Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 24, Publicado: 2024
  • Discursos políticos em crise: Duhalde (2002), Fernández de Kirchner (2008) e Fernández (2020) como políticos-docentes Artículo Original

    Pastorutti, Mariana Cané

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, são analisados de forma comparativa os discursos públicos de três presidentes argentinos - E. Duhalde, C. Fernández de Kirchner e A. Fernández - em conjunturas definidas como críticas - crise de 2001, conflito com as entidades agropecuárias e início da pandemia causada pela COVID-19, respectivamente - e são estabelecidos pontos de semelhança e divergência. Nos três corpora, observa-se a projeção de uma imagem dos locutores como professores, focada na exposição e explicação de um diagnóstico específico sobre a crise. Por outro lado, são identificadas modulações desses ethos docentes, surgidas de sua articulação com outras imagens de si mesmos: pastor-professor, no caso de Duhalde; professora especialista-mulher, no caso de Fernández de Kirchner; e consensual-paterna-professor, no caso de Fernández. Esta análise permite, por um lado, revisitar a noção metodológica de ethos híbrido convergente e, por outro lado, refletir sobre a configuração do vínculo representativo em conjunturas de crise.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se analizan comparativamente los discursos públicos de tres presidentes argentinos - E. Duhalde, C. Fernández de Kirchner y A. Fernández - en coyunturas definidas como críticas - crisis del 2001, conflicto con las entidades agropecuarias y comienzo de la pandemia causada por el COVID-19, respectivamente - y se establecen puntos de similitud y de divergencia. Se observa en los tres corpora la proyección de una imagen de los locutores como docentes, enfocada en la exposición y explicación de un diagnóstico particular sobre la crisis. Por el otro, se identifican modulaciones de esos ethos docentes, surgidas de su articulación con otras imágenes de sí: pastor-docente, en el caso de Duhalde; docente experta-mujer, en el de Fernández de Kirchner; y consensualista-paternal-docente, en el de Fernández. Este análisis permite, por un lado, revisitar la noción metodológica de ethos híbrido convergente y, por el otro, reflexionar sobre la configuración del lazo representativo en coyunturas de crisis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we analyze from a comparative perspective the political discourses of three Argentine presidents - E. Duhalde, C. Fernández de Kirchner and A. Fernández - in conjuctures that had been defined as critical - namely, the 2001 crisis, the conflict with agricultural associations and the beginnings of the COVID-19 pandemic, respectively - , for to establish divergencies and similarities among them. We observe within the three corpora the projection of an image of the speakers as a teachers, focused on the exposition and explanation of a particular diagnosys of the crisis. Moreover, we identify the modulations of those ethos of the teacher, emerged from its articulation with other images of self: shepherd-teacher, in the case of Duhalde; teacher expert-woman, in Fernández de Kirchner; and consensualist-paternal-teacher, in Fernández. This query enables us, on the one hand, to revisit the methodological notion of convergent hybrid ethos and, on the other hand, to reflect on the configuration of representative bond within crisis.
  • DISCURSO DE NEGAÇÃO: PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DOS FALANTES DE SHONA, INGLÊS E PORTUGUÊS Artigo Original

    Nhatuve, Diocleciano

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar a constituição do discurso de negação em shona, inglês e português. Para este propósito, são analisados dados de 30 estudantes universitários falantes das três línguas como língua materna, segunda e estrangeira, respectivamente. Baseado nas teorias dos atos de fala e de análise do discurso de linha francesa, o estudo adota uma metodologia mista, o que permite a apresentação de resultados de natureza quantitativa e qualitativa. Neste âmbito, os resultados indicam que, para atenuar o impacto constrangedor do ato de recusa no interlocutor, independentemente da língua e do seu estatuto social, a constituição do discurso de negação, quer seja uma negação direta, quer seja uma indireta, consiste na combinação dos atos ilocutórios de recusa (ato ilocutório principal) com os atos ilocutórios assertivos e expressivos com a função de minimizar os danos causados pela negação. Destes atos (reparadores) destacam-se os pedidos de desculpas, expressão de sentimentos e frases justificativas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este artículo es analizar la constitución del discurso de la negación en shona, inglés y portugués. Para ello, se analizan los datos de 30 estudiantes universitarios que hablan los tres idiomas como lengua materna, segunda y extranjera, respectivamente. Basado en las teorías de los actos de habla y el análisis del discurso francés, el estudio adopta una metodología mixta, que permite la presentación de resultados de carácter cuantitativo y cualitativo. En este contexto, los resultados indican que, para mitigar el impacto negativo del acto de negación sobre el interlocutor, independientemente del idioma y condición social, la constitución del discurso de negación, ya sea una negación directa o indirecta, consiste en la combinación de actos ilocucionarios de rechazo (acto ilocucionario principal) con actos ilocucionarios asertivos y expresivos con la función de minimizar el daño causado por la negación. De estos actos (reparadores) destacan las disculpas, las expresiones de sentimientos y las frases justificativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the constitution of the refusal speech in Shona, English and Portuguese. For this purpose, data from 30 University students who speak the three languages as mother tongue, second and foreign languages is analyzed. Based on the theories of speech acts and French discourse analysis, the study adopts qualitative and quantitative approaches. The study reveals that, in order to lessen the negative impact of the refusal act, irrespective of the language and its social status, the constitution of the refusal speech, whether direct or indirect, consists of a combination of illocutionary refusal acts (main illocutionary act) with assertive and expressive illocutionary acts. These acts serve to minimizing the impact of the refusal act. Apologies, expressions of feelings and justificative phrases are some of the expressions mostly used to soften the refusal.
  • ENTRE ILKA SOARES E CLARICE LISPECTOR: O ETHOS DISCURSIVO NA COLUNA FEMININA “SÓ PARA MULHERES” Artigo Original

    Corrêa-Rosado, Leonardo Coelho

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho é um estudo sobre o ethos discursivo da seção “Nossa Conversa” da coluna feminina “Só para mulheres”. O objetivo é investigar, descrever e analisar a construção desse ethos discursivo, considerando uma particularidade da coluna: o procedimento de ghostwriting, já que a coluna em questão era escrita por Clarice Lispector e assinada por Ilka Soares, atriz e modelo dos anos 1950 e 1960. Para tal, utilizamos o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso Semiolinguística de modo a levantar os procedimentos estratégicos de construção desse ethos. Os resultados apontam quatro procedimentos para encenar que o sujeito enunciador criado pela escritora Clarice Lispector (o sujeito comunicante) procura reafirmar o ethos pré-construído da atriz Ilka Soares.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo es un estudio sobre el ethos discursivo de la sección “Nossa Conversa” de la columna femenina “Só para mulheres”. Nuestro objetivo es investigar, describir y analizar la construcción de este ethos discursivo, considerando una particularidad de esta columna: el procedimiento de escritura fantasma, ya que la columna en cuestión fue escrita por Clarice Lispector y firmada por Ilka Soares, actriz y modelo de las décadas de 1950 y 1960. Para ello, utilizamos el marco teórico-metodológico de la Teoría Semiolingüística para identificar los procedimientos estratégicos de construcción de este ethos. Nuestros resultados señalan cuatro procedimientos a través de los cuales el sujeto enunciador creado por la escritora Clarice Lispector (nuestro sujeto comunicante) busca reafirmar el ethos preconstruido de la actriz Ilka Soares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present work is a study on the discursive ethos of the “Nossa Conversa” section of the women’s column “Só para Mulheres”. Our objective is to investigate, describe and analyze the construction of this discursive ethos considering a particularity of this column: the ghostwriting procedure, since the column in question was written by Clarice Lispector and signed by Ilka Soares, actress and model from the 1950s and 1960s. To this end, we used the theoretical-methodological framework of the Semiolinguistic Theory in order to raise the strategic procedures for the construction of this ethos. Our results point to four procedures for staging that the enunciating subject created by the writer Clarice Lispector (our communicant subject) seeks to reaffirm the pre-constructed ethos of the actress Ilka Soares.
  • A (CO)CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE EVENTOS MEMORIALÍSTICOS EM ENTREVISTAS ORAIS Artigo Original

    Santos, Renata dos

    Resumo em Português:

    Resumo Examina-se nesta pesquisa a estrutura de eventos memorialísticos sobre o trabalho artesanal ou manufatureiro em seis entrevistas orais com idosos de 66 a 84 anos. A fundamentação teórica explora conexões teórico-conceituais, assumindo o diálogo como uma propriedade inata da linguagem humana e a suposição de que a topicalização discursiva impacta diretamente a construção de eventos memorialísticos, determinando papéis para o entrevistador e o entrevistado. Os resultados indicam que, mesmo sem experiência direta com o trabalho artesanal ou manufatureiro, o entrevistador emerge como o principal coautor na construção das lembranças narradas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación examina la estructura de eventos memoralísticos sobre el trabajo artesanal o manufacturero en seis entrevistas orales con personas mayores de 66 a 84 años. La fundamentación teórica explora conexiones teórico-conceptuales asumiendo el diálogo como propiedad innata del lenguaje humano y el supuesto de que la topicalización discursiva impacta directamente la construcción de eventos memoralísticos, determinando roles del entrevistador y del entrevistado. Los resultados indican que, incluso sin experiencia directa con trabajos artesanales o manufactureros, el entrevistador emerge como coautor principal en la construcción de las memorias narradas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We examine in this research the structure of memorial events about artisanal or manufacturing work in six oral interviews with elderly aged 66 to 84. The theoretical foundation explores theoretical-conceptual connections, assuming dialogue as an innate property of human language and the assumption that discursive topicalization affects directely the construction of memorial events, determining roles for the interviewer and the interviewee. The results indicate that, even without direct experience with artisanal or manufacturing work, the interviewer emerges as the primary co-author in shapping the narrated memories.
  • HIV E AIDS NA LITERATURA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE PERSONAGENS DO ROMANCE O TRIBUNAL DA QUINTA-FEIRA Artigo Original

    Miranda, José Augusto Simões de; Figueiredo, Débora de Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, resultado de uma pesquisa qualitativa, tem como objeto passagens de um romance literário - O tribunal da quinta-feira - que envolvem as reações de personagens sobre questões relacionadas ao hiv e à aids. O objetivo é investigar se essas passagens mantêm o senso de naturalização de pessoas que vivem com hiv, associadas a relações ideológicas e de poder, ou se contribuem para uma mudança discursiva a fim de erradicar o estigma que desencadeia a discriminação e o preconceito. O estudo se baseia na abordagem teórico-analítica da Análise Crítica do Discurso, assim como nos conceitos de biopolítica e necropolítica. Os resultados depreendidos com os três primeiros personagens analisados sinalizam a reprodução de discursos violentos, em que pessoas que vivem com hiv são ‘deixadas - e feitas - para morrer’. Já com o narrador-personagem (que é um dos protagonistas), percebemos o contrário - discursos de resistência com relação aos discursos violentos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo, resultado de una investigación cualitativa, tiene como objeto pasajes de una novela literaria - O tribunal da quinta-feira - que abordan las reacciones de los personajes ante cuestiones relacionadas con el VIH y el SIDA. El objetivo es investigar si estos pasajes mantienen el sentido de naturalización de las personas que viven con el VIH, asociadas a relaciones ideológicas y de poder, o si contribuyen a un cambio discursivo con el fin de erradicar el estigma que desencadena la discriminación y el prejuicio. El estudio se fundamenta en el enfoque teórico-analítico del Análisis Crítico del Discurso, así como en los conceptos de biopolítica y necropolítica. Los resultados obtenidos con los tres primeros personajes analizados señalan la reproducción de discursos violentos, en los cuales las personas que viven con el VIH son “abandonadas -y hechas- para morir”. En cambio, con el narrador-personaje (uno de los protagonistas), observamos lo contrario: discursos de resistencia frente a los discursos violentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, carried out through a qualitative study, analyzes passages of a literary novel - O tribunal da quinta-feira - that involve the reactions of characters on issues related to hiv and aids. The objective is to investigate whether these passages maintain the sense of naturalization of people who with hiv, associated with ideology and power relations, or whether they contribute to a discursive change in order to eradicate the stigma that triggers discrimination and prejudice. The study is anchored on the theoretical-analytical approach of Critical Discourse Analysis, as well as on the concepts of biopolitics and necropolitics. The overall picture that emerge from the findings reveals that the first three characters analyzed indicate the reproduction of violent discourses, in which people who live with hiv are ‘left - or made - to die´. With the narrator-character (who is one of the protagonists), we noticed the opposite - discourses of resistance in relation to the violent discourses.
  • O LUGAR DE JOÃO HENRIQUE DE MATOS NA HISTÓRIA DA LÍNGUA APURINÃ: UM ESTUDO DISCURSIVO Artigo Original

