ambientales y sociales en sus plataformas en línea. El Análisis de Redes Sociales (ARS) revela la interconexión entre los conceptos de lujo y sostenibilidad. Las limitaciones incluyen una muestra limitada centrada en marcas de moda y la falta de estudio sobre la exclusividad en las plataformas digitales. El estudio subraya la importancia de comprender a fondo el compromiso en línea de las marcas de lujo para orientar las estrategias de marketing digital en la era posmoderna.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the online presence of global fashion brands in light of new luxury. Identifying traditional resistances to digital integration, it is noteworthy that six out of nine researched brands adopt strategies consistent with new luxury, emphasizing interaction, dialogue, and the sale of premium products in the Brazilian market. A growing commitment to sustainability is observed, particularly in brands like Louis Vuitton and Dior, which integrate environmental and social actions into their online platforms. Social Network Analysis reveals the interconnectedness between the concepts of luxury and sustainability. Limitations include a narrow sampling focusing on fashion brands and a lack of exploration into exclusivity on digital platforms. The study underscores the importance of a deep understanding of luxury brands’ engagement online to guide digital marketing strategies in the post-modern era.
  • BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA AMIZADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: REVISÃO SISTEMÁTICA E AGENDA DE PESQUISA Artigo

    Malheiros, Michel Barboza; Rossato, Vanessa Piovesan; Wegner, Roger da Silva; Andrade, Taís de

    Resumo em Português:

    RESUMO A amizade no trabalho tem se revelado um importante recurso social, representando um papel central na vida dos trabalhadores e que contribui para a promoção de ambientes laborais mais saudáveis. Com isso, uma lacuna referente à delimitação do escopo de pesquisa da amizade ainda está aberta. Assim, o objetivo do estudo consiste em identificar os benefícios e desafios da amizade no ambiente de trabalho com base na produção científica internacional, apresentando um panorama atual de pesquisas. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, foi realizado um levantamento na base Web of Science, a qual retornou 36 artigos que compõem o corpus textual desta revisão. Os resultados revelaram como a temática evoluiu no decorrer dos últimos cinco anos, possibilitando identificar os principais benefícios e desafios da amizade para as organizações. Esta revisão apresenta um esforço seminal ao analisar o campo de estudos da amizade, em que identifica itinerários, benefícios e desafios, assim como faz um mapeamento do campo que impulsionou a construção de uma agenda por meio das lacunas encontradas. Espera-se, ainda, que os resultados aqui coligidos sirvam como um diagnóstico para que seja promovida uma gestão mais humanizada, pautada em laços de confiança e amizade.

    Resumo em Espanhol:

    La amistad en el trabajo ha demostrado ser un recurso social importante, que desempeña un papel central en la vida de los trabajadores y contribuye a la promoción de entornos laborales más saludables. Por lo tanto, aún queda una brecha abierta respecto de una mejor delimitación del alcance de la investigación sobre la amistad, identificando los beneficios y desafíos. Así, el objetivo del estudio es identificar los beneficios y desafíos de la amistad en el lugar de trabajo a partir de la producción científica internacional, presentando un panorama actual de la investigación. A través de una revisión sistemática de la literatura, se realizó una encuesta en la base de datos Web of Science, la cual arrojó 36 artículos que conforman el corpus textual de esta revisión. Los resultados revelaron cómo el tema ha evolucionado en los últimos cinco años, permitiendo identificar los principales beneficios y desafíos de la amistad para las organizaciones. Esta revisión presenta un esfuerzo seminal en el análisis del campo de los estudios de la amistad, identificando los itinerarios, beneficios y desafíos, así como un mapeo del campo que impulsó la construcción de una agenda a través de las brechas encontradas. También se espera que los resultados aquí recogidos sirvan de diagnóstico a los directivos para promover una gestión más humanizadas, basada en vínculos de confianza y amistad.

