Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2024
  • O Que Queremos Publicar na Revista de Administração Contemporânea Editorial

    Bispo, Marcelo de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO O primeiro objetivo deste editorial é apresentar um balanço das ações empreendidas na Revista de Administração Contemporânea (RAC) no período de maio de 2021 a maio de 2024. O segundo objetivo é apresentar informações sobre como publicar artigos na RAC reforçando o foco e escopo da revista e trazendo reflexões sobre as principais causas de desk reject.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This editorial’s primary aim is to provide an overview of the initiatives carried out within the Journal of Contemporary Administration (RAC) during my tenure from May 2021 to May 2024. Secondly, this piece offers guidance on submitting articles to RAC, elucidating the journal’s focus and scope while delving into the main reasons for desk rejection.
  • Padrão de Dados Abertos em Compras e Contratações Públicas: Uma Construção Colaborativa Artigo Tecnológico

    Salm Junior, José Francisco; Araujo, Victoria Moura de; Schommer, Paula Chies; Raupp, Fabiano Maury

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o artigo analisa a construção colaborativa da proposta de um padrão para publicação de dados abertos em compras e contratações públicas, baseado na composição de iniciativas regionais e internacionais. Pressupõe-se que tal padrão, uma vez difundido, pode otimizar a disponibilização de dados por municípios para cidadãos e órgãos de controle, em conformidade com os princípios de dados abertos. Método: partiu-se de um problema concreto vivenciado em um município, envolvendo uma rede de atores com perspectivas e conhecimentos diversos em relação ao problema e sua solução, para desenvolver uma proposta de solução, testar em um município piloto e gerar potencial para interoperabilidade e escalabilidade para outros municípios e órgãos públicos. Resultado: além do padrão em si, contemplando três classes de dados (edital, adjudicação e contrato), houve outros dois produtos: o desenvolvimento e sistematização da metodologia de coprodução em resposta a um problema público e o projeto de constituição de uma rede estadual para a padronização de dados abertos. Conclusão: a construção do padrão envolveu vários conhecimentos, recursos e atores. O processo incluiu desafios, mudanças e aprendizagens. Um dos destaques é o foco na resolução de problemas, a construção colaborativa a partir dos municípios, com academia, sociedade civil e órgãos de governo. Construído de forma colaborativa, o padrão tem potencial de replicabilidade, sendo recomendado para outras organizações que desejem utilizá-lo para gerar dados abertos. As características do processo, de natureza tecnopolítica e ontológica, bem como as perspectivas e os desafios para sua continuidade, contribuem para o conhecimento e a prática da governança colaborativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: this research examines the collaborative development of a standard for publishing open data in public procurement and contracting, drawing on regional and international initiatives. The study posits that disseminating such a standard can potentially enhance the municipalities’ ability to disclose data for citizens and control agencies, complying with open data principles. Method: the study started with an examination of a specific issue encountered within a municipality, engaging a network of stakeholders possessing diverse perspectives and insights into the problem and potential solutions. A proposal to resolve the issue was formulated and subjected to a pilot test in a municipality, evaluating its capacity for interoperability and scalability to other municipalities and public agencies. Result: alongside the proposal for an open data standard comprising three classes of data - public notice, adjudication, and contracting -, the study yielded two additional outcomes: the development and systematization of a co-production methodology to address public issues, and the initiation of a project to establish a statewide network for open data standardization. Conclusion: the development of the open data standard involved the integration of diverse knowledge, resources, and stakeholders. In addition, it encountered challenges, underwent iterations, and imparted valuable lessons. The emphasis on problem-solving and collaborative engagement among municipalities, academia, civil society, and government agencies was an aspect that stood out. Constructed collaboratively, the open data standard demonstrated potential for replication and is recommended for adoption by other organizations seeking to promote open data initiatives. The technopolitical and ontological aspects of the process, along with the perspectives and challenges for its sustainability, contribute to advancing knowledge and enhancing the practice of collaborative governance.
  • Capital Cultural e Ganhos Profissionais de Egressos Cotistas e Não Cotistas das Universidades Federais Brasileiras Artigo Teórico-Empírico