    Bezerra, Diego Michel Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho visa indicar, por meio da materialidade histórica do arquivo do século XIX, o lugar do tenente-coronel João Henrique de Matos na história dos conhecimentos sobre a língua apurinã. Analisaram-se formulações do relatório da expedição deste militar pelos afluentes do Alto Amazonas, ocorrida de 1841 a 1843. A partir da ideia de discrepância do Interdiscurso (cf. Pêcheux, 2014), é descrito nestas formulações o encaixe/articulação de palavras de origem indígena, considerando traços de memória de seu exterior específico. Por esse procedimento, conclui-se que o relatório de Matos (1845) não apresenta traços de reflexão sobre a língua apurinã, embora o encaixe/articulação de topônimos indígenas em seu fio discursivo, apresente, como não-ditos, imagens de unidades linguísticas, por onde se sustenta a coerência do termo aporiná.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene como objetivo señalar, a través de la materialidad histórica del archivo del siglo XIX, el lugar del Teniente Coronel João Henrique de Matos en la historia del conocimiento sobre la lengua Apurinã. Se analizaron las formulaciones del informe de la expedición de este militar por los afluentes del Alto Amazonas, que se desarrolló entre 1841 y 1843. A partir de la idea de discrepancia de Interdiscurso (cf. Pêcheux, 2014), se describe en estas formulaciones el encaje/articulación de palabras de origen indígena, considerando huellas de memoria de su exterior específico. A través de este procedimiento, concluimos que el informe de Matos (1845) no presenta rastros de reflexión sobre la lengua Apurinã, aunque el encaje/articulación de topónimos indígenas en su hilo discursivo tiene, como no dicho, imágenes de unidades lingüísticas, a través de las cuales se sustenta la coherencia del término aporiná.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to indicate, through the historical materiality of the 19th century archive, the place of Lieutenant Colonel João Henrique de Matos in the history of knowledge about the Apurinã language. Formulations of the report of this military expedition through the tributaries of the Upper Amazon, which took place from 1841 to 1843, were analyzed. Based on the idea of discrepancy in Interdiscourse (cf. Pêcheux, 2014), these formulations describe the fitting/articulation of words of indigenous origin, considering memory traces of their specific exterior. Through this procedure, we conclude that Matos’s report (1845) does not present traces of reflection on the Apurinã language, although the fitting/articulation of indigenous toponyms in its discursive thread has, as unsaid, images of linguistic units, through which sustains the coherence of the term aporiná.
  • A aposição como sustentação do discurso anti-esquerda no jornalismo corporativo midiático brasileiro Artículo Original

    Dresch, Márcia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, realizado a partir da Análise Materialista de Discurso (AD), fundada por Michel Pêcheux, tem como objetivo refletir sobre o uso de apostos no discurso dos telejornais brasileiros Jornal Nacional e Jornal da Record quando da prisão de Lula, em 2018, e após sua eleição, em 2022. São analisadas duas formas de apostos: aposto que se utiliza das fontes para avalizar o discurso do telejornal; e aposto que opera digressões que estabelecem uma enunciação paralela ao tema da notícia. Nas duas formas, o aposto cumpre a função de sustentar o discurso antiesquerda da formação discursiva denominada neste estudo como mídia corporativa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo, basado en el Análisis Materialista del Discurso (AD) fundado por Michel Pêcheux, pretende reflexionar sobre el uso de la aposición en el discurso de los noticieros televisivos brasileños Jornal Nacional y Jornal da Record cuando de la detención de Lula, en 2018, y de la victoria de Lula, en 2022. Se analizan dos formas de aposición: aposición que utiliza fuentes para apoyar el discurso de la noticia; y aposición que opera digresiones que establecen una enunciación paralela al tema de la noticia. En las dos formas, la aposición cumple la función de sostener el discurso anti izquierdista de la formación discursiva denominada en este estudio medios corporativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, based on the Materialist Discourse Analysis (AD) founded by Michel Pêcheux, aims to reflect on the use of apposition in the discourse of Brazilian television newscasts Jornal Nacional and Jornal da Record in the cases of Lula’s arrest, in 2018, and Lula’s victory, in 2022. Two forms of apposition are analyzed: apposition that uses sources to support the news discourse; and apposition that operates digressions that establish a parallel enunciation to the news topic. In both forms, the apposition fulfills the function of sustaining the anti-leftist discourse of the discursive formation referred to in this study as corporate media.
  • DISCURSOS SOBRE OS ANIMAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Artigo Original

    Alves Filho, Manoel Sebastião; Piovezani, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa discursos sobre os animais materializados em projetos de lei direcionados à causa animal e em sites de indústrias alimentícias, a fim de melhor compreender dizeres desse exitoso comércio de carnes em uma sociedade paradoxalmente mais sensível ao sofrimento dos bichos. Antes de proceder à análise, o artigo indica uma possível gênese retomada, reformulada ou apagada em discursos contemporâneos sobre as relações entre humanos e animais. O material analisado compreende os projetos de lei 27/2018 e 470/2018, e enunciados dos sites da Sadia e da Friboi. Com base na Análise do discurso derivada de Pêcheux e de Foucault, este estudo estabelece relações entre os enunciados do material e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso, focalizando os recursos linguísticos empregados em sua formulação. A análise mostra uma relativa sensibilidade aos animais no legislativo, e o apagamento de fenômenos e atributos no discurso do agronegócio.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar discursos sobre los animales manifestados en proyectos de ley dirigidos a la causa animal y en sitios web de industrias alimentarias, con el fin de comprender mejor las expresiones de este próspero comercio de carnes en una sociedad paradójicamente más sensible al sufrimiento de los animales. Antes de proceder al análisis, el artículo señala una posible génesis retomada, reformulada o borrada en los discursos contemporáneos sobre las relaciones entre humanos y animales. El material analizado incluye los proyectos de ley 27/2018 y 470/2018, así como los enunciados de los sitios web de Sadia y Friboi. Basándose en el Análisis del Discurso derivado de Pêcheux y Foucault, este estudio establece relaciones entre los enunciados del material y entre ellos y otros ya dichos en el interdiscurso, centrándose en los recursos lingüísticos utilizados en su formulación. Los análisis revelan una sensibilidad relativa hacia los animales en el ámbito legislativo y la eliminación de fenómenos y propiedades en el discurso agropecuario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article intends to analyze discourses about the animals materialized in bills of law aimed at the animal cause and in food industry websites, to better understand the sayings of this successful trade in meat in a society paradoxically more sensitive to the suffering of animals. Before proceeding with the analysis, the article indicates a possible genesis that is resumed, reformulated or erased in contemporary discourses on the relations between humans and animals. The material comprises the bills 27/2018 and 470/2018, and statements from Sadia and Seara websites. Based on the Discourse Analysis derived from Pêcheux and Foucault, this study establishes relationships between the statements of the material and between them and other already said of the interdiscourse, focusing on the linguistic resources used in its formulation. The results show a relative sensitivity to the animals in the legislative, and the erasure of phenomena and properties in the agribusiness.
  • A PERFORMATIVIDADE DE CORPOS FEMININOS QUE NÃO SE CALAM: AS INDEXICALIZAÇÕES DA FIBROMIALGIA Artigo Original

    Almeida, Kamila Caetano; Braga, Sandro

    Resumo em Português:

    Resumo A constituição subjetiva feminina - discursiva, portanto - requereu historicamente várias formas de resistência para ter lugar no mundo social, as quais produziram sofrimentos ou foram pela dor produzidas. Não solucionada pelo discurso médico, a Fibromialgia, síndrome dolorosa que acomete predominantemente mulheres, parece representar o corpo que resiste - em um jogo de relações de poder, de discursos sempre em disputa. A performatividade de mulheres fibromiálgicas, nas discursividades em que se constituem, pode sinalizar para aquilo que o corpo parece não querer silenciar, embora a medicalização assim intente fazer. Esses sinais podem ser compreendidos em alguma medida como indexicalizações discursivas em sentido amplo, para além das formas linguísticas em sentido estrito, na medida em que apontam para discursos sobre o que é ser mulher e o que pode ser uma mulher.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La constitución subjetiva femenina, y por ende discursiva, ha requerido históricamente diversas formas de resistencia para encontrar su lugar en el mundo social, las cuales han producido sufrimientos o han sido producidas por el dolor. La Fibromialgia, un síndrome doloroso que afecta principalmente a mujeres y que no ha sido resuelto por el discurso médico, parece representar el cuerpo que resiste y que no se conforma, en un juego de relaciones de poder y discursos en constante disputa. La performatividad de las mujeres con Fibromialgia, en los discursos en los que se constituyen, puede señalar aquello que el cuerpo parece no querer silenciar, a pesar de los intentos de medicalización por hacerlo. Estas señales pueden ser comprendidas en cierta medida como indexicalizaciones discursivas en un sentido amplio, más allá de las formas lingüísticas en sentido estricto, ya que apuntan a discursos sobre lo que significa ser mujer y lo que puede ser una mujer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The female subjective constitution - therefore discursive - historically required various forms of resistance to take place in the social world, which produced suffering or were produced by pain. Unresolved by the medical discourse, Fibromyalgia, a painful syndrome that predominantly affects women, seems to represent the body that resists and does not conform - in a game of power relations, of discourses that are always in dispute. The performativity of women with fibromyalgia in the discourses in which they are constituted can signal what the body seems not to want to silence, although medicalization intends to do so. These signals can be understood to some extent as discursive indexicalizations in the broad sense, beyond linguistic forms in the strict sense, insofar as they point to discourses about what it is to be a woman and what a woman can be.
  • Compre o meu emoji: uma análise de anúncios no Twitter/X Original Article

    Carneiro, Marisa

    Resumo em Português:

    Resumo Emojis são uma representação visual de sentimentos, ideias, entidades, status ou eventos, que apareceram pela primeira vez em 1995 e foram disponibilizados para dispositivos móveis em 2011. São frequentemente encontrados em mensagens nas redes sociais e em postagens com fins de marketing. O objetivo do presente estudo é investigar os usos linguísticos dos emojis em postagens de empresas no X (antigo Twitter) brasileiro. Adota-se a abordagem da Ciberpragmática (Yus, 2011) para análise de dados, além de estudos anteriores sobre o uso de emojis. Foram incluídas na análise marcas e/ou indústrias de três segmentos diferentes que possuem perfil no Twitter em português brasileiro. Os dados incluem 150 postagens de 15 marcas brasileiras. Os resultados mostram que emojis são usados ​​principalmente para transmitir atitudes e emoções, atuando como marcadores pragmáticos e, ocasionalmente, como substitutos ou reforço de palavras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los emojis son una representación visual de sentimientos, ideas, entidades, estados o eventos, que aparecieron por primera vez en 1995 y estuvieron disponibles para dispositivos móviles en 2011. A menudo se encuentran en mensajes y publicaciones de redes sociales con fines de marketing. El objetivo del presente estudio es investigar los usos lingüísticos de los emojis en las publicaciones de las empresas en el sitio brasileño X (antes Twitter). Para el análisis de datos se adoptó el enfoque Cyberpragmatics (Yus, 2011), además de estudios previos sobre el uso de emojis. Se incluyeron en el análisis marcas y/o industrias de tres segmentos diferentes que tienen perfil de Twitter en portugués brasileño. Los datos incluyen 150 publicaciones de 15 marcas brasileñas. Los resultados muestran que los emojis se utilizan principalmente para transmitir actitudes y emociones, actuando como marcadores pragmáticos y, ocasionalmente, como sustitutos o refuerzo de palabras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Emojis, a visual representation of feelings, ideas, entities, statuses, or events, first appeared in 1995 and became available in 2011 for mobile devices. They are frequently found in messages on social networks and also in posts with marketing purposes. The present study aims to investigate the linguistic uses of emojis in brand posts in Brazilian X (former Twitter). We adopted the Cyberpragmatics approach (Yus, 2011) to data analysis in addition to previous studies on emoji use. Brands and/or industries from 3 different segments that have a Twitter profile in Brazilian Portuguese were included in the analysis. Data comprised 150 posts from 15 Brazilian brands. Emojis are primarily used to convey attitude and emotions, acting as pragmatic markers and occasionally as word replacements or reinforcement.
  • ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DA DESINFORMAÇÃO SOBRE COVID-19: INTERDISCURSIVIDADE E EFEITOS DE VERDADE EM VÍDEOS NO YOUTUBE Artigo Original

    Scabin, Nara Lya Cabral

    Resumo em Português:

    Resumo Com base em aportes teóricos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, sobretudo a partir de Maingueneau (2008, 2010), este artigo investiga as formas de interdiscursividade por meio das quais enunciados desinformativos sobre covid-19 buscaram interagir com o campo discursivo científico. O corpus é constituído por vídeos publicados entre fevereiro e março de 2020 em três canais brasileiros no YouTube que, segundo estudo de Machado et al. (2020), integravam as principais redes de desinformação sobre o tema no início da pandemia. A análise do corpus evidenciou duas estratégias discursivas: a emulação enunciativa de estruturas do discurso científico e a incorporação descontextualizada de fragmentos de enunciados científicos. Em ambos os casos, as articulações discursivas visavam à produção de efeitos de verdade, a fim de legitimar os enunciados desinformativos perante um destinatário presumido pouco familiarizado com as regras do campo discursivo científico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado en contribuciones teóricas del Análisis del Discurso (AD) de línea francesa, especialmente a partir de Maingueneau (2008, 2010), este artículo investiga las formas de interdiscursividad a través de las cuales las declaraciones desinformativas sobre covid-19 buscaban interactuar con el campo discursivo científico. El corpus está compuesto por videos publicados entre febrero y marzo de 2020 en tres canales brasileños de YouTube que, según el estudio de Machado et al. (2020), formaban parte de las principales redes de desinformación sobre el tema al comienzo de la pandemia. El análisis del corpus reveló dos estrategias discursivas: la emulación enunciativa de estructuras del discurso científico y la incorporación descontextualizada de fragmentos de enunciados científicos. En ambos casos, las articulaciones discursivas buscaban producir efectos de verdad para legitimar las declaraciones desinformativas ante un destinatario presunto poco familiarizado con las reglas del campo discursivo científico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on theoretical contributions from French Discourse Analysis (DA), especially from Maingueneau (2008, 2010), this article investigates the forms of interdiscursivity through which disinformative utterances about COVID-19 aimed to interact with the scientific discursive field. The corpus consists of videos published between February and March 2020 on three Brazilian YouTube channels, which were part of the main disinformation networks on COVID-19 at the beginning of the pandemic, according to Machado et al. (2020) study. The analysis evidenced two discursive strategies: the enunciative emulation of structures from scientific discourse and the decontextualized incorporation of fragments of scientific utterances. In both cases, the discursive articulations aimed to produce truth effects to legitimize disinformative utterances to a presumed audience who is not very familiar with the rules of the scientific discursive field.
  • NOTÍCIA FALSA SOBRE COVID-19: RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE TÉCNICAS DE PERSUASÃO E EFEITOS DE LEGITIMIDADE E CREDIBILIDADE Artigo Original

    Lima, Guilherme da Silva; Oliveira, Victoria Silva e

    Resumo em Português:

    Resumo Analisam-se neste artigo relações dialógicas entre técnicas de persuasão e efeitos de legitimidade em uma notícia falsa da plataforma YouTube. A análise fundamenta-se nas contribuições sobre dialogismo e processos de significação do Círculo de Bakhtin, e a metodologia considera relações entre ideologia e realidade material do signo, signo e formas concretas da comunicação, e comunicação e base material, como indicadas por Volóchinov. Os resultados evidenciam técnicas de persuasão classificadas como humor, representação falsa, apelo à autoridade e apelo emocional, que foram articuladas para negar a principal interpretação social da propagação comunitária da covid-19 e para fortalecer a ideia de que o número de óbitos oficial era falso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se analizan las relaciones dialógicas entre técnicas de persuasión y efectos de legitimidad en una noticia falsa de la plataforma YouTube. El análisis se basa en las contribuciones sobre dialogismo y procesos de significación del Círculo de Bakhtin, y la metodología considera relaciones entre ideología y realidad material del signo, signo y formas concretas de comunicación, y comunicación y base material, como indicadas por Volóchinov. Los resultados evidencian técnicas de persuasión clasificadas como humor, representación falsa, apelación a la autoridad y apelación emocional, que fueron articuladas para negar la principal interpretación social de la propagación comunitaria de la covid-19 y para fortalecer la idea de que el número de muertes oficial era falso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the dialogic relations between persuasion techniques and legitimacy effects in a fake news item on the YouTube platform. The analysis is grounded in contributions regarding dialogism and processes of signification from Bakhtin's Circle. The methodology considers relationships between ideology and the material reality of signs, signs and concrete forms of communication, and communication and material base, as indicated by Volóchinov. The primary findings highlight persuasion techniques categorized as humor, false representation, appeal to authority, and emotional appeal, which were employed to refute the social interpretation of the community spread of COVID-19 and to bolster the idea that the official death toll was false.
  • PERSPECTIVA DISCURSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE: RESSONÂNCIAS ENUNCIATIVAS DE UMA ABORDAGEM TRADICIONAL DE LÍNGUA Artigo Original

    Marinho, Priscila

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo reflete acerca da perspectiva discursiva no âmbito da formação docente. Para tanto, apresenta análise discursiva de fragmentos de produções escritas de licenciandos brasileiros em Letras Português/Espanhol, resultantes de uma proposta de trabalho no contexto de ensino/aprendizagem de línguas. Partindo de postulados teórico-metodológicos da Análise de discurso de orientação pecheutiana (cf. Orlandi, 2000) objetiva, em diálogo com a dimensão (inter)discursiva, examinar, conforme Foucault (2014 [1969]) e Serrani (1997), que formações discursivas as produções dos sujeitos refletem, conduzindo, assim, seus gestos de escrita a determinados efeitos de sentido. Considerando a teoria pecheutiana, os resultados apontam inscrições subjetivas em discursividades que remetem a uma abordagem tradicional no âmbito do ensino/aprendizagem de línguas, com forte ênfase na segregação entre o linguístico e o discursivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo reflexiona sobre la perspectiva discursiva en el ámbito de la formación docente. Para ello, presenta un análisis discursivo de fragmentos de producciones escritas de estudiantes brasileños del Profesorado en Español/Portugués, resultantes de una propuesta de trabajo en el contexto de la enseñanza/aprendizaje de lenguas. A partir de postulados teórico-metodológicos del Análisis del Discurso con orientación pecheutiana (cf. Orlandi, 2000), pretende, en diálogo con la dimensión (inter)discursiva, examinar, según Foucault (2014 [1969]) y Serrani (1997), qué formaciones discursivas las producciones de los sujetos reflejan, conduciendo así sus gestos de escritura a ciertos efectos de sentidos. Considerando la teoría pecheutiana, los resultados apuntan a inscripciones subjetivas en discursividades que remiten a un enfoque tradicional en el contexto de la enseñanza/aprendizaje de lenguas, con fuerte énfasis en la segregación entre lo lingüístico y lo discursivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reflects on the discursive perspective within the scope of teacher training. To this end, it presents a discursive analysis of fragments of written productions by Licentiate Brazilian students in Language Portuguese/Spanish, resulting from an essay proposal in the context of language teaching/learning. Starting from theoretical-methodological postulates of Discourse Analysis with a Pecheutian orientation (cf. Orlandi, 2000), it aims, in dialogue with the (inter)discursive dimension, to examine, according to Foucault (2014 [1969] and Serrani (1997), which discursive formations the subjects’ written productions reflect, thus leading their writing gestures to certain meaning effects. Considering Pecheutian theory, the results point to subjective inscriptions in discursivities that refer to a traditional approach in the context of language teaching/learning with a strong emphasis on the segregation between the linguistic and the discursive.
  • LÍNGUA FRANCA, RAÇA E GÊNERO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA APROVADO PELO PNLD 2020 Artigo Original

    Conegatti, Danni

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute a relação entre língua franca, gênero e raça a partir de um livro didático de língua inglesa de nível médio, aprovado pelo PNLD de 2020. A partir das considerações do guia do PNLD do referido ano, que categoriza o livro escolhido como aderente ao paradigma da língua franca e alinhado com os Temas Contemporâneos e Transversais (TCTs), discute como gênero, raça e língua se relacionam na construção do referido material. O referencial teórico-metodológico adotado abrange pressupostos da decolonialidade e discussões sobre língua franca a partir de distintos autores, assim como a concepção de discurso e verdade segundo Foucault. De modo resumido, o livro didático, ainda que tenha apresentado conteúdo numericamente relevante sobre gênero e raça, assumiu uma perspectiva de língua franca consonante com uma ideia utilitária da língua, de modo a invisibilizar as relações de poder implicadas na construção de uma língua franca, assim como nas relações de gênero e raciais, perpetuando lógicas neoliberalistas e colonialistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza la relación entre lengua franca, género y raza a partir de un libro de texto de inglés de nivel medio aprobado por el PNLD 2020. Basándose en las consideraciones del guía del PNLD de ese año, que clasifica el libro elegido como adherente al paradigma de la lengua franca y alineado con los Temas Contemporáneos y Transversales (TCT), se discute cómo género, raza y lengua se relacionan en la construcción de dicho material. El marco teórico-metodológico adoptado abarca supuestos de la decolonialidad, discusiones sobre lengua franca y la concepción de discurso y verdad según Foucault. En resumen, el libro de texto, aunque presentó contenido numéricamente relevante sobre género y raza, asumió una perspectiva de lengua franca acorde con una idea utilitaria del lenguaje, invisibilizando así las relaciones de poder implicadas en la construcción de una lengua franca, así como en las relaciones de género y raciales, perpetuando lógicas neoliberales y colonialistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the possible connections between lingua franca, gender and race established in a high school textbook dedicated to the teaching of English and approved by the 2020’s PNLD. Based on considerations from the 2021’s PNLD guide, which categorizes the chosen textbook as adhering to the paradigm of the lingua franca and aligned with Contemporary and Transversal Themes, discusses how gender, race and language are related in the construction of said material. The theoretical-methodological framework adopted covers theoretical presuppositions of decoloniality, discussions about lingua franca and Foucault’s conception of discourse and truth. Shortly, even though the textbook presented numerically relevant content on gender and race, it also assumed a lingua franca perspective aligned with a utilitarian idea of language, causing the hiding of the power relations implied in the production of a lingua franca, as well as in gender and racial relations, perpetuating neoliberal logics and colonialism.
  • EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE E DISCURSO CIENTÍFICO SOBRE DEFICIÊNCIA: UMA SAÍDA INTERSECCIONAL Artigo Original