    Resumo em Inglês:

    Friendship at work has proven to be an important social resource, playing a central role in the lives of workers and contributing to the promotion of healthier working environments. Therefore, a gap is still open regarding a better delimitation of the scope of friendship research, identifying the benefits and challenges. Thus, the objective of the study is to identify the benefits and challenges of friendship in the workplace based on international scientific production, presenting a current research panorama. Through a systematic review of the literature, a survey was carried out on the Web of Science database, which returned 36 articles that make up the textual corpus of this review. The results revealed how the theme has evolved over the last five years, making it possible to identify the main benefits and challenges of friendship for organizations. This review presents a seminal effort in analyzing the field of friendship studies, identifying the itineraries, benefits and challenges, as well as a mapping of the field that boosted the construction of an agenda through the gaps found. It is also expected that the results collected here will serve as a diagnosis for managers to promote more humanized management, based on bonds of trust and friendship.
  • MULHERES NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Artigo

    Gomes, Gisele; Renner, Jacinta Sidegum; Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo consiste em uma revisão integrativa da literatura que aborda a presença de mulheres atuantes nos conselhos de administração (CAs), em que é feita com base na Plataforma Capes e nas Plataformas EBSCOHost e Sage Journals. As palavras-chave que nortearam a busca foram: Mulheres AND Conselho AND Administração, com as palavras-chave “Women AND Board AND Directors”. A organização da análise foi realizada a partir do fluxograma PRISMA (Preffered Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), sendo aprofundada a partir da análise e discussão sob a perspectiva qualitativa. Os resultados que emergiram dos 29 artigos analisados, nortearam a construção de três categorias: mulheres nos CAs: barreiras para ascensão; marcos regulatórios: estabelecimento de cotas; e a participação das mulheres em CAs e a performance organizacional. Concluímos que os artigos apresentam, majoritariamente, uma perspectiva de análise sobre a participação das mulheres em conselhos de administração pautados em estudos com vieses organizacionais e de cunho quantitativo, sem abordar a percepção dos agentes envolvidos, ou seja, mulheres e stakeholders que tomam decisões nas empresas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es una revisión integradora de la literatura que aborda la presencia de mujeres en consejos directivos (CA), que tiene como base la Plataforma Capes y las Plataformas EBSCOHost y Sage Journals. Las palabras clave que guiaron la búsqueda fueron: Mujeres Y Consejo Y Administración con las palabras clave “Women AND Board AND Directors”. La organización del análisis se realizó utilizando el diagrama de flujo PRISMA (Preffered Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), profundizándose a través del análisis y la discusión desde una perspectiva cualitativa. Los resultados surgidos de los 29 artículos analizados orientaron la construcción de tres categorías: Mujeres en consejos directivos: barreras para el avance; la participación de mujeres en juntas directivas y desempeño organizacional; Marcos regulatorios: implementación de cuotas. Concluimos que los artículos presentan una perspectiva analítica principalmente sobre la participación de las mujeres en los consejos de administración basada en estudios con sesgos organizativos y cuantitativos, sin abordar la percepción de los agentes involucrados, es decir, las mujeres y los stakeholders que toman decisiones en las empresas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is an integrative review of the literature that addresses the presence of women serving on boards of directors (CAs), which is based on the Capes Platform and the EBSCOHost and Sage Journals Platforms. The keywords that guided the search were: Women AND Board AND Directors. The organization of the analysis was performed from the flowchart PRISMA (Preffered Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), being deepened from the analysis and discussion under the qualitative perspective. The results that emerged from the 29 articles analyzed guided the construction of three categories: Women on the boards of directors: barriers to ascension; the participation of women in boards of directors and organizational performance; Regulatory frameworks: implementation of quotas. We conclude that the articles present a perspective of analysis mainly on the participation of women in boards of directors based on studies with organizational biases and quantitative nature, without addressing the perception of the agents involved, that is, women and stakeholders who make decisions in companies.
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br