    Carvalho Junior, José Roberto Abreu de; Xavier, Wescley Silva; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Teixeira, Lusvanio Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar os níveis de capital cultural herdado da família entre egressos cotistas e não cotistas das universidades federais brasileiras e analisar a sua influência sobre a ocupação e remuneração dos egressos. Marco teórico: a literatura sociológica destaca que estudantes de famílias de baixa renda (como os cotistas) carecem de capital cultural herdado da família e isso pode afetar negativamente suas oportunidades no mercado de trabalho. Métodos: aplicamos um questionário eletrônico a 11.458 egressos, de 248 cursos de graduação e de 18 universidades federais brasileiras. Criamos os níveis de capital cultural dos egressos a partir de uma análise fatorial, realizada através de uma combinação de variáveis como escolaridade dos pais e frequência de consumo de bens culturais pelos estudantes antes de eles entrarem na universidade. Comparamos as médias obtidas de capital cultural entre egressos cotistas e não cotistas através do teste t de Student, e por meio da regressão logística multinomial, analisamos a influência desse capital cultural sobre a ocupação e remuneração dos egressos. Resultados: os resultados sugerem que egressos cotistas possuem menores níveis de capital cultural antes de entrarem na universidade federal do que os egressos não cotistas. No entanto, os resultados sugerem pouca influência desse capital cultural para ganhos ocupacionais e salariais no mercado de trabalho. Conclusões: os resultados destacam a relevância da política de cotas das universidades federais para a inclusão sociocultural e socioeconômica dos estudantes cotistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: compare the levels of cultural capital inherited from the family among quota and non-quota students from Brazilian federal universities and analyze its influence on the occupation and remuneration of graduates. Theoretical framework: the sociological literature points out that students from low-income families (such as quota holders) lack cultural capital inherited from the family and this can negatively affect their opportunities in the job market. Methods: we applied an electronic questionnaire to 11,458 graduates from 248 undergraduate courses and 18 Brazilian federal universities. We created the levels of cultural capital of graduates based on a factor analysis, carried out through a combination of variables such as parents’ education and frequency of consumption of cultural goods by students before entering university. We compared the averages obtained for cultural capital between quota and non-quota students through Student’s t-test, and through multinomial logistic regression, we analyzed the influence of this cultural capital on the occupation and remuneration of graduates. Results: the results suggest that quota student graduates have lower levels of cultural capital before entering the federal university than non-quota student graduates. However, the results suggest little influence of this cultural capital for occupational and salary gains in the labor market. Conclusions: the results highlight the relevance of the quota policy of federal universities for the sociocultural and socioeconomic inclusion of quota students.
  • Práticas de Normalização da Violência Política na Volkswagen do Brasil na Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985) Artigo Teórico-Empírico

    Silva, Marcelo Almeida de Carvalho; Costa, Alessandra

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar quais eram, como se configuravam e como eram operacionalizadas práticas de normalização da violência política cometida pela Volkswagen do Brasil contra seus trabalhadores durante a ditadura militar brasileira. Marco teórico: o contexto histórico da colaboração de empresas com governos ditatoriais permite identificar a face de invisibilidade da violência organizacional decorrente de práticas rotineiras de gestão que normalizam a violência política. Método: pesquisa histórica com fontes documentais dos acervos: Arquivo Nacional, Arquivo Público do estado de São Paulo, Ministério Público do estado de São Paulo, Tribuna Metalúrgica, Revista Família VW e imprensa. Os documentos foram analisados em diálogo com a historiografia e com categorias analíticas provenientes do campo. Resultados: a pesquisa identificou cinco práticas de normalização da violência política: formalização, divisão do trabalho, rotinização, autoridade e obediência, política de identidade e não identidade. Conclusões: assumindo como violência política ações para desarticular movimentos reivindicatórios dos operários por melhores condições de trabalho e a organização dos operários em torno de questões de política nacional, os resultados sugerem que a empresa - em colaboração com órgãos de repressão - realizou práticas de normalização da violência política.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to investigate what the practices of normalizing political violence perpetrated by Volkswagen do Brasil against its workers during the Brazilian military dictatorship were, how they were configured, and how they were operationalized. Theoretical framework: the historical context of corporate collaboration with dictatorial governments allows us to identify the invisible face of organizational violence that results from routine practices that normalize political violence. Methods: historical research with documental sources from the National Archives, the APESP, the Public Representation opened against the company by MPESP, the newspaper Tribuna Metalúrgica, the magazine Família VW, and the press. The documents were analyzed in dialogue with the historiography and with analytical categories from the field. Results: the research identified five practices of normalizing political violence: formalization, division of labor, routinization, authority and obedience, and identity and non-identity politics. Conclusions: tunderstanding political violence as actions to dismantle workers’ protest movements for better working conditions and the organization of workers around issues of national politics, the results suggest that the company, in collaboration with repressive forces, carried out practices to normalize political violence.
  • Educação da Escola Nacional Florestan Fernandes como Transmodernização ao Consumerismo Capitalista Theoretical-Empirical Article