    Lima, André Luís de Souza; Mautone, Guilherme

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo explora a concepção de sujeito da modernidade filosófica em sua relação com o discurso científico sobre a deficiência e suas consequências para a inclusão escolar. Perspectivas contemporâneas sobre a educação inclusiva apontam a necessidade de questionar os fundamentos modernos e eurocentrados da exclusão e a desconsideração de aspectos interseccionais na análise dos sujeitos público-alvo das políticas. A persistência de uma compreensão desligada de aspectos culturais, sociais e políticos na consideração da subjetividade de pessoas com deficiência evidencia um campo colonizado por um ideal de sujeito com base moderna iluminista, o que contribui para a perpetuação de discursos estigmatizantes fundamentados na noção de anormalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo explora la concepción del sujeto en la modernidad filosófica en relación con el discurso científico sobre la discapacidad y sus consecuencias para la inclusión escolar. Las perspectivas contemporáneas de la educación inclusiva apuntan a la necesidad de cuestionar los fundamentos modernos y eurocéntricos de la exclusión y la desatención de los aspectos interseccionales en el análisis de los sujetos a los que se dirigen las políticas. La persistencia de una comprensión desconectada de los aspectos culturales, sociales y políticos a la hora de considerar la subjetividad de las personas con discapacidad muestra un campo colonizado por un ideal de sujeto basado en la Ilustración moderna, que contribuye a la perpetuación de discursos estigmatizadores basados en la noción de anormalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article explores the conception of the subject in philosophical modernity in its relation to the scientific discourse on disability and its consequences for school inclusion. Contemporary perspectives on inclusive education point to the need to question the modern and Eurocentric foundations of exclusion and the disregard of intersectional aspects in the analysis of the subjects targeted by policies. The persistence of an understanding disconnected from cultural, social and political aspects in the consideration of the subjectivity of people with disabilities shows a field colonized by an ideal of the subject with a modern Enlightenment basis, which contributes to the perpetuation of stigmatizing discourses based on the notion of abnormality.
  • DO FATO DA LÍNGUA NA CONSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: ARQUIVO, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO Artigo Original

    Cervo, Larissa Montagner

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho o objetivo é compreender como políticas públicas que envolvem línguas atuam na tessitura e na reafirmação da língua em sua ordem imaginária. Para tanto, vale-se de um arquivo em específico, o Banco de Políticas Públicas sobre Línguas no Brasil (BPL), cuja organização tem mostrado um funcionamento articulado entre a língua como condição material do discurso e a língua como objeto simbólico. Tomando como base a Análise de Discurso em sua articulação com a História das Ideias Linguísticas, assume-se as políticas públicas como textualizações político-normativas, e a partir delas trabalha-se o fato da língua (Pêcheux, 2010) na materialidade do arquivo, para depreender a forma como discursivamente as políticas (re)significam o referido imaginário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo, nuestro objetivo es comprender cómo las políticas públicas que involucran lenguas actúan en la textura y reafirmación del lenguaje en su orden imaginario. Para ello, nos basamos en un archivo específico, el Banco de Políticas Públicas sobre Lenguas en Brasil (BPL), cuya organización nos ha mostrado un funcionamiento articulado entre el lenguaje como condición material del discurso y el lenguaje como objeto simbólico. Tomando como base el Análisis del Discurso en su articulación con la Historia de las Ideas Lingüísticas, asumimos las políticas públicas como textualizaciones político-normativas y, a partir de ellas, trabajamos el hecho del lenguaje (Pêcheux, 2010) en la materialidad del archivo, para luego deducir cómo discursivamente las políticas (re)significan el mencionado imaginario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work, we aim to understand how public policies involving languages ​​act in the texture and reaffirmation of language in its imaginary order. To this end, we rely on a specific archive, the Public Policy Bank on Languages ​​in Brazil (BPL), whose organization has shown us an articulated functioning between language as a material condition of discourse and language as a symbolic object. Drawing on Discourse Analysis in its articulation with the History of Linguistic Ideas, we assume public policies as political-normative textualizations and, based on them, we work on the fact of language (Pêcheux, 2010) in the materiality of the archive to deduce how discursively policies (re)signify the mentioned imaginary.
  • REPRESENTAÇÕES GROTESCAS DE UM EX-PRESIDENTE: QUESTÕES SEMIODISCURSIVAS Artigo Original

    Gomes Junior, Edison

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga a estética do grotesco utilizada em imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro veiculadas em grupos de Facebook, partindo das teorias semióticas discursiva e tensiva, demonstrando sua pertinência para o entendimento dessa estética como parte das semioses humanas, e como prática social de sentido. A partir do percurso gerativo de sentido e do modo/estilo tensivo do texto, demonstra-se que as imagens grotescas, representando Bolsonaro como animal, criatura, espectro da morte e líder enlouquecido, podem ser consideradas um gênero modalizado pela retórica tensiva do acontecimento. Nas representações do político, um produtor/enunciador procura manipular um interpretante/enunciatário através de um texto com bases mitológicas que busca a intensidade do sensível e do supranatural. O grotesco, entendido como um contra (contra-programa) de um programa ideológico, torna-se uma crítica social marcada pela intensidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga la estética del grotesco utilizada en imágenes del expresidente Jair Bolsonaro difundidas en grupos de Facebook, partiendo de las teorías semióticas discursiva y tensiva, demostrando su pertinencia para la comprensión de esta estética como parte de las semiosis humanas, y como práctica social de sentido. A través del recorrido generativo de sentido y del modo/estilo tensivo del texto, demostramos que las imágenes grotescas, representando a Bolsonaro como animal, criatura, espectro de la muerte y líder enloquecido, pueden considerarse un género modalizado por la retórica tensiva del acontecimiento. En las representaciones del político, un productor/enunciador busca manipular a un intérprete/enunciatario a través de un texto con bases mitológicas que busca la intensidad de lo sensible y lo sobrenatural. El grotesco, entendido como un contra (contra-programa) de un programa ideológico, se convierte en una crítica social marcada por la intensidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates the aesthetics of the grotesque used in images of former president Jair Bolsonaro published in Facebook groups, based on discursive and tensive semiotic theories, demonstrating its relevance for understanding this aesthetic as part of human semiosis and as part of social practice of meaning. Based on the generative path of meaning and the tensive mode/style of the text, we demonstrate that the grotesque images, representing the former president as animal, creature, specter of death and deranged leader, can be considered a genre modalized by the tensive rhetoric of the event. In Bolsonaro's images, a producer/enunciator seeks to manipulate an interpretant/enunciatee through a text with mythological bases that seeks the intensity of the sensitive and the supranatural. The grotesque, understood as a counter (counter-program) of an ideological program, becomes a social criticism marked by intensity.
  • IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS ENTRE INVENÇÕES E AFETOS: UMA CONTRIBUIÇÃO FEMINISTA Artigo Original

    Dias, Ana Luiza Krüger

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é uma contribuição teórica de inspiração feminista ao campo das ideologias linguísticas provocada pelas disputas metadiscursivas em torno dos usos do gênero gramatical no Português Brasileiro. A partir da reflexão crítica sobre a conceituação do termo “ideologia linguística” na literatura, propõe-se a necessidade de inserção de duas dimensões geralmente relegadas neste debate: a inventiva e a afetiva. Para tanto, discute-se como as ideologias linguísticas operam com base em crenças sobre como a língua funciona ou deveria funcionar, mas são construídas enquanto representações ligadas a regimes ontológicos de verdade referencial. Pensar o funcionamento ideológico da linguagem a partir das perspectivas da invenção (Wagner, 2012) e do afeto (Ahmed, 2014) enquanto ferramentas teóricas e práticas de ação social preconizadas pelos estudos feministas possibilita entender em maior profundidade as pressuposições e acarretamentos de uma política de signos que alinha determinados corpos falantes entre si, excluindo outros da matriz normativa de significados, legitimando e sedimentando projetos de hierarquização e exclusão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es una contribución teórica inspirada en el feminismo al campo de las ideologías lingüísticas provocadas por disputas metadiscursivas en torno a los usos del género gramatical en el Portugués Brasileño. A través de una reflexión crítica sobre la conceptualización del término "ideología lingüística" en la literatura, se propone la necesidad de incorporar dos dimensiones generalmente descuidadas en este debate: la inventiva y la afectiva. Para ello, se discute cómo las ideologías lingüísticas operan basadas en creencias sobre cómo funciona o debería funcionar el lenguaje, pero se construyen como representaciones vinculadas a regímenes ontológicos de verdad referencial. Pensar en el funcionamiento ideológico del lenguaje desde las perspectivas de la invención (Wagner, 2012) y el afecto (Ahmed, 2014) como herramientas teóricas y prácticas de acción social defendidas por los estudios feministas permite una comprensión más profunda de las presuposiciones y consecuencias de una política de signos que alinea ciertos cuerpos hablantes entre sí, excluyendo a otros de la matriz normativa de significados, legitimando y solidificando proyectos de jerarquía y exclusión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is a theoretical contribution inspired by feminist approaches to the field of language ideologies, brought on by the metadiscursive disputes surrounding gender uses in Brazilian Portuguese. Through a critical reflection about the conceptualization of the term in the literature, this work proposes the inclusion of two dimensions usually forgotten in the debate: the inventive and the affective. The discussion focuses on how language ideologies operate based on beliefs about how language works or should work, but are constructed as representations linked to ontological regimes of referential truth. Thinking about the ideological functioning of language from the perspectives of invention (Wagner, 2012) and affect (Ahmed, 2014) as theoretical tools and practices of social action carried out by feminist studies makes it possible to understand in greater depth the (meta)pragmatic presuppositions and entailments (Silverstein, 2003) present in the production of a politics of signs which aligns certain speaking bodies with each other, excluding others from the normative matrix of meanings, legitimizing and settling projects of hierarchization and exclusion.
  • PANDEMIA E DISCURSOS OPRESSORES: CARNAVALIZAÇÃO, RISO E CORPO GROTESCO COMO ATOS SUBVERSIVOS EM CHARGES Artigo Original

