Resumo em Português:
Abstract Este manuscrito tem como foco compreender o desenvolvimento urbano impulsionado pela Festa folclórica do Boi Bumbá, realizada anualmente na cidade de Parintins, no estado brasileiro do Amazonas. Como ilha, a cidade vive uma situação atípica, incomum entre muitas outras cidades do país. O objetivo geral deste artigo é avaliar o desenvolvimento urbano da cidade de Parintins por meio de variáveis atribuídas pelo Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) de 2021, sob a ótica da população urbana. Os resultados mostram que a população residente nas áreas periféricas da cidade é, em geral, excluída e não se beneficia do festival anual. Os autores sugerem a aplicação das seguintes políticas públicas na cidade de Parintins: projetos de ampliação da acessibilidade, melhoria da qualidade dos espaços públicos como parques, praças e jardins, melhoria do estado de conservação das vias e edificações, principalmente na valorização histórico-cultural e melhorias na qualidade e diversificação das redes hoteleiras e gastronômicas presentes na cidade.Resumo em Inglês:
Abstract This manuscript focuses on understanding the urban development driven by the folkloric Festival of Boi Bumbá, held annually in the island city of Parintins in the Brazilian state of Amazonas. As an island, the city experiences an atypical situation, uncommon among many other cities in the country. The general objective of this article is to evaluate the urban development of the city of Parintins through variables assigned by the National Plan for Urban Development (PNDU) of 2021, from the perspective of the urban population. The results show that the population residing in the peripheral areas of the city is in general excluded from and does not benefit from the annual festival. The authors suggest the application of the following public policies in the city of Parintins: projects to increase accessibility, improvement of the quality of public spaces such as parks, squares and gardens, improvement of the state of conservation of the roads and buildings, mainly of historical-cultural value and improvements in the quality and diversification of the hotel and restaurant chains present in the city.Resumo em Português:
Resumo A presença de diferentes usos do solo em um bairro tem se mostrado um aspecto importante para promover a caminhada como meio de transporte diário. No entanto, poucos estudos na área aplicaram diferentes estratégias de mensuração para testar seu efeito em modos alternativos de comportamento de viagem, como a caminhada de idosos. Aplicamos seis medidas de uso do solo em duas definições de bairro (buffers de rede de 500 e 1000m) e avaliamos suas associações com a caminhada para fins de transporte em participantes (≥ 60 anos) do estudo EpiFloripa Idoso (2013/14) de Florianópolis, Brasil. Considerando variáveis sociodemográficas e ambientais, as associações ajustadas encontraram uma relação positiva entre quatro medidas e a caminhada. O índice de entropia e três medidas alternativas de intensidade de usos não residenciais associaram-se positivamente com a caminhada para transporte, independentemente da definição de bairro. Associações positivas mais fortes foram observadas ao usar buffers menores e medidas de proporção de usos comerciais, proporção de usos não residenciais e densidade de destinos. Os resultados mostram que medidas alternativas podem superar o índice de entropia, apontando a necessidade de adaptação das métricas e da escala de vizinhança ao contexto geográfico e à faixa etária em análise.Resumo em Inglês:
Abstract The presence of land use mix (LUM) in a neighborhood has been shown as an important aspect to promote walking as a daily means of transport. However, few studies in the area have applied different measurement strategies to test their effect on alternative modes of travel behavior, such as older adults walking. We applied six LUM measures of land use mix in two neighborhood definitions (500 and 1000m network buffers) and assessed their associations with walking for transport outcomes in adults over age 60 years from the EpiFloripa Aging study, living in the municipality of Florianópolis, Brazil, in 2013/14. Accounting for sociodemographic and environmental variables, adjusted associations found a positive relationship between four LUM and walking. The entropy index and three alternative measures defined by the intensity of commercial and nonresidential uses were positively associated with the walking for transportation, regardless of neighborhood definition. Stronger positive associations were seen when using smaller buffers and measures of the proportion of commercial uses, proportion of nonresidential uses and destination density. The results show that alternative measurements can overcome the entropy index, pointing out the need to adapt LUM measures and neighborhood scale to the geographic context and age group under analysis.Resumo em Português:
Resumo A escassez de dados referentes à poluição difusa nas bacias hidrográficas brasileiras dificulta a criação de modelos que permitam avaliar a geração de fontes poluidoras. Esse trabalho objetivou delimitar as áreas com potencial de poluição difusa, assim como mensurar esta carga poluente, aplicando-se dois métodos: o Índice de Potencial Não Pontual (PNPI) e o Modelo Matemático de Correlação Uso do Solo e Qualidade da Água (MQUAL). Esses dois modelos foram trabalhados em Sistema de Informações Geográficas (SIG) analisando Áreas de Contribuição (AC’s) na Bacia Hidrográfica do Rio Cotia (SP). O PNPI médio da bacia hidrográfica foi classificado como baixo potencial de poluição difusa, porém, as áreas de alto potencial aumentam especialmente nas margens do Rio Cotia. O MQUAL indicou um aporte diário de poluentes significativo: aproximadamente 10 kg de Fósforo Total (FT), 200 kg de Nitrogênio Total (NT) e 8 toneladas de Sólidos Suspensos Totais (SST). Os usos e ocupações da terra que mais contribuem para a poluição difusa são: área urbana e indústria, de modo que a análise setorizada da bacia hidrográfica permitiu categorizar áreas de maior potencial de poluição difusa, uma ferramenta útil para compreensão dos efeitos da antropização nos recursos hídricos.Resumo em Inglês:
Abstract The scarcity of data on diffuse pollution in Brazilian hydrographic basins makes it difficult to create models that allow the assessment of the generation of polluting sources. Thus, this work aimed to simplify the identification of imminently polluting regions, applying two methods: the Non-Point Potential Index (PNPI) and the Mathematical Model of Correlation Land Use and Water Quality (MQUAL). These two models were developed in Geographic Information System (GIS) analyzing Contribution Areas (CA’s) in the Cotia River Basin (SP). The average PNPI of the basin was classified as low potential for diffuse pollution, however, areas of high potential increased especially on the banks of the Cotia River. The MQUAL indicated a significant daily input of pollutants: approximately 10 kg of Total Phosphorus (PT), 200 kg of Total Nitrogen (NT) and 8 tons of Total Suspended Solids (TSS). The land uses and occupations that contribute most to diffuse pollution are urban area and industry, so the sectoral analysis of the watershed allowed to categorize areas of greater potential diffuse pollution, a useful tool for understanding the effects of anthropization on water resources.Resumo em Português:
Resumo O gerenciamento integrado d resíduos sólidos urbanos (GIRSU) é considerado um desafio pelos municípios por diversos fatores, sendo o principal a alta demanda financeira do processo. A ineficiência na prestação desse serviço está associada à falta de entendimento sobre os diversos elementos que afetam todo o sistema de gerenciamento, dificultando a tomada de decisão pelos gestores. Desta forma, este artigo tem como objetivo identificar as barreiras que afetam a sustentabilidade financeira do GIRSU. A pesquisa bibliográfica selecionou 48 artigos nas bases Scopus e Web of Science, empregando o método Smart bibliometrics para subsidiar a análise sistemática. Os elementos foram apresentados e discutidos o potencial de influência sobre o sistema de gerenciamento de resíduos, em quais países decorrentes do nível de desenvolvimento tiveram mais trabalhos publicados na área e uma discussão sobre cada elemento apontado. Os resultados identificaram lacunas de pesquisa como a ausência de uma análise em que considere a inter-relação entre os elementos levantados, e ausência de estudos acerca dos métodos que podem ser utilizados para isso. Esse estudo fornece importantes contribuições a fim de planejar, alterar ou implementar sistemas de GIRSU nos municípios cidades, fornecendo informações sobre os elementos críticos que afetam a sustentabilidade financeira do gerenciamento dos RSU.Resumo em Inglês:
Abstract The integrated management of urban solid waste (IMUSW) is considered a challenge by cities due to several factors, the main one being the high financial demand of the process. Inefficiency in providing this service is associated with a lack of understanding about the various elements that affect the entire management system, making decision-making difficult for managers. Therefore, this article aims to identify the barriers that affect financial sustainability in IMUSW. The bibliographic research selected 48 articles in the Scopus and Web of Science databases, using the Smart bibliometrics method to support the systematic analysis. The elements were presented and discussed about the potential influence on the waste management system, in which countries due to the level of development had the most published works in the area and a discussion about each element highlighted. The results identified research gaps such as the absence of an analysis that considers the interrelationship between the elements raised, and the absence of studies on the methods that can be used for this. This study provides important contributions in order to plan, change or implement IMUSW systems in cities, providing information on the critical elements that affect the financial sustainability of USW management..Resumo em Português:
Resumo O artigo explora a concepção de "TRANScidade" por meio da prática de caminhografia urbana no centro de Pelotas/RS, com o objetivo de proporcionar uma nova perspectiva do centro da cidade, redefinindo-o como um "corpocidade-TRANS" inovador. A abordagem é guiada pela teoria queer e suas micro resistências inerentes, que desafiam as normas preestabelecidas ao mapear a vida cotidiana urbana e desestabilizar certezas, abrindo espaço para novas nuances e engajamentos urbanos. Nesse sentido, filosofia da diferença atua como intermediária, orientando a transformação dos conceitos convencionais da experiência urbana. A investigação revela diversas facetas TRANS no centro da cidade, onde a dispersão revolucionária coexiste com o centro histórico tradicional, a troca extensiva se mescla ao comércio intensivo e a estruturação duradoura se entrelaça com o fluxo de passageiros. O artigo é embasado nas "escritas coletivas" e nos registros gerados durante as explorações à pé. A cartografia resultante desse percurso emana poder e intensidade, demonstrando um alto grau de TRANScidade. Isso TRANScende o conhecimento atual e o propósito exato das abordagens puramente físicas e funcionais aplicadas à gestão urbana, mas ecoa vividamente na pulsação da cidade, com uma intensidade que repercute nas vibrações da vida e da morte urbanas.Resumo em Inglês:
Abstract The article explores the concept of "TRANScity" through the practice of urban walkgraphy in the center of Pelotas/RS. The aim is to provide a new perspective on the city center, redefining it as an innovative "TRANS-city-body". The approach is guided by queer theory and its inherent micro resistances, challenging pre-established norms by mapping everyday urban life and destabilizing certainties, creating space for new urban nuances and engagements. The philosophy of difference acts as an intermediary, guiding the transformation of conventional concepts of urban experience. The investigation reveals various TRANS facets in the city center, where revolutionary dispersion coexists with the traditional historical center, extensive exchange blends with intensive commerce, and enduring structuring intertwines with passenger flow. The article is grounded in "collective writings" and records generated during pedestrian explorations. The resulting cartography from this journey exudes power and intensity, demonstrating a high degree of TRANScity. This TRANScends current knowledge and exact purpose, going beyond the purely physical and functional approaches applied to urban management, but resonates vividly in the city's pulse, with an intensity that echoes in the vibrations of urban life and death.Resumo em Português:
Resumo Este artigo busca compreender os gargalos da política de transporte público coletivo (TPC) de Belo Horizonte, quando comparada às de outras capitais, em especial, ao caso do município de Curitiba-PR. Para tanto, foi escolhido o IMUS (Índice de Mobilidade Urbana Sustentável), desenvolvido por Costa (2008), ferramenta de suporte à elaboração de políticas públicas. O índice é composto por 87 indicadores, os quais podem ser utilizados em sua totalidade ou parcialmente, a depender do foco da análise. Nesta pesquisa, focada no transporte público, foram selecionados 22 indicadores diretamente ligados ao tema. Foi realizada uma análise comparativa entre os resultados obtidos para Belo Horizonte e aqueles obtidos por outras capitais brasileiras. Os resultados apontaram desempenho insatisfatório de Belo Horizonte, decorrente principalmente das notas negativas dos indicadores relacionados ao financiamento do sistema e à provisão de infraestrutura pelo poder público. Como conclusões, o estudo sugere o aprimoramento dos mecanismos de financiamento do TPC, bem como maiores investimentos na infraestrutura urbana, além de sugerir a realização de estudos complementares de viés qualitativo.Resumo em Inglês:
Abstract This paper aims to understand what are the main weaknesses of the public transportation policy of Belo Horizonte when compared to the policy adopted by other capital cities, with a special focus on the city of Curitiba-PR. To do so, we chose the IMUS (Sustainable Urban Mobility Index), developed by Costa (2008), a support tool for public policy development. The index includes 87 indicators, which can be applied only partially depending on the focus of analysis. Since the focus of this research is public transportation, only 22 indicators directly related to the topic were calculated. In addition, a comparative analysis was performed between the results obtained by other Brazilian capitals. The results obtained by applying the index pointed to an unsatisfactory performance achieved by the Municipality, resulting mainly from the negative scores achieved by indicators related to the form of financing of the system and the provision of infrastructure by the public authority. As conclusions, the study suggests the improvement of financing mechanisms for public transportation, as well as greater investment in urban infrastructure and further qualitative studies.Resumo em Português:
Resumo O crescimento do volume e a má gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) geram desafios para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Portanto, os sistemas de gestão de resíduos de forma regionalizada criam benefícios, como economias de escala e minimização de impactos ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar os arranjos regionais formalizados e investigar possíveis parcerias públicas e/ou privadas instituídas para a disposição final dos RSU na Paraíba. A pesquisa foi fundamentada em dados secundários e visitas técnicas, de modo a identificar os locais de disposição final de RSU e comparar com o estudo de regionalização do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-PB). Concluiu-se que a proposta de regionalização estadual, assim como os consórcios formados e/ou em formalização, não foi bem-sucedida, sendo 9 das 14 regiões geoadministrativas propostas no PERS-PB não desenvolvidas. Dessa forma, os municípios têm participado de outros arranjos, 45% dos aterros sanitários utilizados pelos municípios foram constituídos a partir de parcerias público-privadas. Além disso, verificou-se que alguns aterros privados estão em desacordo com a legislação, necessitando de adequações. Assim, os arranjos formados para compartilhamento de aterros devem servir como guia para que o poder público crie mecanismos de adequação da gestão eficiente dos RSU.Resumo em Inglês:
Abstract The increase in volume and poor municipal solid waste (MSW) management create challenges for environmental, social and economic sustainability. As a result, regionalized waste management systems create benefits such as economies of scale and minimization of environmental impacts. Therefore, the aim of this article was to analyze the formalized regional arrangements and investigate possible partnerships between public and/or private institutions established for MSW final disposal in landfills in Paraíba. The research was based on secondary data and technical visits, in order to identify the places of final disposal of MSW and compare with the regionalization study of the State Plan for Solid Waste (SPSW-PB). It was concluded that the proposal for state regionalization, as well as the consortia formed and/or in formalization, was not successful, and 9 of the 14 geoadministrative regions proposed in the SPSW-PB were not developed. Thus, the municipalities have participated in other arrangements, 45% of the landfills used by the municipalities were constituted from public-private partnerships. In addition, it was found that some private landfills are in disagreement with the legislation, requiring adjustments. This way, the arrangements formed for the sharing of landfills should serve as a guide for the government to create mechanisms for adapting efficient MSW management.Resumo em Português:
Resumo Na América Latina, o espaço público não é mais o local de encontro social e muito menos de recreação. Agora é um cenário de confronto onde o protesto se manifesta e em meio a ele, o patrimônio público é vandalizado. Este artigo analisa os protestos em Bogotá, ocorridos em períodos críticos entre 2019 e 2021, e os atos de violência e vandalismo associados a essas manifestações. A polícia de choque e os manifestantes foram entrevistados, e as notícias publicadas pelo jornal El Tiempo em relação a esses protestos foram tomadas. As informações foram analisadas com o programa Atlas.ti, dando origem a categorias que agruparam as motivações para participar do protesto, seu planejamento, os locais onde se manifesta, os impactos e o papel da mídia. Os resultados são discutidos a partir de diferentes hipóteses para explicar sua relação com o vandalismo e possíveis soluções através da busca por uma sociedade mais igualitária.Resumo em Espanhol:
Resumen En América Latina el espacio público ya no es el lugar de reunión social y menos de recreación. Ahora es un escenario de confrontación donde se manifiesta la protesta y en medio de esta, se vandalizan los bienes públicos. Este artículo analiza las protestas en Bogotá, acaecidas en periodos críticos entre 2019 y 2021, y los actos de violencia y vandalismo asociados a estas manifestaciones. Se entrevistaron policías antidisturbios y manifestantes, y se tomaron las noticias publicadas por el periódico El Tiempo en relación con estas protestas. La información fue analizada con el programa Atlas.ti dando lugar a categorías que agruparon las motivaciones para participar de la protesta, su planificación, los lugares donde se manifiesta, los impactos, y el papel de los medios. Los resultados se discuten desde distintas hipótesis para explicar su relación con el vandalismo y las posibles soluciones pasando por la búsqueda de una sociedad más igualitaria.Resumo em Inglês:
Abstract In Latin America, public space is no longer the place for social gatherings and less for recreation. Now, it is a setting of confrontation where the protest is manifested and in the midst of this, public property is vandalized. This article analyzes the protests in Bogotá, which occurred in critical periods between 2019 and 2021, and the acts of violence and vandalism associated with these demonstrations. Riot police and demonstrators were interviewed, and the news published by the newspaper El Tiempo in relation to these protests was taken. The information was analyzed using Atlas.ti program, giving rise to categories that grouped the motivations to participate in the protest, its planning, the places where it is manifested, the impacts, and the role of the media. The results are discussed from different hypotheses to explain their relationship with vandalism and possible solutions through the search for a more egalitarian society.Resumo em Espanhol:
Resumen Oculto bajo el mercadeado ‘modelo Medellín’ yacen unos procesos y patrones de división social del espacio poco evaluados críticamente. El objetivo del artículo es indagar mediante una descripción analítica y sintética teóricamente informada sobre los principales cambios en los patrones de diferenciación de clase, género, y etnia –desde sus formas etnorraciales, etnoculturales y etnonacionales– ocurridos entre 2005 y 2018 en Medellín. Para ello se lleva a cabo un análisis de mapas sociales y un diorama socioespacial como instrumento de síntesis que, aunque es similar a los modelos de la ciudad latinoamericana, acentúa menos los rasgos comunes, destacando más la dialéctica entre lo general y lo particular. Tanto el análisis como la síntesis permiten así, evidenciar las huellas del proceso de neoliberalización en diversos ámbitos de la vida social y urbana, en particular un agravamiento de los patrones zonales de segregación de clase y la emergencia de núcleos de fragmentación. Es posible así evidenciar distintas articulaciones entre los clivajes de clase, género y etnia poco estudiadas en la ciudad.Resumo em Inglês:
Abstract Hidden under the marketed 'Medellín model' lie some processes and patterns of social division of space little critically evaluated. The objective of the article is to inquire about the main changes in the patterns of class, gender, and ethnic differentiation - from its ethno-racial, ethno-cultural and ethno-national forms - that occurred between 2005 and 2018 in Medellín. For this, an analysis of social maps and a syntheses scheme are carried out that, although it is similar to the models of the Latin American city, is a socio-spatial diorama. Both the analysis and the synthesis make it possible to demonstrate the traces of the neoliberalization process in various areas of social and urban life, particularly a worsening of the zonal patterns of class segregation and the emergence of fragmentation nuclei. Thus, it is possible to demonstrate different articulations between the cleavages of class, gender and ethnicity that have been little studied in the city.Resumo em Português:
Resumo Os municípios brasileiros com menos de vinte mil habitantes passaram a ser considerados pela política urbana com a aprovação do Estatuto da Cidade (Lei federal nº 10.257/2001), que tornou obrigatória a elaboração de planos diretores para uma gama destes municípios em casos específicos. No entanto, a Lei federal provém principalmente dos problemas e demandas das grandes cidades, não considerando as especificidades dos municípios de pequeno porte populacional. Assim, este trabalho busca analisar a relevância dos planos diretores pós-Estatuto da Cidade para os municípios com até vinte mil habitantes, bem como a adequação do Estatuto da Cidade a estes municípios no que se refere ao instrumento do Plano Diretor. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas pesquisas bibliográfica e documental e estudos de caso de seis municípios brasileiros nas cinco macrorregiões do país. Concluiu-se que os planos diretores contribuíram para iniciar ou reforçar políticas de regulação do uso e ocupação do solo nos municípios com até vinte mil habitantes, principalmente nas suas áreas urbanas. Porém, as análises apontam para a necessidade de adequações e complementações no ordenamento jurídico federal para que o Plano Diretor seja mais efetivo como instrumento de disciplinamento do uso e ocupação do solo nos municípios de pequeno porte populacional.Resumo em Inglês:
Abstract Brazilian municipalities with less than twenty thousand inhabitants began to be considered by urban policy with the approval of the City Statute (Federal Law No. 10,257/2001), which made it mandatory to elaborate master plans for a range of these municipalities in specific cases. However, the federal law comes mainly from the problems and demands of large cities, not considering the specificities of municipalities with small populations. Thus, this work seeks to analyze the relevance of post-City Statute master plans for municipalities with less than twenty thousand inhabitants, as well as the adequacy of the City Statute to these municipalities with regard to the Master Plan instrument. As methodological procedures, bibliographic and documentary researchs and case studies of six Brazilian municipalities in the five macro-regions of the country were used. It was concluded that the master plans contributed to initiating or reinforcing policies to regulate land use and occupation in municipalities with less than twenty thousand inhabitants, mainly in their urban areas. However, the analyzes point to the need for adjustments and additions to the federal legal system for the Master Plan be more effective as an instrument for disciplining the land use and occupation in municipalities with small populations.Resumo em Português:
Resumo O bairro La Pola de Ibagué é uma referência histórica e patrimonial pela sua componente arquitetónica e urbanística. Porém, esses vestígios urbanos do primeiro povoamento da cidade vêm sofrendo modificações nas últimas três décadas. Assim, o objetivo principal deste estudo é analisar as lacunas regulatórias que permitiram o desenvolvimento do modelo de desenvolvimento imobiliário privado de alto padrão no bairro La Pola da cidade de Ibagué, de 1980 a 2022. Uma metodologia de abordagem qualitativa de explicação O tipo foi utilizado sob o método analítico e sintético, a partir da coleta de informações, revisão documental e consulta de normas, publicações e licenças de construção, além da aplicação de entrevistas com peritos e moradores. Toda a informação documental foi sistematizada sob a sua evolução cronológica, e as entrevistas com a técnica de redes semânticas. Como principais conclusões, destaca-se que, em La Pola, vários edifícios foram executados sob o modelo imobiliário de promoção privada que colocaram em risco o continuum patrimonial urbano do setor; isso se deve à falta de regulamentação, a uma legislação ambígua, vazia e inconsistente, com contradições normativas e interpretações acomodadas a benefícios particulares.Resumo em Espanhol:
Resumen El barrio La Pola de Ibagué, es un referente histórico y patrimonial por su componente arquitectónico y urbanístico. Sin embargo, durante las últimas tres décadas estos vestigios urbanos de la primera población de la ciudad están siendo objeto de modificaciones. Es así, que se plantea como propósito central el análisis de los vacíos normativos que permitieron el desarrollo del modelo inmobiliario de promoción privada en altura en el barrio La Pola de la ciudad de Ibagué, desde el año 1980 al 2022. Se usó una metodología de enfoque cualitativo de tipo explicativo bajo el método analítico y sintético, partiendo con la recolección de información, revisión documental e indagación de normas, publicaciones y licencias de construcción, además de la aplicación de entrevistas a expertos y residentes. Toda la información documental se sistematizó bajo su evolución cronológica, y las entrevistas con la técnica de redes semánticas. Como principales hallazgos se destaca que, en La Pola, se han ejecutado diversas edificaciones bajo el modelo inmobiliario de promoción privada que han puesto en riesgo el continuo urbano patrimonial del sector; lo anterior debido a la falta de reglamentación, a una legislación ambigua, vacía e inconsistente, con contradicciones normativas e interpretaciones acomodadas a beneficios particulares.Resumo em Inglês:
Abstract The La Pola neighborhood of Ibagué is a historical and patrimonial reference for its architectural and urbanistic component. However, these urban vestiges of the first population of the city are undergoing modifications during the last three decades. Thus, the main purpose of this study is to analyze the regulatory gaps that allowed the development of the high-rise private real estate development model in the La Pola neighborhood of the city of Ibagué, from 1980 to 2022. A qualitative approach methodology of explanatory type was used under the analytical and synthetic method, starting with the collection of information, documentary review and inquiry of norms, publications and construction licenses, in addition to the application of interviews to experts and residents. All the documentary information was systematized under its chronological evolution, and the interviews with the semantic networks technique. As main findings, it is highlighted that, in La Pola, several buildings have been executed under the real estate model of private promotion that have put at risk the urban patrimonial continuum of the sector; this is due to the lack of regulations, to an ambiguous, empty and inconsistent legislation, with normative contradictions and interpretations accommodated to particular benefits.Resumo em Português:
Resumo A gestão das águas é um desafio para o planejamento urbano, especialmente no semiárido brasileiro. Este estudo tem como objetivo investigar as relações entre o consumo de água e a dinâmica espacial e temporal do ambiente edificado em pequenos municípios do estado da Paraíba. A análise parte de uma observação das tendências de consumo de água e sua relação inevitável com o crescimento urbano, de forma a possibilitar uma cenarização futura de demanda hídrica e expansão das cidades. Para tanto, são utilizados séries históricas, sensoriamento remoto e dados de ciência cidadã para análises de tendências. Métodos estatísticos paramétricos e não paramétricos além do Landscape Expansion Index (LEI) para as análises dos padrões e um modelo estatístico para subsidiar cenários futuros, também são utilizados. Os resultados revelam peculiaridades intramunicipais, bem como limitações dos indicadores escolhidos. Ademais, os resultados permitem observar que, na última grande crise hídrica da região, a busca por soluções emergenciais e pontuais de abastecimento dificulta o estabelecimento de relações diretas entre a área urbanizada e o volume consumido, tendo em vista que os volumes reportados nas bases de dados oficiais não retratam a realidade capturada pelos dados de ciência cidadã, em algumas das cidades.Resumo em Inglês:
Abstract Water management is a challenge for urban planning, especially in the Brazilian semi-arid region. This study aims to investigate the relationship between water consumption and the spatial and temporal dynamics of the built environment in small municipalities in the state of Paraíba. The analysis is based on observing water consumption trends and urban growth to enable future scenarios of water demand and city expansion. Historical series, remote sensing and citizen science data are used to analyse trends; parametric and non-parametric statistical methods are also used, besides the Landscape Expansion Index (LEI), for pattern analysis and a statistical model to support future scenarios. The results reveal cities' peculiarities and limitations of the chosen indicators. In addition, the results show that in the last major water crisis in the region, the search for emergency and one-off supply solutions made it difficult to establish direct relationships between the urbanised area and the water volume consumption, given that the volumes reported in official databases do not portray the reality captured by citizen science data in some of the cities.Resumo em Português:
Resumo Este trabalho objetiva analisar as ações e articulações dos grupos de ativistas “Minha Jampa” e “João Pessoa que Queremos”, que reivindicaram participação na gestão e estratégias de planejamento urbano na cidade de João Pessoa/PB. Para responder a problemática – Como essas redes de ativismos compreendem a cidade? – foram analisadas referências teórico-metodológicas para entender a passagem das interpretações sobre os movimentos sociais e como se desencadeou o processo de concepção dos ativistas urbanos articulados em rede e suas novas realidades. Usando a pesquisa qualitativa, observou-se que as ações coletivas revelaram questões interligadas sobre direito à cidade, na medida em que buscaram exercer algum controle social nas políticas públicas urbanas, principalmente de mobilidade urbana, visto a debilidade das instâncias oficiais de gestão democrática nesse controle. Além do monitoramento na condução de práticas de governo, os grupos de ativistas articulados em rede realizaram investigações e análises críticas sobre os projetos e mudanças nas leis urbanísticas e ambientais que podem ameaçar os direitos na e à cidade. Foi possível constatar que a ação desses grupos propõe novas abordagens e ferramentas para fomentar a participação social ampla, na direção de constituição de uma comunidade política, que constroem coletivamente a cidade para todas as pessoas.Resumo em Inglês:
Abstract This work aimed to analyze actions and articulations of the urban social movements “Minha Jampa” and “João Pessoa que Quero”, which claim participation in the management and strategies of urban planning in the city of João Pessoa (PB). Firstly, for answering the problem — How do these urban social movements understand the city? —theoretical-methodological references were analyzed. These references helped us to understand the changes in interpretations of social movements and how was the process of conception of urban activism and their new realities. Indeed, it was observed that community actions revealed several interconnected questions about the right to the city as they sought to exercise some social control of urban public policies, mainly in urban mobility due to the weakness of democratic management from the government. Beyond monitoring the conduct of government practices, urban social movements carried out investigations and critical analyzes on projects and changes in urban and environmental laws that may threaten the rights in and to the city. Then, it was possible to verify that the action of these urban social movements proposed new approaches and tools to encourage broad social participation toward the constitution of a political community that collectively builds the city for all people.Resumo em Português:
Resumo Diversas práticas, classificadas como ações e modelos de gestão social e ambientalmente adequados, definidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), vêm sendo empregadas em municípios brasileiros. Todavia, em muitos municípios, são verificadas múltiplas fragilidades no que diz respeito à gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Conhecer as fragilidades e potencialidades que os municípios enfrentam é de suma importância para servir como base na busca por soluções sustentáveis e alinhadas às especificidades das realidades locais. A partir dos dados obtidos em textos científicos, foi construída a matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), visando avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da gestão dos RSU no cenário brasileiro. Os resultados apontam que o Brasil é um país com grande potencial para gerir seus RSU, contudo enfrenta problemas de ordens diversas, que vão desde a ausência de recursos financeiros e de pessoal até a falta de vontade política em priorizar as questões que envolvem os RSU. A partir dos resultados obtidos, foi possível sugerir elementos visando impulsionar as potencialidades e ações para que as fragilidades possam ser superadas. Assim, espera-se que este trabalho auxilie os gestores públicos a construírem planos de ação que possam ser executados com maior eficiência na realidade local.Resumo em Inglês:
Abstract Several practices, classified as socially and environmentally appropriate actions and management models, defined in the National Solid Waste Policy (PNRS), have been employed in Brazilian municipalities. However, in many municipalities, multiple weaknesses are verified with regard to the management of Urban Solid Waste (MSW). Understanding the weaknesses and potentialities that municipalities face is important to serve as a basis for the search for sustainable solutions aligned with the specificities of local realities. Based on data obtained from scientific texts, the SWOT matrix (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) was constructed to evaluate the strengths, weaknesses, opportunities and threats of MSW management in the Brazilian scenario. The results indicate that Brazil is a country with great potential to manage its MSW; however, it faces various problems ranging from the lack of financial and personnel resources to the lack of political will to prioritize issues involving to MSW. Bases on the obtained results, it was possible to suggest elements to enhance potentialities and actions so that weaknesses can be overcome. Therefore, it is expected that this work will assist public managers to build action plans that can be executed more efficiently in the local reality.Resumo em Português:
Resumo Atualmente, o declínio populacional assume magnitudes dramáticas em contextos como a área mediterrânica, especialmente nas zonas interiores de Espanha e nas chamadas “zonas internas” em Itália. Na América Latina, este fenômeno, surgido nas últimas décadas, está sendo estudado principalmente em sua relação com as dinâmicas de urbanização e desruralização, que afetam especialmente países que vivenciaram importantes transformações sociais e econômicas nos territórios rurais, como o Chile. As mudanças culturais, a esperança de vida, mas também as transformações na estrutura econômica e produtiva no contexto rural, são relevantes para compreender a perda de população. O artigo aborda este problema por meio da análise de dados quantitativos com referência geográfica, a nível nacional e a nível comunal, procurando identificar uma área supra-regional onde a perda de população nas áreas rurais é mais evidente. Posteriormente, desenvolve-se um método de construção de perfis de municípios com declínio populacional rural, tomando como referência dados do Sistema de Indicadores de Qualidade de Vida Rural (SICVIR) e dados censitários do período 2002-2017.Resumo em Espanhol:
Resumen En la actualidad el despoblamiento asume magnitudes dramáticas en contextos como el área mediterránea, en especial en las zonas interiores en España y en las denominadas “áreas internas” en Italia. En América latina este fenómeno, que emerge en las últimas décadas, está siendo estudiado principalmente en su relación con las dinámicas de urbanización y desagrarización, que afectan sobre todo a los países que han experimentado transformaciones sociales y económicas importantes en los territorios rurales, como Chile. Cambios culturales, de expectativas de vida, pero también transformaciones en la estructura económica y productiva en contexto rural, son relevantes para comprender la pérdida de población. En el artículo se aborda esta problemática a través de análisis de datos cuantitativos con referencia geográfica, a nivel nacional y a escala comunal, buscando identificar un área suprarregional donde la pérdida de población en zonas rurales se evidencie con mayor claridad. Posteriormente, se desarrolla un método de construcción de perfiles de comunas con despoblamiento rural, tomando como referencia datos del Sistema de Indicadores de Calidad de Vida Rural SICVIR y datos censales del período 2002-2017.Resumo em Inglês:
Abstract Currently, depopulation assumes dramatic proportions in contexts such as the Mediterranean area, especially in inland regions of Spain and the so-called “internal areas” in Italy. In Latin America, this phenomenon, which has emerged in recent decades, is being studied mainly in relation to urbanization and deagrarianization dynamics, particularly affecting countries that have experienced significant social and economic transformations in rural areas, such as Chile. Cultural changes, shifts in life expectations, and transformations in the economic and productive structure in rural contexts are crucial for understanding the loss of population. This article addresses this issue through quantitative data analysis with geographic references at both national and communal levels, seeking to identify a supra-regional area where population loss in rural areas is most evident. Subsequently, a method for constructing profiles of communes experiencing rural depopulation is developed, using data from the Rural Quality of Life Indicators System (SICVIR) and census data from the period 2002-2017.Resumo em Português:
Resumo A universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário no Rio de Janeiro ainda é uma questão não resolvida. A aposta do governo do estado para ampliar a cobertura foi a concessão dos serviços que estavam sob responsabilidade da Cedae à iniciativa privada em 2021. Poucos meses depois, entretanto, o descontentamento da população fluminense com as novas empresas se tornou incontestável, a julgar pelo número de reclamações nos diversos órgãos de defesa do consumidor e na justiça. Este artigo tem como objetivo compreender as consequências imediatas da mudança na gestão do saneamento a partir da perspectiva dos usuários. Para responder essa questão, recorreu-se à análise documental (editais de concessão, contratos e transcrição de Audiência Pública) e à análise de dados do serviço Consumidor.gov.br, gerido pelo Ministério da Justiça. Dentre os resultados, destacamos a insatisfação dos moradores das áreas de concessão com o aumento das contas de água e com a qualidade dos serviços prestados, aumentando a insegurança hídrica no nível dos domicílios. Ademais, a fragmentação da gestão, resultante da atuação de três novas empresas e da Cedae como produtora de água na RMRJ, bem como a multiplicação de instrumentos e contratos, vem dificultando o atendimento das demandas dos usuários.Resumo em Inglês:
Abstract The consolidation of water and sanitation service coverage in Rio de Janeiro remains an ongoing challenge. In an effort to broaden coverage, in 2021, the state government opted to privatize services previously managed by CEDAE. However, a few months later, customer dissatisfaction with the new companies among the Rio de Janeiro population became evident, judging by the number of complaints received by various consumer protection watchdogs and the judicial system. We aim to investigate the immediate consequences of this shift in sanitation management from the users' viewpoint. To this end, we undertook documentary analysis (call for bids, contracts, and transcripts of public hearings) and scrutinized data from the Consumidor.gov service, overseen by the Ministry of Justice. Among the results observed were dissatisfaction of residents in the concession areas with rate hikes, poor service quality, and intensified water insecurity at the household level. Furthermore, the fragmentation of management - stemming from the involvement of three new companies and CEDAE as the water provider in RMRJ, as well as the proliferation of instruments and contracts - has undermined consumer satisfaction.Resumo em Português:
Resumo Ainda que aferir custos sociais de amenidades seja usual para elaboração de políticas públicas, avaliar a influência do impacto de alagamentos e condições de bem-estar urbano no mercado imobiliário de cidades da Amazônia brasileira é uma investigação ainda não realizada. Assim, por metodologia hedônica, que, além das referidas amenidades, incluiu características físicas de apartamentos, 87 dados foram catalogados no mercado de apartamentos em oferta, no período do inverno amazônico, na área urbana de Belém/PA. Constatou-se que a influência dos impactos dos alagamentos desvalorizou até 10,55% seus preços, Ao passo que as condições de bem-estar urbano indicaram negativa e positiva influência nos preços em até 11,23% e 10,09%, respectivamente. Portanto, esses resultados são importantes para gestores públicos e agentes do setor imobiliário, e podem auxiliar a implantação de planos urbanos e de saneamento para diminuir custos sociais de amenidades e valorizar apartamentos.Resumo em Inglês:
Abstract Although measuring the social impacts of amenities is usual in public policy development, evaluating the impact of flooding and urban well-being on the real estate market in cities in the Brazilian Amazon has not been undertaken. Thus, a hedonic methodology was adopted that, beyond the aforementioned amenities, considered the physical characteristics of apartments. According to 87 data points obtained from the market for apartments on offer, during the Amazon winter period in the urban area of Belém/PA, flooding impacts devalued real estate prices by up to 10.55%. Urban well-being presented a negative and positive influence on prices by up to 11.23% and 10.09%, respectively. Therefore, these results are essential for public managers and agents in the real estate sector and can help implement urban and sanitation plans to reduce the social costs of amenities and improve real estate values.Resumo em Português:
Resumo Guayaquil é uma cidade com pouca atração para o turismo cultural devido ao baixo número, reconhecimento e relativa “juventude” de seus edifícios patrimoniais. Este artigo procura caracterizar o seu centro histórico, identificar a sua importância patrimonial e analisar o seu potencial turístico-cultural, utilizando um método qualitativo baseado na opinião dos seus cidadãos para propor ações de integração funcional na sua tímida oferta de turismo cultural. Contrariamente às hipóteses iniciais, há evidências de interesse dos cidadãos no desenvolvimento do turismo e na promoção de políticas públicas de proteção e valorização dos seus edifícios emblemáticos. Ao mesmo tempo, mostra-se a necessidade de adotar uma visão mais proativa no tratamento do património arquitetônico, abandonando ações emergenciais ou meramente pontuais e propondo a sua gestão e planeamento integral..Resumo em Espanhol:
Resumen Guayaquil es una ciudad con poca atracción para el turismo cultural debido al escaso número, reconocimiento y relativa “juventud” de sus edificios patrimoniales. En este trabajo se intenta caracterizar su centro histórico, identificar su importancia patrimonial y analizar sus potencialidades turístico-culturales, utilizando un método cualitativo basado en la opinión de sus ciudadanos para plantear acciones de integración funcional en su tímida oferta de turismo cultural. Contrariamente a las hipótesis iniciales, se evidencia un interés ciudadano en el desarrollo del turismo y en el fomento de políticas públicas de protección y valorización de sus edificios emblemáticos. Al mismo tiempo se muestra la necesidad de adoptar una visión más proactiva en el tratamiento del patrimonio arquitectónico, abandonando las actuaciones de emergencia o meramente puntuales y planteando su gestión y ordenación integral.Resumo em Inglês:
Abstract Guayaquil is a city with little attraction for cultural tourism due to the low number, recognition and relative “youth” of its heritage buildings. This paper tries to characterize the historic center of the city, identify its heritage importance and analyze its tourist-cultural potential, using a qualitative method based on the opinion of its citizens to propose functional integration actions in its timid offer of cultural tourism. Contrary to the initial hypotheses, there is evidence of citizen interest in the development of tourism and in the promotion of public policies for the protection and enhancement of its emblematic buildings. At the same time, the need to adopt a more proactive vision in the treatment of architectural heritage is shown, abandoning emergency or merely punctual actions and proposing its management and comprehensive planning.Resumo em Português:
Resumo Conjectura-se que a maioria das crianças residirá em áreas urbanas na próxima década. Entretanto, as cidades não estão preparadas para atender às necessidades delas. Áreas urbanas estão predominantemente voltadas para o capital, priorizando o comércio e o trânsito automobilístico. Isso suscita questionamentos acerca da possibilidade do exercício pleno do direito à cidade e, consequentemente, da cidadania, mediada pela mobilidade urbana, momento em que os indivíduos interagem mais com o ambiente e estabelecem conexões interpessoais. Sob a ótica de uma epistemologia crítica, destaca-se a urgência de uma reconstrução teórica do direito à cidade, fundamentada na perspectiva da criança, por meio de um estudo de caso ampliado. Nesse contexto, analisou-se a experiência de crianças residentes na Ilha de Deus, em Recife. A pesquisa revelou que a efetivação da cidadania da criança por meio do direito à cidade, considerando-se um direito passível de reivindicação, não pode ser plenamente alcançada sem o suporte jurídico estatal. O direito das crianças à cidade requer respaldo de políticas públicas voltadas para o atendimento das demandas deste grupo etário. Da mesma forma, é fundamental evidenciar a apropriação do espaço urbano de acordo com as especificidades infantis, por meio dos affordances e da mobilidade urbana voltada para este público.Resumo em Inglês:
Abstract It is conjectured that the majority of children will reside in urban areas in the coming decade. However, cities are not adequately prepared to meet the needs of this population. Urban areas are predominantly oriented towards capital, prioritizing commerce and automobile traffic. This raises questions about the possibility of fully exercising the right to the city and, consequently, citizenship, mediated by urban mobility, a moment in which individuals interact more with the environment and establish interpersonal connections. From the standpoint of a critical epistemology, there is an urgency for a theoretical reconstruction of the right to the city, grounded in the child's perspective, through an extended case study. In this context, the experience of children residing in Ilha de Deus, in Recife, was analysed The research revealed that the realization of child citizenship through the right to the city, considering it as a claimable right, cannot be fully achieved without state legal support. The right of children to the city requires the backing of public policies aimed at addressing the demands of this age group. Similarly, it is essential to demonstrate the appropriation of urban space according to the child-specific characteristics, through affordances and urban mobility focused on this population.Resumo em Português:
Resumo A acessibilidade e a mobilidade espacial, na maioria das cidades brasileiras, seguem um padrão de desigualdades de circulação entre grupos de indivíduos, incluindo disparidades de gênero. Nesta pesquisa, o objetivo geral foi avaliar diferenças entre homens e mulheres quanto à mobilidade pela cidade de São Paulo, especificamente quanto ao tempo das viagens e à quantidade de viagens realizadas para chegar a um destino. Para isso, utilizaram-se modelos de regressão multinível para verificar como variáveis individuais e contextuais influenciam a dinâmica da mobilidade urbana. Não se rejeitou a hipótese de que há diferenças estatisticamente significativas entre a duração da viagem e o número de viagens realizadas, pela cidade de São Paulo, ao comparar homens e mulheres. O fato de ser mulher implica em maior tempo médio de duração das viagens e em menor número de viagens para se chegar ao destino de interesse, em relação às estimativas obtidas para os indivíduos do sexo masculino. Essas evidências são consoantes ao discutido na literatura de que, por conta da lógica dos papéis sociais de gênero e da divisão sexual do trabalho, o gênero, enquanto marcador social e de diferença, orienta escolhas, padrões e possibilidades de mobilidade.Resumo em Inglês:
Abstract In most Brazilian cities, accessibility and spatial mobility follow a pattern of circulation inequalities among groups of individuals, including gender disparities. In this research, the general aim was to evaluate differences between men and women regarding mobility around the city of São Paulo, specifically regarding the duration of trips and the number of trips made. Multilevel regression models were used to verify how individual and contextual variables influence the dynamics of urban mobility. The hypothesis that there are statistically significant differences between the duration of the trip and the number of trips made in the city of São Paulo, when comparing men and women, was not rejected. Being a woman implies a longer average trip duration and a smaller number of trips to reach the destination of interest, in relation to the estimates obtained for male individuals. This evidence is in line with what is discussed in the literature that, due to the logic of social gender roles, the sexual division of labor and gender as a social and difference marker guides choices, patterns and possibilities of mobility.Resumo em Português:
Resumo A segregação urbana tem sido um desafio central na busca pela equidade e sustentabilidade, especialmente nas cidades latino-americanas. A pesquisa sobre segregação, no entanto, tem se concentrado predominantemente em cidades dos Estados Unidos e Europa. A maioria das métricas existentes geralmente não aborda de forma explícita a dimensão espacial e a diversidade das estruturas espaciais das cidades. Assim, há uma lacuna nos métodos para capturar adequadamente as relações espaciais implicadas na segregação. Este artigo propõe e aplica um método baseado em redes espaciais para avaliar as desigualdades no acesso a oportunidades para diferentes grupos sociais (renda e raça), e os padrões de segregação socioespacial com base nos níveis de acessibilidade urbana. Aplica-se o método à cidade de Pelotas, Brasil, combinando a configuração da rede viária com densidades populacionais e distribuição espacial das oportunidades urbanas. Os resultados revelaram que grupos brancos de alta renda dominam os níveis de acessibilidade, beneficiando-se de uma concentração das oportunidades na área central, enquanto grupos não brancos de baixa renda experimentam uma acessibilidade mais precária. O método permitiu revelar um padrão de segregação centro-periferia, embora mais complexo e espacialmente diversificado, fornecendo informações valiosas que podem dar suporte ao planejamento urbano e à formulação de políticas em escala intraurbana.Resumo em Inglês:
Abstract Urban segregation has been a central challenge in the pursuit of equity and sustainability, especially in Latin American cities. The existing body of research on segregation, however, has predominantly focused on cities in the United States and Europe. Most existing metrics on segregation do not usually explicitly address the spatial dimension and diversity of cities’ spatial structures. As a result, there is still a gap in the methods to properly capture the spatial relationships implied in segregation. This paper proposes and applies a network-based method for assessing the inequalities in access to opportunities for different social groups (income and race), and the patterns of socio-spatial segregation based on urban accessibility levels. We apply the method to the city of Pelotas, Brazil, combining the street network configuration with population densities and spatial distribution of urban opportunities. Results revealed that high-income white groups dominate the accessibility levels, benefiting from a concentration of opportunities in the central district, while low-income non-white groups experience poorer accessibility. The method allowed to uncover a center-periphery segregation pattern, although more complex and spatially diversified, providing valuable insights that can inform urban planning and policy-making efforts at the intraurban scale.Resumo em Português:
Resumo A estrutura socioespacial da metrópole de São Paulo vem apresentando modificações nos últimos 40 anos. Favelas têm sido uma presença constante no tecido urbano, na capital e nos municípios metropolitanos. Este artigo pretende mostrar a evolução da estrutura social e socioespacial na metrópole nas últimas décadas do século XX e primeiras décadas do século XXI, através do uso da variável sócio-ocupacional e sua espacialização, por análise fatorial de correspondência e de clusters, a partir de dados censitários de 1980, 1991, 2000 e 2010, e a favelização resultante. Apesar das mudanças, a marca mais nítida da estrutura socioespacial metropolitana é ainda “mancha de óleo”, em que o modelo centro-periferia ainda é predominante. A análise indica que os espaços superiores ficaram mais exclusivos e homogêneos, enquanto outros, mais heterogêneos. Nos limites da metrópole, se observam processos de elitização com condomínios fechados e moradia de camadas médias, ao lado de espaços de pobreza extrema, como favelas e loteamentos precários. Nos anos 2020, a pandemia trouxe novas variáveis para um tecido urbano estruturalmente inadequado. E, através de dados de favelas dos censos, da pesquisa do IBGE de 2019 e do Map Biomas, percebe-se o espantoso crescimento das favelas na capital e nos municípios metropolitanos.Resumo em Inglês:
Abstract The socio-spatial structure of the metropolis of São Paulo has been undergoing modifications in the last 40 years. Slums have been a presence in the urban fabric, in the capital and in metropolitan municipalities. This article intends to show the evolution of the social and socio-spatial structure in the metropolis in the last decades of the 20th century and the first of the 21st by the construction of the socio-occupational variable and its spatialization, by analysis factorial correspondence and clusters, based on census data from 1980, 1991, 2000 and 2010 and the spread of slums that follows its structure. The sharpest mark of the metropolitan socio-spatial structure is the “oil stain”, where the center-periphery model operates. The analysis indicates that the upper spaces became more exclusive and homogeneous, while others, more heterogeneous. A process of elitism is be observed within the metropolis, with closed condominiums and housing for the middle classes, and spaces of extreme poverty, like slums and precarious allotments. In the 2020s, the pandemic brought new variables to a structurally inadequate urban fabric. Through the data of slums censuses, the 2019 IBGE research and Map Biomas, there is an alarming increase in slums in the capital and metropolitan municipalities.Resumo em Português:
Resumo Este estudo avalia a dinâmica espacial de exclusão e inclusão social no território urbano de Macapá, Amapá, entre os anos de 2000 e 2010. Chama a atenção para o debate sobre os processos de exclusão social em diferentes escalas, sobretudo no contexto das cidades médias na Amazônia. Trata-se de uma pesquisa de associação com interferência entre variáveis, baseada em dados estatísticos e vetoriais. A partir do uso de métodos quantitativos e comparativos, a pesquisa agrega metodologias existentes do Índice de Exclusão/Inclusão Social e do sistema de Grade Estatística. Os resultados atestaram alterações significativas nos padrões espaciais da exclusão/inclusão social com o início do processo de descentralização dos indicadores de inclusão a partir de 2010. Conclui-se que houve diminuição da população macapaense que habitava territórios de exclusão social, apesar de baixos avanços de inclusão social ao longo das décadas em questão.Resumo em Inglês:
Abstract This study evaluates the spatial dynamics of social exclusion and inclusion in the urban territory of Macapá, Amapá, between 2000 and 2010. It draws attention to the debate around processes of social exclusion at different scales, especially in the context of medium-sized cities in the Amazon. This is association research using interference between variables, based on statistical and vector data. Employing quantitative and comparative methods, the research combines existing methodologies for the Social Exclusion/ Inclusion Index and the Statistical Grid system. The results showed significant changes in spatial patterns of social exclusion/inclusion with the start of the decentralization process of inclusion indicators in 2010. It can be concluded that there has been a reduction in the population of Macapa living in socially excluded areas, despite low rates of social inclusion over the decade in question.Resumo em Português:
Resumo Este artigo apresenta o caso do bairro Llano Verde, o único projeto de moradia gratuita construído em Cali, Colômbia, dentro da estrutura de um programa nacional que incluía entre seus objetivos a reparação das vítimas do conflito armado. A hipótese orientadora deste estudo é que as políticas de planejamento e habitação em Cali foram usadas como mecanismos legítimos para reproduzir os padrões de segregação da era colonial. No entanto, nas últimas décadas, além das características diferenciadoras comuns, como etnia e classe, foi acrescentada a categoria de pessoa deslocada; à denominação oficial que se refere aos migrantes forçados que são vítimas do conflito armado. Usando uma abordagem multidimensional e multiescalar que combina métodos quantitativos e qualitativos, este artigo investiga os aspectos territoriais e socioeconômicos do estudo de caso, analisando as condições urbanas e ambientais, a conectividade para oportunidades de trabalho e a violência direta e simbólica. Os resultados mostram que o planejamento e os projetos de habitação social em Cali não só não conseguiram reverter a segregação socioespacial, como contribuíram diretamente para a perpetuação desse fenômeno.Resumo em Espanhol:
Resumen Este artículo presenta el caso del barrio Llano Verde, el único proyecto de vivienda gratuita construido en Cali, Colombia, en el marco de un programa nacional que incluyó entre sus objetivos la reparación de víctimas del conflicto armado. La hipótesis orientadora de este trabajo es que las políticas de planeación y vivienda en Cali han sido utilizadas como mecanismos legítimos para reproducir patrones de segregación propios de la era colonial. Sin embargo, a rasgos diferenciadores frecuentes como la etnicidad y la clase, se ha sumado en las décadas recientes la categoría de desplazado; una denominación oficial que hace alusión a los migrantes forzados víctimas del conflicto armado. Mediante la aplicación de un enfoque multidimensional y multiescalar que combina métodos cuantitativos y cualitativos, este trabajo indaga sobre aspectos territoriales y socioeconómicos del caso de estudio a partir de la revisión de las condiciones urbanísticas y ambientales, la conectividad para las oportunidades laborales y la violencia directa y simbólica. Los resultados muestran que la planeación y los proyectos de vivienda social en Cali no solo han fracasado en revertir la segregación socio-espacial, sino que han contribuido de manera directa en la perpetuación de este fenómeno.Resumo em Inglês:
Abstract This article presents the case of the Llano Verde neighborhood, the only free housing project built in Cali, Colombia, within the framework of a national program that included among its objectives the reparation of victims of the armed conflict. The guiding hypothesis of this paper is that planning and housing policies in Cali have been used as legitimate mechanisms to reproduce patterns of segregation typical of the colonial era. However, in recent decades, in addition to frequent differentiating features such as ethnicity and class, the category of displaced person, an official denomination that alludes to forced migrants who are victims of the armed conflict, has been added. By applying a multidimensional and multiscale approach that combines quantitative and qualitative methods, this work investigates territorial and socioeconomic aspects of the case study based on a review of urban and environmental conditions, connectivity for labor opportunities, and direct and symbolic violence. The results show that planning and social housing projects in Cali have not only failed to reverse socio-spatial segregation but have directly contributed to the perpetuation of this phenomenon.Resumo em Português:
Resumo A segregação socioespacial é um processo que vem constituindo o espaço urbano, particularmente em contextos periféricos e de desigualdades socioeconômicas onde a restrição do contato aprofunda condições de uma urbanização desigual. Neste trabalho analisamos evidências empíricas quantitativas associadas a reflexões teórico-críticas sobre o processo de urbanização contemporânea adotando os conceitos de fragmentação e segregação para analisar 125 cidades brasileiras de porte médio, entre os anos 1985 e 2020, nas quais em 60% dos casos a expansão se deu em velocidades superiores ao crescimento populacional. Detalhamos estudo em Pelotas/RS e Blumenau/SC, às quais aplicamos índices espaciais locais de segregação (dissimilaridade e isolamento) buscando analisar a associação entre morfologia da expansão e indicadores locais de segregação. Para ambas as cidades observamos que os distintos padrões morfológicos de expansão ocorrem com certa estabilidade nos índices globais de dissimilaridade, cujas áreas de expansão urbana combinam e justapõem situações locais de isolamento socioeconômico para os extremos grupos de alta e baixa renda. Os resultados sugerem que a expansão urbana tem sido estruturada pela segregação socioespacial, cujos processos encontram na morfologia urbana interna mecanismos para garantir a separação e a restrição no contato entre grupos sociais distintos.Resumo em Inglês:
Abstract Socio-spatial segregation is a process that has been constituted urban space, particularly in contexts of socioeconomic inequalities in which the restriction of contact deepens the condition of unequal urbanization. In this work we analyze quantitative empirical evidence associated with theoretical-critical reflections on the contemporary urbanization process, adopting the concepts of fragmentation and segregation to analyze 125 medium-sized Brazilian urban concentrations, between 1985 and 2020, in which in 60% of cases the expansion took place at a faster rate than population growth. We detail a study in Pelotas/RS and Blumenau/SC, to which we applied local spatial indices of segregation (dissimilarity and isolation) examining correlations with the morphology of the expansion areas (infill, edge and leapfrog). For both cities, we observed that the different morphological patterns of expansion occur with a certain stability in the global dissimilarity indices, whose areas of urban expansion combine and juxtapose local situations of socioeconomic isolation for the extreme groups of high and low income. The results suggest that urban expansion has been structured by fragmentation and segregation, contributing to hiding socio-spatial conflicts in peripheral urbanization through the separation and restriction of contacts between different social groups.Resumo em Português:
Resumo A resiliência da mobilidade urbana é um tema emergente, com a maioria dos estudos focando em desastres naturais ou distúrbios técnicos. No entanto, há uma lacuna na compreensão da resiliência e da vulnerabilidade da mobilidade urbana diante de ameaças econômicas e políticas de transporte inadequadas, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, caracterizados por desigualdade social e segregação urbana. Este estudo lança luz sobre a questão das desigualdades e da segregação urbana, com o objetivo de identificar as áreas mais vulneráveis e resilientes do Rio de Janeiro, no caso de uma crise econômica. Avaliamos a resiliência e a vulnerabilidade do sistema de transporte público usando indicadores de acessibilidade comumente usados, aplicando lógica difusa a dados de 160 distritos. Consideramos um cenário sem o programa de subsídio tarifário. Os resultados indicam que os distritos com melhor acesso a sistemas de transporte de alta capacidade e oportunidades de emprego apresentam níveis mais elevados de resiliência e menor vulnerabilidade. No entanto, o estudo também revela desigualdades socioespaciais, com valores de resiliência tendendo a ser maiores nas áreas costeiras e nos distritos centrais de negócios, exacerbando as disparidades. É evidente que enfrentar as desigualdades urbanas e a segregação requer não apenas melhorar os tempos de viagem e os sistemas de transporte, mas também considerar o impacto econômico nas populações vulneráveis e promover oportunidades de emprego descentralizadas.Resumo em Inglês:
Abstract Resilience of urban mobility is an emerging topic, with most studies focusing on natural disasters or technical disturbances. However, there is a gap in understanding the resilience and vulnerability of urban mobility in the face of economic threats and inadequate transport policies, particularly in developing countries such as Brazil, characterized by social inequality and urban segregation. This study sheds light on the issue of urban inequalities and segregation, aiming to identify the most vulnerable and resilient areas of Rio de Janeiro in the event of an economic crisis. We assessed the resilience and vulnerability of the public transport system with commonly used accessibility indicators, applying fuzzy logic to data from 160 districts. We considered a scenario without the fare subsidy program. The results indicate that districts with better access to high-capacity transport systems and job opportunities exhibit higher levels of resilience and lower vulnerability. However, the study also uncovers socio-spatial inequalities, with resilience values tending to be higher in coastal areas and central business districts, exacerbating disparities. Addressing urban inequalities and segregation requires not only improving travel times and transportation systems but also considering the economic impact on vulnerable populations and promoting decentralized employment opportunities.Resumo em Português:
Resumo Este estudo objetiva analisar os retratos da desigualdade socioeconômica de três Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) nos anos de 2010 e 2019. Para tal, foram coletados dados primários, qualitativos e quantitativos, e secundários de três ZEIS da cidade de Fortaleza-CE. Reconhecendo a necessidade de ampliação da análise da desigualdade para além dos rendimentos individuais, foram investigadas as infraestruturas de ativos físicos, humanos, sociais e ambientais presentes nas ZEIS. Os resultados revelam que a ausência de serviços públicos e a pobreza crônica presentes nas ZEIS alimentam um processo de manutenção de desigualdades. Ao longo da última década, observou-se um desarranjo na estrutura de oportunidades sociais, fruto da oferta deficitária de serviços essenciais, de empregos formais e do enfraquecimento dos vínculos sociais. Em conjunto, esses fatores ressaltam a manutenção de um estado de vulnerabilidade social dos moradores das ZEIS, especialmente para mulheres e pessoas com menor escolaridade. Políticas públicas voltadas às ZEIS devem integrar diferentes âmbitos e elementos sociais às demandas mais urgentes suscitadas pelas próprias comunidades para promover mudanças sociais significativas.Resumo em Inglês:
Abstract This study aims to analyze the portraits of socio-economic inequality in three Special Zones of Social Interest (ZEIS) in the years 2010 and 2019. Data, both primary (qualitative and quantitative) and secondary, were collected from three ZEIS located in Fortaleza-CE. To provide a comprehensive analysis of inequality, the study also investigated the physical, human, social, and environmental aspects within these ZEIS. The findings indicated that the absence of public services and the persistent poverty within study ZEIS contribute to the perpetuation of inequalities. Over the past decade, there has been a deterioration in social opportunities due to inadequate access to essential services, limited formal employment opportunities, and weakening social connections. Consequently, the vulnerability of ZEIS residents has been perpetuated, with women and individuals with lower levels of education being particularly affected. To bring about meaningful social changes, public policies targeting ZEIS must encompass various aspects and prioritize the pressing needs identified by the communities themselves. This integration of different spheres and social elements is crucial for promoting significant improvements in these areasResumo em Português:
Resumo Entre as variadas facetas das disparidades raciais no Brasil merecem destaque aquelas que há muito tempo marcam a forma como a população negra é distribuída e inserida nos espaços urbanos, cuja origem vem de um longo processo histórico de segregação racial que remonta ao período da escravidão. A precariedade existente nos territórios de favela comparado a localidades nobres da cidade revela a disparidade não apenas de classe mas também de cor. Entendendo racismo fundiário como uma rede articulada de ações, promovidas por instituições formadas por brancos, que dificultam o acesso à terra pela população negra e indígena, esta pesquisa visa investigar suas consequências na distribuição de terras e na segregação urbana de Fortaleza-CE. Esse fenômeno, mais frequentemente relatado em outras cidades, encontra similaridades e particularidades na história do Ceará e de Fortaleza. Os resultados revelam as repercussões territoriais de séculos de racismo fundiário na cidade, demonstrando a concentração da população autodeclarada negra e indígena nos bairros periféricos e de menor renda, especialmente em assentamentos informais precários.Resumo em Inglês:
Abstract Among the various faces of racial disparities in Brazil, it is worth highlighting those that have long marked the way the black population is distributed and inserted into urban spaces deserve attention, the origins of which come from a long historical process of racial segregation dating back to the period of slavery. The precariousness of favela territories compared to upscale areas of the city reveals disparities not only of class but also of color. Understanding land racism as an articulated network of actions, promoted by institutions formed by whites, which hinder access to land by the black and indigenous populations, this research aims to investigate its consequences on land distribution and urban segregation in Fortaleza, Ceará. This phenomenon, more frequently reported in other cities, finds similarities and particularities in the history of Ceará and Fortaleza. The results reveal the territorial repercussions of centuries of land racism in the city, demonstrating the concentration of self-declared black and indigenous populations in peripheral and lower-income neighborhoods, especially in precarious informal settlements.Resumo em Português:
Resumo Neste artigo, analisamos as estratégias educacionais em setores populares de Santiago - rotulados como “bairros críticos” pelo Estado - e como se relacionam com a recente Lei de Inclusão. Esta lei foi promulgada em 2016 e, entre outras coisas, acaba com a seleção de estudantes por parte das escolas. A partir de uma pesquisa qualitativa, demonstramos como a escola faz parte de um processo ativo de diferenciação social que opera em escala de bairro. Embora os bairros investigados sejam bastante homogêneos em termos socioeconômicos, as famílias, por meio de suas estratégias educacionais, constroem fronteiras simbólicas em relação aos vizinhos que, do seu ponto de vista, não têm disposição para a mobilidade social. Considerando a heterogeneidade de estratégias educacionais identificadas, observamos um posicionamento heterogêneo em relação à Lei de Inclusão, pois, embora em alguns casos seja percebida como um avanço na construção de uma sociedade mais igualitária, também é vista como uma ameaça para as trajetórias sociais esperadas.Resumo em Espanhol:
Abstract This article examines the educational strategies adopted by families living in two working-class neighborhoods in Santiago. These neighborhoods have been classified as “critical neighborhoods” by the State, and we explore the correlation between these strategies and the recently enacted Inclusion Law. This law was implemented in 2016 and, among other things, ends the selection of students by schools. Our qualitative research shows that schools play a significant and active role in the process of social differentiation within the neighborhood. Despite the socioeconomic homogeneity of the investigated neighborhoods, families establish symbolic boundaries in relation to those neighbors whom they perceive as lacking aspiration towards social mobility through the educational strategies they adopt. Given the diverse range of educational strategies identified, there are heterogenous viewpoints concerning the Inclusion Law. While some perceive it as a step forward in building a more equitable society, others view it as a potential threat to desired social mobility.Resumo em Espanhol:
Abstract This article examines the educational strategies adopted by families living in two working-class neighborhoods in Santiago. These neighborhoods have been classified as “critical neighborhoods” by the State, and we explore the correlation between these strategies and the recently enacted Inclusion Law. This law was implemented in 2016 and, among other things, ends the selection of students by schools. Our qualitative research shows that schools play a significant and active role in the process of social differentiation within the neighborhood. Despite the socioeconomic homogeneity of the investigated neighborhoods, families establish symbolic boundaries in relation to those neighbors whom they perceive as lacking aspiration towards social mobility through the educational strategies they adopt. Given the diverse range of educational strategies identified, there are heterogenous viewpoints concerning the Inclusion Law. While some perceive it as a step forward in building a more equitable society, others view it as a potential threat to desired social mobility.Resumo em Português:
Resumo O objetivo deste artigo é compreender de que forma o Kandandu, enquanto expressão do direito dos Negros à cidade, se consolidou como marco do Carnaval de Belo Horizonte, como um lugar de valorização e inclusão da negritude. O Kandandu é o evento que agrega os blocos Afro de Belo Horizonte e abre as festividades de Carnaval da cidade. Ao desenvolver a presente pesquisa, foi realizada uma contextualização da capital mineira, destacando os aspectos de segregação socioespacial que remontam a sua origem, respaldada em um arcabouço teórico que contempla dimensões de espaço, segregação, cultura e política. Recorre-se aqui à etnografia, entrevistas e à pesquisa documental para compreender o processo de constituição do Kandandu a partir de dois blocos Afro: Angola Janga e Magia Negra. Os resultados indicam que o Carnaval, especificamente a atuação dos blocos Afro de Belo Horizonte, para além de suas dimensões lúdica e do espetáculo, se norteia pela luta em torno da valorização dos Negros e da ocupação da cidade, em especial da região central, por comunidades e grupos historicamente excluídos, em processos de fazer cultura e de fazer cidade materializados pelo Kandandu.Resumo em Inglês:
Abstract This article seeks to understand how Kandandu, as an expression of Black people’s right to the city, was consolidated as a landmark of Belo Horizonte’s Carnival, as a place of recognition and inclusion of Black people. Kandandu is the event that brings Belo Horizonte’s Afro blocks together and opens the city's Carnival festivities. For the development of the present research, a contextualization of the capital of Minas Gerais was carried out, highlighting aspects of the socio-spatial segregation that dates back to the city’s origin, supported by a theoretical framework that contemplates the dimensions of space, segregation, culture and politics. The ethnographic research regarding two Afro blocks, Angola Janga and Magia Negra (Black Magic), was used herein along with interviews and documentary research to understand the establishment of Kandandu. The results indicate that the Carnival, specifically the performance of Belo Horizonte’s Afro blocks, notwithstanding its playful and spectacle dimension, is guided by the endeavor to acknowledge and empower Black lives, as well as to promote the city's occupation, especially the central region, by historically excluded communities and groups, in a culture-making and city-making process that is embodied by Kandandu.