    Hemais, Marcus Wilcox; Quintão, Ronan Torres; Barros, Denise Franca

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar os debates críticos levantados pela Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) em um de seus cursos, para evidenciar como tal educação fomenta iniciativas de autodefesa que o marketing deveria reconhecer em consumerismo. Marco teórico: o conceito decolonial de transmodernidade e a pedagogia do oprimido de Paulo Freire são utilizados em nossa análise. Metodologia: tendo a perspectiva decolonial como nossa epistemologia, coletamos dados de um curso on-line da ENFF. Inicialmente, os autores visualizaram os vídeos individualmente e, posteriormente, discutiram conjuntamente as pré-análises. A segunda rodada de análise incluiu a codificação dos dados, para formar as categorias de análise. Resultados: uma abordagem alinhada à pedagogia do oprimido é adotada pela ENFF, uma vez que: conscientiza seus alunos sobre a estrutura hegemônica que os oprime; critica a ilusão de que esta estrutura opressiva beneficia a todos, enfatizando que uma ruptura somente é possível se os oprimidos estiverem por trás dela; e propõe um caminho para além desta estrutura opressiva, especificamente por meio da agroecologia. A educação da ENFF pode, assim, ser interpretada como uma transmodernização ao consumerismo capitalista, uma vez que fomenta, a partir de realidades subalternizadas, a consciência de autodefesa entre os seus alunos, oriundos de contextos oprimidos. Conclusões: o consumerismo tem sido pouco questionado em marketing. Todavia, tal ativismo tem sido pouco capaz de lidar com o racismo, o sexismo e a colonialidade associados a este conceito. Ao apresentar uma perspectiva educacional distante de princípios capitalistas, outro modelo de autodefesa pode ser considerado na proteção de indivíduos das forças do mercado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the critical debates raised by the Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) in one of its courses, in order to highlight how this education fosters self-defense initiatives that marketing should acknowledge in consumerist discussions. Theoretical approach: the decolonial concept of transmodernity and Paulo Freire’s pedagogy of the oppressed are used to base our analysis. Methods: with a decolonial perspective as our guiding epistemology, we collected data from an online course offered by ENFF. Initially, the authors viewed all videos individually, and subsequently, discussed the pre-analyses. The second round of analysis included coding the data, so we could reach categories of analysis. Results: an approach aligned with the pedagogy of the oppressed is adopted by ENFF’s, since it: raises awareness of its students about the hegemonic structure that oppresses them; criticizes the illusion this oppressive structure creates about benefiting all, emphasizing that a rupture is only possible if the oppressed are behind it; and proposes a path beyond this oppressive structure, specifically through agroecology. The education by ENFF can thus be interpreted as a transmodernization from capitalist consumerism, given it foments, from subalternized settings, self-defense awareness among its students, who come from oppressed contexts. Conclusions: consumerism has been scantly questioned in marketing. However, its activism has been hardly able to deal with the racism, sexism, and coloniality associated to this concept. By presenting a form of educational perspective that resides outside of capitalist principles, a new self-defense model can be considered in the search to protect individuals from market forces.
  • Discurso sobre o Método em Finanças: Entre uma Dominância Epistemológica e Possíveis Estratégias de Resistência Pensata Provocativa

    Abreu, Daniel Pereira Alves de; Paula, Ana Paula Paes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo e Provocação: trabalhos em finanças têm historicamente uma grande afinidade com as abordagens positivistas e funcionalistas, bem como um alinhamento com ideologias utilitaristas e neoliberais. O objetivo desta pensata é refletir sobre as epistemes predominantes no campo de finanças, bem como as limitações de tais enfoques para o desenvolvimento dos estudos na área, apontando a emergência de um movimento que vem estabelecendo uma estratégia de resistência, que pode alterar o status quo da área. Conclusão: busca-se assim trazer novas abordagens epistemológicas e metodológicas, além de se apontar recortes mais críticos e alternativas solidárias, sustentáveis e cooperativas para as questões financeiras e econômicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objetive and Provocation: work in finance has historically had a great affinity with positivist and functionalist approaches, as well as alignment with utilitarian and neoliberal ideologies. The objective of this provocation is to reflect on the predominant epistemes in the field of finance, as well as the limitations of such approaches for the development of studies in the area, provoking about the emergence of a movement that has been establishing resistance strategies that can change the status quo of the finance field. Conclusion: bringing new epistemological and methodological approaches, in addition to pointing out more critical approaches and supportive, sustainable and cooperative alternatives to financial and economic issues.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br