    Petrus, Wilton; Pugina, Rosana Letícia; Cavalcanti dos Santos, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa três charges de artistas gráficos brasileiros (Fraga, 2020; Duke, 2020; Silva, 2020a) elaboradas para contestar conceitos hegemônicos e opressores, destacando a carnavalização e o corpo grotesco como mecanismos subversivos em resposta aos discursos de Bolsonaro durante a crise da Covid-19. Com amparo nos estudos de Bakhtin (2010), Cañizal (2006) e Discini (2006), busca-se compreender como o riso e a caricatura emergem como formas de resistência à ordem autoritária. Os resultados indicam que a carnavalização, ao ridicularizar o discurso unívoco do ex-presidente, desvela processos subversivos que desafiam a censura e promovem questionamentos do autoritarismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza tres caricaturas de artistas gráficos brasileños (Fraga, 2020; Duke, 2020; Silva, 2020a) elaboradas para cuestionar conceptos hegemónicos y opresores, destacando la carnavalización y el cuerpo grotesco como mecanismos subversivos en respuesta a los discursos de Bolsonaro durante la crisis de Covid-19. Apoyados en los estudios de Bajtín (2010), Cañizal (2006) y Discini (2006), buscamos comprender cómo la risa y la caricatura emergen como formas de resistencia al orden autoritario. Los resultados indican que la carnavalización, al ridiculizar el discurso unívoco del expresidente, desvela procesos subversivos que desafían la censura y promueven cuestionamientos del autoritarismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we analyze three cartoons by Brazilian graphic artists (Fraga, 2020; Duke, 2020; Silva, 2020a) created to contest hegemonic and oppressive concepts, highlighting the carnivalization and the grotesque body as subversive mechanisms in response to Bolsonaro's speeches during the Covid-19 crisis. Supported by the studies of Bakhtin (2010), Cañizal (2006), and Discini (2006), we seek to understand how laughter and caricature emerge as forms of resistance to authoritarian order. The results suggest that the carnivalization reveals subversive processes that challenge censorship and promote questioning of authoritarianism by ridiculing the univocal discourse of the former president.
  • ANÁLISE MULTIMODAL DE DISCURSOS EM POSTAGENS DO INSTAGRAM PARA A SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO Artigo Original

    Cavalcanti, Larissa de Pinho; Silva, Rebeca Rocha Novaes

    Resumo em Português:

    Resumo Analisam-se neste artigo três postagens sobre aleitamento materno na rede social Instagram, elaboradas por profissionais de saúde que atendem ao público materno-infantil entre 2019 e 2021 durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para tanto recorreu-se à análise multimodal de discursos (Jewitt, 2001; O’Halloran, 2009, 2011) com suporte da gramática do design visual (Kress; Van Leeuwen, 1996), bem como à compreensão discursiva de Van Dijk (1985, 2022) e à teoria da valoração (White, 2001, 2015). As evidências sugerem ser possível identificar nas postagens que os perfis de profissionais da saúde recorrem ao afeto e aos conhecimentos laicos para promover a prática do desmame, enquanto postagens que defendem o aleitamento usam a cientificidade e os dados demográficos em sua construção discursiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza tres publicaciones sobre la lactancia materna en la red social Instagram, elaboradas por profesionales de la salud que atienden a audiencias maternas e infantiles entre 2019 y 2021 durante la Semana Mundial de la Lactancia Materna. Para este fin, se utilizó el análisis multimodal del discurso (Jewitt, 2001; O’Halloran, 2009, 2011) con el apoyo de la gramática del diseño visual (Kress; Van Leeuwen, 1996), así como la comprensión discursiva de Van Dijk (1985, 2022) y la teoría de la valoración (White, 2001, 2015). Las evidencias sugieren que es posible identificar en las publicaciones que los perfiles de profesionales de la salud recurren al afecto y al conocimiento laico para promover el destete, mientras que las publicaciones que defienden la lactancia materna utilizan la cientificidad y los datos demográficos en su construcción discursiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes three posts on breastfeeding on the Instagram social network, created by healthcare professionals who cater to maternal and child audiences between 2019 and 2021 during World Breastfeeding Week. For this purpose, multimodal discourse analysis (Jewitt, 2001; O’Halloran, 2009, 2011) was used with support from visual design grammar (Kress; Van Leeuwen, 1996), as well as discursive understanding from Van Dijk (1985, 2022) and valuation theory (White, 2001, 2015). The evidence suggests that it is possible to identify in the posts that healthcare professional profiles resort to affection and lay knowledge to promote weaning, while posts advocating breastfeeding use scientific and demographic data in their discursive construction.
  • A FILOSOFIA DO DISCURSO DE DELEUZE E GUATTARI: POSSIBILIDADES PARA A ANÁLISE DO DISCURSO Artigo Original

    Borges, Bruno Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora a influência da perspectiva de Gilles Deleuze e Félix Guattari na análise do discurso. Esta exploração visa identificar dois conjuntos de conceitos: conceitos específicos da linguagem e conceitos derivados da filosofia e da psicanálise. Esta análise revela como essa perspectiva pode contribuir para a análise do discurso, por meio do envolvimento em exercícios conceituais de análise e da sua intersecção com áreas de estudo diversas. O artigo destaca a interconexão entre linguagem, subjetivação, desejo, modo de produção e pensamento, enfatizando a importância da micropolítica na análise. Além disso, sugere uma filosofia do discurso como uma caixa de ferramentas para examinar as cadeias discursivas, identificar os investimentos na subjetividade e distinguir vários modos de existência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo explota la influencia de la perspectiva de Gilles Deleuze y Félix Guattari en el análisis del discurso. Esta exploración visa identificar dos conjuntos de conceptos: conceptos específicos del lenguaje y conceptos derivados de la filosofía y del psicoanálisis. Este análisis revela como esa perspectiva puede contribuir para el análisis del discurso, por medio del involucramiento en ejercicios conceptuales del análisis y de su intersección con áreas de estudio diversas. El artículo destaca la interconexión entre lenguaje, subjetivación, deseo, modo de producción y pensamiento, enfatizando la importancia de la micropolítica en el análisis.Más allá de eso, sugiere una filosofía del discurso como caja de herramientas para examinar las cadenas discursivas, identificar las inversiones de la subjetividad y distinguir varios modos de existencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper explores the influence of Gilles Deleuze and Félix Guattari’s perspective on discourse analysis. This exploration aims to identify two sets of concepts: specific language concepts and concepts derived from philosophy and psychoanalysis. This analysis reveals how their perspective can contribute to discourse analysis by engaging in conceptual exercises and intersecting with related areas of study. The paper highlights the interconnectedness between language, subjectification, desire, mode of production, and thought, emphasizing the significance of micropolitics in analysis. Furthermore, it suggests a philosophy of discourse as a toolbox to examine discourse chains, identify investments in subjectivity, and distinguish various modes of existence.
  • RELAÇÕES EPISTÊMICAS E IMPOLIDEZ LINGUÍSTICA EM COMENTÁRIOS DO TWITTER/X SOBRE UM DEBATE PRESIDENCIAL Artigo Original

    Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto; Cunha, Gustavo Ximenes

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma análise das reações de usuários do Twitter/X ao debate eleitoral presidencial transmitido pela TV Globo em 28 de outubro de 2022. Ao combinar o Princípio da Reciprocidade Epistêmica (PRE) com os estudos sobre dimensão epistêmica na Análise da Conversa, o artigo examina até que ponto o exercício da impolidez linguística está articulado à negociação da agência epistêmica na interação digital. Os dados provêm de um corpus com 2.522 tweets únicos, contendo hashtags. Os resultados revelaram que as perguntas desafiadoras assumiram o papel de reorientar o tópico da interação, além de manifestarem postura avaliativa. Quanto à expressão de discordância, os usuários se mostraram ciosos de seu território epistêmico, cuja defesa estava associada ao exercício da impolidez. Foi verificado também que os recursos próprios da plataforma Twitter/X, tais como as hashtags, cumpriram o papel de sancionar a natureza transacional do debate.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta un análisis de las reacciones de los usuarios de Twitter/X al debate electoral presidencial transmitido por TV Globo el 28 de octubre de 2022. Al combinar el Principio de Reciprocidad Epistémica (PRE) con los estudios sobre la dimensión epistémica en el Análisis de la Conversación, el artículo examina hasta qué punto el ejercicio de la impolidez lingüística está articulado con la negociación de la agencia epistémica en la interacción digital. Los datos provienen de un corpus con 2.522 tweets únicos, que contienen hashtags. Los resultados revelaron que las preguntas desafiantes asumieron el papel de reorientar el tema de la interacción, además de manifestar una postura evaluativa. En cuanto a la expresión de desacuerdo, los usuarios mostraron ser celosos de su territorio epistémico, cuya defensa estaba asociada al ejercicio de la impolidez. También se verificó que los recursos propios de la plataforma Twitter/X, como los hashtags, cumplieron con la función de sancionar la naturaleza transaccional del debate.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents an analysis of Twitter/X users’ reactions to the Brazilian presidential debate broadcast by Globo T.V. on 28th October 2022. By combining the Principle of Epistemic Reciprocity (PER) with studies on the epistemic dimension in Conversation Analysis, the paper examines to what extent linguistic impoliteness is associated with the negotiation of epistemic agency in digital interaction. The data was extracted from a corpus of 2,522 unique tweets containing hashtags, featured as trending topics. The results revealed the role of challenging questions in reorienting the interactional topic and expressing stance. As for the manifestation of disagreement, users were cautious in protecting their epistemic territory, which they did by enacting impoliteness. The affordances of Twitter/X, such as hashtags, also played a key role in how the users sanctioned the transactional nature of the debate.
  • LARP: UM JARGÃO POLÍTICO? UM ENSAIO SOBRE A EMERGÊNCIA DO USO DO TERMO Ensaio

    Iuama, Tadeu Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo O presente ensaio parte da inquietação acerca da emergência do termo larp em coberturas midiáticas dos fenômenos políticos, sobretudo em veículos de jornalismo alternativo. O termo - originário do acrônimo para live action role-play - refere-se a uma prática lúdica que ocorre em diversas localidades do mundo há pelo menos 50 anos. Contudo, sua inserção no contexto político não atribuiu um sentido explícito, de maneira que o objetivo deste estudo é levantar sentidos utilizados, com o intuito de sistematizá-los e discuti-los. Como achado, encontra-se um uso pejorativo do termo, de maneira que o ensaio se encerra propondo outros sentidos que são vinculados ao termo larp e que poderiam ser apropriados pela discussão política.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo se basa en las preocupaciones sobre el surgimiento del término larp en la cobertura mediática de fenómenos políticos, especialmente en los medios de periodismo alternativo. El término, que proviene del acrónimo de live action role-play, se refiere a una práctica lúdica que se ha producido en varios lugares del mundo durante al menos 50 años. Sin embargo, su inserción en el contexto político no le atribuyó un significado explícito, por lo que el objetivo de este estudio es identificar los significados utilizados, con el objetivo de sistematizarlos y discutirlos. Como hallazgo, existe un uso peyorativo del término, por lo que el ensayo finaliza proponiendo otras acepciones que se vinculan al término larp y que podrían ser apropiadas por la discusión política.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay is based on concerns about the emergence of the term larp in media coverage of political phenomena, especially in alternative journalism outlets. The term - originating from the acronym for live action role-play - refers to a playful practice that has occurred in various locations around the world for at least 50 years. However, its insertion in the political context did not attribute an explicit meaning, so the objective of this study is to identify the meanings used, with the aim of systematizing and discussing them. As a finding, there is a pejorative use of the term, so that the essay ends by proposing other meanings that are linked to the term larp and that could be appropriated by political discussion.
  • A MELANCOLIA DE PÊCHEUX OU DAS VIRTUDES DA APOSTASIA Ensaio

    Kölln, Lucas André Berno

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo propõe uma leitura histórica e crítica de um dos textos derradeiros de Michel Pêcheux, O discurso: Estrutura ou acontecimento?, escrito como base para uma conferência em julho de 1983. Como esse texto propõe severa revisão quanto a questões teóricas, metodológicas e políticas discutidas por Pêcheux ao longo de sua trajetória intelectual, há grande interesse em abordá-lo. A hipótese é que as mudanças históricas da política e da sociedade francesa desde 1968 estiveram na base dessa revisão a que se lança Pêcheux em 1983. A principal questão abordada neste artigo é o deslocamento crítico, operado por Pêcheux, quanto à inflexão estruturalista na análise do discurso, fazendo-a se distanciar da rigidez quanto ao “assujeitamento do sujeito” no processo de enunciação, e aproximar-se de uma abordagem mais aberta ao “processo de interpretação” como acontecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo propone una lectura histórica y crítica de uno de los últimos textos de Michel Pêcheux, “El discurso: ¿Estructura o acontecimiento?”, escrito como base para una conferencia en julio de 1983. Dado que este texto propone una revisión severa en cuestiones teóricas, metodológicas y políticas discutidas por Pêcheux a lo largo de su trayectoria intelectual, hay un gran interés en abordarlo. Nuestra hipótesis es que los cambios históricos en la política y la sociedad francesa desde 1968 fueron la base de esta revisión a la que se lanzó Pêcheux en 1983. La cuestión principal abordada en este artículo es el desplazamiento crítico realizado por Pêcheux en relación con la inflexión estructuralista en el análisis del discurso, alejándose de la rigidez en cuanto al “sujetamiento del sujeto” en el proceso de enunciación, y acercándose a un enfoque más abierto al “proceso de interpretación” como acontecimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper proposes a historical and critical appreciation of one of the last Pêcheux’s writings, Discourse: Structure or Event?, intended as the basis of a conference in July 1983. Since this writing proposes a severe revision on theoretical, methodological, and political questions discussed by Pêcheux throughout his intellectual career, there is great interest in such an assessment, especially considering our main argument: that the historical changes in French society and politics since 1968 are in the core of Pêcheux’s 1983 revision. The main question approached in this paper is the critical displacement of the structuralist inflection, distancing it from the rigidity of the “subject’s subjetction” on the ennunciation process, and getting more open to the “interpretation process” as an event.
  • PSICANÁLISE E A ESCRITA DE SI: UMA ESCRITA SOBRE A ESCRITA Ensaio

    Santos, Silvano Messias dos; Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto emerge de reflexões construídas a partir de disciplinas cursadas no âmbito de dois programas de pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB). À luz da psicanálise, pretende-se refletir sobre a escrita e seus possíveis efeitos sobre o sujeito que escreve. Para tanto, os diálogos contornam as complexas relações entre escrita-inconsciente, escrita-prazer-sofrimento, escrita-incompletude, escrita-fantasia-elaboração. A aposta é que a escrita de si, além de possível ferramenta de mediação analítica, pode configurar-se como dispositivo autoformativo e de pesquisa. Neste sentido, apresenta-se a Memória Educativa como um singular dispositivo de pesquisa e de mediação pedagógica em processos formativos com professores. Assim, pensa-se que tanto na escuta do sujeito quanto nas histórias em forma de narrativas escritas o inconsciente como um saber falado pode comparecer e ser “lido” nas entrelinhas da palavra dita e escrita para além do texto manifesto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto surge de reflexiones construidas a partir de cursos realizados en el ámbito de dos programas de posgraduación de la Universidade de Brasília (UnB). A la luz del psicoanálisis, se pretende reflejar sobre la escritura y sus posibles efectos sobre el sujeto que escribe. Así, los diálogos rodean las complejas relaciones entre escritura-inconsciente, escritura-placer-sufrimiento, escritura-incompletitud, escritura-fantasía-elaboración. Nuestra apuesta es que la autoescritura, además de ser una posible herramienta de mediación analítica, pueda configurar como un dispositivo de autoformación e investigación. En este sentido, presentamos la Memoria Educativa como un dispositivo singular de investigación y mediación pedagógica en procesos de formación con docentes. Así, pensamos que tanto en la escucha del sujeto como en los relatos en forma de narraciones escritas, el inconsciente como saber hablado puede aparecer y ser “leído” entre líneas de la palabra hablada y escrita además del texto manifiesto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text emerges from reflections built from courses taken within the scope of two graduate programs at the Universidade de Brasília (UnB). In the light of psychoanalysis, it is intended to reflect on writing and its possible effects on the subject who writes. Therefore, the dialogues circumvent the complex relationships between writing-unconscious, writing-pleasure-suffering, writing-incompletion, writing-fantasy-elaboration. Our bet is that self-writing, in addition to being a possible analytical mediation tool, can be configured as a self-training and research device. In this sense, we present Educational Memory as a device for research and pedagogical mediation in training processes with teachers. Thus, we think that both in listening to the subject and in the stories in the form of written narratives, the unconscious as a spoken knowledge can appear and be “read” between the lines of the spoken and written word beyond the manifest text.
  • CRISE DE PALAVRA: NOTAS PARA UMA REVISÃO DO INTERTEXTO SARTRE & BARTHES Ensaio

    Calil, Marco; Motta, Leda Tenório da

    Resumo em Português:

    Resumo O ensaio trata de confluências intertextuais entre Sartre e Barthes, à luz dos estabelecimentos trazidos pelos aparatos críticos das obras barthesianas completas. Trabalhando com um corpus em que se destaca a réplica de O grau zero da escritura à pergunta sobre O que é a literatura?, conjectura afinidades fundamentais entre o homem inessencial sartriano lançado na gratuidade da existência e o sujeito discursivo barthesiano preso ao arbitrário do signo. Trata-se de mostrar que, nos dois casos, a “consciência infeliz”, ao desabrigo metafisico, recobra o sentido da experiência em um embate contra as palavras. É a mesma contingência que leva a admitir, de parte a parte, a possibilidade de um conhecimento imaginário, ligado à ação de uma consciência imaginante fora da órbita dos signos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El ensayo aborda las confluencias intertextuales entre Sartre y Barthes, a la luz de los fundamentos presentados por los aparatos críticos de las obras completas de Barthes. Trabajando con un corpus en el que destaca la réplica de “El grado cero de la escritura” a la pregunta sobre “¿Qué es la literatura?”, se especulan afinidades fundamentales entre el hombre inesencial sartreano, lanzado a la gratuidad de la existencia, y el sujeto discursivo barthesiano, atrapado en el arbitrariedad del signo. El objetivo es demostrar que, en ambos casos, la “conciencia desdichada”, desprovista de abrigo metafísico, recupera el sentido de la experiencia en una lucha contra las palabras. Es la misma contingencia que lleva a admitir, de ambas partes, la posibilidad de un conocimiento imaginario, vinculado a la acción de una conciencia imaginante fuera de la órbita de los signos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The essay addresses the intertextual confluences between Sartre and Barthes, in light of the insights provided by the critical apparatus of the complete works of Barthes. Working with a corpus that highlights the response of Writing Degree Zero to What is Literature?, it conjectures fundamental affinities between Sartre’s inessential man launched into the gratuitousness of existence and Barthes’ discursive subject bound to the arbitrariness of the sign. The aim is to show that, in both cases, the “unhappy consciousness”, deprived of metaphysical shelter, recovers the meaning of experience in a struggle against words. It is the same contingency that leads to the acknowledgment, on both sides, of the possibility of an imaginary knowledge, linked to the action of an imaginative consciousness outside the orbit of signs.
  • O ESTUDO DA LÍNGUA E A ENTONAÇÃO EXPRESSIVA: SOBRE A ORGANIZAÇÃO METODOLÓGICA PROPOSTA POR VOLÓCHINOV Ensaio

    Gomes, Filipe Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto intenta explorar a ordem metodológica para o estudo da língua, tal como proposta pelo pensador russo Valentin N. Volóchinov, em sua obra Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Para isso, são desenvolvidas três seções, que buscam corresponder aos três pontos da referida organização metodológica. Em um primeiro momento, o texto apresenta o vínculo estreito entre os tipos de comunicação, as práticas sociais e as formas específicas de enunciados. Em seguida, o texto concentra-se na parte extraverbal do enunciado. Posteriormente, o texto discorre a respeito da parte verbal do enunciado. Finalmente, em acréscimo a essas três seções, o texto avança uma breve exemplificação. Em seu todo, o presente texto contribui para reforçar o lugar especial que o pensador russo atribui à entonação expressiva, tomada como sendo a mais plena realização da avaliação social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente texto intenta explorar el orden metodológico para el estudio del lenguaje tal como propuesto por el pensador ruso Valentin N. Volóshinov, en su obra “El marxismo y la filosofía del lenguaje”. Para ello, se desarrollan tres secciones que buscan corresponder a los tres puntos de la mencionada organización metodológica. En un primer momento, el texto presenta el estrecho vínculo entre los tipos de comunicación, las prácticas sociales y las formas específicas de enunciados. Luego, el texto se centra en la parte extraverbal del enunciado. Posteriormente, el texto trata acerca de la parte verbal del enunciado. Finalmente, además de estas tres secciones, el texto ofrece una breve ejemplificación. En su conjunto, este texto contribuye a reforzar el lugar especial que el pensador ruso atribuye a la entonación expresiva, considerada como la más plena realización de la evaluación social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present text aims to explore the methodological order of study of language, such as proposed by Russian thinker Valentin N. Voloshinov, in his book Marxism and the Philosophy of Language. For this purpose, this text develops three sections, which seek to correspond to the three points of the methodological organization mentioned. Firstly, this text presents the close link between types of communication, social practices, and specific forms of utterance. Then, the present text focuses on the extraverbal part of the utterance. Subsequently, this text discusses the verbal part of the utterance. Finally, in addition to these three sections, this text provides a brief exemplification. The present text contributes to reinforcing the special place that the Russian thinker attributes to expressive intonation, taken as the most complete realization of social evaluation.
  • “DIÁLOGO DE SURDOS”: A CIÊNCIA COMO ESCUDO Ensaio

    Cattelan, João Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Tendo a Análise de Discurso de linha francesa como fundamento, com este ensaio, tenho o objetivo de analisar os discursos de Caroline de Toni, deputada federal pelo Partido Liberal de Santa Catarina, e de José Geraldo de Souza, professor pesquisador sênior da Universidade de Brasília (UnB), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), ocorrida em 2023, sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). Pretendo verificar em que consiste a discrepância e a clivagem entre eles, além de detectar o que constitui o funcionamento de cada um. Por fim, volto a atenção ao que motiva o recurso à ciência por parte deles, já que ela aparece sobredeterminada por um efeito de proteção a filiações ideológicas, o que significa que, às vezes, sendo retirada do terreno puramente demonstrativo, a ciência é usada para defesa de pontos de vista.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado em análisis del discurso francés, con este estudio, objetivo analizar los discursos de Caroline de Toni, diputada federal por el Partido Liberal (Santa Catarina), y de José Geraldo de Souza, profesor investigador sénior de la Universidad de Brasilia (UnB), en la Comisión Parlamentaria Mixta de Investigación (CPMI), que tuvo lugar en 2023, sobre el Movimiento de los Trabajadores Sin Tierra (MST). Pretendo verificar en qué consiste la discrepancia y el clivaje entre ellos, además de detectar en qué constituye el funcionamiento de cada uno. Por último, dirijo mi atención a lo que motiva el recurso de ellos a la ciencia, ya que ésta aparece sobredeterminada por un efecto de protección de las filiaciones ideológicas, lo que significa que, a veces, alejada de su terreno puramente demostrativo, la ciencia es utilizada para la defensa de puntos de vista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on French discourse analysis, with this essay, I aim to analyze the speeches of Caroline de Toni, federal deputy for the Liberal Party of Santa Catarina, and José Geraldo de Souza, senior professor and researcher at the University of Brasília (UnB), at the Joint Parliamentary Commission of Inquiry (CPMI in Portuguese) on the Landless Rural Workers’ Movement (MST in Portuguese), which took place in 2023. I intend to verify the discrepancy and cleavage between them and examine what constitutes the functioning of each one. Finally, I focus on what motivates their appeal to science since it appears overdetermined by an effect of protecting ideological affiliations, which means that, sometimes, when removed from its purely demonstrative terrain, science is used to defend points of view.
  • PENSAMENTO E LINGUAGEM: A HIPÓTESE DE DESENVOLVIMENTO DE VIGOTSKI REVISITADA PELA PSICANÁLISE Ensaio

    Costa, Renata de Lourdes Machado da

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio faz um resgate das ideias vigotskianas apresentadas em “As raízes genéticas do pensamento e da linguagem” (Vigotski, 2009[1934]) a partir da crítica de Bronckart (2006[1997]) em “Ação discurso e racionalização: a hipótese de desenvolvimento de Vygotsky revisitada”. Ele retoma, portanto, a apreciação bronckartiana à hipótese de desenvolvimento de Vigotski, lançando um novo olhar sobre a gênese da linguagem e do pensamento humano calcado na psicanálise de Winnicott (1975, 1983, 1990, 2000, 2011, 2012). Os resultados sugerem uma reconfiguração que privilegia interações sociais e provisões ambientais na ontogênese do pensamento e da linguagem de forma mais completa e explícita, rejeitando a hipótese vigotskiana das raízes disjuntas e seu esquema de desenvolvimento em “Y”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo rescata las ideas vygotskianas presentadas en “Las raíces genéticas del pensamiento y del lenguaje” (Vygotski, 2009[1934]) a partir de la crítica señalada por Bronckart (2006[1997]) en “Acción, discurso y racionalización: la hipótesis de desarrollo de Vygotsky revisitada”. Por lo tanto, retoma la apreciación bronckartiana de la hipótesis de desarrollo de Vygotsky, arrojando una nueva mirada sobre la génesis del lenguaje y el pensamiento humano basada en el psicoanálisis de Winnicott (1975, 1983, 1990, 2000, 2011, 2012). Los resultados sugieren una reconfiguración que privilegia interacciones sociales y provisiones ambientales en la ontogenia del pensamiento y el lenguaje de manera más completa y explícita, rechazando la hipótesis vigotskiana de las raíces disjuntas y su esquema de desarrollo en “Y”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay retrieves the Vygotskian ideas presented in “The genetic roots of thought and language” (Vigotsky, 2009[1934]) from the criticism reported by Bronckart (2006[1997]) in “Action, discourse and rationalization: Vygotsky’s developmental hypothesis revisited”. He therefore resumes the Bronckartian appreciation of Vygotsky’s developmental hypothesis, taking a fresh look at the genesis of language and human thought based on Winnicott’s psychoanalysis (1975, 1983, 1990, 2000, 2011, 2012). The results suggest a reconfiguration that privileges, in a more complete and explicit way, social interactions and environmental provisions in the ontogenesis of thought and language, rejecting the Vygotskian hypothesis of disjunct roots and its “Y” development scheme.
  • Fronteiras políticas nas políticas linguísticas: uma discussão sobre o entorno institucional Essay

    Peixoto, Rafaela Araújo Jordão Rigaud

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho aborda a questão das fronteiras políticas nas políticas linguísticas, nomeadamente em relação ao multilinguismo, à tradução e ao inglês como língua franca (ELF) em ambientes institucionais. O estudo se propõe a analisar uma perspectiva plurilíngue e de multiletramentos mais ampla, partindo das conceituações propostas por Aronin e Politis (2015), Moita Lopes (2008) e Climent-Ferrando (2016), sobre uma filosofia do multilinguismo, sobre a epistemologia das fronteiras e sobre as políticas multilíngues da União Europeia, respectivamente. A análise é baseada em literatura recente sobre esses temas, centrando-se em contextos linguísticos em ambientes institucionais. Como resultado, o estudo demonstrou como políticas de multilinguismo e de tradução inegavelmente implicam motivações políticas, culturais e econômicas. O uso do EFL tende a ser cada vez mais híbrido, também influenciado por outras línguas, para além dos contextos específicos do Estado nacional. Além disso, o multilinguismo torna-se um fator crucial para promover a cooperação e a tolerância entre as diversas populações do mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo aborda la cuestión de las fronteras políticas en las políticas lingüísticas, especialmente en relación con el multilingüismo, la traducción y el inglés como lengua franca (ELF) en entornos institucionales. El estudio tiene como objetivo analizar una perspectiva plurilingüe y de multialfabetización más amplia, partiendo de las conceptualizaciones propuestas por Aronin y Politis (2015), Moita Lopes (2008) y Climent-Ferrando (2016), sobre una filosofía del multilingüismo, sobre la epistemología de las fronteras y sobre las políticas multilingües de la Unión Europea, respectivamente. El análisis se basa en literatura reciente sobre estos temas, centrándose en contextos lingüísticos en entornos institucionales. Como resultado, el estudio ha demostrado cómo las políticas de multilingüismo y de traducción implican innegablemente motivaciones políticas, culturales y económicas. El uso del ELF tiende a ser cada vez más híbrido, también influenciado por otras lenguas, más allá de los contextos específicos del Estado nacional. Además, el multilingüismo se convierte en un factor crucial para promover la cooperación y la tolerancia entre las diversas poblaciones del mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay approaches the issue of political boundaries in language policies, particularly concerning multilingualism, translation, and English as a Lingua Franca (ELF) in institutional settings. The study aims to analyze a broader multilingual and multiliteracy perspective stemming from Aronin and Politis’ (2015), Moita Lopes’ (2008), and Climent-Ferrando’s conceptualizations on a philosophy of multilingualism, on border epistemology, and multilingual European Union policies, respectively. We base the analysis on recent literature on these themes, focusing on linguistic contexts in institutional settings. The study shows how multilingualism and translation policies undeniably entail political, cultural, and economic motivations. The use of EFL tends to be increasingly hybrid, also influenced by other languages, beyond specific contexts of the national state. Furthermore, multilingualism crucially promotes cooperation and tolerance among the world’s diverse populations.
  • ARGUMENTUM AD ANTIQUINOVITATEM COMO ESTRATÉGIA DA PERSUASÃO NOSTÁLGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO Dossiê Temático “maria Marta Furlanetto”

    Carvalho, Richarles Souza de

    Resumo em Português:

    Resumo O discurso publicitário é uma das principais manifestações de linguagem na atualidade. Meu principal objetivo com este artigo é demonstrar como a publicidade se vale de estratégias de persuasão na promoção de produtos e instituições, mobilizando a memória e a nostalgia. Metodologicamente, faço uma análise discursiva de vídeos publicitários institucionais do campo educacional e do campo automobilístico. Analiso três vídeos disponíveis na plataforma YouTube. A partir da análise, assevero que o discurso publicitário constrói, por meio de estratégias retóricas, um processo que chamo de persuasão nostálgica, mesclando palavras e imagens e conectando o novo em coexistência com o passado. A principal estratégia retórico-textual utilizada neste processo é o argumentum ad antiquinovitatem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El discurso publicitario es una de las principales manifestaciones del lenguaje en la actualidad. Mi principal objetivo con este artículo es demostrar cómo la publicidad utiliza estrategias de persuasión para promocionar productos e instituciones, movilizando la memoria y la nostalgia. Metodológicamente, realizo un análisis discursivo de videos publicitarios institucionales del ámbito educativo y automotriz. Analizo tres videos disponibles en la plataforma YouTube. Con base en el análisis realizado, afirmo que el discurso publicitario construye, a través de estrategias retóricas, un proceso que denomino persuasión nostálgica, mezclando palabras e imágenes, conectando lo nuevo en convivencia con el pasado. La principal estrategia retórico-textual utilizada en este proceso es el argumentum ad antiquinovitatem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Advertising discourse is one of the main manifestations of language nowadays. My main goal with this article is to demonstrate how advertising uses persuasion strategies to promote products and institutions, mobilizing memory and nostalgia. Methodologically, I carry out a discursive analysis of institutional advertising videos from the educational and automotive fields. I analyze three videos available on YouTube platform. Based on the analysis, I assert that advertising discourse constructs a process that I call nostalgic persuasion, through rhetorical strategies, mixing words and images, connecting the new in coexistence with the past. The main rhetorical-textual strategy used in this process is the argumentum ad antiquinovitatem.
  • MARIA MARTA FURLANETTO E A CRONOTOPIA: UM PASSO ALÉM DE BAKHTIN Dossiê Temático “maria Marta Furlanetto”

    Cruz, Alex Sandro Teixeira da

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, trato da noção de cronotopia de Maria Marta Furlanetto (2019) em Cronotopia: um fenômeno de largo espectro. Se Bakhtin restringiu sua análise da fenômeno à literatura romanesca, Furlanetto propõe estendê-la a outros campos, tomando por base aquilo que trata por figurações erigidas de marcas históricas e sociais presentes. Dito isso, demonstro a importância de sua contribuição para os estudos da cronotopia enquanto substrato presente nos distintos processos culturais. Em minha tese de doutorado sobre o processo discursivo no plenário do júri (Cruz, 2023), por exemplo, a concepção de cronotopia de Furlanetto foi essencial para examinar como as perspectivas enunciativas dos oradores tendem a evidenciar o permeio de traços espaçotemporais que os inspiram e lhes dão sustentação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, trato la noción de cronotopía de Maria Marta Furlanetto (2019) en Cronotopía: un fenómeno de amplio espectro. Si Bakhtin restringió su análisis del fenómeno a la literatura novelística, Furlanetto propone extenderlo a otros campos, basándose en lo que ella describe como figuraciones erigidas a partir de marcas históricas y sociales presentes. Dicho esto, demuestro la importancia de su contribución para los estudios de la cronotopía como sustrato presente en los distintos procesos culturales. En mi tesis doctoral sobre el proceso discursivo en el plenario del jurado (Cruz, 2023), por ejemplo, la concepción de cronotopía de Furlanetto fue esencial para examinar cómo las perspectivas enunciativas de los oradores tienden a evidenciar la permeación de rasgos espaciotemporales que los inspiran y los sostienen.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, I explore the notion of chronotopia as presented by Maria Marta Furlanetto (2019) in Chronotopia: A Broad-Spectrum Phenomenon. While Bakhtin limited his analysis of the phenomenon to novelistic literature, Furlanetto proposes extending it to other fields based on what she describes as figurations that arise from present historical and social markers. Consequently, I demonstrate the significance of her contribution to the study of chronotopia as a foundational element in various cultural processes. In my doctoral thesis on the discursive process in the jury courtroom (Cruz, 2023), for instance, Furlanetto’s conception of chronotopia was crucial for examining how the enunciative perspectives of speakers tend to highlight the interplay of spatiotemporal features that inspire and sustain them.
  • DA TEATRALIZAÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO À POLÍTICA DO PERFORMATIVO Dossiê Temático “maria Marta Furlanetto”

    Daltoé, Andréia da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Movida pela oportunidade de homenagear a professora Maria Marta Furlanetto, volto à dissertação de Mestrado (Daltoé dos Anjos, 2003), orientada por ela, para dizer de sua importância no início do meu caminho pela Análise de Discurso de linha materialista. Revisitando meus escritos sobre o que chamei à época de “teatralização do discurso político”, quando analisei entrevistas com candidatos ao pleito eleitoral antes e depois das eleições de 2000, e recuperando meu trabalho de tese (Daltoé, 2011) sobre as metáforas de Lula, busco compreender o discurso político que organizou o governo de Jair Bolsonaro. Da teatralização do discurso político à contribuição de Pêcheux sobre a política do performativo, analiso como a relação entre política e teatro muda neste meu percurso, ao mesmo tempo em que continua profícua para pensar o funcionamento do político.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Motivada por la oportunidad de rendir homenaje a la profesora Maria Marta Furlanetto, regreso a mi disertación de maestría (Daltoé dos Anjos, 2003), bajo su orientación, para hablar de su importancia al inicio de mi trayectoria en el Análisis del Discurso Materialista. Revisitando mis escritos sobre lo que entonces llamé “la teatralización del discurso político”, cuando analicé entrevistas con candidatos para el proceso electoral antes y después de las elecciones brasileñas de 2000, y recuperando mi trabajo de tesis (Daltoé, 2011) sobre las metáforas de Lula, busco comprender el discurso político que estructuró el gobierno de Jair Bolsonaro. Desde la teatralización del discurso político hasta la contribución de Pêcheux sobre la política de lo performativo, analizo cómo cambia la relación entre política y teatro en este recorrido, al mismo tiempo que sigue siendo fructífera para comprender el funcionamiento del ámbito político.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Inspired by the opportunity to pay tribute to Professor Maria Marta Furlanetto, I return to my Master’s dissertation (Daltoé dos Anjos, 2003)-under her guidance-to discuss her importance at the beginning of my journey into Materialist Discourse Analysis. Revisiting my writings on what I then called “the theatricalization of political discourse,” when I analyzed interviews with candidates for the electoral process before and after the Brazilian 2000 elections and retrieving my Ph.D. dissertation (Daltoé, 2011) on Lula’s metaphors, I seek to understand Jair Bolsonaro’s government political discourse. From the theatricalization of political discourse to Pêcheux’s contribution to the politics of the performative, I analyze how the relationship between politics and theater changes in my trajectory while remaining fruitful for understanding the functioning of the political sphere.
  • PESQUISA COMO ATO ÉTICO E POLÍTICO: DISCURSO E ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM LINGUÍSTICA APLICADA Dossiê Temático “maria Marta Furlanetto”

    Hammes Rodrigues, Rosângela

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste ensaio é discutir a relação das pesquisas em discurso e em ensino e aprendizagem de línguas no campo da Linguística Aplicada. Para tanto, em um excedente de visão do sujeito, retomo a pesquisa de mestrado “Da morte da lagarta ao mosaico da borboleta: a polifonia no texto literário” (Rodrigues, 1992) para demonstrar que a pesquisa da heterogeneidade enunciativa no discurso literário em contos e crônicas foi motivada por uma questão advinda da prática pedagógica: o lugar do texto no componente curricular Língua Portuguesa para as aulas de ensino e aprendizagem das práticas de linguagem, no caso, a produção textual. Para dar conta do objetivo proposto, o ensaio desenvolve-se em torno de dois tópicos: o campo da Linguística Aplicada (momentos históricos e objetos de pesquisa) e a retomada da pesquisa de mestrado, com vistas a demonstrar o estudo do discurso literário motivado pelo ensino e aprendizagem de língua.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este ensayo es discutir la relación entre la investigación del discurso y la enseñanza y el aprendizaje de lenguas en el campo de la Lingüística Aplicada. Para ello, en un desbordamiento de la visión del sujeto, vuelvo a la investigación de maestría “De la muerte de la oruga al mosaico de la mariposa: la polifonía en el texto literario” (Rodrigues, 1992) para demostrar que la investigación de la heterogeneidad enunciativa en el discurso literario en cuentos y crónicas fue motivada por una cuestión que surge de la práctica pedagógica: el lugar del texto en el componente curricular de lengua portuguesa para clases de enseñanza y aprendizaje de prácticas lingüísticas, en este caso, producción textual. Para lograr el objetivo propuesto, el ensayo se desarrolla en torno a dos temas: el campo de la Lingüística Aplicada (momentos históricos y objetos de investigación) y la reanudación de la investigación de maestría, con miras a demostrar el estudio del discurso literario motivado por enseñanza y aprendizaje de idiomas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this essay is to discuss the relationship between discourse research and language teaching and learning in the field of Applied Linguistics. To do so, in an overflow of the subject’s vision, I return to the master’s research “From the death of the caterpillar to the mosaic of the butterfly: polyphony in the literary text” (Rodrigues, 1992) to demonstrate that the research of enunciative heterogeneity in the literary discourse in short stories and chronicles was motivated by a question arising from the pedagogical practice: the place of the text in the Portuguese Language curricular component for teaching and learning classes of language practices, in this case, textual production. The essay is developed around two topics: the field of Applied Linguistics (historical moments and research objects) and the resumption of the master’s research to demonstrate the study of literary discourse motivated by language teaching and learning.
  • AUTORIA E ESTILO EM DIÁRIOS DE LEITURAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Dossiê Temático “maria Marta Furlanetto”

    Valença Ribeiro, Vinicius

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda a autoria em diários de leituras produzidos por estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) em uma experiência didática para a disciplina Língua Portuguesa. Investiga-se especificamente um diário cujos textos apresentaram resultados de tendências estilísticas menos dependentes de prescrições comuns para textos escolares. A orientação teórica é de perspectiva discursiva. Em Orlandi (2006), observa-se o entendimento sobre o discurso pedagógico; em Furlanetto (2008, 2011, 2014, 2015), Orlandi (2007, 2008) e Possenti (2009, 2013) observam-se as concepções sobre autoria e memória; em Possenti (2008, 2009, 2013), em articulação com Bakhtin (2010, 2013), examinam-se as questões referentes ao estilo. A experiência com o diário parece favorecer enunciados geralmente à margem da ordem do discurso pedagógico instituído e do ensino convencional de língua.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda la autoría en diarios de lecturas producidos por estudiantes de Secundaria del Instituto Federal de Educación Ciencia y Tecnología de Sergipe (IFS) en una experiencia didáctica para la asignatura Lengua Portuguesa. Se investiga especificamente un diario cuyos textos mostraron resultados de tendencias estilísticas menos dependientes de prescripciones comunes para los textos escolares. La orientación teórica tiene una perspectiva discursiva. En Orlandi (2006), se observa la comprensión del discurso pedagógico; en Furlanetto (2008, 2011, 2014, 2015), Orlandi (2007, 2008), y Possenti (2009, 2013) se observan las concepciones de autoría y memoria discursiva; en Possenti (2008, 2009, 2013), en conjunto con Bakhtin (2010, 2013), se examinan cuestiones relacionadas con el estilo. La experiencia con el diario parece favorecer enunciados generalmente fuera del orden del discurso pedagógico instituido y de la enseñanza convencional de la lengua.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper approaches authorship in reading journals produced by students attending High School at Sergipe Federal Institute of Education, Science and Technology during didactic experience for Portuguese Language classes. The examined reading journal presented texts with results of stylistic trends less dependent on common guidance for school texts. The theoretical perspective is a discursive one. The understanding of pedagogical discourse is based on Orlandi (2006). In addtion, the conceptions about authorship and discursive memory in Furlanetto (2008, 2011, 2014, 2015), Orlandi (2007, 2008) and Possenti (2009, 2013) substantiate the research which also takes as basis the issues related to style in Possenti (2008, 2009, 2013), in connection with concepts in Bakhtin (2010, 2013). The experience with reading journals seems to favor utterances which are generally outside the order of the instituted pedagogical discourse and conventional language teaching.
  • ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A INVISIBILIDADE NA ESCOLA Dossiê Temático “maria Marta Furlanetto”

    Schlickmann, Maria Sirlene Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto trata da Política do Ensino Fundamental de 9 anos (EF9A) instituída pela Lei 11.274/2006. Objetivou-se analisar discursivamente a Política do EF9A; compreender a escola como lugar da/para a criança; apresentar reflexões e subsídios teóricos que contribuam com os profissionais do ciclo alfabetizador/anos iniciais. A hipótese é que a política do EF9A pode configurar-se como potencializadora de um processo de transformação da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, com abordagem dialética. Os sujeitos foram professores do ciclo alfabetizador de quatro Municípios da região AMUREL/SC. O dispositivo teórico-analítico é o da Análise de Discurso de linha francesa e autores da Educação que discutem a organização didático-pedagógica dos anos iniciais. Os resultados sinalizam a Lei 11.274/06 e as orientações pedagógicas decorrentes (2007) potências não só para superar a invisibilidade das crianças como também para reconfigurar a escola, se incorporada pelos sujeitos (professores/equipe pedagógica) e materializada na práxis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto aborda la Política de Educación Primaria (EF9A) del noveno grado establecida por la Ley 11.274/2006, para analizarla discursivamente, comprender la escuela como un lugar de/para el niño y la niña, y presentar reflexiones y subsidios teóricos que contribuyan a los y las profesionales. en el ciclo de alfabetización/años iniciales. La hipótesis es que la política EF9A puede configurarse como un facilitador de un proceso de transformación escolar. Se trata de una investigación cualitativa, documental y de campo con un enfoque dialéctico. Los sujetos fueron docentes del ciclo de alfabetización de cuatro municipios de AMUREL/SC. El dispositivo teórico analítico son los autores franceses de análisis del discurso y educación que discuten la escuela y su organización didáctico-pedagógica durante los primeros años. Los resultados indican que la Ley 11.274/06 y las directrices pedagógicas resultantes (2007) tienen poderes para superar los problemas de invisibilidad de niños y niñas y reconfigurar la escuela, si incorporada por los sujetos (profesores/equipo pedagógico) y materializada en la praxis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text deals with the nineth-grade Elementary Education Policy (EF9A) established by Law 11.274/2006, to discursively analyze it, understand the school as a place of/for the child, and present reflections and theoretical subsidies that contribute to professionals in the literacy cycle/initial years. The hypothesis is that the EF9A policy can be configured as an enabler of a school transformation process. This is qualitative, documentary, and field research with a dialectical approach. The subjects were literacy cycle teachers from four AMUREL/SC municipalities. The analytical theoretical device is the French discourse analysis and education authors who discuss the school and its didactic-pedagogical organization for the initial years The results indicate that Law 11.274/06 and the resulting pedagogical guidelines (2007) have powers to overcome childrens’ invisibility and reconfigure the school if incorporated by the subjects (teachers/pedagogical team) and materialized in praxis.
  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO EM HOMENAGEM À PROFESSORA MARIA MARTA FURLANETTO Dossiê Temático “maria Marta Furlanetto”

    Rauen, Fábio José; Daltoé, Andréia da Silva
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br